RGamaJr_4x4
10/05/2011, 19:46
Hoje o governo do Rio apresentou o ônibus movido a GNV + Diesel usando a tecnologia DG Flex da Bosch.
Será que essa "moda" pega?
Acho que servirá só pra coletivos urbanos mesmo.
http://oglobo.globo.com/fotos/2011/05/10/10_MHB_onibus.jpg
http://www.mecanicaonline.com.br/2008/10%2Boutubro/tecnovidade/dgflex%2Bmapa.jpg
"Como funciona o sistema - O DG Flex permite que o motor passe a trabalhar com a mistura dos dois combustíveis (diesel e GNV), garantindo ao condutor a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel. Na mistura, a injeção do diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois este combustível é o responsável pela queima do gás e manutenção da temperatura na câmara de combustão. A substituição do diesel, em certas condições de plena carga e rotação do motor, poderá atingir 90%. Já na ausência do GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo diesel, conforme a regulagem original do veículo.
Testes realizados mostram que veículos que receberam o sistema DG Flex Bosch apresentaram emissões totais inferiores às do motor original. A redução de particulados pode chegar até 75%, dependendo da aplicação e da condição de utilização, o que representa um grande ganho ambiental, já que os particulados são o principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades. Desta forma, o DG Flex apresenta-se como opção viável para ser utilizado na frota já circulante de veículos comerciais do País.
O sistema também representa ganhos em economia com combustível. Com o DG Flex rodando no modo diesel-gás, é possível chegar a uma economia de até 30%, levando-se em conta os preços ora vigentes. Além do uso do GNV, a operação com o sistema DG Flex também é possível com o Biodiesel (desde que dentro dos limites estabelecidos pelas normas brasileiras).
Esses projetos desenvolvidos pela Bosch vêm ao encontro das exigências dos órgãos ambientais e governamentais para redução das emissões, principalmente nos grandes centros onde há grande concentração de poluentes. Ao mesmo tempo, essas tecnologias viabilizam soluções que contribuem para o desenvolvimento da matriz brasileira de combustíveis veiculares."
Pra quem quiser saber mais:
Rio lança primeiro ônibus flex GNV e diesel do país - O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2011/05/10/rio-lanca-primeiro-onibus-flex-gnv-diesel-do-pais-924424087.asp)
Bosch do Brasil - Imprensa (http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=3668)
Será que essa "moda" pega?
Acho que servirá só pra coletivos urbanos mesmo.
http://oglobo.globo.com/fotos/2011/05/10/10_MHB_onibus.jpg
http://www.mecanicaonline.com.br/2008/10%2Boutubro/tecnovidade/dgflex%2Bmapa.jpg
"Como funciona o sistema - O DG Flex permite que o motor passe a trabalhar com a mistura dos dois combustíveis (diesel e GNV), garantindo ao condutor a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel. Na mistura, a injeção do diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois este combustível é o responsável pela queima do gás e manutenção da temperatura na câmara de combustão. A substituição do diesel, em certas condições de plena carga e rotação do motor, poderá atingir 90%. Já na ausência do GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo diesel, conforme a regulagem original do veículo.
Testes realizados mostram que veículos que receberam o sistema DG Flex Bosch apresentaram emissões totais inferiores às do motor original. A redução de particulados pode chegar até 75%, dependendo da aplicação e da condição de utilização, o que representa um grande ganho ambiental, já que os particulados são o principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades. Desta forma, o DG Flex apresenta-se como opção viável para ser utilizado na frota já circulante de veículos comerciais do País.
O sistema também representa ganhos em economia com combustível. Com o DG Flex rodando no modo diesel-gás, é possível chegar a uma economia de até 30%, levando-se em conta os preços ora vigentes. Além do uso do GNV, a operação com o sistema DG Flex também é possível com o Biodiesel (desde que dentro dos limites estabelecidos pelas normas brasileiras).
Esses projetos desenvolvidos pela Bosch vêm ao encontro das exigências dos órgãos ambientais e governamentais para redução das emissões, principalmente nos grandes centros onde há grande concentração de poluentes. Ao mesmo tempo, essas tecnologias viabilizam soluções que contribuem para o desenvolvimento da matriz brasileira de combustíveis veiculares."
Pra quem quiser saber mais:
Rio lança primeiro ônibus flex GNV e diesel do país - O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2011/05/10/rio-lanca-primeiro-onibus-flex-gnv-diesel-do-pais-924424087.asp)
Bosch do Brasil - Imprensa (http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=3668)