PDA

Ver Versão Completa : Manômetro para o radiador

nanito
06/06/2011, 10:46
Oi pessoal!

Estava aqui pensando com os meus botões: é possível instalar um manômetro (medidor de pressão) no radiador? Mais precisamente naquele parafusinho de plástico que serve pra sangrar o líquido de arrefecimento.

Pensei nisto pois, sabendo que a pressão de abertura da tampa do sistema é 0.9 bar, poderíamos monitorar a pressão no sistema e quando estourar mangueira ou tampa do radiador, saberemos quando alguma coisa estiver errada, e com isto, evitar queima de juntas e outros problemas que ocorrem quando não há líquido no sistema de arrefecimento, coisa que o indicador de temperatura não acusa.

Estou viajando ou isto seria útil na viatura?

Grande abraço!

Césaramg4x4
06/06/2011, 14:43
Amigo achei a idéia excelente, mas vamos ao empecilho achar um manômetro que aguente a temperatura da água e não dereta se achar um manômetro que aguente eu acho que da certo.

nanito
06/06/2011, 20:31
Amigo achei a idéia excelente, mas vamos ao empecilho achar um manômetro que aguente a temperatura da água e não dereta se achar um manômetro que aguente eu acho que da certo.

Pois é, pensei nisto também. Mas e os manômetros de óleo? Não ficam expostos a temperaturas até mais elevadas que a da água do motor?

mairo
07/06/2011, 08:37
E ai gurisada!!!!

Eu particularmente não acho necessário, desde que se acompanhe a temperatura da agua com eficácia! pois no meu vitara tem um reservatório de expansão, quando a pressão sobe a tampa abre e libera o excesso, quando volta ao normal ele puxa a agua de volta ao radiador! estando funcionando (a tampa do radiador) não teremos problemas! Mas sempre deixe o liquido do reservatório de expansão no nivel indicado!

Mas a questão é se a tampa falhar!!!!!!!!!!

Se a tampa falhar, o primeiro sintoma é a temperatura subir! Eu coloquei um relógio de temperatura mecânico (não existe nada para a função com maior precisão e muito remota possibilidade de falha), com o sensor numa parte bem atraz do bloco, mesmo se a agua do radiador baixar, ele vai medir a temperatura do liquido! Ficou excelente, temos que criar o hábito de estar sempre verificando o relógio, ja umas duas vezes ele andou perto de ferver, talvez nem fervesse!! Graças a esse relógio, dou uma parada para não forçar nada por precaução! Fiquei muito satisfeito.

Obs: coloquei uma valvula termostatica de 77º, o relogio fica marcando certinho, pouco antes dos 80º em condições normais, quando a condição de uso é um pouco mais "anormal" ele vai para 85", e perto dos 90º!!! Muito, mas muito raramente, passou dos 90º, como falei, parei a viatura por precaução! deixa o carro funcionando na lenta, e da uma molhada por fora no radiador, instantaneamente ele volta aos 77º

nanito
07/06/2011, 13:56
E ai gurisada!!!!

Eu particularmente não acho necessário, desde que se acompanhe a temperatura da agua com eficácia! pois no meu vitara tem um reservatório de expansão, quando a pressão sobe a tampa abre e libera o excesso, quando volta ao normal ele puxa a agua de volta ao radiador! estando funcionando (a tampa do radiador) não teremos problemas! Mas sempre deixe o liquido do reservatório de expansão no nivel indicado!

Mas a questão é se a tampa falhar!!!!!!!!!!

Se a tampa falhar, o primeiro sintoma é a temperatura subir! Eu coloquei um relógio de temperatura mecânico (não existe nada para a função com maior precisão e muito remota possibilidade de falha), com o sensor numa parte bem atraz do bloco, mesmo se a agua do radiador baixar, ele vai medir a temperatura do liquido! Ficou excelente, temos que criar o hábito de estar sempre verificando o relógio, ja umas duas vezes ele andou perto de ferver, talvez nem fervesse!! Graças a esse relógio, dou uma parada para não forçar nada por precaução! Fiquei muito satisfeito.

