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Ver Versão Completa : Eixo balanceador SW4 3.0(1KZT)



joaodopet
13/05/2011, 20:06
Pessoal, ouvi falar recentemente desses eixos e tenho algumas dúvidas.
Como saber se o motor possui eles ou não? Pois vi que quando o motor é foi retificado, alguns mecânicos os tiram.
Quanto custa, em média, esse eixo?
Obrigado desde já!

danielmo
16/08/2011, 20:59
Meu mecanico disse que o meu está com folga e não tem como arrumar, ele quer remover. E agora? :cry: Qual a outra solução? Não tem uma bucha?

Neto1
18/08/2011, 20:54
Todo motor de 4 cilindros em linha possui uma vibração de segunda ordem (frequência de 2x a rotação) produzida pela diferença de aceleração dos pistões em movimento descendente em relação a aceleração dos pistões em movimento ascendente. Em motores de cilindrada até aproximadamente 2 l, esta vibração pode ser controlada pelo projeto criterioso dos coxins.

Em motores acima de 2,5 l esta vibração é bastante acentuada e exige o uso de eixos balanceadores. Estes eixos giram ao dobro da rotação do motor e são contra-rotantes. Possuem massas que procuram anular a vibração de segunda ordem do motor assim a própria vibração. Por isto operam aos pares. Como giram ao dobro da rotação do motor, representam um desafio em termos de lubrificação. Sua retirada irá tornar a operação do motor muito mais áspera, principalmente em alta rotação. Também poderá provocar fadiga em componentes vitais do motor.

O estudo de vibrações é complexo e exige ferramentas matemáticas bastante elaboradas como, por exemplo, transformações de Fourier.

Empresas que produzem estes motores detém grande conhecimento sobre este assunto e não instalariam os eixos balanceadores se não houvesse necessidade. Não vá atras de conversa de mecânico que não tem a menor ideia do que está falando.

Espero ter ajudado.
Neto

feitosac
21/08/2011, 18:19
Obrigado pela aula Neto, nem sabia que esse eixo existia.
Abs.

guilhermeabreu
21/08/2011, 22:41
Todo motor de 4 cilindros em linha possui uma vibração de segunda ordem (frequência de 2x a rotação) produzida pela diferença de aceleração dos pistões em movimento descendente em relação a aceleração dos pistões em movimento ascendente. Em motores de cilindrada até aproximadamente 2 l, esta vibração pode ser controlada pelo projeto criterioso dos coxins.

Em motores acima de 2,5 l esta vibração é bastante acentuada e exige o uso de eixos balanceadores. Estes eixos giram ao dobro da rotação do motor e são contra-rotantes. Possuem massas que procuram anular a vibração de segunda ordem do motor assim a própria vibração. Por isto operam aos pares. Como giram ao dobro da rotação do motor, representam um desafio em termos de lubrificação. Sua retirada irá tornar a operação do motor muito mais áspera, principalmente em alta rotação. Também poderá provocar fadiga em componentes vitais do motor.

O estudo de vibrações é complexo e exige ferramentas matemáticas bastante elaboradas como, por exemplo, transformações de Fourier.

Empresas que produzem estes motores detém grande conhecimento sobre este assunto e não instalariam os eixos balanceadores se não houvesse necessidade. Não vá atras de conversa de mecânico que não tem a menor ideia do que está falando.

Espero ter ajudado.
Neto

GRANDE CALOURO NETO 1

ENORME A UTILIDADE DE SUA EXPOSIÇÃO , agradeço demais pela ÓTIMA contribuição sua neste forum .

Ajudou a muitos de uma só vez com este esclarecimento , e confirma meu conceito de que : nada que tem em um motor ou em um projeto automobilístico é por simples acaso , LÓGICO QUE TODA A REGRA TEM EXCEÇÕES . Pois existem inovações em projetos que deram errado como o motor 1.0 turbo da VW . Mas em se tratando de um TOYOTA que tem anos a fio de confiabilidade , RETIRAR UM EIXO BALANCEADOR DESTE SERIA UMA BLASFEMIA .

MAIS UMA VEZ PARABENS E OBRIGADO .

joaodopet
21/11/2011, 15:00
Bom, após muito tempo, resolvo voltar aqui.
Alguém aí sabe como identificar se o carro possui ou não os eixos sem ter que abrir o motor?