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Ver Versão Completa : Retirando o gnv da Ranger como proceder?



Moisés S.M
14/06/2011, 23:30
Pessoal,li alguns topicos sobre gnv aki no forum,procurei no google etc...porem nãoa chei nada que me ajudasse,então resolvi abrir esse topico pra quem tem a intenção de se desfazer do seu kit gas,seja qual for a marca do veiculo,ano etc.To com as seguintes duvidas:
Tenho na ranger um kit gas 25m3 instalado a 4 anos atrás,não foi por mim.Como sou muito chato com a viatura as vezes nem chego a usa-lo,vou viajar e volto só na gasol,isso pq acho q por ser v6 ela é economica...e tenho um pé atras com o gnv.
Oq aconteceu,a 2 semanas atrás a minha ranger andou falhando no gas,e senti um cheiro de gas vindo do motor,bahh que varzia eu pensei,essa merd@ tá me dando problema,se fosse possivel arrancava todo o kit na hora.Levei ela num especialista em gnv,o rapas me disse varias coisas,sobre limpez do sistema,problema no diafragma do redutor de pressão,se está rasgado tem que trocar,valor 590 reais, e mais umas outras coisas.Tem mais a vistoria do detran que tenho que fazer em ano em ano,sendo que ano passado fiz e me esqueci de dar baixa no detran,tenho que fazer de novo agora em agosto,mais 100 reais,erro meu!O meu cilindro fica em baixo da lona,com isso a umidade tá pegando,tem marcas de ferrugem nele...E não sei se tenho q colocar um novo.
To na duvida pelo seguinte,pelo que vi é cheio de fio no motor por causa do kit,é só arrancar fora?tem que mudar alguma coisa no motor?posso só arrancar o cilindro fora e continuar com o gnv nos documentos??como ela ta perfeita na gasolina não quero estragar isso,tmbm não quero mais o gnv,mas como eles mexem em tanta coisa pra instalar não sei por onde começar,tmbm não quero picareta me enrolando...se alguem já fez isso,me da uma dica,a minha ranger é modelo v6 cd 4x4.abraço a todos

miguelcps
16/06/2011, 20:08
Minha opiniao:

1- Voce poderia simplesmente deixar o cilindro vazio e usar apenas gasolina (Sem problema algum fora o peso morto)
2- Retirar o cilindro para ficar com menos peso e tbem usar só na gasolina. (Tenho quase certeza que pode ter problema com fiscalizaçao, pois como no documento consta GNV, poderia insinuar sonegaçao de impostos)
3-Levar numa loja de Instala-desistala GNV e retira-lo por completo, pegar a nota fiscal, fazer nova vistoria e fazer novo documento, onde vai constar a retirada do GNV (Este seria o correto se voce estiver afim de nao usar mais o GNV)
Espero ter ajudado,
um abraço,
Miguel.

Moisés S.M
16/06/2011, 20:21
Pois é Miguel,não sabia dessa sonegação de imposto,tenho algum desconto por causa do Gnv??

Imperador!
16/06/2011, 21:21
Pois é Miguel,não sabia dessa sonegação de imposto,tenho algum desconto por causa do Gnv??

Alguns estados dão desconto no IPVA para quem usa GNV

BRAVOECONOVEMBER
16/06/2011, 21:32
No RS não tem. Então não tem problema tirar. Dava pra tentar vender o kit pra alguém que esteja interessado...

Moisés S.M
17/06/2011, 00:52
Em julho tenho uma revisão programada da ranger,troca da correia poly -v,mais filtro de combustível,óleo,filtros,geometria,balanceamento etc...tá chegando nos 155 mil km,vou fazer uma viajem com ela de 2 mil km...Vou ver oq faço dpois da revisão,acho q vou acabar esquecendo esse gnv na caçamba,juro pra vcs,devo ter andando nesses 4 anos com ela 10 mil km no gnv e olhe lá,eu peguei a ranger com 90 mil km com carimbo no manual...
Pois é Bravo vou tentar vender,ou guardar,já tenho um monte de tranqueiras da ranger guardadas...a patroa tá loca já, de tanta tranqueira hehehehheheeh

jeb
26/06/2011, 20:50
Em julho tenho uma revisão programada da ranger,troca da correia poly -v,mais filtro de combustível,óleo,filtros,geometria,balanceamento etc...tá chegando nos 155 mil km,vou fazer uma viajem com ela de 2 mil km...Vou ver oq faço dpois da revisão,acho q vou acabar esquecendo esse gnv na caçamba,juro pra vcs,devo ter andando nesses 4 anos com ela 10 mil km no gnv e olhe lá,eu peguei a ranger com 90 mil km com carimbo no manual...
Pois é Bravo vou tentar vender,ou guardar,já tenho um monte de tranqueiras da ranger guardadas...a patroa tá loca já, de tanta tranqueira hehehehheheeh

Moises
Aqui em São Paulo veículo GNV tem 25% de desconto no IPVA. Realmente entendo sua situação quanto a segurança, inclusive tem uma discussão sobre isso http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/91718-seguranca-e-gnv.html

Só queria saber uma coisa. Você rodou somente 10mil km no GNV, pois rodou pouco com o carro ou usou a gasolina sob outras condições?

J.

Moisés S.M
26/06/2011, 22:19
Olá jeb,rodei muito pouco com o gnv sim,porem rodo muito com ela,todo santo dia,finais de semana tmbm,é meu carro do dia- dia,porem uso a gasolina...

Moisés S.M
20/09/2011, 15:23
Voltando ao assunto do Gnv.Continuo sem usa-lo,isso pq não to afim de gastar uma grana preta pra fazer a limpeza no sistema todo,e por não gostar do gnv mesmo...Bom segunda dia 26 a ranger vai pra pintura,teto,caçamba etc...preciso tirar o cilindro,quero tirar eu mesmo,minha pergunta é a seguinte,tem algum perigo em tira-lo da caçamba e transporta-lo até o deposito da minha casa??não tem perigo dessa porcaria explodir né?? hehehehehehehe.No momento o cilindro tá vazio vazio,sem gas...
Dpois que tira-lo,vou leva-la pra uma nova vistoria,pra tirar dos documentos o gnv.Mas só no final do ano!

miguelcps
20/09/2011, 16:04
Acho que estando o cilindro vazio nao tem perigo algum, lembro que tirei dois de uma F-250 que tive e guardei para usa-lo depois em outra caminhonete, inclusive deixei na vertical com a valvula pra baixo e aberta para sair o oleo que acumula dentro do cilindro.

Moisés S.M
20/09/2011, 23:09
Acho que estando o cilindro vazio nao tem perigo algum, lembro que tirei dois de uma F-250 que tive e guardei para usa-lo depois em outra caminhonete, inclusive deixei na vertical com a valvula pra baixo e aberta para sair o oleo que acumula dentro do cilindro.

Blz Miguel...como tenho uma certa urgência em tira-lo,amanha vou ver se alguma empresa especializada em gnv pode tira-lo pra mim,se não tiro em casa mesmo...To carregando peso morto na ranger faz tempo.

Moisés S.M
21/09/2011, 12:14
Pronto!Liguei para uma empresa hj pela manha,fui lá e tiraram o cilindro e o suporte...Aproveitei e pedi pra fazerem uma revisão no cilindro que tem que ser feita em 5 e 5 anos,o meu é de 2006,então já estava na hora.Uma coisa eu posso dizer,a ranger ficou outra coisa sem o cilindro,isso esteticamente,agora sim tenho caçamba...Outra coisa,ela tá pulando bem mais hehehehe,imagina,ela carregava 100 kilos na caçamba.Como to a 4 meses sem usa-lo,falei pro rapaz da empresa que como vou pintar a caçamba e ficar sem carro uns 10 dias,iria buscar o cilindro só dpois desse prazo,porem não sei se vou coloca-lo de novo,mas se não colocar vou ter que ir no detran fazer uma vistoria e tirar o gnv do documento,mais gastos,só essa brincadeira de hj de manha me saiu 280 reaisl...

