PDA

Ver Versão Completa : Veículo inclinado falta freio

Guilherme Kyrillos
13/05/2011, 16:13
Amigos, saudações.
Possuo uma Camper com motor/câmbio/t-case/eixos/suspensão de Troller.
No sistema de freio, apenas os flexíveis não são os originais do Troller. Ainda não, mas já comprei e estou esperando chegar para substituir.
Ocorre que FALTA FREIO quando o carro fica em posição de aclive ou declive. Assim mesmo, simplesmente do nada.
Informo que:
1. NÃO vaza fluído de freio, estando esse SEMPRE no nível;
2. Com o carro nivelado no plano, o pedal de freio ao ser acionado vai baixando levemente até o final;
3. Quando prendemos com alicate de pressão os dois flexíveis do freio dianteiro, o pedal NÃO desce como dito anteriormente, ou seja, freia e sustenta com pressão.

Troquei o cilindro mestre e após 4 meses de uso, tudo voltou a acontecer igualzinho. Não acredito que um cilindro mestre dure apenas 4 meses.

Gostaria de ler os comentários dos companheiros no sentido de ajudar a entender e resolver o problema.

Paulo Cesar
13/05/2011, 18:09
Troquei o cilindro mestre e após 4 meses de uso, tudo voltou a acontecer igualzinho. Não acredito que um cilindro mestre dure apenas 4 meses.

Guilherme
Já tive problemas com cilindro mestre novo, tirado da caixa e instalado no local, mantendo o mesmo problema do anterior me deixando sem saber qual era o defeito do sistema, e somente depois de muita duvida e conselho do mecanico de colocar um cilindro VARGAS
é que o problema foi solucionado.
abs.
Paulo

rafaelfernandez
13/05/2011, 18:42
...
3. Quando prendemos com alicate de pressão os dois flexíveis do freio dianteiro, o pedal NÃO desce como dito anteriormente, ou seja, freia e sustenta com pressão...

Eu começaria revisando a parte dianteira do freio, a partir do ponto onde você prende com os alicates. Pela dica parece que a perda de pressão se da desse ponto para frente.

[]´s
Rafael

Paulo Cesar
13/05/2011, 23:24
Eu começaria revisando a parte dianteira do freio, a partir do ponto onde você prende com os alicates. Pela dica parece que a perda de pressão se da desse ponto para frente.
Rafael
Guilherme
Embora já tenha colocado que não se pode achar que peça nova vai estar perfeita,
tenho que concordar com o Rafael, o mais provavel mesmo é um defeito a partir do
ponto onde prende com o alicate, acredito que deva estar ocorrendo vazamento
e vc não tenha visto, e o defeito apareça quando o veiculo esta inclinado pelo motivo
de ser preciso mais pressão no freio quando o veiculo esta nesta posição em virtude
da força extra necessária para travar o carro por causa da gravidade .
Abs.

Kim
13/05/2011, 23:35
Esse vou assinar para saber a solução!!!

Pois estou sem qualquer ideia sobre o que pode ser.

Loras
14/05/2011, 00:01
Chute.

Cilindro mestre pequeno para as pinças do Troller.

Tanto faz em aclive ou declive, sempre que fecha o flexível dianteiro resolve? E se travar o traseiro?

Ele pode estar velho... flexível demais - dilatável, ainda que imperceptível ao olho humano.

Interessante! Também não faço idéia do que possa ser...

Abs.

guilhermeabreu
14/05/2011, 14:17
GRANDE XARA

Esta é a verdadeira NHACA .

Sem palavras , aguardando o que fez para resolver .

ABRAÇÃO e boa sorte .

JOÃO R.
14/05/2011, 18:47
[QUOTE=Loras;1440754]Chute.

Cilindro mestre pequeno para as pinças do Troller....... o seu cilindro-mestre tb é do Troller, certo???

Tanto faz em aclive ou declive, sempre que fecha o flexível dianteiro resolve? E se travar o traseiro?.... na prática se fechar algum flexível, diminui o volume de óleo deslocado e o curso do êmbolo pela metade...

No plano horizontal não acontece nada disso???... também vou com o Paulo, acho que é o cilindro-mestre que está com problemas...

[]s.

Rodrigo Ielpo Bastos
14/05/2011, 20:04
Guilherme estou com o mesmo problema, ja troquei dois colindros mestre, imaginando que peça nova pode dar defeito rapido tmb. nao resolveu, segundo o farias pode estar havendo vazamewnto entre um oring e outro dentro do cilindro mestre, ainda nao fiz este teste do alicate. porem de um tempo pra ca fiquei sem freio trazeiro esta perigoso. o cilindro mestre é de S10 as pinças sao de S10 e o trazeiro sao tambor de freio original da Camper(se é que meu carro tem alguma peça original). tente soltar o ciclindro mestre e verificar se tem oleo dentro do hidrovacuo.

acho que se resolver um resolveremos o outro

Eriksom Teixeira Lima
14/05/2011, 22:02
Guilherme

sua descrição (especialmente o item 2), para mim, é sintoma do mais óbvio possível: ar nos dutos ou em um deles. Sangre até cansar (volume igual ao que cabe no duto entre o cilindro e a pinça), um de cada vez. O pedal não deve descer nada com o circuito fechado, logo, a não ser que haja um buraco cósmico negro no seu sistema que transfira o óleo para outro universo, a única coisa compressível é ar nos dutos.

Abraços

Eriksom

Guilherme Kyrillos
14/05/2011, 23:53
Amigos,
Como disse inicialmente, no sistema de freio apenas os flexíveis não são os originais do Troller.
O restante: servo-freio, cilindro mestre, conduítes de ferro, pinças de freio, tudo é original do Troller/S10/Blaser.
NÃO vaza fluído de freio, que está SEMPRE no nível.
Quando terminei a reforma da Camper, rodei com ela por uns 60 dias, e aconteceu o que relatei, o freio perdia pressão aos poucos e faltava definitivamente quando o carro ficava inclinado.
Nessa ocasião troquei o cilindro mestre e os flexíveis de freio dianteiro, e FUNCIONOU, passei 4 meses com freio, sem problemas.
Mas, agora, tudo se repete.
Estou procurando SEMPRE usar peças do sistema original do carro de linha, e como vou trocar os flexíveis repetindo o 1º serviço, decidi que dessa vez iria colocar o flexível ORIGINAL.

Continuamos analisando o problema, pois EU NÃO ME CONFORMO ter que trocar flexível e cilindro mestre há cada 4 meses. ISSO NÃO EXISTE.:freaking: Então percebemos que duas coisas:
1. Ao acionar intermitente o pedal de freio, o flexível tenciona de tal forma que "xicoteia", como se pulsasse;
2. Ao acionar o pedal e segura-lo assim, o flexível salta, o pedal vai perdendo pressão até o fim, e percebe-se nitidamente que ele dilata, expande, como sinaliza o Loras no post 6.

Não por ser velho o flexível, pois é novo de 4 meses, mas achamos que o tamanho do fléxivel seja grande, extenso, ficando suscetível a pressão emitida pelo cilindro mestre, dilatando, expandindo, provocando oscilação de pressão.

Talvez seja por isso que o flexível original do Troller é dividido ao meio por um cano de ferro, deixando as partes de borracha com pouco mais de 15cm cada uma.

Os flexíveis originais do Troller foram comprados na TorOffRoad, e foram despachados na sexta feira 13 :shock:. Logo que instalados e testados, informarei aqui.

GRANDE ABRAÇO.

Rodrigo Ielpo Bastos
15/05/2011, 00:32
guilherme quando mudou o sistema vc retirou aquelas valvulas que ficam na tubulaçao porximo ao chassis embaixo do motorista

ela tmb da defeito e quando bloqueia ela trava e nao passa mais oleo emitindo assim toda a pressao para as rodas diateiras

rodrigo Bastos

Loras
15/05/2011, 02:38
O flexível cansado apresenta sintomas como você diz.

Apesar de comprado como "novo", é possível checar sua data de fabricação? Condições de armazenagem?

O aclive acaba exigindo mais pressão do sistema, que no limite, descompensa.

Concordo que os flexíveis parecem longos e incorretamente fixados. Você precisa de todo esse comprimento neles?

Enfim, uma alternativa é procurar flexíveis de aeroquip cuja dilatação com pressão é menor.

Por curiosidade, o flexível de cada roda dianteira desce direto do chassis para o munhão? Como é no eixo traseiro?

Se você "bloqueia" os flexíveis dianteiros e o pedal não desce mais, não é problema no cilindro mestre, concorda?

Abraço,

Eriksom Teixeira Lima
15/05/2011, 09:17
1. Ao acionar intermitente o pedal de freio, o flexível tenciona de tal forma que "xicoteia", como se pulsasse;
2. Ao acionar o pedal e segura-lo assim, o flexível salta, o pedal vai perdendo pressão até o fim, e percebe-se nitidamente que ele dilata, expande, como sinaliza o Loras no post 6.

Não por ser velho o flexível, pois é novo de 4 meses, mas achamos que o tamanho do fléxivel seja grande, extenso, ficando suscetível a pressão emitida pelo cilindro mestre, dilatando, expandindo, provocando oscilação de pressão.

Guilherme

infelizmente, você tem um buraco negro no seu sistema de freio. Flexível NÃO pode expandir por definição, já que a pressão do óleo deve ser direcionado integralmente para os pistões de freios (descontado o atrito nas paredes, óbvio).

Com relação ao comprimento, nenhum problema o tamanho, embora o tamanho deva ser no máximo um pouco mais do que a abertura da suspensão (sei lá, 10 cm maior). Mas dilatação tem de ser zero.

Eu uso sempre aeroquip, e nenhum amigo que usa também tem problemas. É mais caro, mas só se compra uma vez.

Abraços

Eriksom

Guilherme Kyrillos
16/05/2011, 15:05
Loras, Eriksom, Amigos, obrigado pela participação.

Começo a acreditar que o problema está ali mesmo, nos flexíveis, pois o detalhe foi levantado inicialmente e acolhido em continuidade.

Estou aguardando chegar os flexíveis, instalar (copiando de um Troller), testar, e informar os resultados.

[]ss

Kim
16/05/2011, 16:13
No Brancão, tive um problema com o flexível.

Mais foi algo diferente, pois o mesmo entupiu com a degradação da borracha!

Não ia fluído para as pinças, troquei, zerou!!!

Guilherme Kyrillos
16/05/2011, 22:03
Amigos, já tenho notícias.
Chegaram os flexíveis - nota 10 pro Toroffroad - instalei, testei, E TUDO CONTINUOU COMO ANTES.:freaking:
Não vou repetir os relatos do problema, MAS, NADA MUDOU com os novos flexíveis.:parede:
E agora?:putz:
Como já era noite, concordamos deixar para amanhã, mas fiz questão de ANUNCIAR :freaking::freaking::freaking:.
kkk, tem que rir (?) pra não chorar.
[]ss

Kim
16/05/2011, 22:26
Caramba Guilherme!!!!!

Que zica!!!!!

Rodrigo Ielpo Bastos
16/05/2011, 22:33
Guilherma nao tive tempo de tirar a bomba de freio mas meu mecanico insiste que deve estar cheio de oleo, e se no seu caso nao baixa o oleo verifique se quando pisa no freio o reservatorio abaixa o nivel e quando o pedal volta ele devolve o oleo para o reservatorio, segundo o Ricardo Farias este é um defeito comum que entre um embolo e outro da bomba de freio joga o oleo para cima mas nao some oleo.

Rodrigo Bastos

Loras
16/05/2011, 23:33
Então pode ser problema no cilindro mestre mesmo. Chute de novo.

Nunca parei para analisar como o cilindro funciona.

Procure uma visão explodida.

Se o acionamento dianteiro for separado do traseiro (saídas independentes) pode ser possível que apenas metade dele esteja com problemas.

Se inverter as conexões no cilindro mestre, o problema passa para o freio traseiro? E o dianteiro fica perfeito?

Se afirmativo, pode ser o cilindro mestre mesmo.

Abs.

Loras
16/05/2011, 23:34
A inclinação do cilindro mestre pode ter alguma relação com isso tudo? Ele está na mesma posição que nos Trollers?

Abs.

Guilherme Kyrillos
17/05/2011, 23:40
Amigos, saudações.
Não tive como ir a oficina hoje, mas recebi do mecânico um chamado para retirar o carro, ..........., O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.
Diz o mecânico que após instalar os novos flexíveis, substituiu as pastilhas do freio dianteiro que estavam 3/4 de vida, e "sangrou" o sistema usando o compressor de ar e não o pedal de freio.
Amanhã vou buscar a Binidita depois de 3 semanas brigando com os freios, mas já fico pensando:
1. Existia uma bolha de ar dentro do sistema de freio?
2. Esse sistema de freio (do Troller) perde pressão quando as pastilhas estão fim de vida? Como se avisando?

Rodrigo/Farias/Loras: sim, a inclinação do cilindro mestre é a mesma das Camper's. Caso o problema apresente novamente, farei o teste de trocar a tubulação nas saídas do cilindro mestre, mas quando testamos não havia oscilação no nível do fluído de freio e nem surgiam borbulhas dentro do reservatório.
[]ss

Rodrigo Ielpo Bastos
17/05/2011, 23:52
como se faz esta sangria vou testar no meu carro para ver se resolve.

explica pra nois

Rodrigo Bastos

Eduardo Velo
18/05/2011, 00:16
Kyrillos , fiquei acompanhando e esperando a conclusão , bem curioso isso , ia até comentar sobre uma possível bolha de ar , mas aí iria dar problema em qqer posição , independente de inclinação ... e como teve o comentário que houve a troca de peças e o sistema estava normal por 4 meses e voltou a dar problema , aí não poderia ficar esse tempo com bolha de ar ...
Existe um jeito de criar bolha de ar no sistema , se vc frear demais o óleo aquece e pode criar bolhas ... , vc pegou alguma descida longa usando muito o freio antes de dar o problema ???

Eriksom Teixeira Lima
18/05/2011, 10:44
O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.
Diz o mecânico que após instalar os novos flexíveis, substituiu as pastilhas do freio dianteiro que estavam 3/4 de vida, e "sangrou" o sistema usando o compressor de ar e não o pedal de freio.
Amanhã vou buscar a Binidita depois de 3 semanas brigando com os freios, mas já fico pensando:
1. Existia uma bolha de ar dentro do sistema de freio?
2. Esse sistema de freio (do Troller) perde pressão quando as pastilhas estão fim de vida? Como se avisando?

Kyrillos

Com relação ao Troller, te digo por tê-lo: não, o sistema não perde pressão nunca. Para ser sincero, não conheço nenhum sistema que perca pressão se estiver íntegro.

Tome apenas cuidado, pois as merdas das pastilhas do troller somente tem aquela barrinha de alerta pelo lado de fora, onde não precisa pois você enxerga. Ocorre que o gasto maior é sempre pelo lado de dentro. Descobri isso da pior forma, a barrinha de fora apontava a existência de quase 2 mm, e por dentro estava na lata. Eu estava numa semana péssima, e num dia dei carona, abaixei o volume do cd que tocava Canned Heat e ouvi aquele lindo barulho de metal na primeira frenagem. Resultado, troquei os discos :evil:.

Desculpe falar, mas você colocou o pior sistema de freio que existe, pois tudo existe apenas para o troller.:freaking:Sugestão de quem fez, abra um pouco mais os furos e troque todos os terminais para os do MB 709.

