Ver Versão Completa : Luz de verificação do motor.
euclidesneto
27/06/2011, 09:45
Há mais ou menos um mês, essa luz acendeu no minha L200. Era um sábado e quando ia levar na concessionária na segunda, ela apagou e não acendeu mais. Quarta passada, véspera do feriado, levei o carro para trocar óleo e filtros. Na quinta, já na estrada, a luz acende de novo e o carro perdeu totalmente a força. Voltei pra casa pensando que não iria conseguir chegar. No outro dia vou ligar o carro e a luz não acende mais. Funcionamento normal. Algum palpite do que possa ser?
Carlos A. C. Azevedo
27/06/2011, 10:00
Qual era a rotação que o motor estava e a velocidade do carro quando acendeu a luz? já trocou o filtro de combustivel?? olha ai, tem um sensor bem em cima do intercooler, é parafusado nele, dalhe uma emprensada nele por que se ele tiver folgado pode acender essa luz ai..
:concordo:
euclidesneto
27/06/2011, 10:07
O filtro foi trocado na véspera da viagem. A velocidade era em torno de 100 km/h. A rotação, não me lembro, mas com certeza não era alta. Acho que o mais correto seria ir na concessionária passar o scan, ou não?
Carlos A. C. Azevedo
27/06/2011, 10:47
Sim sim, mas algumas L200 também acenderam essa luz, e era a turbina desregulada, mas no meu caso, era o sensor que não estava totalmente conectado.. mas no meu caso não perdia potencia, se a ccs da sua região tiver um bom atendimento e uma boa acessoria, seria bom voce ir lá sim..
euclidesneto
28/06/2011, 16:58
Fui na ccs. Disseram que o scanner acusou sujeira no intercooler e carbonização na turbina. Cobraram 450 dilmas pela limpeza. Será que isso não é enrolação?
AurelioSoares
28/06/2011, 18:19
Na ultima viagem que fiz, 3600Km ida e volta eu tive esse problema. rodei 1000Km tudo beleza, ai já de anoitecendo a luz acendeu e a força caiu, eu não conseguia passar de 80, pensei " Agora ferrou!" procurei com calma um lugar para parar. Encontrando uma casinha na beira da estrada parei, abri o capo e olhei, agua, óleo e tudo mais (fiquei uns 10 minutos parado), disseram que tinha uma cidade proxima e resolvi ir para lá de 80Km mesmo e lá chamar um guincho, fim das férias pensei eu. dei a partida e nada acendeu, andei até a cidade a 130Km/h e nada acendeu. No hotel encontrei com outra L200 e perguntei ao motorista se ele conhecia o problema.
Para minha surpresa o cara falou que a dele tambem dava este problema e depois de muitos testes ele descobriu que era o computador de bordo acusando um erro no combustivel e que ao desligar e ligar (aguardando todas as luzes apagarem) o controlador er resetado e a luz não acusava mais.
Chegando na fazenda liguei para um mecanico que trabalhou na mit e ele de cara me perguntou se eu abasteci em um posto suspeito, ai ele me falou a mesmo coisa e mandou comprar um filtro de combustivel novo, de um modelo (fram eu acho) e guardar dentro do carro. mas por hora eu deveria fazer isso sempre aguardar todas as luzes amarelas apagarem antes de dar a partida, e procurar abastecer em postos novos.
Passei a fazer isso direto assim como o abastecimento e depois que voltei para BSB isso nunca mais aconteceu. tambem não comprei o filtro "ainda".
AurelioSoares
28/06/2011, 18:23
Volto a alertar, Mecânico de concessionária você entra gripado e sai com atestado pneumunia, e compromisso de retornar assim que os remedios chegarem. rsrsrs
Leve em conta o que eles dizem mas procure sempre uma segunda opinião.
PauloLimited
28/06/2011, 19:50
Intercooler sujo num sei não, mas turbina carbonizada faz com q a luz da ignição acenda sim. Minha L200 estava com a turbina carbonizada, feita a limpeza fico tudo blz. Se realmente tiver q descarbonizar a turbina toma cuidado ne remontagem, q as patelas da turbina tem q encaixar certim.
Carlos A. C. Azevedo
28/06/2011, 19:51
Fui na ccs. Disseram que o scanner acusou sujeira no intercooler e carbonização na turbina. Cobraram 450 dilmas pela limpeza. Será que isso não é enrolação?
Cara, some dessa ccs, nem passa mais na frente, isso é mentira, o problema é o sensor que fica no intercooler, que indicada pra turbina o quanto ela deve mandar, e as vezes ele folga, e também, pode ser regulagem da turbina, assim como essa ai do filtro do amigo aurélio, já aconteceu exatamente igual pra mim, a 110, quase 3000 rpm a luz acende, mas o negocio é que não perdeu nada de potencia, pisava e o bicho ia, encostei o carro, desliguei, olhei o motor, e liguei de novo, deixando apagar todas as luzes do painel, e a luz da falha apagou, depois botei 110 de novo e a luz não acendeu mais...
:concordo:
PauloLimited
28/06/2011, 20:11
Intercooler sujo num sei não, mas turbina carbonizada faz com q a luz da ignição acenda sim. Minha L200 estava com a turbina carbonizada, feita a limpeza fico tudo blz. Se realmente tiver q descarbonizar a turbina toma cuidado ne remontagem, q as patelas da turbina tem q encaixar certim.
Melhora meu post, o sensor q fica encima do intercooler q o Carlos falou eu tive q trocar, pois o mesmo estava com problema, com mal funcionamento, so q antes de ser trocado eu so descorbonizei a turbina e melhoro muito a luz da ignição so acendia depois de 500 km rodados com médias altas 120,130km/h.