dedehwalen
21/09/2011, 13:32
Fala moises, cara eu quando comprei a minha, primeira coisa que fiz foi arrancar o gnv, pra mim motor v6 tenque trabalha redondo, sem conta alguns danos que o gnv causa ao motor da ranger, (tem alguns topicos sobre trincar cabeçote, isso na ranger aconteçe sem gnv tb mais claro com gnv é muito mais comum e rápido.) eu estou andando com a minha sem gnv, mais ainda ta no documento hehehe, se me pararem e perguntar vou dizer que tirei pra fazer a revisão... eu sou contra gnv, ainda mais em motores deste porte. claro que tem sua economia, mais eu ja tive carros a gnv e sempre é aquela coisa, nunca fica 100% igual gasolina, entao gnv nunca mais!!! abraçoss

Moisés S.M
21/09/2011, 17:05
É verdade,eu demorei um pouco pra tirar da minha pois foi minha primeira caminhonete com gnv.Hoje vi que a Ranger tem caçamba,to fazendo mudança,levando armário,cama etc..antes era um saco,fora que o cilindro tava detonando com a lona marítima.Como tu anda sem o gnv na Ranger??tipo,tu tem que fazer uma inspeção anual nela,sem o gnv tu não recebe o certificado e os documentos não chegam na tua casa.Eu paguei o ipva da minha esse ano,porem não fui fazer a inspeção,dai o licenciamento de 2011 não chegou,tive que ir no detran,fazer uma vistoria,pagar mais 100 reais pela merd...da vistoria alem do ipva é claro e ai sim em uma semana recebi os documentos.É só no Brasil mesmo,os caras tentam tirar dinheiro de td que é lugar!Na verdade oq eu vou fazer é esperar meu ipva vencer ano que vem,dai vou no detran e mostro que tirei o gnv,pago o ipva,e já recebo os documentos novos sem gnv.AHH de todas as vezes que me pararam,o guarda nunca pediu pra ver documento de gnv nem nada,eles querem ver se o ipva tá pago.

Pedro Eduardo Patussi
21/09/2011, 17:25
moises até q não cobraram caro pra tirar teu gnv....

eu fui pesquisar aqui qnd tava procurando a ranger... ficava 500 reais pra eles tirarem somente o kit gnv...numa empresa de vistoria veicular..(e ainda correndo o risco de fazerem cagada ja q não tem gnv aqui na região...)

vc aprendeu como q tira? faz um tutorial e coloca aqui no forum...pra ajuda nas futuras compras...hehe

dedeh...u duro é vc pega a blitz 2x seguidas com o msm policial hein... uhaHUAUHAHUAHUA

Moisés S.M
21/09/2011, 17:49
Fala Pedro,olha só,pra deixar bem claro,só tirei om cilindro e o suporte do gnv,e o fusível da caixa que muda da gasol pro gnv.
O sistema que tem no motor,pelo menos na minha,mesmo mudando os documentos,não acho que valha a pena mexer,pois ele tá totalmente desligado,não faz diferença nenhuma.
Mas pra tirar o cilindro é fácil,a unica coisa que vc tem que cuidar é que o cilindro tem que estar sem gnv dentro,totalmente vazio,isso não pelo peso pois não muda muita coisa cheio ou vazio,mas sim pelo risco e pelo saco de ter que esperar sair todo gas quando vc tira a mangueira.No mais não tem mistério.Bahh vcs tinha que ver a podridão da minha caçamba,quando o cara tirou o cilindro tinha de tudo lá kkkkkkk,muita sujeira,areia etc...Ahhh descobri a marca da caçamba, CARWIN a mesma dos racks,semana que vem quando for pra pintura,ela vai ser polida e espelhada dai tiro umas fotos e posto aki.No mais,acreditem se quiser,faz muita diferença andar levando um cilindro na caçamba....

