Ver Versão Completa : Instalação do Kit Fess
Marcio Vargas
30/09/2003, 09:16
Bom dia, em primeiro lugar gostaria de me apresentar, sou novo aki no forum. Meu nome é Marcio, sou de caxias do sul RS, tenho um CJ5 1967 motor BF161. Participo a mais de 2 anos da Jipenet, porem a menos de um ano tenho jeep. Praticamente todas as modificações ou adaptações fiz com base nas experiencias passadas por amigos jipeneteiros. Venho ate vc's com um pedido de ajuda. Estou colocando o Kit Fes no meu jeep. O Walter Andreis me passou umas fotos e algumas dicas, se possivel gostaria de opinioes ou dicas ou relatos sobre a istalação do referido, vale dicas sobre a confecção dos berços, dicas de regulagens,,, enfim, toda e qualker ajuda sera bem vinda.
Obrigado a Todos
[]'s Marcio Vargas
walter.andreis
30/09/2003, 09:40
Márcio,
Seja Bem Vindo!!! Eu te passei os links para o 4x4brasil.com.br pois sabia que vc ia gostar e se cadastrar!!! :wink: A turma aki é boa...
Vou postar aqui os links para as fotos que eu te mandei por e-mail, assim se mais alguém estiver interessado no assunto pode tirar alguma idéia pelas fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/d35f56ee331b5946a7c1e6f88b00679c.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/df9cb8d56de8129bc772126506f56387.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ce970d1c37c7e2fc24c984a71382cee6.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/bec29a3be57568025d9fb65ec48228e2.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/63c1ee7f0314a7f0f1417756be0dbff0.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b85141bcbbfc73d7121177f089b6643b.jpg :arrow: Foto nova
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/83eed93d9163f5a8ce3cfe2078e994fc.jpg :arrow: Foto nova
[]'s
EduardoLang
30/09/2003, 10:59
Prezados SenhoresA vantagem do Kit Fess é com relação ao jeep ficar mais macio ou agrega outras vantagens?????
sds jeepeiras
Oi, Edu...
Existem outras vantagens, sim:
- Você vai ganhar um aumento de altura. Varia de Jeep para Jeep, mas na média é de uns 8cm.
- As molas semi-helipticas não cedem (desarqueiam) tão facilmente.
Ah... em tempo: Se comprar o Kit-Fess original com o Silvio Baroni, não é necessário confeccionar os berços. Eles já fazem parte do kit (aliás eles são o kit... o resto é mola!!! :shock: :lol: )
[]´s
Marcelo Fuka
30/09/2003, 12:16
Nhac, nhac, nhac...
:?: Caros colegas... a minha dúvida é: deve-se retirar alguma mola do feixe original ou deve-se manter todas? Com as molas orignais já é phoda o que o bicho pula... ao colocar outra mola helicoidal ainda por cima não deixará a viatura mais dura ainda?
Ainda, a mola totalmente comprimida não tira um pouco do curso da suspensão no final do batente?
Só não coloquei o kit ainda porque não tive com quem falar a respeito, pois acho mesmo que molas helicoidais funcionam melhor.
abs
walter.andreis
30/09/2003, 12:23
Ah... em tempo: Se comprar o Kit-Fess original com o Silvio Baroni, não é necessário confeccionar os berços. Eles já fazem parte do kit (aliás eles são o kit... o resto é mola!!! :shock: :lol: )
[]´s
Fábio,
Em alguns casos(no meu por exemplo) os berços originais do Kit Fess não puderam ser usados... como estou com SPOA, os berços não puderam ser presos pelos grampos devido ao pino de centro atrapalhar...
[]'s
Marcio Vargas
30/09/2003, 13:38
Marcelo.
Ele não fica mais duro pq a mola elicoidal vai esticar o feixe, quando a suspenção for trabalhar quem força primeiro é a elicoidal e não o feixe, desta forma o jeep tende a ficar ainda mais macio. Quanto a mola comprimir e tirar curso, eu acho que não muda nada,, no lugar onde ela vai presa já existe a bucha, e ela totalmente comprimida não fica muito maior que a bucha e seu suporte.
Em relação as vantagens e desvantagens eu já sou praticamente um expert. Com ajuda do pessoal aki do forum e da jipenet!!! Minhas duvidas ainda são em relação a instalação, o Walter passou umas fotos valiosas, o Ronald tb passou um relato muito bom, porem quero estar certo sobre o que estarei fazendo. Não quero dexar margem para furos!!! Onde eu encontro esse colega que vende o Kit?... Valew Walter,,, muito bom mesmo!!!
Marcelo.
Ele não fica mais duro pq a mola elicoidal vai esticar o feixe, quando a suspenção for trabalhar quem força primeiro é a elicoidal e não o feixe, desta forma o jeep tende a ficar ainda mais macio.
Ledo engano... Fica mais duro sim! Para melhorar isso, só tirando algumas molas.
O telefone do Silvio que tenho é bem antigo, mas pode ser que ainda seja o mesmo. Anota ai: 11 9209-3533
[]s
EduardoLang
30/09/2003, 14:27
O Fábio,
Que sílvio é esse ? ? ? ?
É o da Jeepoint ? ? ? ?
sds
j
Eduardo,
O Silvio que estou falando é o Silvio Baroni, inventor do Kit Fess. Não sei se ele trabalha em alguma Jeep Point.
Hoje em dia o nome Kit Fess virou "genérico" mas esse cara é o precursor da idéia de montar molas helicoidais junto com as semi-helipticas.
[]´ão...
walter.andreis
30/09/2003, 15:55
Ledo engano... Fica mais duro sim! Para melhorar isso, só tirando algumas molas.
O telefone do Silvio que tenho é bem antigo, mas pode ser que ainda seja o mesmo. Anota ai: 11 9209-3533
[]s
Não não não... Eu já vi esta novela antes... na Jipenet...
Ninguém afirma o porque, mas em alguns casos o Jeep fica mais duro (ops :shock: ) e em outros ele fica mais macio (o meu caso)....
Acho que não tem como definir se FICA ASSIM OU ASSADO, só juntando todos os CJ's com FESS, incluindo o de suspensão dura e macia e fazendo uma CPI... :wink: :D
Como dizem, na prática a teoria é outra... né Bill ?
Aliás... BILL, o que é Kit Fess ???? :twisted: :twisted: :twisted:
p.o.a.B.m.n.p.a.p
[]'s
Mauro B.
01/10/2003, 09:21
Fala pessoal !!! :D
Bom, como não sou o Bill nem o Giovani, talvez eu escreva algumas besteiras, mas é o que EU ACHO em relação aos problemas ou vantagens do Kit Fess!
:arrow: Em resumo, o feixe pode ocupar tres posições principais: quando está relaxado (sem carga), quando está comprimido(com garga) e quando está distendido(com carga no outro sentido). Relaxado é quando o feixe está fora do jipe. Comprimir é quando forçamos as pontas para baixo e o meio para cima. Distendido é o contrário do comprimido.
:arrow: O feixe é uma mola, e ela possui um "K" que é mais ou menos constante. Então, se eu aplicar o dobro da carga, ela tb vai comprimir (ou descomprimir) o dobro.
