PDA

Ver Versão Completa : Novas mangas e cubos ENSIMEC

rubensx
18/04/2011, 22:05
Para quem não sabe a ENSIMEC lançou um kit de cubos de rodas e mangas "reforçados" que segundo anúncio dizem ser o dobro da capacidade dos originais...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=275952&stc=1&d=1303174403

Ok, bem legal... Agora eu quero saber... Qual processo de teste, torção e de capacidade de material me comprova que a capacidade é de 2x a do cubo original? Qual a capacidade original e qual a metodologia usada para teste para ter essa afirmação?

Aliás quero saber o processo de forja do cromo-molibdênio como foi feito e em qual mistura para garantir esse tipo de afirmação...

Pergunto pois há um projeto aqui em segundo plano (que mais pra frente iremos revelar) que exige certa capacidade, porém, não obstante... que garantias terei sendo que a Ensimec já teve uns produtos meio que bem criticados aqui no forum de a qualidade não ser a mesma?

Outra pergunta é... (que eu não posso afirmar, mas queria saber se foi isso). Esse produto não é cópia do Totaltork? Porque pelo visto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1412&pictureid=11115

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1412&pictureid=11116

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1412&pictureid=11117

Há uma semelhança BRUTAL entre os dois produtos, só que, ao que me consta a totaltork já fabrica a mais tempo, e devido a isso, a Ensimec teria então copiado um produto para matar a concorrência da totaltork que nem fabricava exatamente o mesmo produto?

Por fim, o que me garante que a Ensimec é mais forte que o Totaltork ou memso que é o dobro da capacidade do original???... estou com muitas duvidas sobre esses produtos e se suas peças são intercambiáveis devido a semelhança ser muito grande...

Se forem intercambiáveis será muito legal, pois não dependerei de um fornecedor só, e pelo visto o rolamento utilizado inclusive é o mesmo!

Abraços com duvidas e obrigado :concordo:

rubensx
18/04/2011, 22:23
Ah esqueci de mencionar utilizarei pneus 38" no meu projeto...

aguenta? :concordo:

samukanvas
18/04/2011, 22:55
Rubens,

Desculpe me intrometer no seu tópico, mas eu acho que a comparação parece um pouco tendenciosa, sabe? Tipo a ensimec copiou e tal... Peças de eixo são todas muito próximas... "Não tem" como fazer um design diferenciado porque outra marca já fez algo parecido. Sei lá... Não acho que há necessidade de criar caso por isso :concordo:

Acho que vc poderia enviar um mail para a ensimec e pedir essas informações. Talvez seja a maneira mais sussa de sanar suas dúvidas :concordo:

Abs :concordo:

rubensx
18/04/2011, 23:22
Rubens,

Desculpe me intrometer no seu tópico, mas eu acho que a comparação parece um pouco tendenciosa, sabe? Tipo a ensimec copiou e tal... Peças de eixo são todas muito próximas... "Não tem" como fazer um design diferenciado porque outra marca já fez algo parecido. Sei lá... Não acho que há necessidade de criar caso por isso :concordo:

Acho que vc poderia enviar um mail para a ensimec e pedir essas informações. Talvez seja a maneira mais sussa de sanar suas dúvidas :concordo:

Calmacalmaclama.. .e ai Rodrigão tudo bem?

Nada demais, num é tendencioso não, primeiro que nem conheço ninguém de empresa alguma, ao que sei a totaltork faz a igniflex e que eu inclusive nem gosto do igniflex, mas até aí é outrooo assunto, o que eu perguntei aqui é qual o processo e o que prova que a peça da ensimec é duas vezes mais forte que a original, e que a totaltork nunca disse isso, então queria saber tb se a totaltork é 1 ou duas vezes mais forte, ou se é igual

Comparação de mercado meu brother, se não houver comparação, não houver disputa de mercado, o consumidor continua pagando caro... e o que me comprova que o material é cromo-molibdênio?

Justamente, é uma chance pro fabricante vir aqui (dos dois lados) e expor os seus porquês e convencer seus clientes da compra do produto deles ou do concorrente... APENAS isso... Se vão discutir ou quebrar o pau ai é outra coisa e depende de postura, eu quero é fatos... o que sei ali é que os dois tem medidas praticamente iguais e rolamentos identicos e um começou e o outro fez depois só isso, e como disse acima NÃO ESTOU FALANDO QUE NINGUÉM COPIOU NINGUÉM estou só perguntando o que é o que...

Afinal pro meu projeto eu faço questão de estudar bem cada caso e quais materiais usar, que inclusive pode servir de TCC de faculdade pra alguns amigos... sacou?

E num quero e-mail eu quero poder elucidar duvidas gerais, odeio coisas as escondidas, quero abrir uma discussão (saudável) sobre materiais aqui.... assunto novo se quiser participar sei que vc tem bastante conhecimento sobre isso que tal?

"Flávio Gikovate
Aqueles que não toleram bem as dúvidas (por serem geradoras de ansiedade) tendem a se apegar à primeira hipótese explicativa que aparece."

Alan
19/04/2011, 10:38
Rubens, pelo que vejo esse sistema novo da ensimec utiliza rolamentos cônicos, mesmo esquema do original porém com rolamentos maiores. Já o sistema da totaltork usa rolamentos com esferas, os quais não necessitam da pré-carga na hora da montagem.

Alan

rubensx
19/04/2011, 11:48
Rubens, pelo que vejo esse sistema novo da ensimec utiliza rolamentos cônicos, mesmo esquema do original porém com rolamentos maiores. Já o sistema da totaltork usa rolamentos com esferas, os quais não necessitam da pré-carga na hora da montagem.

Alan

Hummm interessante, mas qual deles é melhor para nosso uso então? Sou um pouco leigo quanto a tipos de rolamento :pensativo: Só que as fotos ali em cima são conicos tb da totaltork... boiei... pra mim os dois são iguais

Alan
19/04/2011, 12:16
Rubens.... olha esse tópico do Marilson:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=78913

no primeiro post ele lista algumas vantagens do sistema da totaltork. Segundo consta lá ele é banhado a óleo.

Pra falar a verdade não sei qual é melhor. Também estou estudando bastante sobre as opções que temos no mercado e ainda não me decidi. Precisamos alguém que entenda sobre ambos os kits para dar um parecer sobre as vantagens de cada sistema e a diferença entre utilizar rolamentos de esferas ou cônicos.

O que sei é que ambos sistemas usam a homo da toyo band. O da ensimec usa a RL da F1000 que é estriada, já o da totaltork usa da band, que deve ser adquirida, pois não acompanha no kit.

Uma das minhas dúvidas sobre o kit da ensimec é se no cubo que eles vendem pode ser instalados os kits de freio a disco que temos no mercado. O da totaltork eu sei que aceita todos.

Abraço.

Alan

GuTo_Cerulli
19/04/2011, 14:34
Meus dois cents:

Quem veio antes, o ovo ou a galinha, não sei...mas...

Como o amigo Alan citou, acredito que o sistema Totaltork tenha mais vantagens por utilizar peças de reposição do mercado, o que nos deixa com opções de escolha...:palmas:

Quanto ao sistema em si...Gosto mesmo dos dois rolamentos cônicos...:mrgreen:

[]'s

Alan
19/04/2011, 14:56
Lembrando também que existe o kit da macrotorque para o eixo dianteiro, que usa as homos e RL da band. O kit deles utiliza discos da F1000 e pinças da S10.
Segundo entendo, o kit foi feito para usar somente esse kit de freio.
Quanto aos rolamentos, creio que utiliza-se os originais.

Alan

rubensx
19/04/2011, 16:01
no totaltork sei que os rolamentos são maiores e mais "parrudos", parece que aguenta mais...

agora num sei os do macrotorque são originais, logo não deve aguentar mais, agora a ensimec afirmar que é 2x mais forte que a original que me atraiu atenção, como eles testaram isso e se aguenta mesmo... se for vc vai escolher pela durabilidade ou pela facilidade de peças....

sei que tb dá pra por os rolamentos da BMW no lugar, mas enfim...

Cadê o samukanvas pra falar mais do treco? Cadê os caras ninja de rolamentos e materiais?

Alan
19/04/2011, 16:45
Rubens, onde você achou esse anúncio da ensimec? Sabe o que acompanha o kit? Preço??

Alan

Giovani
19/04/2011, 18:07
Quando conversei com o pessoal da Total Tork na Fenajeep, a informação que passaram é que usam os rolamentos da Ducato e o aço utilizado nos cubos é o SAE 1045. São peças usinadas à partir de tubos e soldadas. Não são peças forjadas.
Sobre a manga de eixo não me lembro. Apenas lembro que faziam umas capinhas em um aço mais duro para evitar o desgaste causado pelo retentor e um calço para o rolamento.

