PDA

Ver Versão Completa : Osmar contato

henrique wamser
26/06/2011, 21:29
olá

acabo de chegar da minha oitava viagem ao chuí, desta vez com a minha 90tinha, JUNTO COM OUTROS 40 VEÍCULOS DE DIVERSAS MARCAS.
haviam 4 defenders.
acho que por culpa minha, que esqueci ligados 4 faróis hella do bagageiro,e em dado momento, escutei um estalo seguido de cheiro de queimado,e não consegui visualizar o local.
já na sequencia, percebi que estava sem os faróis normais, ar condicionado, vidros eletricos, e todos os marcadores do painel.
fizemos uma gambiarra bem feita para os farois, e terminei a viagem sem qualquer outro problema.
temos algum histórico de problema parecido, que permita apontar algum componente, rele, placa, conector?
toda ajuda será bem vinda:concordo:

lipe20
26/06/2011, 22:25
Que triste noticia essa Henrinque. Também fui vitima nesse feriado, soltou uma cinta de um caminhao e destruiu meu parabrisa.

Já chegou a placa de fusivel?

portuga4x4
26/06/2011, 23:00
Porra Lipe, você tem sorte com os parabrisas.
Espero que esteja tudo bem.

Abraços

marcelbs007
27/06/2011, 08:14
Bom dia Henrique,

No meu caso foi um "rele" dentro do painel que queimou. Funciona como um "geral" na parte de iluminação. Ele fica do lado esquerdo abaixo do volante. Voce precisa soltar tres parafusos de uma capa externa.Voce vera ele facil, é amarelo e fica no fundo na posição vertical.

CGAUER
27/06/2011, 10:32
Pode ser o famigerado conector azul localizado atrás da região do rádio, bem no meio do painel no pior lugar que possa se imaginar. O conector na verdade é um Jump, ou seja, aparentemente parece um plugue tampado. Sua função é unir o terra de todo o painel, positivos dos farois, e mais dois circuitos minoritários.

Ele costuma derreter e ficar tostado em função de mal contato por oxidação. Basta cortar tudo fora e soldar todos os fios de mesma cor juntos. Verdes com verdes, pretos com presto, etc,etc...

Uma dica importante no Defender: jamais pendurem acessórios no circuito original do carro. Melhor fazer um sistema paralelo diretamente do alternador.

Abraços

Clemente

henrique wamser
27/06/2011, 10:59
LEGAL, pessoal
estou verificando..tentei achar o local pelo cheiro de queimado, mas ele sumiu...vou ver no esquema eletrico se acho alguma dica
depois informo
se alguem tiver dicas, todos agradecem.

marcelbs007
27/06/2011, 19:45
Clemente, pode me ajudar ?

Minha viatura nao quer pegar depois de eu limpar a caixa de fusivel que estava muito suja, também fiz uma revisao nos conectores do alternador...Agora ela nao pega na chave... quando giro, ela fica fazendo um tec tec tec tec tec... e nao pega.
Só no tranco....

abs

Pode ser o famigerado conector azul localizado atrás da região do rádio, bem no meio do painel no pior lugar que possa se imaginar. O conector na verdade é um Jump, ou seja, aparentemente parece um plugue tampado. Sua função é unir o terra de todo o painel, positivos dos farois, e mais dois circuitos minoritários.

Ele costuma derreter e ficar tostado em função de mal contato por oxidação. Basta cortar tudo fora e soldar todos os fios de mesma cor juntos. Verdes com verdes, pretos com presto, etc,etc...

Uma dica importante no Defender: jamais pendurem acessórios no circuito original do carro. Melhor fazer um sistema paralelo diretamente do alternador.

Abraços

Clemente

CGAUER
27/06/2011, 20:30
Marcel,

isso tem sintoma de bateria fraca (tec tec tec bem rápido). Mas antes verifique todos os relês. Um dos amarelos é responsável pelo contato do motor de arranque.

Verificar o cabo auxiliar (protegido por um conduíte preto), que junta-se ao borne positivo (vermelho) da bateria é uma boa. Onde ele é prensado junto ao parafuso do + da bateria costuma dar uma oxidação branca que traz problemas dificílimos de diagnosticar. O carro apaga do nada e depois volta como se tudo tivesse normal. Tivemos este problema nos dois 90tinhas e só descobri porque o conduíte estava meio derretido...

