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Ver Versão Completa : Molas e amortecedores da pajero gls-b



Leo Couto
16/05/2011, 16:03
Pessoal, tenho uma Pajero GLS-B 2.8 99. Quando comprei o carro uma das características que me chamou mais a atenção foi o molejo da suspensão traseira ao passar por quebra molas, ele sobe e desce e sobe... num movimento de vai e vem. E dava fim de curso, tipo como se o amortecedor sepasse. Segundo um amigo mecânico não especilista em MIT me disse que seriam as molas. Não encontrei para comprar e conversando com outro mecânico da MIT me informou que as molas da Pajero quando estão ruins elas se partem (???). Que bastava trocar os amortecedores traseiros que resolveria o problema.
Pois bem, troquei os amortecedores dianteiro e traseiro (Monroe Adventure - Corven), foram os que achei por aqui em Salvador.
O molejo melhorou um pouco realmente os amortecedores antigos estavam com problema, mas a questão toda é que tenho notado outras carros igual ao meu circulando e percebo o mesmo problema na traseira, algumas ainda balançam muito mais que o meu carro.

Então gostaria de saber dos colegas quais as caracteristicas dos seus carros, se apresentam o mesmo problema, e quais foram as soluções para resolver este incômodo? Tanto do final de curso, sepando (não sei se é o amortecedor ou da mola cansada, quanto do molejo da supensão traseira?

Abraços.

Oscar Kratz
16/05/2011, 23:01
Olá Leo, estou com o mesmo problema. São os amortecedores. Instalei um jogo novo da CORVEN, 62506 dianteiro e 62507 traseiro. No início ficou bom, diminuindo bastante o "rebalanço" nas lombadas e valetas. Mas antes mesmo de chegar em Boa Vista RR, já não estavam mais funcionando direito. Quando voltei para casa, depois de pouco mais de 12 mil kms, retirei um amortecedor de cada eixo e notei uma grande "folga" na faixa intermediária do curso, onde existe a maior freqüencia de uso. No final do curso, tanto comprimindo como esticando, estavam perfeitos. Estão ainda, por que resolví não trocar até conseguir encontrar um jogo da firma ECCO européia, que eu comprei uma vez para uma outra Pajero do mesmo ano que eu tinha, e que vendí com esses amortecedores que já haviam rodado mais de 30 mil kms e a viatura não "rebalançava" de jeito nenhum. Em 2009 paguei R$985,00 pelo jogo.
Por enquanto tem que passar mais devagar nas valetas e lombadas.
Por favor, nos ajudem com informações e referências para resolvermos esse problema.
Obrigado e abraços,

Paulo_CW
17/05/2011, 06:43
Esse problema é pelas molas já cansadas... q consequentemente diminuiem drasticamente a vida dos amortecedores... a solução e troca de molas e amortecedores não sendo aconselhável apenas a troca de um ou outro. Um paliativoneste caso é fazer um calço de molas de mais ou menos 15mm para dar sobre vida as molas

Leo Couto
18/05/2011, 10:57
Paulo conte-nos mais sobre este calço, vc tem o esquema de um modelo para confecção que possa compartilhar?
Lembro do niva que coloquei calços de 20mm para levantar a suspensão traseira. É deste tipo de calço que vc se refere?

292866

Talvez até aqueles calços de borracha (tipo uma lona de pneu) que vai na suspensão do opala sirva. O que acha?

292867

Oscar, eu cogitei colocar um par de amortecedores traseiros offlimits (Off Limits Amortecedores Especiais e de Competição | Chevrolet Rally Team (http://www.offlimits.com.br/)) o OffShox série 5. Levando em consideração o Corven, estes offshox série 5 tem mais curso, e os caras ainda regulam o nível de dureza conforme a nossa necessidade. Talvez seja esta a mesma solução que você teve com estes ECCO européia.

Porque achar esta mola original tá difícil... Tá parecendo mosca branca de olho azul.

