x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2

Manômetro para o radiador

Oi pessoal!

Estava aqui pensando com os meus botões: é possível instalar um manômetro (medidor de pressão) no radiador? Mais precisamente naquele parafusinho de plástico que serve pra sangrar o líquido de arrefecimento.

Pensei nisto pois, sabendo que a pressão de abertura da tampa do sistema é 0.9 bar, poderíamos monitorar a pressão no sistema e quando estourar mangueira ou tampa do radiador, saberemos quando alguma coisa estiver errada, e com isto, evitar queima de juntas e outros problemas que ocorrem quando não há líquido no sistema de arrefecimento, coisa que o indicador de temperatura não acusa.

Estou viajando ou isto seria útil na viatura?

Grande abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Usuário Avatar de Césaramg4x4
    Entrada
    16/03/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 0
    Amigo achei a idéia excelente, mas vamos ao empecilho achar um manômetro que aguente a temperatura da água e não dereta se achar um manômetro que aguente eu acho que da certo.

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por Césaramg4x4 Ver Post
    Amigo achei a idéia excelente, mas vamos ao empecilho achar um manômetro que aguente a temperatura da água e não dereta se achar um manômetro que aguente eu acho que da certo.

Pois é, pensei nisto também. Mas e os manômetros de óleo? Não ficam expostos a temperaturas até mais elevadas que a da água do motor?
    ex-Vitara Guaxinim

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Agradecimento: 1
    E ai gurisada!!!!

Eu particularmente não acho necessário, desde que se acompanhe a temperatura da agua com eficácia! pois no meu vitara tem um reservatório de expansão, quando a pressão sobe a tampa abre e libera o excesso, quando volta ao normal ele puxa a agua de volta ao radiador! estando funcionando (a tampa do radiador) não teremos problemas! Mas sempre deixe o liquido do reservatório de expansão no nivel indicado!

Mas a questão é se a tampa falhar!!!!!!!!!!

Se a tampa falhar, o primeiro sintoma é a temperatura subir! Eu coloquei um relógio de temperatura mecânico (não existe nada para a função com maior precisão e muito remota possibilidade de falha), com o sensor numa parte bem atraz do bloco, mesmo se a agua do radiador baixar, ele vai medir a temperatura do liquido! Ficou excelente, temos que criar o hábito de estar sempre verificando o relógio, ja umas duas vezes ele andou perto de ferver, talvez nem fervesse!! Graças a esse relógio, dou uma parada para não forçar nada por precaução! Fiquei muito satisfeito.

Obs: coloquei uma valvula termostatica de 77º, o relogio fica marcando certinho, pouco antes dos 80º em condições normais, quando a condição de uso é um pouco mais "anormal" ele vai para 85", e perto dos 90º!!! Muito, mas muito raramente, passou dos 90º, como falei, parei a viatura por precaução! deixa o carro funcionando na lenta, e da uma molhada por fora no radiador, instantaneamente ele volta aos 77º
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    E ai gurisada!!!!

Eu particularmente não acho necessário, desde que se acompanhe a temperatura da agua com eficácia! pois no meu vitara tem um reservatório de expansão, quando a pressão sobe a tampa abre e libera o excesso, quando volta ao normal ele puxa a agua de volta ao radiador! estando funcionando (a tampa do radiador) não teremos problemas! Mas sempre deixe o liquido do reservatório de expansão no nivel indicado!

Mas a questão é se a tampa falhar!!!!!!!!!!

Se a tampa falhar, o primeiro sintoma é a temperatura subir! Eu coloquei um relógio de temperatura mecânico (não existe nada para a função com maior precisão e muito remota possibilidade de falha), com o sensor numa parte bem atraz do bloco, mesmo se a agua do radiador baixar, ele vai medir a temperatura do liquido! Ficou excelente, temos que criar o hábito de estar sempre verificando o relógio, ja umas duas vezes ele andou perto de ferver, talvez nem fervesse!! Graças a esse relógio, dou uma parada para não forçar nada por precaução! Fiquei muito satisfeito.

Obs: coloquei uma valvula termostatica de 77º, o relogio fica marcando certinho, pouco antes dos 80º em condições normais, quando a condição de uso é um pouco mais "anormal" ele vai para 85", e perto dos 90º!!! Muito, mas muito raramente, passou dos 90º, como falei, parei a viatura por precaução! deixa o carro funcionando na lenta, e da uma molhada por fora no radiador, instantaneamente ele volta aos 77º
    Concordo que um sensor de temperatura atrás do bloco funcione, mas a questão do manometro no radiador seria pra saber se tem água ou não no sistema através da pressão. Assim poderemos até diagnosticar pequenos vazamentos do líquido no sistema, como radiador furado ou mal vedado, mangueira com microfissuras ou mal apertadas.
    ex-Vitara Guaxinim

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Concordo que um sensor de temperatura atrás do bloco funcione, mas a questão do manometro no radiador seria pra saber se tem água ou não no sistema através da pressão. Assim poderemos até diagnosticar pequenos vazamentos do líquido no sistema, como radiador furado ou mal vedado, mangueira com microfissuras ou mal apertadas.
    1º é quase impossível diagnosticar vazamentos assim, pois ele perde liquido, como tem fluxo de agua tanto pra dentro como para fora do radiador através da valvula da tampa, o liquido quente que vai para o reservatorio, evapora e sai pela manga de respiro! seguidamente temos que repor o liquido de arrefecimento!
    2º o que vc quer diagnosticar é quando vai perder agua: a temperatura vai subir!!!!!!!!!!!!!!!!!

3º Outro porém, como a tampa do radiador se abre e se fecha, a pressão vai variar muito, o que vai deixar vc louco, sem ter problema nenhum!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Assim, não quero dizer aqui que não é valida a tua idéia, nem que não vai ficar bom, só estou levantando hipóteses pra gente pensar juntos e não vir a gastar desnecessário!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    1º é quase impossível diagnosticar vazamentos assim, pois ele perde liquido, como tem fluxo de agua tanto pra dentro como para fora do radiador através da valvula da tampa, o liquido quente que vai para o reservatorio, evapora e sai pela manga de respiro! seguidamente temos que repor o liquido de arrefecimento!
    2º o que vc quer diagnosticar é quando vai perder agua: a temperatura vai subir!!!!!!!!!!!!!!!!!

3º Outro porém, como a tampa do radiador se abre e se fecha, a pressão vai variar muito, o que vai deixar vc louco, sem ter problema nenhum!
    Não é impossível diagnosticar vazamentos assim. Imagina a situação em que tu estás rodando na estrada, o manômetro apontando 0.8 bar, e de uma hora pra outra há uma queda súbita de pressão, tu vais saber que estourou mangote ou alguma mangueira. Rodando na estrada, com vento batendo no motor, a temperatura vai demorar muito mais tempo pra diagnosticar a falta de líquido no sistema.

O sistema que existe nas viaturas comporta 0.9 bar, acima disso a tampa do radiador libera líquido pra cuba de expansão. Com o manômetro dá até pra diagnosticar problema nessa tampa, caso ela esteja segurando muito pressão (o que ocasiona deformação das mangueiras e até estouro) ou caso ela esteja sem pressão, vai jogar líquido fora assim que a viatura esquentar.

Pesquisando aqui no fórum, já li MUITOS relatos de gente que estourou mangotes e o ponteiro de temperatura nem mexeu, pois não havia líquido passando no sensor que mede a temperatura.
    ex-Vitara Guaxinim

Usuário Avatar de diogomaq
    Entrada
    16/01/2011
    Local
    Pau dos Ferros/RN
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Não é impossível diagnosticar vazamentos assim. Imagina a situação em que tu estás rodando na estrada, o manômetro apontando 0.8 bar, e de uma hora pra outra há uma queda súbita de pressão, tu vais saber que estourou mangote ou alguma mangueira. Rodando na estrada, com vento batendo no motor, a temperatura vai demorar muito mais tempo pra diagnosticar a falta de líquido no sistema.

O sistema que existe nas viaturas comporta 0.9 bar, acima disso a tampa do radiador libera líquido pra cuba de expansão. Com o manômetro dá até pra diagnosticar problema nessa tampa, caso ela esteja segurando muito pressão (o que ocasiona deformação das mangueiras e até estouro) ou caso ela esteja sem pressão, vai jogar líquido fora assim que a viatura esquentar.

Pesquisando aqui no fórum, já li MUITOS relatos de gente que estourou mangotes e o ponteiro de temperatura nem mexeu, pois não havia líquido passando no sensor que mede a temperatura.

Cara isso já me aconteceu, o mangote furou, a água baixou e o ponteiro de temperatura nem chegou ao meio, como ia no asfalto com ar ligado não percebei de imediato e quando fui dar conta o motor estava batendo biela, e quando abri o capô os cabos de velas estavam deretidos, os cachimbos estavam só um monte de borracha queimada, no final acabei fazendo o motor.

Com receio do ocorrido fiz o seguinte, na parte de baixo do radiador, onde chega o mangote adaptei uma válvula cebola de temperatura, com um pedaço de cano na entrada do radiador.

Sei que ela não marca com total precisão pois a água na parte de baixo do radiador já está um pouco resfriada, mas no entanto se furar um mangote agora, aquele pouco de água que resta de todo jeito vai passar pela cebola e vai me avisar!

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    PÕE UM RELOGIO MECANICO COM MERCURIO QUE ISSO NÃO VAI MAIS ACONTECER!

meu vitara tbm ferveu e o relogio original (que é uma merda) não marcou!!!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Apoiado! 3 x merda!
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Mais uma utilidade do manômetro no radiador:

Caso haja deterioração da junta do cabeçote, naqueles casos em que a pressão da compressão vai para o sistema de arrefecimento, a temperatura se manterá, mas o manômetro vai acusar um súbito aumento de pressão. Até que a tampa do radiador comece a trabalhar jogando água para o vaso expansor, já saberemos que houve um aumento repentino de pressão. Muitas mangueiras e mangotes estouram assim, a maioria do pessoal pensa que a junta queima por causa do superaquecimento, mas às vezes ela se deteriora por fadiga fazendo com que vaze pressão do cabeçote estourando mangueiras, fazendo com que vaze o líquido e consequentemente queimando a junta já deteriorada.

Estou insistindo nesta idéia, pois tenho um amigo que trabalha em refinaria e lida com sistemas de resfriamento, onde os instrumentos de controle são temperatura e pressão.
    ex-Vitara Guaxinim

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Manômetro do Turbo
      Por Raposo no fórum Ford
      Respostas: 344
      Última resposta: 20/11/2016, 22:50
    2. Manometro Do Turbo
      Por andraschko no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 08/01/2007, 08:39
    3. Manômetro da Turbinha
      Por rodrigo camper no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4