Abs e boa sorte

Clemente, pode me ajudar ?

Minha viatura nao quer pegar depois de eu limpar a caixa de fusivel que estava muito suja, também fiz uma revisao nos conectores do alternador...Agora ela nao pega na chave... quando giro, ela fica fazendo um tec tec tec tec tec... e nao pega.
Só no tranco....

abs

marcelbs007
28/06/2011, 08:42
Valeu Clemente!!!

Minha viatura está sendo vagarosamente reformada.

Grande abs

Marcel,

isso tem sintoma de bateria fraca (tec tec tec bem rápido). Mas antes verifique todos os relês. Um dos amarelos é responsável pelo contato do motor de arranque.

Verificar o cabo auxiliar (protegido por um conduíte preto), que junta-se ao borne positivo (vermelho) da bateria é uma boa. Onde ele é prensado junto ao parafuso do + da bateria costuma dar uma oxidação branca que traz problemas dificílimos de diagnosticar. O carro apaga do nada e depois volta como se tudo tivesse normal. Tivemos este problema nos dois 90tinhas e só descobri porque o conduíte estava meio derretido...

Abs e boa sorte

henrique wamser
30/06/2011, 10:46
BOOOOOOMMM DIAAAA!!
levei na oficina MORAS 4X4, do meu amigo Sergio que tambem estava na expedição, ele desmontaram todo o painel, o famigerado conector azul estava perfeito, aparentemente tudo em ordem, quando acharam um fusivel que apesar de queimado, não aparecia visualmente, rompeu em um ponto diferente.quiando trocado, foram ligando tudo, e quando ligaram o ar condicionado, voltou a estourar.
descobriram então o chicote do mesmo com um curto à massa.
resolvido.
obrigado pela força de todos.
abc
Henrique

CGAUER
30/06/2011, 14:28
Que bom que foi resolvido. Apesar do conector azul estar bom, espero que tenham aproveitado o trabalho para remove-lo. Um dia o pü†ø vai dar pau...

abs

Clemente

BOOOOOOMMM DIAAAA!!
levei na oficina MORAS 4X4, do meu amigo Sergio que tambem estava na expedição, ele desmontaram todo o painel, o famigerado conector azul estava perfeito, aparentemente tudo em ordem, quando acharam um fusivel que apesar de queimado, não aparecia visualmente, rompeu em um ponto diferente.quiando trocado, foram ligando tudo, e quando ligaram o ar condicionado, voltou a estourar.
descobriram então o chicote do mesmo com um curto à massa.
resolvido.
obrigado pela força de todos.
abc
Henrique

henrique wamser
30/06/2011, 16:50
Clemente, o dito conector é ridículo, principalmente se procurarmos um motivo para a existência do mesmo.
tem uma tampa que fecha os contatos alinhados em duas filas.O sergio desconfia que o chicote seja o mesmo das td-5, JÁ que eram fabricados ao mesmo tempo que as nossas tdi 300 "CKD".....faz sentido...porque sobraram conectores que precisavam de bypass na fiação.
abraço
Henrique

CGAUER
30/06/2011, 18:04
Wamser,

o maledeto está no diagrama elétrico da LR. É característica do projeto, para não usar um termo pior.

Aliás, só no sistema do farol tem nada menos do que 4 "gatilhos":

1) Chave que derrete
2) Conector Azul que oxida
3) Chicote elétrico direito, que dá curto dentro do para-lamas com a carcassa do ventilador da cabine.
4) chave alto-baixo que perde a posição.

Nem falar do alternador e eventualmente aterramento do chassi, borne positivo da bateria e chicote dentro do chassi.

Mas ok, eu curto terminar meu carro em casa!

Abs

Clemente

Clemente, o dito conector é ridículo, principalmente se procurarmos um motivo para a existência do mesmo.
tem uma tampa que fecha os contatos alinhados em duas filas.O sergio desconfia que o chicote seja o mesmo das td-5, JÁ que eram fabricados ao mesmo tempo que as nossas tdi 300 "CKD".....faz sentido...porque sobraram conectores que precisavam de bypass na fiação.
abraço
Henrique