PDA

Ver Versão Completa : Som da turbina da Ranger é muito "baixinho"



Luzemario
06/05/2011, 10:03
Olá PessoALL,

Por favor me perdoem por criar um tópico para esse assunto, mas gosto é gosto, sabe como é... ;)

Recentemente comprei uma Ranger 2005 com motor NGD 3.0, e ele é simplemente estúpido em termos de força. Às vezes, fico até com medo de pisar no pedal... :parede:

Mas uma coisa que tenho notado, é que o barulho da turbina é muito "discreto". É sabido que o NGD 3.0 não é lá essas coisas todas em nível de ruído (ainda mais com ventilador de acoplamento viscoso), mas o barulho que mais gosto é o do giro da turbina, e aparentemente o barulho do motor se sobressai a maior parte do tempo.

Por favor, me falem do barulho das suas turbinas. É "educado" mesmo? só aumenta quando é chipado (e aproveitam para aumentar a pressão do turbo)? tem alguma coisa que possa fazer para o barulhinho gostoso da turbina ficar um pouco mais "alto"?

Bom... também não precisa ficar aquele "super troller 264cv", mas acho que minha turbina está muito "caladinha"... :mrgreen:

Detalhe: o motor aparentemente está com desempenho normal, pois é fácil ver a turbina enchendo no computador de bordo e ver o bicho bruto decolando... :shock:

Walter L. L. Casitta
06/05/2011, 11:36
A turbina desse motor não faz ruído nenhum. Se faz algum possivelmente existe algum vazamento. A TGV sim é norma assoviar um pouquinho...

Imperador!
06/05/2011, 12:33
A turbina desse motor não faz ruído nenhum. Se faz algum possivelmente existe algum vazamento. A TGV sim é norma assoviar um pouquinho...

X2...
Eu não sei que mania é essa do povo querer mexer nos carros pra ouvir a turbina.

Luzemario
06/05/2011, 13:21
kkkkk :mrgreen: eu trocaria a decolagem do ventilador pelo assobio da turbina... acho que talvez tenha sido esse um dos motivos iniciais de querer uma L200...

Imperador!
06/05/2011, 13:34
kkkkk :mrgreen: eu trocaria a decolagem do ventilador pelo assobio da turbina... acho que talvez tenha sido esse um dos motivos iniciais de querer uma L200...

Eu não. Prefiro a TURBINA DE AVIÃO que é o ventilador acoplado.
Mas entendo seu lado, também gosto muito do assobio da L200.

Mas nem adianta, para Ranger assobiar que nem L200, eu diria que é quase impossível. O único assobio que Ranger dá é quando a turbina está em pressão máxima para alívio da mesma.

Luzemario
06/05/2011, 14:11
Bom... em alguns testes que fiz cheguei a ouvir a turbina quando está com mais de 1,3 bar. Mas é bem discreta, acho que só ouvi porque estava prestando atenção. Ao contrário da maioria, meu estilo de condução é esportivo. Uma das características dessa forma de conduzir é o hábito de manter os giros mais altos (~2500rpm). Quando estou trafegando a baixas velocidades, se o ventilador acoplar, demoro um pouquinho a trocar as marchas. Além de encher o saco dos motoristas da frente com o ventilador, o motor esfria rapidinho. Quando o semáforo abre, assim que começo a andar a galera sai da frente logo e o ventilador diminui a rotação em pouco tempo. Com o tempo direi se isso influenciou em consumo ou outro dado importante.

NGDaniel
06/05/2011, 19:44
Eu não. Prefiro a TURBINA DE AVIÃO que é o ventilador acoplado.
Mas entendo seu lado, também gosto muito do assobio da L200.

Mas nem adianta, para Ranger assobiar que nem L200, eu diria que é quase impossível. O único assobio que Ranger dá é quando a turbina está em pressão máxima para alívio da mesma.


x2, em 5a marcha com a pressao da turbina no maximo, da pra ouvir o assovio...

RcSala
07/05/2011, 11:47
Eu gosto da turbina de avião, adoro quando ela decola e eu estou preso atrás de algum lerdo passeando no dia de domingo a tarde, geralmente rola um "clima" devido a maior altura da ranger, hehehehe

Quanto a turbina, realmente é bem discreta mas se prestar atenção ela está sempre presente, basta "dar um gas".

BRAVOECONOVEMBER
07/05/2011, 13:20
É baixo mesmo, e sim, em quinta na estrada com o turbo cheio dá pra ouvir.
Também adoro o barulinho da L200, mas achei ainda mais evidente o som da turbina da Hilux.
Fazer o quê, né? Perfeição não existe... A bichinha já anda que chega, vai, dá um desconto...
Sds.

opala66joao@hotmail.com
08/05/2011, 11:31
Amigo... Quer fazer barulho com a turbina :violao: ... Veja bem,eu utilizo a turbina do VW 8-150 na minha f-1000 com wastgate,ela canta bunito só com a curva,mas não tinha aquele som de enchendo sabe,ai o que fiz coloquei um cano reto pra baixo,tipo um metro de cano só... Agora não tem um que não olhe pra ver o que vem vindo!... é show de bola.

NGDaniel
08/05/2011, 11:41
Amigo... Quer fazer barulho com a turbina :violao: ... Veja bem,eu utilizo a turbina do VW 8-150 na minha f-1000 com wastgate,ela canta bunito só com a curva,mas não tinha aquele som de enchendo sabe,ai o que fiz coloquei um cano reto pra baixo,tipo um metro de cano só... Agora não tem um que não olhe pra ver o que vem vindo!... é show de bola.


