Ver Versão Completa : Retirando o gnv da Ranger como proceder?
Moisés S.M
14/06/2011, 23:30
Pessoal,li alguns topicos sobre gnv aki no forum,procurei no google etc...porem nãoa chei nada que me ajudasse,então resolvi abrir esse topico pra quem tem a intenção de se desfazer do seu kit gas,seja qual for a marca do veiculo,ano etc.To com as seguintes duvidas:
Tenho na ranger um kit gas 25m3 instalado a 4 anos atrás,não foi por mim.Como sou muito chato com a viatura as vezes nem chego a usa-lo,vou viajar e volto só na gasol,isso pq acho q por ser v6 ela é economica...e tenho um pé atras com o gnv.
Oq aconteceu,a 2 semanas atrás a minha ranger andou falhando no gas,e senti um cheiro de gas vindo do motor,bahh que varzia eu pensei,essa merd@ tá me dando problema,se fosse possivel arrancava todo o kit na hora.Levei ela num especialista em gnv,o rapas me disse varias coisas,sobre limpez do sistema,problema no diafragma do redutor de pressão,se está rasgado tem que trocar,valor 590 reais, e mais umas outras coisas.Tem mais a vistoria do detran que tenho que fazer em ano em ano,sendo que ano passado fiz e me esqueci de dar baixa no detran,tenho que fazer de novo agora em agosto,mais 100 reais,erro meu!O meu cilindro fica em baixo da lona,com isso a umidade tá pegando,tem marcas de ferrugem nele...E não sei se tenho q colocar um novo.
To na duvida pelo seguinte,pelo que vi é cheio de fio no motor por causa do kit,é só arrancar fora?tem que mudar alguma coisa no motor?posso só arrancar o cilindro fora e continuar com o gnv nos documentos??como ela ta perfeita na gasolina não quero estragar isso,tmbm não quero mais o gnv,mas como eles mexem em tanta coisa pra instalar não sei por onde começar,tmbm não quero picareta me enrolando...se alguem já fez isso,me da uma dica,a minha ranger é modelo v6 cd 4x4.abraço a todos
miguelcps
16/06/2011, 20:08
Minha opiniao:
1- Voce poderia simplesmente deixar o cilindro vazio e usar apenas gasolina (Sem problema algum fora o peso morto)
2- Retirar o cilindro para ficar com menos peso e tbem usar só na gasolina. (Tenho quase certeza que pode ter problema com fiscalizaçao, pois como no documento consta GNV, poderia insinuar sonegaçao de impostos)
3-Levar numa loja de Instala-desistala GNV e retira-lo por completo, pegar a nota fiscal, fazer nova vistoria e fazer novo documento, onde vai constar a retirada do GNV (Este seria o correto se voce estiver afim de nao usar mais o GNV)
Espero ter ajudado,
um abraço,
Miguel.
Moisés S.M
16/06/2011, 20:21
Pois é Miguel,não sabia dessa sonegação de imposto,tenho algum desconto por causa do Gnv??
Imperador!
16/06/2011, 21:21
Pois é Miguel,não sabia dessa sonegação de imposto,tenho algum desconto por causa do Gnv??
Alguns estados dão desconto no IPVA para quem usa GNV
BRAVOECONOVEMBER
16/06/2011, 21:32
No RS não tem. Então não tem problema tirar. Dava pra tentar vender o kit pra alguém que esteja interessado...
Moisés S.M
17/06/2011, 00:52
Em julho tenho uma revisão programada da ranger,troca da correia poly -v,mais filtro de combustível,óleo,filtros,geometria,balanceamento etc...tá chegando nos 155 mil km,vou fazer uma viajem com ela de 2 mil km...Vou ver oq faço dpois da revisão,acho q vou acabar esquecendo esse gnv na caçamba,juro pra vcs,devo ter andando nesses 4 anos com ela 10 mil km no gnv e olhe lá,eu peguei a ranger com 90 mil km com carimbo no manual...
Pois é Bravo vou tentar vender,ou guardar,já tenho um monte de tranqueiras da ranger guardadas...a patroa tá loca já, de tanta tranqueira hehehehheheeh
Em julho tenho uma revisão programada da ranger,troca da correia poly -v,mais filtro de combustível,óleo,filtros,geometria,balanceamento etc...tá chegando nos 155 mil km,vou fazer uma viajem com ela de 2 mil km...Vou ver oq faço dpois da revisão,acho q vou acabar esquecendo esse gnv na caçamba,juro pra vcs,devo ter andando nesses 4 anos com ela 10 mil km no gnv e olhe lá,eu peguei a ranger com 90 mil km com carimbo no manual...
Pois é Bravo vou tentar vender,ou guardar,já tenho um monte de tranqueiras da ranger guardadas...a patroa tá loca já, de tanta tranqueira hehehehheheeh
Moises
Aqui em São Paulo veículo GNV tem 25% de desconto no IPVA. Realmente entendo sua situação quanto a segurança, inclusive tem uma discussão sobre isso http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/91718-seguranca-e-gnv.html
Só queria saber uma coisa. Você rodou somente 10mil km no GNV, pois rodou pouco com o carro ou usou a gasolina sob outras condições?
J.
Moisés S.M
26/06/2011, 22:19
Olá jeb,rodei muito pouco com o gnv sim,porem rodo muito com ela,todo santo dia,finais de semana tmbm,é meu carro do dia- dia,porem uso a gasolina...
Moisés S.M
20/09/2011, 15:23
Voltando ao assunto do Gnv.Continuo sem usa-lo,isso pq não to afim de gastar uma grana preta pra fazer a limpeza no sistema todo,e por não gostar do gnv mesmo...Bom segunda dia 26 a ranger vai pra pintura,teto,caçamba etc...preciso tirar o cilindro,quero tirar eu mesmo,minha pergunta é a seguinte,tem algum perigo em tira-lo da caçamba e transporta-lo até o deposito da minha casa??não tem perigo dessa porcaria explodir né?? hehehehehehehe.No momento o cilindro tá vazio vazio,sem gas...
Dpois que tira-lo,vou leva-la pra uma nova vistoria,pra tirar dos documentos o gnv.Mas só no final do ano!
miguelcps
20/09/2011, 16:04
Acho que estando o cilindro vazio nao tem perigo algum, lembro que tirei dois de uma F-250 que tive e guardei para usa-lo depois em outra caminhonete, inclusive deixei na vertical com a valvula pra baixo e aberta para sair o oleo que acumula dentro do cilindro.
Moisés S.M
20/09/2011, 23:09
Acho que estando o cilindro vazio nao tem perigo algum, lembro que tirei dois de uma F-250 que tive e guardei para usa-lo depois em outra caminhonete, inclusive deixei na vertical com a valvula pra baixo e aberta para sair o oleo que acumula dentro do cilindro.
Blz Miguel...como tenho uma certa urgência em tira-lo,amanha vou ver se alguma empresa especializada em gnv pode tira-lo pra mim,se não tiro em casa mesmo...To carregando peso morto na ranger faz tempo.
Moisés S.M
21/09/2011, 12:14
Pronto!Liguei para uma empresa hj pela manha,fui lá e tiraram o cilindro e o suporte...Aproveitei e pedi pra fazerem uma revisão no cilindro que tem que ser feita em 5 e 5 anos,o meu é de 2006,então já estava na hora.Uma coisa eu posso dizer,a ranger ficou outra coisa sem o cilindro,isso esteticamente,agora sim tenho caçamba...Outra coisa,ela tá pulando bem mais hehehehe,imagina,ela carregava 100 kilos na caçamba.Como to a 4 meses sem usa-lo,falei pro rapaz da empresa que como vou pintar a caçamba e ficar sem carro uns 10 dias,iria buscar o cilindro só dpois desse prazo,porem não sei se vou coloca-lo de novo,mas se não colocar vou ter que ir no detran fazer uma vistoria e tirar o gnv do documento,mais gastos,só essa brincadeira de hj de manha me saiu 280 reaisl...
dedehwalen
21/09/2011, 13:32
Fala moises, cara eu quando comprei a minha, primeira coisa que fiz foi arrancar o gnv, pra mim motor v6 tenque trabalha redondo, sem conta alguns danos que o gnv causa ao motor da ranger, (tem alguns topicos sobre trincar cabeçote, isso na ranger aconteçe sem gnv tb mais claro com gnv é muito mais comum e rápido.) eu estou andando com a minha sem gnv, mais ainda ta no documento hehehe, se me pararem e perguntar vou dizer que tirei pra fazer a revisão... eu sou contra gnv, ainda mais em motores deste porte. claro que tem sua economia, mais eu ja tive carros a gnv e sempre é aquela coisa, nunca fica 100% igual gasolina, entao gnv nunca mais!!! abraçoss
Moisés S.M
21/09/2011, 17:05
É verdade,eu demorei um pouco pra tirar da minha pois foi minha primeira caminhonete com gnv.Hoje vi que a Ranger tem caçamba,to fazendo mudança,levando armário,cama etc..antes era um saco,fora que o cilindro tava detonando com a lona marítima.Como tu anda sem o gnv na Ranger??tipo,tu tem que fazer uma inspeção anual nela,sem o gnv tu não recebe o certificado e os documentos não chegam na tua casa.Eu paguei o ipva da minha esse ano,porem não fui fazer a inspeção,dai o licenciamento de 2011 não chegou,tive que ir no detran,fazer uma vistoria,pagar mais 100 reais pela merd...da vistoria alem do ipva é claro e ai sim em uma semana recebi os documentos.É só no Brasil mesmo,os caras tentam tirar dinheiro de td que é lugar!Na verdade oq eu vou fazer é esperar meu ipva vencer ano que vem,dai vou no detran e mostro que tirei o gnv,pago o ipva,e já recebo os documentos novos sem gnv.AHH de todas as vezes que me pararam,o guarda nunca pediu pra ver documento de gnv nem nada,eles querem ver se o ipva tá pago.
Pedro Eduardo Patussi
21/09/2011, 17:25
moises até q não cobraram caro pra tirar teu gnv....
eu fui pesquisar aqui qnd tava procurando a ranger... ficava 500 reais pra eles tirarem somente o kit gnv...numa empresa de vistoria veicular..(e ainda correndo o risco de fazerem cagada ja q não tem gnv aqui na região...)
vc aprendeu como q tira? faz um tutorial e coloca aqui no forum...pra ajuda nas futuras compras...hehe
dedeh...u duro é vc pega a blitz 2x seguidas com o msm policial hein... uhaHUAUHAHUAHUA
Moisés S.M
21/09/2011, 17:49
Fala Pedro,olha só,pra deixar bem claro,só tirei om cilindro e o suporte do gnv,e o fusível da caixa que muda da gasol pro gnv.
O sistema que tem no motor,pelo menos na minha,mesmo mudando os documentos,não acho que valha a pena mexer,pois ele tá totalmente desligado,não faz diferença nenhuma.
Mas pra tirar o cilindro é fácil,a unica coisa que vc tem que cuidar é que o cilindro tem que estar sem gnv dentro,totalmente vazio,isso não pelo peso pois não muda muita coisa cheio ou vazio,mas sim pelo risco e pelo saco de ter que esperar sair todo gas quando vc tira a mangueira.No mais não tem mistério.Bahh vcs tinha que ver a podridão da minha caçamba,quando o cara tirou o cilindro tinha de tudo lá kkkkkkk,muita sujeira,areia etc...Ahhh descobri a marca da caçamba, CARWIN a mesma dos racks,semana que vem quando for pra pintura,ela vai ser polida e espelhada dai tiro umas fotos e posto aki.No mais,acreditem se quiser,faz muita diferença andar levando um cilindro na caçamba....
Charles_Curitiba
21/09/2011, 18:48
Ola amigo, eu fiz isso recentemente mas porque retirei de uma e o implantei na outra, na realidade eu uso um equipamento dito "quinat geração", ele é injetado...caro,mas bom. Perde potencia sim mas não dá manutenção nenhuma, andei 115 mil km na outra camionete, e só na retirdada agora a 3 meses atras é que foi feita a revisão com substituiçãod e mangueiras ,conexões etc. Como uso a trabalho ele se paga. Bem, o problema mesmo é a burocracia e incomodo para regularizar.
1) To falando aqui no PR, primeiro fui no despachante para pedir autorização pro detran para a retirada do kit, se não a oficina não retira.
2) fui na oficina, retirar o kit e eles emitem uma nf de retirada.
3) depois fui na empresa de inspeção de gnv com a nf da oficina e documentos do carro (nota o carro tem que estar em seu nome) para fazerem a vistoria de retirada, emitem um laudo para isso.
4) ai voltei no despachante, com laudo, nfiscal de retirada e documentos.
custos: gastei nisso R$ 350,00 de mão de obra de retirada, R$ 280,00 de despachante + R$ 180,oo para a vistoria de emissão de laudo de retirada.
foda né veio.
Moisés S.M
22/09/2011, 10:29
Charles,posso pedir pro detran da minha cidade tirar dos documentos que consta gnv só tirando o cilindro??não vejo necessidade em tirar todo o sistema do motor,até pq é trabalhoso e vão me meter a faca.
Charles_Curitiba
22/09/2011, 21:00
Eu creio que não Moises, pq o detran só vai retirar do documento com o laudo da empresa de inspeção veicular, e esta vai exigir que tire todo o equipamento, aqui é assim. Salvo se voce tiver algum conhecido em uma dessas empresas mas dequalquer forma é necessario o laudo.
miguelcps
22/09/2011, 21:01
Desculpa intrometer Moises, mas acho que a empresa que faz o Laudo nao vai te dar tal laudo se o equipamento nao estiver completamente retirado, se voce conseguir tal laudo sem problemas pois no Detran é só parte de doctos, acho que é isso.
Charles_Curitiba
22/09/2011, 21:31
Desculpa intrometer Moises, mas acho que a empresa que faz o Laudo nao vai te dar tal laudo se o equipamento nao estiver completamente retirado, se voce conseguir tal laudo sem problemas pois no Detran é só parte de doctos, acho que é isso.
é isso ai mesmo. Infelizmente pra voce deixar ela documentada corretamente vai ter que gastar. Por outro lado, na hora de voce revender ela é mais facil com tudo certo, sem nenhum equipamento restante.
Moisés S.M
31/07/2015, 14:07
Pessoal,
Resolvi reativar o tópico,acabei vendendo a Ranger v6 com o kit gnv instalado.Pois bem,em março peguei uma Ranger xls cs 2.3 2009 com gnv,de novo hehehehe,como ela estava tão bem cuidada resolvi pegar e tirar o kit.
Vou dizer pra vocês,tirar um kit gnv é uma novela.
Passo numero 1-Ir ao CRVA pedir uma autorização pra retirada do kit(Acabei indo na oficina retirar o kit e dpois fui no CRVA).Me falaram que poderia ter recebido uma multa.
Passo numero 2-Ir na oficina especializada pra retirada do kit.Valor da retirada de 280 a 350 reais
Passo numero 3-Fazer uma vistoria no Detran.Complicaram dizendo que minha caminhonete estava muito alta e os pneus não eram originais,eu mereço.Mas argumentei com o cara e tudo certo.
Passo numero 4-Voltar ao CRVA é apresentar a nota de retirada do kit gnv e vistoria do Detran,e pagar uma taxa.
Passo numero 5-Ir no INMETRO fazer uma vistoria rigorosa do veiculo,de todos os carros na vistoria a minha era a unica sem gnv hehe,e foi a unica que passou nos testes.já imaginava que iria passar,dono de Ranger é sempre chato com sua pickup.Valor da vistoria 230 reais.
Passo 6-Voltar no Crva com o laudo do INMETRO,pra dar baixa no sistema.Assim é cobrado uma taxa de 283 reais pra receber os novos documentos sem o detalhe gnv nele.
Passo numero 7-Voltar no outro dia no CRVA pra pegar um documento provisório pra rodar com o veiculo em quanto o novo não chega.
Aqui no Sul é assim,comecei na segunda feira,e na quarta a tarde tava tudo certo,gastei uma grana,mas agora meu carro ta original e tenho uma baita caçamba...
Abraço
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.