:arrow: Ocorre a torção da suspensão quando um feixe está com uma carga maior que o outro.
:arrow: O que faz o feixe distender é o peso do eixo, rodas e etc....e quanto maior esse peso, maior a distenção, ou seja, mais curso para baixo.
:arrow: Quando vc retira lâminas do feixe, vc diminui o "K" da mola
:arrow: Quando vc adiciona lâminas ao feixe, vc aumenta o "K" da amola. Quando vc coloca o kit Fess, acontece a mesma coisa, vc aumenta o "K".
:arrow: Colocando ou não o Fess, o peso do jipe não vai mudar, ou seja, irá o mesmo peso (carga) para a suspensão independente se tem o Fess ou não.
:arrow: O que se deseja em termos de torção da suspensão é que o feixe comprima o máximo que puder (até perto dos batentes) e que distenda (abra) o máximo que puder. Quem tem pneus maiores, e consequentemente mais pesados, pode ter uma maior distenção do feixe.
:arrow: Se vc aumentar o "K" do conjunto "molas", vc vai diminuir a torção da suspensão. Considerando apenas a parte de compressão do feixe, se vc adicionar o Fess, vai aumentar o "K", o que diminuiria a compressão final. Para acabar com esse problema, vc deve retirar algumas lâminas de forma a permanecer com o mesmo "K" que antes tinha. Isso é que é difícil conciliar!
:arrow: Imagine agora um jipe parado com as rodas no ar. O feixe vai estar distendido. Se vc subir em uma das rodas, o feixe vai distender mais ainda, pois vc estará dando mais peso ao eixo. Se mesmo com as rodas no ar, as molas do Fess entrarem um pouco apertadas, vc terá o mesmo efeito anterior, ou seja, terá um maior curso para baixo. Caso as molas do Fess entre justas, não vai ter mais curso para baixo.
Bom, eu exclui outros fatores como jumelos e etc, supondo que estes e outros elementos não fossem problema no curso da suspensão. :wink:
O negócio é o seguinte: se vc ajustou a suspensão para instalar o Fess, no sentido de manter o mesmo "K", vc consequentemente vai ter uma suspensão mais macia, pois vc retirou lâminas, ou seja, diminuiu o atrito nos feixes! E se as molas entrarem apertadas, mesmo estando o eixo no ar, vc pode ter uma torção maior da suspensão!
Agora vamos supor que vc apenas colocou o Fess e não fez mais nada. O que acontece? Vc aumenta o "K" do conjunto. Sua suspensão consequentemente vai fechar menos, ou seja, vc perde curso. Esse fato aliado ao atrito nas lâminas que vc não tirou, sua suspensão vai ficar mais dura. Mesmo assim, talvez vc ainda consiga um aumento da abertura da suspensão, caso as molas tenham entrado apertadas! :)
Talvez hoje ou amanhã eu crie meu álbum de fotos e coloco as fotos do Kit Fess instalado no meu jipe! Eu aviso aqui! :P
Espero ter ajudado (mas já achando que atrapalhei) :roll: !!!
OBS: eu particularmente não gosto muito dessa adaptação... :x
[]'s
Marcio Vargas
01/10/2003, 11:18
ALL...
Levei as fotos do Walter e as do Sidney para o mecanico, conversamos, estudamos bem o modo para fazer a adaptação. entre mão de obra p/ colocação e confecção dos berços mais as molas iria ficar em torno de 350 latinhas, na Garra 4x4 (ROdrigo) o Kit com todos os berços+4 molas+ manual sai por 220 latinhas. tendo tudo isso o mecanico não cobra mais que 100 pra instalar. Sem contar que apos ler bem o manual eu mesmo posso fazer o serviço em casa. Quero agradecer a todos pelas dicas!! e podem ter certeza que logo logo mais duvidas irão aparecer por aki. eheheh A proxima dor de cabeça sera trocar os calços do chassis. Mas isso é outra historia. Akele abraço gurrizada!!!
...Para acabar com esse problema, vc deve retirar algumas lâminas de forma a permanecer com o mesmo "K" que antes tinha. Isso é que é difícil conciliar!...
:D Grande Mauro!!!!
:o Nossa!!! Mais explicado que isso... só dizer que, se vc põe a mola espiral, é preciso tirar lâminas do feixe para compensar... :lol:
:D Brincadeira... Tchê o negócio é seguinte: tira umas, experimenta, tira mais ou põe de volta... Cada Jeep é diferente, assim como o "gosto" do freguês... Às vezes os armotecedores são duros e o cara acha que o problema está nas molas... :wink:
:D Um amigo meu já fez essa adaptação, usando molas do Monza e tirando algumas lâminas do feixe. Os amortecedores eram da D-20, tinha ficado bom, bem macio. :wink:
[]'s
Mauro B.
02/10/2003, 12:24
:o Nossa!!! Mais explicado que isso... só dizer que, se vc põe a mola espiral, é preciso tirar lâminas do feixe para compensar... :lol:
É que eu sou adepto à filosofia do EEE (Enganation, Embromation e Enrolation)....hahahahahaha :lol: .....que quanto mais eu falo e quanto mais eu complico, mais o pessoal acha que eu entendo de alguma coisa....hehehehehehe.... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Marcio Vargas
19/11/2003, 10:43
Opa!!
Olha eu aki denovo trazendo esse tema polemico a tona. Mas calma pessoal, agora a duvida não é em relação ao Kit em si.
Finalmente vou comprar o Kit com o Rodrigo (www.garra4x4.com.br) com a ajuda do 13º, ate por isso a demora em comprar. Apos tudo que foi dito aki, e em varios mail's com amigos não sobraram mais duvidas.
Queria saber agora se allguem que tem esse Kit istalou em casa? Não to afim de dar grana paro o mecanico só pra istalar o Kit. Sera que é muito dificil? No meu ver é só erguer o jeep pelo chassis ate as rodas sairem do chão. Dae tiro os pneus e istalo os berços. Para colocar as molas pretendo colocar o macaco entre o eixo e o chassis pra forçar o eixo pra baixo pra mola encaixar.. Depois é só colocar os pneus e baixar o jeep. Repito a operação no outro lado e pronto.
Sera que é simples assim ou é melhor levar em um mecanico. Saliento que o Kit da garra vem com manual.
Akele abraço gurrizada.
E ae pessoal blz??
Eu comprei esse Kit a muito tempo quando o encontro de quinta era feita lá no Pacaembu.....
Num fim-de-semana... ergui o Jeep em casa e intalei o Kit normal..... não tirei laminas e nem SPOA.... quando fui dar uma volta com o Jeep... qualquer buraco que eu passava, qualquer ondulação na pista chegava sair do chão as rodas....
Fui pra casa.... tirei o Kit...... e hoje ele tá jogado no meio das tralhas em minha casa.....
Tenho vontade de coloca-lo novamente.... mas quero tb fazer SPOA... mas para isso preciso trocar os meus amortecedores que são originais pelos da Ranger..... mas a grana tá curta.......
Abraços...
Mauro B.
19/11/2003, 16:32
Queria saber agora se allguem que tem esse Kit istalou em casa?
Oi Márcio !!! :D
Fiz o meu Kit e eu mesmo instalei em casa! Não achei difícil, mas aconselho ter duas pessoas, pois eu instalei sozinho e teria sido bem mais fácil se alguém tivesse me ajudado! :shock:
Se vc quer deixar o jipe mais macio vc vai ter que desmontar tudo, pois terá que retirar as lâminas pequeninas do feixe, e aconselho tbm a fazer o sanduíche graxa-radiografia-graxa entre cada lâmina (além de, é claro, antes disso retirar toda a ferrugem que tiver e pintar!) . :wink:
[]'s
Paulo Quintal
17/05/2004, 21:23
Caro Mauro, estou pensando em colocar um Kit Fess tb, quais foram as molas que vc utilizou p/ confeccionar o kit? Na Garra 4x4, o kit tá saindo 220 latinhas... o que vc montou compensa? O que vem pronto tem qualidade, digo, os suprtes (aparentemente frágeis) são legais?
Um Abraço Quintal
PS. Dei um jeito no freio do CJ... abaixei o cilindro mestre, otimizando a alavenca, como vc opnou... melhorou consideralvelmente! Obrigado!
Sergio Rocha
17/05/2004, 23:56
Fala Mauro
Vc teve algum problema, devido ao aumento de altura, com os cardans, cruzetas, tubulações de freio e etc. ?
Já pensei diversas vezes em colocar esse kit, mas fico na duvida qto as outras modificações que poderiam ser necessárias.Já to devidamente engraxado e radiografado tendo inclusive tb tirado algumas laminas.Li tb diversas coisas (PESQUISA) q vc escreveu a respeito do fator k e compreendo perfeitamente que molas helicoidais + elipticas vão aumentar o k posso altera-lo retirando laminas claro q sempre com a preocupação quanto ao eixo não rodar(sempre esqueço o nome em ingles).
O meu objetivo é ganho de altura sem grandes complicações. :?
andretomasi
18/05/2004, 00:00
...sempre esqueço o nome em ingles...
Axle Wrap :wink:
Em português, deve ser algo como "torção das molas" :roll:
[ ]´s
Sergio Rocha
18/05/2004, 00:12
...sempre esqueço o nome em ingles...
Axle Wrap :wink:
Em português, deve ser algo como "torção das molas" :roll:
[ ]´s
Thanks teacher :wink:
Mauro B.
18/05/2004, 14:58
Oi Paulo!!! :D Fico feliz pelos freios ! :P
Caro Mauro, estou pensando em colocar um Kit Fess tb, quais foram as molas que vc utilizou p/ confeccionar o kit?
Eu utilizei as mesmas molas do kit Fess "original", e elas são:
:arrow: Traseiras do Corsa => dianteira do jeep
:arrow: Traseiras do Kadet => traseira do jeep
Na Garra 4x4, o kit tá saindo 220 latinhas... o que vc montou compensa? O que vem pronto tem qualidade, digo, os suportes (aparentemente frágeis) são legais?
Na época o kit custava R$140 para o pessoal de fora e R$120 para o pessoal da Jipenet. Pra mim compensou eu ter "fabricado" meu kit porque eu tenho ferramentas e material para confeccionar os suportoes. Na época talvez para quem não tivesse esmerilhadeira e máquina de solda não compensaria. Hoje, pelo preço do kit talvez compense.
Comprei as molas em um ferro-velho. Paguei R$50 pelas quatro, em muito bom estado. Os suportes eu tinha o material, e o custo deles foi pago pelo prazer de nós mesmos confeccionarmos! :P
Eu nunca vi ao vivo os suportes do kit fess que é comercializado por aí. Mas acho que qualquer suporte que encaixe as molas dá tranquilo, pois só servem para manter as molas posicionadas.
Um detalhe: o kit que é comercializado no site http://www.grandrio.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=25&nome_categoria=SUSPENSÃO é diferente do "original" somente pelas molas traseiras, que no caso não são bojudas e se apóiam do feixe...e não no eixo... :? As molas dianteiras são iguais! 8)
Vc teve algum problema, devido ao aumento de altura, com os cardans, cruzetas, tubulações de freio e etc. ?
Oi Sérgio !!! :D
Eu instalei o kit fess junto com uns jumelos de 16cm (arrghhh!!!), e talvez esse seja o motivo de eu ter precisado aumentar em 4cm o cardan dianteiro. Acredito que se eu tivesse instalado o kit com os jumelos originais não teria tido problemas! :D
Sérgio, mas com vc é diferente porque seu jipe é um cj3A e o meu um cj5. Aposto que vc não terá nada de problemas relacionados com comprimento do cardan e angulo das cruzetas porque no seu caso os jumelos estão situados na frente do eixo, e não atrás como nos cj5! :P
Não tive nenhum problema com a tubulação de freio.
A unica coisa que me encomodou um pouco foi que com o aumento da altura (uns 8 a 10cm) as barrinhas da direção ficaram em "V", como dá pra ver na foto abaixo. Se eu fosse instalar o kit hoje, faria uma barra ligando uma roda a outra e a barra da caixa ligando a uma lingueta no munhão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=934
Como eu havia instalado os jumelões, tbm confeccionei duas cunhas para o eixo dianteiro, para retornar ao caster original.
...molas helicoidais + elipticas vão aumentar o k posso altera-lo retirando laminas claro q sempre com a preocupação quanto ao eixo não rodar(sempre esqueço o nome em ingles).
O meu objetivo é ganho de altura sem grandes complicações.
Sérgio, minha opnião é que vc não deve retirar mais lâminas. Acho que o kit fess é um boa forma de ganhar um pouco de altura...mas talvez sacrifique um pouco o conforto...mas só vendo... :P
Ah, me lembrei que tive que soldar outro olhar no amortecedor para deixá-lo mais comprido, porque devi aos jumelos gigantes ele começou a dar fim de curso antes da hora...mas isso não tem a ver com o kit em si.
Sérgio, na dúvida, talvez seja um boa vc tentar conseguir essas molas bem baratinhas, confeccionar os suportes e testar. Se não gostar, pelo menor vc não gastou tanto. Eu posso te ajudar na confecção dos suportes, é simples!
Resumindo: nos cj3 é bem mais simples colocar o kit Fess!
[]'s
Sergio Rocha
18/05/2004, 21:03
Obrigado Mauro
To pensando ainda.Pelo q vc disse todos os seus problemas foram devido ao jumelão.Continua ainda com eles ?
No meu caso acho q deve ficar legal, porque já estou com menos laminas, e apesar dos jumelos serem um pouco maiores q o original, posso colocar os originais de novo.O que não quero é mexer nos diferenciais nem cardans.
A propósito este kit falado acima vc acha pior q o original ?
Mauro B.
19/05/2004, 14:43
Pelo q vc disse todos os seus problemas foram devido ao jumelão.Continua ainda com eles ?
Continuo sim....só que dentro de um saco no canto de minha garagem! :D Depois do kit Fess eu fiz SPOA e retornei aos jumelos originais. E é esta configuração que continuo até hoje. :wink: Ainda tenho o kit guardado, mas pretendo colocar no cj3A do meu pai! :P
A propósito este kit falado acima vc acha pior q o original ?
A parte dianteira do kit do link é idêntica. A parte traseira se diferencia pela mola cilíndria e apoiando-se sobre o feixe, e não sobre o eixo como o "original".
O que eu não gostei muito foi justamente ela ser apoiada sobre o feixe....mas não sei se isso é mal assim...Eu particularmente acho que as molas traseiras do kit "original" são meio fortes, e talvez essas do kit do link sejam melhores nesse sentido...enfim, uma coisa pode compensar a outra...sei lá! :lol:
O que eu não gosto nos dois kits é que acho que os cilindrinhos dos suportes foram feitos compridos demais. Pelo menos os dianteiros acho que poderiam ser modificados, deixando-os de tamanho suficiente para encaixar no primeiro elo e então colocar uma pequena chapinha parafusada para garantir que a molas não escapem numa torção maior! :wink: Tbm aproveitaria e colocaria um batente de borracha. Tudo isso eu pretendo fazer na instalação do kit no cj3A do meu pai! :wink:
[]'s
PessoALL,
A minha esperiência com o Kit Fess foi a sequinte:
1) Tirei 3 molas na frente e 4 atrás - ficou macio e firme, mas não aguentou o primeiro Endurance Trial de BH. Ficarm poucas molas para o torque do Jeep então o diferencial dianteiro começou a girar com o esforço o que acabou quebrando o pino-mestre, consequentemente o diferencial " andou" prá frente e o cardâ dianteiro caiu.
2) Com a torção da suspenção deu fim de patente e os berços do kit amassaram.
A solução foi usar o kit com as molas originais o que deixou o carro mais duro porém firme e alto. Refiz os berços com chapa mais forte e travei as molas para elas não sairem no final do curso da suspensão. Hoje uso jumelos pequenos com 6cm e buchas de bronze originais.
Na época estava usando jumelos grandes de 14 cm.
NA traseira fiz SPOA e tirei as molas Fess. Uso agora jumelos pequenos e feixes de molas planos. Talvez volte a colocar as molas Fess na traseira.
Mauro B.
19/05/2004, 19:38
1) Tirei 3 molas na frente e 4 atrás - ficou macio e firme, mas não aguentou o primeiro Endurance Trial de BH. Ficarm poucas molas para o torque do Jeep então o diferencial dianteiro começou a girar com o esforço o que acabou quebrando o pino-mestre, consequentemente o diferencial " andou" prá frente e o cardâ dianteiro caiu.
Se vc instalasse uma barra anti-torção seu problema tava resolvido...certo?:D
[]'s
Sergio Rocha
19/05/2004, 21:07
É Mauro por tudo q vc falou e o q já li a respeito acho que a receita ideal seria:
Kit Fess= boa altura
menos laminas= maciez
barras estabilizadoras desconectáveis = carroceria sem grandes inclinações
barras anti torção+panhard (não sei se é assim q escreve)= eixos localizados e firmes
jumelos originais= pouca torção nos feixes
O q vc acha ?
Mauro B.
21/05/2004, 13:10
O q vc acha ?
Acho que vc leu meus pensamentos !!! :D :D :D
Só um pequeno detalhe: acho que os jumelos maiores estão mais relacionados com a alavanca gerada e pelo movimento da suspensão prejudicado do que pela torção nos feixes.
Sérgio, é exatamente esta configuração que vc disse que eu pensei em colocar no jipe do meu pai. :D
[]'s
Sergio Rocha
21/05/2004, 19:16
Fala Mauro
Fora a alavanca e etc.. a torção q imagino seja a lateral, devido a maior alavanca.
Acho que esta configuração seria muito boa, não elevando tanto quanto o SPOA, e sem precisar mexer em cardans e diferenciais(caster, camber e etc) 8)
Sergio Rocha
11/06/2004, 21:25
Finalmente criei coragem e instalei o Kit Fess, neste feriado.Fiz o serviço em casa, com a ajuda de um amigo.Foi um sufoco colocar as molas no lugar, entraram muito apertadas.O ideal teria sido comprimi-las antes,e ter amarrado pra ficarem menores na hora de colocar.O Jeep ficou 6 cm mais alto.Andei pouco, mas pelo q pude observar ficou um pouco mais duro.Como o meu feixe já está com menos molas, não vou me arriscar a tirar mais.O unico problema é que a barra do sistema de direção,que liga uma roda a outra, ficou raspando no feixe, devido ao maior arqueamento das laminas.Pretendo modificar os ptos de fixação dessa barra passando de baixo pra cima o q deve dar um ganho de 3 cm de distancia do feixe.Outra coisa q não gostei, foi q na dianteira as molas ficam muito proximas aos amortecedores, vou mudar o pto de fixação deles colocando uns 3 cms pra frente.Acredito q com essas pequenas modificações o resultado final fique ótimo.
Mais pra frente vou colocar barras localizadoras nos eixos e tirar mais laminas do feixe. 8)
Alguem tem alguma sugestão :?:
Sergio Rocha
12/06/2004, 19:07
Resolvi o problema da direção, e o dos amortecedores.Agora notei ,andando mais, que surgiram barulhos na suspensão dianteira, acredito q só podem ser as molas ou será o feixe ? Alguem q use o Kit Fess notou q as molas são barulhentas ?
Mauro B.
12/06/2004, 20:07
O unico problema é que a barra do sistema de direção,que liga uma roda a outra, ficou raspando no feixe, devido ao maior arqueamento das laminas.Pretendo modificar os ptos de fixação dessa barra passando de baixo pra cima o q deve dar um ganho de 3 cm de distancia do feixe.
Ótima solução. Ganha até mais que 3cm! Tem duas fotos do jipe do Sidney, que tbm tem kit fess instalado, no tópico "Lingueta: uma solução para os SPOAdos..." (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899&highlight=lingueta+spoados) ! Olhe lá as fotos! :P
Outra coisa q não gostei, foi q na dianteira as molas ficam muito proximas aos amortecedores, vou mudar o pto de fixação deles colocando uns 3 cms pra frente.
Eu acho que nem precisa. Basta que não se encostem...mas agora já e tarde, e tanto faz tbm! :D
Agora notei ,andando mais, que surgiram barulhos na suspensão dianteira, acredito q só podem ser as molas ou será o feixe ? Alguem q use o Kit Fess notou q as molas são barulhentas ?
A mola sozinha não faz barulho, mas talvez esses sons que vc escutou possam ser causados pelo impacto das espiras da molas no chassis a medida que a mola comprime. Já ví um cj5 só com essas molas helicoidais (sem feixe) e ele montou as molas sobre um círculo de borracha de 0,5cm de espessura. Isso basta para eliminar qualquer barulho de impacto de espiras com o chassis ou suporte. Eu particularmente não notei tais sons...
[]'s
Sergio Rocha
12/06/2004, 20:32
Valeu Mauro.
Não conhecia esse topico sobre linguetas.Tb com eu ia advinhar q tinham apelidado com esse nome ? E olha que eu pesquisei e não achei nada.
Bom, mas a solução que eu dei na direção, foi muito simples.Coloquei um macaco hidraulico debaixo da barra ( que liga as duas rodas), perto do ponto de fixação forcei pra cima e pronto afastou 2cm.Calma que fiz consciente.Logico que alinhei a direção depois.
