Ver Versão Completa : Primeiro 4x4 (dores de cabeça que adoramos)
LucasMachado91
24/05/2011, 15:26
E aí galera, como estão todos?
É a primeira vez que resolvo participar da turma ao invés de ser só um leitor (acreditem, eu li o fórum durante muito tempo), e logo de cara, venho trazer aquelas perguntas típicas de iniciante.
Mas antes, uma breve explicação:
Desde que eu comecei a dirigir (o que não faz muito tempo) eu quis um 4x4, mas não me permiti por um motivo: falta de experiência. Não só em direção, mas em carros em geral, conceitos mecânicos, funcionamento... Comecei com um carro simples, um Corsa Sedan ano 96 1.6, que usei durante 1 ano e 2 meses, mas que só serviu mesmo como "plataforma de lançamento". Aprendi muitas coisas legais com ele, perdi o medo de abrir o capô (mas ficava lá encarando o motor sem saber para o que olhar), desmontei até o painel uma vez, só pra ver como era, mas nunca tive coragem de por a mão na massa.
Um amigo me disse que mexer com carros 4x4 não é exatamente uma ciência exata, já que a maioria deles tem modificações, o que demanda um jeito diferente de trabalhar, mas que não é "o bicho de sete cabeças" que eu imaginava.
Disse que eu devia tentar com uma viatura simples e barata, e precisava ter só paciência e dedicação (e aprender a guardar mais dinheiro por mês), já que curiosidade e tempo livre nos fins de semana eu tenho de sobra, e graças a isso, passar esses conhecimentos para a área mecânica seria um pulo simples.
Então comecei minha pesquisa baseada puramente em Internet, me informei sobre preços, espaço interno, lojas de atendimento, problemas típicos de cada viatura, medidas de pneus, etc... Moral da história: descobri algo que vocês estão cansados de dizer; não existe viatura perfeita.
Então me foquei em preço aliado a uma carroceria razoavelmente confortavel, e acabei descobrindo que o que serviria melhor pra mim seria um simpático monobloco de tração integral, com o qual me deparei várias vezes durante a pesquisa: o Niva.
Após me aprofundar mais um pouquinho, descobri que não só ele é muito bom para meus propósitos diários já que aguenta o tranco do dia-a-dia, como é melhor ainda em atividades não rotineiras.
Aí não tinha mais jeito, eu decidi que queria um Niva!
Mas antes, percebi que para extrair o potencial máximo e viver de acordo com minhas expectativas, eu tinha de aprender mais sobre o carro.
Agora é que a história fica séria:
Eu vou começar um curso de mecânica básica (não presencial) que é bem detalhado e cobre todo o funcionamento do carro e seus sistemas de forma separada, e o foco do curso está na identificação de peças e seus problemas, e dependendo do caso, fazer você mesmo a substituição.
E pra ajudar, eu já salvei e imprimi o Manual de Propietário do Niva em português, Manual do Mecânico, um album ilustrado com todos os sistemas do carro (em inglês, o que não é exatamente um problema se você falar inglês) , a famosa "Bíblia do Carro", e prometo visitar o FAQ e realizar pesquisas cada vez que surgir uma dúvida.
Eu topei entrar nessa empreitada mais pela terapia (e pela economia com mão de obra) que é saber mexer no próprio carro, ainda mais em um 4x4, conceito que sempre me causou uma certa fascinação.
Mas após todo esse texto explicativo (eu devia ter um blog...) vem as tais perguntas:
Alguém já tentou usar o Niva só no Etanol? A combinação alcool + GNV fica boa? Qual seria o valor do investimento? (Pelos meus cálculos, isso seria um grande alívio no bolso se desse certo). Se fizesse essa modificação, ficaria mais complicado (ou caro) de mexer no carro?
Um iniciante no mundo da mecânica dos 4x4 consegue fazer algum tipo de reparo básico no carro, mesmo sem os conhecimentos avançados de vossas senhorias? Caso sim, quais?
Quanto eu devo investir pra começar a engatinhar no mundo das trilhas, dunas, e caminhos tortuosos que só quem tem um 4x4 pode aproveitar?
