Conectar

Ver Versão Completa : Sw4 - velocímettro enlouqueceu!

niomarpm
01/06/2011, 21:46
Amigos preciso de uma luz.
O velocímetro começou a fazer barulho quando friu, após aguns Kms ele ficava normal.
Mas agora ele ficou doidão.:shock:
Ele além de fazer barulho também oscila e derrepente para de funcionar e do nada volta, enquato friu.

Alguém sabe se é problema de cabo ou do próprio velocímetro?

Pergunto pq aqui na minha terrinha hilux gasolina é mosca branca e não é fácil encontrar peças, fica mais fácil a busca na net sabendo o q se procura.

Obrigado pela ajuda antecipada.

vetelston
02/06/2011, 08:21
Niomar bom dia
A minha SW aconteceu a mesma coisa. mas sem o barulho.
Era mal contato na conexão do plug no sensor do cambio, na saida para o cardan.
Boa sorte
Flávio

Leo Chagas
02/06/2011, 11:28
Niomarpm, também tive o mesmo problema, mas sem o barulho. O cabeamento que saia do senso que fica na caixa estava bambo.
Realizei o reparo e o problema foi solucionado. Espero que seja isto apenas!
Boa Sorte!

joaodopet
02/06/2011, 11:44
A nossa antiga 2.8 93 estava com problema também, ele funcionava intermitente(as vezes a uns 60km/h, por exemplo, ele caia pro 0km/h e depois voltava normal), mas sem o barulho, pois era sensor. O mecânico falou que pra resolver é só tirar o sensor da caixa(muito simples) e limpar que resolve. Acabou que vendemos ela sem resolver o problema, por falta de tempo.
Meu tio tem uma 2.8 também mas 94 e a dele ao invés de sensor é um cabo, que além de ficar oscilando, faz um barulhinho, tipo um grilo atrás do painel. Dizem que só trocando o cabo, que é muito caro. Parece que tem paralelos pra vender mas rapidinho o problema aparece de novo, e pra ficar bom, só usando original. Não sei se é verdade, foi o que falaram. Meu tio continua com o dele do jeito que está, pois o barulho só se ouve sem som ligado e pra ele nem incomoda muito.
Abraços

niomarpm
02/06/2011, 19:42
Valeu Pessoal!

Esse findi vou dar uma mexida pra ver se consigo resolver.
Sei que é com cabo, vou ver se consigo tirar ele fora pra esaminar.

Claro, se o tempo não estiver muito friu, a previsão é de 0ºC para o findi.hehehehe.

Depois posto resultados.

Ezahn
02/06/2011, 22:46
Cara, sendo que faz um barulho, tá mais com cara de ser cabo mesmo. Tive uma D-20 que fazia isto. Ai desencaixei lá em baixo no câmbio e verifiquei um desgaste. O cabo termina em um pino quadrado que estava meio aredondado. Coloquei uns pedaços de palito de dente como calço e resolveu o problema (gambiarra é pouco). Lembrando, isto na D-20, na hilux não sei como é, mas a vibração quando o velocímetro fica louco tem bem a cara de ser este problema pois a peça do câmbio fica girando e a ponta do cabo fica parada "pulando" os "dentes"

TCHEIGOR
03/06/2011, 19:01
Vou aproveitar e mandar uma dúvida:
na minha sw4 93 acontece de o velocímetro zerar toda vez que se liga a seta. No momento em que a seta é acionada o velocímetro cai a zero e logo volta ao normal, mesmo que deixe a seta piscando. E é só no momento que liga, quando desliga não acontece nada, fica normal, o que pode ser isso???

atsf
03/06/2011, 19:26
TCHEIGOR, acontece o mesmo com a minha SW4 93. Durante a rodagem ao acionar a seta de direção o velocimento "cai" a zero e logo volta (coisa de 1 segundo mais ou menos) não importanto qual velocidade esteja.

Isso é normal? Não parece.

:semideia

TCHEIGOR
04/06/2011, 19:43
TCHEIGOR, acontece o mesmo com a minha SW4 93. Durante a rodagem ao acionar a seta de direção o velocimento "cai" a zero e logo volta (coisa de 1 segundo mais ou menos) não importanto qual velocidade esteja.

Isso é normal? Não parece.

:semideia

Pelo menos não sou o único hehehe
a princípio não me incomoda isso, mas sei que não é normal
o meu medo é que com o tempo acabe danificando alguma engrenagem do velocímetro, ou cabo ou sensor sei lá...
vamos esperar pra ver se alguém entende o funcionamento do velocímetro das sw4, parece ser algo de origem elétrica, mas não faz muito sentido porque o velocímetro é analógico...eu achava que a conexão caixa/ponteiro se dava mecanicamente através do cabo do velocímetro, mas talvez tenha algum sensor ou conversor no meio aí...ficamos no aguardo!

Leo Chagas
06/06/2011, 15:39
Olá Galera!
Também tive o mesmo problema, mas o mesmo só ocorreu após uma ida a um eletricista
que fez um monte de bobagem e ainda me disse que era normal dar seta e os marcadores ficarem pulsando! Resultado, tive que levar a Hilux (93/94) pra uma oficina especializada em Toyota onde o problema foi resolvido.

v_jordao
29/07/2012, 17:04
Ressuscitando o tópico:

Também estou tendo o mesmo problema, quando saio com o carro o velocímetro fica marcando zero, derrepente ele funciona, o problema é que as vezes demora, hoje o velocímetro acordou eu ja tinha andado mais de 12 km, as vezes anda uns 600 mt ele começa a funcionar,

alguém aqui que teve o mesmo problema e já conseguiu resolver?

Hoje dei uma olhada nesse tal de sensor que muitos falam, o que encontrei foi um no câmbio próximo a saída do cardam traseiro, é esse?
não encontrei nenhum cabo no câmbio então acho que deve ser com sensor mesmo, mas como funciona esse sensor, e na parte do velocímetro como funciona?

guilhermeabreu
29/07/2012, 18:41
A minha BONEQUINHA ( SW4 93 ) tb apresentou este problema já a uns 8 meses e agora vasculhando o forum ví este tópico .

Como ela esta no meca , vou pedir para dar uma verificada nesta conexão com a caixa .

Na minha começou pela manhã que não saía do lugar e depois saía e ficava normal , mas depois de uns 2 meses passou a marcar normal e de repente vai pro zero e volta instantaneamente , mas um dia rodei 15km para ele acordar .

Mas agora com os relatos e solução de vcs qdo mexeram nesta conexão , acho e TORÇO para que na minha seja apenas isto tb .

E obrigado pelas dicas postas aqui .

v_jordao
29/07/2012, 19:49
"Na minha começou pela manhã que não saía do lugar e depois saía e ficava normal , mas depois de uns 2 meses passou a marcar normal e de repente vai pro zero e volta instantaneamente , mas um dia rodei 15km para ele acordar" .

então Dr. eu olhei essa conexão com a caixa tem uma espécie de graxa branca nessa conexão, agora a pergunta pra quem entende e que já mexeu, é graxa branca mesmo ou algum tipo de pasta térmica?
a minha marca o km normal somente a velocidade fica no zero, será que talvez não seja no velocímetro no painel?

Vamos aguardar quem já mexeu pra poder dar as dicas ai pra gente

guilhermeabreu
29/07/2012, 19:57
"Na minha começou pela manhã que não saía do lugar e depois saía e ficava normal , mas depois de uns 2 meses passou a marcar normal e de repente vai pro zero e volta instantaneamente , mas um dia rodei 15km para ele acordar" .

então Dr. eu olhei essa conexão com a caixa tem uma espécie de graxa branca nessa conexão, agora a pergunta pra quem entende e que já mexeu, é graxa branca mesmo ou algum tipo de pasta térmica?
a minha marca o km normal somente a velocidade fica no zero, será que talvez não seja no velocímetro no painel?

Vamos aguardar quem já mexeu pra poder dar as dicas ai pra gente

AMIGO V_JORDÃO

É exatamente assim com a minha tb , o velocímetro faz estes saltos , ou seja , esta marcando a velocidade normal e de repente vai pro zero e volta instantaneamente como falei e observei tb de que qdo ele fica no zero por alguns kms o odômetro parcial e total continuam marcando a distancia corretamente como acontece com o seu .

Só que eu não quis nem ver isto , pois achava que deu chabú no painel , mas agora com estas dicas , já estou até feliz pela possibilidade de ser resolvido com uma simples mexida na conexão da caixa , amanhã vou falar lá com o meca para ver isto , espero que resolva só com esta revisão alí .

TCHEIGOR
29/07/2012, 22:26
opa que beleza ver o tópico reavivado, a minha continua caindo a zero quando ligo a seta...
de olho pra ver se aparce solução!

atsf
29/07/2012, 22:58
:pipoca:

opa! to por aqui também, ainda com o velocímetro caindo quando ligo a seta...

Está tanto tempo assim que até já me acostumei.

Pra completar os piscas não funcionam...nem de direção nem o alerta. Alguma sugestão?

:news-coffee:

guilhermeabreu
29/07/2012, 23:00
opa que beleza ver o tópico reavivado, a minha continua caindo a zero quando ligo a seta...
de olho pra ver se aparce solução!

TCHEIGOR

O seu caso é mais complicado , mas penso que no seu caso é coisa de curto no circuito elétrico , entre o sinal/circuito elétrico do velocímetro com o circuito elétrico da seta . Não pode ser outra coisa . Ou falta de aterramento do sensor de velocidade ou da seta .

TCHEIGOR
30/07/2012, 12:30
na verdade meu medo é de que o defeito seja na chave de seta, aí lascou, não deve se fácil (muito menos barato) achar essa peça.
Mas já me acostumei tbem, só torço pra que esse defeito não evolua...

Renato Camargo
30/07/2012, 13:48
Salve galera, esse negócio de baixar o velocimento a zero e voltar ao normal de depois de um segundo quando se liga a seta e original de fábrica foi um projeto exclusivo da Toyota kkkkkkk. A minha 93 tambem faz isso.

guilhermeabreu
30/07/2012, 13:48
TCHEIGOR

Caso vc queira encarar a solução sugiro a vc pesquisar o comando de seta num ferro velho , vou colocarlá em cima no fixo o endereço de alguns ferros velho que tem em Cachoeiro de Itapemirim-ES , lá tem vários e são muito grandes neste negócio .

v_jordao
31/07/2012, 09:15
ainda não descobri o que colocar no contato do sensor na caixa de câmbio, o que tá la parece graxa branca, só que já ta endurecida, também pode ser algum tipo de pasta térmica, se alguém souber por favor posta ai.

EduQxQ
12/06/2013, 15:01
Olá pessoal,
minha SR5 também está apresentando oscilação no velocímetro e um ruído. Creio que o problema esteja no cabo.
Para substituir o cabo é preciso desmontar o painel?
Obrigado
Edu

jorge.duarte
12/06/2013, 20:41
Olá pessoal,
minha SR5 também está apresentando oscilação no velocímetro e um ruído. Creio que o problema esteja no cabo.
Para substituir o cabo é preciso desmontar o painel?
Obrigado
Edu
Edu,
A minha ex também aconteceu isso, desmontei o painel e lubrifiquei o cabo, também percebi que ele estava mal posicionado no cofre do motor, quando saia da caixa. Depois que arrumei ficou 0 bala

Abs

v_jordao
12/06/2013, 22:24
É, pelo jeito ainda ninguém descobriu o problema, a minha continua do mesmo jeito, tem semanas quando saio com ela todo dia o velocímetro funciona normal, mas derrepente em outros dia o marcador só acordo depois de rodar alguns minutos, mais o importante é que marca o km percorrido pelo menos, o antigo dono falou que teria que desmontar o painel e lubrificar o velocímetro, pois segundo ele há ali um tipo de graxa que resseca com o tempo, é por isso que depois de rodar alguns km ele funciona pois a tal graxa aquece, mas desmontar o painel só pra isso.... dá uma preguiça de eu mesmo desmontar, e levar pra outra pessoa corre o risco de estragar outras coisas, então acho melhor não mexer no que tá quieto.

EduQxQ
13/06/2013, 08:47
Edu,
A minha ex também aconteceu isso, desmontei o painel e lubrifiquei o cabo, também percebi que ele estava mal posicionado no cofre do motor, quando saia da caixa. Depois que arrumei ficou 0 bala

Abs
Também tenho a mesma impressão do Jordão, desmontar painel requer muita atenção e paciência para não danificar nada.
Quanto a oscilação não vejo muito problema, o que incomoda é o ruído. Não tem jeito vou ter que por a mão na massa.
Neste final de semana se sobrar um tempo, seguirei a dica do Jorge, tentar retirar o cabo e examinar.
Obrigado

shuther4x4
14/06/2013, 20:08
A minha estava com um zum zum infernal. Já tinha visto (a olho) eixo, etc, pois vinha debaixo da parede corta fogo. Aí o velocimetro começou a oscilar. Desmontei o cabo e advinha: nem conseguia tirar ele da capa de tanta sujeira. Depois de desmontar, limpar tudo, lubrifiquei com oleo e o problema parou. Agora começou a oscilar novamente. Vou ter de fazer o mesmo, mas está sem o barulho!!!
Detalhe: a minha é a cabo.
No caso da minha descobri (depois de desmontar o painel) que dá para tirar o cabo da capa sem desmontar o painel. Soltando ele da caixa de cambio e puxando o cabo, pois na outra ponta (velocimetro) ele não tem trava, aí fica a capa no lugar. Mas não fiz isso ainda. Mas aí não dá para limpar a capa internamente, só lubrificar.

marcelot
15/06/2013, 17:16
Tive um problema recentemente parecido na minha. O velocimetro começou a ocilar, às vezes não funcionava (ficava no zero mesmo andando), e às vezes mesmo parado ele ficava maluco, mexendo que nem louco. Levei num lugar de Campinas especializado em velocímetros (Velocamp), e após testarem, detectaram que aquele sensor do velocímetro, na saída pro cardan, estava com defeito. Na América Auto Peças tinha, mas consegui achar um usado no ebay por preço melhor. A troca resolveu.

EduQxQ
21/06/2013, 22:56
Shuther, obrigado pela dica. Vou tentar este método de puxar apenas o núcleo do cabo, mantendo a capa no lugar. Um abraço Edu.

EduQxQ
29/06/2013, 22:19
Boa noite pessoal, hoje consegui fazer o reparo no cabo do velocímetro. Tentei primeiro o método de puxar o núcleo pela extremidade da caixa, mas o cabo como ainda era o original tinha trava junto ao velocímetro. A solução foi substituir o cabo todo por outro novo. Tarefa muito "trabalhosa" mas não difícil. Como precisei retirar o painel, aproveitei para retirar alguns outros ruídos reapertando os parafusos de fixação. O resultado foi muito bom. Muito obrigado pelas dicas, uma abraço Edu.

EduQxQ
08/07/2013, 15:27
Boa tarde, infelizmente o cabo novo durou apenas uma semana. Neste último sábado o velocímetro parou de funcionar. Domingo desmontei tudo outra vez, e para minha surpreza o cabo quebrou, bem próximo da terminação do painel. Como eu não tinha outro para substituir, precisei apelar para o original que estava com ruído. Depois de uma lavagem com desengraxante e lubrificação com WD40 reinstalei-o. Por enquanto está funcionando sem ruído e oscilações, vamos ver por quanto tempo. Abraço, Edu

SandroGaúcho
14/02/2015, 17:07
E ai pessoal!

A viatura tá também com esse defeito de o velocimetro ir a zero quando liga o pisca!

Alguém, já descobriu o que pode ser?

Não entendo o que possa ter a ver o cabo com elétrica do pisca-pisca

Até mais...

sandro_ventania
14/02/2015, 19:57
A SW4 não tem cabo indo para a caixa (sei por que eu mesmo troquei a embreagem), então acho que o velocimentro é eletronico, sendo assim, acho que seu problema é de aterramento...algum cabo deve estar frouxo ou oxidado.

v_jordao
15/02/2015, 18:57
a minha agora também apresenta o mesmo problema, além de demorar a funcionar o velocímetro, agora também qdo ligo a seta ele vai a zero, e antes isso não acontecia... realmente o problema é elétrico, mas a questão é encontrar quem entende do assunto...

jipinhotoyota
15/02/2015, 20:24
O meu velocímetro também oscila quando aciono a seta. Ele sobe ou desce e rapidamente volta ao lugar. rs

O meu conta-giros (tacômetro) não funciona. Fica zerado. Eu tô achando que está sem o cabo que vai na bomba injetora.
Tem uma espécie de soquete no topo da Bomba Injetora que está sem nada conectado. Alguém sabe me dizer se é ali que vai o cabo?

Se não for, alguém poderia tirar uma foto do local correto?

SandroGaúcho
16/02/2015, 09:30
Valeu pessoal
Vou pedir para conferir o aterramento e depois passo o feed back

Se der eu vou postar um video do problema

expedition
19/02/2015, 10:59
na verdade meu medo é de que o defeito seja na chave de seta, aí lascou, não deve se fácil (muito menos barato) achar essa peça.
Mas já me acostumei tbem, só torço pra que esse defeito não evolua...

Deve ser original de fábrica, como disse o Renato Camargo kkkk...
Adquiri a minha em Dezembro e também fazia isso de desmaiar rapidamente o velocímetro. Tinha até me esquecido, só lembrei quando ví este tópico. Daí me dei conta que o problema sumiu sozinho.
Tenho um Taurus 94, que também fazia um barulho, tic,tic,tic, e aumentava conforme a velocidade, creio que também era do velocímetro, e também parou sozinho.
Então meu conselho é, se o problema não lhe deixa muito incomodado, nem mexa...

marcelot
26/02/2015, 13:50
Boa tarde Sandro.

Resolveu o problema do velocímetro? A minha tá igual.

Abs.

Valeu pessoal
Vou pedir para conferir o aterramento e depois passo o feed back

Se der eu vou postar um video do problema

SandroGaúcho
27/02/2015, 17:18
Opa marcelot

Não tive tempo ainda, pois tem que ter atenção para achar a falta do "terra".

sandro_ventania
24/06/2015, 18:35
Olá pessoal,

A minha começou com o problema do velocimetro só acordar depois de alguns kms..ihhh!!
São 3 conectores que vão na caixa... 1 sensor de ré, outro acho que é luz do 4x4 acionado e outro deve ser do velocímetro...vou dar uma limpeza com limpa contato.
Alguém aqui já resolveu esse problema?

jipinhotoyota
02/07/2015, 20:57
A minha SW4 93 o velocímetro é por sensor.
Sempre dá uma caída na velocidade quando aciono a seta. rs
Também me acostumei com isso. Semana passada mexi na caixa de marchas e, então, o velocímetro simplesmente parou de funcionar, nem se mexe.

Hoje, dando uma geral na viatura, percebi um cabo desconectado na lateral da caixa.
E levei ao mecânico, que viu que o cabo ficou preso na hora de parafusar a caixa. :shock:

Amanhã, vou lá pra ele afrouxar a caixa, salvar o fio preso e reconectar o plugue. Espero que volte a funcionar.

E também aguardo uma solução pra essa pane no velocímetro.
Acredito que tenha a ver com alguma interferência nesse chicote que vem do cofre do motor e vai para a caixa.
Será que isolando os fios não adiante?

sandro_ventania
03/07/2015, 20:16
A minha não voltou a dar problema...então deixei quieto.
Se uma limpeza no plugue não funcionar...tem que trocar o sensor.

TCHEIGOR
03/07/2015, 22:10
A minha não voltou a dar problema...então deixei quieto.
Se uma limpeza no plugue não funcionar...tem que trocar o sensor.

Sandro, só pra ver se eu entendi direito, a tua tinha o defeito de o ponteiro cair a zero quando ligava seta e parou de acontecer após somente limpar o conector?

sandro_ventania
04/07/2015, 23:31
Não...
A dias atrás aconteceu o defeito de sair com o carro, mas o velocimetro só começar a funcionar kilometros depois. Esse problema da seta interferir no velocimetro nunca tive.
Mas só aconteceu um dia. Eu ia limpar o conector pra ver se era mal contato, mas o problema não voltou a aparecer, então deixei quieto.

TCHEIGOR
06/07/2015, 01:33
Valeu, confundi os assuntos.
É que esse defeito da desmaiada do ponteiro já ouvi falar em várias, ainda bem que tu não foi sorteado nesse!

marcelot
09/05/2016, 21:03
Desfibrilando o tópico: alguém resolveu o problema do velocímetro cair pra zero e voltar ao normal quando liga a seta??

jotajulian
10/05/2016, 13:27
A nossa antiga 2.8 93 estava com problema também, ele funcionava intermitente(as vezes a uns 60km/h, por exemplo, ele caia pro 0km/h e depois voltava normal), mas sem o barulho, pois era sensor. O mecânico falou que pra resolver é só tirar o sensor da caixa(muito simples) e limpar que resolve. Acabou que vendemos ela sem resolver o problema, por falta de tempo.
Meu tio tem uma 2.8 também mas 94 e a dele ao invés de sensor é um cabo, que além de ficar oscilando, faz um barulhinho, tipo um grilo atrás do painel. Dizem que só trocando o cabo, que é muito caro. Parece que tem paralelos pra vender mas rapidinho o problema aparece de novo, e pra ficar bom, só usando original. Não sei se é verdade, foi o que falaram. Meu tio continua com o dele do jeito que está, pois o barulho só se ouve sem som ligado e pra ele nem incomoda muito.
Abraços

A minha sw4 95 tem exatamente o mesmo problema que seu tio tinha, parece um chiado no painel conforme a camioneta anda, é só parar que ele some. Estou esperando sobrar tempo para verificar, já tenho uma luz. Caso consiga revolver aviso aqui.
Aproveitando aqui, o marcador do diesel é que está louco, sempre que completo o tanque ele vai ao máximo, mas vai diminuindo muito rápido, 50km depois ele já está em meio tanque e antes dos 200km ele já marca o mínimo, porém a luz da reserva só acende após andar em torno de 480km(que é a autonomia que tenho) acredito que a boia esteja com algum tipo de mal contato em certos pontos de leitura, acaba marcando em alguns níveis somente. Alguém já passou pelo mesmo?

fellipe-td5
03/02/2017, 11:42
Só pra deixar como informação a todos a respeito do problema do velocimentro cair e depois voltar quando dá seta.

O problema é no RELÊ FLASHER! Conforme este link com a solução do problema: The Bouncing Speedo | JIM'S GARAGE (https://jimsgarage.wordpress.com/2014/07/08/the-bouncing-speedo/)

Achei um rele novo num preço muito bom no ML (creio que o cara só tinha 1) e o problema foi resolvido.

O codigo da peça é: 81980-32010

Clandio
03/02/2017, 19:05
O velocímetro da minha SW4 cai a zero as vezes. Pelo que notei é aleatório. Não está relacionado ao uso de qualquer sistema elétrico.
troquei o sensor, mas o problema continua. Vou ter que parar e fazer um pente fino na fiação.

SandroGaúcho
31/05/2021, 18:58
Pessoal;

Alguém conseguiu resolver o problema do "Velocímetro desmaiado"?

Abraço

FSarev
02/07/2021, 13:04
Bom dia!

Tenho uma SW4 1993 e estou com o mesmo problema. O velocímetro não funciona.
Já troquei o sensor e nada. Fiz um teste de bancada no meu sensor, usando esse esquema:
576668

Toda vez que giro o sensor ele me retorna os 12v oscilando, com isso suponho que o sensor esteja bom!

Parti para caixa de transferência e tá chegando 12v lá nos conectores, no caso 13.6 ~ 13.9.
Não consegui testar o sinal com o conector na caixa de transferência pois testei sozinho.

Os próximos passos são:
verificar a continuidade dos fios; eu vi que eles sobem pelo conjunto de transferência, mas não sei se entra no carro por ali ou vai para o porta fusível (preciso descobrir).

Se os cabos estiverem bons, tenho que partir para o painel, e aí é onde o bixo pega... Já rodei um bocado para saber qual pino é, e não encontrei, vou ter que "caçar" manualmente caso precise remover o painel.

Sobre o painel oscilando quando da seta nós veículos com sensor de velocidade será o aterramento ou o relé flasher. Já li muito lá fora nas Hilux surf e 4runner.

Todavia se alguém tiver mais alguma dica estou por aqui.

Também se tiver algum grupo de whats app, iria me ajudar muito.

Abraços!!

fernandoveras@hotmail.com.br (tem que ter .br no final)