Quanto a inclinação, desculpem-me os amigos, mas a linha do óleo no reservatório não permite a entrada de bolhas (se tiver óleo), e se isso fosse importante, carro não subia/descia serra.

Não posso deixar de comentar, como eu disse, além do flexível ruim, havia ar no sistema. :putz:

Posso não saber consertar, como dizem vários amigos, mas fazer diagnóstico .... :twisted:

Eriksom

Eduardo Velo
18/05/2011, 11:21
Quanto a inclinação, desculpem-me os amigos, mas a linha do óleo no reservatório não permite a entrada de bolhas (se tiver óleo), e se isso fosse importante, carro não subia/descia serra. Não posso deixar de comentar, como eu disse, além do flexível ruim, havia ar no sistema. :putz: Posso não saber consertar, como dizem vários amigos, mas fazer diagnóstico .... :twisted: Eriksom

Eriksom , realmente em condições normais de uso e tudo em ordem o sistema não permite entrada de ar ... só mesmo aquecendo ... olha essa matéria extraida desse site - Tudo sobre mecânica. (http://helpmecanico.blogspot.com/)

" Óleo de freio
O óleo de freio tem um prazo de validade, o que poucos sabem!
Ele tem como característica técnica ser “higroscópico” ou seja, ele retém umidade do ar. Isso faz com que o ponto de ebulição abaixe pela presença da água. Em freadas que solicitam maior “força” das pastilhas, o aquecimento do sistema de freio provoca bolhas de ar no óleo, fazendo com que o pedal abaixe sem provocar pressão nos freios. O óleo de freio deve ser trocado a cada ano ou a cada 50.000km. "

abs ... Edu

Eriksom Teixeira Lima
18/05/2011, 11:21
ia até comentar sobre uma possível bolha de ar , mas aí iria dar problema em qqer posição , independente de inclinação

Edu

Ele disse que ocorria, apenas o problema era mais discreto. Esse foi o motivo por eu ter escrito que era ar no sistema.

Não tem jeito, trocou flexível, tem de sangrar até escorrer a no mínimo 50% a mais de quantidade de óleo que cabe em cada flexível. Se ficar com dó ou preguiça, fica bolha de ar mesmo. Foi um "disso" que aconteceu.

Eriksom

Eduardo Velo
18/05/2011, 11:34
Pois é Eriksom , o que me deixou encucado foi andar um tempo sem problemas ... aí mascarou ...
Se colocar uma mangueira e um reservatório limpo no sangrador da pra reaproveitar todo o óleo da sangria ... mas tem mesmo que ter certeza que tirou todo o ar ... pq tudo pode dar errado , menos freio e direção ... esses 2 funcionando o resto pode pifar ... rs

abs ... Edu

Eriksom Teixeira Lima
18/05/2011, 11:41
Edu

eu não faço isso, reaproveitar o óleo, pois ele vai estar cheio de bolhas de ar presas. Pense comigo, se o pessoal mais "jovem" que cria peixinhos, movimenta a água para oxigenar, e a gente, mais velho, faz aeração de vinho para beber :twisted: , logo, teria de tratar esse óleo antes de usar, e eu não creio que seja possível sem máquinas especiais. Daí, jogo fora.

Quanto a pifar o resto, só é chato quando é dentro da lama ou na beira de precípicio, né não? :freaking:

abraços

Eriksom

Guilherme Kyrillos
18/05/2011, 21:41
Amigos, MÁS NOTÍCIAS.:putz::evil::freaking:
Apanhei o carro pela manhã com o pedal alto e firme, freando 100%, mas ao longo do dia o pedal foi descendo, descendo, e voltou a ficar como antes, perdendo pressão como no início.
Amanhã retornarei a oficina. É DESANIMADOR.:putz::putz::putz:
[]SS

Loras
18/05/2011, 22:04
Inverta as conexões no cilindro mestre.

Se o problema passar para a traseira, descobriu o defeito.

A propósito, depois de revisar os flexíveis e pinças dianteiras, não tem outro lugar onde apresentar defeito (visto que a traseira funciona perfeitamente).

Abs.

guilhermeabreu
18/05/2011, 22:10
Amigos, MÁS NOTÍCIAS.:putz::evil::freaking:
Apanhei o carro pela manhã com o pedal alto e firme, freando 100%, mas ao longo do dia o pedal foi descendo, descendo, e voltou a ficar como antes, perdendo pressão como no início.
Amanhã retornarei a oficina. É DESANIMADOR.:putz::putz::putz:
[]SS

ÔÔÔÔHHHHHHHHH NHACA BARABA SÔ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esta até parecendo com o CORAÇÃO VALENTE no problema da direção que não voltava sozinha depois de fazer curva , levei 4 anos para reolver , ÍSTO É SÓ PARA TE ANIMAR GUILHERME , estou até achando que ísto só acontece com os GUILHERMES , PUTZGRILA .

Eriksom Teixeira Lima
19/05/2011, 09:21
ÍSTO É SÓ PARA TE ANIMAR GUILHERME , estou até achando que ísto só acontece com os GUILHERMES , PUTZGRILA .

Eu não acho esse espetáculo todo, mas ..... o seu xará Guilherme de Windsor, netinho da rainha Isabel da Inglaterra, casou-se com uma tal de Catarina Middleton e apareceu em todas as televisões do mundo.

Ou seja, alguns Guilhermes têm mais sorte que outros :twisted: :chorandoderir:

Guilherme das Alagoas, faça como os antigos mestres do Guilherme de Campos, como os médicos da idade média, faça sangria nisso, pois se com o alicate de pressão, ele segura, o problema está depois do alicate

Eriksom

Guilherme Kyrillos
19/05/2011, 11:28
Inverta as conexões no cilindro mestre.

Se o problema passar para a traseira, descobriu o defeito.

A propósito, depois de revisar os flexíveis e pinças dianteiras, não tem outro lugar onde apresentar defeito (visto que a traseira funciona perfeitamente).

Abs.

Loras, vou começar fazendo isso sim.

Guilherme Kyrillos
19/05/2011, 11:32
Eu não acho esse espetáculo todo, mas ..... o seu xará Guilherme de Windsor, netinho da rainha Isabel da Inglaterra, casou-se com uma tal de Catarina Middleton e apareceu em todas as televisões do mundo.

Guilherme das Alagoas, faça como os antigos mestres do Guilherme de Campos, como os médicos da idade média, faça sangria nisso, pois se com o alicate de pressão, ele segura, o problema está depois do alicate

Eriksom

Erikson, PRIMEIRO VOU ME ACALMAR, em seguida vou inverter as conexões dianteira/traseira (do carro, claro) e continuar testando.
ESPERO QUE A MINHA ESTA AGUENTE.
[]SS

Guilherme Kyrillos
19/05/2011, 11:36

Eriksom

Dr. Guilherme, estou me reanimando, MAS se a Rainha da Inglaterra ou quem quer que seja, quiser trocar a Catarina ou outra "princesinha" que seja pela minha Camper apelidada de Binidita, TÔ ACEITANDO.
KKKKKK
[]SS

Eriksom Teixeira Lima
19/05/2011, 12:22
Dr. Guilherme, estou me reanimando, MAS se a Rainha da Inglaterra ou quem quer que seja, quiser trocar a Catarina ou outra "princesinha" que seja pela minha Camper apelidada de Binidita, TÔ ACEITANDO.
KKKKKK
[]SS

Pô, então troque a Binidita pela Pipa, a irmãzinha da Catarina: essa é interessante

Boa sorte

Eriksom

RogérioNunes
19/05/2011, 18:51
Caros, to acompanhando o topico desde o início mas aqui de coruja só comendo pipoca. Realmente é intrigante esse defeito persistir por tanto tempo levando o amigo Guilherme ao quase desespero...De todas as possibilidades levantadas pelos companheiros, a de que existe ar no sistema como o Erikson propôs me parece a mais provável. Mas se já sangraram até acabar o sangue e não resolve, me ocorreu uma coisa que a princípio é óbvia demais para muitos conhecedores entusiasta da mecânica e principalmente para um profissional da área mas alguma vezes passa desapercebido. PERGUNTO : NÃO TEM NENHUMA PINÇA MONTADA DO LADO ERRADO COM SANGRADOR PRA BAIXO NÃO?

Guilherme Kyrillos
19/05/2011, 22:35
Caros, to acompanhando o topico desde o início mas aqui de coruja só comendo pipoca. Realmente é intrigante esse defeito persistir por tanto tempo levando o amigo Guilherme ao quase desespero...De todas as possibilidades levantadas pelos companheiros, a de que existe ar no sistema como o Erikson propôs me parece a mais provável. Mas se já sangraram até acabar o sangue e não resolve, me ocorreu uma coisa que a princípio é óbvia demais para muitos conhecedores entusiasta da mecânica e principalmente para um profissional da área mas alguma vezes passa desapercebido. PERGUNTO : NÃO TEM NENHUMA PINÇA MONTADA DO LADO ERRADO COM SANGRADOR PRA BAIXO NÃO?

Roger, obrigado pela participação.
Anotei sua sugestão para não esquecer de verificar.
[]SS

Rodrigo Ielpo Bastos
19/05/2011, 22:37
guilherme hoje intrigado com seu problema e o meu tmb que nao acho solução comecei a comparar melhor o sistema instalado e observei que o alinha mento do hidrovacuo com o painel corta fogo deixou a bomba um pouco inclinada para cima, hejo coloquei o carro numa decida bem ingrimi e percebi que encheu o pedal porem ficou duro acho que devido ao ar que deve estar la dentro. conclusao vou realinhar a bomba e depois posto para ver se melhora e vc de uma olhada no seu ai.

Rodrigo Bastos

rodrigo.hoffman
19/05/2011, 23:28
To aqui acompanhando o topico tb pra desvendar o misterio do freio..

Realmente e muito intrigante o defeito relatado pelo amigo Guilherme.. Eu ia falar das pinças com as sangrias viradas pra baixo e que talvez como alguem sugeriu inverter a posição dos canos no CM.. Como as camaras tem um funcionamento independente talvez uma delas pode estar com defeito..

VC comentou que o sistema todo e do Troller, mas e a pedaleira?? Sera que ela esta tendo um curso suficiente pra acionar o CM?? No meu jeep qd montei o sistema de freio logo o inicio o freio apresentava o mesmo sintoma.. O pedal ia baixando levemente sem que ouvesse vazamento de oleo e o problema foi resolvido dando um pouquinho mais de curso no pedal fazendo com que o CM trabalhasse corretamente..

[ ]´s torcendo pra solução do problema

Eriksom Teixeira Lima
20/05/2011, 00:09
Kyrillos

Depois dessa possibilidade de entendimento "grego" proposto pelo Roger (concordo com ele, ninguém em sã consciência iria inverter, mas ....) seguem duas fotos que acabei de fazer do meu troller 2005.

Conforme pode-se notar, o hidrovácuo é um pouco inclinado, mas se o reservatório estiver cheio de óleo, a inclinação necessária para entrar ar no sistema seria com a viatura de cabeça para baixo (desculpe a sacanagem, Rodrigo, mas esqueça o que te disseram sobre inclinação).

Com relação a pedaleira, o importante é saber se o embolo penetra corretamente no orifício e vai até o talo (uauuu!!). Apesar da imagem erógena, também não creio que alguém montaria errado, mas, sigo o Roger, tudo é possível.

A outra foto é da posição correta das pinças, no caso a da roda direita dianteira. Só de curiosidade, seu mecânico por acaso não aproveitou o óleo que caiu da sangria. Como eu disse, sou chato nisso, não crio peixes, mas, quando necessário, faço aeração dos vinhos :chorandoderir:

De minha parte, continuo achando que é ar no sistema, e eu não inverteria os tubos, pois a saída dianteira é a que recebe a maior pressão do embolo e apresenta o menor atrito, ou seja, é a das rodas dianteiras.

Eriksom

293272293273 http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

Loras
20/05/2011, 00:39
Se uma pinça estiver montada errada, a outra também estará.

Ou você tem duas pinças iguais (mesmo lado).

Se a pinça estiver de ponta cabeça, ele não teria conseguido sangrar nunca. Ou seja, você não teria freio "perfeito" em nenhum momento, contradizendo o que relatou.

Pode ser ar no sistema. Certo. Mas se já foi CORRETAMENTE sangrado e não resolveu...

Como pode esperar um resultado diferente fazendo exatamente o que já foi feito?

Por isso repito.

Se já foi CORRETAMENTE sangrado e não resolveu, eu TESTARIA inverter as conexões.

Ou se preferir, isole a conexão dianteira apenas. E depois isole a conexão traseira. Não precisa inverter. Analise cada uma isoladamente.

Só estou sugerindo uma maneira prática de avaliar o desempenho do cilindro mestre sem precisar retirá-lo / desmontá-lo.

Se confirmar o problema no cilindro, aí você tem que avaliar a questão do curso da haste ou do reparo da parte dianteira.

Pelo menos esses seriam os passos que eu seguiria.

Abraço,

RogérioNunes
20/05/2011, 18:21
Guilherme Kyrillos

3. Quando prendemos com alicate de pressão os dois flexíveis do freio dianteiro, o pedal NÃO desce como dito anteriormente, ou seja, freia e sustenta com pressão.

Se pinçando os flexíveis do circuito dianteiro não perde pressão, como pode ser o problema no cilindro mestre?
Se estivesse com vazamento interno entre as câmaras do circuito dianteiro para o traseiro no cilindro mestre ou vice versa mesmo bloqueando a pressão do fluido como foi relatado o pedal cederia de qualquer forma.
Mas mesmo assim é mais fácil ter problema no cilindro mestre do que nas pinças...mas tudo é possível, ainda mais sem ver de perto.

RogérioNunes
20/05/2011, 18:31
Ou você tem duas pinças iguais (mesmo lado)

È possível.

Se a pinça estiver de ponta cabeça, ele não teria conseguido sangrar nunca. Ou seja, você não teria freio "perfeito" em nenhum momento, contradizendo o que relatou.

Engano seu meu amigo, é possível sim. É só remover a pinça do cavalete, encaixá-la no disco na posição de trabalho correta para que qdo for acionado o pedal o pistão não saia do seu alojamento. Depois é só fazer o procedimento de sangria normalmente e depois instalá-la novamente.

E vamos atirando que uma hora acertamos no alvo...

abraço

Loras
20/05/2011, 19:10
Guilherme Kyrillos
Se pinçando os flexíveis do circuito dianteiro não perde pressão, como pode ser o problema no cilindro mestre?
Se estivesse com vazamento interno entre as câmaras do circuito dianteiro para o traseiro no cilindro mestre ou vice versa mesmo bloqueando a pressão do fluido como foi relatado o pedal cederia de qualquer forma.
Mas mesmo assim é mais fácil ter problema no cilindro mestre do que nas pinças...mas tudo é possível, ainda mais sem ver de perto.

Faz sentido o raciocínio.

Foi por esse motivo que sugeri a troca dos flexíveis, partindo do princípio que se trocaram as pastilhas, checaram as condições da pinça.

Como disse, não sei como funciona o cilindro mestre. Nunca precisei esmiuçar o tema. Há possibilidade do problema no cilindro mestre não se manifestar pelo baixo volume de fluído deslocado a partir do momento que os flexíveis estão bloqueados?

Abraço,

Loras
20/05/2011, 19:12
Engano seu meu amigo, é possível sim. É só remover a pinça do cavalete, encaixá-la no disco na posição de trabalho correta para que qdo for acionado o pedal o pistão não saia do seu alojamento. Depois é só fazer o procedimento de sangria normalmente e depois instalá-la novamente.

E vamos atirando que uma hora acertamos no alvo...

abraço

Muito malabarismo sangrar dessa forma não?

Em qual manual se recomenda sangrar o freio com as pinças fora do cavalete?

Sei não... se fez assim, melhor trocar de mecânico de vez.

Eu acho que atirar não é a solução.

O Guilherme precisa de um passo a passo, um fluxograma que permite identificar onde está o problema.

Como você e o Erikssom sugerem que seja testado o cilindro mestre?

Abs.

Eriksom Teixeira Lima
20/05/2011, 19:50
Muito malabarismo sangrar dessa forma não?

Em qual manual se recomenda sangrar o freio com as pinças fora do cavalete?

Sei não... se fez assim, melhor trocar de mecânico de vez.

Fala sério, Gafanhoto Loras :karate:, o que o Roger disse é que é possível fazer assim (e ele está certo), não que ele faria isso.

Eu acho que atirar não é a solução.

O Guilherme precisa de um passo a passo, um fluxograma que permite identificar onde está o problema.

Como você e o Erikssom sugerem que seja testado o cilindro mestre?

Abs.

Eu não sugiro nada, afinal, segundo tudo o que o Kyrillos escreveu (leia o tópico desde o início, afinal chove em Roraima, sgundo o Elmer), não há problema no cilindro mestre, pois com o alicate prendendo o duto, não cai o pedal, logo seria a última coisa que eu iria verificar, se existe um defeito interno no cilindro (aliás, no novo cilindro, pois ele já trocou) que faz o óleo retornar para trás sem verter para fora.

Aliás, sou pacífico, embora conhecido nos meus tempos de ClockWork Orange como Tiro Fijo (até ensinei a um colombiano, seu vizinho, que morreu outro dia no Equador :chorandoderir::chorandoderir:)

Eu continuo achando que tem alguma coisa errada na hora de sangrar (para mim, fizeram micro-oxigenação do óleo). Ou seja, o culpado é o mordomo, oops, o mexânico, ainda mais em Alagoas, onde tem um que é apressadinho. Se for ele, só :boxing: para corrigir o defeito

Eriksom

Guilherme Kyrillos
21/05/2011, 22:19
Roger, obrigado pela participação.
Anotei sua sugestão para não esquecer de verificar.
[]SS

Roger, verifiquei a posição das pinças, e elas estão instaladas corretamente.
[]s

Guilherme Kyrillos
21/05/2011, 22:22
guilherme hoje intrigado com seu problema e o meu tmb que nao acho solução comecei a comparar melhor o sistema instalado e observei que o alinha mento do hidrovacuo com o painel corta fogo deixou a bomba um pouco inclinada para cima, hejo coloquei o carro numa decida bem ingrimi e percebi que encheu o pedal porem ficou duro acho que devido ao ar que deve estar la dentro. conclusao vou realinhar a bomba e depois posto para ver se melhora e vc de uma olhada no seu ai.

Rodrigo Bastos

Rodrigo, o importante é ter nível de fluído de freio no reservatório mesmo que os cilindro mestre esteja desalinhado.
[]s

Guilherme Kyrillos
21/05/2011, 22:29
Se uma pinça estiver montada errada, a outra também estará.

Ou você tem duas pinças iguais (mesmo lado).

Pode ser ar no sistema. Certo. Mas se já foi CORRETAMENTE sangrado e não resolveu...

Como pode esperar um resultado diferente fazendo exatamente o que já foi feito?

Por isso repito.

Se já foi CORRETAMENTE sangrado e não resolveu, eu TESTARIA inverter as conexões.

Ou se preferir, isole a conexão dianteira apenas. E depois isole a conexão traseira. Não precisa inverter. Analise cada uma isoladamente.

Só estou sugerindo uma maneira prática de avaliar o desempenho do cilindro mestre sem precisar retirá-lo / desmontá-lo.

Se confirmar o problema no cilindro, aí você tem que avaliar a questão do curso da haste ou do reparo da parte dianteira.

Pelo menos esses seriam os passos que eu seguiria.

Abraço,

Loras,
A posição das pinças foram checadas, estão corretas.
NÃO há perda de pressão ao isolar os flexíveis das rodas dianteiras.
[]s

Guilherme Kyrillos
21/05/2011, 22:39
Amigos, obrigado pela participação.
Hoje, sábado pela manhã, o sistema foi todo repassado.
Não vou antecipar notícias para não criar expectativas.
Vou rodar com a Binidita e depois retorno informando.
Peço só um pouco de calma.
[]SS

Eduardo Velo
21/05/2011, 22:54
Dizem que quem coloca os neurônios pra trabalhar tem menos tendência a pegar o Mal de Alzheimer , aqui todos estão cada vez correndo menos risco ... rsrs ... vamos esgotar todas as possibilidades antes de chamar alguém da Nasa ... rs
Como já foi relatado não haver vazamento , resta ainda passagem interna em algum dos burrinhos ou pinças , e uma certeza absoluta de o sistema estar sem ar ...
Kirylo , como vc , muitos aqui no forum já tiveram problemas com freios e acabaram resolvendo ... é só ter paciência e atacar os problemas passo a passo ...

Kim
21/05/2011, 23:40
Bem, na minha adolescência eu tive um chevette.

Certa ocasião, o pedal do freio começou a baixar, quando em um aclive/declive que tinha ficar parado (semáforo).

Começou baixando pouco, até ficar algo grave.

Resultado?

Corrosão do cilindro mestre por água no fluído de freio.

Trocou, ficou zerado.

Desmontei tudo para saber/aprender sobre o ocorrido.

A água contaminou, devido a falta de uma pequena borracha de vedação que fica na tampa do reservatório, onde fica o sensor da luz espia do painel.

Bem, essa é minha contribuição.

E ainda esperando um final feliz$$$$$!

Att.

Kim.

RogérioNunes
23/05/2011, 19:04
Já tive vários casos semelhantes e na maioria foi a gaxeta do pistão do cilindro mestre rompida. Na maioria das vezes por corrosão do cilindro como vc relatou.
Já peguei uma adaptação num cj5 com servo freio de opala onde a haste de acionamento que fica na pedaleira estava tão desalinhada que danificava o cilindro mestre, fazendo perder pressão no sistema.
Casos e causos, de perto é mais fácil diagnosticar....

Rodrigo Ielpo Bastos
25/06/2011, 21:49
E ai guilherme como ficou os freios, estou curioso.

Abraços

Rodrigo Bastos

Kim
25/06/2011, 21:52
E ai guilherme como ficou os freios, estou curioso.

Abraços

Rodrigo Bastos

X2!!
Aguardando a solução!

guilhermeabreu
26/06/2011, 00:28
X2!!
Aguardando a solução!

Sera o que aconteceu com o XARA KYRILLOS ?????????????????? Será que faltou freio ?????????????????????

Flavio Junges Pereira
26/06/2011, 09:22
Amigos, saudações.
Possuo uma Camper com motor/câmbio/t-case/eixos/suspensão de Troller.
No sistema de freio, apenas os flexíveis não são os originais do Troller. Ainda não, mas já comprei e estou esperando chegar para substituir.
Ocorre que FALTA FREIO quando o carro fica em posição de aclive ou declive. Assim mesmo, simplesmente do nada.
Informo que:
1. NÃO vaza fluído de freio, estando esse SEMPRE no nível;
2. Com o carro nivelado no plano, o pedal de freio ao ser acionado vai baixando levemente até o final;

Gostaria de ler os comentários dos companheiros no sentido de ajudar a entender e resolver o problema.
Olá Guilherme; espero poder dar o meu pequeno pitaco, neste papo que já vai longe; estou acompanhando ele desde o início, e pelo que vi o problema continua.
A minha teoria para este problema é a seguinte:
"Voce deve ter um desalinhamento entre a haste do pedal de freio e o pistão do cilindro mestre, o que ocasiona o funcionamento em pequeno arco entre a haste e o pistão do CM, forçando assim a gaxeta(vedador) do CM, criando aí uma folga na borracha o que ocasiona uma entrada de ar no sistema, pela parte da vedação, aquela que fica contra o hidrovácuo."
Isto tudo pode ser ocasionado pelo desgaste, folga, ou mesmo pela colocação de outro sistema, e ele não ficou perfeitamente alinhado, causando desgaste pré-maturo(tudo é montado em cima de borracha, fácil de ser desalinhado pela ação de uma alavanca) das borrachas.
Cheguei a esta conclusão depois de que voce falou que um CM mestre dura somente 4 meses. É o tempo necessário para deformar e fazer uma meia lua no vedador e aparecer uma entrada de ar. Verifique isto e terá a solução para este problema. Uma boa sorte para voce. Por favor poste aqui depois se conseguiu solucionar, estarei acompanhando, sem contar que mais algum membro do forum pode ter um problema como este. Isto não não é tão raro, é o segundo caso que vejo nos ultimos 4 anos.
Um grande abraço.

Guilherme Kyrillos
26/06/2011, 23:14
Amigos, saudações.
Não foi esquecimento e de forma alguma desatenção com todos.
Após "sangrar" o sistema chegando quase ao estágio de hemorragia, enfim, o mecânico conseguiu estabilizar o pedal do freio.
Rodei com o carro por um dia, para testar, e realmente ficou bom, porém, detectamos vazamentos, e aproveitamos para trocar retentores de cubo de rodas e de semi-eixo.
Amanhã vou buscar o carro, que desde aquela data AINDA está na oficina, e após rodar uns dias retornarei informando, mas antes vou olhar o alinhamento da haste conforme a indicação do Flávio Junges Pereira e do Kim, acho que o comentários de ambos tem a ver.
Abraços a todos.

Guilherme Kyrillos
01/07/2011, 21:54
Amigos, saudações.
Rodei os últimos dias com a Binidita. Os freios estão ok.
Quanto a haste do CM, tem alinhamento sim.
Caso volte a acontecer, informarei aos amigos.
Apenas ficou uma dúvida(?): SERÁ QUE FOI BOLHA DE AR MESMO?
[]SS