Ver Versão Completa : Oficina do Sem Loção: questões da TR4 2006 AT
Sem Loção
20/08/2011, 11:46
olá, pessoall,
finalmente, conforme alguns acompanharam no tópico que eu abri, eu comprei minha "viatura pra vida dupla" :cool:
achei uma TR4 2006 AT Long Range bem conservada, com manutenções em dia, agora é correr atrás das pequenas coisas típicas de carro usado.. a "engraçadinha".... bonitinha, mas gosta dum rock and roll...:shock:
ei-la:
https://lh5.googleusercontent.com/-dc_Dkm-J1qc/Tk_C6Ufkj2I/AAAAAAAACkI/QiOYp-om6wM/s640/IMG206.jpg
Well... coisas já feitas:
1. substituição da proteção original pelo skid plate Road Tech da Pajelança (trabalho realizado no muque, na garagem do prédio)
2. troca do óleo do motor + filtro óleo + filtro ar + checagem do óleo dos diferenciais e caixa AT, tudo OK
3. alinhamento e balanceamento estão OK, feitos pela loja (aham....) mas tudo ok na dirigibilidade
4. limpeza do radiador: drenagem, água+fluido limpeza + rodar uma semana + drenagem + lavagem até sair água clarinha + água+bardhal RadCool (no muque também, feito na garagem do prédio), tudo OK
5. quem disse que médico não entende de mecânica?
6. Próximo passo: trocar velas de ignição
questões do momento:
1. Ronco (lembra rolamento???) que aparece a mais de 80km/h... Progressivo, ou seja, quanto maior a velocidade, maior a intensidade do ronco. Em D ou em N, a mesma coisa. Engates do câmbio AT estão precisos e rápidos, tranquinho quando vai pra D ou R, um pouco mais forte que da minha TR4 AT 2011.
hipóteses:
A) Rolamentos?
B) cardã? faria barulho em velocidades menores?
C) Pneus?: o antigo dono deixou no eixo dianteiro Toyo A/T open country novos e no eixo traseiro Pirelli Scorpion A/T, 70% de vida útil ainda...
2. Vibração no volante ao freiar. Balanceamento está OK, a 130km/h não vibra nada, nem puxa... ao freiar, o volante vibra, ao tirar o pé do freio, para a vibração
hipóteses (ainda não fiz a revisão dos freios, farei ao trocar a suspensão, pois decidi fazer um lift e a vtr tá com 73000km, mesmo estando bons, se vai mexer, já troco....)
A) Discos ovalados?
B) Pastilhas gastas?
C) Suspensão?
3. Traseira "garrincha": o pneu traseiro Esquerdo parece estar com a parte superior 'para fora' do paralama e o traseiro Direito parece estar com a parte superior 'para dentro' do paralama. Como se o eixo todo estivesse mais baixo de um lado que do outro. O carro, na minha análise chata, por cima, por baixo e por dentro, nunca tomou porrada. Os amortecedores, originais Cofap, estão realmente com uma diferença de uns 3cm na posição "relaxada" (com o carro suspenso)
hipóteses:
A) Amortecedores/suspensão?
B) Barra estabilizadora?? Não sei se é esse o termo, mas com o carro suspenso, há uma barra diagonal ligando os dois eixos...
amigos, perdoem pelo post longo, mas agradeço de antemão qualquer contribuição! :euforico:
sei que tenho mais algumas idas às oficinas da vida, mas gosto de chegar com algumas idéias pra debater..... neguim sempre acha que médico não entendo %$rra nenhuma de mecânica :freaking:
Daniel (SL)
Fernando Massad
20/08/2011, 12:33
Ronco: provavelmente cardã desbalanceado....confere, porque senão o rolamento do diferencial vai pro saco.....
Vibração dos freios: priovavelmente disco empenado....os discos não ficam "ovalados" (os tambores sim, podem ovalar), mas sim empenados DOTÔ...ahahahha
Grande abraço Daniel!!!!!
Fernando Massad
20/08/2011, 12:36
Só pra complementar: o sr está se revelando um motorista descumpridor das normas legais....onde foi que o sr andou a 130 Km/hora........hahahahahahah
Sem Loção
20/08/2011, 13:35
Só pra complementar: o sr está se revelando um motorista descumpridor das normas legais....onde foi que o sr andou a 130 Km/hora........hahahahahahah
que eu me lembre, foi atrás de vossa excremência :odedo: voltando de Lavras Novas... ou tô equivocado??? hahahaha
... oficinas "normais" fazem essa checagem de cardã desbalanceado ou tem que ser aquelas de caminhão?
e eu tava falando é de disco EMPENADO mesmo...hahahaha..... sacumé, roiada didática que nem "alguém" que eu conheço.... pruque a Engaçadinha tem tambor atrás.... :odedo:
Valeu!!
gde abraço Mestre Rôia!!!
Sem Loção
20/08/2011, 13:49
que eu me lembre, foi atrás de vossa excremência :odedo: voltando de Lavras Novas... ou tô equivocado??? hahahaha
Valew.... oficinas "normais" fazem essa checagem de cardã desbalanceado ou tem que ser aquelas de caminhão?
gde abraço Mestre Rôia!!!
já que não sou preguiçoso, :odedo: fui pesquisar... tem umas empresas de cardã aqui em RMBH mesmo.... convém, se for necessário trocar cruzetas, colocar aquelas com engraxadeira? Já que a original MIT não tem.....
Fernando Massad
20/08/2011, 20:41
já que não sou preguiçoso, :odedo: fui pesquisar... tem umas empresas de cardã aqui em RMBH mesmo.... convém, se for necessário trocar cruzetas, colocar aquelas com engraxadeira? Já que a original MIT não tem.....
Amigo DaniSL hehehehehe
Pra vc saber se a cruzeta tá ruim é fácil....mergulha debaixo da viatura, segura firme no cardã e force-o pra cima, pra baixo e pros lados tentando girá-lo.....se não tiver folgas, não há cruzeta ruim.....se houver fiolga, procure localizá-la, se é em uma ou em outra cruzeta, ou se é no encaixe da luva com a ponta estriada...isso é facim facim.....se existir folga ela se revelará a olhos vistos (heheheheheh)......
Outra coisa....no caminho dos Betim tem uma empresa que mexe com isso no Jd Teresópolis (Cardãs Betim), na passarela e outra mais adiante Cardãs INEC, na passarela dos CORREIOS, ambas na 381......
Qq coisa aparece aqui em casa em qq fds (incrusive amanhã hehehehe) que tenho ferramentas e disposição pra te ajudar a conferir qq problema.
Abraço!!!
Fernando Massad
20/08/2011, 20:46
Complementando (como sempre): a Mit usa blindadas mesmo....são melhores porque não requerem manutenção....se estiver na hora da troca aí existe a opção de colocar com pino de lubrificação, ou de manter a blindada....
Sem Loção
20/08/2011, 21:05
Complementando (como sempre): a Mit usa blindadas mesmo....são melhores porque não requerem manutenção....se estiver na hora da troca aí existe a opção de colocar com pino de lubrificação, ou de manter a blindada....
beleza, Mestre!
Só não vou amanhã vortando do plantão pruquê é aniversário da Dona Patroa Renata.... aí a gente ia começar a :brinde: examinar a bichinha.... ia garrar :drunk: na prosa, ia dar umas voltas :rally: até ali.... no playground da várzea das Flores só pra ver se tava tudo em cima mesmo, proseando :drunk: mais um tiquim..... e aí a casa ia cair pro meu lado.... :freaking::freaking:
hahahahaha....
mas num nego fogo não... hora dessas eu baixo aí... visita :brinde: técnica, hein...
abraço!
Fernando Massad
20/08/2011, 21:18
Falooouuuuuu!!!!
Tamos aí!!!!
Abraço (respeitoso hahahaha) na Renata e felicitações pelo niver.
Abç procêtumém, rôia!!!
alexvale2001
20/08/2011, 21:50
Falai meu amigo! Bão?
Segue mais uma opção. Olhai:
MG CARDANS (http://www.mgcardans.com.br/)
Estes caras resolveram um problema no cardan do troia!! Faz um tempinho já, mas foi serviço de primeira!
inte...
Sem Loção
20/08/2011, 22:19
Falai meu amigo! Bão?
Segue mais uma opção. Olhai:
MG CARDANS (http://www.mgcardans.com.br/)
Estes caras resolveram um problema no cardan do troia!! Faz um tempinho já, mas foi serviço de primeira!
inte...
opa... grande amigo Alex, nosso mestre orientador dos enroscos! Esse aí eu tinha visto mas não tinha referência.... mió ainda que é pertim de casa! Vou ver se arrumo um tempo pra passar lá..
obrigadão!
grande abraço
Sem Loção
21/08/2011, 22:23
Mais um detalhe..... hoje com o carro pesado (sogrão e sogrona na traseira) o "ronco" apareceu em velocidade mais baixa...
Ainda não revisei cardã, cruzetas e afins, mas este comportamento falaria contra, certo?
Porém o carro mais pesado exige mais de rolamentos....
[ ]s fritando os miolos....hehehe
Aconselho trocar as velas e os cabos da vela, troquei as minha com 50mkm, e senti uma pequena melhora, as velas é a mesma do palio, só muda a abertura 1,1.
Sem Loção
22/08/2011, 09:42
Aconselho trocar as velas e os cabos da vela, troquei as minha com 50mkm, e senti uma pequena melhora, as velas é a mesma do palio, só muda a abertura 1,1.
Beleza, Nilo..
Vc colocou as velas de especificação original mesmo? Tem um tópico interessante sobre velas Iridium aqui e acabei ficando na dúvida.... Parece que a qualidade da faísca seria melhor....gerando mais potência, menos carbonização e portanto mais economia... em teoria, claro...
valeu!
abraço,
daniel (SL)
Até os 40mkm, sempre mandei o carro na concessionária fazer as revisões, e eles trocam as velas a cada 20mkm.
Troquei antecipado, pois resolvi trocar os cabos tb, dizem... , que com o tempo o cabo vai perdendo o poder de condutividade, perdoe se estiver escrito errado.
Por incrivel que pareça, minha surpresa foi achar velas da bosh colocada na Mit, enquando no manual recomenda-se NGK.
Bom lógico, que coloquei da NGK. Tb fiquei em duvida e até gostaria de comprar a de iridium, só que não achei. Acredito que se eu trocar a cada 20mkm como pede o manual, no final dá na mesma.... ou não ??
Sem Loção
22/08/2011, 18:01
Até os 40mkm, sempre mandei o carro na concessionária fazer as revisões, e eles trocam as velas a cada 20mkm.
Troquei antecipado, pois resolvi trocar os cabos tb, dizem... , que com o tempo o cabo vai perdendo o poder de condutividade, perdoe se estiver escrito errado.
Por incrivel que pareça, minha surpresa foi achar velas da bosh colocada na Mit, enquando no manual recomenda-se NGK.
Bom lógico, que coloquei da NGK. Tb fiquei em duvida e até gostaria de comprar a de iridium, só que não achei. Acredito que se eu trocar a cada 20mkm como pede o manual, no final dá na mesma.... ou não ??
Pois é.... no manual fala NGK, mas só achei Bosch e comprei a Super Plus mesmo.... já vi relatos aqui no fórum que é muito boa
Bosch do Brasil - Autopeas - Automveis e Oficinas - Modelo (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super_plus.asp)
Sou da mesma opinião.... vou trocar a cada 20 mil e ponto final...
abraço!
Se até a Mit coloca na concessionaria, acredito que não deve ser ruim.
Mas não é dificil achar NGK, é a mesma numeração do Palio, ou seja, encontra em auto peças de carros da Fiat.
Tb gosto de fazer a manutenção em casa, ou melhor no apto, fod... é que é meio escuro, mas... como se diz, quer bem feito, faça vc mesmo.
Abçs
Sem Loção
23/08/2011, 20:06
Se até a Mit coloca na concessionaria, acredito que não deve ser ruim.
Mas não é dificil achar NGK, é a mesma numeração do Palio, ou seja, encontra em auto peças de carros da Fiat.
Tb gosto de fazer a manutenção em casa, ou melhor no apto, fod... é que é meio escuro, mas... como se diz, quer bem feito, faça vc mesmo.
Abçs
Hehehe..... o povo do prédio te olha meio esquisito, mas cheio de curiosidade.... daqui a pouco vão começar aquelas velhas perguntas.... "é traçado?".... "bebe muito" - essa eu já respondo: o que não parece com o dono, é roubado!...hahaha
vou providenciar a troca das velas nesta semana mesmo.... nunca fiz da TR4, mas dos outros que tive, era moleza...
Como a questão dos freios envolve segurança, e não dá pra mexer em casa (acho que vai ter que trocar disco...) vou tentar priorizar isso agora....
By the way.... alguém tem alguma "sugestã" de oficina confiável que mexe com freios aqui em BH? De preferência pros lados do Buritis e adjacências?
Valew!!
Sem Loção
25/08/2011, 14:33
ok..... velas trocadas.... pusta trampo que dá... :putz:
não tive como fazer em casa..... hahaha neste quesito bão mesmo era o motorzão AP que a gente abria o capô e dava de cara com os cabos.... sacava tudo, metia a chave e 1o minutos depois tava de velas novas... :cool:
próximma parada.... freios, afinal é item de segurança...
nenhuma sugestão de oficina de freios galera?
:bye:
antoniogeo
25/08/2011, 18:54
Fala Daniel!!!....
Bom, como sugestão, eu sempre levo meu carro na Rogério Motors... :: Rogrio Motors :: Especializada em 4x4 - Land Rover - Mitsubishi - Troller - Suzuki - Nacionais e importados (http://www.rogeriomotors.com.br/) ...
o cara mexe com tudo. gostei dos serviços prestados.... inclusive fiz uma revisão nos freios mês passado, antes de ir pro MMS em Sete Lagoas....
Lucas Nassif
26/08/2011, 20:22
questões do momento:
1. Ronco (lembra rolamento???) que aparece a mais de 80km/h... Progressivo, ou seja, quanto maior a velocidade, maior a intensidade do ronco. Em D ou em N, a mesma coisa. Engates do câmbio AT estão precisos e rápidos, tranquinho quando vai pra D ou R, um pouco mais forte que da minha TR4 AT 2011.
hipóteses:
A) Rolamentos?
B) cardã? faria barulho em velocidades menores?
C) Pneus?: o antigo dono deixou no eixo dianteiro Toyo A/T open country novos e no eixo traseiro Pirelli Scorpion A/T, 70% de vida útil ainda...
Esse ronco pode ser causado por rolamento de roda danificado, rolamento da TC, backlash incorreto no diferencial traseiro, ou até mesmo pneu ruim/deslocado... Tem que analisar.
Se fosse cardã você perceberia uma vibração em altas velocidades, não ronco.
Cara, uma observação.. você disse que está com pneus diferentes no carro. Isso não é bom! Você já deve saber que, em veículos 4x4, pneus tem que ter tamanhos iguais no eixo traseiro e dianteiro.
Pois bem, mesmo que os dois tenham a mesma medida NOMINAL, na prática sempre há diferenças de um fabricante pra outro. Coisas de milímetros, mas que vai danificar ou a TC ou o diferencial dianteiro, ainda mais você que usa o 4x4 com frequência. Experiência própria!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=303960&d=1311632536
Sugiro colocar pneus de um mesmo fabricante pra não ter problemas.
2. Vibração no volante ao freiar. Balanceamento está OK, a 130km/h não vibra nada, nem puxa... ao freiar, o volante vibra, ao tirar o pé do freio, para a vibração
hipóteses (ainda não fiz a revisão dos freios, farei ao trocar a suspensão, pois decidi fazer um lift e a vtr tá com 73000km, mesmo estando bons, se vai mexer, já troco....)
A) Discos ovalados?
B) Pastilhas gastas?
C) Suspensão?
Se você disse que o balanceamento está OK, faça um teste nos discos de freio usando um relógio comparador, afim de verificar possíveis empenos.
Isso tá com cara de entrar dentro d`água após usar muito o freio...
Aproveita e verifica a parte de suspensão, buchas, etc.
3. Traseira "garrincha": o pneu traseiro Esquerdo parece estar com a parte superior 'para fora' do paralama e o traseiro Direito parece estar com a parte superior 'para dentro' do paralama. Como se o eixo todo estivesse mais baixo de um lado que do outro. O carro, na minha análise chata, por cima, por baixo e por dentro, nunca tomou porrada. Os amortecedores, originais Cofap, estão realmente com uma diferença de uns 3cm na posição "relaxada" (com o carro suspenso)
hipóteses:
A) Amortecedores/suspensão?
B) Barra estabilizadora?? Não sei se é esse o termo, mas com o carro suspenso, há uma barra diagonal ligando os dois eixos..
Tem algo errado aí, de cara eu chutaria que o carro tomou uma porrada no passado, mas....
Com o carro no chão, em piso nivelado, ele está caído pra algum lado?
[]`s
Sem Loção
26/08/2011, 23:17
Esse ronco pode ser causado por rolamento de roda danificado, rolamento da TC, backlash incorreto no diferencial traseiro, ou até mesmo pneu ruim/deslocado... Tem que analisar.
Se fosse cardã você perceberia uma vibração em altas velocidades, não ronco.
Cara, uma observação.. você disse que está com pneus diferentes no carro. Isso não é bom! Você já deve saber que, em veículos 4x4, pneus tem que ter tamanhos iguais no eixo traseiro e dianteiro.
Pois bem, mesmo que os dois tenham a mesma medida NOMINAL, na prática sempre há diferenças de um fabricante pra outro. Coisas de milímetros, mas que vai danificar ou a TC ou o diferencial dianteiro, ainda mais você que usa o 4x4 com frequência. Experiência própria!
Sugiro colocar pneus de um mesmo fabricante pra não ter problemas.
Se você disse que o balanceamento está OK, faça um teste nos discos de freio usando um relógio comparador, afim de verificar possíveis empenos.
Isso tá com cara de entrar dentro d`água após usar muito o freio...
Aproveita e verifica a parte de suspensão, buchas, etc.
Tem algo errado aí, de cara eu chutaria que o carro tomou uma porrada no passado, mas....
Com o carro no chão, em piso nivelado, ele está caído pra algum lado?
[]`s
Grande Lucas, sabia que tu poderia dar uma luz aqui... :concordo:
1. Quanto á traseira "garrincha"....
Well, não sou expert mas já vi muito carro que levou porrada... aparentemente este não levou.... a carroceria não está pendente pra lado nenhum, e esta diferença é coisa de 1cm...hehehe... será que sou chato mesmo? por baixo e por dentro, todas as soldas, rebites, peças, porcas e parafusos, caixas de roda, tudo sem sinal de ter sido mexida.... peças da suspensão aparentemente com desgaste condizente com 70.000km... Este ano de TR4 não tem barra estabilizadora, de fato, e comparando com a outra, 2011, ela balança mais, mas nada que tenha me assustado até agora... pra vc ter noção, não consigo tirar uma foto, pegando o eixo traseiro todo, em que dê para aparecer esta diferença :putz:
2. Ronco e pneus
Não tinha pensado nisso.... realmente os Toyo estão zerados, então vou providenciar outros 2 Toyo e passo 1 dos Pirelli meia vida pro estepe....
Realmente é um "ronco", não parece aquele barulho que eu me lembro de rolamento, um "vuco..vuco...vuco.." :pular:, é mais contínuo, e parece muito dependente do piso, ou seja da rolagem dos pneus... seria o barulho apenas de um pneu AT? Sei não, vou mandar ver... :semideia Nunca tive carro com pneu AT de verdade (o da TR4 2011 é um AT "fake", hehehe)
No dia que eu for ver os freios, com o carro suspenso, vou avaliar os rolamentos...
Caraca, num força meus neurônios não....hahaha... "Backlash" seria algo do tipo "folga"?... ;)
3. Freios
Vou mandar olhar também, o funcionamento tá ok..
Valeu pela ajuda!! :concordo::concordo:
Grande abraço,
daniel (SL)
Lucas Nassif
27/08/2011, 00:11
1. Quanto á traseira "garrincha"....
Nunca deitei em baixo de uma TR4 pra ver a mecânica/transmissão, mas ela não tem eixo rígido atrás, certo?
Confere a cambagem das rodas traseiras. Pelo que você falou, a roda traseira esquerda pode estar com cambagem positiva e a roda direita com cambagem negativa.
Repito, não sei como é o esquema na TR4, mas se der pra regular a cambagem tá fácil de resolver.
