PDA

Ver Versão Completa : Cabo sintético - tem como saber se presta?

beetle
12/08/2011, 09:53
Bom, estou no meu terceiro cabo sintético e me parece q "nós consumidores" estamos sendo enganados quanto a qualidade do material que esta a venda - pelo menos em muitas lojas.

Meu primeiro cabo - comprei nos EUA, o cabo era uma maravilha, usei por um bom tempo e acabei vendendo a viatura e ele foi junto, mas esta em uso até hj e ótimas condições com um colega - q saudades..

O segundo cabo - comprei aqui, o vendedor me disse ser americano tbm, e depois de poucas trilhas ficou parecendo uma peruca enrolada no guincho, e acabou arrebentando em uma das trilha mais pesadas, fiz uma cinta dele. Bom parece q fui enganado

O terceiro cabo - comprado aqui tbm e segundo o vendedor, o cabo era da holanda (não lembro) parece um pouco melhor mas esta no mesmo caminho de virar uma cabeleira despenteada - já até estou vendendo pra outro amigo q não faz trilhas pesadas e consequentemente não usa tanto o cabo.

Agora pergunto, TEM COMO SABER SE UM CABO PRESTA OU NÃO??????????

Sei q o cabo sintético tem mais restrições quanto ao atrito, mas fazendo as mesmas trilhas fechadas com os mesmos cuidados parece q estamos sendo enganados com estes cabos q estão a venda por aqui.......
Tbm percebi q tem muito cabo vindo da China (não q só tenha merda lá - mas muitos gostam de importar lixo e vender como ouro ganhando sacos de dinheiro) e vendido como americano aqui.

E quem compra essas M.... sem nunca ter visto um cabo sintético de qualidade???? é enganado e pensa q o cabo sintético é esse lixo mesmo alem de pagar caro.........................

Nava
13/08/2011, 09:28
Amigo algumas considerações da minha prática e da busca por um material bom.

Primeiro: pagar barato ta fora de cogitação por um material top!

Testei 4 produtos. Brasileiro, china 1, china 2, americano.

China 1, baratinho. Ja tirei da embalagem e levei no barbeiro pra cortar os pêlos...hahaha...durou 3 trilhas.

China 2, 30% mais caro. Fibra Holandesa from China. Bem melhor, mas par aum uso menos severo.

Americano: bom, para uso até um nivel medio de exigencia...

Nacional. Excelente. De todas as opções o melhor. Usei quase 2 anos em tudo que é trilha e ta la firme e forte, levemente desfiado. Usamos em guinchos mecanicos e tudo ok! È fibra holandesa (a melhor) e trançado aqui. Agora estamso desenvolvendo melhor trama, coating etc. Essa é a parte boa. Custo médio. Quem fabrica é a PataNegra (RJ) cordoaria São Leopoldo. André.

Algumas carcarteristicas que vc tem que avaliar antes de comprar:

- se na embalagem ja esta desfiando...esqueça.
- se a goma que prende as fibras é boa. Encolha o cabo sobre ele mesmo. Se notar uma resitencia nesse movimento, é um cabo bom. Os ruins é "seco".
- evite o azulzinho...a cor interfere pouco, mas o azul virou sinonimo de cabo sintetico porcaria nao sei pq!
- avalie as ferragens do cabo. Se for aquele material mole...o resto tb é de qualidade duvidosa.

Dicas:

- NAO lave o cabo com wap! Além de vc retirar o coating do cabo, ajuda que pedrinhas entrem no cabo e qdo tracionar elas vao agir como navalhas dentro do cabo, cortando as fibras e acelerando o desfiamento.
- Use um balde com água e apenas retire o excesso de barro. Não use sabão ou qq outro produto. Só água. Enrole o cabo de novo e boa!

- Se quiser, pode passar talco no cabo para ajudar a lubrificar as fibras...silicone de esteiras, algumas gotas tb ajudam. Eu acho muito trabalhoso...nunca fiz.

- Se levar no lavacar, ou retire o cabo, ou coloca um plastico nele ou peça pra nao meter wap direto no cabo.

Valeu.

beetle
13/08/2011, 13:56
Valeu Nava, São dicas valiosas.

Eu sempre cuidei bem dos cabos q já tive, sempre lavei em balde e quando fora de uso tennho uma lona enrolda no carretel, assim protege nos postos e principalmente evita muito contato com o maldito solupan.

Quanto a cor, veja, meu primeiro cabo era azul, esse era ótimo - o segundo foi cinza (o pior de todos) - e o terceiro é azul tbm, então não sei se isso da cor de fato vinga?????????????????

Agora o grande problema é q pelo jeito tem muitos vendendo gato por lebre por aí, já q nos cabos não tem marcas impressas - concordo q os cabos chineses podem servir para muitos q não o usam com frequência, então valem a pena, o problema é vender o mesmo cabo como de excelete quantidade.

Nava
14/08/2011, 18:13
Como disse, a questão da cor fica dificil de avaliar, mas influencia sim.
O material bom é caro. Com certeza deve haver patentes de fabricantes, etc. O segredo do cabo bom tem seu preço.
Agora, comprar material ruim por bom, é melhor trocar de fornecedor...não tem jeito.

samukanvas
15/08/2011, 23:55
Cara, infelizmente cabo sintético bom é de marca, como praticamente tudo no offroad.... Vc falou uma coisa muito legal. Os caras realmente vendem coisas vagabas como boas... Se não tiver um cliente que abra um tópico desses, o sintético acaba ficando com má fama por causa desses cabos de péssima qualidade.

Na minha experiência com cabos, acabamos escolhendo apenas uma marca que consideramos a melhor. A mesma é extremamente cara lá fora, nos eua. Os cabos dos eua são os melhores, com as melhores camadas e melhores trançados. Os específicos para offroad então, nem se fala. Acontece que cabos americanos as vezez são fabricados na china... Então saber disso faz diferença. Não que na china seja tudo ruim, mas em cabos eles não são os melhores.

Procure lojas que vendam produtos de alta qualidade que com certeza achará produtos que atendam suas espectativas!!

Abs

beetle
16/08/2011, 08:15
Pois eh Samuka
Minha frustração não é por conta de comprar algo vindo da china, todos sabem q lá se encontra produtos da classe A até Z............
Minha indignação fica por conta de não saber de fato q esta se comprando. Quando vc paga por aquilo q sabe q é de fato, vc sabe dos riscos............ a Merda, é q é muito difícil distingir um cabo bom de uma porcaria qualquer sem testar de fato.

Como comentei, quem compra um cabo sintético qualquer e nunca teve a oportunidade de ver um BOM de fato, fica na expectativa q todos cabos são iguais, todos uma merda.

Infelizmente pelos comentários q vcs deram, é compicado de se saber distinguir um bom cabo.

Como me surgiu a oportunidade de ir para os EUA, acho q vou aguardar p/ comrar mais um por lá mesmo.

samukanvas
16/08/2011, 16:42
Pois eh Samuka
Minha frustração não é por conta de comprar algo vindo da china, todos sabem q lá se encontra produtos da classe A até Z............
Minha indignação fica por conta de não saber de fato q esta se comprando. Quando vc paga por aquilo q sabe q é de fato, vc sabe dos riscos............ a Merda, é q é muito difícil distingir um cabo bom de uma porcaria qualquer sem testar de fato.

Como comentei, quem compra um cabo sintético qualquer e nunca teve a oportunidade de ver um BOM de fato, fica na expectativa q todos cabos são iguais, todos uma merda.

Infelizmente pelos comentários q vcs deram, é compicado de se saber distinguir um bom cabo.

Como me surgiu a oportunidade de ir para os EUA, acho q vou aguardar p/ comrar mais um por lá mesmo.

É muito difícil distinguir um bom de um ruim sim. Por isso que lojas oportunistas se fazem... Vai... Vamos fazer um meio termo aqui.... De vez em quando nem as próprias lojas sabem. Mas se não sabem, não deveriam vender ou se informar melhor... não acha?

Por isso os clientes devem confiar nas lojas que vendem bons produtos no brasil. Converse com os caras da loja e vejam se eles tem "firmeza" e conhecimento para te explicar porque sim e porque não em cada produto ;)

Cara, cuidado com cabos nos eua. Nem todos são otimos. Veja uma boa marca. Se precisar, me mande uma mp que te recomendo uma boa marca em torno de 300 dólares e que não vai te decepcionar ;)

Nava
23/08/2011, 18:52
Fotos do patanegra. Fibra importada e trançado 100% nacional.

guto_udesc
25/12/2011, 12:04
Olá pessoal ! :violao:

1) Verifiquei esse cabo cor laranja Pata Negra... As fotos mostram ele sendo utilizados com roletes de aço mesmo. Li em vários tópicos sobre a troca de roletes por um suporte fixo de alumínio. É realmente necessário ?
Tenho um guinho mecânico Ekron com roletes zerados, será que preciso trocar ?

2) No site não consta a capa de proteção contra atritos (encontrados nos americanos Armsteel). Alguém já comprou esse cabo Pata Negra e sabe se a capa vem junto ou se é vendido separado ? Qual é o material ?

3) Outra coisa, falaram muito em cabo importado (USA), qual é a melhor marca e onde comprar ? Achei um da Armsteel.... é bom ?

4) É melhor Dyneema ou Kevlar ? Qual a diferença ?

Abraços.

ChicoJNeto
29/01/2012, 11:49
Para alguns equipamentos a marca e o valor estão diretamente ligadas! Eu pesquisei bastante e optei por um Warn 100', 3/8" (30m, 9.5mm). Marca conhecida e de confiança!

sergiocavallaro
07/02/2012, 22:15
Comprei um cabo sintético na Gama 4x4 e ele quebrou com 7 meses de uso.
No link abaixo tem mais detalhes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/56281-atendimento-da-tratorgama-ou-gama-4x4-38.html

ORIONE
07/10/2012, 13:53
Resucitando o tópico, no ML tem alguns a venda. Inclusive um mais em conta q ja vendeu algumas unidades. Talvez alguem aki do fórum tenha comprado e avaliado a qualidade.... Cabo Sintético - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/cabo-sint%C3%A9tico)

Augusto Braga
07/10/2012, 16:26
374131
Resucitando o tópico, no ML tem alguns a venda. Inclusive um mais em conta q ja vendeu algumas unidades. Talvez alguem aki do fórum tenha comprado e avaliado a qualidade.... Cabo Sintético - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/cabo-sint%C3%A9tico)

Boa tarde Amigo,

Eu comprei mais só usei 2 vezes , uma até foi ontem para puxar uma arvore . Ele vem com as proteções (2) , só achei muito comprido, fica apertado no chines 8000 libras .
Abrs

beetle
08/10/2012, 07:19
Depois das decepções relatadas, estou agora com um Mile Marker que sem dúvidas dá pra dizer que é BOM.

Fujam destes cabos anunciados por em ML e q não tem marca, são tudo um lixo se vc de fato for fazer uso. Para quem usa esporadicamente em trilhas leves, até vai durar mais, porém continuam sendo uma M...

Tenho um colega q comprou o Pata Negra a algum tempo e ele tem se aguentado bem, mas ainda assim não se compara com um de boa marca.

Percebi q a maioria destes cabos é vendida sem embalagem, sem marca e sem garantia nenhuma, coisa q não acontece com os gringos, mas infelizmente não temos como usar garantias aqui.

Nava
08/10/2012, 12:16
Ja usei rolete e ja usei a guia fixa.
Na minh aopinião, se o rolete for bom e estiver funcionando é bem melhor que a guia fixa pq detona menos o cabo.
O que estraga é o cara esmerilhar os roletes com aquele cabo de aço podre e esfiapado e depois trocar por cabo sintetico...ja era...
A vantagem da guia fixa é o ganho de peso e estetica.
Pata Negra oferece garantia sim mas depois de uma avaliação técnica deles.
A sacada é que eles têm tecnologia para reparar o cabo e ja fizemos inclusive em 2x e o cabo fica zerado.
Recomendo!

JEFFCATUNDA
24/02/2013, 17:51
Ressuscitando o tópico...

Pelo que tenho lido ultimamente os PATA NEGRA são os melhores, até melhor que os americanos.... Hoje só se fala de DYNEEMA ou "GEL" que parece ser a mesma fibra com protocolos de fabricação diferente...
Alguma novidade???

JEFFCATUNDA
03/03/2013, 18:03
Nenhuma novidade mesmo a respeito de cabos sinteticos?

Murillus
04/03/2013, 18:30
Na minh aopinião, se o rolete for bom e estiver funcionando é bem melhor que a guia fixa pq detona menos o cabo.
O que estraga é o cara esmerilhar os roletes com aquele cabo de aço podre e esfiapado e depois trocar por cabo sintetico...ja era...

é preciso passar uma lixa FINA quando se passa do cabo de aço ao cabo sintetico pra diminuir as imperfeicoes dos roletes ?

Nava
05/03/2013, 14:04
É melhor mesmo tirar fora e polir ou trocá-los.
Pode ser feito pintura a pó neles. Fica muito bom.

Waldir Carlos
06/03/2013, 20:53
CABO & FAIRLEAD!

Quando troca-se cabo-de-aço por sintético, o procedimento recomendável é TROCAR também o FAIRLEAD. As imagens, para facilitar o entendimento:

https://lh3.googleusercontent.com/-84nXkH8MGf0/T4dnt3PIZII/AAAAAAAAB6k/IgeIayVv2KQ/s720/Kit%20FW_antes%20do%20gancho.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-cqMsfvlH4b4/T4dqEx8JhOI/AAAAAAAAB7I/KFnBkJp5eBE/s720/DSCN2219b.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-ylYBf7OTfm8/T4dsp5GSJ_I/AAAAAAAAB7U/yKD9R-kFX88/s720/Kevlar.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-mhgKWMdBh3M/T4qy6Q3cXZI/AAAAAAAACDI/ym76pYv2RFk/s720/DSCN2269.JPG

[]s

JEFFCATUNDA
07/03/2013, 09:16
E esse cabo Viking, é bom, comprou onde, custa quanto, é feito de que material??

Waldir Carlos
07/03/2013, 13:05
E esse cabo Viking, é bom, comprou onde, custa quanto, é feito de que material??

July, 2010:

Viking Offroad 100404 - VIKING Offroad 350 Series Aluminum Fairlead - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/92135_0002.htm)
Viking Offroad 102153 - Viking Offroad Amsteel Blue Synthetic 5/16" x 125' Long Winch Line in Blue - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/92124_201.htm)

AMSTEEL WINCH LINE-BLUE 5/16IN X 125FT VTL0516125: $274.99

VIKING ALUMINUM HAWSE FAIRLEAD BLK 350 100404: $154.99

$429.88
Shipping [USA]: $ 54.99
Total: $484.97.

O valor ficou bão, porque um amigo, que residia nos USA na época, trouxe no contêiner da mudança. Tempos depois, comprei na própria Viking Offroad, 3/8" x 50' Viking Offroad Winchline Extension - Blue w/SS Thimbles http://www.vikingoffroad.com/categories/Recovery-Gear/Winchline-Extensions/

Viking Offroad (http://www.vikingoffroad.com/)

399116

AMSTEELBLUE

Winch Line, Rope, ATV winch lines, Recovery ropes, Kinetic recovery rope, Snatch ropes, Amsteel Blue (http://www.amsteelblue.com/)
Winch Line, Rope, ATV winch lines, Recovery ropes, Kinetic recovery rope, Snatch ropes, Amsteel Blue (http://www.amsteelblue.com/3-8-Inch-Amsteel-Blue/)

[]s

beetle
27/04/2013, 06:59
Comentarios sobre cabos sintéticos.
Em nosso grupo, a maioria esta usando cabos sintéticos e com um bom tempo de uso em nossas trilhas que são muito fechadas e com muita lama (quem faz as trilhas da Fenajeep conhece um pouco) e muitas vezes os cabos acabam sendo sacrificados arrastando muita lama e roçando em arvores e pedras.
Temos cabos da Warn, Mile Marker, Viking, Pata Negra e xinglings
=> os Spydura Warn, são os melhores que menos desfiaram e desbotaram com tempo
=> Mile Marker e Viking, se equivalem e desfiam e desbotam um pouco
=> Pata Negra, desfia pouco mais q os importados porém desbota bastante... o cabo é originalmente laranja, mas com o tempo fica quase branco
=> Xing lings, desfiam demais - até no segurar com a mão ao recolher o cabo no guincho, chega-se a ficar com parte deles na mão e desbotam completamente -somente mesmo pra trilhas mais leves pelo baixo custo

Claro q tudo tem influência do uso e cuidado q se tem - por isso comentei sobre o padrão de nossas trilhas - mas quem faz bastante trilhas e mais pesadas vale o investimento nos cabos importados de boa marca, pois a qualidade é muito superior inclusive se comparado ao Pata Negra nacional e o custo U$ + ftrete +taxas fica praticamente o mesmo

Jonnhy Bravo
27/04/2013, 15:40
Aproveitando essa discussão toda, estou namorando este guincho a um tempo:

http://www.summitracing.com/parts/spw-1612211/overview/

Acham que este cabo presta?

JEFFCATUNDA
28/04/2013, 23:40
Comentarios sobre cabos sintéticos.
Em nosso grupo, a maioria esta usando cabos sintéticos e com um bom tempo de uso em nossas trilhas que são muito fechadas e com muita lama (quem faz as trilhas da Fenajeep conhece um pouco) e muitas vezes os cabos acabam sendo sacrificados arrastando muita lama e roçando em arvores e pedras.
Temos cabos da Warn, Mile Marker, Viking, Pata Negra e xinglings
=> os Spydura Warn, são os melhores que menos desfiaram e desbotaram com tempo
=> Mile Marker e Viking, se equivalem e desfiam e desbotam um pouco
=> Pata Negra, desfia pouco mais q os importados porém desbota bastante... o cabo é originalmente laranja, mas com o tempo fica quase branco
=> Xing lings, desfiam demais - até no segurar com a mão ao recolher o cabo no guincho, chega-se a ficar com parte deles na mão e desbotam completamente -somente mesmo pra trilhas mais leves pelo baixo custo

Claro q tudo tem influência do uso e cuidado q se tem - por isso comentei sobre o padrão de nossas trilhas - mas quem faz bastante trilhas e mais pesadas vale o investimento nos cabos importados de boa marca, pois a qualidade é muito superior inclusive se comparado ao Pata Negra nacional e o custo U$ + ftrete +taxas fica praticamente o mesmo

Legal, Alguém do seu grupo tem alguma experiencia com os Smittybilt??

beetle
29/04/2013, 07:38
Legal, Alguém do seu grupo tem alguma experiencia com os Smittybilt??
Hummm, acho q não pois fizemos uma enquete, mas penso q estas marcas bem conhecidas devem ser todos bons.

Grélo
26/12/2013, 17:04
Lendo o tópico novamente antes de comprar um cabo sintético... ;-)

Abraços,

Grélo.

JEFFCATUNDA
27/12/2013, 00:47
Bem... eu terminei por comprar um cabo de Dynema da PATA NEGRA.... Já faz uns 4 meses, mas ainda não instalei, na verdade tenho andado muito pouco com meu troller nesse periodo....

Paulo_CW
27/12/2013, 08:55
Uma consideração muito importante para quem usa cabo sintético é a manutenção do mesmo.... nas trilhas, deve-se ter muita atenção para ele não ralar em pedras ou árvores e evitar deixá-lo coberto de lama, pois o atrito causado pela lama que esta no cabo com bocal pode danifica-lo.
A limpeza tem de ser feita constantemente... apenas lavar num balde com sabão, jamais passar a Wap... e outra coisa que considero importante é fazer uma capa de proteção para evitar a sujeira do dia a dia e as intempéries.... coisa simples de fazer com um pedaço de couro sintético como mostrado na foto.
Tomando os devidos cuidados, pode-se prolongar bastante a vida útil dos cabos sintéticos... e afinal de contas valem os cuidados pois o investimento em um cabo de qualidade ainda é bastante alto...

Junior Toyota
03/01/2014, 09:16
Pessoal,
Alguem aqui já utilizou os guias de PU?
Veja o link abaixo
Daystar Part KU70054RE - Durable Polyurethane Fairlead Rope Rollers for Synthetic Rope (http://www.4wd.com/Jeep-Winches-Jeep-Winch-Accessories/Durable-Polyurethane-Fairlead-Rope-Rollers-for-Synthetic-Rope.aspx?t_c=18&t_s=124&t_pt=9331&t_pn=DAYKU70054RE)

Abraço
Junior

Carolino
28/12/2014, 16:59
Pessoal, boa tarde.

Pra proteger esse tipo de cabo, não seria interessante passar sebo de gado natural nele, e um ótimo protetor pra varias coisas..., será?

Paulo_CW
28/12/2014, 19:52
Pessoal, boa tarde.

Pra proteger esse tipo de cabo, não seria interessante passar sebo de gado natural nele, e um ótimo protetor pra varias coisas..., será?
NÃO.... Cabo sintético precisa apenas ser mantido limpo com água e sabão, mais nada.... A proteção extra fica apenas por conta da capa que pode ser original no caso do Zeon... Ou como eu fiz de couro sintético... Para evitar o sol e sujeiras do dia a dia.....

hugocsl
29/12/2014, 15:55
Achei que não podia passar sabão nesses cabos sintéticos...

Paulo_CW
29/12/2014, 16:04
A limpeza de cabo sintético é somente com água e sabão neutro....
Depois de limpo, aguardar secar e enrolar tensionado no carretel....

Carolino
24/01/2015, 19:01
Pessoal, um cabo sintetico pode ser usado como cinta(lógico que sem dar tranco), por exemplo:

Vc atola, e suas cintas são curtas e vc não tem como ancorar em algo mais próximo, ai vc usa o cabo citado mais o cabo do guincho e as cintas pra alcançar o ponto de ancoragem.

E viavel?

Punch
15/08/2016, 09:21
Muitas opções de Xing Ling disponíveis, vi que os últimos relatos são de 2013, pessoal tá se arriscando a comprar? Mesmo no E-Bay, tem cabos na faixa de 50 a 60 dólares e com muitas vendas registradas. Será que os caras estão conseguindo fazer um produto razoável ou ainda tem muita gente caindo no conto do vigário?

Tá quase na hora de trocar meu cabo de aço e tô de olho nas opções.