Com certeza investirei em ferramentas automotivas (apesar de não ter muito espaço para guardá-las), quais eu já deveria ter guardadas em casa para começar a diversão?
Acho que por enquanto é só, e qualquer coisa a mais, eu prometo pesquisar antes, e se não encontrar, farei perguntas!
Seja bem vindo Lucas! Se voce pretende mesmo comprar um Niva, pode cancelar seu curso de mecanica rrsrsrs... em 2 meses voce tera conhecido todos os problemas do carro e todas as pecas que nele existem, e o que não vai faltar é problema para te tirar da rotina... Mas, acredite voce vai gostar cada dia mais do carro e a cada melhoria que voce fizer voce vai pensar que ele nao vai quebrar por um bom tempo mais ele vai quebrar e bem mais rápido que voce imaginou rsrsrs... mesmo assim voce nunca mais vai querer largar este carro. Tenho o meu desde 2009 e agora acho que ele esta ficando bom haha
rafaellouro
25/05/2011, 11:20
E aí galera, como estão todos?
É a primeira vez que resolvo participar da turma ao invés de ser só um leitor (acreditem, eu li o fórum durante muito tempo), e logo de cara, venho trazer aquelas perguntas típicas de iniciante.
Mas antes, uma breve explicação:
Desde que eu comecei a dirigir (o que não faz muito tempo) eu quis um 4x4, mas não me permiti por um motivo: falta de experiência. Não só em direção, mas em carros em geral, conceitos mecânicos, funcionamento... Comecei com um carro simples, um Corsa Sedan ano 96 1.6, que usei durante 1 ano e 2 meses, mas que só serviu mesmo como "plataforma de lançamento". Aprendi muitas coisas legais com ele, perdi o medo de abrir o capô (mas ficava lá encarando o motor sem saber para o que olhar), desmontei até o painel uma vez, só pra ver como era, mas nunca tive coragem de por a mão na massa.
Um amigo me disse que mexer com carros 4x4 não é exatamente uma ciência exata, já que a maioria deles tem modificações, o que demanda um jeito diferente de trabalhar, mas que não é "o bicho de sete cabeças" que eu imaginava.
Disse que eu devia tentar com uma viatura simples e barata, e precisava ter só paciência e dedicação (e aprender a guardar mais dinheiro por mês), já que curiosidade e tempo livre nos fins de semana eu tenho de sobra, e graças a isso, passar esses conhecimentos para a área mecânica seria um pulo simples.
Então comecei minha pesquisa baseada puramente em Internet, me informei sobre preços, espaço interno, lojas de atendimento, problemas típicos de cada viatura, medidas de pneus, etc... Moral da história: descobri algo que vocês estão cansados de dizer; não existe viatura perfeita.
Então me foquei em preço aliado a uma carroceria razoavelmente confortavel, e acabei descobrindo que o que serviria melhor pra mim seria um simpático monobloco de tração integral, com o qual me deparei várias vezes durante a pesquisa: o Niva.
Após me aprofundar mais um pouquinho, descobri que não só ele é muito bom para meus propósitos diários já que aguenta o tranco do dia-a-dia, como é melhor ainda em atividades não rotineiras.
Mas antes, percebi que para extrair o potencial máximo e viver de acordo com minhas expectativas, eu tinha de aprender mais sobre o carro.
Agora é que a história fica séria:
Eu vou começar um curso de mecânica básica (não presencial) que é bem detalhado e cobre todo o funcionamento do carro e seus sistemas de forma separada, e o foco do curso está na identificação de peças e seus problemas, e dependendo do caso, fazer você mesmo a substituição.
E pra ajudar, eu já salvei e imprimi o Manual de Propietário do Niva em português, Manual do Mecânico, um album ilustrado com todos os sistemas do carro (em inglês, o que não é exatamente um problema se você falar inglês) , a famosa "Bíblia do Carro", e prometo visitar o FAQ e realizar pesquisas cada vez que surgir uma dúvida.
Eu topei entrar nessa empreitada mais pela terapia (e pela economia com mão de obra) que é saber mexer no próprio carro, ainda mais em um 4x4, conceito que sempre me causou uma certa fascinação.
Mas após todo esse texto explicativo (eu devia ter um blog...) vem as tais perguntas:
Alguém já tentou usar o Niva só no Etanol? A combinação alcool + GNV fica boa? Qual seria o valor do investimento? (Pelos meus cálculos, isso seria um grande alívio no bolso se desse certo). Se fizesse essa modificação, ficaria mais complicado (ou caro) de mexer no carro?
Um iniciante no mundo da mecânica dos 4x4 consegue fazer algum tipo de reparo básico no carro, mesmo sem os conhecimentos avançados de vossas senhorias? Caso sim, quais?
Quanto eu devo investir pra começar a engatinhar no mundo das trilhas, dunas, e caminhos tortuosos que só quem tem um 4x4 pode aproveitar?
Com certeza investirei em ferramentas automotivas (apesar de não ter muito espaço para guardá-las), quais eu já deveria ter guardadas em casa para começar a diversão?
Acho que por enquanto é só, e qualquer coisa a mais, eu prometo pesquisar antes, e se não encontrar, farei perguntas!
O mais importante ja aconteceu voce elegeu como seu futuro jeep o niva e isso faz dele ja ser especial para voce. Seja bem vindo ao mundo niveiro.Aceite seu futuro niva com seus problemas e suas limitaçoes sera um bom começo de uma uniao duradoura.Ja em relaçao a manutençao tendo ferramentas de qualidade ,chaves de cachimbos,jacare,cabos de torque,etc..e com paciencia e cuidado para nao se machucar voce vai longe!
junior7l
25/05/2011, 11:43
Rafael bem vindo ao mundo Niva, e ao mundo 4x4, pelo que percebi vc fez inúmeras descobertas via web, ótimo mas na prática a teoria é um pouquinho diferente...tem adaptação que parece fácil mas geralmente tem o "pulo do gato" que não estava no projeto,não se desespere na primeira rosca espanada que se deparar ou no parafuso que está emperrado e parece q não vai sair nunca, fale uns palavrões para desestressar, beba uma cerveja....que no fim vai dar certo!
Outra coisa que descobri na prática não existe Niva para o dia a dia e que seja para trilha também, se vc prepará-lo para trilha mesmo vai ficar ruim de andar na cidade, e se deixar todo originalzão o desempenho em trilha será bem limitado....
Antes de comprar um olhe bem o fundo (do Niva), evite os q são de litoral (maresia é uma tristeza), procure por pontos de ferrugem, teste reduzida bloqueio, desconfie dos baratos demais e seja feliz, se acostume com as crianças do carro ao lado olhando e sorrindo, as pessoas evitando encostar no seu carro pra não sujar a roupa, mancha de graxa, cheiro de gasolina, garrafa com água, fluido de freios,óleo de motor, corda, cabo de baterias no porta malas e observação importantíssima: Não compre ferramentas baratas, genéricas do paraguai pq qdo elas entortarem ou empenarem isso sim vai te irritar!
Flugêncio
25/05/2011, 12:14
Lucas,
Seja bemvindo ao "Hospício"!
Carolniva
25/05/2011, 12:51
Nooooooossa eu estou ficando cada vez mais assustada com os comentários da galera sobre o niva!!!Eu comprei um niva na sexta feira passada, e logo de cara ele me deixou na mão!! mas foi a bateria que foi pra o espeto....rsrsrs ótio troquei a bateria, e agora tbm estou com um monte de dúvidas... queria que alguem experiente de nivaaa, mas claro alguem que TENHA um niva desse opinões sobre seu estado o que realmente tenho que fazer logo de cara...Levei ele no auto eletrico e fiz uma revisão, trocaram cabos que alimentão a bateria e bla bla bla, enfim parte eletrica ta sussa...mas sei la~, estou muito insegura, alguem pode me dar dicas ou se for aki de Sampa marcar um encontro de niveiros sei la rsrsrs um helpizinho!!! Pelo que leio por aqui no forum vcs costumam se encontrar dar dicas, pq pegar opinião geral ta f..... todo mundo fala mauu no do meu nivinha!!
shuther4x4
25/05/2011, 22:25
....descobri algo que vocês estão cansados de dizer; não existe viatura perfeita.
Mas antes, percebi que para extrair o potencial máximo e viver de acordo com minhas expectativas, eu tinha de aprender mais sobre o carro
Cara, meus sinceros votos. Você é um dos poucos que está comprando uma viatura ciente do que está querendo. Fico muito feliz de ler seu depoimento. Vá em frente. O Niva é uma excelente viatura, para quem sabe o que é um Niva. Parabéns!
Já usei o Niva só no etanol. Na época meu carburador estava ruim e o Niva estava fazendo em torno de 5km/l. Como tinha dificuldade de mecânico que quisesse encarar esse carburador, comprei um weber 460 (aqui do fórum inclusive), eu mesmo coloquei, adaptei o acelerador (cabo), lavei o tanque e coloquei só alcool. Ficou muito bom (mas o carbura já rodava em um Niva á álcool) e fazia 4km/l. Ficou tão redondo que nem quis mandar regular para ficar mais economico (não o usava dia a dia).
Um iniciante com vontade, um pouco de senso crítico e material consegue sim. Todos um dia foram iniciantes.
Vou citar um exemplo. Conheci um forista e iniciamos amizade através do fórum. Ele não colocava a mão no Niva. Gastava uma fortuna de meca. De tanto ele ver "mexendo" (carbura, rolamento, radiador, freio, eletrica, tanque, etc..) começou a meter a cara. Até que um dia encarou uma coisa que eu acho que nunca encararia: Trocou disco platô e rolamento. Depois fabricou um diferencial de ferro dianteiro pro Niva dele, o Jabiroviski.
Contando que a sua viatura esteja com a manutenção em dia. Uns pneus agressivos já começa a brincar. Aí vai desde uns 900,00 (geninho por exemplo) até....... depois um guinchinho... e por aí vai. Mas sério, com uns bons pneus e uma boa tocada vais muito longe.
Arame e alicate!!!:twisted: Brincadeira. Geralmente pra começar: um jogo de pito, boas chaves de fenda, philips, alicate, martelo e um jogo de chave combinada. Cara, mas isso depende muito. Geralmente a gente vai comprando conforme a necessidade vai aparecendo.
Abraços.
[/QUOTE]Acho que por enquanto é só, e qualquer coisa a mais, eu prometo pesquisar antes, e se não encontrar, farei perguntas![/QUOTE]
Fique a vontade. Curta seu Niva. abraços.
LucasMachado91
26/05/2011, 13:08
Muito obrigado a todos que responderam ao tópíco e especialmente ao Shutler, que realmente me convenceu que é possível fazer as adaptações que eu queria. Muito obrigado pelo apoio galera!
LucasMachado91
26/05/2011, 16:27
mais uma coisa: estou pensando em registrar o carro no interior, transferir pra ribeirão preto, pra não ter a dor de cabeça de passar pela controlar.
Alguém sabe se essa vistoria obrigatória vai ser executada também para cidades do interior?Só pra eu saber se compensa ou vai ser só perda de tempo...
shuther4x4
26/05/2011, 23:49
mais uma coisa: estou pensando em registrar o carro no interior, transferir pra ribeirão preto, pra não ter a dor de cabeça de passar pela controlar.
Alguém sabe se essa vistoria obrigatória vai ser executada também para cidades do interior?Só pra eu saber se compensa ou vai ser só perda de tempo...
Teoricamente vai. Agora quando???????
shuther4x4
26/05/2011, 23:51
Nooooooossa eu estou ficando cada vez mais assustada com os comentários da galera sobre o niva!!!Eu comprei um niva na sexta feira passada, e logo de cara ele me deixou na mão!! mas foi a bateria que foi pra o espeto....rsrsrs ótio troquei a bateria, e agora tbm estou com um monte de dúvidas... queria que alguem experiente de nivaaa, mas claro alguem que TENHA um niva desse opinões sobre seu estado o que realmente tenho que fazer logo de cara...Levei ele no auto eletrico e fiz uma revisão, trocaram cabos que alimentão a bateria e bla bla bla, enfim parte eletrica ta sussa...mas sei la~, estou muito insegura, alguem pode me dar dicas ou se for aki de Sampa marcar um encontro de niveiros sei la rsrsrs um helpizinho!!! Pelo que leio por aqui no forum vcs costumam se encontrar dar dicas, pq pegar opinião geral ta f..... todo mundo fala mauu no do meu nivinha!!
Desculpe não poder ter ajudar. Sou apaixonado por Niva, já tive por muitos anos mas atualmente nao TENHO Niva.
shuther4x4
26/05/2011, 23:53
Muito obrigado a todos que responderam ao tópíco e especialmente ao Shutler, que realmente me convenceu que é possível fazer as adaptações que eu queria. Muito obrigado pelo apoio galera!
Vai fundo e seja feliz. O Niva é uma excelente viatura. Pra mim foi o que me colocou no mundo 4x4. Sou sem sombra de dúvidas um fã dessa viatura. Aprendi muito, inclusive que não existe viatura perfeita como você citou.
Abraços
Fábio
Lucas, vai fundo no Niva, se procurar um íntegro, não vai se arrepender. Para início de convívio, baixe o manual de serviços do niva e vá lendo, assim vc já vai se familiarizando com a mecanica do russo e já vai identificar possíveis adaptações e gambis(com certeza alguma vai ter). Fora isso, qq dúvida, estamos todos aqui à sua disposição.
Carol, Como diz um grande niveiro que não navega mais por esse fórum, Nivas são como gatos. Quem não os conhece, diz que são traiçoeiros, não são confiáveis , e etc... Mas, quem os conhece, os ama por suas qualidades. Não desanime com os comentários que depreciam o russo, muitos que falam mal nunca botaram a bunda num Niva, ou até em nenhum jipe. Posta umas fotos do seu niva aí par nós vermos e tb segue a dica que dei pro Lucas.
Abraço, de um cara que está no segundo niva e tem 2 gatos hehehehe
Lucas
O Niva vai te proporcionar bons momentos quando estiver rodando....é um baita 4x4, um ícone da simplicidade e eficiência. Quando quebrar vai fazer você refletir, pensar soluções, mergulhar em vários assuntos mecânicos, exercitar sua paciência, bom senso e capacidade de decidir acertadamente na infinita missão de torná-lo cada vez melhor. É um desafio misturado com terapia, difícil de explicar com palavras.
Se ainda não conhece, acesse o meu blog Niva (http://jipeniva.blogspot.com/)
abraço
Djalma
Carolniva
06/06/2011, 15:35
Alguem pode me dar um toque sobre a troca de oleo... tipo quantos litros de oleo vai qual o tipo e marca que uso....
Abraços
shuther4x4
06/06/2011, 20:50
Vai em torno de 3,5 Litros sem filtro.
Óleo 20w40 no mínimo api SF.
Filtro é o do fiat uno modelo mille.
Marca de óleo fique a vontade, desde que seja de marca tradicional.
att
Fábio
Carolniva
07/06/2011, 13:23
Valeuu Fábio!! esses 3,5 Litros sem filtro...mas e se tiver q trocar o filtro são 5 litros???
Obrigada!!
baseggiov
07/06/2011, 17:31
Valeuu Fábio!! esses 3,5 Litros sem filtro...mas e se tiver q trocar o filtro são 5 litros???
Obrigada!!
Com filtro 3,75 litros
rafaellouro
07/06/2011, 20:50
:dance::dance:Boa noite.hoje em dia meu veiculo de uso e um pegeout 207 minha esposa tem uma kangoo advinhe em qual que eu prefiro andar ?Ja tive varios nivas a minha garagem pareçe um ferro velho de tanta coisa!a patroa ja quase me correu de casa!eu tenho uma sindrome de vicioniva nao consigo ficar sem um!a ultima que o meu aprontou foi queimar o modulo gastei r$250,00 na eletrica ontem ele quebrou o suporte do amortecedor dianteiro tambem terei que trocar o retentor do volante começou a vazar mas infelismente tem que tirar a caixa de marchas mas tudo bem faz parte voce acaba acostumando com alguns problemas !o niva toma seu tempo sua vida ou voce aceita suas limitaçoes e suas virtudes ou nem ouse em compralo.:shock: Esse e um depoimento sincero de quem gosta muito de niva.