Na minha acredito q tudo ocorreu assim, eu usava filtro de ar esportivo e o mesmo filtra muito pouco, com isso pasava poeira indo parar na turbina q junto o oléo levo a carbonização da turbina, com isso o sensor q fica encima do intercooler trabalhava mais "forçada" e com o tempo ele ariou, então mesmo com a turbina descabonizada, quando da pico muito alto de pressão na turniba o sensor num segura mais.
Quem num tem costume de trocar o filtro de ar no prazo certo, pode levar a esse problema tb.
euclidesneto
28/06/2011, 20:20
O grande problema é que esse lance de descarbonizar turbina, aqui na roça, parece que é só em ccs. Ou seja, facada.
PauloLimited
28/06/2011, 20:33
O grande problema é que esse lance de descarbonizar turbina, aqui na roça, parece que é só em ccs. Ou seja, facada.
Depender de css é foda msm, se ver o tanto q é facil descarbonizar a turbina.
O foda e vc fazer esse serviço e num ficar 100%, ai começa a empurrar um monte de coisa. Quando descarbonizei a turbina na Mit eles motaram errado e logo o problema voltou de novo, quando eu voltei la pra pegar a garantia do serviço a Mit condeno minha turbina, falando q tinha q embuxar. No final axei outro meca e desmonto e limpo a turbina montando ela certim coisa q os bunda da Mit num conseguiram e pronto, problema resolvido.
Carlos A. C. Azevedo
28/06/2011, 21:40
Amigo euclides, voce entende alguma coisa de mecanica? o manual indica tudo o que precisa desmontar pra poder limpar a turbina, mas as posições da palheta voce terá que lembrar hehe, você que o print da turbina desmontada??
PauloLimited
28/06/2011, 23:28
Amigo euclides, voce entende alguma coisa de mecanica? o manual indica tudo o que precisa desmontar pra poder limpar a turbina, mas as posições da palheta voce terá que lembrar hehe, você que o print da turbina desmontada??
Qualquer coisa pega o esmalte da dona Onça e pinta tanta a "Hélice, como as bordas da turbina" ai pronto vai ta la a marcação, pq na hr de limpar a num ser q esfrege onde ta o esmalte, ele num sai fácil não.
euclidesneto
29/06/2011, 08:08
O mesmo que entendo de japonês, além do pior, sou altamente sem jeito e impaciente pra essas coisas.
AurelioSoares
02/07/2011, 00:16
Cara, descobre um bom mecânico na cidade grande mais próxima e agenda com ele, ai você sai da roça, vai para a cidade grande, bota o carro na oficina, pega um taxi E vai ao shopping, e depois pro hotel, descança bastante, no dia seguinte vai ao mecânico pega o carro e volta para casa. Você economisa, descança, e o serviço sai melhor.
Css da Mit no Brasil tá deixando muito, muito a desejar, basta diser que quase sempre não tem peça, e os mecânicos custam 190,00 por hora (está escrito na porta da oficina.)
Carlos A. C. Azevedo
02/07/2011, 00:21
Cara, descobre um bom mecânico na cidade grande mais próxima e agenda com ele, ai você sai da roça, vai para a cidade grande, bota o carro na oficina, pega um taxi E vai ao shopping, e depois pro hotel, descança bastante, no dia seguinte vai ao mecânico pega o carro e volta para casa. Você economisa, descança, e o serviço sai melhor.
Css da Mit no Brasil tá deixando muito, muito a desejar, basta diser que quase sempre não tem peça, e os mecânicos custam 190,00 por hora (está escrito na porta da oficina.)
E o pior é que esse bando de condenado não deve ganhar 1/4 desse preço, ai ficam mordido e fazem besteira no carro..
euclidesneto
04/07/2011, 16:00
A luz continua apagada e o carro normal. Se for mesmo carbonização da turbina, quais as consequências disso?
euclidesneto
11/07/2011, 09:52
Fiz uma pequena viagem esse fds e o problema voltou. Notei que a luz acende por volta de 3250 rpm e 140km/h. Aí era parar o carro, desligar e a luz apagava. Se subisse o giro de novo a luz acendia e o carro perdia potência. Vou ter que morrer na ccs.:cry:
Carlos A. C. Azevedo
11/07/2011, 13:59
Fiz uma pequena viagem esse fds e o problema voltou. Notei que a luz acende por volta de 3250 rpm e 140km/h. Aí era parar o carro, desligar e a luz apagava. Se subisse o giro de novo a luz acendia e o carro perdia potência. Vou ter que morrer na ccs.:cry:
Realmente, tá precisando da regulagem e limpeza da turbina.. infelizmente só a ccs:parede::parede:
AurelioSoares
15/07/2011, 23:30
Tenta fazer aquela limpeza do tanque e do filtro que o carlos Fez, mal não vai fazer, na minha nunca mais ocorreu, mas sempre espero as luzes apagarem antes de dar a partida, e diesel só em posto bom.
euclidesneto
08/09/2011, 11:14
Atualizando o tópico. Como nunca mais peguei estrada, nunca mais o problema aconteceu e fui barrigando. Hoje fui trocar o óleo e descobri que a mangueira que sai da turbina para o intercooler estava rasgada. Troquei a bendita e botei o carro na estrada. Desliguei o OD e dei umas boas esticadas a 4000 rpm. Nada de luz, nada de perda de potência. Pense num cabra feliz.:euforico:
Vamos ver até quando.:rolleyes: