Ver Versão Completa : Aquecimento Troller RF Radiador
Pessoal to com um problema no troller rf ele aquace demais passa do meio do ponteiro vai ate o ponteiro depois do meio isso e mormal por ser AP. Essas duas ventuinhas sao do radiador ou uma e do AR elas trabalhao juntas elas arma normal ai desse o ponteiro.
Troquei bomba d,agua valvula termostatica so nao troquei o cebolao sere que ele esta com defeito mal contato o que poderia ser preciso de ajuda obrigado :shock:
Edgar Caldeira
11/05/2011, 06:59
Nossa cara, sem maldade não entendi nada!
Degoboy,
Qnd possivel tire uma foto da temperatura que voce quis dizer "alta".
o funcionamento normal do meu é 90°C
Vo tentar me explicar denovo a temperatura sobe depois dos 90c e vai ate 95c e volta para os 90c isso e normal wlw
Renato Froes
11/05/2011, 13:00
No meu RF removi a válvula termostática.
(aqui o clima não é frio, pois isso pode influenciar se remover essa válvula)
Também troquei a cabolinha (termostato) que liga as ventuinhas, coloquei uma de 86°.
E para garantir que não vou ficar na mão, troquei a junta do cabeçote por uma daquelas de metal, com 3 camadas.
Fiz isso em todos os últimos 3 veículos que tive com motor AP.
Nunca tive nenhum problema devido à essas modificações, nem mesmo de consumo.
Outra dica: O aditivo ajuda bastante a manter a temperatura da água menos quente!
Abs
Renato Froes
11/05/2011, 13:03
O ponteiro de temperatura não chega nem no meio do marcador.
E também não fica disparando as ventuinhas a todo momento.
Funciona muito bem.
No meu RF removi a válvula termostática.
(aqui o clima não é frio, pois isso pode influenciar se remover essa válvula)
Também troquei a cabolinha (termostato) que liga as ventuinhas, coloquei uma de 86°.
E para garantir que não vou ficar na mão, troquei a junta do cabeçote por uma daquelas de metal, com 3 camadas.
Fiz isso em todos os últimos 3 veículos que tive com motor AP.
Nunca tive nenhum problema devido à essas modificações, nem mesmo de consumo.
Outra dica: O aditivo ajuda bastante a manter a temperatura da água menos quente!
Abs
de que carro é esse cebolao?
Qual junta e essa e o cebolao sera se remover a valvula termostática aqui em sao paulo ficaria bom vo fazer esse projeto ja uso o aditivo
wlw pelas dicas TODOS VCS
EVALDO KAISER
11/05/2011, 18:52
DEGODOI , observa o aditivo do radiador se ta em ordem, e se foi utilizado de uma marca de confiança tambem , ve a tal valvula termostatica e principalmente saber com que temperatura ela esta disparando. A poucos dias peguei a BR ( ponteiro da temp. la em baixo tudo OK , mas depois o transito parou devido a um alagamento na frente ,entao observei o ponteiro da temp. subir e ate passou um pouco da metade foi ai que liguei o ar cond. e os dois vetiladores fizeram o ponteiro baixar e baixou tanto que me surpreendeu ..... segui no engarrafamento com temp baixa !!!!!!!!
Amanha estou levando no GEAN que so mexe com troller aqui em SP qualquer novidade aviso voces wlw
Edgar Caldeira
12/05/2011, 01:12
DEGODOI , observa o aditivo do radiador se ta em ordem, e se foi utilizado de uma marca de confiança tambem , ve a tal valvula termostatica e principalmente saber com que temperatura ela esta disparando. A poucos dias peguei a BR ( ponteiro da temp. la em baixo tudo OK , mas depois o transito parou devido a um alagamento na frente ,entao observei o ponteiro da temp. subir e ate passou um pouco da metade foi ai que liguei o ar cond. e os dois vetiladores fizeram o ponteiro baixar e baixou tanto que me surpreendeu ..... segui no engarrafamento com temp baixa !!!!!!!!
Isso é verdade, ligou o ar do trollhao a gasosa a temperatura abaixa na hora.
Quanto ao meu Degoboy, nunca passou do meio.
Atualize agente falando se era algo errado!
Abraços e boa sorte.
Renato Froes
17/05/2011, 15:43
de que carro é esse cebolao?
Zeca, não sei ao certo qual carro.
Provavelmente seja de algum modelo mais antigo que utiliza motor AP (como os passat pointers, em 1987, 1988)
Dá pra conseguir essa informação nos catálogos disponíveis nas auto-peças.
Renato Froes
17/05/2011, 15:53
Qual junta e essa e o cebolao sera se remover a valvula termostática aqui em sao paulo ficaria bom vo fazer esse projeto ja uso o aditivo
wlw pelas dicas TODOS VCS
Degodoy.
A junta do cabeçote utilizada originalmente nos motores AP antigos é de papelão ou algo parecido. (muito frágil)
Qualquer esquentadinha e já era, você fica na mão.
Naquela época dos Trollers RF (ano 2000) essa junta de metal já era utilizada nos audi A3 (mas também servia perfeitamente nos motores AP).
Atualmente essa junta de metal é utilizada em todos os veículos brasileiros com motor AP, originais de fábrica.
A minha comprei numa concessionária Volks, aqui em Brasília por aprox. R$ 120,00.
É importante levar a junta antiga como modelo de referência para comprar a junta correta, pois existem outros modelos com variações nos furos onde corre a água e o óleo do cabeçote.
É possível identificá-la somente olhando para o motor (sem a necessidade de abrir o cabeçote).
Utilizando essa junta de metal, a temperatura pode subir à vontade que você não fica na mão.
Se houver superaquecimento no motor: Empena o cabeçote, mas a junta continua intacta.
Ou seja, você ainda consegue voltar pra casa dirigindo!
Já vi uma junta dessas sobreviver à um superaquecimento de um golzinho turbinado que derreteu os pistões!
E a mesma junta foi reaproveitada num motor novo que ainda rodou mais de 150 mil km, e ainda está rodando.
Então, acho que substituir a junta original pela junta de papelão deveria ser a primeira atitude dos proprietários de Trollers RF.
Só mais um detalhe:
Essa junta é mais alta do que a original, a sua substituição resulta numa diminuição pequena da taxa de compressão do motor. O ideal é aproveitar para baixar um pouco o cabeçote equalizando novamente a taxa de compressão original do motor.
Renato Froes
17/05/2011, 16:19
Nesse meu troller RF fiz a substituição dessa junta, e dessa vez não mexi na taxa de compressão.
no problems...
Renato Froes
17/05/2011, 17:03
Então, acho que substituir a junta original pela junta de papelão deveria ser a primeira atitude dos proprietários de Trollers RF.
Corrigindo:
A junta original que é de papelão.
Th Cerga
16/03/2014, 13:12
Nesses ultimos dias de calor excessivo, a temperatura esta por volta dos 98C - e sobe ainda mais um pouco quando ligo a reduzida.
É normal ?
O RF voltou da oficina (de novo!) e fiz mais um check up na linha de arrefecimento e alimentação. Tudo ok.
Troque as juntas de escapamento, e aproveitei para dar uma olhada na parte de injeção e cabeçote - tudo ok!
Renato Froes
16/03/2014, 23:20
TH Cerga
Só como referência, o ponteiro do marcador de temperatura do meu troller não vai além da marca do meio.
Não sei lhe dizer exatamente a temperatura, mas quando o ponteiro chega perto do meio do marcador as ventoinhas disparam e a temperatura desce rápido, nunca passou dessa marca.
Talvez não faça diferença, mas meu troller RF anda sem a válvula termostática desde a primeira semana que o adquiri.
Apesar de todos dizerem que seu uso é importante eu ainda prefiro ficar sem ela pois essa é a minha experiência com esses motores.
Eu nunca tive problema algum por andar sem válvula termostática, agora com ela já tive muitos problemas e perdi um motor.
Além disso aqui em Brasília o tempo nunca é frio o suficiente para justificar o uso de válvula termostática, o motor chega na temperatura de trabalho quando viro a esquina da minha rua.
Estou utilizando aditivo da LUBRAX na medida 60% aditivo e 40% agua comum (o correto é desmineralizada).
Nesses motores AP é necessário verificar a existência de folgas no eixo da bomba d'agua, eu faço isso sempre que troco a correia poli V, inclusive troquei a bomba d'agua do meu troller há poucos meses atrás (a peça é muito barata, algo perto de 60 reais)
é isso aí, não tem segredo.
Se nada resolver, aposte no cabeçote!
Abraço
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