A idéia de usar um rolamento único (duplo) parece ser a mesma. Já se é o mesmo rolamento, só conferindo a numeração de ambos.

[]'s

samukanvas
19/04/2011, 19:12
no totaltork sei que os rolamentos são maiores e mais "parrudos", parece que aguenta mais...

agora num sei os do macrotorque são originais, logo não deve aguentar mais, agora a ensimec afirmar que é 2x mais forte que a original que me atraiu atenção, como eles testaram isso e se aguenta mesmo... se for vc vai escolher pela durabilidade ou pela facilidade de peças....

sei que tb dá pra por os rolamentos da BMW no lugar, mas enfim...

Cadê o samukanvas pra falar mais do treco? Cadê os caras ninja de rolamentos e materiais?

Cara, nem sempre mais é melhor... Quando se coloca muito material em algum lugar, eu penso logo que o produto é ruim. Afinal, engrossar (em peça de alta performance) não é sinônimo de resistência. Já trocar o material, como a ensimec fez, eu acho que é mais profissa. A mesma peça com 2x mais resistência se arruma com bons materiais. Se o cro.mo dará isso, já não sei, mas aço comum como é usado no totaltork não é...

NMHO, eu acho que vc pegar um eixo de cj, problemático de munhão, de tubeira, de freio, de semi, de rolamentos, de estrias etc... e sair colocando um monte de upgrades, custará mais caro que um par de eixos já prontos de outros carros que encontramos por aí. Se eu tivesse um CJ, a primeira coisa que faria, seria "jogar fora" seus eixos imediatamente. Com uma boa base, vc consegue boa resistência. A partir do d44 do cj vc não tem nada.

Estamos falando de 38, certo? Se for pra pneus menores (31-32-33), se não quer se aporrinhar com "mexânicos fazendo adapitações" no seu carro, se quer continuar com tudo original, mas só busca segurança pro seu carro, o reforço será perfeito pra vc.

rubensx
19/04/2011, 23:38
Cara, nem sempre mais é melhor... Quando se coloca muito material em algum lugar, eu penso logo que o produto é ruim. Afinal, engrossar (em peça de alta performance) não é sinônimo de resistência. Já trocar o material, como a ensimec fez, eu acho que é mais profissa. A mesma peça com 2x mais resistência se arruma com bons materiais. Se o cro.mo dará isso, já não sei, mas aço comum como é usado no totaltork não é...

NMHO, eu acho que vc pegar um eixo de cj, problemático de munhão, de tubeira, de freio, de semi, de rolamentos, de estrias etc... e sair colocando um monte de upgrades, custará mais caro que um par de eixos já prontos de outros carros que encontramos por aí. Se eu tivesse um CJ, a primeira coisa que faria, seria "jogar fora" seus eixos imediatamente. Com uma boa base, vc consegue boa resistência. A partir do d44 do cj vc não tem nada.

Estamos falando de 38, certo? Se for pra pneus menores (31-32-33), se não quer se aporrinhar com "mexânicos fazendo adapitações" no seu carro, se quer continuar com tudo original, mas só busca segurança pro seu carro, o reforço será perfeito pra vc.

tai a resposta que eu procurava, realmente pensando por esse lado... :pensativo:

não é um cj mas a idéia inicial era usar D44 pelo preceito que a ensimec diz aguentar 2x mais... 33 eu acho que 38 seria o limite, mas trabalhar no limite... hummmm

resta saber se é memso o cromo-molibdênio, porque além de ser carissimo esse metal comparado com outros a forja é bem complexa por isso perguntei se isso procedia...

Giova, dessas infos não sabia obrigado por me atualizar

Alan - não sei valores, era do jornal Mais Offroad... tem no site deles na ultima edição disponivel !!!

thanks for all!!

Desnickadu
20/04/2011, 11:12
Hummm interessante, mas qual deles é melhor para nosso uso então? Sou um pouco leigo quanto a tipos de rolamento :pensativo: Só que as fotos ali em cima são conicos tb da totaltork... boiei... pra mim os dois são iguais

Rolamentos de esfera são mais recomendados para aplicações onde seja exigida muita rotação, pouca vibração e pouco torque [deslocamento lateral].
Ja os conicos [de rolete] são recomendados pra uma rotação mais baixa porém aguentam muito mais torque e vibração que as esferas.

