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Ver Versão Completa : Motor 4 cilundros de opala + caixa original



vavarusso
01/06/2011, 10:57
Pessoal pra se usar um motor de opala de cilindros com caixa e reduçao original precisa-se fazer alguma alteração??? Outra dúvida de iniciante: Por que vcs usam a sigla CC para designar o números de cilindros, onde na verdade acho que cc significa cilidrada, ou seja um motor de 4cc dar pra ser colocado num carrinho de 20cm de comprimento. Me corrigam se enganado eu estiver.

KitiU.
01/06/2011, 11:04
Quanto a adaptação do motor opala 4 na caixa 3m original, é muito fácil...

É preciso usar a capa seca do opala, onde a mesma deve ser torneada para aumentar o diâmetro do furo onde encaixa no eixo piloto da caixa, re-fazer os furos de fixação e esta pronto...

O segredo esta no disco de embreagem, pois é preciso ou achar um disco do sinca, ou mandar fazer um com o miolo do willys e lona do opala, pois o disco do willys no plato do opala não fica bom...

No resto é só re-fazer o suporte do motor e esta pronta a adaptação!

jipeirodesdepequeno
01/06/2011, 12:19
é bem fácil de fazer a adaptação, inclusive tem a flange pronta pro cambio original x motor opala
sobre o cc é uma mania "que pegou" todo mundo escreve errado, o certo é CIL, exemplo: 4cil
tenho um cambio 4m original do jeep, está novinho, revisado, sincronizados novos + flange opala + capa seca pra vender, e um motor opala 4cil rodando no meu jeep, se tiver interesse só dar um toque.

[]'s

Elison
01/06/2011, 12:21
Outra dúvida de iniciante: Por que vcs usam a sigla CC para designar o números de cilindros, onde na verdade acho que cc significa cilidrada, ou seja um motor de 4cc dar pra ser colocado num carrinho de 20cm de comprimento. Me corrigam se enganado eu estiver.
Vc esta correto, "CC" significa centímetro cúbico, por exemplo um motor do opala 4 cil, tem 2500cc, que corresponde a 2.5Lt.

Leonardo Truccolo
01/06/2011, 20:20
é bem fácil de fazer a adaptação, inclusive tem a flange pronta pro cambio original x motor opala
sobre o cc é uma mania "que pegou" todo mundo escreve errado, o certo é CIL, exemplo: 4cil
tenho um cambio 4m original do jeep, está novinho, revisado, sincronizados novos + flange opala + capa seca pra vender, e um motor opala 4cil rodando no meu jeep, se tiver interesse só dar um toque.

[]'s

Quer vender o motor???

Abs

jipeirodesdepequeno
01/06/2011, 22:00
o motor tá rodando no meu jeep, está 100%, bem reguladinho, não fuma nem baixa uma gota de óleo, estou negociando por um ap injetado. tenho um cambio 4m original do jeep (0km) + capa seca e flange pro opala, se quiser posso vender o conjunto todo tb, qualquer coisa me manda mp :concordo:

Renatolopes4x4
01/06/2011, 22:22
olá pessoal, sou novo aqui no fórum. tenho um cj5 com motor ap 2.0 turbo MI e achava ele ótimo até dar uma volta em um com motor gm 151 com carburador de fusca. /estou pensando seriamente em trocar de motor pois o torque do gm dá impressão de ser muito superior na lenta.

vavarusso
02/06/2011, 09:46
o motor tá rodando no meu jeep, está 100%, bem reguladinho, não fuma nem baixa uma gota de óleo, estou negociando por um ap injetado. tenho um cambio 4m original do jeep (0km) + capa seca e flange pro opala, se quiser posso vender o conjunto todo tb, qualquer coisa me manda mp :concordo:
Olá Jipeiro muito obrigado pelos esclarescimentos, esse é tá sendo o melhor fórum dos que tenho participado.... Esse motor ap que vc quer é de que carro? Ele tem melhor performance?

jipeirodesdepequeno
02/06/2011, 12:19
olá pessoal, sou novo aqui no fórum. tenho um cj5 com motor ap 2.0 turbo MI e achava ele ótimo até dar uma volta em um com motor gm 151 com carburador de fusca. /estou pensando seriamente em trocar de motor pois o torque do gm dá impressão de ser muito superior na lenta.

sim, exatamente, o gm 151 é motor de torque em baixa, ja o AP é motor de alto giro...

jipeirodesdepequeno
02/06/2011, 12:24
Olá Jipeiro muito obrigado pelos esclarescimentos, esse é tá sendo o melhor fórum dos que tenho participado.... Esse motor ap que vc quer é de que carro? Ele tem melhor performance?

O AP é um motor diferente, tem torque em alto giro giro então é ideal pra pneu que não agarre muito ao solo (tipo tork), a vantagem que é um motor mais moderno, tem a opção de injetar (original de fábrica), é econômico, fácil de encontrar peças, leve e forte caso queira preparar
ele vinha em alguns carros da ford (autolatina): pampa, versailles, escort e todos os carros da volks: santana, gol, parati, voyage, saveiro, golf etc
[]'s

vavarusso
02/06/2011, 20:48
Meu caro. Eszes motores p.adaptacoes tem ser longitjdinais

Robertux
08/06/2011, 14:34
Não existe motor transversal ou longitudinal, transversal ou longitudinal é o câmbio. O motor OHC que a ford colocava longitudinalmente no Corcel/Del Rey era colocado transversalmente no Escort. Quando passou para Autolatina o motor AP que era colocado longitudinalmente no Gol e Santana também foi colocado longitudinalmente no Del Rey e transversalmente no Escort. O motor era o mesmo, só o câmbio era diferente. É claro que não dá pra colocar um GM 4.1 do Opala transversalmente porque o veículo precisará ser muito largo, talvez dê num Hammer, mas desde que o motor caiba, o que muda é o câmbio.
Até hoje, o mesmo motor 1.0 que a Volkswagen coloca longitudinalmente no Gol Geração 4, coloca transversalmente no Fox e Gol Geração 5.
Até os motores em V, que nos automóveis, caminhões etc. são colocados longitudinalmente, mas motos são colocados transversalmente, tudo bem que nos automóveis são V6 ou V8 e nas motos V2 mas um V4, por exemplo, seria facilmente colocado transversalmente em uma moto.

vavarusso
09/06/2011, 22:18
Robertux é verdade! Eu nao tinha observado isso..

Denis Takashi
09/06/2011, 23:09
Até os motores em V, que nos automóveis, caminhões etc. são colocados longitudinalmente, mas motos são colocados transversalmente, tudo bem que nos automóveis são V6 ou V8 e nas motos V2 mas um V4, por exemplo, seria facilmente colocado transversalmente em uma moto.

Nem todas as motos são transversais.... Duvido alguém fazer isso numa boss hoss :mrgreen:;

http://mcdcad.eu/__oneclick_uploads/2009/02/bosshoss.jpg

Mas existem fabricantes que optaram por fazer um V2 longitudinal, como a Moto Guzzi, :

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/66/7724Moto_Guzzi.jpg

De maneira geral a diferença entre motores transversais e longitudinais é mais quanto aos periféricos, como suportes, coletores e etc....

Quanto ao assunto do tópico, é possível sim usar GM 4/6 cil no cambio original, para tal, existem 2 maneiras ;

1- Usinar o alojamento do rolamento do piloto de uma caixa seca de opala ( cambio varetado) até o diametro da muringa do jeep e refazer a furação.- Este é o meio mais simples e mais barato, mas pra cambio de 4 marchas fica meio ruim pois precisa-se cortar um bom pedaço da capa seca para livrar espaço para as guias da tampa do cambio.

2- Usar uma flange entre a caixa seca e o cambio - para tal precisa-se do cambio piloto longo do OHC ou alongar o original ( aí se quiser solda-se a estria do opala no piloto, acabando os problemas de embreagem)- essa opção é mais cara, mas o serviço fica mais limpo.


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