2. Ronco e pneus
Não tinha pensado nisso.... realmente os Toyo estão zerados, então vou providenciar outros 2 Toyo e passo 1 dos Pirelli meia vida pro estepe....
Realmente é um "ronco", não parece aquele barulho que eu me lembro de rolamento, um "vuco..vuco...vuco.." :pular:, é mais contínuo, e parece muito dependente do piso, ou seja da rolagem dos pneus... seria o barulho apenas de um pneu AT? Sei não, vou mandar ver... :semideia Nunca tive carro com pneu AT de verdade (o da TR4 2011 é um AT "fake", hehehe)
Pode ser o ronco de um pneu AT sim. Pneu com calibragem baixa contribui com o ronco.
Caraca, num força meus neurônios não....hahaha... "Backlash" seria algo do tipo "folga"?... ;)
Exato, é a folga entre os dentes da coroa e pinhão.
Acho bem pouco provável que seja isso, pois pela quilometragem do carro o diferencial não deve ter sido aberto ainda.
[]`s
Sem Loção
27/08/2011, 00:25
Nunca deitei em baixo de uma TR4 pra ver a mecânica/transmissão, mas ela não tem eixo rígido atrás, certo?
Confere a cambagem das rodas traseiras. Pelo que você falou, a roda traseira esquerda pode estar com cambagem positiva e a roda direita com cambagem negativa.
Repito, não sei como é o esquema na TR4, mas se der pra regular a cambagem tá fácil de resolver.
Falae, Lucas....
Eixo traseiro é rígido, sim.... a MMC fala que é "5-link", não sei exatamente o que isso significa...
Tinha pensado na cambagem também, pois em tese não afetaria o alinhamento, se fosse um desequilíbrio isolado...
Pode ser o ronco de um pneu AT sim. Pneu com calibragem baixa contribui com o ronco.
Olhe só... quando andei com a TR4 carregada (sogrão e sogrona atrás mais bagagem) e o ronco apareceu a uns 60km/h em vez dos 90km/h que aparece comigo.... Pneu mais deformado, maior contato com o solo, maior ruído, right? Depois, com o carro descarregado, voltou a surgir só após 90km/h...
Só pra experimentar, vou botar umas 30lbs no pneu e rodar um pouco... hoje uso as 26lbs recomendada pela MIT...
Exato, é a folga entre os dentes da coroa e pinhão.
Acho bem pouco provável que seja isso, pois pela quilometragem do carro o diferencial não deve ter sido aberto ainda.
Hehhe, dá toda pinta de não ter sido aberto... O carro teve todas as manutenções na Via Jap (eca) até os 50.000km, o que realmente não quer dizer nada, mas espero que não tenha sido aberto. Pelo aspecto do carro, o dono anterior pegava, no máximo, estrada pra sítio, se bobear nem sabia usar o 4x4.... desperdício! bom pra mim...hehehe :cool:
Valeu, mais uma vez!
Grande abraço
daniel (SL)
ErtonSilva
27/08/2011, 09:37
Bom, não pude ler 100% do tópico, mas vou voltar para ler direito...
pelo que entendi a manutenção da viatura vai de "vento em popa"... mas por acaso já pensou em fazer uma revisão no piloto também? isso conta muito..
:euforico::euforico::euforico::euforico:
abraço rôia... já já to de volta nas trilhas... to off esses dois fds pela frente...
Sem Loção
27/08/2011, 17:30
Bom, não pude ler 100% do tópico, mas vou voltar para ler direito...
pelo que entendi a manutenção da viatura vai de "vento em popa"... mas por acaso já pensou em fazer uma revisão no piloto também? isso conta muito..
:euforico::euforico::euforico::euforico:
abraço rôia... já já to de volta nas trilhas... to off esses dois fds pela frente...
ôoo seu Roya.... sabia que tava demorando pra aparecer um linguarudo por aqui... :odedo:
o piloto por sinal está com 36.000 km muito bem rodados, sem nenhuma perda total (mas váaaarias parciais :cool:)... por enquanto... o único problema identificado, além do excesso de "pneus tala larga" é que ele insiste em beber mais que a viatura :shock:
hahahaha...
Abraço!
Sem Loção
27/08/2011, 17:34
well,
seguindo as sugestãs do venerável Lucas Nassif, amanhã voltando do plantão vou calibrar os pisantes com 30lbs e pegar a pista pra ver que bicho que dá...
chegando em casa vou medir o tamanho dos pneus traseiros e dianteiros, e medir as distâncias da fuselagem da espaçonave até o chão, pra ver se não está cambota...
inté...
Sem Loção
28/08/2011, 17:44
Opa.... testes feitos, como diria Jack, vamos por partes... :odedo:
1. Saindo do trampo hj pela manhã, calibrei os 4 pisantes com 32lbs.... 6lbs a mais do que o recomendado, só pra rodar um pouquinho
Resultado: mesma coisa.... ronco aparecendo a exatos 85km por hora, nada de sumir ou aparecer em uma velocidade mais alta, como seria de se esperar se fosse problema na calibragem dos pneus...
2. Medidas feitas:
Well, REALMENTE os pneus são diferentes! Os Toyo Open Country AT da frente são quase 1,5cm maiores no diâmetro que os Pirelli Scorpion AT da traseira... LEmbrando que AMBOS são 225/70R16...... Nunca poderia imaginar... acho que vou ter que morrer em um par de Toyo pra igualar tudo
Quanto à traseira garrincha, também percebi que a viatura está levemente caída pra direita, coisa de uns 2cms, medidas feitas do solo plano ao paralama, pelo centro da roda, principalmente na traseira... Seria a suspensão já dando grito? Mola talvez? Justificaria a impressão de cambagem "positiva" na esquerda e "negativa" na direita...
Simbora fuçar mais um tiquim....
Sem Loção
10/09/2011, 19:17
Opa.... testes feitos, como diria Jack, vamos por partes... :odedo:
1. Saindo do trampo hj pela manhã, calibrei os 4 pisantes com 32lbs.... 6lbs a mais do que o recomendado, só pra rodar um pouquinho
Resultado: mesma coisa.... ronco aparecendo a exatos 85km por hora, nada de sumir ou aparecer em uma velocidade mais alta, como seria de se esperar se fosse problema na calibragem dos pneus...
2. Medidas feitas:
Well, REALMENTE os pneus são diferentes! Os Toyo Open Country AT da frente são quase 1,5cm maiores no diâmetro que os Pirelli Scorpion AT da traseira... LEmbrando que AMBOS são 225/70R16...... Nunca poderia imaginar... acho que vou ter que morrer em um par de Toyo pra igualar tudo
Quanto à traseira garrincha, também percebi que a viatura está levemente caída pra direita, coisa de uns 2cms, medidas feitas do solo plano ao paralama, pelo centro da roda, principalmente na traseira... Seria a suspensão já dando grito? Mola talvez? Justificaria a impressão de cambagem "positiva" na esquerda e "negativa" na direita...
Simbora fuçar mais um tiquim....
Ok
Viatura agora calçada com os 4 pisantes iguais..... morri em dois Toyo Open Country AT para o eixo traseiro.... ficou bonita....
aparentemente o barulho mudou.... continua aparecendo, agora a uns 75km/h e mudou de timbre (ui...que coisa fofa...) acho que eram os pneus mesmo...
rafaelclima
11/09/2011, 10:25
Amigao, resolveu o problema da viatura ?? A minha tr4 07 ontem estava na estrada e do nada começou um ronco alto que aumentava conforme a velocidade e diminuia tambem de acordo com que a velocidade diminuia... Cheguei no destino e apos umas 3 horas quando retornei nada do barulho... mas depois de alguns minutos quando o carro esquentou voltou o tal ronco... Só acontece com o carro quente e em qualquer velocidade... oq poderá ser?? Notei q o barulho vem de bem debaixo do cambio..
Sem Loção
11/09/2011, 20:47
Olá, Álvaro..
aparentemente o ronco era devido aos pneus.... deduzi isto pelo fato de o barulho ter mudado ao trocarem os pneus... com são AT, é normal serem um pouco ruidosos..
No seu caso, havia algum tipo de vibração? É em qualquer velocidade? Já deu uma olhada em cardã, rolamentos, cruzeta?
abraço,
daniel (SL)
rafaelclima
12/09/2011, 14:16
Pois é Daniel... não tem vibração só um ronco... Troquei hoje o oleo da transmissão e da caixa de marcha, onde foi constatado que o nivel estava baixo... Até agora o barulho não apareceu... Tomara que tenha sido somente isto!
Abração
Sem Loção
13/09/2011, 09:40
Pois é Daniel... não tem vibração só um ronco... Troquei hoje o oleo da transmissão e da caixa de marcha, onde foi constatado que o nivel estava baixo... Até agora o barulho não apareceu... Tomara que tenha sido somente isto!
Abração
Beleza, Álvaro....
parou mesmo o ronco?
abraço
rafaelclima
13/09/2011, 16:10
Beleza, Álvaro....
parou mesmo o ronco?
abraço
Cara o ronco desapareceu... Em compensação apareceu uma poça de óleo na minha garagem... Vazando MUITO óleo mesmo... não vazava antes porque estava praticamente sem óleo.... Foi constatado que a carcaça da caixa de transmissão tá com uma pequena trinca... Amanha vou deixar o carro na oficina pra ver isso aí... Será que tem como soldar ?
abraço
Sem Loção
13/09/2011, 16:26
Cara o ronco desapareceu... Em compensação apareceu uma poça de óleo na minha garagem... Vazando MUITO óleo mesmo... não vazava antes porque estava praticamente sem óleo.... Foi constatado que a carcaça da caixa de transmissão tá com uma pequena trinca... Amanha vou deixar o carro na oficina pra ver isso aí... Será que tem como soldar ?
abraço
Caraca.... que zica.... :putz:
Vc comprou ela agora? Tem proteção de caixa? Uma pancada bem dada pode ter causado essa trinca, talvez?
Dê notícias de como solucionou esse problema... se soldou ou teve que trocar... :sad:
abraço!
rafaelclima
13/09/2011, 16:44
Caraca.... que zica.... :putz:
Vc comprou ela agora? Tem proteção de caixa? Uma pancada bem dada pode ter causado essa trinca, talvez?
Dê notícias de como solucionou esse problema... se soldou ou teve que trocar... :sad:
abraço!
Comprei ela em Junho desse ano... Ela nao possui proteção... Creio que ja comprei com essa fissura, pois de lá pra cá só faço trilhas leves...
Amanha vou ver como vou resolver essa parada.. Torçer pra que a solda resolva! Abração, valeu a atenção!
neonishi
14/09/2011, 10:32
Olá, sou novo no forum e acabei de comprar uma TR4 2005 AT. Fiz um revisão geral, com troca dos óleos, correias, etc. Agora percebi também um ronco que aparece a mais de 75km/h, como falou o Sem Loção. Mas no meu caso aparece somente em D e acelerando, quando tiro o pé do acelerador ele pára...alguém tem idéia do que possa ser? Conversei com o mecânico e ele falou que o barulho é "normal" nos 4x4.
Sem Loção
14/09/2011, 17:55
Comprei ela em Junho desse ano... Ela nao possui proteção... Creio que ja comprei com essa fissura, pois de lá pra cá só faço trilhas leves...
Amanha vou ver como vou resolver essa parada.. Torçer pra que a solda resolva! Abração, valeu a atenção!
Valeu, Álvaro
espero que dê pra arrumar sem muita dor de cabeça...
Uma dica: a TR4 é baixa, e raspa em tudo que é facão. Coloque boas proteções, as minhas são do Octávio da ROAD TECH (anunciante aqui do fórum).... ele despacha pro Brasil inteiro. Assim que comprei, todo mundo me disse que seria a PRIMEIRA adaptação a fazer, e nas trilhas eu percebi que o povo tinha razão... Coloquei de cárter e de caixa, e essa por sinal já foi MUITO lenhada... imagino que já tenha me $$salvado$$ do poucas e boas....
abraço!
Sem Loção
14/09/2011, 17:59
Olá, sou novo no forum e acabei de comprar uma TR4 2005 AT. Fiz um revisão geral, com troca dos óleos, correias, etc. Agora percebi também um ronco que aparece a mais de 75km/h, como falou o Sem Loção. Mas no meu caso aparece somente em D e acelerando, quando tiro o pé do acelerador ele pára...alguém tem idéia do que possa ser? Conversei com o mecânico e ele falou que o barulho é "normal" nos 4x4.
Calma lá com esse "normal" dos 4x4... hehehe
Vc checou o óleo da caixa de transmissão e diferenciais também?
Well, paça o seguinte teste... acelere até pouco mais da velocidade que surge o ronco (tipo 100-110km/h) e mude o câmbio para 'N' deixando o carro na banguela...
Desta forma você desacopla a Caixa do eixo... se for um ronco proveniente da caixa normalmente deve parar..... se for por cardã, diferencial, roalmentos, deve continuar, pois serão solicitados da mesma forma, até perder velocidade...
Diz aí pra nóis depois, ok
abraço!
neonishi
15/09/2011, 09:31
Pois é...eu tb achei estranho esse "normal". Vou fazer o teste
neonishi
15/09/2011, 09:33
O problema é que se paro de acelerar o ronco para....mas assim que tiver feito o teste no N escrevo aqui. Valeu pela dica.
abraço!
rafaelclima
15/09/2011, 18:00
[QUOTE=Sem Loção;1525693]Valeu, Álvaro
Uma dica: a TR4 é baixa, e raspa em tudo que é facão. Coloque boas proteções, as minhas são do Octávio da ROAD TECH (anunciante aqui do fórum).... ele despacha pro Brasil inteiro. Assim que comprei, todo mundo me disse que seria a PRIMEIRA adaptação a fazer, e nas trilhas eu percebi que o povo tinha razão... Coloquei de cárter e de caixa, e essa por sinal já foi MUITO lenhada... imagino que já tenha me $$salvado$$ do poucas e boas....
abraço![/QUOTE
ÊIÊ..
Valeu pela força amigo, mas DOR DE CABEÇA to tendo desde cedo... A carcaça está inteiramente rachada, inviabilizando a solda... Pois estou me arriscando a gastar uma grana com solda e depois ter que refazer o serviço novamente.... Não encontro só a carcaça pra vender.. vou ter que comprar outra caixa de transmissão!!! É mole ?? Andei achando umas no ML na faixa de R$ 2.000,00... aqui em Fortaleza-Ce achei uma por R$ 2 mil a base de troca... Amanhã vou recomeçar as buscas..!!
Abraço!
Alguem já trocou a correia do alternador e da direção/AC, em casa. Gostaria de trocar, mas não consegui soltar o esticador da correia da direção/AC, Alguem pode me ajudar ?
rafaelclima
16/09/2011, 14:32
Valeu, Álvaro
abraço!
Boas Noticías!!
Consegui um Senhor que vai soldar a carcaça (já deve estar soldando hora dessas) e me garantiu o serviço... Foi por indicação de várias pessoas.. Pra quem precisar e morar aqui em Fortaleza, o nome dele é DIMAS e a metalurgica fica na Av. Fco Sá, 2190.. Lá ele trabalha com todos os tipos de solda... A caixa da reduzida foi aberta e estava intacta por dentro aparentemente... Graças a Deus! Torcer agora pra dá certo...
Valeu!!
Sem Loção
16/09/2011, 15:57
Boas Noticías!!
Consegui um Senhor que vai soldar a carcaça (já deve estar soldando hora dessas) e me garantiu o serviço... Foi por indicação de várias pessoas.. Pra quem precisar e morar aqui em Fortaleza, o nome dele é DIMAS e a metalurgica fica na Av. Fco Sá, 2190.. Lá ele trabalha com todos os tipos de solda... A caixa da reduzida foi aberta e estava intacta por dentro aparentemente... Graças a Deus! Torcer agora pra dá certo...
Valeu!!
Nuuu....... salvo pelo gongo....hehehe...
Espero que fique 100%, e não te dê mais dor de cabeça.... porque trocar a caixa toda é de doer a alma...
abraço!
rafaelclima
16/09/2011, 16:07
Nuuu....... salvo pelo gongo....hehehe...
Espero que fique 100%, e não te dê mais dor de cabeça.... porque trocar a caixa toda é de doer a alma...
abraço!
De doer a alma e o bolso!!! heheheh Se der certo já faço uns testes no domingo e posto aqui o resultado, espero que positivo!
E caso seja positivo faço as recomendações dos profissionais envolvidos... Pois este tópico poderá ser útil algum dia para algum conterrâneo meu ou por alguem que estiver passeando pelas belas praias do meu Ceará!
Abraço
Sem Loção
16/09/2011, 16:34
Beleza, Álvaro... com certeza será útil!
Aliás, Fortaleza me aguarda em novembro.... só que não estarei motorizado, hehehe...
estarei no CBA - Congresso Brasileiro de Anestesiologia...
e não esquece de proteger a barriga da viatura...
abraço!
Sem Loção
18/09/2011, 21:41
Olá, amigos
Quem pode ma dar uma luz?
Este fds estivemos eu e o Filipi fazendo Sete Rios, aqui em Jaboticatubas... eu com a minha TR4 e ele de Tracker...
após almoço na Cristina decidimos voltar pela trilha, e graças ao maledeto do GPS acabamos parando numa trilha que virou média mesmo, e a gente se viu "abrindo fronteiras"....
Só que meu pneu dianteiro esquerdo, Toyo A/T, ao passar por uma pedra, creio eu, rasgou na lateral interna... coisa de uns 2cm, tanto que o pneu demorou pra esvaziar...
Levei no borracheiro ao chegar,e mandei vulcanizar, vou pegar amanhã...
Essa tal vulcanização, resolve? É confiável?
ValeW!!
rafaelclima
23/09/2011, 19:47
Cara, vulcanização desde que bem feita e que não seja pra tapar um rasgo muito grande é confiável sim!
Mudando de Assunto... Peguei minha TR4 somente hoje na oficina... Pois tive que trocar um retentor interno da caixa de redução e só encontrei o bendito em IMPERATRIZ-MA!! Pedi pela TAM Cargo com urgência e a bendita (maldita) foi retida na SEFAZ pra pagar o imposto... Após muitas batalhas consegui pegar ela ontem e o carro hoje.
Porém para minha infelicidade apareceu OUTRO vazamento... Agora na ponta do cardan dianteiro pegando na caixa de redução... Provavelmente na LUVA. To pra ficar doido... Amanhã é oficina de novo!
Valeu!
Sem Loção
24/09/2011, 19:47
Cara, vulcanização desde que bem feita e que não seja pra tapar um rasgo muito grande é confiável sim!
Mudando de Assunto... Peguei minha TR4 somente hoje na oficina... Pois tive que trocar um retentor interno da caixa de redução e só encontrei o bendito em IMPERATRIZ-MA!! Pedi pela TAM Cargo com urgência e a bendita (maldita) foi retida na SEFAZ pra pagar o imposto... Após muitas batalhas consegui pegar ela ontem e o carro hoje.
Porém para minha infelicidade apareceu OUTRO vazamento... Agora na ponta do cardan dianteiro pegando na caixa de redução... Provavelmente na LUVA. To pra ficar doido... Amanhã é oficina de novo!
Valeu!
Caraca... parece aquele história do quanto mais mexe mais fede... :(
e agora então, com greve dos Correios, se precisar de uma remessa, melhor pedir por transportadora...:???:
realmente, o corte foi pequeno, uns 2cm, e feito por um toco de tronco caído... o borracheiro acho o bendito dentro do pneu..
montei o pneu e vou balancear assim que puder, mas já adianto que não tá vibrando nada...
Cara, te desejo toda sorte aí com sua empreitada!
abraço!
rafaelclima
25/09/2011, 22:47
Opa!
Vazamento consertado (uma tampinha da luva do cardan tinha se soltado), fiz uma pequena viagem e botei a bixinha na areia hoje... Tudo normal, graças a Deus... MAS.............. creio que ao desmontar o cambio o mecanico trocou os sensores de posição, pois mesmo depois de ligar o carro as luzinhas das rodas da frente e do diferencial central ficam piscando no painel... Ja retirei os contatos, passei limpa contatos mas nao resolveu... A tração entra direitinho e desengata tb, é só um mal contato, creio eu... Proximo fim de semana vou desenrolar isto...
Abração e obrigado pela força!!
Sem Loção
25/09/2011, 23:31
Opa!
Vazamento consertado (uma tampinha da luva do cardan tinha se soltado), fiz uma pequena viagem e botei a bixinha na areia hoje... Tudo normal, graças a Deus... MAS.............. creio que ao desmontar o cambio o mecanico trocou os sensores de posição, pois mesmo depois de ligar o carro as luzinhas das rodas da frente e do diferencial central ficam piscando no painel... Ja retirei os contatos, passei limpa contatos mas nao resolveu... A tração entra direitinho e desengata tb, é só um mal contato, creio eu... Proximo fim de semana vou desenrolar isto...
Opa, que bom que resolveu fácil...
Se a tração tá funcionando, menos mal... esse "pisca-pisca" é clássico das tr4. A minha zerada 2011 fica piscando de vez em quando ao lavar por baixo, e por duas vezes a luz do OD OFF não apagava, mas funcionava... depois de rodar um pouco, secava e funcionava perfeitamente.
Em outro tópico foi comentado certa vez que eram dois sensores que deveriam ser desmontados e passado limpa-contato pois os mesmos sinalizavam as luzes da tração.
Abraço!
edneicabofrio
28/09/2011, 23:26
Opa!
Opa! Aproveitando o assunto sobre sensores de posição, eu tinha aberto um tópico sobre este assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/90716-tr4-manual-lock-piscando.html
Pois é, mas não resolvi o problema e já que você tá mexendo na caixa de transmissão da sua viatura eu queria saber se você poderia me dar uma dica.
Tenho uma TR4 ano 2004, recentemente a luz do "Lock", luz central do painel, começou a piscar intermitentemente. Levei a uma oficina e suspendi o carro e limpei os contatos dos sensores. A luz continua piscando. Entretanto a transmissão está funcionando perfeitamente.
Li em outros tópicos que o problema poderia ser sujeira interna do sensor, e que dando um pequeno jato de ar de limpeza poderia solucionar o problema.
Pois bem, o "mechânico" em que eu levei a viatura ficou com cagaço de tirar a peça e vazar óleo da caixa de transmissão.
Se eu desatarrachar um sensor daqueles para limpar pode vazar oléo da transmissão? Isso procede?
Infelizmente a Mit mais próxima da minha casa fica a mais de 187 km de distância e não gostaria de ser enrolado por eles.
Boa sorte na recuperação da sua viatura.
Valeu!
rafaelclima
29/09/2011, 22:30
Opa! Aproveitando o assunto sobre sensores de posição, eu tinha aberto um tópico sobre este assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/90716-tr4-manual-lock-piscando.html
Pois é, mas não resolvi o problema e já que você tá mexendo na caixa de transmissão da sua viatura eu queria saber se você poderia me dar uma dica.
Tenho uma TR4 ano 2004, recentemente a luz do "Lock", luz central do painel, começou a piscar intermitentemente. Levei a uma oficina e suspendi o carro e limpei os contatos dos sensores. A luz continua piscando. Entretanto a transmissão está funcionando perfeitamente.
Li em outros tópicos que o problema poderia ser sujeira interna do sensor, e que dando um pequeno jato de ar de limpeza poderia solucionar o problema.
Pois bem, o "mechânico" em que eu levei a viatura ficou com cagaço de tirar a peça e vazar óleo da caixa de transmissão.
Se eu desatarrachar um sensor daqueles para limpar pode vazar oléo da transmissão? Isso procede?
Infelizmente a Mit mais próxima da minha casa fica a mais de 187 km de distância e não gostaria de ser enrolado por eles.
Boa sorte na recuperação da sua viatura.
Valeu!
Cara.. de forma alguma vai vazar oleo da transmissão ao desconectar os sensores... Pode vazar por onde poe oleo ou pela válvula, mas pelos sensores não mesmo...
Ainda não arrumei o problema do pisca pisca do 4x4, ja desconectei todos, limpei com limpa contatos, jato de ar, etc e não resolveu... To axando que os sensores foram trocados de posição.. o ideal seria saber a posição dos mesmos.. Se alguem tiver disponibilidade de tirar as fotos por baixo do carro agradeço! rsrsrsrs
Sem Loção
30/09/2011, 09:48
Cara.. de forma alguma vai vazar oleo da transmissão ao desconectar os sensores... Pode vazar por onde poe oleo ou pela válvula, mas pelos sensores não mesmo...
x2...
do outro tópico:
O curioso é que voltando para casa em 4x2 eu deixei a minha mão direita descansar sobre a alavanca 4x4 e a maldita luz parou de piscar. Ou seja, toda vez que eu coloco uma leve pressão para trás (na direção do 4x2) a luz de bloqueio para de piscar.
Isso tá muito com cara de mau contato...
edneicabofrio
01/10/2011, 20:29
Ainda não arrumei o problema do pisca pisca do 4x4, ja desconectei todos, limpei com limpa contatos, jato de ar, etc e não resolveu... To axando que os sensores foram trocados de posição.. o ideal seria saber a posição dos mesmos.. Se alguem tiver disponibilidade de tirar as fotos por baixo do carro agradeço! rsrsrsrs
313946
Foto1
313947
Foto2
313948
Foto3
Bem, esta aí as fotos da caixa de transferência da minha TR4 2004 Manual.
De acordo com um manual que eu encontrei a função de cada fio ficaria desta forma:
A - (Conector Branco) = 4WD operation detector switch connector
B - (Conector Preto) = Hi-Lo detector switch connector
C - ( Conector Marrom) = Lock operation switch connector
D - ( Conector Marrom) = Lock detector switch
E - (Conector Branco) = 4WD detector switch
Agora a pergunta que não quer calar..... desatarrachando os sensores C e D pode vazar óleo da transmissão?
Espero ter ajudado de alguma forma.
Valeu! :cool:
edneicabofrio
01/10/2011, 23:22
Por curiosidade, desatarrachei um dos sensores que eu suspeito estar com problemas. Vazou um pouco de óleo. É claro que quando caiu a primeira gota, imediatamente atarrachei novamente o sensor impedindo o vazamento do fluido.:parede:
Não tem jeito, terei que levar a uma concessionária da Mitroubo a 187 km da minha casa só para ver uma porcaria de sensor.
Que saco!:mad:
Valeu!
rafaelclima
02/10/2011, 20:45
313946
Foto1
313947
Foto2
313948
Foto3
Bem, esta aí as fotos da caixa de transferência da minha TR4 2004 Manual.
De acordo com um manual que eu encontrei a função de cada fio ficaria desta forma:
A - (Conector Branco) = 4WD operation detector switch connector
B - (Conector Preto) = Hi-Lo detector switch connector
C - ( Conector Marrom) = Lock operation switch connector
D - ( Conector Marrom) = Lock detector switch
E - (Conector Branco) = 4WD detector switch
Agora a pergunta que não quer calar..... desatarrachando os sensores C e D pode vazar óleo da transmissão?
Espero ter ajudado de alguma forma.
Valeu! :cool:
Opa que maravilha hein... vou conferir o esquema da minha se tá igual...
Estranho vazar óleo pelos conectores viu...
Sem Loção
07/10/2011, 19:56
Senhores..... já que estamos falando de vazamentos, fiquei com inveja....
A minha, depois de uma trilhazinha no sápassádo, começou um pinga-pinga do lado da badeja dianteira direita...
me enfurnei em baixo da viatura e vi que vou ter um trabalhinho.. acho que o retentor do diferencial dianteiro tá pedindo arrego..
http://dl.dropbox.com/u/26504095/IMG229.jpg
http://dl.dropbox.com/u/26504095/IMG232.jpg
http://dl.dropbox.com/u/26504095/IMG234.jpg
http://dl.dropbox.com/u/26504095/IMG237.jpg
Sem Loção
10/10/2011, 19:40
Senhores..... já que estamos falando de vazamentos, fiquei com inveja....
A minha, depois de uma trilhazinha no sápassádo, começou um pinga-pinga do lado da badeja dianteira direita...
me enfurnei em baixo da viatura e vi que vou ter um trabalhinho.. acho que o retentor do diferencial dianteiro tá pedindo arrego..
OPA.. opa...
uma luz no fim do túnel...
seguindo a dica de amigos foristas, fui checar se o respiro do diferencial tava ok.... como não tenho um elevador em casa, desconectei o bichinho e tô rodando (só cidade) sem a mangueirinha.... parece que o diferencial não pode trabalhar pressurizado, o que poderia danificar as juntas e ocasionar vazamentos..
voilá..... o vazamento diminuiu 90%... e deu pra perceber que minha proteçãoo da transmissão, que passa por baixo do bujão do diferencial, tava "melecada" e manchada, ou seja, já tinha um vazamento antigo, provavelmente pelo bujão...
próximo passo, como vou trocar os óleos da CT e diferenciais, trocarei os bujões e juntas também....
té mais...
Lucas Nassif
13/10/2011, 16:33
Depois que conheci a "Engraçadinha" ontem, eu acabei de crer que ela precisa mesmo é de um piloto bão :odedo:, o resto é conversa fiada do Sem Loção! :lol:
:odedo:
[]`s
Sem Loção
13/10/2011, 17:05
Depois que conheci a "Engraçadinha" ontem, eu acabei de crer que ela precisa mesmo é de um piloto bão :odedo:, o resto é conversa fiada do Sem Loção! :lol:
:odedo:
[]`s
esse linguarudo vai de retroescavadeira pra trilha e fica malhando os outros... :odedo: :odedo: :odedo:
pois saiba que onde eu passei ontem tem muito carro preparado que não passa... :euforico:
e onde eu roiei tem muito Uno Way que não róia...
:oops:
KKKKKK...
Sabadão tô levando a Engraçadinha pra trocar os óleos do câmbio AT, reduzida, e diferenciais.... ai... $$$$$.... mifu.... :freaking:
rafaelclima
14/10/2011, 21:41
E a saga continua.... Quando penso que me livro de um problema, vem outro...!! É fod$#$# Seguinte, estou com o mesmo problema citado do tópico... Um ronco quando supero os 60 km/h que para quando boto no NEUTRO e vai aumentando conforme desenvolvo velocidade e vice-versa... Meus amigos, o que poderá ser??? No caso quando rangia do cambio era em qualquer velocidade quando o mesmo "esquentava"... Socooorrooo!!!!
Lewis Sw4
14/10/2011, 22:44
quem ja trocou o filtro de combustivel da tr4 a gasolina ?
Carlos A. C. Azevedo
15/10/2011, 01:41
E a saga continua.... Quando penso que me livro de um problema, vem outro...!! É fod$#$# Seguinte, estou com o mesmo problema citado do tópico... Um ronco quando supero os 60 km/h que para quando boto no NEUTRO e vai aumentando conforme desenvolvo velocidade e vice-versa... Meus amigos, o que poderá ser??? No caso quando rangia do cambio era em qualquer velocidade quando o mesmo "esquentava"... Socooorrooo!!!!
Qual é o pneus que tu usa? a TR4 tem rolamento central do cardãn? como é que o óleo do diferencial traseiro?
A aqui na L200, depois de fazer um "ajuste":parede::parede: nos rolamentos de apoio da coroa, aperto, ela ficou com um chiado quando parava de acelerar com velocidade acima de 60 km/h, e quando acelerava parava, foi diminuindo que hoje nem sei se ainda existe:dance:, o barulho, por que o diferencial ainda ta no lugarzinho dele :mrgreen:
Ainda tenho que trocar a porra do óleo que ta rodando com o óleo do teste ainda...
:concordo:
Sem Loção
15/10/2011, 06:55
Caraca, Álvaro...
parece aquela história do "quanto mais rezo mais assombração aparece..." :shock:
pelo pouco que sei, o conjunto todo de cardã, cruzetas e diferencial continua em movimento mesmo colocando em N, portanto, se fosse um deles o culpado, acima de 60km/h vc continuaria ouvindo o ronco mesmo em N...
Se o ronco some ao desacoplar a CT, suspeito que seja aí o problema, mas vamso com calma, pode ser apenas um coxim, óleo baixo ou vencido, algum rolamento ou retentor.. :semideia
Outra coisa, cardã se tomou uma porrada ou está desbalanceado, você sentiria vibração também....
[ ]s..
rafaelclima
15/10/2011, 19:19
Pois é galera.. hoje descobri um mecanico muito bom aqui em fortaleza-ce e o melhor de tudo barateiro! Depois passo o contato para quem interessar.. até me domicilio ele atende!! hehehe Bom, hoje consegui resolver o problema das benditas luzinhas piscando... Quando foram montar minha CT trocaram os sensores de posição... Ele apanhou até descobrir, foi testando todos os sensores 1 a 1... Inclusive um comando central que fica por baixo do banco do passageiro que envia informação para a solenoide (dessa eu nao sabia)... Menos mal, todos os sensores estavam bons e ele fez la os ajustes e ta tudo funfando direitinho... Quanto ao ronco ele desconfia que seja rolamento do semi eixo do diferencial na roda traseira esquerda... Ele levantou as rodas uma a uma e verificou q uma esta roncando, tomara que seja só isso, pois abrir novamente a CT ninguem merece!!!
Pra quem está com o problema das luzinhas, antes de trocar qualquer sensor é bom procurar um mecanico que entenda e testa todos os sensores... Existem os que tem na CT em baixo do carro, existe um em baixo do banco do passageiro da frente e existem os sensores que ficam dentro do capo (solenoides).. Testando pra ver se passa corrente entre eles, dai fica mais facil de saber de onde vem o problema..
Abração!
rafaelclima
15/10/2011, 19:21
Ah e cardan está descartado.. Fui na cardan nordeste, empresa altamente conceituada no ramo e os caras fizeram os testes e viram que está tudo 100%!! Coroa e pinhao do diferencial acho muito dificil, pois são peças que aguentam porrada d+.. Desconfio mesmo que seja algum rolamento do diferencial (outro mecanico havia me falado que quando está em neutro o diferencial para de trabalhar..) Os oleos estão no nível, tudo direitinho... Vamos ver ai no que vai dá!
Abraçao
Sem Loção
15/10/2011, 23:51
... (outro mecanico havia me falado que quando está em neutro o diferencial para de trabalhar..) Os oleos estão no nível, tudo direitinho... Vamos ver ai no que vai dá!
Abraçao
Beleza,
mas explica melhor isso que eu não entendi...
que eu saiba, em N apenas a transmissão desacopla do conjunto de tração... cardã, diferencial e semi-eixos continuam atuando... :semideia
abs..
Oooou SL, baum? Tamus ae de volta e doido pra voltar pras trilhas!
Me da um help ae por favor, sempre tive interesse num TR4 mas sempre tive duvidas se é baum ou naum... se guenta o tranco de trilhas médias (nao pretendo passar disso).. da um relato ae pra gente! Valeu e grande abraço.
P.S.: Vamos marcar uma trilha de leve ae pra gente marcar a volta à terra!
Sem Loção
16/10/2011, 10:48
Oooou SL, baum? Tamus ae de volta e doido pra voltar pras trilhas!
Me da um help ae por favor, sempre tive interesse num TR4 mas sempre tive duvidas se é baum ou naum... se guenta o tranco de trilhas médias (nao pretendo passar disso).. da um relato ae pra gente! Valeu e grande abraço.
P.S.: Vamos marcar uma trilha de leve ae pra gente marcar a volta à terra!
faaala, Rôya!
Simbora roiar! :odedo:
welll, vai depender do que vc considera trilha média...
por exemplo, uns FDS pra trás, eu e o Filippi passamos pelos túneis e fomos até a entrada do Ovo Cozido, e subimos À PÉ.. :odedo:
minha impressão, após algum tempo de TR4, foi a seguinte: Com proteções inferiores, um lift e pneus bons, sobe... MASSSSSS não vai poder ter dó da lataria que é o que vai pegar..... vai ralar MESMO, e vai quebrar para-choque (pra isso já tem os de ferro)... mas se tiver dó da lataria, num vale a pena... por que subir, ela sobe.... a bichinha é valente mesmo.... neste último FDS fomos nos túneis de novo e num paredão subimos eu, o Alex de Troller e o Lucas de Marruá.... não sei se outros subiriam também, acho que sim, mas não tentaram...
Simbora marcar.... o Nassif tá doido pra puxar outra de leve, tão pensando em 7 rios no feriado de 2 de novembro, se não tiver chovendo muito...
abração!
rafaelclima
17/10/2011, 20:55
Beleza,
mas explica melhor isso que eu não entendi...
que eu saiba, em N apenas a transmissão desacopla do conjunto de tração... cardã, diferencial e semi-eixos continuam atuando... :semideia
abs..
Pois é SL.... vai entender né.. Quem falou isso foi um mecanico de uma tradicional oficina daqui de fortaleza... To com um medo da porra de ir atrás disso e encontrar sarna pra me coçar... hahuhauhau A bixinha tá toda redondinha, só esse ronco que tá me tirando do sério, sou fresco pra caramba com carro, num aguento ver nada de anormal..
Abraço
Sem Loção
17/10/2011, 23:09
Pois é SL.... vai entender né.. Quem falou isso foi um mecanico de uma tradicional oficina daqui de fortaleza... To com um medo da porra de ir atrás disso e encontrar sarna pra me coçar... hahuhauhau A bixinha tá toda redondinha, só esse ronco que tá me tirando do sério, sou fresco pra caramba com carro, num aguento ver nada de anormal..
Abraço
Pois é..... a gente tem mais ciúme da viatura que da muié...heheheh (deixa ela ver isso....:putz: )
Acabei de buscar a minha na Mit Car... optei por fazer o "selviço" na concessionária porque trocar óleo de câmbio AT num é qualquer lugar.... aproveitei e dei um aperto e troquei umas buchas da suspensão e os discos e pastilhas de freio que tavam no osso total.. :shock:
Quiseram me enfiar um orçamento de 4.100 latinhas, aí eu fui cortando as inutilidades, resultado, tudo ficou por 1.900 latinhas.... :evil::evil::evil:
Vamos ver se resolveram o vazamento do diferencial, por enquanto tudo seco... :semideia
Boa sorte aí com seu ronco..... mas vê direito esse negócio do diferencial, posso estar falando m$%rda mas acho que é assim que funciona mesmo...
abraço!
robertokbc
18/10/2011, 23:49
Pois é..... a gente tem mais ciúme da viatura que da muié...heheheh (deixa ela ver isso....:putz: )
Acabei de buscar a minha na Mit Car... optei por fazer o "selviço" na concessionária porque trocar óleo de câmbio AT num é qualquer lugar.... aproveitei e dei um aperto e troquei umas buchas da suspensão e os discos e pastilhas de freio que tavam no osso total.. :shock:
Quiseram me enfiar um orçamento de 4.100 latinhas, aí eu fui cortando as inutilidades, resultado, tudo ficou por 1.900 latinhas.... :evil::evil::evil:
Vamos ver se resolveram o vazamento do diferencial, por enquanto tudo seco... :semideia
Boa sorte aí com seu ronco..... mas vê direito esse negócio do diferencial, posso estar falando m$%rda mas acho que é assim que funciona mesmo...
abraço!
E aí Sem Loção, beleza?
O diferencial dianteiro da minha tr4 está vazando também. vc sabe o que fizeram para solucionar o problema?
Abraço
Sem Loção
19/10/2011, 19:20
E aí Sem Loção, beleza?
O diferencial dianteiro da minha tr4 está vazando também. vc sabe o que fizeram para solucionar o problema?
Abraço
Falaí, sumido..
Gostaria de saber também... porque continua vazando... :evil: sexta de manhã estou de volta lá naqueles fia-duma-que-ronca-e-fuça :freaking::freaking:
Se descobrir, te falo...
abraço!
robertokbc
19/10/2011, 20:54
Falaí, sumido..
Gostaria de saber também... porque continua vazando... :evil: sexta de manhã estou de volta lá naqueles fia-duma-que-ronca-e-fuça :freaking::freaking:
Se descobrir, te falo...
abraço!
Beleza Sem Loção, vou ficar aqui rezando p ser algo beeeeeeeeem simples e barato :???:
Dê notícias.
Flw.
opa Sem Loção,
bãozinn??
deixa eu te perguntar...vi na sua assinatura, que vc ta usando K&N...vc sentiu alguma diferença? vale o investimento?
outra coisa, tem como mandar o código? e, desculpe a indiscrição, quanto ficou a brincadeira do K&N?
valeu
abs
Sem Loção
19/10/2011, 23:35
opa Sem Loção,
bãozinn??
deixa eu te perguntar...vi na sua assinatura, que vc ta usando K&N...vc sentiu alguma diferença? vale o investimento?
outra coisa, tem como mandar o código? e, desculpe a indiscrição, quanto ficou a brincadeira do K&N?
valeu
abs
E aí, patto, bão?
Te respondo por MP...
abs!
E aí, patto, bão?
Te respondo por MP...
abs!
valeu, obrigado pelos esclarecimentos
abs
edvarciriaco
20/10/2011, 01:14
Boa noite Sem Loção e amigos
Desculpa me meter na proza ....
to no meu primeiro 4x4....TR4 07/08 que pelo visto nunca entrou numa trilha
Seguinte......a danada ta com um barulho chato em baixo, um tal de "TLOC TLOC" quando passo em piso irregular do tipo costela de vaca....mesmo em asfalto, mesmo se passar meio rapido numa lombada, parece coisa grande batendo....do tipo coisa meio fora do lugar.
com o carro mais pesado o barulho fica mais frequente em qualquer ondulação no piso.
ja levei em varios lugares pra ver mas ninguem achou nada...buchas ok...cochins ok....batentes e amortecedores ok....molas ok...
Ajuda ai gente.....mor de Deus....não to afim de morrer na Mit :discordo:
Abraços a todos
Edi
Fernando Massad
20/10/2011, 09:34
Boa noite Sem Loção e amigos
Desculpa me meter na proza ....
to no meu primeiro 4x4....TR4 07/08 que pelo visto nunca entrou numa trilha
Seguinte......a danada ta com um barulho chato em baixo, um tal de "TLOC TLOC" quando passo em piso irregular do tipo costela de vaca....mesmo em asfalto, mesmo se passar meio rapido numa lombada, parece coisa grande batendo....do tipo coisa meio fora do lugar.
com o carro mais pesado o barulho fica mais frequente em qualquer ondulação no piso.
ja levei em varios lugares pra ver mas ninguem achou nada...buchas ok...cochins ok....batentes e amortecedores ok....molas ok...
Ajuda ai gente.....mor de Deus....não to afim de morrer na Mit :discordo:
Abraços a todos
Edi
Pode ser descarga com suporte solto ou quebrado....já conferiu?
edvarciriaco
20/10/2011, 18:38
Ja verifiquei sim Fernando
Hoje levei pra fazer alinhamento e balanceamento e acabei pedindo pra dar uma olhada....demos uma volta, foi verificado tudo por baixo, os amortecedores trazeiros sao novos foi verificado os coxins e finalmente ele apontou que o problema esta nas buchas do tensor trazeiro.
Será que procede essa informação....?
Como não são especialistas no assunto é apenas um centro automotivo que faz alinhamento/balanceamento/amortecedores e pneus fico meio na dúvida.
Mas vou checar com mais calma
Se alguem tiver alguma sugestão de problemas semelhante me avise, por favor
Abraços
Edi
edvarciriaco
20/10/2011, 20:41
segue foto da referida bucha do tensor trazeiro
seque é procede a informação de que trocando-a resolveria o problema do barulho chato
Abraços
Edi
Sem Loção
22/10/2011, 00:14
segue foto da referida bucha do tensor trazeiro
seque é procede a informação de que trocando-a resolveria o problema do barulho chato
Abraços
Edi
Edi,
e aí, trocou as buchas? Na teoria, por ser uma peça de solicitação quando há piso irregular ou algum obstáculo que cause o movimento de "pêndulo" desta peça, pode sim causar barulho....
A minha acabou de voltar dos fia-duma-égua da concessionária :evil: e como eu fui lá dentro da oficina com eles levantar o carro, MOSTREI de onde vinha o vazamento. Desnecessário dizer que na primeira vez, eu DISSE que a tampa do diferencial dianteiro tava vazando. Mas como eu não MOSTREI, acho que eles "esqueceram" :freaking:... agora não teve jeito.... trocaram a vedação/selante e vamos ver... :putz: claro que não cobraram... senão the snake was going to smoke...
Sem Loção
22/10/2011, 19:43
só uma oFF...
esse câmbio da TR4 é o que há....:euforico:
vindo pro plantão sabadão de manhã, chuvinha fina na BR, a caminho de Betim, a pista um sabão engraxado.... tudo quanto é domingueiro na pista se c@g@ando pra andar a mais de 60km/h.... não tem nada igual a vc engatar o 4x4Hi e ir-se embora (COM segurança).... :cool:
edvarciriaco
23/10/2011, 20:20
Então Sem Loção ainda não troquei, não to podendo ficar sem o carro nestes dias, mas assim que trocar posto aqui o resultado
Abs
Edi
Lewis Sw4
26/10/2011, 20:58
galera ,
sera que voces podem me dar uma forca ?
quando viro a direcao da pajero Tr4 da patroa com o carro parado , o giro do motor sobe .
gostaria de saber , se o mesmo acontece no carro de voces ?
obrigado desde ja .
Lewis Sw4
27/10/2011, 07:44
eai galera ,
o giro do motor sobe um pouco quando a direcao e estercada com o carro parado ?
abraco
Sem Loção
27/10/2011, 11:35
eai galera ,
o giro do motor sobe um pouco quando a direcao e estercada com o carro parado ?
abraco
Opa, Lewis, bão?
da minha sobe, pouco mas sobe...
quando vc esterça o volante sobre o piso, parado, vc solicita o funcionamento da bomba da direção hidráulia, que acaba "roubando" potência do motor, pois a resistência é grande (carro parado) e a rotação está baixa (ponto morto)... assim, pra compensar, o sistema de alimentação "enche" um pouco mais o motor, aumentando a rotação...pelo menos penso que seja esse o mecanismo, semelhante ao que acontece quando liga-se o AC do carro...
[ ]s
daniel (SL)
edvarciriaco
27/10/2011, 18:22
a minha também faz a mesma coisa....é normal, exatamente como o Sem Loção descreveu
Abraços
Edi
Lewis Sw4
27/10/2011, 20:57
obrigado a todos !!!
abraco
edvarciriaco
28/10/2011, 17:17
Boa tarde a todos
Fui atras das buchas do tensor trazeiro da minha TR4, já começa que não existe essa "M3RDA" no paralelo, procurei em varias autopeças e não encontrei, então liguei pra MitRoubo........não acreditei......R$ 99,56 cada borrachinha daquela......ou seja tô Fu..... né...
Vou dar mais uma procurada fora, se não achar vou ter que ir na Mit com as mãos pro alto pra ser assaltado mesmo....fazer o que.....
Se alguem souber de algum lugar em SP que venda a tal bucha, por favor me avise
Abraços
Edi
sebcarlos
31/10/2011, 15:07
Opa, Lewis, bão?
da minha sobe, pouco mas sobe...
quando vc esterça o volante sobre o piso, parado, vc solicita o funcionamento da bomba da direção hidráulia, que acaba "roubando" potência do motor, pois a resistência é grande (carro parado) e a rotação está baixa (ponto morto)... assim, pra compensar, o sistema de alimentação "enche" um pouco mais o motor, aumentando a rotação...pelo menos penso que seja esse o mecanismo, semelhante ao que acontece quando liga-se o AC do carro...
[ ]s
daniel (SL)
Ola, na minha comcou a aparecer um chiado quando giro a diracao ao extremo e a mesma fica pesada, so que quado desligo o ar desaparece o barulho!!! que "bicho" pode ser?
Abraco!
Sem Loção
31/10/2011, 15:53
Boa tarde a todos
Fui atras das buchas do tensor trazeiro da minha TR4, já começa que não existe essa "M3RDA" no paralelo, procurei em varias autopeças e não encontrei, então liguei pra MitRoubo........não acreditei......R$ 99,56 cada borrachinha daquela......ou seja tô Fu..... né...
Vou dar mais uma procurada fora, se não achar vou ter que ir na Mit com as mãos pro alto pra ser assaltado mesmo....fazer o que.....
Se alguem souber de algum lugar em SP que venda a tal bucha, por favor me avise
Abraços
Edi
Edi, já tentou na Miltfort? Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltfort.com.br)
Sem Loção
31/10/2011, 16:01
Ola, na minha comcou a aparecer um chiado quando giro a diracao ao extremo e a mesma fica pesada, so que quado desligo o ar desaparece o barulho!!! que "bicho" pode ser?
Abraco!
Olá, amigo...
como está o nível de fluido do reservatório da DH? Que cor está? ...este líquido geralmente é avermelhado e parecido com óleo na sua densidade...
a correia da bomba da DH não está gasta?
[ ]s
edvarciriaco
02/11/2011, 14:48
boa tarde a todos
Me disseram para colocar buchas de poliuretano nos braços traseiros
o que vocês acham....?
é bom....?
alguém ja utilizou...?
tem melhor durabilidade...?
abraço
Edi
boa tarde a todos
Me disseram para colocar buchas de poliuretano nos braços traseiros
o que vocês acham....?
é bom....?
alguém ja utilizou...?
tem melhor durabilidade...?
abraço
Edi
Apesar de não ter um TR4... mas já usar bucha de poliuretano...
o problema é o barulho, pois são mais duras e secas que as de borracha.
Para minimizar o barulho o pessoal cola spray, graxa... de tudo quanto é tipo, mas nunca fica igual as originais.
edvarciriaco
03/11/2011, 18:58
RuanCV
Obrigado pela informação.....acho que vou ver se acho as originais mesmo....
valeu
edvarciriaco
03/11/2011, 19:25
Sem loção, obrigado pela dica da Miltfort....liguei...mas também nao tem as buchas....encontrei um cara no mercadolivre que tem e acho que vou pegar com ele mesmo, sinceramente muito mais barato que a mitroubo....R$ 35 reais cada uma.:euforico::euforico::euforico:
Cara, vi suas fotos....muito loucas heim....parabens
Obrigado pela força galera.....
Depois que trocar as buchas posto aqui o resultado.
Abraço
Edi
edvarciriaco
04/11/2011, 22:00
Boa noite
As buchas do braço inferior traseiro foram trocas hoje a tarde, ficou zerada, nada de barulhos.:euforico::euforico::euforico:
Acabei encontrando aqui no carrão, proximo de onde moro, uma loja pequena que tem tudo quanto é tipo de borrachas pra todo tipo de veículo (buchas, mangueiras, etc), paguei R$ 43 reais cada uma, mas foi melhor do que pegar as outras de R$ 35 que era la em osasco, longe pra carai....kkkkk....e muito melhor do que pagar R$ 99,56 na mit...:discordo:
Sinceramente heim.....o mecânico sofreu pra tirar a buchas antigas...:parede::parede::parede:
Galera, valeu pelas força.....:drunk:
olhem o estado das buchas antigas que causavam um barulho chato pacas....
Abraço a todos
Edi
Sem Loção
07/11/2011, 19:56
Boa noite
As buchas do braço inferior traseiro foram trocas hoje a tarde, ficou zerada, nada de barulhos.:euforico::euforico::euforico:
Acabei encontrando aqui no carrão, proximo de onde moro, uma loja pequena que tem tudo quanto é tipo de borrachas pra todo tipo de veículo (buchas, mangueiras, etc), paguei R$ 43 reais cada uma, mas foi melhor do que pegar as outras de R$ 35 que era la em osasco, longe pra carai....kkkkk....e muito melhor do que pagar R$ 99,56 na mit...:discordo:
Sinceramente heim.....o mecânico sofreu pra tirar a buchas antigas...:parede::parede::parede:
Galera, valeu pelas força.....:drunk:
olhem o estado das buchas antigas que causavam um barulho chato pacas....
Abraço a todos
Edi
Buchas? Que buchas? Hehehehehe....... isso aí deixou de ser bucha há muito tempo...
Fico feliz que tenha resolvido..... sou muito enjoado com "barulhinhos" na VTR também... na última trilha eu gravei um vídeo em que a gente tava subindo uma ladeira que parecia uma escadaria de pedra, tudo solto, ou seja, não tinha como não fazer aquela barulheira... no meio dos barulhos "normais" ouvi alguma coisa batendo (no final era um cabo de guarda-chuva solto..KKKK) e a câmera pegou eu perguntando que raio de barulho era aquele, e a patroa dando maior esporrro, que não tinha cabimento eu ficar procurando barulhinho NO MEIO da trilha,......KKKKKK
abs!
rafaelclima
08/11/2011, 11:01
Amigos... Fui em 3 mecanicos e o roncado do meu carro provém realmente do diferencial... Estou com um medo danado de abrir o bixo hehehe Um deles me disse que eu experimentasse trocar o oléo do diferencial e colocar Molykote, que melhorava a ajustar folgas que podem estar ocorrendo, dizendo que em muitos casos diminui ou até acaba o ronco.. O que acham ? Alguem ja usou molykote e sabe como funciona ? abraço
alexvale2001
08/11/2011, 11:56
Amigos... Fui em 3 mecanicos e o roncado do meu carro provém realmente do diferencial... Estou com um medo danado de abrir o bixo hehehe Um deles me disse que eu experimentasse trocar o oléo do diferencial e colocar Molykote, que melhorava a ajustar folgas que podem estar ocorrendo, dizendo que em muitos casos diminui ou até acaba o ronco.. O que acham ? Alguem ja usou molykote e sabe como funciona ? abraço
IMHO, abre logo. Melhor descobrir agora do que só abrir quando já estiver pior. O prejuizo $$$ pode ser menor.
inte...
molycote ( e qualquer outro produto similar) nao vai fazer milagre e consertar as peças defeituosas.. se o diferencial está roncando é pq tem folga / desgaste excessivo nos rolamentos ou dentes da coroa/pinhao... o maximo que o molycote vai fazer é "abafar" o ronco, mas o problema continuará e com tendencia a só piorar... até que se ouça um TRREEEEECCCKKKK..
DouglasMac
08/11/2011, 22:35
Rapaziada...olá!!
Com licença pra pitacos...
Molykote é marca e tem vários produtos a base de Bissulfeto de Molibdênio (MoS2), dentre eles Pasta G, Graxa BR2, aditivos, lubrificantes e descarbonizadores. Impressionante a qualidade e poder.
É usado até mesmo para assentar engrenagem novas e principalmente helicoidais...mas, o Fabil tá certo, tem de abrir e ver o que é e porque começou o "ronco".
Usá-lo após o estrago só em banca para assentamento.
Uso a anos e recomendo a todos em caixas, diferenciais, motores, rolamentos e etc...
Abraço!:)
edvarciriaco
17/11/2011, 00:17
Pô Sem Loção, cabo de guarda chuva é sacanagem né, a gente faz o maior esforço pra deixar a VTR ajeitada e acaba traído por um cabo de guarda chuva......kkkkkk
Eu também sou chato com barulhos, gosto de tudo funcionando, tudo OK.......agora tô incomodado com o "NHEC NHEC" que o tampão de bagagem do porta-malas ta fazendo, oh lasqueira....cada hora é uma coisa.....:parede::parede:
vou ver e troco as borrachas de sustentação...quem sabe melhora..:???::???:
Abraço
Edi
Sem Loção
31/12/2011, 11:52
e aí, Álvaro
abriu o diferencial? resolveu o "pobrema"?
Armindo Neto
03/01/2012, 19:39
:eek:pessoal o que necessario fazer no carro antes de uma longa viagem ou ate antes de uma expediçao?
FabioTr4
04/01/2012, 10:20
abraço!
Olá Sem Loção,
Voltei lá para novembro pra te perguntar depois destes meses: Vc sentiu diferença no câmbio? Pergunto pq fiz o mesmo q vc e troquei óleo na Concessionária e o meu passou a reclamar de temperatura. Confere?
[s]
Sem Loção
04/01/2012, 10:37
Olá Sem Loção,
Voltei lá para novembro pra te perguntar depois destes meses: Vc sentiu diferença no câmbio? Pergunto pq fiz o mesmo q vc e troquei óleo na Concessionária e o meu passou a reclamar de temperatura. Confere?
[s]
Opa!!!
Confere não....
Aliás, depois que troquei o óleo da transmissão e CT me parece que os engates ficaram mais precisos.... Nunca esquentou não....
Geralmente quando esquenta é por que o óleo está baixo ou a câmbio tá sendo muito solicitado,por exemplo, quandouma vez o mané rôya aqui teimou em ficar no "D" numa trilha leve, e o câmbio ficou doidim doidim entre "L" e "2".. depois que ele começoi a piscar, parei, deixei esfriar, e fui na mão mesmo, trocando entre "L" e "2", e desde então sempre faço isso na trilha, NUNCA deixo em "D", e nunca mais esquentou....
Se tá na garantia ainda, volta na concessionária e roda a baiana... tem alguma coisa errada, nem que seja um simples sensor que eles montaram errado, sei lá...
abraço e boa sorte!
Sem Loção
04/01/2012, 10:51
:eek:pessoal o que necessario fazer no carro antes de uma longa viagem ou ate antes de uma expediçao?
Uai, sô,depende se é viagem (ou seja, vai rodar por asfalto, sempre perto da "civilização") ou se é expedição...
Pra viagens longas, eu fico satisfeito com checar a suspensão senão tem nada estourado, óleos e filtros trocados ou pelo menos novos (que não vão vencer NO MEIO da viagem), alinhamento e balanceamento OK, pneus e freios nem se fala, é obrigatório tudo em cima ... o resto que não seja item de segurança primária,vc consegue se arrumar se não estiver longe da "civilização", hehehe
agora pra expedição o buraco é mais em baixo.... tem um tópico em outro fórum que mostra a praparação de uma TR4 pra uma expedição transamazônica.... foi desde lift, pneus, guincho e proteçoes até retirada de bancos, mais pneus sobressalentes, isolamento plástico da central elétrica que fica em baixo do banco... ficou show!! Se quiser me manda uma MP que te passo o link.... acho que não pode postar link de outro fórum aqui... abraço!
FabioTr4
04/01/2012, 21:21
Opa!!!
Confere não....
Aliás, depois que troquei o óleo da transmissão e CT me parece que os engates ficaram mais precisos.... Nunca esquentou não....
Geralmente quando esquenta é por que o óleo está baixo ou a câmbio tá sendo muito solicitado,por exemplo, quandouma vez o mané rôya aqui teimou em ficar no "D" numa trilha leve, e o câmbio ficou doidim doidim entre "L" e "2".. depois que ele começoi a piscar, parei, deixei esfriar, e fui na mão mesmo, trocando entre "L" e "2", e desde então sempre faço isso na trilha, NUNCA deixo em "D", e nunca mais esquentou....
Se tá na garantia ainda, volta na concessionária e roda a baiana... tem alguma coisa errada, nem que seja um simples sensor que eles montaram errado, sei lá...
abraço e boa sorte!
Ok! Tks pela dica.
Semana passada esquentou em duas oportunidades (vai-e-volta) na serra de Visconde de Mauá... Lembrando: serrinha boba de asfalto e curvas. Nada complicado, mas tem de parar (ok... adiei até chegar a cidade na descida poupando o câmbio-tá não devia...) abrir o capô olhar pros lados inútil... é um saco!
Acredito que da primeira vez fiz no "D" mas na segunda para o mesmo trecho fiquei na segunda o tempo todo...sempre rapidinho...pisando forte. Vc me alertou. Verificarei o nível.
Antes da troca (óleo velho) era muuuuuuuuuuuuuuuuuito raro e só em trilha calorenta.
abraços,
carlos.asj
05/01/2012, 10:49
Sem loção, tudo bom?
Pode me mandar uma mensagem privada? Queria perguntar um feedback sobre uma mudança que você fez na TR4.
Abssss
Sem Loção
05/01/2012, 16:39
Sem loção, tudo bom?
Pode me mandar uma mensagem privada? Queria perguntar um feedback sobre uma mudança que você fez na TR4.
Abssss
acho que não consigo te mandar uma msg talvez pelo seu baixo no. de posts....
me manda um email que te respondo...
dmielpo(@)hotmail.com
abraço!
Sem Loção
15/01/2012, 15:15
quem ja trocou o filtro de combustivel da tr4 a gasolina ?
Tocando no assunto....
Quais os sintomas de que tenho que trocar o filtro?
Pois no meu modesto entendimento, se tiver obstruído, vai haver fornecimento de combustível entrecortado, e portanto, o motor vai falhar. Como alguns sabem, o fiultro de combustível das tr4 GASOLINA fica DENTRO DO TANQUE, e custa a bagatela de R$ 400,00, fora a mão de obra...
A minha deve ter trocado, na melhor das hipóteses, que eu duvido muito, numa das revisões programadas que o antigo dono fez.... duvido....
Mas o motor não tá engasgando..
Minha dúvida:
1. Morro nos 400 reals e troco esta bagaça ou
2. É possível fazer uma interposição do filtro da TR4 flex, que fica fora do tanque e custa uns 40 reals, e deixar o filtro velho lá quieto? Tem algum problema?
edvarciriaco
17/01/2012, 19:53
boa noite a todos
Pessoal fiquei com a pulga atras da orelha, vê se alguém pode esclarecer.