Paulo_CW
18/05/2011, 12:22
Não tenho nenhum desenho...Faz calço de nylon ou tecnil... basta tirar as molas para pegar as medidas e medidas do prato.... e vc já tem experiência

Leo Couto
18/05/2011, 16:48
OK, só para registrar. Calços do tipo rodinhas de carrinho de supermercado. Sem a parte de metal.

292926

E o amortecedor será que vai ter curso? Ou precisa ser outro que não as medidas do original? Só testando.

Valeu Paulo.

Paulo_CW
18/05/2011, 16:54
então... pode ser calço perfurado ou não..... vai do teu gosto...

Como falei, o calço é um paliativo pra vc não trocar as molas.... acontece da traseira ficar bamba "heheheehe" por causa q os amortecedores e principalmente molas já foram pro saco.... e com o calço vc vai conseguir um pouco mais de firmesa... se fizer o calço baixo... não terá problemas de fim de curso não

Leo Couto
19/05/2011, 15:11
Pessoal, estive conversando com um amigo que tem muita experiência em 4x4, ele me disse que tinha uma hilux na oficina com o mesmo problema. Ele acrescentou os calços que levantaram a traseira do carro e mesmo assim continuou a dar o mesmo defeito.
Estou com uma dúvida danada, entre a paleativa a curto prazo (mesmo sem saber se dará certo) tendo duas opiniões diferentes ou as molas novas a longo prazo (apenas na concessionária sem estoque).
Galera me assustei.... liguei agora para a MIT. Sabe quanto custa uma mola??? R$ 1.390 (última venda) e só importando 45 dias para chegar.
Alguém sabe de molas nacionais ou lojas importadoras onde consiga a um preço melhor?

Nando Pires
19/05/2011, 17:11
A minha Jardineira não tinha esse problema de balançar mais de uma vez (que é sinal de amortecedor estragado), mas dava final de curso com muita facilidade. Troquei as molas e melhorou (descobri que uma delas estava quebrada!). Fui até a Chapada Diamantina e aguentou bem umas trilhas por lá. Na volta troquei os amortecedores por outros originais (Kayaba) e melhorou mais ainda, mas mesmo assim ainda dá final de curso quando a valeta dá aquele embalo fatal na suspensão traseira...
Comprei as molas em São Paulo, assim que encontrar o nome da loja eu posto aqui... O cara garantiu que são "originais", que ele importa... Sei lá, só sei que são boas e foram MUITO mais baratas do que na concessionária...

Oscar Kratz
21/05/2011, 15:18
Pessoal, resovì pesquisar um pouco sobre o tema, visto que existe grande variável de possibilidades para gerar problemas e "cada caso é um caso". Dependendo da utilização e da forma de condução, viaturas utilizadas constantemente e por longo tempo em terrenos muito acidentados, no limite de carga, descuidos nas lombadas e valetas, trilhas fortes podem ocasionar fadiga e até quebra da mola. Diagnóstico: além de "afundar" no balanço indo até o batente, se as molas estiverem de fato "cansadas" / "arreadas", a altura da viatura fica alterada (rebaixada). Isso nem sempre é claramente visível, podendo ter até diferenças de um lado para o outro. Por isso o paliativo acima sugerido, e funcional, seria colocar temporariamete calço para compensar a diferença da altura perdida pela fadiga da mola. O correto é trocar as molas junto com os amortecedores, conforme especificação do fabricante. Se optar por um jogo mais off road, tudo bem, mas os amortecedores sempre devem acompanhar as especificações da mola, tanto no curso como na carga. Colocando calços, consequentemente vai elevar a carroçaria, e amortecedores incompatíveis com essa altura serão sacrificados, pois após a compressão das molas, a reação contrária de retorno (subida), vai certamente ultrapassar o curso dos amortecedores.
Experimentei hoje forçar minha Pajero em algumas lombadas/valetas, e apesar do balanço repetido, não foi até o batente. Então concluo que as molas estão em ordem e os amortecedores pifados, como constatei desmontando para certificar. Agora uma indagação, não sei por que os CORVEN não aguentaram. Tenho boas experiências com amortecedores da marca. Imagino que foi devido viajar muito carregado mais de 12 mil kms por estradas off roads bem ruins com solavancos que por diversas vezes foram no batente. Vou tentar encontrar outra marca. Tô procurando...

Léo, não pretendo colocar os OffShox. Quando tiver que trocar as molas, aí sim farei um up-grade trocando toda a suspensão pelos produtos da Ironman.

Nando, muito legal sua orientação. Aguardo sua informação onde comprar amotecedores Kayaba e também as molas.

Gostaria ainda compartilhar uma informação que recebì sobre molas de suspensão. As molas mais novas, tem sua construção e composição de materiais otimizadas, a tal ponto que que durem por todo o tempo no veículos, sem necessidade de troca. Fato que não acontecia antigamente, onde a regra era, quando da terceitra troca de amortecedores, obrigatóriamente deveriam ser também trocadas as molas. Mas como diz o ditado, nem sempre a teoria funciona na prática...

Forte abraço a todos

tstapazzoli
05/08/2011, 10:59
Bom dia!

Vocês sabem onde encontro para comprar as molas traseiras da pajerinho 98?

Abraços e obrigado,

Thiago

Leo Couto
05/03/2012, 12:09
Pessoal, troquei hoje as molas da pajero, a diferença é perceptível ao olho. Nota-se logo a diferença na altura. Como havia trocado os amortecedores uns meses antes, fiz a inspeção e ainda estão perfeitos. Então, o efeito sanfona desapareceu.
As molas comprei na Molas Master (http://molasmaster.com.br/) procurem pelo Sr. Francisco.

Abraços.

Nando Pires
05/03/2012, 16:18
Valeu, Leo!
Molas também precisam ser trocadas!!!
Peço desculpas aos colegas porque fiquei de postar aqui o nome do lugar onde comprei molas em SP, mas não encontrei...

felipe melo
09/01/2014, 10:38
Só mantendo o topico vivo, recentimente comprei uma full 1996/97 e levei nas oficinas pra dar uma "chekada" e descobri que a mola traseira esquerda estava quebrada, mas eu ja estava querendo trocar afinal a viatura ta com 205k ai comprei os amortecedores aonde os colegas aqui aconselharam lá na autopeças majo (44) 3642-7910 acho que fica em guaira e as molas traseiras na Mola Master
As molas ficaram em R$ 527,00 o par e os 4 amortecedores ficar em R$ 584 com frete original (KYB) .Grato aos colgas do forum.
Agora no futuro acho que terei q trocar a embreagem pq qdo ela t quente dps de rodar uns 100k se vc tiver que ficar num para e anda a 1ª e a ré fica "vibrando" ou oscilando não sei o termo certo enquanto o carro ta saindo acredito que seja embreagem mesmo, o coxim já foi descartado .

Nando Pires
25/02/2014, 15:22
Mantendo o tópico vivo:
Instalei calços na traseira e nunca mais deu final de curso! Gostei muito do resultado, mas teve um pequeno aumento na oscilação da carroceria (perda da estabilidade). Pequeno mesmo, não comprometeu a segurança e ficou mais confortável! Entre perdas e ganhos o saldo foi positivo!
Outra dica: O mecânico onde levo tem uma igual à minha e instalou na dele amortecedores Monroe de corpo amarelo que tem muito mais pressão que o Kayaba original. Também não deu mais final de curso e melhorou a estabilidade, apesar de ter ficado um pouco mais dura.
Ele ficou de me passar as especificações para a compra e verificar se já tem no Brasil porque, na época, ele só achou para importar.

Poison
25/02/2014, 16:12
Léo, não pretendo colocar os OffShox. Quando tiver que trocar as molas, aí sim farei um up-grade trocando toda a suspensão pelos produtos da Ironman.



Eu até queria colocar os da OFF, mas 2k de amortecedor, não to podendo!!!



Mantendo o tópico vivo:
Instalei calços na traseira e nunca mais deu final de curso! Gostei muito do resultado, mas teve um pequeno aumento na oscilação da carroceria (perda da estabilidade). Pequeno mesmo, não comprometeu a segurança e ficou mais confortável! Entre perdas e ganhos o saldo foi positivo!
Outra dica: O mecânico onde levo tem uma igual à minha e instalou na dele amortecedores Monroe de corpo amarelo que tem muito mais pressão que o Kayaba original. Também não deu mais final de curso e melhorou a estabilidade, apesar de ter ficado um pouco mais dura.
Ele ficou de me passar as especificações para a compra e verificar se já tem no Brasil porque, na época, ele só achou para importar.



eu acho que esses monroe são os adventure 4x4.
tem por 450 em média o par.

Tenho que trocar os 4 aqui, e acho q vou com eles!

Nando Pires
28/02/2014, 19:26
Eu até queria colocar os da OFF, mas 2k de amortecedor, não to podendo!!!






eu acho que esses monroe são os adventure 4x4.
tem por 450 em média o par.

Tenho que trocar os 4 aqui, e acho q vou com eles!


Se for o que o mecânico recomendou está com preço bom!
Vale o investimento!
Precisa apurar se é mesmo um pouco mais duro.
Também estou pensando em investir em amortecedores. Será que acho um que, além de um pouco mais duro, tenha um pouco mais de curso? É que com a levantada que dei na minha, o amortecedor está trabalhando um pouco mais esticado que o normal. Ficou uma delícia de macia, mas prefiro estabilidade e segurança...

armandopf
18/10/2017, 11:20
Bom dia senhores!
sofro do mesmo drama com minha pajero 99, troquei os amortecedores ( Kaiaba) e continuou batendo no fim de curso superior.
com seis meses e vinte dias na saída do shopp ao subir a rampa pifam os dois traseiro de uma só fez.
Depois de um verdadeiro drama consegui substituição dos mesmos, e notei que continuava com o mesmo problema.
Nesse grupo um irmão me indicou a troca das molar confeccionada pelo Dr. Guilerme que mora em Campos, rj ( o Dr. Guilerme é medico e nas horas vagas constrói mola para 4x4 ) Entrei em contato com ele e fiquei de ir em Campos sanar essa pane.
Por sorte encontrei um mestre em mecânica e contei o drama ele retirou as molas testou e aprovou, não indicou a trocar e nem botar calços, e sim trocar de amortecedor.
Segundo ele os amortecedores estão grande demais para a pajero.
Ai volto a estaca zero.
Mexendo nas minas sucatas achei um par de amortecedor dianteiro novos, não pensei duas vezes, substitui pelos kaibas novos traseiros, e estou testando. Ate agora esta tranquilo, hoje vou votar na oficina e falar com o mecânico se isso não vai dar m... mais tarde.

Oscar Kratz
19/10/2017, 22:20
Alô Armando, se você instalou amortecedores Kayaba Excel-G, não terá problemas por muitos kms.
Tenho na minha Pajero Kayaba Excel-G 344294 na suspensão dianteira e Kayaba Excel-G 344223 na suspensão traseira.
Já com mais de 40mil Kms, viagem para Oiapoque, Almeirim, Santarém-Cuiabá e ainda até Cobija na Coliombia e estão bem firmes sem nenhum balanço ou desiquilibrio.

Abraços,

armandopf
06/11/2017, 09:47
Eu também sofri muito com o mesmo problema de vocês, troquei de amortecedor por originais, de competição, paralelo, e nada.
as molas também, e nada, continuava batendo e flutuando, botei calço e perdi estabilidade.
Ate que um dia fui a uma oficina de uma amigo e o cara desmontou trocou o amortecedor por um de fabricação Argentina, R$ 500,00, e finalmente sanou de vez o drama.
a marca do amortecedor esta na minha gaveta depois eu passo pra quem tiver interesse.

armandopf
06/11/2017, 09:54
Valeu meu irmão!!!
Mas, comigo não deu certo, como eu havia comprado com nota e garantia me deram outros dois esta na caixa.
hoje eu tenho tres pares de amortecedor guardado.
Amanhã um amigo e pediu um jogo estou passando pra ele.
vou ficar com o Kayaba de reserva.
Vamos ver ete quando os amortecedores Argentinos duram.