Fiquei curioso com a adaptação.. vc poderia mostrar fotos da turbina instalada e videos dela cantando.. parece uma configuração bem filet...

adams
08/05/2011, 11:42
Logo ja chegaremos a conversa do pente de turbina de agroboy....

dalmolin
08/05/2011, 15:50
290783290782290781

imagina esse aqui entao , :euforico:

Henrique B
22/05/2011, 15:53
A minha assovia, mesmo em baixas rotacoes(e pia tbm)
Deem uma olhada no video aí, só que nele ñ da pra escutar direito pq filmei mais perto do escape, mas da pra ter uma ideia.

http://www.youtube.com/watch?v=8gWnwKPJm-I&feature=related

dudu83
23/05/2011, 14:35
perto do pedal do acelerador tem uma borracha que serve pra passar fios, semana passada quando instalei o radio vhf tava meio escuro e depois que passei o cabo nao consegui encaixar a barracha no lugar, agora da pra ouvir a turbina...

valvula de alivio adaptada e pente na turbina é para quem tem dinheiro sobrando e nao se importa em diminuir a vida util da turbina...

opala66joao@hotmail.com
23/05/2011, 17:28
http://www.youtube.com/watch?v=vqY7AcBxvCw

Aos 0,44 segundos do filme você consegue ver a gravação feita por baixo da F-1000,o cano é reto,simples!... Em lenta fica de boa,assoviando a turbina,quando roda com pé manerado ronca igual uma f-1000 turbo original de fábrica,ao encher o pé vira aquele trope gostoso... Quem não curte devia compra um corsa mil e botar dois silencioso.

Luzemario
28/05/2011, 10:22
Logo ja chegaremos a conversa do pente de turbina de agroboy....


kkkkkkk :mrgreen: essa foi boa!!!

adams
28/05/2011, 12:40
X2...
Eu não sei que mania é essa do povo querer mexer nos carros pra ouvir a turbina.

Nois e agroboy, capota mas nao breca e ainda usa pente na turbina...

Luzemario
29/07/2011, 11:15
É pessoal, gosto é gosto... mas no meu caso realmente havia um problema... vejam esse outro post: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93515-perda-de-pressao-no-turbo-da-ranger-pse-3-0-a.html)

edusao
31/07/2011, 12:14
[QUOTE=Luzemario;1435180]Olá PessoALL,

Por favor, me falem do barulho das suas turbinas. É "educado" mesmo? só aumenta quando é chipado (e aproveitam para aumentar a pressão do turbo)? tem alguma coisa que possa fazer para o barulhinho gostoso da turbina ficar um pouco mais "alto"?

Caro Luzemario,

minha impressão é que a ranger não vai assobiar a turbina mesmo como por exemplo assobia uma outdoor, hilux nova, f1000 mwm, f250 ou silverado mwm 6cil, etc.

Realmente dá p ouvir o assobiozinho em 5º marcha na estrada, principalmente se vc estiver viajando a noite numa estrada tranquila, quando da uma carregadinha no motor que a turbina enche mais vc acaba percebendo bem o sonzinho da turbina. Mas fica nisso. Não adianta abrir escapamento que só piora, daí que esse sonzinho some de vez.

Tinha um troller com o motor da tua ranger, chipado 215cv - prado power - ano 2009, e depois troquei ele numa outdoor gls 2010, de 121 cv. Rapaz do céu, acho que só comprei a outdoor pelo barulho da turbina mesmo, pq o motorzinho 2.5 de 121 cv fazia milagre em matéria de ronco bonito. Quando tirei o escapamento dela então nossa senhora como ficou bonita a tiragem do motor (a outdoor tem uma braçadeira antes do silencioso traseiro então é bem fácil de tirar e por).

Mas gosto é gosto mesmo e resolvi colaborar com vc pq já apanhei bastante mexendo em escapamento e te garanto que o mais bonito que vc terá em matéria de assobio de turbina da ranger será aquele soprinho de descarga que faz originalmente já....

Tirando isso, em motor, na minha opinião, vc ta bem montado pq a minha experiência com o ngd 3.0 foi das melhores mesmo (tive 2 trollers 3.0, um 2008 original e o 2009 chipado que falei acima).

Abraço e boa sorte!

Nava
13/08/2011, 11:34
Como aumentar o assovio da turbina da ranger?
Vi um video de um acom a bomba mexida q ja soprava legal.
Veja o ruido qu eeu quero é aquele suave da turbina, nao o espirro...

Henrique B
13/08/2011, 13:01
Como aumentar o assovio da turbina da ranger?
Vi um video de um acom a bomba mexida q ja soprava legal.
Veja o ruido qu eeu quero é aquele suave da turbina, nao o espirro...
assovio tem colocar o pente ,eu acho que bomba mexida nao tem nada aver

Roland Brooks Cooke
01/10/2011, 22:30
Hahahaha.... eu tive duas Sprinter com motor Maxion 2.5.... toda vez que começava a surgir aquele assobio gostoso da turbina, eu já ia preparando a carteira - e era tiro e queda: 10-20 mil km depois, a turbina ia pro pau...kkkk. Troquei duas vezes em cada, em 500 mil km em cada. Seis turbinas em 1 milhão de km na soma geral, e todas deram o ar da graça de que estavam "na marca do pênalty" com aquele assobiozinho tão gostoso (a gente fica se achando a bordo de um Scania...). Daí perdi o saco com a porcaria da Sprinter, e troquei por Ford Transit, na hora de renovar a "frota". Paguei 20 mil a menos, por um carro infinitamente mais moderno e de desempenho muito superior. E nada de assobio de turbina, o EuroTorq 2.4 da Transit parece um relógio, quietinho toda vida....rs