Ouvi um boato de que carros com airbag não pode ser feito a conhecida "chupeta" na bateria em caso de bateria arriada ou descarregada, pois o AirBag dispara......:shock::shock::shock:
Isso seria possível mesmo....? :semideia:semideia:semideia
Também ocorre com a TR4...? :?::?::?::?:
Abraço a todos
Edvar
Sem Loção
17/01/2012, 23:03
boa noite a todos
Pessoal fiquei com a pulga atras da orelha, vê se alguém pode esclarecer.
Ouvi um boato de que carros com airbag não pode ser feito a conhecida "chupeta" na bateria em caso de bateria arriada ou descarregada, pois o AirBag dispara......:shock::shock::shock:
Isso seria possível mesmo....? :semideia:semideia:semideia
Também ocorre com a TR4...? :?::?::?::?:
Abraço a todos
Edvar
Pode carcá fumo tranquilo (como se diz aqui nas Gerais...) já tive que fazer a tal "chupeta" (Ui) nas duas, tanto a 2006 quanto a 2011, ambas com AirBAg, e não deu problema nenhum....
Armindo Neto
18/01/2012, 09:15
sem loçao sua tr4 tem lift?
Sem Loção
18/01/2012, 09:42
sem loçao sua tr4 tem lift?
tem AINDA não.... tô arranjando $tempo$ porque quero fazer com amortecedores da offshox...
Armindo Neto
19/01/2012, 16:57
cara com amortecedores off shox vai ficar show!
Sem Loção
19/01/2012, 17:05
cara com amortecedores off shox vai ficar show!
;)
esse FDS vou por minha VTR numa trilha mais pesada.... memso sem o lift... vamos ver no que dá....
tava com dó de arranhar a lataria..... aí no FDS passado, estacionando no hospital pra chegar no plantão, dei uma poooooota amassada no paralama esquerdo, numa pilastra... agora vou riscar mais um tiquim, pra mandar fazer de uma vez a funilaria...hehehe
ErtonSilva
19/01/2012, 17:07
onde? onde? onde?
;)
esse FDS vou por minha VTR numa trilha mais pesada.... memso sem o lift... vamos ver no que dá....
Armindo Neto
19/01/2012, 17:12
;)
tava com dó de arranhar a lataria..... aí no FDS passado, estacionando no hospital pra chegar no plantão, dei uma poooooota amassada no paralama esquerdo, numa pilastra... agora vou riscar mais um tiquim, pra mandar fazer de uma vez a funilaria...hehehe
quais pneus vc usa na trilha pesada? , vc ja fez trilha pesada antes ?
vc mora em minas ne?
Sem Loção
19/01/2012, 17:15
onde? onde? onde?
Simbora com a gente rôya!!!....
vamos pra Crateras e Carrapato e mais um lugar aí que eu não sei..... pra TR4 é pesada, que eu saiba.... o Massad rôya mor tá puxando a lista lá no "outro lado"
Sem Loção
19/01/2012, 17:22
quais pneus vc usa na trilha pesada? , vc ja fez trilha pesada?
vc mora em minas ne?
Mindo, eu não costumo fazer "trilha pesada" no sentido que se usa neste fórum, onde só vai com carro preparado, bloqueio, guincho e pneu > 31".....hehehehe.... é que esse lugar que nós vamos aqui perto de BH, EU considero "pesado", para a minha viatura bem comportadinha...hehehehe
vou atolar lá com meus pneus AT Toyo mesmo... já falei pro povo levar as cintas....
MAS, como eu sempre falo, já também passei com essa configuração em muito lugar cabuloso.....para uma viatura "bem comportada", claro...
abs....
Armindo Neto
19/01/2012, 17:32
Mindo, eu não costumo fazer "trilha pesada" no sentido que se usa neste fórum, onde só vai com carro preparado, bloqueio, guincho e pneu > 31".....hehehehe.... é que esse lugar que nós vamos aqui perto de BH, EU considero "pesado", para a minha viatura bem comportadinha...hehehehe
vou atolar lá com meus pneus AT Toyo mesmo... já falei pro povo levar as cintas....
MAS, como eu sempre falo, já também passei com essa configuração em muito lugar cabuloso.....para uma viatura "bem comportada", claro...
abs....
minas tem trilhas leves passeios? onde vc vai tem lama ou so erosao? sua tr4 so tem pneus toyo ou tem mais alguma coisas?
Sem Loção
19/01/2012, 17:59
minas tem trilhas leves passeios? onde vc vai tem lama ou so erosao? sua tr4 so tem pneus toyo ou tem mais alguma coisas?
Mindo, aqui em Minas, especialmente BH e arredores tem pra todos os gostos.... passeião leve que até 4x2 vai, trilha leve (que o povo chama também de passeião, hehehe) que qualquer 4x4 com reduzida vai, trilha com mais erosão, trilha com mais lama (quando chove), trilhas bem pesadas que vai só viatura preparada.... enfim, dá pra se divertir um bocado.....
Nosso único inconveniente aqui é que de vez em quando a gente tem que trabalhar entre as trilhas.... hehehhehe
Geralmente onde eu vou (já fui algumas vezes)... Sete Rios (na seca vai qualquer 4x4 vai, na chuva só com snorkel) que é uma trilha onde atravessamos 7 cursos dágua com o carro, e chegamos num vilarejo que tem um restaurante muito bom (cristina)... tùneis, praticamente dentro da cidade.... na seca também é só erosão, na chuva fica mais enlameado.... é caminho para várias trilhas na região... crateras da lua, que geralmente é muita erosão.... Morro Vermelho, que é bem passeião com alguns pontos legais de brincar com 4x4, Lavras Novas, e assim vai...o bom é que o povo é animado e te dá todo o apoio, sempre vai em grupo grande...
as única coisas que fiz na minha viatura foram os pneus Toyo AT, as proteções inferiores de cárter e CT (imprescindíveis!), triar os para barros que quebram na primeira trilha, e colocar um filtro K&N (só pela praticidade de ser lavável).... ela tá bem mansa ainda...
Armindo Neto
19/01/2012, 18:14
Mindo, aqui em Minas, especialmente BH e arredores tem pra todos os gostos.... passeião leve que até 4x2 vai, trilha leve (que o povo chama também de passeião, hehehe) que qualquer 4x4 com reduzida vai, trilha com mais erosão, trilha com mais lama (quando chove), trilhas bem pesadas que vai só viatura preparada.... enfim, dá pra se divertir um bocado.....
Nosso único inconveniente aqui é que de vez em quando a gente tem que trabalhar entre as trilhas.... hehehhehe
Geralmente onde eu vou (já fui algumas vezes)... Sete Rios (na seca vai qualquer 4x4 vai, na chuva só com snorkel) que é uma trilha onde atravessamos 7 cursos dágua com o carro, e chegamos num vilarejo que tem um restaurante muito bom (cristina)... tùneis, praticamente dentro da cidade.... na seca também é só erosão, na chuva fica mais enlameado.... é caminho para várias trilhas na região... crateras da lua, que geralmente é muita erosão.... Morro Vermelho, que é bem passeião com alguns pontos legais de brincar com 4x4, Lavras Novas, e assim vai...o bom é que o povo é animado e te dá todo o apoio, sempre vai em grupo grande...
as única coisas que fiz na minha viatura foram os pneus Toyo AT, as proteções inferiores de cárter e CT (imprescindíveis!), triar os para barros que quebram na primeira trilha, e colocar um filtro K&N (só pela praticidade de ser lavável).... ela tá bem mansa ainda...
sao loureço tem trilha leves(passeios)?
Sem Loção
19/01/2012, 20:18
sao loureço tem trilha leves(passeios)?
Cara, não sei... nunca rodei por lá... se não em engano é sul de MG?...
Armindo Neto
19/01/2012, 21:43
Cara, não sei... nunca rodei por lá... se não em engano é sul de MG?...
sudeste
vc conheçe ouro preto?
Armindo Neto
21/01/2012, 20:36
boa noite a tr4 hoje apresentou um barulho na parte de tras e agora ela mesmo em ponto morto, engrossou o barulho original do motor:( estou ficando preocupado .....
o que eu acho que pode ser:
*algum rolamento
*cano de descarga
o que voces acham que pode ser????????
abraço :bye:
Armindo
Sem Loção
25/01/2012, 11:11
boa noite a tr4 hoje apresentou um barulho na parte de tras e agora ela mesmo em ponto morto, engrossou o barulho original do motor:( estou ficando preocupado .....
o que eu acho que pode ser:
*algum rolamento
*cano de descarga
o que voces acham que pode ser????????
abraço :bye:
Armindo
Armindo, escape furado pode mudar o timbre do barulho do motor, e às vezes pode-se sentir uma ruído de escape de ar, tipo sopro.... se quebrou algum suporte da descarga, geralmente o barulho é de lata solta, batendo na carroceria ou no chão...
Sem Loção
25/01/2012, 11:13
Tocando no assunto....
Quais os sintomas de que tenho que trocar o filtro?
Pois no meu modesto entendimento, se tiver obstruído, vai haver fornecimento de combustível entrecortado, e portanto, o motor vai falhar. Como alguns sabem, o fiultro de combustível das tr4 GASOLINA fica DENTRO DO TANQUE, e custa a bagatela de R$ 400,00, fora a mão de obra...
A minha deve ter trocado, na melhor das hipóteses, que eu duvido muito, numa das revisões programadas que o antigo dono fez.... duvido....
Mas o motor não tá engasgando..
Minha dúvida:
1. Morro nos 400 reals e troco esta bagaça ou
2. É possível fazer uma interposição do filtro da TR4 flex, que fica fora do tanque e custa uns 40 reals, e deixar o filtro velho lá quieto? Tem algum problema?
Ideías??
Ninguém passou por isso??
Lucas Nassif
25/01/2012, 13:50
Ideías??
Ninguém passou por isso??
Ow roinha, como você pegou sua pajernicinha usada, compensa fazer uma revisão daquelas (troca de todos os óleos e filtros). Vai saber quando o ex dono fez isso..
O carro não precisa engasgar pra mostrar pro dono que o filtro de comb. tá ruim, quando o filtro começa a ficar saturado carro perde um pouco o rendimento (se o cara não for muito "sensível" ele nem percebe essa queda de desempenho, ainda mais com cambio AT), sem contar que o consumo aumenta um pouco.
Eu trocaria esse filtro aí e seguia o plano de manutenção da mit pras próximas trocas. Aliás, a mit recomenda trocar esse filtro de quanto em quantos kms?
[]`s e vamo roiá!
Sem Loção
25/01/2012, 15:01
Ow roinha, como você pegou sua pajernicinha usada, compensa fazer uma revisão daquelas (troca de todos os óleos e filtros). Vai saber quando o ex dono fez isso..
O carro não precisa engasgar pra mostrar pro dono que o filtro de comb. tá ruim, quando o filtro começa a ficar saturado carro perde um pouco o rendimento (se o cara não for muito "sensível" ele nem percebe essa queda de desempenho, ainda mais com cambio AT), sem contar que o consumo aumenta um pouco.
Eu trocaria esse filtro aí e seguia o plano de manutenção da mit pras próximas trocas. Aliás, a mit recomenda trocar esse filtro de quanto em quantos kms?
[]`s e vamo roiá!
Sugiro ao Sr Rôya Nassif LER TODO O TÓPICO antes de postar....:discordo: KKKKKKKKKKKKKK.....
Véi... e troquei tudo quanto é filtro e óleo assim que peguei a Engraçadinha.... inclusive to pagando até hoje a troca do óleo do câmbio AT/CT e diferenciais :freaking:..... dei uma baita limpeza na radiador..... sou um jipeiro prendado, sô...:torcendo:
O único que não troquei foi o de combustível, justamente por custar 400 pilas e ficar dentro do tanque.... era isso que eu queria saber... ele pode estar ruim, sem necessariamente estar obstruindo a saído da gasolina, certto? Pois então vou ter que morrer numa troca....
correias e etc foi trocado nas revisões programadas, discos estavam empenados e eu troquei, estão zerados e com pastilhas novas...
simbora roiar!!!
abraço!
Lucas Nassif
25/01/2012, 15:17
Véi... e troquei tudo quanto é filtro e óleo assim que peguei a Engraçadinha....
O único que não troquei foi o de combustível, justamente por custar 400 pilas e ficar dentro do tanque....
O ex dono devia pensar quiném você! :odedo:
[]`s e troca logo essa bagaça senão vai fudê tudo!
Sem Loção
25/01/2012, 15:24
O ex dono devia pensar quiném você! :odedo:
Num é que tem lógica.....de vez em quando até acho que tu dá pra um bom mecânico.. :odedo: :odedo:
Lewis Sw4
25/01/2012, 16:07
galera ,
vou explicar o grande problema de nao trocar o filtro de combustivel :
com o filtro obstruido , a bomba de combustivel tem que fazer mais forca para mandar combustivel pro motor e isso a longo prazo , comprometi vida util da bomba .
a Tr4 de casa esta com 44.000km e ainda nao trocou o filtro de combustivel .
abraco
Lucas Nassif
25/01/2012, 16:26
..de vez em quando até acho que tu dá pra um bom mecânico.. :odedo: :odedo:
Nunca serão! :twisted:
Sem Loção
25/01/2012, 16:50
galera ,
vou explicar o grande problema de nao trocar o filtro de combustivel :
com o filtro obstruido , a bomba de combustivel tem que fazer mais forca para mandar combustivel pro motor e isso a longo prazo , comprometi vida util da bomba .
a Tr4 de casa esta com 44.000km e ainda nao trocou o filtro de combustivel .
abraco
Obrigado, Lewis :palmas:
Fuçando mais por aqui descobri que o filtro é da marca WEGA cód JFC 504, parece que custa bem mais barato se não tiver o emblema MIT na caixa... :freaking:
só que pelo menos na net não estou conseguindo achar... :?
edvarciriaco
31/01/2012, 08:59
Pode carcá fumo tranquilo (como se diz aqui nas Gerais...) já tive que fazer a tal "chupeta" (Ui) nas duas, tanto a 2006 quanto a 2011, ambas com AirBAg, e não deu problema nenhum....
valeu sem loção.....bom saber pois uma "chupetinha" :chorandoderir::chorandoderir:de vez enquando é preciso
abraços
Silvio-rn
04/02/2012, 14:41
Sem loção tenho uma long range tbm a minha faz 3 anos que tenho ela e nunca deu problema fiz todas revisões na mit a única coisa que troquei que naum foi na revisão foi a base da caixa de macha a única reclamação eh quando coloco peso atras ela raspa o pneu na caixa de roda traseira
Queria saber como vc fez o skidplate e o lift se poder mim manda fotos deles e o projeto porfavor. Email:silvinho_cnc@hotmail.com
Sem Loção
05/02/2012, 12:46
Sem loção tenho uma long range tbm a minha faz 3 anos que tenho ela e nunca deu problema fiz todas revisões na mit a única coisa que troquei que naum foi na revisão foi a base da caixa de macha a única reclamação eh quando coloco peso atras ela raspa o pneu na caixa de roda traseira
Queria saber como vc fez o skidplate e o lift se poder mim manda fotos deles e o projeto porfavor. Email:silvinho_cnc@hotmail.com
Olá, Silvio...
o skid plate eu coloquei com o Octávio da ROAD TECH, anunciante aqui no fórum.... é da melhor qualidade e já macetei muito, sem qualquer problema...
Lift ainda não fiz, tô programando pra fazer em breve com amortecedores offshox...
esas fotos aqui são na oficina do Octávio, quando ele colocou as proteções na minha outra TR4 que é da patroa.... são as mesmas que eu uso hoje, eu mesmo troquei quando comprei a minha...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292551&d=1305584593
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292550&d=1305584585
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292549&d=1305584576
Armindo Neto
10/02/2012, 13:20
Boa tarde a tr4 aprensentou um barulho
quando desacelera e acelera numa velocidade de 80km/h
da tipo de um estalo tipo de um "TEK"
NA TRASEIRA o que pode ser???
*cruzeta???:(
*diferencial???:cry:
ou outra coisa???:-|
so para falar a tr4 e automatica!!
mas nao ta vindo do cambio nao!!!:-P
Sem Loção
12/02/2012, 03:57
calma.... cruzeta e diferencial é muito problema pra pouco barulho, hehehe....
primeiro dê uma olhada na suspenção, buchas, amortecedores, barra estabilizadora.... sua TR4 tem lift, pode ser alguma coisa na adaptação.... suportes do cano de descarga podem fazer barulho também.... cruzeta e diferencial eu esperaria mais um "ronco" que um estalo, nessa velocidade...
Silvio-rn
02/03/2012, 15:30
a minha tr4 fazia isso quando botava e tirava o pe rapido do acelerado fazia um barulho tipo de ferro batendo com ferro ai troquei todas as buchas da suspençao traseira e paro de fazer. sao 8 buchas + nao compre na mit so pessa la as referencias e procure no mercado livre e compare o valor com a da mit e a mao de obra da mit eh muito cara tbm.
Sem Loção
03/03/2012, 14:46
a minha tr4 fazia isso quando botava e tirava o pe rapido do acelerado fazia um barulho tipo de ferro batendo com ferro ai troquei todas as buchas da suspençao traseira e paro de fazer. sao 8 buchas + nao compre na mit so pessa la as referencias e procure no mercado livre e compare o valor com a da mit e a mao de obra da mit eh muito cara tbm.
Bem lembrado, silvio :concordo:
a quem interessar possa, acabei de trocar o filtro de combustível da viatura... fiz em casa mesmo, com a cara e a coragem.... imprimi a parte do manual de serviços, busquei nos fóruns estrangeiros principalmente do Lance evo (que compartilha muitas partes com a TR4)... comprei a peçano paralelo (mesma peça, só não tem a caixa escrito MIT)Segue o vídeo...
http://www.youtube.com/watch?v=jpITdldkTsc
antoniogeo
06/03/2012, 16:09
Bão dimais!...
Fiz o download do video aqui... quem sabe um dia animo também fazer o selviço?....rs
Inté!
Sem Loção
06/03/2012, 21:10
Bão dimais!...
Fiz o download do video aqui... quem sabe um dia animo também fazer o selviço?....rs
Inté!
Uai, mestre, é só dar um sinal de fumaça que a gente dá uma mão!....:drunk:
abraço!
Sem Loção
10/03/2012, 20:22
Calços a caminho....
Finalmente a bixinha vai começar a crescer...:cool:
Sem Loção
19/03/2012, 13:21
Checklist para transformação da "engraçadinha" na TRWyllis:
Calços: a caminho .... God Save nossos correios... tem 4 dias que estão no CEE via expressa (do lado de casa) e nada de entrega...
Amortecedores Dianteiros: na mão, comprados na CCS Via Jap, por incrível que pareça, era o melhor preço
Molas Dianteiras: a caminho
Amortecedores Traseiros da L200: na mão
Molas Traseiras da Courier: na mão
Bieletas dianteiras: na mão (esperando a montagem para calcular o comprimento da gambiarra, hehehe), ainda não sei se vou usar... vou experimentar, como o amigo Trotta sugeriu, rodar uma semana sem e ver se me acostumo. Afinal jipe alto não é pra andar rápido, é pra andar sempre...
antoniogeo
21/03/2012, 11:49
Checklist para transformação da "engraçadinha" na TRWyllis:
Calços: a caminho .... God Save nossos correios... tem 4 dias que estão no CEE via expressa (do lado de casa) e nada de entrega...
Amortecedores Dianteiros: na mão, comprados na CCS Via Jap, por incrível que pareça, era o melhor preço
Molas Dianteiras: a caminho
Amortecedores Traseiros da L200: na mão
Molas Traseiras da Courier: na mão
Bieletas dianteiras: na mão (esperando a montagem para calcular o comprimento da gambiarra, hehehe), ainda não sei se vou usar... vou experimentar, como o amigo Trotta sugeriu, rodar uma semana sem e ver se me acostumo. Afinal jipe alto não é pra andar rápido, é pra andar sempre...
Salve Jack Daniel's!!!!....
Tô acompanhando aqui... pensei também em levantar minha viatura, mas ao invés de calços (não gosto muito da idéia) ia colocar aquele kit de molas (Adams ou Ironman)... mas pro meu uso acho que não justifica... não faço trilhas pesadas, apenas leves, passeios e rallys.. vou ficar apenas nos pneus e proteções, que devo colocar até o fim do mes...
Mas to aguardando aqui, com curiosidade, como a "Engraçadinha" vai ficar!... vai postando aí!!!!
Sem Loção
21/03/2012, 18:17
Salve Jack Daniel's!!!!....
Tô acompanhando aqui... pensei também em levantar minha viatura, mas ao invés de calços (não gosto muito da idéia) ia colocar aquele kit de molas (Adams ou Ironman)... mas pro meu uso acho que não justifica... não faço trilhas pesadas, apenas leves, passeios e rallys.. vou ficar apenas nos pneus e proteções, que devo colocar até o fim do mes...
Mas to aguardando aqui, com curiosidade, como a "Engraçadinha" vai ficar!... vai postando aí!!!!
Beleza, mestre!
Optei por calços porque muita gente que faz trilha muito mais pesada que eu usa, sem grandes problemas. A conta é simples, o carro (que já é alto) vai ganhar altura, o pé direito vai perder peso....
Acho que o lift com molas deve ficar muito bom, se vc não precisar muito de curso de amortecedor, porque vai dar fim de curso (abertura) se for passar por erosão.... mas se vassuncê não vai ralar muito a sua pretinha, creio que pode ir tranquilo...
Grande abraço!
PS: Calços acabaram de chegar... Esperando as molas dianteiras....
Sem Loção
24/03/2012, 12:32
Ok, tudo na mão....
Quarta feira tô sacramentado pra fazer a viatura crescer....
Peças:
1. Par de amortecedores dianteiros originais
2. Par de molas helicoidais dianteiras originais
3. Calços dianteiros de 3" de tecnil
4. Bieletas originais (ainda.... vou andar um semana sem pra ver no que dá... se precisar, vou na serralheria aumentar as bieletas)
5. Par de amortecedores traseiros da L200 quadrada
6. Par de molas dianteiras da Courier 1.4 com ar
7. Calços traseiros de 2" de tecnil
8. Olhais do amortecedor traseiro da Kombi
337831
robertokbc
24/03/2012, 19:29
Ok, tudo na mão....
Quarta feira tô sacramentado pra fazer a viatura crescer....
Peças:
1. Par de amortecedores dianteiros originais
2. Par de molas helicoidais dianteiras originais
3. Calços dianteiros de 3" de tecnil
4. Bieletas originais (ainda.... vou andar um semana sem pra ver no que dá... se precisar, vou na serralheria aumentar as bieletas)
5. Par de amortecedores traseiros da L200 quadrada
6. Par de molas dianteiras da Courier 1.4 com ar
7. Calços traseiros de 2" de tecnil
8. Olhais do amortecedor traseiro da Kombi
337831
E aí SL, beleza?
A bieleta original custa 317,00 cada, se for cortar (não sei se é esse o caso), compre no paralelo por 30,00 e guarde as originais, vai q vc resolve voltar a viatura para altura original.
Grande abraço.
.
Sem Loção
24/03/2012, 23:24
E aí SL, beleza?
A bieleta original custa 317,00 cada, se for cortar (não sei se é esse o caso), compre no paralelo por 30,00 e guarde as originais, vai q vc resolve voltar a viatura para altura original.
Grande abraço.
.
Eu vi esse "detalhe".... :evil:
Tinha acabado de comprar na Via Jap O PAR de amortecedores dianteiros por $370,00 (na Miltfort custa mais de $400,00, fora a entrega).... aí fui bonitão lá pra comprar as bieletas...:cool: na hora que o cumpadi me disse que era esse preço CADA UMA :shock: eu desisti, pois sabia que não ia passar de $40,00 no paralelo.... ainda pedi pra ele conferir....KKKK.... o funça ainda me olha com desdém... :news-coffee: KKKK
e deve ter gente que paga por isso!!!!! PQP!!! A concessionária bota um par de bieletas no orçamento, neguim nunca ouviu falar, nem sabe o que é, e cai nessa...
Acabei comprando na SP Imports, R$ 80,00 o par...
Valeu!
Grande abraço, sumido!
So que a bieleta paralela dura 15 dias...
Sem Loção
25/03/2012, 14:49
So que a bieleta paralela dura 15 dias...
Na verdade trabalho com duas opções:
1. Andar sem bieleta e me acostumar com a viatura que vai ficar que nem joão-bobo
2. Colocar as bieletas. Na verdade vou utilizar apenas os terminais das bieletas, e vou aumentar a haste para um tamanho compatível com a diferença pós-lift.
O problema esta nos terminais rotulares. Que tem miolo de nylon de pessima qualidade. E so dar uma volta no carro parar e verificar que ja estao moles...
Sem Loção
25/03/2012, 15:31
O problema esta nos terminais rotulares. Que tem miolo de nylon de pessima qualidade. E so dar uma volta no carro parar e verificar que ja estao moles...
Entendi...
Well, se for usar as bieletas mesmo, posso mandar alongar as originais (que estão com 80.000km e funcionando) e deixar as novas (paralelo) pra quando eu resolver tirar o lift e vender a viatura... :semideia
Armindo Neto
31/03/2012, 15:04
Boa tarde a todos,
durante uma forte chuva percebi a entrada de agua na minha pajero tr4 , a entrada de agua se localiza perto do para brisa , na coluna do PQP , no lado do direito(O DO CARONA).
eu acho que e pela coluna que esta entrando agua , percebi que molhou uma pequena parte do teto
alguem ja teve esse mesmo problema com a tr4??? =(
aguardo respostas...
abraço e boas trilhas
a sua tem rack no teto? Ja vi infiltração pela fixação do rack.
Armindo Neto
31/03/2012, 17:10
tem sim , sera que e pelas longarinas?
Armindo Neto
31/03/2012, 18:06
Mas a minha a foi fixada sem furar o teto....
Sem Loção
31/03/2012, 18:50
Boa tarde a todos,
durante uma forte chuva percebi a entrada de agua na minha pajero tr4 , a entrada de agua se localiza perto do para brisa , na coluna do PQP , no lado do direito(O DO CARONA).
eu acho que e pela coluna que esta entrando agua , percebi que molhou uma pequena parte do teto
alguem ja teve esse mesmo problema com a tr4??? =(
aguardo respostas...
abraço e boas trilhas
Armindo, nunca ouvi falar desse tipo de infiltração... mas checou as vedações da porta? moldura do pára-brisas?
Essa entrada fica na coluna do pára-brisas? Em cima ou perto do painel/retovisor?
Abraço!
Armindo Neto
01/04/2012, 08:07
na coluna do para-brisas , mas valeu vou checar a vedaçao
abraço
Sem Loção
02/04/2012, 18:07
na coluna do para-brisas , mas valeu vou checar a vedaçao
abraço
E aí Armindo, achou o maledeto ponto de vazamento?
Sem Loção
03/04/2012, 22:49
Lift na Engraçadinha...
ainda faltam alguns ajustes...
amanhã vou encarar um dia de meca pra arrumar o prato da mola dianteira D e tentar rebaixar o diferencial....
album das fotas...
https://picasaweb.google.com/109750859094678202653/LiftEngracadinha?authuser=0&feat=directlink
Armindo Neto
04/04/2012, 11:25
E aí Armindo, achou o maledeto ponto de vazamento?
Sem loçao, domingo eu retirei as borrachas do para-brisas (achei ate que o carro tivesse com podre na area do para-brisas , mas graças a DEUS nao tem podre pelo contrario a lataria ta otima) mas enfim coloquei tipo de um silicone quente na area do vazamento e coloquei as borrachas de volta mas nada de o vazamento sair, vou mandar retirar o para-brisas e colocar outro , e tambem vou checar as longarinas (rack de teto) pois verefiquei que pode ser la ja que as borracha foram cortadas para a colocada das longarinas .
Abraço e boas TRILHAS
Lift na Engraçadinha...
amanhã vou encarar um dia de meca pra arrumar o prato da mola dianteira D e tentar rebaixar o diferencial....
album das fotas...
https://picasaweb.google.com/109750859094678202653/LiftEngracadinha?authuser=0&feat=directlink
fala Sem Loção,
tudo em ordem??
ficou show a VTR, hein...agora faltam pisantes e bloqueio de diferencial traseiro...
se quiser comprar, to querendo tirar o kaiser locker do meu TR4...podemos fazer um escambo...hehehehe
como tenho rodado só em asfalto e alguns barrinhos de leve, num to vendo mais necessidade
se interessar...
abs
fala Sem Loção,
tudo em ordem??
ficou show a VTR, hein...agora faltam pisantes e bloqueio de diferencial traseiro...
se quiser comprar, to querendo tirar o kaiser locker do meu TR4...podemos fazer um escambo...hehehehe
como tenho rodado só em asfalto e alguns barrinhos de leve, num to vendo mais necessidade
se interessar...
abs
Vai tirar por que meu velho???
Vai tirar por que meu velho???
por 2 motivos principais...quero juntar uma grana...só o kaiser to pensando numas 1.500latinhas (um novo, instalado, são 2.5k) e porque com os pneusão que coloquei e só os barrinho que to rodando, num vejo mais necessidade...
nada que mais pra frente não coloquei de volta...
abs
Sem Loção
04/04/2012, 14:31
por 2 motivos principais...quero juntar uma grana...só o kaiser to pensando numas 1.500latinhas (um novo, instalado, são 2.5k) e porque com os pneusão que coloquei e só os barrinho que to rodando, num vejo mais necessidade...
nada que mais pra frente não coloquei de volta...
abs
Uai sô tenho interesse sim sinhô.... vou te mandar um emeiu... ;)
abraço!
Uai sô tenho interesse sim sinhô.... vou te mandar um emeiu... ;)
abraço!
então blz...bão dimais...mandae o imeiu...hehehehe e a gente prozeia e acerta este trem
abs
Sem Loção
08/04/2012, 17:32
Lift na Engraçadinha...
album das fotas...
Well, long story short...
Fiz o differencial drop (rebaixamento de diferencial) porque o ângulo de trabalho dos componentes inferiores estava exagerado... as coifas dos pivos do braço inferior já estavam vazando.... acho que vou trocar daqui a pouco, mas as homocinéticas e os terminais de direção estavam sofridos....
coloquei os calços de tecnil de 1"
https://lh4.googleusercontent.com/-Uc35uShy43M/T3yGfsspkUI/AAAAAAAAEO8/Lnx4_1TfRAY/s640/2012-04-04 09.56.30.jpg
e arrumei o prato superior do amortecedor dianteiro direito...
tudo tranquilo, mas a luz da tração 4x4 fico piscando sem parar.... ao acoplar o 4x4 a tração funciona, mas ao desacoplar, quando a luz deveria piscar até apagar, ela fica piscando....
Refiz o alinhamento e a cambagem....
E a viatura ficou outra!.... Antes a sensação (talvez pelo barulho da mola raspando devido à montagem errada do prato) era de estar de salto alto pisando em ovos.... Agora estou num mini-bigfoot...hehehe
Como foi essa montagem errada do prato??? Acho que o meu esta assim.
Sem Loção
09/04/2012, 19:40
Como foi essa montagem errada do prato??? Acho que o meu esta assim.
Caieta, os pratos de montagem das molas são excêntricos e inclinados e NÃO TEM um rebaixo que encaixe na mola, orientando a montagem correta. No meu caso, um lado foi montado corretamente (pelo menos espero...heheh) e o outro foi montado invertido...
https://lh4.googleusercontent.com/-ARkZkz9DN3c/T4NjDMgcP5I/AAAAAAAAEf0/3FiJQDLTvzw/s824/ScreenShot001.jpg
imagina o prato de cima "rodado" 180 graus.... e, vez dos pratos ficarem paralelos, o de baixo fica com a parte externa mais alta (o normal) e o de cima com a parte externa mais baixa (o contrário do normal)... a mola fica "espremida" e se deforma para fora, formando uma "barriga" que raspa na caixa de rodas...
ricardoalex
09/04/2012, 20:14
ola amigo vc colocou os tequiniu para elevar a carroceria. passa umas dicas aki. obrigado
Caieta, os pratos de montagem das molas são excêntricos e inclinados e NÃO TEM um rebaixo que encaixe na mola, orientando a montagem correta. No meu caso, um lado foi montado corretamente (pelo menos espero...heheh) e o outro foi montado invertido...
imagina o prato de cima "rodado" 180 graus.... e, vez dos pratos ficarem paralelos, o de baixo fica com a parte externa mais alta (o normal) e o de cima com a parte externa mais baixa (o contrário do normal)... a mola fica "espremida" e se deforma para fora, formando uma "barriga" que raspa na caixa de rodas...
O meu acontece exatamente isso!!! Pega o prato na caixa de roda. Como posso saber qual é a orientaçao certa da montagem????
danielgab
16/04/2012, 20:03
Bem lembrado, silvio :concordo:
a quem interessar possa, acabei de trocar o filtro de combustível da viatura... fiz em casa mesmo, com a cara e a coragem.... imprimi a parte do manual de serviços, busquei nos fóruns estrangeiros principalmente do Lance evo (que compartilha muitas partes com a TR4)... comprei a peçano paralelo (mesma peça, só não tem a caixa escrito MIT)Segue o vídeo...
http://www.youtube.com/watch?v=jpITdldkTsc
Sem Loção,
Seria possível você compartilhar o manual de serviços que conseguiu? Gosto de fazer as coisas em casa também, e teria muito interesse.
Estou com uma 09/10 e esse fds ajustei as portas na carroceria. Fui premiado com um ajuste bem porco vindo da fábrica. Até tentei fazer na garantia, mas na concessionária se recusaram a mexer nas dobradiças, que são todas parafusadas e feitas pra isso mesmo.
Valeu
Abraço
Daniel
TR4 AT
Sem Loção
16/04/2012, 21:11
Sem Loção,
Seria possível você compartilhar o manual de serviços que conseguiu? Gosto de fazer as coisas em casa também, e teria muito interesse.
Estou com uma 09/10 e esse fds ajustei as portas na carroceria. Fui premiado com um ajuste bem porco vindo da fábrica. Até tentei fazer na garantia, mas na concessionária se recusaram a mexer nas dobradiças, que são todas parafusadas e feitas pra isso mesmo.
Valeu
Abraço
Daniel
TR4 AT
Olá, Xará...
uso muito as fontes do Pajerio.com -> Resources | Pajero IO, Pinin, TR4, Community forum (http://www.pajerio.com/forums/all-things-pajero-io-aka-pinin-tr4-montero-io-etc/resources)
Tenho os Manuais de Serviço (em inglês) em duas partes:
281_ManuaisPajero_Parte01.zip - File Shared from Box - Free Online File Storage (http://www.box.com/s/1c2fa5619164e5fff1ca)
281_ManuaisPajero_Parte02.zip - File Shared from Box - Free Online File Storage (http://www.box.com/s/6ab46f08f3aaf78402b4)
Abraço!
Daniel (SL)
danielgab
16/04/2012, 21:39
Valeu Xará,
fuçando aqui no fórum achei um tópico onde um colega colocou os pdfs dos links q vc enviou:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html
Valeu
Daniel
peralles
22/04/2012, 12:01
Olá Daniel tudo bem? Eu adquiri minha TR4 a pouco mais de 1 mês e estou fazendo as verificações básicas. Você fez a checagem do óleo dos diferenciais e caixa AT na concessionária? Preciso verificar da minha TR4 mas queria saber o risco de verificar em alguma oficina.
[]s
Peralles
peralles
22/04/2012, 12:15
Fala Daniel tudo bem? Estou seguindo seu post e esta me ajudando bastante, estou fazendo as mesmas verificações em minha MIT. Alguma indicação onde consigo comprar o filtro da mesma forma que você comprou, ou seja, não depender de concessionária?
Valeu,
Peralles
Sem Loção
23/04/2012, 13:31
Fala Daniel tudo bem? Estou seguindo seu post e esta me ajudando bastante, estou fazendo as mesmas verificações em minha MIT. Alguma indicação onde consigo comprar o filtro da mesma forma que você comprou, ou seja, não depender de concessionária?
Valeu,
Peralles
Opa, conterrâneo (estudei na Unicamp...) , td tranquilo?
Bom, eu comprei aqui na Autobitts em BH...
Auto Bitts (http://autobitts.com.br/lojas.php)
lá eles te o filtro da WEGA, sendo que o original é DENSO... Well, meu mecânico fala muito mal do WEGA, mas até agora tudo bem...
HOJE, se eu fosse trocar e não tivesse pressa, pedia na Rockauto.com, lá tem de vária marcas e muito mais barato... (é o memso do Lancer EVO 2.0 motor 4G94)..
abs!
Sem Loção
23/04/2012, 13:46
Olá Daniel tudo bem? Eu adquiri minha TR4 a pouco mais de 1 mês e estou fazendo as verificações básicas. Você fez a checagem do óleo dos diferenciais e caixa AT na concessionária? Preciso verificar da minha TR4 mas queria saber o risco de verificar em alguma oficina.
[]s
Peralles
Se for oficina especializada em câmbio AT, não vejo problema... mas mecânico comum geralmente não mexe com isso não.
Na época dava diferença de R$ 150,00 entre a oficina e a concessionária, assim optei por fazer lá, mais pela 'garantia' (que é muito mais de direito do que de fato)...
abs!
peralles
10/06/2012, 14:32
Se for oficina especializada em câmbio AT, não vejo problema... mas mecânico comum geralmente não mexe com isso não.
Na época dava diferença de R$ 150,00 entre a oficina e a concessionária, assim optei por fazer lá, mais pela 'garantia' (que é muito mais de direito do que de fato)...
abs!
Vou seguir seu conselho ... vou fazer na concessionária mesmo para ter a Garantia do serviço!
Very nice buddy, thanks a lot for your help and keep posting!
marceloeolica
10/06/2012, 15:52
Amigos ja perguntei em outro topico, mas vou perguntar aqui tambem, olha comprei uma tr4 02/03 mec, estou satisfeito, não bebe o quanto me disseram, é um carro bem plantado, bom de viajar só o tanque que é pequeno, mas nada que não se resolva com um bom planejamento de viajem, mas to com um problema quando faço curva pra esquerda a uns 90 km/h treme a direção ou melhor vibra tudo, alguem teria alguma dica ou ja passou por isso. Desde já agradeço.
Sem Loção
10/06/2012, 21:07
Amigos ja perguntei em outro topico, mas vou perguntar aqui tambem, olha comprei uma tr4 02/03 mec, estou satisfeito, não bebe o quanto me disseram, é um carro bem plantado, bom de viajar só o tanque que é pequeno, mas nada que não se resolva com um bom planejamento de viajem, mas to com um problema quando faço curva pra esquerda a uns 90 km/h treme a direção ou melhor vibra tudo, alguem teria alguma dica ou ja passou por isso. Desde já agradeço.
Só quando faz curva pra esquerda??? Isto é, se vc faz uma curva igual, pra direita, na mesma velocidade, não vibra nada, nem um pouquinho?
Já checou os rolamentos das rodas, homocinéticas, terminais de direção?... não se esquecendo que numa curva para a ESQUERDA as estruturas mais sobrecarregadas são da roda DIREITA, que recebe mais peso..
marceloeolica
11/06/2012, 00:46
valew Sem Loção pelas dicas vou procurar checar esses itens que vc mencionou, olha é muito esquizito trepida tudo quando faz curva a esquerda a 90 por hora ou ou mais, vou procurar um bom mecanico e ver isso, mas antes eu tinha que ter uma noção pra não ficar vuando.
sem Loção ou ALL,
uns 10 dias mais ou menos, escutei um barulho estranho enquanto voltava pra casa...parei o carro, dei uma olhada geral e não vi nada...temperatura, alinhamento, direção blablablabla td certo
comecinho da semana passada, começou a fazer um barulhão, como se fosse pneu recapado...final de semana (feriado agora) fui viajar...peguei umas estradas de terra, usei pouco o 4x4 mas, o barulho está alto e o carro por inteiro está vibrando muito...realmente está vibrando muito e o barulho está muito, mas muito alto mesmo...
detalhe, com velocidade baixa, é difícil escutar alguma coisa, ou seja, até uns 30, 40km/h, não ouço nada...
me passou pela cabeça apenas os rolamentos que foram pro saco - pneus mto grande 245/75 (original 225/65), espaçadores de roda de 32mm etc.
segundo informações da concessionária que faço as revisões, rolamentos em TR4 são MTO difíceis de darem problema e terem de ser trocados, e, para melhorar, se tiver que trocar os traseiros, precisa trocar os semi-eixos também - R$ 1.9k para trocar os 4 rolamentos
alguém teria ideia do que pode ser este barulho???
valeu
abs
Sem Loção
11/06/2012, 19:59
sem Loção ou ALL,
uns 10 dias mais ou menos, escutei um barulho estranho enquanto voltava pra casa...parei o carro, dei uma olhada geral e não vi nada...temperatura, alinhamento, direção blablablabla td certo
comecinho da semana passada, começou a fazer um barulhão, como se fosse pneu recapado...final de semana (feriado agora) fui viajar...peguei umas estradas de terra, usei pouco o 4x4 mas, o barulho está alto e o carro por inteiro está vibrando muito...realmente está vibrando muito e o barulho está muito, mas muito alto mesmo...
detalhe, com velocidade baixa, é difícil escutar alguma coisa, ou seja, até uns 30, 40km/h, não ouço nada...
me passou pela cabeça apenas os rolamentos que foram pro saco - pneus mto grande 245/75 (original 225/65), espaçadores de roda de 32mm etc.
segundo informações da concessionária que faço as revisões, rolamentos em TR4 são MTO difíceis de darem problema e terem de ser trocados, e, para melhorar, se tiver que trocar os traseiros, precisa trocar os semi-eixos também - R$ 1.9k para trocar os 4 rolamentos
alguém teria ideia do que pode ser este barulho???
valeu
abs
O barulho é contínuo ou intermitente? É tipo um "ronco"? Faz no reto (ui) também ou só quando vira?