Quanto aos amortecedores, tinha medo de que com o flexionamento das molas elas encostassem neles, daí modifiquei o pto de fixação inferior e ficou ótimo.
Qto ao barulho deve ser isso q vc falou.Assim que tomar coragem tiro as molas e coloco um disco de borracha nos suportes superiores e inferiores dianteiros.O interessante, é que os trazeiros não fazem nenhum barulho.
Valeu pela sugestão. 8)
Mauro B.
15/06/2004, 20:19
Oi Sérgio ! :D
O interessante, é que os trazeiros não fazem nenhum barulho.
Vc comprou o kit da GranRio ??? Se sim, talvez seja porque as molas traseiras deles não são bojudas (em formato de barril), daí não acontece das espiras esbarrarem com o chassis.
Talvez não seja essa a causa dos barulhos que vc houve. Acho que é difícil alguém de longe poder dizer de onde vem o barulho sem escutá-lo. Pode não tenha nada a ver com o que eu disse! :?
Sérgio, se vc puder, mande fotos de como ficou seu jipe, e como ficou a instalação! :wink:
[]'s
Sergio Rocha
15/06/2004, 22:32
Fala Mauro
Comprei o kit da Donatti, q é igual ao da Grande Rio, as molas trazeiras não são bojudas só as da frente q são.As trazeiras são fixadas no feixe e as dianteiras no eixo.Eu achei q se as dianteiras fossem fixadas tb no feixe além da instalação ser mais fácil ficaria um serviço mais bem feito, porque ficariam afastadas dos amortecedores, o suporte do lado esquerdo não ficaria trepando no diferencial , manteria os batentes e não fariam barulho.
É não dá pra vc dizer da onde vem o barulho, sem ouvir. Eu ouço um barulho de ferro batendo em ferro. E como a unica coisa modificada foram as molas, só podem ser as danadas.Os jumelos tem regulagem de altura, antes estavam altos, agora coloquei na mais baixa, com isso ficaram iguais aos originais.O ganho de altura final foi de 5cm, q somados a mudança dos jumelos para menos 5 cm de altura(5cm = 2,5cm) teriam dado 7,5cm.
Está tudo no lugar e bem apertado.O interessante é q o barulho aparece em pequenas ondulações no asfalto.Num movimento maior da suspensão, como num quebra-molas,não acontece nada.Dá a impressão q as molas estão folgadas. Assim q puder coloco as fotos.
O texto ficou enorme, mas não dava pra explicar melhor.
Melancia
15/06/2004, 23:05
Fala Mauro
Eu ouço um barulho de ferro batendo em ferro. E como a unica coisa modificada foram as molas, só podem ser as danadas.
Está tudo no lugar e bem apertado.O interessante é q o barulho aparece em pequenas ondulações no asfalto.Num movimento maior da suspensão, como num quebra-molas,não acontece nada.Dá a impressão q as molas estão folgadas. Assim q puder coloco as fotos.
O texto ficou enorme, mas não dava pra explicar melhor.
Sergio, o barulho não seria dos grampos que existem no feixe de mola não, pois o feixe trabalha agora sempre extendido, devido a pressão das molas helicoidais, logo, em pequenas oscilações estes grampos poderiam estar sendo afastados da mola e batendo na mesma no seu retorno; sei lá, só mais um chute de quem não ouviu o barulho.
Falo isso pois no feixe do meu Jeep estão faltando algumas molas, logo, diferente deste feixe da foto, sobra um espaço entre a parte superior do grampo e a ultima mola
Abraços
Melancia
Mauro B.
16/06/2004, 02:01
Sérgio, grava o barulho em MP3 aí !!! :lol: :lol: :lol:
[]'s
Sergio Rocha
17/06/2004, 21:59
Fala Mauro
Os grampos não devem ser, os meus são diferentes dos seus, acredito mais nas espiras batendo no eixo ou no suporte.
Aliás os meus grampos são ridículos, to precisando trocar.Neste fds vou fotografar e colocar aki.
Vou tirar o Kit colocar borracha nos batentes e mangueiras nas molas.
Se eu soubesse como, eu gravava em mp3 :lol:
IHMO Jeep tem q ter barulho, mas de suspensão eu não admito...Fica parecendo carro velho :wink:
Sergio Rocha
19/06/2004, 14:09
Fala Mauro
Inventei um sistema Tabajara pra facilitar a retirada das molas do Kit, prendendo o eixo no chão e levantando o chassi com um macaco hidraulico.
Coloquei os calços de borracha, o barulho parou.
Agora uma duvida que fiquei.Sei que devo usar os jumelos menores, porem acontece o seguinte. Repare que os jumelos q estou usando dá pra colocar com a altura original ou altura maior.Quando fui recolocar os jumelos, pra colocar na altura original tenho que levantar o feixe com o macaco pra acertar a furação dos parafusos.Pra colocar mais altos eles ficam alinhados e não preciso levantar o feixe.Ou seja, com os jumelos na regulagem mais baixa os feixes forçam, um pouco, a suspensão pra baixo. Deixei na regulagem mais alta, vou andar uns dias e depois experimentar na mais baixa.A diferença q senti de imediato é q alem do volante ter ficado meio torto, o Jeep ficou meio bobo de direção.
Não sei se consegui fazer me entender.De uma olhada no meu album, coloquei as fotos lá.
Ia me esquecendo, a mola do lado direito, q fica meia torta por causa do diferencial, tá com marcas nas espiras de bater em alguma coisa.Deve ser no diferencial, daí o barulho.
Um abraço, aguardo sua opinião
Mauro B.
20/06/2004, 03:04
Fala Mauro
Os grampos não devem ser, os meus são diferentes dos seus, acredito mais nas espiras batendo no eixo ou no suporte.
Aliás os meus grampos são ridículos, to precisando trocar.
Foi o Melancia que falou, não eu !!! :lol: Todo caso, eu tbm acho esses grampos ridículos, mas são os originais do cj3A... :wink:
IHMO Jeep tem q ter barulho, mas de suspensão eu não admito...Fica parecendo carro velho :wink: Eh, antigo sim, velho não! Apoiado! :shock:
Coloquei os calços de borracha, o barulho parou. Que bom ! :D
Quando fui recolocar os jumelos, pra colocar na altura original tenho que levantar o feixe com o macaco pra acertar a furação dos parafusos.Pra colocar mais altos eles ficam alinhados e não preciso levantar o feixe.Ou seja, com os jumelos na regulagem mais baixa os feixes forçam, um pouco, a suspensão pra baixo.
Isso tbm aconteceu comigo com as molas traseiras: para instalar as molas eu soltei os feixes dos jumelos. Daí, depois de colocar as molas, fui abaixando o jipe devagar até que desse para encaixar o feixe no jumelo. Mas a suspensão parou de abaixar! Daí só forçando para encaixar no lugar...
A diferença q senti de imediato é q alem do volante ter ficado meio torto, o Jeep ficou meio bobo de direção.
Uma coisa puxa a outra...vou escrever um pouco...
:arrow: SOBRE O VOLANTE TER FICADO TORTO...