Obs: coloquei uma valvula termostatica de 77º, o relogio fica marcando certinho, pouco antes dos 80º em condições normais, quando a condição de uso é um pouco mais "anormal" ele vai para 85", e perto dos 90º!!! Muito, mas muito raramente, passou dos 90º, como falei, parei a viatura por precaução! deixa o carro funcionando na lenta, e da uma molhada por fora no radiador, instantaneamente ele volta aos 77º

Concordo que um sensor de temperatura atrás do bloco funcione, mas a questão do manometro no radiador seria pra saber se tem água ou não no sistema através da pressão. Assim poderemos até diagnosticar pequenos vazamentos do líquido no sistema, como radiador furado ou mal vedado, mangueira com microfissuras ou mal apertadas.

mairo
07/06/2011, 18:06
Concordo que um sensor de temperatura atrás do bloco funcione, mas a questão do manometro no radiador seria pra saber se tem água ou não no sistema através da pressão. Assim poderemos até diagnosticar pequenos vazamentos do líquido no sistema, como radiador furado ou mal vedado, mangueira com microfissuras ou mal apertadas.
1º é quase impossível diagnosticar vazamentos assim, pois ele perde liquido, como tem fluxo de agua tanto pra dentro como para fora do radiador através da valvula da tampa, o liquido quente que vai para o reservatorio, evapora e sai pela manga de respiro! seguidamente temos que repor o liquido de arrefecimento!
2º o que vc quer diagnosticar é quando vai perder agua: a temperatura vai subir!!!!!!!!!!!!!!!!!

3º Outro porém, como a tampa do radiador se abre e se fecha, a pressão vai variar muito, o que vai deixar vc louco, sem ter problema nenhum!

mairo
08/06/2011, 08:15
Assim, não quero dizer aqui que não é valida a tua idéia, nem que não vai ficar bom, só estou levantando hipóteses pra gente pensar juntos e não vir a gastar desnecessário!

nanito
08/06/2011, 09:13
1º é quase impossível diagnosticar vazamentos assim, pois ele perde liquido, como tem fluxo de agua tanto pra dentro como para fora do radiador através da valvula da tampa, o liquido quente que vai para o reservatorio, evapora e sai pela manga de respiro! seguidamente temos que repor o liquido de arrefecimento!
2º o que vc quer diagnosticar é quando vai perder agua: a temperatura vai subir!!!!!!!!!!!!!!!!!

3º Outro porém, como a tampa do radiador se abre e se fecha, a pressão vai variar muito, o que vai deixar vc louco, sem ter problema nenhum!

Não é impossível diagnosticar vazamentos assim. Imagina a situação em que tu estás rodando na estrada, o manômetro apontando 0.8 bar, e de uma hora pra outra há uma queda súbita de pressão, tu vais saber que estourou mangote ou alguma mangueira. Rodando na estrada, com vento batendo no motor, a temperatura vai demorar muito mais tempo pra diagnosticar a falta de líquido no sistema.

O sistema que existe nas viaturas comporta 0.9 bar, acima disso a tampa do radiador libera líquido pra cuba de expansão. Com o manômetro dá até pra diagnosticar problema nessa tampa, caso ela esteja segurando muito pressão (o que ocasiona deformação das mangueiras e até estouro) ou caso ela esteja sem pressão, vai jogar líquido fora assim que a viatura esquentar.

Pesquisando aqui no fórum, já li MUITOS relatos de gente que estourou mangotes e o ponteiro de temperatura nem mexeu, pois não havia líquido passando no sensor que mede a temperatura.

diogomaq
09/06/2011, 19:40
Não é impossível diagnosticar vazamentos assim. Imagina a situação em que tu estás rodando na estrada, o manômetro apontando 0.8 bar, e de uma hora pra outra há uma queda súbita de pressão, tu vais saber que estourou mangote ou alguma mangueira. Rodando na estrada, com vento batendo no motor, a temperatura vai demorar muito mais tempo pra diagnosticar a falta de líquido no sistema.

O sistema que existe nas viaturas comporta 0.9 bar, acima disso a tampa do radiador libera líquido pra cuba de expansão. Com o manômetro dá até pra diagnosticar problema nessa tampa, caso ela esteja segurando muito pressão (o que ocasiona deformação das mangueiras e até estouro) ou caso ela esteja sem pressão, vai jogar líquido fora assim que a viatura esquentar.

Pesquisando aqui no fórum, já li MUITOS relatos de gente que estourou mangotes e o ponteiro de temperatura nem mexeu, pois não havia líquido passando no sensor que mede a temperatura.

Cara isso já me aconteceu, o mangote furou, a água baixou e o ponteiro de temperatura nem chegou ao meio, como ia no asfalto com ar ligado não percebei de imediato e quando fui dar conta o motor estava batendo biela, e quando abri o capô os cabos de velas estavam deretidos, os cachimbos estavam só um monte de borracha queimada, no final acabei fazendo o motor.

Com receio do ocorrido fiz o seguinte, na parte de baixo do radiador, onde chega o mangote adaptei uma válvula cebola de temperatura, com um pedaço de cano na entrada do radiador.

Sei que ela não marca com total precisão pois a água na parte de baixo do radiador já está um pouco resfriada, mas no entanto se furar um mangote agora, aquele pouco de água que resta de todo jeito vai passar pela cebola e vai me avisar!

mairo
10/06/2011, 08:22
PÕE UM RELOGIO MECANICO COM MERCURIO QUE ISSO NÃO VAI MAIS ACONTECER!

meu vitara tbm ferveu e o relogio original (que é uma merda) não marcou!!!

aryrj
10/06/2011, 08:30
Apoiado! 3 x merda!

nanito
10/06/2011, 10:54
Mais uma utilidade do manômetro no radiador:

Caso haja deterioração da junta do cabeçote, naqueles casos em que a pressão da compressão vai para o sistema de arrefecimento, a temperatura se manterá, mas o manômetro vai acusar um súbito aumento de pressão. Até que a tampa do radiador comece a trabalhar jogando água para o vaso expansor, já saberemos que houve um aumento repentino de pressão. Muitas mangueiras e mangotes estouram assim, a maioria do pessoal pensa que a junta queima por causa do superaquecimento, mas às vezes ela se deteriora por fadiga fazendo com que vaze pressão do cabeçote estourando mangueiras, fazendo com que vaze o líquido e consequentemente queimando a junta já deteriorada.

Estou insistindo nesta idéia, pois tenho um amigo que trabalha em refinaria e lida com sistemas de resfriamento, onde os instrumentos de controle são temperatura e pressão.

mairo
10/06/2011, 11:09
ja me convenceu!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehehe

põe la e depois posta pra gente, ja to ficando interessado tbm!!!!

Tem que achar um bom lugar pra fixar o sensor!!!!

nanito
10/06/2011, 11:33
ja me convenceu!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehehe

põe la e depois posta pra gente, ja to ficando interessado tbm!!!!

Tem que achar um bom lugar pra fixar o sensor!!!!

Sim! Pra fixar a mangueirinha do manômetro, podemos colocar no parafuso daquela borboletinha de plástico que tem embaixo do radiador, serve pra sangrar o líquido! Aí quando precisar sangrar o líquido é só desrosquear a mangueirinha do manômetro!

Estou providenciando com esse meu amigo, um manômetro de até 1.5 bar. Assim que botar pra funcionar isto, eu aviso aqui!

Abraços!

Carlos Barreto
11/06/2011, 22:35
Aguardo o resultado deste seu experimento.

Perdi uma expedição porque a 200km da minha cidade um mangote furou e a água do radiador foi toda embora, e o termômetro não acusou pq ele mede exatamente pela água, e se não tem água não tem como ele trabalhar. Percebi qdo reduzi para passar por uma lombada e senti um cheiro estranho, qdo abri o capô meu motor estalava! Resultado: Aquele abraço para a junta do cabeçote.

Estive pensando com meu mecânico a possibilidade da gente adaptar um reservatório do vectra que já tem um sensor que acusa ausência de água. Mas meio que desisti da ideia pq teria que modificar meu radiador, fazendo com que a água circulasse dele pro reservatório. Alguém já fez alguma adaptação parecida?

trilha doida
14/06/2011, 23:59
Sou muito preocupado também com este lance d temperatura...

Meu side hoje anda no motor AP, com radiador do opala 4cc (modelo q tem ar condicionado), de metal que cabe bastante água...