Eu não vejo como podem colocar um rolamento de esferas num cubo desses, visto que são "profissionais" no assunto :???::???:

Marcelo A. Marchiodi
20/04/2011, 12:11
resta saber se é memso o cromo-molibdênio, porque além de ser carissimo esse metal comparado com outros a forja é bem complexa por isso perguntei se isso procedia...

Meus 2 cents...

Além de caro, bem difícil de achar por aqui, se for mesmo o 4130.
E outra, forjamento é algo bem caro também, exige matriz; a forja em si que não é qualquer um que oferece esse serviço... sem falar que "forjado" virou adjetivo de peça mais forte.
Não to duvidando do produto de ninguém, mas fazer uma peça que teria pouca saída, forjada e num material desses... :pensativo:

rubensx
20/04/2011, 13:43
Meus 2 cents...

E outra, forjamento é algo bem caro também, exige matriz; a forja em si que não é qualquer um que oferece esse serviço... sem falar que "forjado" virou adjetivo de peça mais forte.
Não to duvidando do produto de ninguém, mas fazer uma peça que teria pouca saída, forjada e num material desses... :pensativo:

Ah cara, eu tow duvidando sim, posso estar falando merda, mas a idéia é justamente abrir discussão sobre a veracidade de certas informações, é muito fácil eu dizer pra um monte de leigo que minha peça é de ADAMANTIUM do esqueleto do wolverine, se ninguém nem sabe se existe esse metal e qual o processo de forja e etc...

Na minha opinião: 1- é caro demais esse metal para a saida que tem, 2- teria de ter ferramental bem caro pra fazer isso (não que a ensimec não tenha) 3- pra afirmar que tal peça resiste 2x mais tem de ter testes comprovando...

Sabe que se alguém pegar a peça e mandar fazer uma análise de material ou mesmo pra saber se a peça realmente não aguenta essas 2x o processo no procom é de matar... eu teria medo de certas afirmações...

mas enfim e ai qual é melhor ai no caso? totaltork? macrotorque? ensimec?

Marcelo A. Marchiodi
20/04/2011, 14:14
Bom, até onde vai o meu conhecimento, eu iria de Ensimec, se for mesmo forjado, peças forjadas são sempre melhores (além deles usarem o rolamento cônico, bem melhor sem dúvidas), mas...tem gente aí que conhece bem mais que eu, logo aparece por aqui, certeza.

Pra você entender bem a diferença do forjamento e pra ilustrar o tópico, olha as imagens anexas, a imagem da esquerda representa um corte num material que vai virar uma engrenagem, a outra imagem ilustra como seriam perfis de dentes usinados e forjados, percebe-se claramente a diferença.

samukanvas
20/04/2011, 15:00
Meus 2 cents...

Tb concordo, mas pensando um pouco mais, o material já pode vir "tratado" e depois ser usinado. Acho que pode ser assim que fazem. É uma opção.

-------------------------------

Rubens,

Se vc tivesse enviado um mail pra ensimec, alguma resposta mais completa já deveria ter pintado na sua caixa de mail e nossas dúvidas poderiam estar sanadas :mrgreen: :concordo:

Eu prefiro esperar uma resposta deles antes de falar algo :concordo:

Sobre a qualidade e disponibilidade do material, a 4crawl está comprando 4340 e está usinando para um novo protótipo de super d44 que iremos lançar junto com a parceria da ARB no diferencial de competição deles. Não é difícil arrumar nem tão caro, mas a qualidade é um problema. A qualidade vc tem que pesquisar e saber do que se trata. Será superior a um dana 60 original (comparado a um d60 com reforço) e terá um "sistema" que evitará a quebra do semi. Assim será só reforçar o eixo d44 na tubeira e pronto... D60 pra que? :mrgreen:

abs

Nava
20/04/2011, 15:49
Ja trabalhei com usinagem, forjamento e tratamento térmico. A Ensimec é grande suficiente para conseguir fornecedores aptos a forjar uma peça desta que na minha visão é muito simples. Fora que estão em SC no pólo metal-mecanico!

A seleção de aço também é fácil e existem muitos fornecedores bons. Matriz de forjamento: o caro é usinagem.

Ou seja, a Ensimec tem capacidade de usinar em grande escala e isso é o caro no processo que para ela viabilizou o projeto. Resumo: ele fabricou a matriz, levou pra alguem bater as peças, devolve pra ela, ela usina, trata e pronto...

Métodos para testar tem vários. Se a peça for forjada e tratada como deve ser com certeza é muito mais resistente que 2x somente.

Em relação a aços a seleção é importante sim e não é necessário formulações especiais basta olhar a DIN ou ASTM e escolher o aço que precisar. Qdo o cara diz que usa aço mola, aço da toy, aço disso ou daquilo significa duas coisas: não entende M nehuma e chuta ou quer ser didático para que a pessoa que vai comprar perceba que é bom em referencia ao uso "base".

A Macrotorque forja a manga de eixo tb no padrão dimensional da toyband para willys.

MaGao
20/04/2011, 16:22
Eu uso t-rex bone.. com 37x12,5 e meu irmão t-rex bone com 38x13 ambas rodas offset -39

recentemente empenei a capa do eixo.. mais não abriu folga e muito menos deformou nada no kit da ensimec.. e olha que to de engesa.. 2x mais pesado q o cj..

Abraços,

rubensx
20/04/2011, 17:28
agora gostei mais dados tecnicos...

então, alguém usa aqui os kits diferentes aqui?

queria saber config e kit utilizado, exemplo totaltork - Macrotorque - Ensimec e o que usam e se tem problemas...

A questão pessoal, é apenas que não aceito qualquer cosia como verdade plena apenas duvido de toda a informação que não me é comprovada, não estou auqi ESCRACHANDO ninguém, só estou querendo VER ou comprovar o que falam e claro dai, formular minha opinião, sempre que tenho duvidas abro a questão para varias pessoas e vou pegando opiniões...

se tiverem configs assim ou alguém já usando os kits postem as impressões e fotos aqui please!

CAVESO
20/04/2011, 18:04
Rolamentos de esfera em cubos não são novidade (os carros e caminhões usam há muito).

Mas os caminhões e carros usam rodas com offset positivo e pneus relativamente pequenos...

Para pneuzões e rodas com offset extremamente negativos como nos jipes, rolamento de esfera é a melhor opção???????????????

Aos entendidos (ui)...........

edubasile
20/04/2011, 18:58
To acompanhando!! Muito interessante a discussão, como pretendo atualizar os eixos do meu jeep, estou aproveitando pra aprender mais e tomar a melhor $$$ decisão.
Gostei do metal do Wolverine KKKKK

MaGao
20/04/2011, 19:06
Cara.. quer acabar com isso? poem D60 logo =)))

Eu uso T-rex bone dianteira eixo de rural 13x43 motor s4t plus 150cv 46kfmg torque, engesa F1 1986 de fibra (bastante pesado) e 37"
Atrás tem flutuante da ENFER.

No meu irmão mesma config soque atrás flutuante da Ensimec. so que com pneu 38"

Nunca tivemos problemas com os kits.. inclusive como relatado no topico do meu carro no frota.. tem as fotos la do empeno que deu na carcaça do eixo.. e o kit não sofreu nada..

Abraços,

rubensx
20/04/2011, 19:50
Então, olha que curioso a enfer não afirma ser de "adamantium" os semis e parecem de boa qualidade...

Legal essa discussão para poder criar parâmetros e estimular o brasileiro a QUESTIONAR os produtos e o uso deles...

Enquanto não fizermos isso mesmo que seja sobre eixos D44 que pode ser que não sejam usados e sim D60, conhecimento não pesa, não atrapalha e será de boa serventia num futuro caso necessário...

Bom então vejamos tudo isso me leva a crer que propagandas sobre aço adamantium não devem ser levados em consideração... :pensativo: mesmo que porque, será que necessito disso tudo?

legal vamos prosseguindo...

quem tiver mais considerações por favor... prossiga!!!

Alan
20/04/2011, 19:52
Retificando algumas coisas que postei:
Esive olhando algumas informações que recebi... o kit da macrotorque usa os dois rolamentos da band e não os originais willys. No orçamento que recebi, o preço é de 2.200,00 a vista. Ainda tem que adquirir as RL e as homos da band, disco da F1000 e pinças da S10. Creio que vai beirar os 4.000,00. Pra mim esse da macrotorque não é vantagem pois já uso o kit do berga com pinças da S10, porém o disco não é o da F1000, e como não pretendo gastar mais com freios.................

