PDA

Ver Versão Completa : Tracker primeiro 4x4 , alguém pode me dar uma dicas de condução?

fpiffer
25/08/2011, 14:15
Boa tarde pessoal, sou mais um feliz proprietario de uma tracker 2009 com 29.000 rodados.
Porém sou extremamente verde em relação a conduzir uma 4x4, o que sei é o que já ouvi e li aqui no fórum em outros posts.

Sou piloto de parapente, e preciso de um carrinho mais robusto para encarar subidas de morros, onde carro com tração dianteira não vai..e se for, volta para oficina mecânica .

Questão é, para subidas "com uma inclinação mais significativa", devo acionar a engatar a reduzida e manter, ou posso simplesmente ir tocando no 4x4 normal?
Tenho a impressão que como as subidas são mais puxadas, estaria forçando demais o carrinho, por que na maioria dos posts é comum falar em trilhas, mais a viatura aqui so vai subir morro mesmo, e no resto, apenas cidade.

Notei que o carrinho no 4x4 (sem reduzida) fica muito amarrado, tendo que seguir somente com a 1 engatada, e raramente engato a 2, nestas situações seria mais interessante rodar direto com a reduzida?

Outra coisa que tenho que comentar, putz o carro é econômico na cidade, fazendo quase o mesmo que minha week adventure 1.8 fazia!!!
8,9 km/l cidade
Abs a todos.

nanito
25/08/2011, 16:39
Boa tarde pessoal, sou mais um feliz proprietario de uma tracker 2009 com 29.000 rodados.
Porém sou extremamente verde em relação a conduzir uma 4x4, o que sei é o que já ouvi e li aqui no fórum em outros posts.

Sou piloto de parapente, e preciso de um carrinho mais robusto para encarar subidas de morros, onde carro com tração dianteira não vai..e se for, volta para oficina mecânica .

Questão é, para subidas "com uma inclinação mais significativa", devo acionar a engatar a reduzida e manter, ou posso simplesmente ir tocando no 4x4 normal?
Tenho a impressão que como as subidas são mais puxadas, estaria forçando demais o carrinho, por que na maioria dos posts é comum falar em trilhas, mais a viatura aqui so vai subir morro mesmo, e no resto, apenas cidade.

Notei que o carrinho no 4x4 (sem reduzida) fica muito amarrado, tendo que seguir somente com a 1 engatada, e raramente engato a 2, nestas situações seria mais interessante rodar direto com a reduzida?

Outra coisa que tenho que comentar, putz o carro é econômico na cidade, fazendo quase o mesmo que minha week adventure 1.8 fazia!!!
8,9 km/l cidade
Abs a todos.

Amigo se a subida do morro não ter curvas e não ser de pavimento com elevado atrito (concreto, asfalto) pode subir sim com a reduzida engatada. O problema de rodar com o 4x4 reduzido é somente fazer curvas em piso com atrito elevado.

Grande abraço!

fpiffer
27/08/2011, 19:55
opa..obrigadão, nanito, as subidas são de chão batido com cascalho, somente em alguns trechos, onde existe curvas mais acentudas e que foi colocado concreto.
abs.

mauricio_silva
28/08/2011, 00:26

8,9 km/l cidade
Abs a todos.
fpiffer...
Antes de mais nada, meus parabéns pela escolha. O Tracker/Grand Vitara é um carro robusto e com boa aptidão para o off road.
Sua pergunta é (acredito eu) mais complexa do que parece, pois envolve a transmissão/tração do veículo e a contução num determinado tipo de terreno. Vamos lá, então.
Quando um carro faz uma curva, as rodas que ficam para o lado interno vão percorrer uma distância menor do que as que ficam para o lado externo. Assim, há a necessidade de um diferencial no eixo de tração para compensar esta diferença de trajetória. Se a tração é 4x4, os dois eixos necessitam de diferenciais. Mas mesmo assim, o eixo traseiro pode percorrer um percurso ligeiramente diferente do dianteiro. Se ambos receberem o mesmo movimento/torque, haverá um escorregamento, que pode até danificar a transmissão (forçando eixos cardãs e mesmo a caixa de transferência). A solução é aplicar um diferencial na caixa de transferência, conhecido como diferencial central. Este diferencial central compensará as diferenças de trajetória entre os dois eixos. É o conhecido 4x4 full time. Normalmente há a opção de bloqueio deste diferencial, fazendo com que ambos eixos recebam a mesma quantidade de movimento/torque do motor, via câmbio e caixa de transferência.
O Tracker é um veículo 4x4 part time. Ou seja, a sua condução NORMAL é 4x2 (quatro rodas, duas de tração), com a opção de 4x4 EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS. E quais são estas condições específicas? De forma geral, qualquer uma onde ocorra baixa aderência entre o piso e os pneus. Assim, quando o veículo passa da tração 4x2 para a 4x4, ele será um "4x4 bloqueado". O que isso significa? Significa que haverá a mesma transferência de movimento/torque para o eixo traseiro e para o dianteiro. Não há um diferencial central.
Assim, ao usar o 4x4 do Tracker (reduzido ou normal), é necessário que o piso tenha baixa aderência, como cascalho, lama, terra solta. Caso contrário, haverá esforços adicionais na caixa de transferência.
A condução em locais de baixa aderência pode exigir um aumento da área de contato entre o pneu e solo. Isso pode ser facilmente conseguido "murchando" um pouco os pneus. Mas é "um pouco só" para não comprometer a fixação dos mesmos as rodas. Uma forma prática de fazer isso é apertando a válvula e contanto até dez, parando na sequência.
Espero ter ajudado.
[]s.

fpiffer
28/08/2011, 19:26
Blz. :cool:..realmente obrigado Mauricio... isso com certeza vai me ajudar bastante , como disse, eu não tenho intenção de colocar a viatura em trilha, por favor não me condenem por heresia .. :smile:, como eu e a patroa voamos de parapente, o carro para a gente sera usada , é muito em subida de morro aqui na região de Santa Catarina, e já percebi que não tenho necessidade de murchar os pneus, pois entendi que se eles estiverem calibrados corretamente, eles terão mais chances de dar uma escapada, e com isso eu acredito que evitaria problemas de torção no conjunto.

E obrigado pela explicação mais técnica, foi em parte pelo que já li aqui no forum que optei em comprar o carrinho sabendo que não ia me arrepender ..nestes últimos 20 dias que estou com ela, já encaramos alguns morros e ela se mostrou realmente confiável e muito confortável.

Segue uma foto do último desafio..:smile: Gaspar - SC, morro Pelado.
Abs e obrigado novamente

mauricio_silva
28/08/2011, 22:18
Blz. :cool:..realmente obrigado Mauricio... isso com certeza vai me ajudar bastante , como disse, eu não tenho intenção de colocar a viatura em trilha, por favor não me condenem por heresia .. :smile:, como eu e a patroa voamos de parapente, o carro para a gente sera usada , é muito em subida de morro aqui na região de Santa Catarina, e já percebi que não tenho necessidade de murchar os pneus, pois entendi que se eles estiverem calibrados corretamente, eles terão mais chances de dar uma escapada, e com isso eu acredito que evitaria problemas de torção no conjunto.

E obrigado pela explicação mais técnica, foi em parte pelo que já li aqui no forum que optei em comprar o carrinho sabendo que não ia me arrepender ..nestes últimos 20 dias que estou com ela, já encaramos alguns morros e ela se mostrou realmente confiável e muito confortável.

Segue uma foto do último desafio..:smile: Gaspar - SC, morro Pelado.
Abs e obrigado novamente

hehehe
Realmente, a viatura parece estar (muito) bem cuidada.
Eu sei muito bem o que você está falando, pois embora não voe, moro perto de um ponto de decolagem.
É o Pico do Gavião em Águas da Prata (SP)/Andradas (MG). E a subida até lá (ponto de decolagem) é muito bonita. Aliás, a foto do GV do nick name foi tirada num dos passeios que eu fiz até o Pico do Gavião.
Mais uma vez, parabéns pela escolha da viatura. E pelo estilo de vida também!
[]s.

fpiffer
29/08/2011, 09:00
...mundo pequeno....do dia 03/09 até o dia 11/09 estarei por essas bandas voando, vou conhecer a região junto com uma penca de colegas
de Joinville, e claro botando a viatura nos morros de Andradas...
abs..

mauricio_silva
29/08/2011, 14:13
...mundo pequeno....do dia 03/09 até o dia 11/09 estarei por essas bandas voando, vou conhecer a região junto com uma penca de colegas
de Joinville, e claro botando a viatura nos morros de Andradas...
abs..
Que legal!!!:dance:
Tenho certeza que você irá curtir o local, pois o visual é muito bonito.:euforico:
O trecho até Andradas do caminho é bem divertido (nada muito sério, mas tem de passar por um riacho). Vais gostar, não tenho dúvida.
Se bobear, a gente se vê por lá no próximo final de semana.
[]s.