PDA

Ver Versão Completa : MAZDA B2300: Uma Quase - Ranger!

Bruno Ancioto
29/04/2011, 13:34
Salve galera! Sou "carne nova" aqui no 4x4 Brasil! Os fóruns aqui já me ajudaram muito!

Recentemente eu adquiri uma pick-up curiosa: É uma Mazda B2300 CS 1994! O motor, como a própria referência já trás, é um 2.3, à gasolina, twin spark (duas velas por cilindro) e uma semelhança incrível com as nossas primeiras Ford Ranger! O painel e os instrumentos são os mesmos da Ford Explorer de 1994, a mecânica e demais componetes também são, bem dizer, os mesmos! Com exceção da grade, faróis, faixas e mais alguns poucos detalhes!

O problema que estou verificando nela é bem o que já andei lendo sobre outras Ranger's 2.3: O ráio do CONSUMO e a LERDEZA dela ao sair!

Oh céus! Me encantei quando ví essa "belezura" (é um pouco feínha!)! O preço foi bastante atrativo, circulei com ela e verifiquei que era mesmo um pouco "chocha" ao sair, mas pensei "foda-se", já tive carros mais "chochos" que isso!!!

Na verdade eu estava precisando de um utilitário e não tinha pretenção de pagar muito! Antes de fechar negócio, resolvi pesquisar um pouco sobre a pick-up: Só achei sites americanos que falavam sobre ela, ví que a motorização não é muito diferente do que temos por aqui (OHC 2.3) e lí que houve uma parceria gigantesca entre a Ford e a Mazda naquele ano de 1994, o que levou essas duas marcas a fazerem praticamente o mesmo veículo!

Quase como que a "Auto Latina" fez por aqui! Portanto me senti seguro em comprá-la!

Agora ela está numa revisão minuciosa e irei buscá-la logo mais! Meu receio é de ela continuar a beber.... sustentar dois que bebem (eu e a pick-up) é "soda", né?! He, he, he!

Sendo assim, gostaria de trocar informações, idéias de otimizações e tal, com quem possui uma Ranger OHC 2.3, ou mesmo uma MAZDA à gasolina!

Forte abraço à todos!

Bruno Ancioto.

Edintruder
29/04/2011, 22:28
Deverias ter pegado uma Peugeot 503! ahahah!
Bota umas fotos da bagaça pra gente ver!
Se é a mecânica da Ranger nem esquenta a cabeça. Pra parar de beber basta deixar na garagem, mas não vai ser muito bom isso. Tem GNV aí onde tu moras?

Walter L. L. Casitta
29/04/2011, 22:50
Sendo uma twin spark, pode estar lerda se uma das bobinas estiver com problema. Mesmo só com a metade das velas funcionado o motor roda redondo mais sem força. Da uma verificada.

rfdex
02/05/2011, 15:11
Já ouvi comentários que a Ford possui participação na Mazda, assim como a GM na Isuzu (basta ver a semelhança de pickups antigas dessa marca com as primeiras S10s). Certamente esse motor é o mesmo 2.3 que saiu nas Rangers. De qualquer forma, o veículo que comprou realmente é voltado para o trabalho - o que as pickups nacionais não são. Só ver o tamanho da carroceria, capacidade de carga e principalmente altura da carroceria em relação ao solo - o que facilita demais o embarque/desembarque de mercadorias. Assim acontece com aquelas Hilux antigas baixinhas. São veículos voltados para o trabalho. Quanto à pickup Peugeot (modelo 504d), apesar do preconceito no Brasil, posso falar que é um excelente carro. Se feitas as manutenções mínimas preventivas, bem como for respeitado o limite do veículo, você terá um excelente carro. Tivemos uma há aproximadamente 11 anos atrás. Passamos 2 anos com ela. Consumo era na faixa dos 13 por litro. Transportava 1300kgs facilmente, pois tinha bastante torque em baixa rotação. Era um carro simples, porém robusto. O motor de fato apresentava, na maioria dos casos, problemas de superaquecimento. A nossa só houve uma vez, ocasião em que trocamos o radiador por um maior de alumínio e nunca mais teve nada. As 95 em diante, salvo engano, vieram com ventoinha mecânica e, assim, os problemas de superaquecimento diminuíram bastante. Mas o motor, projetado para rodar na Europa, não foi tropicalizado, possuindo estreitos dutos de refrigeração, especialmente no cabeçote. Voltando ao assunto, espero que a pickup atenda as suas necessidades e não tenha maiores problemas. Saudações.

Bruno Ancioto
10/05/2011, 16:14
Caro Edintruder: Boa essa! "Pra parar de beber deixe na garagem"... hahaahahahah!!! Por aqui tem GNV sim, mas tenho receio de usar esse tipo de combustível. É que ainda não sei bem sobre os prós e os contras do Gás; mas é um caso a se pensar! Obrigado pelo post!

Bruno Ancioto
10/05/2011, 16:41
Quero agradecer aos colegas que fizeram seus posts!!!

O amigo Walter L. L. Casitta me abriu os olhos: Realmente, pelas bobinas percebi que uma delas não enviava o sinal amplificado de forma correta às velas, assim, a queima não era perfeita e o resultado é o consumo excessivo e a perda de desempenho... Fazendo o caminho inverso, chegamos ao módulo de ignição. Alí é que estava o "pipoco"....

Este módulo apresenta falha, inclusive nem o conta-giro funciona, pois este está ligado ao sinal do módulo e a luz "Check Enginie" fica acesa no painel direto (o antigo dono deu um jeitinho de ela ficar apagada...). Aí, retiramos o módulo e tentamos abrí-lo, mas sem muito sucesso. Depois de uma leve fuçada, reinstalamos o bendito e... não é que ela voltou a funcionar normal!?!?!!?! O conta-giro funcionou certinho, a maldita luz "Check Enginie" se apagou e a pick-up mudou! Ficou ótima para se dirigir!!!

Mas alegria de pobre dura pouco mesmo, né!? No outro dia ela voltou a ser aquele desgosto novamente.... Resultado: meu grande amigo e mecânico-eletricista partiu para o "plano B"! Conseguiu o diagrama elétrico da Mazda e agora está analisando algumas possibilidades!

Aqui em Londrina-pr tem umas pessoas que remanufaturam módulos e afins! Se o Rogério não conseguir muita coisa, têm esses caras! Se na pior das hipóteses eles também não forem bem, tem o E-bay!!! Só que é coisa de U$ 140,00 (Dólares), mais ou menos...

Tentamos fazer "intercâmbio" com peças das Rangers OHC 2.3, mas muda o plugue, os pontos e mais um monte de detalhes. Enfim: Estamos no agurado... por isso ainda não enviei nenhuma foto da "coisinha"!!!

Com certeza ela atenderá minhas necessidades, faz tempo que não tinha uma pick-up! Não dá para ficar sem!

Forte abraço à todos!

Bruno Ancioto.