x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 72
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Agradecimento: 1

Instalação do Kit Fess

Bom dia, em primeiro lugar gostaria de me apresentar, sou novo aki no forum. Meu nome é Marcio, sou de caxias do sul RS, tenho um CJ5 1967 motor BF161. Participo a mais de 2 anos da Jipenet, porem a menos de um ano tenho jeep. Praticamente todas as modificações ou adaptações fiz com base nas experiencias passadas por amigos jipeneteiros. Venho ate vc's com um pedido de ajuda. Estou colocando o Kit Fes no meu jeep. O Walter Andreis me passou umas fotos e algumas dicas, se possivel gostaria de opinioes ou dicas ou relatos sobre a istalação do referido, vale dicas sobre a confecção dos berços, dicas de regulagens,,, enfim, toda e qualker ajuda sera bem vinda.

Obrigado a Todos
    []'s Marcio Vargas

Márcio,
    Seja Bem Vindo!!! Eu te passei os links para o 4x4brasil.com.br pois sabia que vc ia gostar e se cadastrar!!! A turma aki é boa...

Vou postar aqui os links para as fotos que eu te mandei por e-mail, assim se mais alguém estiver interessado no assunto pode tirar alguma idéia pelas fotos...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...f88b00679c.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...6506f56387.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...a71382cee6.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...5ec48228e2.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...56be0dbff0.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...f089b6643b.jpg Foto nova

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...2078e994fc.jpg Foto nova

[]'s

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Prezados SenhoresA vantagem do Kit Fess é com relação ao jeep ficar mais macio ou agrega outras vantagens?????

sds jeepeiras

Oi, Edu...

Existem outras vantagens, sim:

- Você vai ganhar um aumento de altura. Varia de Jeep para Jeep, mas na média é de uns 8cm.
    - As molas semi-helipticas não cedem (desarqueiam) tão facilmente.

Ah... em tempo: Se comprar o Kit-Fess original com o Silvio Baroni, não é necessário confeccionar os berços. Eles já fazem parte do kit (aliás eles são o kit... o resto é mola!!! )

[]´s

Nhac, nhac, nhac...

Caros colegas... a minha dúvida é: deve-se retirar alguma mola do feixe original ou deve-se manter todas? Com as molas orignais já é phoda o que o bicho pula... ao colocar outra mola helicoidal ainda por cima não deixará a viatura mais dura ainda?

Ainda, a mola totalmente comprimida não tira um pouco do curso da suspensão no final do batente?

Só não coloquei o kit ainda porque não tive com quem falar a respeito, pois acho mesmo que molas helicoidais funcionam melhor.

abs

Citação Postado originalmente por Fábio
    Ah... em tempo: Se comprar o Kit-Fess original com o Silvio Baroni, não é necessário confeccionar os berços. Eles já fazem parte do kit (aliás eles são o kit... o resto é mola!!! )
    []´s
    Fábio,
    Em alguns casos(no meu por exemplo) os berços originais do Kit Fess não puderam ser usados... como estou com SPOA, os berços não puderam ser presos pelos grampos devido ao pino de centro atrapalhar...

[]'s

Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Agradecimento: 1
    Marcelo.
    Ele não fica mais duro pq a mola elicoidal vai esticar o feixe, quando a suspenção for trabalhar quem força primeiro é a elicoidal e não o feixe, desta forma o jeep tende a ficar ainda mais macio. Quanto a mola comprimir e tirar curso, eu acho que não muda nada,, no lugar onde ela vai presa já existe a bucha, e ela totalmente comprimida não fica muito maior que a bucha e seu suporte.
    Em relação as vantagens e desvantagens eu já sou praticamente um expert. Com ajuda do pessoal aki do forum e da jipenet!!! Minhas duvidas ainda são em relação a instalação, o Walter passou umas fotos valiosas, o Ronald tb passou um relato muito bom, porem quero estar certo sobre o que estarei fazendo. Não quero dexar margem para furos!!! Onde eu encontro esse colega que vende o Kit?... Valew Walter,,, muito bom mesmo!!!

Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Marcelo.
    Ele não fica mais duro pq a mola elicoidal vai esticar o feixe, quando a suspenção for trabalhar quem força primeiro é a elicoidal e não o feixe, desta forma o jeep tende a ficar ainda mais macio.
    Ledo engano... Fica mais duro sim! Para melhorar isso, só tirando algumas molas.

O telefone do Silvio que tenho é bem antigo, mas pode ser que ainda seja o mesmo. Anota ai: 11 9209-3533

[]s

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    O Fábio,

Que sílvio é esse ? ? ? ?

É o da Jeepoint ? ? ? ?

sds
    j

Eduardo,

O Silvio que estou falando é o Silvio Baroni, inventor do Kit Fess. Não sei se ele trabalha em alguma Jeep Point.

Hoje em dia o nome Kit Fess virou "genérico" mas esse cara é o precursor da idéia de montar molas helicoidais junto com as semi-helipticas.

[]´ão...

Citação Postado originalmente por Fábio
    Ledo engano... Fica mais duro sim! Para melhorar isso, só tirando algumas molas.

O telefone do Silvio que tenho é bem antigo, mas pode ser que ainda seja o mesmo. Anota ai: 11 9209-3533

[]s
    Não não não... Eu já vi esta novela antes... na Jipenet...
    Ninguém afirma o porque, mas em alguns casos o Jeep fica mais duro (ops ) e em outros ele fica mais macio (o meu caso)....
    Acho que não tem como definir se FICA ASSIM OU ASSADO, só juntando todos os CJ's com FESS, incluindo o de suspensão dura e macia e fazendo uma CPI...
    Como dizem, na prática a teoria é outra... né Bill ?
    Aliás... BILL, o que é Kit Fess ????
    p.o.a.B.m.n.p.a.p

[]'s

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Fala pessoal !!!

Bom, como não sou o Bill nem o Giovani, talvez eu escreva algumas besteiras, mas é o que EU ACHO em relação aos problemas ou vantagens do Kit Fess!

Em resumo, o feixe pode ocupar tres posições principais: quando está relaxado (sem carga), quando está comprimido(com garga) e quando está distendido(com carga no outro sentido). Relaxado é quando o feixe está fora do jipe. Comprimir é quando forçamos as pontas para baixo e o meio para cima. Distendido é o contrário do comprimido.
    O feixe é uma mola, e ela possui um "K" que é mais ou menos constante. Então, se eu aplicar o dobro da carga, ela tb vai comprimir (ou descomprimir) o dobro.
    Ocorre a torção da suspensão quando um feixe está com uma carga maior que o outro.
    O que faz o feixe distender é o peso do eixo, rodas e etc....e quanto maior esse peso, maior a distenção, ou seja, mais curso para baixo.
    Quando vc retira lâminas do feixe, vc diminui o "K" da mola
    Quando vc adiciona lâminas ao feixe, vc aumenta o "K" da amola. Quando vc coloca o kit Fess, acontece a mesma coisa, vc aumenta o "K".
    Colocando ou não o Fess, o peso do jipe não vai mudar, ou seja, irá o mesmo peso (carga) para a suspensão independente se tem o Fess ou não.
    O que se deseja em termos de torção da suspensão é que o feixe comprima o máximo que puder (até perto dos batentes) e que distenda (abra) o máximo que puder. Quem tem pneus maiores, e consequentemente mais pesados, pode ter uma maior distenção do feixe.
    Se vc aumentar o "K" do conjunto "molas", vc vai diminuir a torção da suspensão. Considerando apenas a parte de compressão do feixe, se vc adicionar o Fess, vai aumentar o "K", o que diminuiria a compressão final. Para acabar com esse problema, vc deve retirar algumas lâminas de forma a permanecer com o mesmo "K" que antes tinha. Isso é que é difícil conciliar!
    Imagine agora um jipe parado com as rodas no ar. O feixe vai estar distendido. Se vc subir em uma das rodas, o feixe vai distender mais ainda, pois vc estará dando mais peso ao eixo. Se mesmo com as rodas no ar, as molas do Fess entrarem um pouco apertadas, vc terá o mesmo efeito anterior, ou seja, terá um maior curso para baixo. Caso as molas do Fess entre justas, não vai ter mais curso para baixo.

Bom, eu exclui outros fatores como jumelos e etc, supondo que estes e outros elementos não fossem problema no curso da suspensão.

O negócio é o seguinte: se vc ajustou a suspensão para instalar o Fess, no sentido de manter o mesmo "K", vc consequentemente vai ter uma suspensão mais macia, pois vc retirou lâminas, ou seja, diminuiu o atrito nos feixes! E se as molas entrarem apertadas, mesmo estando o eixo no ar, vc pode ter uma torção maior da suspensão!

Agora vamos supor que vc apenas colocou o Fess e não fez mais nada. O que acontece? Vc aumenta o "K" do conjunto. Sua suspensão consequentemente vai fechar menos, ou seja, vc perde curso. Esse fato aliado ao atrito nas lâminas que vc não tirou, sua suspensão vai ficar mais dura. Mesmo assim, talvez vc ainda consiga um aumento da abertura da suspensão, caso as molas tenham entrado apertadas!

Talvez hoje ou amanhã eu crie meu álbum de fotos e coloco as fotos do Kit Fess instalado no meu jipe! Eu aviso aqui! :P

Espero ter ajudado (mas já achando que atrapalhei) !!!
    OBS: eu particularmente não gosto muito dessa adaptação...

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem