PDA

Ver Versão Completa : Trabalho conjunto da Suspensão e Chassi do CJ5

Robertux
11/07/2011, 23:31
Pessoal, quando me iniciei no 4x4 li praticamente todos os tópicos deste Forum e em um deles alguém disse que não era legal colocar tiras de aço como reforços no chassi dos Jeeps porque ele precisa ser flexível pois faz parte da suspensão. O chassi trabalha juntamente com a suspensão, contorcendo-se para que o Jeep enfrente os obstáculos.
Assistindo a esse vídeo da Turma 4x4 percebí nitidamente esse trabalho e achei interessante postar aqui como esclarecimento.
Vejam no primeiro obstáculo, a partir de 20 segundos até dois minutos de filme, a dificuldade para os veículos de suspensão mais moderna, mais adequada ao asfalto, passarem pela erosão. A Tracker e as TR4 penam para passar. O Troller passa com facilidade devido ao bloqueio, aliás o vídeo é bom também para ilustrar o funcionamento do bloqueio de diferencial, vejam como a roda do Troller fica no ar e vira na mesma velocidade da roda que ficou em contato com o chão.
O CJ5 se contorce feito uma lagarta e, graças ao trabalho conjunto da suspensão e chassi, não toma nem conhecimento do obstáculo:
YouTube - ‪Canal de turma4x4‬‏ (http://www.youtube.com/turma4x4#p/c/8946C2972E73D4B5/9/9nSTaySRpkE)

Rodrigo Baratti
12/07/2011, 11:52
Robertux,

O que aprendi é que realmente o chassi tem que trabalhar com a suspensão e nos veículos mais modernos isso acontece menos pela própria configuração do chassi/suspensão.

Na pratica o que vi é que a cinta no chassi, mesmo que embaixo e encima, afeta pouco sua flexibilidade se comparado a vc adicionar mais travessas, essas sim travam o chassi.
Como as cintas são geralmente acompanhadas de pneus maiores o que se perde de um lado se ganha de outro.

Mas é inquestionável a necessidade de cintar chassis dos CJ's usados em trilhas constantes, pois pela sua idade e uso constante eles trincam mesmo.

Não sou nenhum expert, mas é o que parece fazer sentido para mim.

[]'s

Robertux
12/07/2011, 15:48
É isso aí Rodrigo, realmente cintar o chassi hoje é importante até devido à fadiga do material, já que o Jeep mais novo tem 29 anos, nas trilhas nós os submetemos a esforços para os quais não foram projetados e não estavam previstos nem quando novos, e também porque hoje existe a necessidade de velocidades maiores nas rodovias durante o deslocamento e para velocidades maiores é necessário um veículo de estrutura mais rígida, para ter mais estabilidade, mas na concepção original o chassi realmente foi projetado para ajudar a suspensão através de sua flexibilidade.

O tempo passou e as necessidades hoje são outras, mas que achei bonito ver o trabalho conjunto da suspensão e chassi dando um banho de desempenho nos carros mais modernos, isso eu achei. Hoje existem outras soluções, como o bloqueio por exemplo, que no Troller apesar do chassi tubular rígido, passou com a mesma facilidade do jeep.

Veja bem eu não disse que não se deve cintar o chassi, eu disse que eu li alguém dizendo que cintar o chassi compromente o desempenho do Jeep no off-road por enrijecer o conjunto e que o melhor desempenho nas trilhas seria com o chassi original, mas a própria Ford cintou o chassi do Jeep, se não me engano a partir de 1981 porque ela mesma percebeu que com a evolução das rodovias e estradas já não era tão importante a flexibilidade do chassi, mas sim a rigidez em função do aumento da velocidade na utilização diária e consequente melhora na estabilidade. Note-se que os últimos jeeps utilizavam o motor Georgia que dava a ele uma velocidade de cruzeiro próxima de 100 km/h e uma velocidade final próxima de 120, ante uma velocidade de cruzeiro próxima de 70 km/h e uma final próxima de 100 km/h do motor BF161, exigindo uma melhor estabilidade do conjunto.

Gustavo Willys
13/07/2011, 17:49
Galera, eu amarrei tudo no Bruce. Quando iniciei a troca do motor descobrimos varias trincas no chassis (fora as que eu ja conhecia). Decidi então fechar o chassis para eliminar esse problema e ainda futuramente colocar uma suspensão melhor. Como até o carnaval passado o meu jipe era meu 1º e unico carro eu o estava montando para que fosse funcional na lama e no asfaldo. Daí eu tinha/tenho em mente molas helicoidais.

Não curto carburador e tb não curto feixe de molas. Estou louco para me livrar dos dois.