No kit da totaltork também devem ser aquiridos os mesmos componentes, e o preço do kit pode ser visto no anuncio do Marilson.

Rubens, no site da garra tem um kit da ensimec com o cubo HD que não é o forjado, e usa um rolamento da band e um do willys.
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Ensimec&produto=Kit+Ponta+de+Eixo+Diant.+dana+44+30E+F75%2 FRural+%28Cubo%2BPorcas%29&dept_id=313&pf_id=KT082C

Será que esse kit já não te atende?? Já vi alguns aqui no fórum rodando com os cubos originais e 37.

E como o Nava falou, o caro mesmo é o precesso de usinagem. O material é sim mais caro, mas nada exagerado. Usinar cromo-molibdênio usa-se velocidades baixas e mesmo assim o negócio consome muito rápido as ferramentas de corte.

Se o kit da ensimec cumprir o que promete e tiver um preço camarada, vou optar por esse.

Abraço.

Alan

edubasile
20/04/2011, 19:55
http://1.bp.blogspot.com/_6YzkiuNPoHU/S1BjWc5xm7I/AAAAAAAABR0/xe9auZeRl8M/s400/161226-wolverine_400.jpg

Garoto propaganda dos novos cubos??

Skull Crusher
20/04/2011, 20:19
O Xande até pode virar garoto-propaganda!

Bom, seriedade agora:

1- SAE 4140 / 4340 são materiais dos mais ordinários que existem dentro de uma indústria, depois do SAE 1045 ou seja...nenhuma exorbitância de valores

2- usinar os ditos também nada de novidade que exija um custo adicional estratosférico...exige um pouco mais do ferramental? exige...mas quase não se usa ferramentas que sejam incapazes de cortar aços-liga dessa e de outras classes...então..rs..está tudo certo (aqui usamos de baciada 4340 pra suportes de ferramentas e dispositivos)

3- para saber se é ou não forjada uma peça como foi discutido ou suspeitado, ou se acredita no merchandising do produtor, ou visíta-se o chão de fábrica para ver e atestar o fato ou, faz-se exame metalógráfico para análise de processo de fabricação partindo do princípio da dúvida ou impossibilidade de atestar tal fato por outros meios

4- rolamentos de esferas jamais devem ser comparados aos de rolos cônicos, uma vez que suas aplicações são distintas (mesmo se falando de montagem mista esferas radiais e axiais ou rolos radiais com axiais)

5- preocupado com índice de carga dos tais rolamentos geradores de suas dúvidas? solicite ou pegue você mesmo o código normatizado do tal rolamento e efetue uma busca junto aos produtores de rolamentos mais comuns no mercado, no catálogo em índices de cargas x velocidades de trabalho

6- não é porque uma peça é unida por solda e depois é usinada que isso é sinônimo de quebra ou falha futura, depende de materias, projeto, dimensionamento, design e da execução final do produto em questão

7- depoimentos de utilização de usuários dos produtos citados são de grande valia, mas fica aqui o espaço para que os referidos fabricantes se manifestem ou que alguém que tenha entrado em contato direto com tais poste explanações técnicas ou similares

Tem mais, mas acho que já dá pra por lenha na fogueira das vaidades aí...rs

PS 1:se você pesar seu veículo e souber quanto de carga existe por eixo, é passível de descobrimento o valor unitário por roda a fim de comparação com os táis ídices de carga dos rolamentos que tens interesse em saber se são ou não adequados.
PS 2: um fator a ser considerado nos projetos de cubos/mangas é a distância de apoio entre os rolamentos montados no conjunto.

[]s & juízo!

Skull Crusher
20/04/2011, 20:30
Para ajudar quem for preguiçoso:

http://www.koyo.com.br/pdf/prod2.pdf

http://www.ntn.com.br/pdfServicos/IndiceB25/IndiceB25.pdf

http://www.skf.com/portal/skf/home/products?maincatalogue=1&lang=pt&newlink=1_19_1

http://www.nsk.com.br/pag_cat_manu2.pdf

http://www.lmr.com.br/httpdocs/catalogos/TIMKEN/catalogo_timken1.pdf

E por aí vai, escolha sua marca ou marcas favoritas e divírta-se!

[]s

Marcelo A. Marchiodi
20/04/2011, 21:57
O Xande até pode virar garoto-propaganda!