É o seguinte, quando vc levantou a suspensão do jipe, alterou a posição entre os pontos de fixação da barra que transmite a força da caixa para aquela outra barra que une uma roda á outra roda. Como agora essa barra ficou agora na diagonal, o sistema teve que compensar isso girando um pouco o volante. O volante ficou torto para a direita, correto? Pois é, vc poderia consertar esse fato aumentando o comprimento dessa barra, mas não precisa fazer isso se vc tomar outra medida, que é a de passar as barras para cima do braço que sai do munhão, o que nós já falamos acima. Isso faz com que aquela barra fique mais perto da horizontal. Essa medida tbm irá reduzir o "bumpsteer", que é aquela sensação no volante quando o jipe passa num quebra molas ou buraco. Essa é a melhor medida...na minha opinião! :wink:
:arrow: SOBRE A DIREÇÃO TER FICADO "BOBA"...
Sérgio, isso é problema de cáster, fácil de ser resolvido: basta vc colocar cunhas no eixo dianteiro.
A direção fica boba quando o pino mestre fica na vertical ou até mesmo apontando para trás (pela parte de baixo). No seu caso, são 2 coisas que somaram para que isso acontecesse.
1°: Jumelo maior: o jumelo maior naturalmente já ajuda a "bobeira" porque abaixa a parte dianteira do feixe em relação a sua parte traseira.
2°: Levantamento da suspensão: quando sua suspensão foi levantada com as molas helicoidais, seu jumelo ficou na vertical, o que acaba abaixando mais ainda a parte da frente do feixe em relação a sua parte traseira.
Essa sensação boba será reduzida um pouco porque vc recém colocou as molas e elas irão ceder um pouco. Dái, quanto elas cederem, vc estuda a possibilidade de colocar o jumelo na posição menor. Só depois de pasar por isso, se ainda estiver boba, coloque cunhas. Esse é o procedimento que eu faria! :wink:
[]'s
Sergio Rocha
20/06/2004, 13:51
Fala Mauro
Vou aguardar mais um pouco,pra ver o q acontece com a direção.
Me preciptei,hoje dei uma volta maior fiz uma trilhinha e o barulho tá lá .
Vou ter calma pra acabar com o maldito. Apertei bem o suporte trazeiro dos feixes, achei meio frouxos.Agora q andei mais, tenho quase certeza que não é nada ligado diretamente as molas, me parece mais barulho de bucha de jumelo, o pior é q as minhas são de pu e estão novas.O maldito faz quando o piso é irregular, não é quando a suspensão realmente trabalha.Dá a impressão de alguma coisa solta que bate(chacoalha) com a trepidação, os amortecedores são novos e as buchas tb.Vou ficar maluco, mas q vou descobrir não tenho dúvida.Alguma coisa mudou com o levantamento da suspensão, e tá batendo.
Viu as fotos ?
Sergio Rocha
20/06/2004, 19:53
Fala Mauro
Como eu postei antes, quase fiquei maluco de tanto fuçar.Mas achei finalmente.Usei uma ferramenta de alta precisão (marreta), enrolada num pano, e fui batendo de leve em tudo. :evil: Descobri dois pontos de barulho.O maior era no "olhal" da mola mestra que a prende no jumelo.Não sei como vou explicar, mas vamos lá.A mola mestra na verdade tem dois "olhais" um por dentro do outro.Coloquei entre eles um pedaço de borracha( o mesmo q usei como calço das molas)com isso resolvi totalmente este problema, que era o maior.Antes os olhais não batiam, porque o feixe suportava sozinho todo o peso do Jeep.Agora, como o jumelo ficou na mesma altura do feixe elas quase não fazem força, por isso em ondulações ele chacoalhava irritantemente. :D :D :D
O outro ponto é q como o feixe ficou mais arqueado, algumas laminas ficaram abertas e batem entre si.Este tou pensando ainda como solucionar.
Tinha q ser alguma consequencia da nova altura.
Barulho reduzido em 90%.Nas laminas do feixe ou coloco um espaçador de borracha ou troco os grampos e aperto todas umas contra as outras.
Não sei se posso fazer isso. O q vc acha ?Troco os grampos originais pelos do cj5 ou fabrico novos originais redimensionados ?
Desculpe a canseira q to te dando. :oops:
Saudações
carro velho jamais, antigo sim.
Mauro B.
21/06/2004, 23:29
Ae Sérgio !!! :D
Viu as fotos ?
Ví sim, e achei que ficou tri legal! :D Teu jipe ficou mais alto, mais adequado, mais esperto, mais imponente. Sinceramente, não gostava de como teu jipe estava antes, achava ele grudado no chão! :P Agora eu gostei, é exatamente desta altura que quero que fique o cj3A do meu pai! :D
Não sei se posso fazer isso. O q vc acha ?Troco os grampos originais pelos do cj5 ou fabrico novos originais redimensionados ?
Os feixes do cj3A do meu pai tbm tem esses grampos originais. Não gosto deles, desse tipo que "abraça" o feixe. Vou arrancá-los fora e fazer outros. Acho que apenas vou fazer um "U", sem colocar parafuso nenhum em cima, como é o dos cj5. Isso "libera" as lâminas entre si.
Vc deve estar pensando: "-tá, mas aí vai bater!" - mas penso em fazer uma coisa para evitar isso: faço os grampinhos "U" (6 no total). Serão 3 lâminas com grampinhos, como no cj5. Daí, faço uma plaquinha em material tipo nylon (uns 5mm de espessura) e encaixo em cada grampinho"U".
As lâminas do feixe então só irão ter contato no centro, onde são fixadas no espição. Nas extremidades, o nylon as separa. Como as lâminas não rasparão umas nas outras, e o nylon (que já é deslizante) ficará engraxado, penso que com isso deixe mais macio e sem barulho algum. Não sei se daria certo, mas acho que tem tudo pra dar. Se vc notar nos feixes da Blazer, verá um esquema parecido! :wink:
Acho que ficou meio difícil de entender. Se quiseres posso fazer um desenho! :D
Desculpe a canseira q to te dando.
Quê nada! :P
[]'s
Sergio Rocha
22/06/2004, 22:01
Entendi perfeitamente, e tb tinha pensado em fazer isso. Só não fiz ainda porque não bolei uma maneira de prender estes separadores nas laminas.
Minha ideia era de faze-los mais largos do que a lamina com um rasgo pra entrar no grampo.Assim ele não se movimenta lateralmente.Na vertical a lamina de cima segura.E nos lugares q não teriam grampos, como prender ?
Tb achava o bichinho meio triste, agora tá mais imponente.Uso 2 calços de borracha,na carroceria, de uma polegada cada um.Alem do Kit e temporariamente os jumelos maiores.A$$im que puder vou partir pra pneus 33.Depois ....
Mauro B.
22/06/2004, 22:28
Minha ideia era de faze-los mais largos do que a lamina com um rasgo pra entrar no grampo.Assim ele não se movimenta lateralmente.Na vertical a lamina de cima segura.E nos lugares q não teriam grampos, como prender ?
Foi exatamamente exatamente desse jeito que eu pensei. Talvez só em 3 lâminas já bastasse, já que, devido ao pedaço de nylon, elas ficariam mais prensadas umas nas outras. :wink:
Sérgio, a respeito do kit: eu achei os cilindrinhos dos suportes muito longos, o que poderá fazer com que eles batam de encontro um com o outro. Diminuiria o comprimento deles o máximo que pudesse sem que as molas escapassem. :wink:
Outra coisa é a respeito do suporte inferior dianteiro direito: devido ao diferencial, ele fica torto para o lado. Não gosto disso. Quando fiz os meus suportes, confeccionei de maneira que ele ficasse reto. A solução nada mais é que uma pequena chapinha soldada em baixo, como no desenho abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/suportes_fess_2_769.gif
No mais, daria um jeito de colocar um batente de borracha entre as molas.
Espero poder ter contribuído :)
[]'s
Sergio Rocha
22/06/2004, 22:44
É tb não gostei do suporte ficar torto.A ideia, no desenho é ótima.Por isso gostei mais dos suportes trazeiros, no feixe.Qto ao comprimento em vez de cortar, pensei em colocar um calço de pu entre os calços inferiores e a base da mola.Com isso consigo o mesmo efeito e ainda ganho de quebra mais alguns centimetros de altura :wink: Por que será q a gente tá sempre inventando uma alteraçãozinha :?: :roll:
Mauro B.
23/06/2004, 23:30
É, se eu entendi bem, esse seu método alinha a mola, mas não o cilindrinho, que continua inclinado para o lado. Acho que o ideal seria fazer as duas coisas, pois além de alinhar o cilindrinho e ganhar mais altura, vc ainda afasta as espiras do diferencial, daí bate menos! :D
[]'s
Sergio Rocha
24/06/2004, 21:11
É a ideia do calço é só pra evitar q os suportes batam um no outro e tb ganhar mais altura.Qto ao cilindrinho ficar torto tem q ser a sua ideia.
Vou procurar o material e fazer em casa os suportes.
Sergio Rocha
26/06/2004, 17:12
Estou cada vez mais gostando do Kit.Hoje numa trilhinha, o suporte da mola trazeira direita resolveu ficar pelo caminho.Sorte que como to com os feixes pude voltar tranquilamente.
Mauro B.
26/06/2004, 17:50
Xiiii....mas que palha esse kit hein.... :x
É por isso que eu confio bem mais nas coisas que eu mesmo faço (no caso, os suportes..) :roll:
[]'s
Mauro B.
26/06/2004, 17:50
Xiiii....mas que palha esse kit hein.... :x
É por isso que eu confio bem mais nas coisas que eu mesmo faço (no caso, os suportes..) :roll:
Mais um pra falar mal do kit... :twisted:
[]'s
Sergio Rocha
26/06/2004, 19:20
Eu tb gosto mais do q eu mesmo faço.Pra fazer mer@#$ deixa q eu mesmo faço.
Analisando o possível motivo do problema, talvez a culpa tenha sido minha.Como não gostei da ideia do suporte trazeiro ficar solto, abraçando o feixe por uma pequena aba lateral, coloquei um pedaço dele prensado entre o feixe e o eixo.Com isso ele ficou um pouco deslocado pra frente e a mola ficou um pouco torta , e talvez o segundo ou terceiro elo da mola tenha batido no tubinho do suporte, fazendo ele pular fora.Recoloquei sem prensar,como manda o fabricante,vou experimentar pra ver o q acontece.
Enquanto isso to bolando um suporte pra colocar em cima do eixo, como os dianteiros, fixando nos grampos junto com as laminas.
Um dia quem sabe aprendo a mexer em suspensão.
Melancia
27/06/2004, 11:41
Enquanto isso to bolando um suporte pra colocar em cima do eixo, como os dianteiros, fixando nos grampos junto com as laminas.
Um dia quem sabe aprendo a mexer em suspensão.
Pois é Sergião, é exatamente isso que eu estou pensando em fazer, e utilizando 4 molar trazeiras do corsa (2 na frente e duas atráz), pois acho que as molas do Kadet são muito grande para colocar sobre o eixo ... estou pegando os arquivos CAD do Mauro e vou trabalhar em cima disto, assim que tiver um resultado posto aqui.
Abraços
Melância
Mauro B.
27/06/2004, 13:58
Oi Sérgio, acho que para utilizar as molas helicoidais por cima do eixo seria melhor se elas fossem bojudas, como as dianteiras, pois assim as espiras entrariam umas dentro das outras, o que não atrapahraria o curso. Se vc colocar essas suas molas traseiras por cima, talvez, no final da compressão, as espiras batam umas nas outras, diminuindo o curso.
Melância, os meus suportes foram feitos utilizando as molas do kadet (que são bojudas) em cima do eixo. Essas molas são diferentes das que o Sérgio usa. Acho uma boa idéia usar as do Corsa atrás! A mola do Kadet é essa abaixo, do jipe do Flávio Pandur:
http://www.garra4x4.com.br/images/Festras1.jpg
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 15:59
As da frente são as trazeiras do Corsa.Se usar atraz as trazeiras do Corsa tb, mesmo q por cima do eixo, acho q devem ficar curtas.O espaço entre o eixo e o chassis atraz é maior do q na frente.Talvez seja preciso colocar um calço mais alto ou qualquer coisa assim.
Mauro B.
27/06/2004, 16:04
As molas traseiras do Corsa e Kadet tem o mesmo comprimento. E foi por isso mesmo que vc disse, de ficar curta, que fiz os suportes superiores traseitos 5cm mais altos, o que dá pra ver nos meus desenhos! :wink:
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 16:12
Eu não vi odesenho do suporte trazeiro, só o dianteiro.
Coloca uma foto do sistema montado no Jeep.
Mauro B.
27/06/2004, 16:25
"Suporte Kit Fess" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3902)
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 16:33
Poderiam ser os inferiores mais altos ?Assim eu aproveito os superiores q tenho.
Sergio Rocha
27/06/2004, 16:45
Como ultimamente tenho sentido uma irresistível atração pra cobaia.Antes de gastar mais R$ com outras molas e suportes, vou fazer o seguinte:(Só vou dizer porque estou muito longe e não dá pra me bater)
Vou retirar o suporte trazeiro de cima do feixe, vou lixa-lo e tb a lamina do feixe e vou usar cola.Isso mesmo cola pra metais "poxi bonder".Diz a embalagem q suporta até duas toneladas em 17cm2 .Alguem conhece?
www.henkelloctite.com.br
Será q funciona ?
Mauro B.
27/06/2004, 16:57
Eu fiz maiores os de cima primeiro porque achei mais fácil e segundo porque deixaria o centro das molas mais próximo do "roll-center", que no jipe, se não me engano, fica a 35cm do solo. Não sei se esta medida de deixar mais prómimo do rol-center tem alguma vantagem...mas sei lá né...inventei! :lol:
Sérgio, mas pra quê que tu queres deixar a mola traseira fixada por cima do eixo? Não entendi... :?
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 17:09
Não, vc não entendeu.As molas trazeiras do meu Kit são fixadas em cima do FEIXE e não do eixo.Estou querendo colar os suportes traz inferiores no feixe.O suporte trazeiro direito saiu, com uma simples trilhinha.Por isso to afim de usar esta cola.Se funcionar tá resolvido o problema sem precisar modificar nada.O meu Kit usa os suportes inferiores traz em cima do feixe de molas.
