PDA

Ver Versão Completa : Lucro Brasil faz consumidor pagar o carro mais caro do mundo!



R.Oliveira
29/06/2011, 13:09
Pessoal,

Vejam essa reportagem sobre o custo do carro no Brasil. Nada que a gente não saiba mas com certeza uma das melhores abordagens que eu ja li sobre assunto.

Link: Yahoo! Autos (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=45643)

Abraço.

robertogral
26/09/2011, 06:54
Boa a reportagem. É um absurdo o que as montadoras e concessionárias fazem no brasil... E a questao maior é que nao se aplica somente aos carros! Aplica-se a praticamente todos os produtos! As empresas nao utilizam mais os custos para a formacao de precos de um produto, mas baseiam-se em quanto o Brasileiro aceitaria pagar por um bem, objetivando, é claro, os altos lucros!!!

Esse video também faz uma abordagem sobre o assunto: Entenda por que os carros são mais caros no Brasil - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qdL8KEpg17M)

Nao e atoa que cidades como Rio de Janeiro (http://www.wimdu.com.br/rio-de-janeiro) e Sao Paulo (http://www.wimdu.com.br/sao-paulo) estao entre as mais caras do mundo!

Abracos,

rgiz
09/12/2011, 01:56
Ola pessoal, sempre acompanhei o fórum, porem nunca participei [ talvez porque ainda não tenho 4x4 :( ] Ia cria um novo tópico, mas vi que já existia um abordando o tema Lucro Brasil, sei que muito ja foi conversado sobre ele aqui, mas creio que não tão profundamente.

Esta rolando uma campanha no Facebook (http://www.facebook.com/lucrobrasil)(link), em que consiste em não comprar carro 0km em 2012, fazer um boicote as montadoras neste ano.

Talvez alguns vão achar estúpido, outros acharam que é uma campanha idiota e outros até vão sentir atraídos por ela... Eu estou participando e sempre ajudando a espalha a campanha, por isto estou aqui pedindo um pouco da atenção de cada um.

As montadoras não estão erradas em praticar o Lucro Brasil, como empresas em um sistema capitalista, o lucro é o objetivo de qualquer empresa. E se o mercado aceita pagar 2, 3x em uma carro que não vale metade disto, porque não cobrar?

Como disse um executivo:
“O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado”, disse um executivo da Mercedes-Benz, para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil.

“Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.


É claro que o governo tem sim a sua parcela de culpa. O nosso governo é o maior financiador das multinacionais do carro no Brasil (http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/12/05/governo-e-o-maior-financiador-das-multinacionais-do-carro-no-brasil.jhtm)(link), e mesmo com todo este incentivo, como o caso da mudança da Ford do Rio Grande do Sul para a Bahia (http://rsurgente.opsblog.org/2009/06/16/memoriacaso-ford-mp-que-levou-ford-para-bahia-continha-aberracao-juridica-ii/)(link). As montadoras não reduzem o Lucro Brasil...

Mas grande parte desta culpa é minha, sua e de todos nos. Que como disse o executivo da Mercedes “Por que baixar o preço se o consumidor paga?” Nos brasileiros pagamos tudo alto e sempre colocamos a culpa no governo, realmente os impostos, a carga tributária no Brasil é próxima de um país escandinavo (http://nemcaranemcoroa.blogspot.com/2011/12/o-preco-do-brasil.html)(link).

Mas mesmo sem todo esse imposto, o carro custaria menos?

Vários portais mostraram suas opiniões sobre este assunto: Exame (http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/carros-brasileiros-custam-tao-caro-557974)(link), 4Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/carro-tao-caro-brasil-394648.shtml)(link), R7 (http://noticias.r7.com/carros/noticias/por-que-o-carro-no-brasil-e-tao-caro-saiba-que-a-culpa-tambem-e-sua-20110218.html)(link), Uol (http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-06-01_2011-06-30.html)(link), WebMotors (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=45643)(link) e vários outros.

alem disto, também existe os comparativo de preços de carros (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150447047752649&set=o.175041245893212&type=3&theater)(link) aqui e no exterior. De carros produzidos no próprio Brasil, que são vendidos por frações de seu preço em outros países. Como o famosa caso do Honda City, produzido em Sumaré, vendido no Brasil por mais de R$ 50.000 e enviado para o México sendo comercializado la por menos de R$ 28.000.

Vamos considerar um cenário anterior ao aumento de IPI feito recentemente. Antes dele, a carga tributária no Brasil caiu ou aumentou muito pouco nos últimos anos, ao contrário dos preços. Então qual a explicação disso?

Lembram-se da aula de macroeconomia da faculdade? A Lei da Oferta e da Procura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura)(link)? Esta é a explicação! Existe maior procura que oferta, portanto o preço sobe. O raciocínio é simples: se as montadoras quebram recordes e recordes de vendas, não há porque diminuir os preços, certo?

Vamos tomar como exemplo 2 carros de alto padrão da bem sucedida Hyundai. Na Coréia do Sul, Estados Unidos e no mundo inteiro, o Azera é posicionado como um carro de padrão e preço acima do Sonata. No próprio website da Hyundai Americana podemos ver o Sonata e o Azera com modelos idênticos ao Brasil, mas com o preço do Azera (modelo antigo – 2011) 30% mais caro que o Sonata (modelo novo – 2012).

http://www.blogdoinvestidor.com.br/wp-content/uploads/2011/10/azera-e-sonata.jpg

Estes preços são invertidos no Brasil, simplesmente por causa da grande demanda pela novidade que é o novo modelo do Sonata. Veja neste artigo da 4Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/hyundai-azera-x-hyundai-sonata-616288.shtml)(link) um comparativo.
Nos Estados Unidos o recém lançado modelo do Azera 2012 chegará por preços equivalentes aos atuais, mas adivinha o que acontecerá aqui?

Como consumidores, temos que agir em conjunto, como um grupo!

Se um vendedor aumenta o preço de um produto que não é de primeira necessidade (vamos combinar que todo mundo sobrevive sem um carro), o povo simplesmente não compra e os preços se reajustam rapidamente.

Lembre-se que as montadoras estão no direito delas.
Vamos acordar!

Não basta só reclamar da vida, da injustiça e do governo com seus impostos!
Não vai ser este nenhum outro governo que vai nos ajudar, depende apenas de nos mesmo.

Compartilhem, acessem a página no Facebook (http://www.facebook.com/lucrobrasil)(link).

E em 2012 não compre carro 0km.


Obrigado pela atenção.
Regis Reis

*alguns trechos do texto retirados de: financaspessoais (http://financaspessoais.blog.br/financas-pessoais/artigos/vitor-nagata/2011/10/18/por-que-o-carro-e-tao-caro-no-brasil/)

dudarj
09/12/2011, 09:03
Eu compartilho isso!!!