Bom, seriedade agora:

1- SAE 4140 / 4340 são materiais dos mais ordinários que existem dentro de uma indústria, depois do SAE 1045 ou seja...nenhuma exorbitância de valores

Então, esses aços são fáceis mesmo de encontrar, concordo...falei que é difícil o 4130 (que a gringada usa até pra abrir garrafa de cerveja), que foi o que entendi quando li no folder dizendo "aço cromo molibdênio", e esse sim é difícil de encontrar.
Aliás, o aço 4140 também é considerado um "aço cromo molibdênio", correto?

E agora, qual será o aço que eles usam?

CAVESO
20/04/2011, 22:48
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem.....

Mas para o nosso uso, qual rolamento é melhor: esfera ou rolo cônico? :pensativo:

MaGao
20/04/2011, 22:56
Como falei anteriormente..

os rolamentos dafrente são 1 de toyota pequeno e um de willys..

no meu flutuante traserio são os de toyota grandes..

em relação a um e a outro.. os da enfer se não tumar os devidos cuidados.. os parafusos allen folgam.. isso é chato.. mais ja tem solução.. trocar de 8mm pra 10mm que resolve..

o da ensimec não tem esse problema e o cubo é estriado.. a força não fica nos parafusos allens.. ponto pra eles..

o da totaltork é puta ignorancia visualmente nunca se sabe.. eu ia comprar eles.. mais demorou muito para ficar pronto.. optei pelo ensimec mesmo..

Abraçs,

rubensx
21/04/2011, 01:03
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem.....

Mas para o nosso uso, qual rolamento é melhor: esfera ou rolo cônico? :pensativo:

A culpa da sua dúvida é do Skull só podia ser ele !!! ehehehe Mestre, venha e termine a explicação... pelo que entendi existe rolamentos de roletes que atendem e de esferas que atendem tb, tudo depende dos materiais usados e qual a "tara" de pré carga, velocidade e capacidade de cada um por isso ele postou os pdfs de cada fabricante...

Bom, sobre o aço ser de adamantium, de boa ou má qualidade ai chutou o balde... que acho que nenhum leigo e até mesmo os mais entendidos não saberão mesmo, a não ser que desfaça o material e use a analise metaloalgumacoisa ou procure o fornecedor da ensimec...

Muito obrigado Renan pela aula, já que vc havia sumido, foi legal vc vir aqui elucidar melhor a questão proposta...

Samuka, realmente não mandei e-mail, não farei isso, quero estimular a todos pensarem sobre o assunto, não ser egoísta e pegar a resposta pronta da enismec e e-mail e papel aceita qualquer coisa, ainda acho que depois de discutirmos (saudavelmente) o assunto aqui será melhor para perguntarmos aos fabricantes o porque de cada coisa. E olha que maravilha fica num forum publico que quem euiser pode pesquisar e aprender tb... sem mistério.

Pelo que entendi cada kit tem quase uma certa aplicação... todos os três tem vantagens e desvantagens, o que quero é desmistificar que um kit "XPTO" é necessariamente melhor ou pior que outro sem discutirmos a questão...

Todos vem aqui e utilizam a "verdade plena" que tal coisa é boa... tá... PORQUE é a melhor? Vamos exercitar que faz bem...

Aprendi pacas nos posts aqui, obrigado Marcelo, Skull, Samuka, Alan, Giovani, Denisckadu e MaGao sobre as considerações!!!

Sou exigente... quero mais eheheheh alguém ai tem mais infos sobre o metal Cromo-Molibdênio e o que o torna melhor que o outro metal (duvida besta eu sei, mas vamos evoluindo o topico)...

Em tempo Samuka vc é foda, me fala pra ir de D60 e agora diz que faz algo no D44... ow mala, depois mostra ai o produtim... brasileiro num desiste nunca e adora D44!!!!
:pipoca::pipoca::pipoca:

D44 pq tenho um eixo de rural largado na oficina do Rodrigo Ciboto servindo de enfeite...:mrgreen:

samukanvas
25/04/2011, 14:28
Em tempo Samuka vc é foda, me fala pra ir de D60 e agora diz que faz algo no D44... ow mala, depois mostra ai o produtim... brasileiro num desiste nunca e adora D44!!!!
:pipoca::pipoca::pipoca:

D44 pq tenho um eixo de rural largado na oficina do Rodrigo Ciboto servindo de enfeite...:mrgreen:

Opa, não disse pra ir de d60 e sim que existem d44 mais robustos que o d44 dos cj de munhão fechado. O eixo dianteiro gasolina do troller é um bom exemplo. Se houver um flutuante pro traseiro, pode ser um ótimo par de eixos. Ir de d60 não é ruim, mas pelo peso, compensa o d44, NMHO.