O site está fora do ar então to colocando foto da embalagem da cola.
Não ficaram boas as fotos mas talvez ajude.
Será que essa cola é a trava química que o Leopoldo fala ?
Mauro B.
27/06/2004, 17:27
Sérgio, eu entendi que as suas molas são fixadas sobre o feixe, e não sobre o eixo, como era o kit fess original. Mas eu tinha entendido que vc queria fixar agora a suporte inferior sobre o eixo. Mas agora vejo que vc apenas quer arranjar uma maneira de não deixar o suporte inferior escapar do feixe em qualquer trilhinha.
Cara, não sei como dizer isso, mas acho uma péssima idéia usar uma cola dessas! Acho que não vai durar nada. :lol: Tenta fazer uma chapa passando entre o feixe e a sapata do eixo, fixando-a junto com o espigão do feixe. Essa chapa então teria umas abas com furos para fixar no suporte. Daí estaria preso.
[]'s
Melancia
27/06/2004, 17:44
Oi Sérgio, acho que para utilizar as molas helicoidais por cima do eixo seria melhor se elas fossem bojudas, como as dianteiras, pois assim as espiras entrariam umas dentro das outras, o que não atrapahraria o curso. Se vc colocar essas suas molas traseiras por cima, talvez, no final da compressão, as espiras batam umas nas outras, diminuindo o curso.
Melância, os meus suportes foram feitos utilizando as molas do kadet (que são bojudas) em cima do eixo. Essas molas são diferentes das que o Sérgio usa. Acho uma boa idéia usar as do Corsa atrás! A mola do Kadet é essa abaixo, do jipe do Flávio Pandur:
[]'s
Ué... estas são as molas do Kadet ???? :shock: :shock: as do corsa são identicas então... achei que as do kadet fosse aquelas helicoidais "retas"(com os elos alinhados), mas as que eu comprei do corsa são exatamente estas... :?: :?:
Bom Maurão, se o seu suporte está desenhado para esta mola então ficou muito fácil... é só bolar uma forma de parafusar a mola no suporte para evitar de mandar a mesma para o espaço.
Abraços
Melancia
Mauro B.
27/06/2004, 19:50
Melância, todas as 4 molas (2 traseiras do Corsa e 2 traseiras do Kadet) são bojudas. O kit que o Sérgio comprou é da Granrio, e as traseiras desse kit da Granrio, não sei porque, não são bojudas.
Apesar das molas terem o mesmo comprimento e parecerem iguais, as traseiras do Kadet são mais gordas. Vc pode verificar isso no site http://www.garra4x4.com.br/Helicoidal.htm ! :wink:
A única modificação que vc tem qua fazer nos meus suportes para colocar as molas do Corsa no lugar das do Kadet, é os cilindrinhos, que terão de ser feitos no mesmo tamanho dos dianteiros. No mais, vc poderá adicionar uma trava para as molas não escaparem, mas acho que não precisa.
Obs: edita aí a minha citação na tua mensagem pra tirar essa foto gigante daí! :P
[]'s
Sergio Rocha
27/06/2004, 20:46
Eu realmente to pensando em mudar o suporte trazeiro pra cima do eixo.
Só que pra isso tenho q tb trocar as molas.Só q antes vou experimentar a tal cola no sistema atual.Se não der certo vou fazer novos suportes pra colocar o sistema trazeiro igual ao dianteiro.
Segundo o fabricante ela resiste a 2 ton por 17cm2.O suporte tem +- isso de area, se realmente resistir tudo isso, acredito q de certo.Fala tb q resiste a uma temperatura de 80 graus, a ácidos, agua,solventes etc.
O esforço q faz o suporte sair é lateral, q eu acho q não chega nem perto de 2 ton.Agora q peguei o macete de tirar e colocar as molas facilmente,acho q vale a pena fazer essa experiencia. :roll:
Sergio Rocha
02/07/2004, 18:46
Fala Mauro.
Mais uma propaganda enganosa, fiz um teste drive com a Ecosportcola, colei duas arruelas e consegui separa-las com a mão.Segui exatamente o q manda a embalagem.Fiz 2x o teste com o mesmo resultado.
Aí, como sempre, segui o teu conselho e soldei uma chapa na base do suporte e prensei entre o eixo e o feixe.Como hoje resolvi tirar o dia de folga, aproveitei pra trabalhar no Jeep.To pensando em batizar o danado de CAFETÃO, oq vc acha? :lol:
Vou experimentar neste fds e ver no que dá.
Mauro B.
04/07/2004, 00:08
Oi Sérgio ! :D
Cafetão? Desculpa mas eu sou muito burro e não caiu a ficha....por quê? :oops: hehehe
Blz, se não fixar desse jeito que vc fez, substitua essa sua chapa por uma mais comprida, de forma que cheque até o outro lado da sapata do feixe. Nessa chapa vc faz um furo onde apenas vai encaixar na cabeça do espigão. Assim, quando vc montar o conjunto, ela fixa-se definitivamente, não tem como sair, a não ser que ela se arrebente. Pronto, nunca mais te incomoda! Escrevi isso em outra mensagem :P
Tenta fazer uma chapa passando entre o feixe e a sapata do eixo, fixando-a junto com o espigão do feixe.
Ah, hoje é domingo....já testou ?????? :D
[]'s
Sergio Rocha
04/07/2004, 11:50
Fala Mauro
É segui o teu conselho, só não fiz até o outro lado da sapata.Testei e até agora não saiu.
Cafetão, porque me faz trabalhar de graça pra ele, e é um trabalho q envolve prazer. :wink:
Fechei a convergencia das rodas em uma volta no braço q ligam as rodas.
Usei um alinhator tabajara (barbante) e as rodas estavam divergentes, agora passaram a convergentes, calculo q em 2mm.A direção deixou de ficar boba.
To quase chegando aonde eu quero.Proximo passo será colocar barras localizadoras e tirar laminas dos feixes.
[]
Mauro B.
04/07/2004, 14:46
É segui o teu conselho, só não fiz até o outro lado da sapata.Testei e até agora não saiu.
Ah tá, é que na foto não d]á pra ver o furo para entra o espição! :D
Cafetão, porque me faz trabalhar de graça pra ele, e é um trabalho q envolve prazer. :wink:
Ahahahahaha...!!! Sô bem guri mesmo !!! :lol: Encaixou legal, até porque final de semana o trabalho é redobrado! :lol:
To quase chegando aonde eu quero.Proximo passo será colocar barras localizadoras e tirar laminas dos feixes.
[]
Tu estás falando da panhard ou na anti-torção? Bem, as duas são bem vindas! :D
Ah Sérgio, não te esqueças dos companheiros: se puderres tire fotos de tudo! :wink:
[]'s
Sergio Rocha
04/07/2004, 17:24
Fala Mauro
Não passa pro outro lado da sapata.Para no espigão.
To tentando achar em outro idioma a palavra pra cafetão, em portugues acho meio forte.Em ingles não gostei "PINT" . Parece coisa de boiola.
Se alguem souber ...
Falo nas barras anti-torção.