PDA

Ver Versão Completa : O que diz a legislacao para o uso de guinchos, engates,towbar e quebra mato

marzsc
08/06/2011, 15:47
Boa tarde a todos, caso alguem saiba em que pe esta a legislacao para o uso desses acessorios e puder dar uma informacao aos usuarios, agradeco.

No meu caso, tenho um guincho e estou pensando em colocar um towbar, mas me parece que o guincho teria que estar por dentro do parachoque, ja procurei na internet e nao consegui descobrir nada. Mas ao mesmo tempo vejo varios trolers e defenders com guincho, e nao sei como colocaria por dentro do parachoque nesses carros.

Me parece que na argentina tambem e proibido o uso de qualquer acessorio que ultrapasse as medidas originais do carro. Quem souber algo a respeito por favor, nos ajude.
Marcelo carvalho.

Nava
10/06/2011, 16:54
Depende do guarda que te parar, se ele ta estressado, se é gordo, se é de dia, de noite, se ta frio....

marzsc
11/06/2011, 12:40
E nava, sua informacao vai ser muito util a todos aqui do forum, muito obrigado...

xicoffck
11/06/2011, 13:39
Depende do guarda que te parar, se ele ta estressado, se é gordo, se é de dia, de noite, se ta frio....

tbem acho que isso é um fator determinante!

pauloalberto
11/06/2011, 22:25
O maior problema não é o guarda parar. Normalmente se a documentação estiver em ordem, CRVL do ano e habilitação válida, não tem problemas........o problema é na vistoria anual que se faz aqui no RJ em que dependendo do humor do vistoriador não passa nada....
Vou fazer a vistoria de tranferencia da minha band e por falta de saber a legislação... tirei o quebra mato, farois de milha, pra ver se ajuda a passar....mas as rodas, step no bagageiro..isso não deu pra alterar....vamos ver o que acontece....torcer para que eles estejam de bom humor...
abraços pauloalberto

Dimasi
12/06/2011, 18:23
É por ai mesmo.
Marquei a minha vistoria para o ultimo horário e eles só olharam o basicão. O documento está como 6 passageiros, mas só tem 5 lugares pq o banco da frente foi trocado. Eles não conferiram isso, nem fizeram o teste de gases.

Nava
12/06/2011, 20:55
Viu amigão, não depende muito do que está escrito na lei depende do que o cara que fiscaliza pensa na hora.
Concordo contigo no ponto que não temos onde buscar o que pode ser liberado pela lei: ex: o guincho deve estar a 30 cm do parachoque, ou vc pode usar bagageiro e snorkel pra fora do carro...isso não temos.

Acho que podemos tentar verificar se veiculos de empresas de eletrificação, de telefonia, que usam implementos como escadas, guinchos, farois, etc tem liberação especial e como conseguem elas.

Tio Eddie
12/06/2011, 21:12
Uma luz sobre transporte de cargas, incluindo bicicletas e BAGAGEIROS... enquanto garimpo sobre guinchos, quebra matos e afins

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf

[]s

Tio Eddie
12/06/2011, 21:22
Alterações nas características dos veículos

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf

[]s

Nava
14/06/2011, 22:16
Simples: não pode nada!
Nao pode trocar pneu, componente de suspensão, mexer na altura, na largura, nada!

Nava
14/06/2011, 22:27
olhe o q achei!

http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2008/PORTARIA_DENATRAN_127_08.pdf

pronto...essa é completa.

http://www.inspekarcaxias.com.br/arquivo/204-arquivo.pdf

Drummond
16/06/2011, 15:17
O meu carro eu passei pelo INMTRO e hj ele consta no doc q tem altura elevada, daí eles dão um laudo p vc mandar p o Detran (gastei aqui em Sampa 250k entre taxas do Detran e Inmetro), nesse laudo tem fotos do carro, daí eu tirei cópia colorida e plastifiquei e deixo no carro p eventual abordagem, pois nas fotos o carro está c guincho e tudo mais, daí a minha idéia é se o guarda me parar eu digo q o carro consta no doc a altura e q foi aprovado já c os pneus p fora da lata e c o guincho, mostro o laudo do INMETRO e HUMILDEMENTE questiono, "o orgão nacional q trata de PESOS E MEDIDAS é o INMETRO e q esse orgão aprovou o carro do jeito q está" caso o guarda isista em prender o carro paciência. Mas acredito q c essa documentação ele vá se sentir inseguro em apreeder o veículo, uma vez q ele tem tem q prestar contas ao seu superior.
Em todo caso como falei tem q ser na humildade, pois o ÚNICO documento do veículo é o CRLV.

Ps: P quem tem seguro é bom avisar a seguradora fazer essa alteração no doc, pois o seguro pode alegar no futuro q o veículo é adulterado se negando a pagar algum sinistro.

Abs

DMD

Nava
17/06/2011, 13:56
Esta portatia 127 que fala sobre a classe dos veiculos é boa e atende bem ao que queremos, maaaaaaaaaaaaas só se aplica para veiculo diesel...

Acho que se mudarmos isso na lei, qq carro com as alterações para a classe "jipe" estaria com tudo legalizado: pneus, altura do solo, guincho, farois, etc.

Me corrijam os advogados de plantão!

pauloalberto
19/06/2011, 00:11
Levei a Band para vistoria e transferencia de propriedade e apesar de uma serie de exigencias, consegui passar em tudo.....só na hora de emitir o novo documento caiu em exigencia, pois o documento só poderia ser emitido na central do DETRAN, pois tinha um problema de carroceria que deveria ser corrigido(não me souberam explicar), mas me deram um protocolo e mandaram retornar em 10 dias uteis....espero que quando retornar, não tenha mais exigencias....
PAULO

Nava
21/06/2011, 16:26
Mas a sua band ta mexida? Tipo, pneus 38, quebra-mato de trilhos de trem, guincho em cada estribo...risos

Pq ela já um jipe, dai fica mais facil. Agora um outro carro mais civil deve ter mais enroscos...