Dá uma dica sô... hehehe...
vibração em velocidades mais altas... pneu deformado, cardan empenado, mas como vc falou que tá aumnetando, eu ia checar rolamentos e homocinéticas... são partes que sofrem muito com pneus maiores e espaçadores...
abraço!
O barulho é contínuo ou intermitente? É tipo um "ronco"? Faz no reto (ui) também ou só quando vira?
Dá uma dica sô... hehehe...
vibração em velocidades mais altas... pneu deformado, cardan empenado, mas como vc falou que tá aumnetando, eu ia checar rolamentos e homocinéticas... são partes que sofrem muito com pneus maiores e espaçadores...
abraço!
Daniel,
é isso...ronco contínuo e "tremeção" - vibração contínua a partir de 50km/h...faz mto mais no reto, em curvas (mesmo em reta, mas virando o volante pra cá e pra lá) o barulho é mto menor...
pneu deformado, pensei nisso, fiz o rodízio recentemente, por causa do bloqueio traseiro, ora compensa, ora não compensa, um pneu pode estar milimetros maior ou menor do que outro...
cardan empena "do nada"? tipo, um dia está bom e no outro acorda de mau humor e começa a roncar??
rolamentos, foi a primeira coisa que me veio à cabeça, mas o cara da ccs disse que mto difícil ter de trocar de TR4 rolamentos...amanhã vai pra revisão de 60k e verificação do que pode estar ocorrendo...mas, queria ter ideia antes do que pode ser
valeu
abs
Sem Loção
11/06/2012, 23:20
Daniel,
é isso...ronco contínuo e "tremeção" - vibração contínua a partir de 50km/h...faz mto mais no reto, em curvas (mesmo em reta, mas virando o volante pra cá e pra lá) o barulho é mto menor...
pneu deformado, pensei nisso, fiz o rodízio recentemente, por causa do bloqueio traseiro, ora compensa, ora não compensa, um pneu pode estar milimetros maior ou menor do que outro...
cardan empena "do nada"? tipo, um dia está bom e no outro acorda de mau humor e começa a roncar??
rolamentos, foi a primeira coisa que me veio à cabeça, mas o cara da ccs disse que mto difícil ter de trocar de TR4 rolamentos...amanhã vai pra revisão de 60k e verificação do que pode estar ocorrendo...mas, queria ter ideia antes do que pode ser
valeu
abs
Cardan empena se tomar uma pancada.... parece que não foi o caso, porque foi súbito....
Coxim de câmbio pode transmitir ronco e vibração... a caixa fica "solta".... conjecturas, claro... vamos ver o que o povo da MIT fala na revisão.... tenho curiosidade de saber se eles não vão encrencar com o carro todo alterado....hehehe
Cardan empena se tomar uma pancada.... parece que não foi o caso, porque foi súbito....
Coxim de câmbio pode transmitir ronco e vibração... a caixa fica "solta".... conjecturas, claro... vamos ver o que o povo da MIT fala na revisão.... tenho curiosidade de saber se eles não vão encrencar com o carro todo alterado....hehehe
vamos ver que bicho vai dar...depois que eu souber o diagnóstico, eu posto aqui
abs
primeiro diagnóstico: peito de aço amassado
resultado: melhorou, não sarou
cenas dos próximos capítulos...
amanhã volto para trocar correias e óleos e revisar o lance do barulho
Sem Loção
13/06/2012, 11:00
primeiro diagnóstico: peito de aço amassado
resultado: melhorou, não sarou
cenas dos próximos capítulos...
amanhã volto para trocar correias e óleos e revisar o lance do barulho
Caraca isso já aconteceu comigo... meu skid é do Octavio da ROAD TECH.... fui trocar o óleo da CT/câmbio AT/diferenciais n MIt Car aqui em BH... Montaram o skid errado e cada vez que freiava parecia um ônibus (o peso ia pra frente e os braços da bandeja raspavam)... levei lá de novo e montaram certo... dá uma olhada, o peito de aço costuma ficar muito rente a alguns suportes inferiores...
atualizando...
a ccs mexeu novamente hoje, inspecionaram a parte inferior por completo, nada, rolamentos, homocinéticas, coifas, etc., tudo em ordem, zerado...as coifas nem rasgadas ou rachadas estão...
segundo diagnóstico e 99% de ser o problema = pneus deformados/sem balanceamento...é uma possibilidade válida, fiz rodízio, alinhamento e balanceamento um mês atrás, mais ou menos, cerca de 2.000km rodados...possivelmente o peso caiu da roda
vamos ver...pelo menos teve inspeção ainda em garantia, conserto de susposto amassado no peito de aço instalado (não é original), revisão de toda a parte inferior e troca de todos os óleos - motor, câmbio, diferenciais e caixa de transferência trocados, embora estivessem bons ainda
ficamos assim então...fds faço novo balanceamento e vamos ver
Hoje lavando a minha TR sem as rodas pensei em uma coisa, o protetor do disco dianteiro, se ele amassar fica pegando no disco de freio.
Sem Loção
14/06/2012, 10:31
Hoje lavando a minha TR sem as rodas pensei em uma coisa, o protetor do disco dianteiro, se ele amassar fica pegando no disco de freio.
Isso é verdade... a minha 2011 VEIO ASSIM de fábrica!!.... fazia um "rec-rec-rec" de acordo com a velocidade. Antes de ficarmais puto, deitei embaixo do carro e o protetor do disco tava encostando nele... com a mão dei uma puxadinha de leve e ele voltou ao lugar...
Sem Locao, pensando no meu lift me vieram duas perguntas na cebeça.
1) como vc fez com os prisioneiros do suporte do amortecedor dianteiro(trocou ou alongou)???
2)Vc tem as medidas dos nano calços que vc colocou?? Nao teve que trocar os parafusos por uns de 1" maior???
Sem Loção
14/06/2012, 21:46
Sem Locao, pensando no meu lift me vieram duas perguntas na cebeça.
1) como vc fez com os prisioneiros do suporte do amortecedor dianteiro(trocou ou alongou)???
2)Vc tem as medidas dos nano calços que vc colocou?? Nao teve que trocar os parafusos por uns de 1" maior???
R1) Troquei por parafusos maiores de aço 10.8 (num sei direito watafock é isso, mas parece ser mais resistente segundo meu mecânico) mesma bitola, 3" a mais...
R2) Tenho um jogo de calços prontos aqui (fiz dois jogos) são 8 peças, se vc interessar, me manda uma MP. Pensei nisso mas fiz o teste antes. O suporte tem extensão de rosca suficiente para montar com os parafusos originais. Tanto eu quanto o patto fizemos da mesma forma, utilizando os parfusos originais. Cada 15 dias eu entro embaixo do carro pra ver os parafusos e eles tão firmes que nem rocha..
https://lh5.googleusercontent.com/-fSa2FTIWylc/T3yGdAzA7ZI/AAAAAAAAEjk/rZ35MSmAsNo/s640/2012-04-04 10.05.24.jpg
abraço!
Sem Locao, ja viu alguem no Brasil usando esses extensores??? Parece uma soluçao interessante para quem faz o lift com molas e precisa de mais curso.
353491
Sem Loção
15/06/2012, 09:02
Sem Locao, ja viu alguem no Brasil usando esses extensores??? Parece uma soluçao interessante para quem faz o lift com molas e precisa de mais curso.
353491
O povo que usa o kit da Alternativa4x4 usa esses extensores... lá na página deles tem foto, é igual esse. PEssoalemte eu preferi pela facilidade e por ser apenas uma peça, trocar o parafuso. Teoricamente, menos interfaces, menos pontos de fraqueza... mas é só uma opinião, claro... ;)
Abs!
O povo que usa o kit da Alternativa4x4 usa esses extensores... lá na página deles tem foto, é igual esse. PEssoalemte eu preferi pela facilidade e por ser apenas uma peça, trocar o parafuso. Teoricamente, menos interfaces, menos pontos de fraqueza... mas é só uma opinião, claro... ;)
Abs!
a depender da altura do lift e tamanho dos extensores, vai dar fim de curso e estourar o amortecedor, como aconteceu com um conhecido meu.
concordo com a opinião dele, mais uma peça, mais um ponto de fraqueza etc...
O que eu to pensando é que com o lift por MOLA(meu caso) perdi 1,5" de curso na suspençao, uma vez que com o carro parado o amortecedor ja esta 1,5" aberto, coisa que nao acontece quando se usa um lift por calço.
Abs!
O extensor da alternativa é para os parafusos do coxim do amortecedor, esses que usam na gringa é para a propria haste do amortecedor
O extensor da alternativa é para os parafusos do coxim do amortecedor, esses que usam na gringa é para a propria haste do amortecedor
sim, é desse mesmo que estou dizendo...extensor da haste...se você fizer um com cerca de 1" mais ou menos - máximo 1,2" ou 1,3" (para compensar as roscas), acho que vc não terá problemas, mas, o ideal seria amortecedores maiores.
sim, é desse mesmo que estou dizendo...extensor da haste...se você fizer um com cerca de 1" mais ou menos - máximo 1,2" ou 1,3" (para compensar as roscas), acho que vc não terá problemas, mas, o ideal seria amortecedores maiores.
Esse fim de curso que vc diz é quando o amortecedor comprime certo??? Estou fazendo uns desenhos aqui e nao faz sentido usar esses prolongadores em lift de calço mas em lift de mola faz bastante sentido.
Desenhos:
http://i206.photobucket.com/albums/bb221/caieta/Slide2-2.jpg
http://i206.photobucket.com/albums/bb221/caieta/Slide1-8.jpg
sim, me refiro a fim de curso quando comprime, pois teria o corpo menor que a haste...
quanto ao calço, depende. no primeiro lift que fiz, de 2", usei calço na dianteira e molas maiores na traseira - somente os amortecedores traseiros "ficaram curtos".
depois, troquei por amortecedores 2" maiores e tirei os calços. depois, aumentei mais 1,5", calço no amortecedor dianteiro e calço na mola traseira, resultado, novamente fiquei com amortecedores curtos...troquei os amortecedores traseiros por uns com abertura total de 68cm e limitei a abertura com cabo de aço...ou seja, com calços, nunca tive problemas de curso de amortecedores na dianteira...
Sem Loção
15/06/2012, 17:07
Gente vc tão falando de coisas diferentes ou eu tô boiando?
Os extensores que o Caieta postou são para os parafusos prisioneiros "alcançarem" o batente através do calço. Quando se faz lift dianteiro apenas com molas, teoricamente se perde 1,5" de curso, pois devido à conficuração da suspensão , tipo "coilover", apesar de não ser regulável. Ou seja, a haste do amortecedor cursa dentro da mola. Assim, uma mola maior, faz com que o amortecedor fique em repouso já com 1,5" de extensão, que fatalmente será perdida no final de curso....
POr que, por exemplo, nos Trollers, Cherokees e etc, se trocam os amortecedores quando colca-se calços na frente? POrque os amortecedores cursam inepenentes das molas, e não forma um conjunto. Assim, aumentou a mola, tem que aumentar o amortecedor. IGUALZIM a suspensão traseira das nossas TR4s... aumentou o tamanho da unidade de mola (seja mola maior ou calço), tem que aumentar o amortecedor..
Na frente, basta um calço em cima do conjunto, que aumenta toda a altura da torre de suspensção. O que seria melhor, que foi a solução do patto, é usar na frente amortecedores cuja extensão maior se dá às custas de um comprimento maior do suporte inferior do amortecedor, poi assim se ganha altura como num calço, mas também se ganha espaço para pneus maiores...
neomax10
21/08/2012, 10:25
bom dia a todos gostaria de uma dica de lift 2" para minha Pajero IO!!
Calços ou troca de componentes da suspensão(amortecedores e molas)?
obrigado
Leandro, foi vc que foi fazer a xiboca com o pessoal da zona sul né?!
Me manda um email a gente se fala melhor sobre a sua pajero, caiofsc@hotmail.com.
Sem Loção
24/10/2012, 13:09
atualizando a bagaça que tá muito parada por aqui...
FILTRO DE COMBUSTÍVEL
Depois de trocar o componente INTANK por um argentino :putz: marca WEGA, me arrependi profundamente... :parede: sempre que enchia o tanque da TR4 vinha um cheiro danado de gasolina, e era só parar em um aclive, que começava a pingar combustível no chão....
Desmontei o trem todo (que dá um pooooota trabalho) umas três vezes, refazendo as conexões, passando silicone onde dava, e nada.... até que um dia eu enchi o tanque e com o banco traseiro desmontado fui rapidinho ver onde vazava. Para minha desagradável surpresa o vazamento era nas "soldas plásticas" dos vários componentes da tampa do filtro intank... ou seja, fabricação :fight: PORCA mesmo... resultado, como todo o miolo era novo, e eu felizmente tinha guardado o meu filtro DENSO original, desmontei tudo e coloquei as peças novas na carcaça DENSO original. "milagrosamente" o problema acabou...
https://lh5.googleusercontent.com/-meYaOwl4Hy8/UIgAzuOGwQI/AAAAAAAAIJM/QqN4VIvKpj8/s640/2012-03-02%252017.32.27%25201.jpg
Minha lição.. FUJA DA MARCA WEGA de filtros de combustível..:banido:
Bom saber! O filtro "original" é DENSO?????
E abusando da paciência, sabe onde fica o filtro de comb da 2009??? imagino que seja mais fácil que na 2006, pois agora são trocados a cada 10mil km.
Sem Loção
26/10/2012, 15:46
Bom saber! O filtro "original" é DENSO?????
E abusando da paciência, sabe onde fica o filtro de comb da 2009??? imagino que seja mais fácil que na 2006, pois agora são trocados a cada 10mil km.
É a FLEX?... Se for é infinitamente mais fácil..... olhe o carro por baixo, partindo do tanque em direção ao motor, a tubulação de
combustível passa rente À longarina do chassi Á Direita... vc vai ver o filtro de combustível que fica como se fosse embaixo do banco de trás, do lado do passageiro...
https://lh5.googleusercontent.com/-O8hlDiLUsFo/T6RsR_BZH9I/AAAAAAAAE1M/yGU6iqddRSg/s640/2012-05-04%252015.04.56.jpg
Sem Loção
02/12/2012, 18:17
Simbora pra mais uma dúvida galera....
Sacumé, se não tá com a mão suja de graxa, não tá se divertindo... :pular:
A minha TR4 há uns 2 meses começou com aquele problema clássico :parede: das luzes do 4x4 (indicador dianteiro) piscando.. Fuça daqui, fuça dali, limpa-contato em tudo quanto é contato e nada...
Finalmente desliguei as mangueiras de vácuo que chegam e saem das solenóides, e lasquei WD40 lá dentro. Raios, o trem já tava perdido mesmo... pensei comigo que um solenóide nada mais é que uma válvula envolta por um condutor, que se desloca mediante a passagem da corrente eletríca e criação de um campo eletro-magnético. Assim, é um sistema delicado e que pode "engripar"... E não é que aos poucos a danada voltou a funcionar.. :euforico:
MAs agora o problema é outro
Depois de uma trilha com muita lama, muito barro e aguaceiro, surgiu um barulho de metal raspando, tipo rolamento ou pinça de freio pegando (isto é, aumenta com a velocidade), só que APENAS NO 4x2!!! :?
Se eu passo pro 4x4HIGH o barulho some!!.... a tração tá funcionando normalmente...
Tô aqui encafifado no que poderia ser...:pensativo:
Qualquer ajuda será bem vinda!
Valeu!
robertokbc
05/12/2012, 23:15
A minha TR4 há uns 2 meses começou com aquele problema clássico :parede: das luzes do 4x4 (indicador dianteiro) piscando.. Fuça daqui, fuça dali, limpa-contato em tudo quanto é contato e nada...
Finalmente desliguei as mangueiras de vácuo que chegam e saem das solenóides, e lasquei WD40 lá dentro. Raios, o trem já tava perdido mesmo... pensei comigo que um solenóide nada mais é que uma válvula envolta por um condutor, que se desloca mediante a passagem da corrente eletríca e criação de um campo eletro-magnético. Assim, é um sistema delicado e que pode "engripar"... E não é que aos poucos a danada voltou a funcionar.. :euforico:
Depois de uma trilha com muita lama, muito barro e aguaceiro, surgiu um barulho de metal raspando, tipo rolamento ou pinça de freio pegando (isto é, aumenta com a velocidade), só que APENAS NO 4x2!!! :?
Se eu passo pro 4x4HIGH o barulho some!!.... a tração tá funcionando normalmente...
Valeu!
SL, provavelmente está faltando vácuo no atuador da roda livre na posição desligado, daí ela fica no meio do caminho nem conectada e nem livre, por isso o barulho. Como a linha de vácuo está normal na posição ligada, quando você liga o 4x4 a roda livre conecta e some o barulho. A minha deu um defeito parecido, troquei uma das válvulas solenóides por uma do gol e :dance:, só alegria. A válvula com defeito era a que está voltada para a frente do carro.
Sem Loção
06/12/2012, 01:50
SL, provavelmente está faltando vácuo no atuador da roda livre na posição desligado, daí ela fica no meio do caminho nem conectada e nem livre, por isso o barulho. Como a linha de vácuo está normal na posição ligada, quando você liga o 4x4 a roda livre conecta e some o barulho. A minha deu um defeito parecido, troquei uma das válvulas solenóides por uma do gol e :dance:, só alegria. A válvula com defeito era a que está voltada para a frente do carro.
Opa, e aí sumido?
Boa dica! Onde vc trocou este solenóide? Se não me engano são duas, e cada uma é uma solenóide de 3 vias certo?
Valeu, abraço!
Sem Loção
14/01/2013, 16:50
Opa, e aí sumido?
Boa dica! Onde vc trocou este solenóide? Se não me engano são duas, e cada uma é uma solenóide de 3 vias certo?
Valeu, abraço!
Opa, solenóide trocada... achei num desmanche (regular, tudo com nota) era de uma TR4 2010 que deu PT, paguei 400 pilas com garantia até... heheeh.."soy yo"
Realmente melhorou bastante o comportamento da Roda Livre, parou o chiado em 4x2...
Na penúltima trilha ao subir um paredão de pedra senti um clec-clec-clec que desconhecia.... e comecei a perceber este clec-clec eventualmente em 4x4...
http://youtu.be/wWv85v99-BA?t=1m57s
Pensei que era uma homocinética que tinha ido pro saco...
Mas no reto fazia barulho...
Aí pensamos em corrente da CT pulando...
Mas nos testes com carga na CT (reduzida e subida, com carro freiado) não fez barulho..
Então pedi pra dona patroa zequinha ficar indo pra frente e pra trás na garagem e eu olhando embaixo até que ouvi o barulho!
Era o suporte do diferencial dianteiro... ele "sacou" os dois parafusos, talvez pelo ângulo de trabalho depois do lift...
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/v/567042_4621845736775_66019187_o.jpg?oh=35526136ae4 014336824150ca3d2dfd3&oe=50F61684&__gda__=1358360599_8ff704ba0687ca5c6551dac2b0314f4 f
Solução... dois parafusos 10mm de bitola, uma arruela grossa embaixo do suporte pra melhorar um pouco o ângulo e tudo pronto pra rodar!
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/v/729824_4621844216737_967523133_o.jpg?oh=0b81641f82 848a8e20a401a03b422f81&oe=50F66D8D&__gda__=1358330852_e648e390f18c710eef4d95acdbdbb01 8
FabioTr4
15/01/2013, 09:41
Valeu!
Olá Sem Loção,
Certa vez após um barro fino que atolei quando até encostou o assoalho no chão voltei pro "asfalto" com um barulho que vc descreve nas mesmas condições (4x2). Entendi ser pedriscos na pinça de freio. Busquei poça dágua e tentei fazer lavagem... melhorou mas não resolveu de imediato... lembro de ter feito até o balanço buscado trepidação para "cair" algo...e depois do nada parou....
Depois conte como resolveu...
[s] e boas trilhas
Sem Loção
15/01/2013, 13:38
Olá Sem Loção,
Certa vez após um barro fino que atolei quando até encostou o assoalho no chão voltei pro "asfalto" com um barulho que vc descreve nas mesmas condições (4x2). Entendi ser pedriscos na pinça de freio. Busquei poça dágua e tentei fazer lavagem... melhorou mas não resolveu de imediato... lembro de ter feito até o balanço buscado trepidação para "cair" algo...e depois do nada parou....
Depois conte como resolveu...
[s] e boas trilhas
Fala Fábio, bão?
Então...
junto com esse sintoma de "metal raspando" no 4x2, o tração começou a ficar meio "cheia de vontades"... tinha hora que piscava só um pouco quando mudava, tinha hora que gastava mais de quilômetro....
Mesmo depois de desmontar as linhas de vácuo, limpar as solenóides e todos os contatos, continuava um pouco melhor, mas não "normal" (tenho uma TR4 2011 pra comparar...)
Resolvi morrer num conjunto de solenóides da tração comprei de uma sucata baixada modelo 2010, e instalei, agora as luzinhas voltaram a funcionar normalmente e o barulho parou..
MEU PALPITE: a posição "em repouso" da tração da TR4 é o 4x4 engatado, faz parte do projeto. Ou seja, se há pouco vácuo, ou alguma fuga na linha, ela tende a ficar engatada. Com as solenóides funcionando mal, acho que o vácuo não era suficiente pra manter a RL completamente desengrenada, e ainda tinha um pouco de vácuo pra não deixar engrenar, então as engrenagens ficariam "raspando"...
Sei lá.. só um palpite...hehehe
abraço!
Boas trilhas!
[...]
Então pedi pra dona patroa zequinha ficar indo pra frente e pra trás na garagem e eu olhando embaixo até que ouvi o barulho!
Era o suporte do diferencial dianteiro... ele "sacou" os dois parafusos, talvez pelo ângulo de trabalho depois do lift...
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/v/567042_4621845736775_66019187_o.jpg?oh=35526136ae4 014336824150ca3d2dfd3&oe=50F61684&__gda__=1358360599_8ff704ba0687ca5c6551dac2b0314f4 f
Solução... dois parafusos 10mm de bitola, uma arruela grossa embaixo do suporte pra melhorar um pouco o ângulo e tudo pronto pra rodar!
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/v/729824_4621844216737_967523133_o.jpg?oh=0b81641f82 848a8e20a401a03b422f81&oe=50F66D8D&__gda__=1358330852_e648e390f18c710eef4d95acdbdbb01 8
Olá Daniel, dá lincensa pra eu entrar na sua garagem, no bom sentido claro! rs. Parabéns pela iniciativa de compartilhar as experiências com a galera! Show de bola.
Estou querendo subir a minha e pensei em fazer algo parecido com o que vc e o patto fizeram... a idéia é subir uns 3,5" na dianteira e 4" na traseira. Mas gostaria de saber se tem algum porém que já perceberam.... como foi o caso do problema das homocinéticas em lifts acima de 2"....
Será que estes parafusos soltaram por causa do lift ou foi o diff drop? ..Abrs!
Sem Loção
05/02/2013, 22:09
Olá Daniel, dá lincensa pra eu entrar na sua garagem, no bom sentido claro! rs. Parabéns pela iniciativa de compartilhar as experiências com a galera! Show de bola.
Estou querendo subir a minha e pensei em fazer algo parecido com o que vc e o patto fizeram... a idéia é subir uns 3,5" na dianteira e 4" na traseira. Mas gostaria de saber se tem algum porém que já perceberam.... como foi o caso do problema das homocinéticas em lifts acima de 2"....
Será que estes parafusos soltaram por causa do lift ou foi o diff drop? ..Abrs!
Opa opa... alto lá com esse trem de entrar na minha garagem!...:stop:
KKKKK
Acredito que seja devido ao diff drop.... como a TR4 é monobloco, ao rebaixar o diferencial, vc "entorta" pra frente o câmbio/CT, que são fixos no monobloco. Isso não gera grandes problemas na traseira, pois o cardan é maior e tem uma certa flexibilidade na junta, mas na dianteira, o cardã é bem curto, assim acredito que tenha sido criada uma tensão no sentido de voltar a caixa pra posição horizontal....
MAs andei muuuuuuuito tempo com ela assim até dar o defeito... acredito que não seja nada grave...
Abraço!
PS: Não se esqueça então de aumentar as tubulações de freio, se for fazer esse lift maior... elas ficam bem esticadas ao articular a suspensão e podem arrebentar... atrás coloquei se não me engano as do chevette, e ficaram do tamanho certo!
Hehehe... Massa! Além de aumentar as tubulações de freio tenho que trocar o macaco também, né? Tiveram relatos da galera que foi usar o macaco e não deu altura, precisou arrumar um calço. rs
Além dos calços pro diff drop talvez seja interessante um prolongamento dessa fixação do cambio/CT, não?
Agora uma pergunta meio esotérica.... até quanto recomenda o diff drop? :-) Valeu abrs!
Sem Loção
06/02/2013, 09:20
Hehehe... Massa! Além de aumentar as tubulações de freio tenho que trocar o macaco também, né? Tiveram relatos da galera que foi usar o macaco e não deu altura, precisou arrumar um calço. rs
Além dos calços pro diff drop talvez seja interessante um prolongamento dessa fixação do cambio/CT, não?
Agora uma pergunta meio esotérica.... até quanto recomenda o diff drop? :-) Valeu abrs!
Hehe
Eu ando com 2 tijolinhos de madeira e um cavalete.....não tem jeito.... agora que vou por rockslider, talvez resolva com um hi-lift...
Creio que o melhor diff drop seja entre 2-2,5cm (até 1") mais que isso deve piorar muito a angulação....
Se vc rebaixar o câmbio/CT talvez resolva a angulação, mas vai ter que adaptar a alavanca que vai ficar 'afundada' no assoalho...
Hehehe adaptação é isso... mexe numa coisa, estica outra e vamo que vamo!
Já que você falou em high lift na tr4, dá pra usar ele com aqueles estribos normais?
[]'s
Walter
Sem Loção
06/02/2013, 12:40
Já que você falou em high lift na tr4, dá pra usar ele com aqueles estribos normais?
[]'s
Walter
Nunca tentei, mas pelo jeito de fixação dele, acredito que não... seria o mesmo que levantar o carro no elevador apoiado pelo estribo... uma ou duas vezes pode até aguentar, mas vai arriar...
Hehe
Eu ando com 2 tijolinhos de madeira e um cavalete.....não tem jeito.... agora que vou por rockslider, talvez resolva com um hi-lift...
Creio que o melhor diff drop seja entre 2-2,5cm (até 1") mais que isso deve piorar muito a angulação....
Se vc rebaixar o câmbio/CT talvez resolva a angulação, mas vai ter que adaptar a alavanca que vai ficar 'afundada' no assoalho...
Hehehe adaptação é isso... mexe numa coisa, estica outra e vamo que vamo!
Rsrs boa!
...com um diff drop de 1" então o ideal seria fazer um lift de até 3" pra ficar com 2" nas homocinéticas, né isso? ...como será que o patto subiu 3,5" ou 4"?... rsrsrs
Já que falou em rockslider, estou construindo o meu.... já está quase pronto, vou postar umas fotos aqui, quem sabe serve de inspiração pro que está fazendo! Abrs!
A idéia foi construir uma peça com 3 funções: proteger as caixas de ar, ser um estribo que serve pra um monte de coisas inclusive pra sair de X sacodindo o carro enquanto não dá pra comprar um bloqueio :-) ....e finalmente a função "slider" mesmo pra deslizar nas pedras.
As duas primeiras já estão prontas. A base é bem resistente e vai fixada na caixa de ar. O estribo vai apoiado por várias "facas pequenas" pra evitar que a barra amasse e atinja a porta mais em cima. Agora só falta uma chapa por cima pra deixar tudo liso.
A peça ficou bruta.... pra aguentar pancada mesmo! :parede: kkkkk olha só:
393888
Agora de cima... a idéia foi avançar pouco na lateral para evitar enroscar e não fazer um braço de alavanca tão grande...
393890
Sem Loção
06/02/2013, 21:00
Agora de cima... a idéia foi avançar pouco na lateral para evitar enroscar e não fazer um braço de alavanca tão grande...
393890
Caraca tá show mesmo seu rockslider! Parabéns!
O meu tá pronto, vou deixa pra instalar tudo amanhã, Kaiser + rockslider, foi feito pelo Fabil da tecnotrilha, é estilo esse aqui da Pajerão
http://www.tecnotrilha.com.br/userupload/1850/Image/TN702%20-%20rockslider%20pajerov6%202.JPG
Com relação ao lift e drop diffe é exatamente isso que eu fiz na minha... calço de 3" e dropp diff de 1", resultando em homocinéticas, terminais e pivots funcionando como um lift de 2"
Aí os "puristas" vão dizer que meu ponto mais baixo (o diferencial, no caso o peito de aço) fica na mesma altura então não precisaria fazer o lift de 3"... mas o que melhora mesmo é o ângulo de ataque com o lift e o Ângulo de transposição... só isso dá outro desempenho...
Abs!!
Parabéns pela viatura!
Muito massa esse rockslider Daniel! O bloqueio tá na minha wishlist..... :-) fico em tanto X que daqui há pouco tão me chamando de X-man. kkkkk
Angulo de transposição! ...estava procurando uma tradução pra "brake angle".... valeu! É isso mesmo, melhora bastante em tudo.
Pra fazer o diff drop bastou tirar os 4 parafusos do agregado e colocar os calços ou tem mais alguma "mágica"? Abrs!
Sem Loção
07/02/2013, 16:37
Muito massa esse rockslider Daniel! O bloqueio tá na minha wishlist..... :-) fico em tanto X que daqui há pouco tão me chamando de X-man. kkkkk
Angulo de transposição! ...estava procurando uma tradução pra "brake angle".... valeu! É isso mesmo, melhora bastante em tudo.
Pra fazer o diff drop bastou tirar os 4 parafusos do agregado e colocar os calços ou tem mais alguma "mágica"? Abrs!
É só isso mesmo... não esquece de conferir todas as mangueirinhas do vácuo depois, pois elas esticam e podem se soltar... é só puxar um pouquinho de cada lado que fica tudo normal.. na minha aconteceu...
https://lh5.googleusercontent.com/-bFEO1me5AAg/T4GkujZlLJI/AAAAAAAAEdg/-n4vKxOlLVc/s800/flashing-light.jpg
Valeu Daniel! Vou ficar de olho nessas mangueirinhas do vácuo.
Pra quem chegar por aqui agora e quiser um resumo do lift 3" com diff drop de 1", os posts principais são: #175 dd (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-15.html#post1665168), #202 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-17.html#post1715728), #227 - Diff drop (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-19.html#post1864439) e esse de cima. Massa, vou planejar aqui no fluxo de caixa e mandar brasa! ;-)
E aí, como ficou o rockslider? Abrs
Sem Loção
14/02/2013, 20:28
Valeu Daniel! Vou ficar de olho nessas mangueirinhas do vácuo.
Pra quem chegar por aqui agora e quiser um resumo do lift 3" com diff drop de 1", os posts principais são: #175 dd (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-15.html#post1665168), #202 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-17.html#post1715728), #227 - Diff drop (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-19.html#post1864439) e esse de cima. Massa, vou planejar aqui no fluxo de caixa e mandar brasa! ;-)
E aí, como ficou o rockslider? Abrs
Opa beleza?
O Rockslider tá in loco já..
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/427246_470127789714369_2025091076_n.jpg
o bloqueio é que tá pegando... o Fabil teve que fabricar uma ferramenta pra tentar tirar o semi-eixo... o rolamento "derreteu" e grudou na carcaça que não sai nem com reza brava...
Acho que fica pronto amanhã...
ricardoalex
14/02/2013, 21:04
daniel , a instalação do bloqueio da minha tambem deu muito trabalho, esquentei o eixo proximo ao rolamento e com um saca ele sai tranquilo com muita porada nele claro.
Sem Loção
15/02/2013, 09:43
daniel , a instalação do bloqueio da minha tambem deu muito trabalho, esquentei o eixo proximo ao rolamento e com um saca ele sai tranquilo com muita porada nele claro.
POis é....
parece que agora deu certo...
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/6434_472865156107299_1991577867_n.jpg
ricardoalex
16/02/2013, 22:55
daniel, na suspenção dianteira o amigo instalou algum calço na caroceria. tem como post uma imagem da sua viatura.
desde ja obrigado.
Sem Loção
17/02/2013, 02:18
daniel, na suspenção dianteira o amigo instalou algum calço na caroceria. tem como post uma imagem da sua viatura.
desde ja obrigado.
Opa, na frente coloquei calços de nylon sobre a torre do amortecedor...
https://lh4.googleusercontent.com/-bIzcbyU_Zkc/T3NneFVAkZI/AAAAAAAAKYE/Z_OPaNuCMcw/w759-h644-p-o-k/2012-03-28%2B11.51.12.jpg
Vi lá no outro tópico que vc montou molas de troller na traseira... sabe dizer de qual ano/modelo do troller? Tem fotos aí?
abraço!
Opa beleza?
O Rockslider tá in loco já..
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/427246_470127789714369_2025091076_n.jpg
o bloqueio é que tá pegando... o Fabil teve que fabricar uma ferramenta pra tentar tirar o semi-eixo... o rolamento "derreteu" e grudou na carcaça que não sai nem com reza brava...
Acho que fica pronto amanhã...
Opa Daniel, td certinho? Ficou show man! Parabéns!
E o bloqueio, tá curtindo? ...esse tá na minha wishlist faz tempo... hehe ...mas vou fazer o lift primeiro. Abrs!
Sem Loção
25/02/2013, 20:23
Opa Daniel, td certinho? Ficou show man! Parabéns!
E o bloqueio, tá curtindo? ...esse tá na minha wishlist faz tempo... hehe ...mas vou fazer o lift primeiro. Abrs!
Valeu!!
Cara o bloqueio é realmente MUITO bom pra quem pega trilha mais pesada... faz muita diferença e acaba poupando o conjunto... dá uma olhada...
http://www.youtube.com/watch?v=OruqGb-jEq0
esse aqui sem bloqueio, nem pensar!
http://www.youtube.com/watch?v=YNnN189UpfQ
Valeu!!
Cara o bloqueio é realmente MUITO bom pra quem pega trilha mais pesada... faz muita diferença e acaba poupando o conjunto... dá uma olhada...
Massa!! ...Pois é, a diferença é graaaaaande! Vejo pelo lugares que fico e a galera com bloq passa numa boa.... é só lockar e vai que vai!
No caso da TR4 só temos o Kaiser automático e pro diff traseiro.. dianteiro nem pensar, né? ...E aí, que tá achando dele? Na cidade... na estrada... percebeu algum comportamento diferente?
Valeu!
Sem Loção
26/02/2013, 20:58
Massa!! ...Pois é, a diferença é graaaaaande! Vejo pelo lugares que fico e a galera com bloq passa numa boa.... é só lockar e vai que vai!
No caso da TR4 só temos o Kaiser automático e pro diff traseiro.. dianteiro nem pensar, né? ...E aí, que tá achando dele? Na cidade... na estrada... percebeu algum comportamento diferente?
Valeu!
Opa.... bom a Kaiser que eu saiba faz bloqueio pra dianteira também... mas IMHO a TR4 não tem estrutura pra aguentar um diferencial bloqueado na frente, por ser IFS, acho que mais hora menos hora alguma coisa vai pro espaço.... e bloqueado só na traseira resolve muita coisa...
Na estrada, reto e etc, nem dá pra sentir...
no transito normal, ao fazer uma curva mais fechada, principalmente se for acelerando, canta um pouco de pneu...
estala muito de leve, e muito de vez em quando, é o normal... agora de quando em quando (até agora foram umas 3 vezes só) dá um baaaaaita "clec" que neguim para do seu lado no sinal e fica olhando...KKKKK..... mas é muito raro mesmo.... nada que incomode.....
além disso a minha é AT, entõ aquele tranco normal quando engata "D" ou "R" fica um pouco mais forte, só isso...
Vale MUITO a pena...
A outra opção que tem é o ARB, mas é muita grana né...
MarcusForin
28/02/2013, 22:49
Valeu!
Fala SL tranquilo,
Brother tive um problema parecido c/ o seu que ficava um barulho de ( raspa de metal ) kra sei que é mão de obra mas se puder olhar seu diferencial dianteiro seria interessante, pois o meu demorei p/ abrir e o resultado foi a troca do mesmo. É um pouco complicado de explicar mas exitem um monte de catracas dentro do diferencial e com esse raspar de metal elas ficaram lisas e com o tempo ficou aquele pisca pisca no painel e já não estava mais engatando o 4x4 ( diferencial dianteiro) só engatava o bloqueio 4x4hi do diferencial central. Uma merda morri com R$ 900 em um diferencial dianteiro que meu meca pegou de uma pajero 2010.
Me tira uma duvida o que esta usando de mola na traseira? A minha esta c/ lift de 2 c/ molas de escort zetec, mas depois de um tempo senti que a traseira "arriou" um pouco, tem alguma solução melhor sem alto custo hehe?
Abcs
Hehehe valeu Daniel!... já ouvi esse "clec" de outras vtr e é engraçado, quem não conhece acha que tem alguma coisa quebrada. rsrs
Tem razão, a IFS é mais frágil, capaz dela abrir o bico. E verdade... o ARB é mais caro. Acho que vou de Kaiser... logo depois do lift... :-)
Sem Loção
01/03/2013, 13:46
Fala SL tranquilo,
Brother tive um problema parecido c/ o seu que ficava um barulho de ( raspa de metal ) kra sei que é mão de obra mas se puder olhar seu diferencial dianteiro seria interessante, pois o meu demorei p/ abrir e o resultado foi a troca do mesmo. É um pouco complicado de explicar mas exitem um monte de catracas dentro do diferencial e com esse raspar de metal elas ficaram lisas e com o tempo ficou aquele pisca pisca no painel e já não estava mais engatando o 4x4 ( diferencial dianteiro) só engatava o bloqueio 4x4hi do diferencial central. Uma merda morri com R$ 900 em um diferencial dianteiro que meu meca pegou de uma pajero 2010.
Me tira uma duvida o que esta usando de mola na traseira? A minha esta c/ lift de 2 c/ molas de escort zetec, mas depois de um tempo senti que a traseira "arriou" um pouco, tem alguma solução melhor sem alto custo hehe?
Abcs
avecredo não brinca não....
Mas é uma boa dica...
a minha depois que eu dei uma "guaribada" nas solenóides, aparentemente parou.... e quando engatava o 4x4 a sua parava de chiar?
Quanto às molas, a minha também acontece isso. As minhas ppróximas opções serão ou trocar por talvez a mola do troller (alguém do fórum fez isso) ou substituir por calços e talvez as molas da TR4 blindada.... ainda não decidi..
Abraço!
o acionamento da traçao dianteira a vaculo das TR4 é feito por uma luva estriada, cujo garfo de acionamento do mesmo é movido atravez do vacuo gerado pelo motor. funciona da seguinte forma:
motor DESLIGADO = sem vacuo no sistema e o garfo/luva fica ENGATADO
motor LIGADO e traçao desligada = com vacuo no sistema o garfo/luva fica DESENGATADO
motor LIGADO e traçao LIGADA = sem vacuo no sistema e garfo/luva fica ENGATADO
dessa maneira pode-se perceber que, inteligentemente os japas projetaram o sistema de modo que a qualquer falha ( seja na linha de vacuo, solenoides, cebolinhas, sensores etc..) o diferencial dianteiro fica ENGATADO, assim o motorista nao corre o risco de ficar atolado sem traçao por falha eletronica/vacuo
porem quando as solenoides dao defeito ou há vazamento na linha de vacuo, o garfo/luva dentro do diferencial dianteiro fica tentanto desengatar o tempo todo e a luva estriada que faz essa funçao nao desloca completamente devido ao vacuo fraco e dai vem esse barulho de metal raspando.
se deixar assim , obviamente vai moer tudo em pouco tempo