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Ver Versão Completa : modulo hpe



christian hackbarth
30/04/2011, 18:43
como saber se o modulo hpe da l200 esta funcionando? pergunto porque a minha parece que perdeu aquela força extra que a hpe tem.
pode ser só impressão, já que to com o carro a pouco tempo, posso esta me acostumando com a potencia e já não tão impressionado.

abraço e agradeço.

christian hackbarth
01/05/2011, 17:05
ninguem sabe?

Imperador!
01/05/2011, 18:49
ninguem sabe?

Eu não sei, mas oficinais especializadas em L200 sabem. Talvez tenha a informação no scanner ou algum teste elétrico no módulo.

edusao
01/05/2011, 19:02
ninguem sabe?

Christian, pelo que entendi de todos os comentários aqui do forum acho que vc pode simplesmente tirar o módulo, testar o carro, e ligar o módulo de novo para ver se dá diferença. Varios colocaram o módulo na GLS e segundo dizem é plug and play, ou seja, só colocar e tirar quando quiser.

Se confirmar isso e testar nos conte se tava tudo certo.

christian hackbarth
01/05/2011, 19:17
pois é, na gls sei que dá pra por e tirar tranquilo, na hpe não sei se ela não sente falta do modulo e acusa no painel. vou testar.

edusao
01/05/2011, 19:44
Caro Christian,

de repente é bom perguntar antes para alguem que já tenha feito isso né, pois se acender a luz, mesmo que não estrague nada, vc vai gastar uns trocos numa concessionária para resetar né...

Carlos A. C. Azevedo
02/05/2011, 11:01
Sobre o medo da luz ficar acesa direto, pode ficar tranquilo, esse sistema de controle, quando ta tudo normal no funcionamento, tudo volta ao normal, como se nada tivesse acontecido...

Sobre retirar o módulo, a diferença entre a GLS e a HPE, olhando só a parte do motor e controle, são exatamente iguais, só contando com o modulo hpe, ou seja se tirar ele, não tem rolo nenhum o carro só fica mais fraco, mas ele acusar alguma falha só por falta do Hpe, ele nao vai acusar não...

:concordo:

christian hackbarth
02/05/2011, 13:12
bom saber. ontem a noite saí com a camionete e senti que ela voltou a ficar violenta. tenho quase certeza que o modulo tirou uns 2 dias de ferias e agora voltou ao trabalho. vou viajar e na volta tiro ele e dou uma limpada no conector, deve ser isso.

christian hackbarth
13/05/2011, 17:52
Então. hoje tirei o modulo, abri e ele parece perfeito, nenhum defeito visual, claro que pode ter algum defeito interno, nos ci's.

deu pra notar que o troço é uma gambiarra da mit mesmo, o meu fica fixado com velcro na pontinha do carpete, abaixo do porta-luvas, o plastico foi lixado pro velcro colar nele.

notei que tem um led vermelho no modulo. na minha ele dá uma piscada rapida qundo ligo o motor, depois permanece apagado. alguem sabe pra que serve esse led? sera que indica anomalia?

evertonpastel
04/06/2014, 01:44
ola pessoal sou novo no forum que por sinal esta de parabens. agalera se ajuda prea valer

pois bem voltando ao assunto comprei uma l200 outdoor automatica recentemente e notei que o modulo hpe esta desligado.
alguem sabe informar o porque?? ouvi falar que ele apresenta problemas como perca de potencia e excesso de fumaça, verdade?
se alguem souber de alguma informção que ajude ficarei grato.

Junior-L200Power
05/06/2014, 11:01
A minha Outdoor é 10/10 e veio com o HPE desligado de fábrica!!
Que ano é sua L200??
Fiz uma pesquisa e descobri que de 2009 em diante todas L200 e Pajero HPE vieram coim os módulos HPE desligados!!
Eu só descobri isso pq eu fui instalar Unichip na minha, dai por acaso acabei vendo que o modulo tava desligado!!
Se a sua for antes de 2009 pode ser que o modulo deu algum problema e foi desligado!!
Mas a única forma de vc saber mesmo é ligando ele e ve se o carro se comporta normal sem acender luz de injeção ou algo do tipo!!
Com o HPE desligado a L200 fica mais lerdinha e gasta bem mais combustível, isso falo com 100% de certeza pois é o que aconteceu com a minha quando tava com modulo desligado!!