Abs

Nava
26/04/2011, 13:52
Falei com a Ensimec:
Usam rolamentos maiores rolete conico, sem pre-ajsute e a peça é forjada em aço 1020 sem ToTo. É mais resistente que a deles anterior usinada pois é forjada e as paredes aumentaram em função do rolaemnto maior.
Só isso.

Fabil
26/04/2011, 17:40
um exemplo de teste sobre a capacidade das peças
Dirty 30's? Testing | Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts (http://www.trail-gear.com/dirty-30s-test)

seria legal se os fabricantes tivessem como fazer algo semelhante e divulgar

T+

Fabil
26/04/2011, 17:43
Opa, não disse pra ir de d60 e sim que existem d44 mais robustos que o d44 dos cj de munhão fechado. O eixo dianteiro gasolina do troller é um bom exemplo. Se houver um flutuante pro traseiro, pode ser um ótimo par de eixos. Ir de d60 não é ruim, mas pelo peso, compensa o d44, NMHO.

Abs

nunca desmontei um D44 dianteiro de troller gasolina, mas fiquei curioso com sua afirmaçao, alem dele ser high pinion, tem mais alguma coisa que contribua p/ que ele seja mais forte que os demais D44 de troller?

samukanvas
26/04/2011, 18:01
nunca desmontei um D44 dianteiro de troller gasolina, mas fiquei curioso com sua afirmaçao, alem dele ser high pinion, tem mais alguma coisa que contribua p/ que ele seja mais forte que os demais D44 de troller?

Estou falando da parte estrutural. A parte fixa de tubeira, case, munhão etc...

Só de não ter aqueles rolamentinhos já ajuda. Fora que o munhão é bem mais resistente e, se não me engano, usa pinos em vez de terminais. O high pinion não é só pra livrar o cardan, mas ele contribui para a não torção da carcaça não sendo tão "frágil" quanto a low. Aturam mais torque... Mesma coisa pra cherokee x wrangler.

Renato Fraga
30/04/2011, 01:47
, se não me engano, usa pinos em vez de terminais.

Usam os mesmos terminais da Cherokee, Wrangler, etc etc etc

CAVESO
30/04/2011, 13:01
Quanto custa esse kit (mangas, cubos, rolamentos, porcas e etc) novo da ensimec?

MaGao
30/04/2011, 20:36
Quanto custa esse kit (mangas, cubos, rolamentos, porcas e etc) novo da ensimec?

O meu t-rex bone.. custou 2500 + frete..

=)

CAVESO
30/04/2011, 21:48
O meu t-rex bone.. custou 2500 + frete..

=)

Mas com esse kit novo ou do antigo com rolamentos cônicos?

abs

samukanvas
01/05/2011, 03:01
Usam os mesmos terminais da Cherokee, Wrangler, etc etc etc

Que descoberta!!! :bananadança::rolleyes:

Renato Fraga
01/05/2011, 10:25
Meus parabéns!!!!!!!!!!!!!

..............vivendo e aprendendo.

Hehehehehheh!!!!!!!!

Abraços

MaGao
01/05/2011, 10:42
Mas com esse kit novo ou do antigo com rolamentos cônicos?

abs

Antigo.. e que ta 100% depois de empenar os eixos haeuhaeuhuea

Marisco Off Road
02/05/2011, 10:59
Pessoal,

Segue um link legal que achei ontem:
http://www.acosvic.com.br/acos_br.php

Abs,

fabiano carraro
08/05/2011, 16:25
PERGUNTINHA.........

as pontas da americana TRAIL GEAR suportao até 120° de torçao (pra toy)............o que é excelente pra pontas de eixo por nao deixar as coisas "trancarem de imediato"......e as fabricadas aq quantos GRAUS ACEITAM ???

como sabermos isto???..... no meu ver é algo muito mais importante do que o material empregado nas mesmas.

CAVESO
08/05/2011, 19:43

????????????????????????????? :pensativo: