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Ver Versão Completa : Bosch DG Flex - Diesel + GNV



RGamaJr_4x4
10/05/2011, 19:46
Hoje o governo do Rio apresentou o ônibus movido a GNV + Diesel usando a tecnologia DG Flex da Bosch.
Será que essa "moda" pega?
Acho que servirá só pra coletivos urbanos mesmo.

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/05/10/10_MHB_onibus.jpg
http://www.mecanicaonline.com.br/2008/10%2Boutubro/tecnovidade/dgflex%2Bmapa.jpg

"Como funciona o sistema - O DG Flex permite que o motor passe a trabalhar com a mistura dos dois combustíveis (diesel e GNV), garantindo ao condutor a mesma potência e torque do veículo que circula apenas com diesel. Na mistura, a injeção do diesel é reduzida ao mínimo possível, mas permanece necessária, pois este combustível é o responsável pela queima do gás e manutenção da temperatura na câmara de combustão. A substituição do diesel, em certas condições de plena carga e rotação do motor, poderá atingir 90%. Já na ausência do GNV, o sistema de injeção de gás é automaticamente desligado e o motor passa a operar no modo diesel, conforme a regulagem original do veículo.

Testes realizados mostram que veículos que receberam o sistema DG Flex Bosch apresentaram emissões totais inferiores às do motor original. A redução de particulados pode chegar até 75%, dependendo da aplicação e da condição de utilização, o que representa um grande ganho ambiental, já que os particulados são o principal agente poluidor encontrado nos corredores de ônibus e caminhões das grandes cidades. Desta forma, o DG Flex apresenta-se como opção viável para ser utilizado na frota já circulante de veículos comerciais do País.

O sistema também representa ganhos em economia com combustível. Com o DG Flex rodando no modo diesel-gás, é possível chegar a uma economia de até 30%, levando-se em conta os preços ora vigentes. Além do uso do GNV, a operação com o sistema DG Flex também é possível com o Biodiesel (desde que dentro dos limites estabelecidos pelas normas brasileiras).

Esses projetos desenvolvidos pela Bosch vêm ao encontro das exigências dos órgãos ambientais e governamentais para redução das emissões, principalmente nos grandes centros onde há grande concentração de poluentes. Ao mesmo tempo, essas tecnologias viabilizam soluções que contribuem para o desenvolvimento da matriz brasileira de combustíveis veiculares."

Pra quem quiser saber mais:
Rio lança primeiro ônibus flex GNV e diesel do país - O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2011/05/10/rio-lanca-primeiro-onibus-flex-gnv-diesel-do-pais-924424087.asp)
Bosch do Brasil - Imprensa (http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=3668)

Edintruder
10/05/2011, 20:30
Mas isso é exclusivo para motores eletrônicos...

Imperador!
10/05/2011, 21:43
Não tem que me convença que o GNV é a solução...

Nava
10/05/2011, 22:09
Tive o prazer de ajudar o desenvolvimento de alguns componentes deste sistema qdo trabalhei na bosch.
O sistema é uma patente de um cientista caseiro australiano muito gente boa comprada pela bosch brasil.
O sistema vem de encontro a economia de diesel e de redução de emissao para grandes frotas e principalmnte nos grandes centros. É totalmente controlado por computador e gera uma economia surpreendente.
Sem chance de ser usado em picapes...o problema é o mesmo de sempre: custo do gas e o tamanho do cilindro. No caso de caminhoes/onibus são colocados 4 ou 8 cilindros sem problema. Na época custava cerca de 30 mil o kit DG.

RGamaJr_4x4
10/05/2011, 22:10
Não tem que me convença que o GNV é a solução...

Nem a mim! Tô fugindo de GNV. Já tive picape GNV, e embora funcionasse bem, nem todo lugar tinha GNV, a autonomia é pequena, perde caçamba, mais burocracia para renovar CRLV, etc.

Mas pelo menos se os ônibus usarem GNV+Diesel, isso deve frear o aumento do consumo de diesel. Isso é bom. Deve diminuir as chances de aumento de preço do diesel. Já do GNV....