Grande abraço!

LeoGuerra
03/03/2016, 14:44
Pessoal boa tarde ...

sei que estou ressuscitando um tópico antigo ...L mas é que tenho um problema em relação ao módulo Hpe ...

comprei um módulo desses após ler entusiasmado os relatos de alguns colegas aqui do fórum de que valia muito a pena ...

pois bem .... fiz como manda o figurino e instalei o bendito ... Depois disso, religuei o negativo da bateria e girei a chave na primeira posição (antes de dar partida ... Só com o painel aceso) ...

Ocorre que a central (acho que é a do ABS é essa da foto em anexo)) começou a fazer TEC... TEC .... TEC .... TEC .... TEC

Nem cheguei a ligar o carro ... Desliguei a chave... Despluguei o negativo da bateria e removi o módulo ...

releiguei tudo sem o bendito módulo HPE e o carro estava normal ...

pergunto aos colegas do fórum:

alguém já viu este cenário???
será que o módulo pode estar estragado??
o poderia ser o causador desses TEC TEC!?!?

grato pela atenção

sds

leoguerra

524049

Carlo_TR4Flex
08/03/2016, 23:07
Pessoal boa tarde ...

sei que estou ressuscitando um tópico antigo ...L mas é que tenho um problema em relação ao módulo Hpe ...

comprei um módulo desses após ler entusiasmado os relatos de alguns colegas aqui do fórum de que valia muito a pena ...

pois bem .... fiz como manda o figurino e instalei o bendito ... Depois disso, religuei o negativo da bateria e girei a chave na primeira posição (antes de dar partida ... Só com o painel aceso) ...

Ocorre que a central (acho que é a do ABS é essa da foto em anexo)) começou a fazer TEC... TEC .... TEC .... TEC .... TEC

Nem cheguei a ligar o carro ... Desliguei a chave... Despluguei o negativo da bateria e removi o módulo ...

releiguei tudo sem o bendito módulo HPE e o carro estava normal ...

pergunto aos colegas do fórum:

alguém já viu este cenário???
será que o módulo pode estar estragado??
o poderia ser o causador desses TEC TEC!?!?

grato pela atenção

sds

leoguerra

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/524049-modulo-hpe-image.jpg

Leo, vc tem certeza que comprou o modulo correto? Tem dezenas de modulos diferentes para os Pajero Full Sprort, L200 etc. E ainda tem os que vieram de fabrica e os comprados direto da Stt Emtec que é quem fabrica estes modulos.

Se tiver certeza que é o modulo correto, ou veio com defeito ou pode ser que o modulo esteja testando o abs, vou dar uma checada no meu pra ver se o abs "clica" com a chave ligada.

Se o modulo for o errado, como ele simplesmente le os sensores e passa dados alterados para o ecu original do carro (e pelo menos no meu Pajero full ainda tem um solenoide adicional que controla o alivio do turbo), se tiver algum fio trocado por não ser o modulo correto o ecu pode estar recebendo dados trocados ou completamente fora da realidade.

Na minha opinião vc deu sorte que o abs começou a clicar com o carro desligado, imagina se for o modulo errado e o não abrir o alivio do turbo quando tira o pé por exemplo, ia acabar com sua admissão ou coisa pior...

Abraço.

LeoGuerra
12/03/2016, 14:29
Leo, vc tem certeza que comprou o modulo correto? Tem dezenas de modulos diferentes para os Pajero Full Sprort, L200 etc. E ainda tem os que vieram de fabrica e os comprados direto da Stt Emtec que é quem fabrica estes modulos.

Se tiver certeza que é o modulo correto, ou veio com defeito ou pode ser que o modulo esteja testando o abs, vou dar uma checada no meu pra ver se o abs "clica" com a chave ligada.

Se o modulo for o errado, como ele simplesmente le os sensores e passa dados alterados para o ecu original do carro (e pelo menos no meu Pajero full ainda tem um solenoide adicional que controla o alivio do turbo), se tiver algum fio trocado por não ser o modulo correto o ecu pode estar recebendo dados trocados ou completamente fora da realidade.