Charles_Curitiba
21/09/2011, 18:48
Ola amigo, eu fiz isso recentemente mas porque retirei de uma e o implantei na outra, na realidade eu uso um equipamento dito "quinat geração", ele é injetado...caro,mas bom. Perde potencia sim mas não dá manutenção nenhuma, andei 115 mil km na outra camionete, e só na retirdada agora a 3 meses atras é que foi feita a revisão com substituiçãod e mangueiras ,conexões etc. Como uso a trabalho ele se paga. Bem, o problema mesmo é a burocracia e incomodo para regularizar.
1) To falando aqui no PR, primeiro fui no despachante para pedir autorização pro detran para a retirada do kit, se não a oficina não retira.
2) fui na oficina, retirar o kit e eles emitem uma nf de retirada.
3) depois fui na empresa de inspeção de gnv com a nf da oficina e documentos do carro (nota o carro tem que estar em seu nome) para fazerem a vistoria de retirada, emitem um laudo para isso.
4) ai voltei no despachante, com laudo, nfiscal de retirada e documentos.
custos: gastei nisso R$ 350,00 de mão de obra de retirada, R$ 280,00 de despachante + R$ 180,oo para a vistoria de emissão de laudo de retirada.

foda né veio.

Moisés S.M
22/09/2011, 10:29
Charles,posso pedir pro detran da minha cidade tirar dos documentos que consta gnv só tirando o cilindro??não vejo necessidade em tirar todo o sistema do motor,até pq é trabalhoso e vão me meter a faca.

Charles_Curitiba
22/09/2011, 21:00
Eu creio que não Moises, pq o detran só vai retirar do documento com o laudo da empresa de inspeção veicular, e esta vai exigir que tire todo o equipamento, aqui é assim. Salvo se voce tiver algum conhecido em uma dessas empresas mas dequalquer forma é necessario o laudo.

miguelcps
22/09/2011, 21:01
Desculpa intrometer Moises, mas acho que a empresa que faz o Laudo nao vai te dar tal laudo se o equipamento nao estiver completamente retirado, se voce conseguir tal laudo sem problemas pois no Detran é só parte de doctos, acho que é isso.

Charles_Curitiba
22/09/2011, 21:31
Desculpa intrometer Moises, mas acho que a empresa que faz o Laudo nao vai te dar tal laudo se o equipamento nao estiver completamente retirado, se voce conseguir tal laudo sem problemas pois no Detran é só parte de doctos, acho que é isso.

é isso ai mesmo. Infelizmente pra voce deixar ela documentada corretamente vai ter que gastar. Por outro lado, na hora de voce revender ela é mais facil com tudo certo, sem nenhum equipamento restante.

Moisés S.M
31/07/2015, 14:07
Pessoal,

Resolvi reativar o tópico,acabei vendendo a Ranger v6 com o kit gnv instalado.Pois bem,em março peguei uma Ranger xls cs 2.3 2009 com gnv,de novo hehehehe,como ela estava tão bem cuidada resolvi pegar e tirar o kit.
Vou dizer pra vocês,tirar um kit gnv é uma novela.

Passo numero 1-Ir ao CRVA pedir uma autorização pra retirada do kit(Acabei indo na oficina retirar o kit e dpois fui no CRVA).Me falaram que poderia ter recebido uma multa.

Passo numero 2-Ir na oficina especializada pra retirada do kit.Valor da retirada de 280 a 350 reais

Passo numero 3-Fazer uma vistoria no Detran.Complicaram dizendo que minha caminhonete estava muito alta e os pneus não eram originais,eu mereço.Mas argumentei com o cara e tudo certo.

Passo numero 4-Voltar ao CRVA é apresentar a nota de retirada do kit gnv e vistoria do Detran,e pagar uma taxa.

Passo numero 5-Ir no INMETRO fazer uma vistoria rigorosa do veiculo,de todos os carros na vistoria a minha era a unica sem gnv hehe,e foi a unica que passou nos testes.já imaginava que iria passar,dono de Ranger é sempre chato com sua pickup.Valor da vistoria 230 reais.

Passo 6-Voltar no Crva com o laudo do INMETRO,pra dar baixa no sistema.Assim é cobrado uma taxa de 283 reais pra receber os novos documentos sem o detalhe gnv nele.

Passo numero 7-Voltar no outro dia no CRVA pra pegar um documento provisório pra rodar com o veiculo em quanto o novo não chega.

Aqui no Sul é assim,comecei na segunda feira,e na quarta a tarde tava tudo certo,gastei uma grana,mas agora meu carro ta original e tenho uma baita caçamba...
Abraço