301995 301996301997

LManiero
14/07/2011, 01:02
Robertux ,
desculpe fugir do assunto, mas era voçe que conversei uma vez que fui na pirajipe com um cj5 azul?
na epoca que o Avari (acho que era ele) era dono da oficina..
vamos marcar um passeio qualquer dia por aqui :!::concordo:
se puder me passa seu msn

Robertux
14/07/2011, 10:01
Olá LManiero,

Eu realmente não me lembro, mas provavelmente era eu sim, eu vivia lá na oficina e conversei com muitas pessoas que passavam por lá, muitas com jeep azul, mas independente disso vamos marcar um passeio sim, alias no próximo domingo iremos participar do passeio de Capivari.
É muito fácil de me identificar, meu avatar o Sr. Incrivel, além de se chamar Roberto, como eu, parece uma caricatura minha, provavelmente a pessoa que o desenhou me conhecia. KKKKKKKKKK!!!!
Toda 5ª feira por volta de 8:30h da noite nossa turma (jipeiros S/A) se reune na lanchonete Maresias, na Av. Saldanha Marinho para conversar e combinar passeios e trilhas. Hoje vamos combinar a hora e o local de saida para o passeio de Capivari. Se quiser comparecer será muito bem vindo, alias estamos abertos a todos que gostem de off road, mesmo que ainda não tenha 4x4, sempre tem espaço para mais um jipeiro ou zequinha.
Entre em contato via MP para combinarmos algo.

Robertux
14/07/2011, 10:25
Galera, eu amarrei tudo no Bruce. Quando iniciei a troca do motor descobrimos varias trincas no chassis (fora as que eu ja conhecia). Decidi então fechar o chassis para eliminar esse problema e ainda futuramente colocar uma suspensão melhor. Como até o carnaval passado o meu jipe era meu 1º e unico carro eu o estava montando para que fosse funcional na lama e no asfaldo. Daí eu tinha/tenho em mente molas helicoidais.

Não curto carburador e tb não curto feixe de molas. Estou louco para me livrar dos dois.

301995 301996301997

Valeu Gustavo, realmente ele vai melhorar muito no quesito estabilidade no asfalto, em trilhas deve perder um pouco o desempenho, mas nada que não possa ser compensado com outras tecnologias.
Suspensão com molas helicoidais, eu ainda não vi nenhuma que ficou 100%, talvez os feixes de mola da Toyota lhe atendam, mas se você fizer questão das molas helicoidais procure mais informações sobre o sistema da Cinfel, parece que eles copiaram exatamente o sistema do Engesa para o Willys, mas eu não conheço, só vi fotos.
Quanto a motor injetado, se o uso maior for diário, coloque um AP 2.0 com câmbio do Chevette Jr. (1.0) e relação de diferencial 5,38:1 (8:43), senão você corre o risco de ficar sem força na 1ª marcha para sair em aclives fortes.
Se for para uso em trilhas pesadas ponha um S10 2.4 com câmbio da A20 (Clarck 2205 A). Qualquer coisa mais velha que isso é dor de cabeça futura com falta de peças, etc.

LManiero
14/07/2011, 11:31
Humm
kkkkkkkkkkkk
entao, no encontro hoje acho que nao da pra ir, porque ainda nao tenho carta e meu pai nao deixa eu dirijir na cidade... :parede:
mas depois se puder me mande mp avisando o horario da saida e o ponto de encontro no domingo.
eu acho que ainda nao posso enviar mp, se nao tenho certeza é so depois de 50 posts.
abraços

Gustavo Willys
14/07/2011, 17:40
Já estou nessa!!! GM2.4 flex. :cool: Alem de carburador e feixe de molas tb não curto VW... :chorandoderir:

Ja visitei o site da Sinfel. Por hora é o que tenho em mente mesmo!

[]os

Robertux
15/07/2011, 20:00
Humm
kkkkkkkkkkkk
entao, no encontro hoje acho que nao da pra ir, porque ainda nao tenho carta e meu pai nao deixa eu dirijir na cidade... :parede:
mas depois se puder me mande mp avisando o horario da saida e o ponto de encontro no domingo.
eu acho que ainda nao posso enviar mp, se nao tenho certeza é so depois de 50 posts.
abraços

Como não tenho outra forma de me comunicar com você, vou usar este tópico mesmo embora esse assunto seja off topic.
Nós vamos sair do Posto Redex (posto do Lúcio, que também é jipeiro e membro daqui do Fórum), que fica na estrada para Tupí, na rotatória do Motel Romanus às 7h e 30 min. da manhã do domingo. Apareça por lá.
Esse convite é extensivo a todos os jipeiros da região que estejam procurando companhia para ir ao passeio de Capivari, principalmente aos colegas Foristas e Piracicabanos Edmar (Curupira), Benderrr e ao Lúcio Fuentes, dono do posto de onde vamos sair.

LManiero
15/07/2011, 21:21
Como não tenho outra forma de me comunicar com você, vou usar este tópico mesmo embora esse assunto seja off topic.
Nós vamos sair do Posto Redex (posto do Lúcio, que também é jipeiro e membro daqui do Fórum), que fica na estrada para Tupí, na rotatória do Motel Romanus às 7h e 30 min. da manhã do domingo. Apareça por lá.
Esse convite é extensivo a todos os jipeiros da região que estejam procurando companhia para ir ao passeio de Capivari, principalmente aos colegas Foristas e Piracicabanos Edmar (Curupira), Benderrr e ao Lúcio Fuentes, dono do posto de onde vamos sair.

Ok, valeu Robertux.
7:15 ou 7:20 eu apareço la, vou ver se um amigo meu tambem vai, Alexsandro Bezerra nao sei se voçe conhece...
Obrigado !