Uso duas ventoinhas de alta rotação, e coloquei as duas para sempre funcionarem juntas...ou seja, se ligo o ar condicionado as duas ligam. E se o motor esquenta, também as duas ligam. E resfriam tudo muito rápido.

Também coloquei uma chave geral q posso desligar as duas ventoinhas,,,,, uso isto para atravessar alagamentos de maior profundidade, pois nestes a risco da água quebrar as paletas...

Uso um marcador de temperatura com apito sonoro...pois é comum a gente ñ estar de olho no ponteiro...

Para os casos em q alguma mangueira estourar, uso um sensor na parte de cima do radiador que se o nível de água baixar ele me avisa... Este sensor é barato e é usado na topic e na besta antigas.
:pular:
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/Carbura/1.8álcool/GNV/2+2=31...
O LESMA:pipoca:

Kim
15/06/2011, 09:01
Bem caros amigos!

O Nanito havia me questionado em outro tópico sobre esse sistema.

Vou tentar ajudar.

O sistema de arrefecimento tem a pressão de 0,9 bar (acho pouco*!).
BEm, compre um relógio de 1,5bar, qualquer um, pode ser de medir a pressão do turbo, industrial, qualquer um...

Ligue-o em qualquer ponto do sistema de arrefecimento, podendo ser no bloco ou no radiador.
O manômetro é ligado ao sistema por uma mangueira, que tem que ser de tecalon/tecnil, que não sede até a pressão de 10bar (é usada nos sistemas de alimentação de quase todos os veículos, podendo ser pretas, azuis, brancas, incolor... e nas mais variadas bitolas).
Ela aguenta a temperatura de uns 200oC, sem problema.

É só ligar e observar o funcionamento.

Sobre o funcionamento.
A tampa do radiador só SE abre em caso de superaquecimento, junta queimada ou excesso de fluído, caso contrário NÃO.
Se estiver abrindo com freqüência, troque-a com urgência, ou faça uma revisão minuciosa, pois fluído no radiador, não é para ficar completando, só verificando, COMPLETOU, tem problema!!!!

Bem, tudo instalado, durante um bom tempo, será de observação, requererá atenção, pois observará as variáveis externas e o funcionamento do manômetro.
A pressão instantes antes de ligar o eletroventilador, a pressão que terá assim que desligar,
Num dia de calor, a pressão será maior...
E assim por diante.
A idéia é interessante.

Eu coloquei um manômetro, para observar o filtro de óleo diesel.
Coloquei um "T" específico na linha de alimentação entre a bombinha alimentadora e o filtro, sempre o manômetro fica em 0,6bar.
Se subir a pressão, é devido a obstrução no filtro, então trocá-lo.
Mais farei uma troca, sem ele subir mesmo, para fazer a verificação do estado do elemento filtrante.

Essa idéia, será implantada em meu engesa, pois achei muito válida para um bom acompanhamento do funcionamento do sistema de arrefecimento.

Abraços.

Kim.

nanito
15/06/2011, 09:22
Aguardo o resultado deste seu experimento.

Perdi uma expedição porque a 200km da minha cidade um mangote furou e a água do radiador foi toda embora, e o termômetro não acusou pq ele mede exatamente pela água, e se não tem água não tem como ele trabalhar. Percebi qdo reduzi para passar por uma lombada e senti um cheiro estranho, qdo abri o capô meu motor estalava! Resultado: Aquele abraço para a junta do cabeçote.

Estive pensando com meu mecânico a possibilidade da gente adaptar um reservatório do vectra que já tem um sensor que acusa ausência de água. Mas meio que desisti da ideia pq teria que modificar meu radiador, fazendo com que a água circulasse dele pro reservatório. Alguém já fez alguma adaptação parecida?

Olá amigo, pra esse sistema de recirculação funcionar, tu terias que trocar o radiador, pois para recircular o líqudio de arrefecimento, tanto o radiador quanto o vaso de expansão ambos tem que ter entrada e saída de água, no caso do radiador uma saída superior e uma inferior pro vaso de expansão. Não sei se compensa essa adaptação, teria que encontrar um radiador destes por um preço acessível.

Grande abraço!

nanito
15/06/2011, 09:29
Bem caros amigos!

O Nanito havia me questionado em outro tópico sobre esse sistema.

Vou tentar ajudar.

O sistema de arrefecimento tem a pressão de 0,9 bar (acho pouco*!).
BEm, compre um relógio de 1,5bar, qualquer um, pode ser de medir a pressão do turbo, industrial, qualquer um...

Ligue-o em qualquer ponto do sistema de arrefecimento, podendo ser no bloco ou no radiador.
O manômetro é ligado ao sistema por uma mangueira, que tem que ser de tecalon/tecnil, que não sede até a pressão de 10bar (é usada nos sistemas de alimentação de quase todos os veículos, podendo ser pretas, azuis, brancas, incolor... e nas mais variadas bitolas).
Ela aguenta a temperatura de uns 200oC, sem problema.

É só ligar e observar o funcionamento.

Sobre o funcionamento.
A tampa do radiador só SE abre em caso de superaquecimento, junta queimada ou excesso de fluído, caso contrário NÃO.
Se estiver abrindo com freqüência, troque-a com urgência, ou faça uma revisão minuciosa, pois fluído no radiador, não é para ficar completando, só verificando, COMPLETOU, tem problema!!!!

Bem, tudo instalado, durante um bom tempo, será de observação, requererá atenção, pois observará as variáveis externas e o funcionamento do manômetro.
A pressão instantes antes de ligar o eletroventilador, a pressão que terá assim que desligar,
Num dia de calor, a pressão será maior...
E assim por diante.
A idéia é interessante.

Eu coloquei um manômetro, para observar o filtro de óleo diesel.
Coloquei um "T" específico na linha de alimentação entre a bombinha alimentadora e o filtro, sempre o manômetro fica em 0,6bar.
Se subir a pressão, é devido a obstrução no filtro, então trocá-lo.
Mais farei uma troca, sem ele subir mesmo, para fazer a verificação do estado do elemento filtrante.

Essa idéia, será implantada em meu engesa, pois achei muito válida para um bom acompanhamento do funcionamento do sistema de arrefecimento.

Abraços.

Kim.

Olá Kim!

Seja bem-vindo à discussão do manômetro! Hehehehe!

Já estou com a teoria, só está faltando a prática. Queria encontrar algum manômetro simplezinho pra fazer um teste antes de instalar um definitivo na viatura, porém só tenho encontrado manômetro para água fria (aqueles pra medir pressão de água encanada). Estou tentando conseguir com um amigo, algum manômetro industrial com essa função específica. É um daqueles de metal que deve pesar quase 1kg.

Outra dúvida que me surgiu é qual peça utilizar para prender a mangueira do manômetro no buraco de sangria do radiador. Como não sou muito familiarizado com adaptações e incrementos tenho estas dúvidas. O máximo que já fiz foi instalar um vacuômetro no meu antigo vitara.

Grande abraço!

Kim
15/06/2011, 12:45
Nanito!

Fiz um vídeo do manômetro do diesel, para fazer uma comparação.

Até à noite, estarei postando o vídeo.

Abraços.

Kim.

Kim
16/06/2011, 08:57
Opa galera!

O vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=LZKyH0GUhBQ

É do funcionamento da linha de comb., mais se aplica a todos os manômetros.

Abraços.

Kim.

nanito
16/06/2011, 10:11
Opa galera!

O vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=LZKyH0GUhBQ

É do funcionamento da linha de comb., mais se aplica a todos os manômetros.

Abraços.

Kim.

Relógio de pressão de turbo então! Também pensei nisso, pois o radiador trabalha em diferentes pressões. A minha pergunta é, em caso de queda de pressão repentina (mangote estourado), esse relógio irá acusar imediatamente?

Kim
16/06/2011, 13:00
Sim!

O ponteiro cai no memo instante!

No vídeo, volta vagarosamente, pois tem as válvulas da bomba alimentadora que solta a pressão gradativamente.

Carlos Barreto
16/06/2011, 16:45
Valeu pelo vídeo, Kim!
Vou aproveitar que meu irmão tem um manômetro de turbo que ele usava qdo teve o 1o carro turbo dele, e vou instalar para fazer o teste. Próxima semana ou na outra devo estar fazendo isso. Quando fizer, posto fotos aqui.