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Ver Versão Completa : Roda Livre manual para automática



pboratto
01/06/2005, 15:43
Alguém já fez esta transformação ?
Trocar a roda livre manual para automática, vale a pena ? e o custo benefício ?

Qual o problema de andar com a roda livre na posição TRAVADA ?

Se o motor estiver quente, preciso esperar apagar a luz da vela de aquecimento ? Tem algum dano senão o fizer ?

Desculpe as dúvidas básicas, mas para mim são novidade.

Um grande abraço

billj
01/06/2005, 16:16
Você quer arrancar o manual para colocar automática??


:roll:


Abraços,

Amauri
04/06/2005, 22:01
Qual o problema de andar com a roda livre na posição TRAVADA ?

Na prática, o que você vai perceber é uma vibração e barulho provocado pelos semieixos, diferencial e cardã dianteiros.
Já vi muitas reportagens dizendo que se mantiver constantemente travada, vai provocar desgaste do sistema, que não é dimensionado pra funcionar o tempo todo. Pelo sim, pelo não, mantenho a minha destravada, acionando somente quando vou usar a tração.

[]s

Luca
05/06/2005, 13:04
...vai provocar desgaste do sistema, que não é dimensionado pra funcionar o tempo todo... É isto aí, Amauri. Vai forçar todo o conjunto, comprometendo a vida útil, e gastar mais petróleo.
[]´s

Amauri
05/06/2005, 17:08
e gastar mais petróleo.

Bem lembrado, Luca.
Além do desgaste, todo este conjunto girando é mais um peso para o motor, aumentado o consumo.

[]s

pedrogjr
09/06/2005, 08:49
Caros colegas,
Se vcs deixarem as rodas livres travadas sem necessidade real, os semi-eixos, coroa+pinhão e caixa satélite + cardã + engrenagens do câmbio ficarão desgastando sem necessidade. Todo o conjundo deve pesar + de 50 Kg, com tudo isto em movimento a band pode ter seu balanciamento comprometido principalmente em velocidades acima de 50 Km/hora.
O desgaste dos rolamentos é acelerado pelo uso contínuo.
Agora se vcs já estão na trilha e vão continuar nela, liguem as rodas e as deixem assim até o final da trilha, quando for pegar asfalto ou uma estrada de terra boa e longa desligue, o sistema agradesce.
A roda-livre automática tem uma série de desvantagens, vamos lá:
A atomática funciona com o atrito de roletes sobre a parede o que causa um desgaste adicional do sistema e este sofre muito com a entrada de terra e água, ocasionando falhas constantes com o tempo (escorrega).
A troca de reparo é necessária, e os reparos são um pouco difíceis de se encontrar.
A roda-livre automática só funciona quando se está tracionando, isto é, acelerando para frente ou de ré. Se vc estiver descendo um barranco liso, e estiver usando o freio motor, só poderá contar com as rodas traseiras pois as dianteiras mesmo com as rodas livres travadas e a tração 4x4 engatada estarão livres e não ajudarão a segurar o veículo.
A roda livre manual é mais robusta, quase não requer manuntenção e é fácil de se achar.
Pensem bem, não compensa a automática se vc tiver a opção da manual, até o consumo é menor, vale a pena o incômodo de descer da viatura para ligar ou desligar.
Espero ter contribuído.
Abraço a todos os toyoteiros.

pboratto
27/06/2005, 17:37
Valeu turma, obrigado pelas dicas.

Mas e quanto à partida no motor antes da luz (cobrinha) das velas aquecedoras se apagar ?

Grato e um abraço

pedrogjr
27/06/2005, 19:55
Vc não precisa esperar apagar a luz de aquecimento se o motor estiver quente.
Mas como muda de veículo para veículo, confira no manual.

Abraço,

Pedro


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