Na minha opinião vc deu sorte que o abs começou a clicar com o carro desligado, imagina se for o modulo errado e o não abrir o alivio do turbo quando tira o pé por exemplo, ia acabar com sua admissão ou coisa pior...

Abraço.

Então Carlo_TR4Flex ...

acho que o problema é que comprei o módulo HPE pra câmbio mecânico ... e a minha é A/T !!!

Eu lembro de ter lido em algum lugar aqui do fórum, sobre uma pergunta de um usuário que havia comprado um módulo A/T pra L200 dele que era M/T e lhe foi passada a informação de que poderia usar na boa o módulo trocado ... no meu caso, parece que não pode mesmo ... No caso, o módulo que comprei é o CA160012 e pra A/T é o código CA160011 ...


Bom ... na semana do dia 22 estarei em Goiânia e sei que lá no setor Canaã eu encontro esse módulo fácil ... tentarei fazer algo a base de troca ... caso não seja possível, vou tentar vender esse módulo que comprei!!!

Inclusive, se souber de alguém que queira um módulo desses ... vou vender bem barato ...

Obrigado pela resposta!!!

Sds

Lepguerra

ranger7000
30/12/2016, 22:13
Ola amigo.
Tenho uma l200 hpe 2012, ela esta agora com 19.000 KM, a camionete é somente para eu viajar a passeio, fica o maior tempo parada, ela apresentou esse problema no modulo abs "TEC, TEC, TEC", e esgotou a bateria. O que voce fez depois disso?
[QUOTE=LeoGuerra;2355362]Pessoal boa tarde ...

sei que estou ressuscitando um tópico antigo ...L mas é que tenho um problema em relação ao módulo Hpe ...

comprei um módulo desses após ler entusiasmado os relatos de alguns colegas aqui do fórum de que valia muito a pena ...

pois bem .... fiz como manda o figurino e instalei o bendito ... Depois disso, religuei o negativo da bateria e girei a chave na primeira posição (antes de dar partida ... Só com o painel aceso) ...

Ocorre que a central (acho que é a do ABS é essa da foto em anexo)) começou a fazer TEC... TEC .... TEC .... TEC .... TEC

Nem cheguei a ligar o carro ... Desliguei a chave... Despluguei o negativo da bateria e removi o módulo ...

releiguei tudo sem o bendito módulo HPE e o carro estava normal ...

pergunto aos colegas do fórum:

alguém já viu este cenário???
será que o módulo pode estar estragado??
o poderia ser o causador desses TEC TEC!?!?

grato pela atenção

sds

leoguerra

524049[/

Cleo
02/01/2017, 15:13
Então Carlo_TR4Flex ...

acho que o problema é que comprei o módulo HPE pra câmbio mecânico ... e a minha é A/T !!!

Eu lembro de ter lido em algum lugar aqui do fórum, sobre uma pergunta de um usuário que havia comprado um módulo A/T pra L200 dele que era M/T e lhe foi passada a informação de que poderia usar na boa o módulo trocado ... no meu caso, parece que não pode mesmo ... No caso, o módulo que comprei é o CA160012 e pra A/T é o código CA160011 ...


Bom ... na semana do dia 22 estarei em Goiânia e sei que lá no setor Canaã eu encontro esse módulo fácil ... tentarei fazer algo a base de troca ... caso não seja possível, vou tentar vender esse módulo que comprei!!!

Inclusive, se souber de alguém que queira um módulo desses ... vou vender bem barato ...

Obrigado pela resposta!!!

Sds

Lepguerra

Onde adquiro esse modulo HPE para a Pajero Dakar 10/11 AT

l200 diego
18/09/2018, 23:35
A minha l200 hpe 2004, começou a fazer muita fumaça, e mal vários problemas,se acelerava por conta,estava quase incontrolavel, colocamos o escâner e não acusou anomalias, os mexanicos cada um dizia uma coisa, foi onde por conta própria resolvi desligar o hpe,pronto solucionou todos os problemas ficou boa de andar sem fumaça perdi muito pouco de rendimento mas dei um pouquinho mais de pressão no turbo e ficou top.