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Ver Versão Completa : Engesa f1 - "mulo"



CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 17:52
Após muito tempo retardando a abertura deste tópico:shock:, chegou a hora da 2ª grande reforma na lataria:putz::parede:. Então juntando as fotos arquivadas, e "empoeiradas" no PC, aqui vão as primeiras quando o comprei, com motor 4cc, a gasolina e GNV, em 2006.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:16
Comprei-o em Juiz de Fora, e após a aventura da viagem, atravessando a serra de Petrópolis, com folga, ou "férias" na direção, só funcionando no GNV, e encarando o trânsito infernal da Avenida Brasil e adjacencias, no retorno do trabalho, deixei-o na mecânico para as devidas revisões:parede::parede:.
Após isto, já rodando mais tranquilo, troquei o sistema de freio dianteiro, a lona:parede::putz::shock:, que deve ter sido aproveitado, pelo antigo dono, quando trocou o eixo original pelo da Rural/Willis, pelo da Toyota Bandeirantes, com o kit do Mário da SUPERBRACKDISCO. Devido a "gambiarra" nos cubos, originais da Rural, com abertura de 6 furos, sofri muito tempo, com "Parkinson":evil: na direção.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:26
Alguns meses depois, adquiri a capota de fibra:concordo:, com o Fernando Filoni (TABATINGA), e encostei a viatura para reforma geral, vejam como estava a "lata":parede::putz::shock:.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:32
Depois da "descupinização" geral, ficou assim.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:40
E finalmente, pintado:dance::concordo:!!!!

DaniloSM
18/04/2011, 18:50
Parabéns pelo bruto:palmas::palmas: acompanhando...

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:51
Concluindo, a capotaria em neoprene, com novos bancos:palmas:.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 18:57
Após +/- um ano, pesquisando, parti para um motor diesel, no caso, um Q20b turbinado:twisted::concordo:, comprado com a ajuda do grande amigo Afonso, da TT4.

fguerreiro
18/04/2011, 18:58
Parabéns pelo trabalho meticuloso!
VC alterou a mecânica também?
Abraço

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 19:01
Aqui, adaptando as tubulações do filtro de ar.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 19:10
Motor no lugar, com embreagem hidráulica da BAND:concordo: e relação 13x46, que limitava a velocidade máxima em torno de 100/110 km/h:oops:.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 19:28
Com a opção de usar pnes 33", o eixo fluante, comprado na ROTA, também foi instalado, junto com o motor.
Mas o grande problema ainda permanecia, "Parkinson" na direção:parede:, além do ronco da caixa de transferência nas viagens:putz:. Comprei a da BAND, e o kit de adaptação da PIRADIESEL, juntei tudo e levei para o ROGER NUNES (Rogério), em Campos, para instalar. Ficou em sua oficina +/- um mês, e lá ele pode "exorcizar" :shock::odedo:todas as "gambiarras" da suspenção/direção/calços,etc... Voltei de lá com outro carro, parecia zero:mrgreen:. Fotos do "trampo".

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 19:33
Com direito a correção do caster e flange com cubo da BAND completo.

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 19:53
Passada esta fase, o engesão rodou bastante em encontros e passeios, mas sempre com velocidade máxima próxima a 110km/h, já com os BF's 33, montados em rodas BBS de 8" na frente e 10" atrás.
Com o grande vizinho e amigo SAMUCANVAS (Rodrigo) da 4CRAW, comprei um bloqueio da MACROTORQUE, aproveitando, consegui as relações 14x43 (3,07), e instalamos tudo junto. A viatura ficou mais solta e gostosa de andar. Com ele comprei também o guincho da SMITTBILT, e faróis PROCOMP:concordo:.

Eduardo Velo
18/04/2011, 20:01
A vtr ta perfeita , pena que não vai no encontro em Aiuruoca ...
E Monte Verde ?? vai ainda esse ano ?? rs
Vou convencer o Rogerio de mudar pra SP no encontro ... rsrsr ... vcs vão ficar sem meca ... rsrs ...
Preciso instalar ar quente e ar cond. na jabira ...

abs ... Edu

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 20:09
Hoje deixei o "MULO" no lanterneiro, para "descupização", parece um filme de terror. Os cantos da traseira, foram dobrados em chapa galvanizada de 2mm, que será instalada com rebites e parafusos, para evitar ao máximo o uso de solda. Virão também novos paralamas/"fenders" no mesmo material, aguardem!!!

CARLOS SIQUEIRA
18/04/2011, 20:18
+ fotins!! Reparem a diferença entre a chapa comum e a utilizada na confecção das peças:shock:. É brruuuuuutttaaaa!!!!! Espero que os cupins de ferro :odedo:, pelo menos na traseira:mrgreen:.

Paulo Cesar
18/04/2011, 20:52
Carlos,
Gostei de ver a reforma que o mulo vai passar, essa chapa galvanizada parece que vai ficar ideal para o nosso clima aqui no RJ.
Abs.

Kim
18/04/2011, 20:57
Carlão!

Cara, parabéns pelo serviço!!:palmas:

A viatura tá show, e com a desapropriação dos cupins de ferro, vai ficar simplesmente maravilhoso!:concordo:

Sempre acompanhando!

Abraços.

Kim.

hercilio.neto
18/04/2011, 23:31
Belo Engesão.
Parabéns.

guilhermeabreu
18/04/2011, 23:55
PÔ CARLINHOS

Até que enfim vc apareceu aqui , parabens pelas modificações , mas vejo que vc é mais teimoso do que eu , na minha 1ª reforma usei chapa 16 , e onde as usei não tive problema , mas depois de 3 anos onde não havia mexido , apareceu a desgraça novamente e fazer outra grande reforma pra depois 3 anos ter que fazer de novo , JOGUEI A TOALHA .

Como sabe troquei tudo por fibra e acho que daqui ha uns 3 a 4 anso vc estará com os incovenientes cupins de ferro em outros locais e fazer toda a chaparia com chapa de 2mm , vc terá que trocar o motor do MULO pelo motor igual ao do KIM que é um verdadeiro CUPIM DE FUZILEIRO , desculpe KIM pela brincadeira , mas o amigo CARLOS SIQUEIRA irá ter um ENGESA com peso de URUTU .

ABRAÇÃO , vou sentir muito a sua falta em AIURUOCA amigo .

Kim
18/04/2011, 23:58
Kkkkkkkkkkkkk:mrgreen:

Destroe tudo!!!!!!

CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 00:45
Edu, Kim, PC, Doutorzão e demais, obrigado pela passagem por aqui. Ainda tentarei resistir mais um pouco a substituição do caixote por um de fibra, como fez o Guilhermão, em sua empreitada que levou quase ano. Acho que não resistiria ficar sem meu único veículo por tanto tempo. Postarei ainda as fotos do ar condicionado, que acabei esquecendo. Quanto ao encontro, responderei por lá.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 18:46
Complementando, sistema de ar condicionado, com suporte e polia confeccionados sob medida, e alternador do FIESTA, com 90Ah e tamanho bem reduzido.

CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 18:50
+ algumas ...

CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 19:03
Agora os vidros elétricos, que ainda não fecham sem uma ajudinha/ "forcinha", devido as canaletas "apertarem" no fim do curso, fazendo os dentes da engrenagem pularem:putz:, com isso, o ar trabalha ligado direto:shock:. As travas das portas, não são estas das fotos, foram trocadas por universais, muito mais fáceis de adaptar.

CARLOS SIQUEIRA
19/04/2011, 19:10
Mais algumas "perfumarias":mrgreen:: console, porta trecos e botões do painel.

guilhermeabreu
20/04/2011, 20:08
CARLOS SIQUEIRA

Não posso deixar de falar , não consigo não dizer , vai lá :

Qdo coloquei o ar condicionado no meu , pedí ao DAEL ROBERTO ( CLIAUTO ) em colocar a caixa evaporadora de 6 saídas , ele me respondeu que NÃO tinha nescessidade pq o jipe é pequeno e colocou uma identica a esta que vc vai colocar de 15.000 BTUS .

RESULTADO :

Em pleno verão eu fui na oficina dele para mostrar que eu estava suando dentro do ENGESA .

Nesta troca de carroceria , pedí para ele trocar a caixa evaporadora igual a sua que ele havia colocado por outra de 6 saídas de 30.000 BTUS e aproveitei e pedí para colocar o condensador da S-10 que eu já tinha e estava lá na oficina dele .

RESULTADO :

O ar condicionado do meu ENGESA é melhor do que qualquer ar de qualquer carro zero .

Vale a pena vc trocar esta caixa pela outra maior igual a que eu coloquei , vc vai gastar um pouco mais mas vai te satisfazer por completo .

ABRAÇÃO

CARLOS SIQUEIRA
20/04/2011, 23:48
Guilherme, você não me entedeu, ou expressei-me mal! Mantenho os vidros fechados, e por isso, ando com o ar ligado direto. Não gosto de muito frio, amenizando o calorão, já está bom. A temperatura deve variar entre 22 e 24°C:concordo:. O seu deve ser um frigorífico ambulante, abaixo dos 18°C:shock::mrgreen::twisted:.

[]'s

guilhermeabreu
24/04/2011, 19:52
Guilherme, você não me entedeu, ou expressei-me mal! Mantenho os vidros fechados, e por isso, ando com o ar ligado direto. Não gosto de muito frio, amenizando o calorão, já está bom. A temperatura deve variar entre 22 e 24°C:concordo:. O seu deve ser um frigorífico ambulante, abaixo dos 18°C:shock::mrgreen::twisted:.

[]'s

BELEZA CARLOS

Pensei que vc sentisse calor como eu , mas agora vejo que vc não sente tanto calor assim , se esta bom pra vc , então tudo bem , esquece o que falei .

ABRAÇÃO , vc fez falta lá e AIURUOCA .

RogérioNunes
10/05/2011, 20:20
Amigo Carlos Siqueira, está um luxo o engesão!
Infelizmente a briga com os cupins de ferro é quase eterna mas vale a pena conservar e não demora muito chegará num momento que será só curtir o bruto!
Achei algumas fotos das gambis que tinham nele, só pra relembrar...

abraço e apareça!

Kim
10/05/2011, 20:29
Caramba!!

O cubo e os suportes de motor estão na lista das melhores/piores gambiarras!!!!!

Caramba!!!!!

CARLOS SIQUEIRA
11/05/2011, 12:04
Rogério e Kim. obrigado pela visita! As "gambi", não gosto nem de lembrar, nas fotos parecem cenas de filme de terror. Quanto a reforma, está em passos de..... tartaruga, pois estou preso no trampo e o lanterneiro me enrolando pelo telefone, e ainda para variar, o Sr, Jake, resolveu dar as caras, em breve fotos. Rogerio, estou tentando ir aí em Campos até o final do ano, vamos ver se rola a revisão anual do "MULO".

[]'s.

CARLOS SIQUEIRA
27/05/2011, 22:58
Finalmente o lanterneiro resolveu deixar de me enrolar:-?:putz:, e começou a executar a ordem de despejo dos cupins de ferro:putz::shock::karate:.

[]'s

Kim
27/05/2011, 23:17
Caprichando heim Carlão!!!

guilhermeabreu
28/05/2011, 10:42
Finalmente o lanterneiro resolveu deixar de me enrolar:-?:putz:, e começou a executar a ordem de despejo dos cupins de ferro:putz::shock::karate:.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA

Sugiro a vc retirar toda esta chapa de fundo que esta podre tb , e colocar somente uma de CHAPA 16 , se vc deixar esta aí de fundo para ficar dupla , uma por dentro que esta que esta aí e uma chapa nova 18 por fora , O CUPIM DE FERRO VAI AGIR DE NOVO RAPAIDINHO .

CARLOS SIQUEIRA
29/05/2011, 12:22
Guilhermão, é exatamente o que será feito, só aproveitaremos uns poucos centimetros, na emenda das duas peças, como cantoneira, que servirá de suporte para aplicar os rebites, reduzindo ao máximo as soldas.

[]'s

Paulo Cesar
29/05/2011, 12:42
Finalmente o lanterneiro resolveu deixar de me enrolar:-?:putz:, e começou a executar a ordem de despejo dos cupins de ferro:putz::shock::karate:.
[]'s
É isso mesmo Carlos, se precisar me fala que chamo a Puliça para o despejo.:mrgreen:

JOÃO R.
29/05/2011, 12:49
Caramba, preciso muito fazer esse serviço no Cadinho.... a lataria vai acabar.... hehehe.... tá faltando tempo meu e do boiola do lanterneiro kque diz que vai pegar o serviço desde janeiro...

guilhermeabreu
29/05/2011, 18:06
Caramba, preciso muito fazer esse serviço no Cadinho.... a lataria vai acabar.... hehehe.... tá faltando tempo meu e do boiola do lanterneiro kque diz que vai pegar o serviço desde janeiro...

AMIGO JOÃO R.

Os lanterneiros daí estão pouco sabidos , pq os daqui diz que pega amanhã e amanhã vc leva e DEPOIS PQP 2 anos para começar .

Os daí diz que VAI PEGAR e não pega e vc anda com o bichão todo podre mesmo , AQUI , PUTZ VC DEIXA LÁ E FICA 2 ANOS SEM O BICHÃO .

guilhermeabreu
29/05/2011, 18:09
Guilhermão, é exatamente o que será feito, só aproveitaremos uns poucos centimetros, na emenda das duas peças, como cantoneira, que servirá de suporte para aplicar os rebites, reduzindo ao máximo as soldas.

[]'s

CARO E GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Neste caso vc vai usar rebites maciço de alumínio ou aço inox e chapas galvanizadas correto ????????????

CARLOS SIQUEIRA
30/05/2011, 05:58
PC, valeu pela força. Estou sem tempo para marcarmos um bate-papo, com uns tira-gostos, devido ao "trampo", mas assim que puder te ligo.
Guilherme, isto para evitar ao máximo a solda no galvanizado. Quando a montagem ficar pronta, posto aqui.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
26/08/2011, 19:34
Cooff, cooooffffff, .........:confused::confused:!!!!! Quanta poeira!!!!! Bem, a novela continua em, loooonnggoss, capitulos:(. O lanterneiro, para honrar a classe:odedo::tomate:,resolveu aproveitar a minha falta de tempo para aparecer na oficina, e adiantar uns "carrinhos", e deixar a viatura literalmente abandonada, até o final do mês passado:freaking::freaking:. Agora, com mais tempo, estou "apertando" seu pescoço, e o "trampo" está andando, lento, mas.... O ninho de "cupins" era bem maior do que pensavamos, e tive que encomendar outras partes com a mesma chapa galvanizada, que foram sobrepostas nas internas, após recuperá-las e tratá-las, unido-as com bastante KPO e, infelizmente com pontos de solda, que foram indispensáveis.
O "Jake":cool: aproveitou, passou por aqui, e troxe com ele um tanque de inox, sob medida, com aproveitamento total do espaço do "castelo", abaixo do fundo da mala, com mais alguns detalhes que postarei mais tarde com ele fora do carro.

Kim
26/08/2011, 20:33
Opa Carlão!!!

E o presente????

Mandou dar um trato????

JOÃO R.
27/08/2011, 10:38
Carlos, pelas fotos está aparentando um ótimo serviço, mesmo que demorado.... e eu aqui nada, já desisti do lanterneiro e já fui em outro, pelo que vi tb todo enrolado.... acho que meu engesa vai apodrecer todo e eles não vão ter pego no serviço ainda... já éstá batendo o desespero....

guilhermeabreu
27/08/2011, 11:39
AMIGOS CARLOS SIQUEIRA E JOÃO R.

É por estas e por outras que não faço mais serviço de lanternagem/funilaria em meu jipe , fiz ísto com o meu fiquei P da vida com o FDP do lanterneiro , passei muita ráiva , a pressão foi pra casa do carvalho , não infartei pq Deus não quiz e EXATOS 4 ANOS DEPOIS me aparecem os cupins de ferro comendo tudo de novo , não nos locais que coloquei chapa 16 novas , mas onde não estava ruim e apareceram lá os bichinhos , ví que não tinha fim aquela minha agonia , FOI POR ÍSTO QUE COLOQUEI CARROCERIA DE FIBRA , e vejo vcs agora falando deste sofrimento com lanterneiro , até esquecí que meu carro tem carroceria , vejo e ando com ele todos os dias e esquecí que tem carroceria ,NUNCA MAIS VOU SOFRER COM ÍSTO .

Mas como vcs estão no meio da empreitada , vão em frente , MAS PODEM TER CERTEZA QUE DAQUI HA 4 ANOS VCS ESTARÃO COM OS SEUS ENGESAS TODOS ESBURACADOS PELOS MALDITOS CUPINS DE FERRO NOVAMENTE .

CARLOS SIQUEIRA , vê se não some por tanto tempo .

ABRAÇÃO

CARLOS SIQUEIRA
28/08/2011, 09:02
Kim, ainda não tive tempo de encaminhá-lo para o "especialista", mas esta semana devo passar por lá, para "interná-lo". João, por coincidencia o atual e o último lanterneiro, são seus "xarás", ambos gente boa, mas o que está fazendo o serviço agora, quer agradar todo mundo, e acaba se enrolando com os compromissos assumidos, só me resta ter paciência e acompanhar com perseverância a "saga". Guilhermão, aqui no Rio, "fibreiro" é coisa rara de se encontrar, e quando se acha um, querem tirar nossos "zoinhos" da cara e "chupa-los" com gosto, por este motivo é que desisti por hora de trocar a "lata" por fibra. Quanto a ida a Campos, assim que terminar a empreitada, estarei combinando com o Rogério a revisão anual que faço com ele.

[]'s

guilhermeabreu
28/08/2011, 12:40
Kim, ainda não tive tempo de encaminhá-lo para o "especialista", mas esta semana devo passar por lá, para "interná-lo". João, por coincidencia o atual e o último lanterneiro, são seus "xarás", ambos gente boa, mas o que está fazendo o serviço agora, quer agradar todo mundo, e acaba se enrolando com os compromissos assumidos, só me resta ter paciência e acompanhar com perseverância a "saga". Guilhermão, aqui no Rio, "fibreiro" é coisa rara de se encontrar, e quando se acha um, querem tirar nossos "zoinhos" da cara e "chupa-los" com gosto, por este motivo é que desisti por hora de trocar a "lata" por fibra. Quanto a ida a Campos, assim que terminar a empreitada, estarei combinando com o Rogério a revisão anual que faço com ele.

[]'s

CARLINHOS

Tudo bem mas daqui a 4 anos CASO o seu MULO estiver todo brocado , espero que não , mas como falei , acho que estará e se quizer trocar a carroceria a saída seria vir pra cá de novo , pq foi o ROGERIO que trocou a minha e o fibreiro daqui que é muito bom que fez os ajustes e o preço dele é muito bom . Fique a vontade .

Abraço

CARLOS SIQUEIRA
26/10/2011, 21:33
Coofff!! CCCooooffff!!!!!!! A poeira está brava por aqui:chorandoderir:!!!! Bom galera, a passos de tartaruga:freaking: o "selviço" prossegue. Apertando o lanterneiro:putz:, acho que na semana que vem, a viatura estarà na pintura:cool:. Tenho muito detalhes ainda para registrar e postar, mas por enquanto, segue fotos antigas e não mostradas:concordo:.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
26/10/2011, 21:38
Maaiiss!!!!!!

CARLOS SIQUEIRA
26/10/2011, 21:42
Mai++++++++++s!!!!!!!

Kim
26/10/2011, 21:49
Carlos!

O lanterneiro pode ser lento, mais é caprichoso bakarai!!!

Está de parabéns pelo serviço realizado, só não diga a ele! rsrs

Vai manter o bocal do FI, grande ou vai colocar algo como do FII?
No meu, optei por colocar do FI, pois acho bruto!

Mantenha a galera informada!

Ve se não some mais!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
27/10/2011, 19:10
Parece que vai rodar antes da Copa ...
Beleza de Tanque heim .... só aguardando diesel pra queimar ... rs
No feriado vem pra capital da fumaça ? vamos ver se a gente marca alguma coisa , tipo pizza ... deixo o catchup na mesa pra vcs ... rs

abs ... Edu

CARLOS SIQUEIRA
27/10/2011, 21:19
Kim, realmente ele é muito bom, tanto profissionalmente, como pessoa, mas tive participação nas aberturas dos "buracos" para as lanternas e bocal do tanque, bem como os cortes das aletas de exaustão do capot, entre outras coisas . Quanto ao bocal, o meu estava muito corroído, e para confeccionar outro em inox, ficaria difícil moldar o encaixe da tampa, que também é outro problema crônico, apodrece o mecanismo da chave. Parti então, para um projeto entre os de moto e carros "gringos" que usei nas férias nos "states", deveria já estar pronto, mas somente pra semana que vem, deverei estar com ele concluido. Tem muita coisa ainda para mostrar, vou postando assim que puder, pois a meta, continua sendo a pintura. Por falar nisto, peguei o "presente" hoje, nas mãos do "especialista", ficou novinho.
Edu, não passarei outras férias sem a viatura, bati o martelo com o lanterneiro e o pintor, o tanque tem incorporado as idéias do Gnecchi, e aproveitamento máximo do espaço, quanto ao feriado já está certo, mais próximo te ligo.
[]'s

drezter
29/10/2011, 13:09
...não passarei outras férias sem a viatura...

Vamos logo marcar a trilha de inauguração, senão vai sair um Hummer da oficina (em 2022 :mrgreen:)!

RogérioNunes
31/10/2011, 18:50
Que belo serviço Carlos!
O "UP" no engesão tá ficando bão. Só de pensar em encarar lanterneiro e pintura de novo já dá aquele desânimo...
Que tipo de proteção tá aplicando na lata pós solda?

CARLOS SIQUEIRA
03/11/2011, 19:35
Dudu, já está indo para a pintura, aguarde-me......
Fala Rogério, estarei aí pela "terrinha" neste fim de semana, farei contato. Quanto ao tratamento das soldas, não fizeram muita coisa, mas devido ao galvanizado, o pintor deu um "banho de "wash-primer", antes do "surface", e nas juntas das chapas, "KPO" e "emborrachamento".

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
08/11/2011, 21:04
Finalmente, a viatura chegou na fase da pintura:cool::euforico::torcendo:!!!!! O tom do azul (quase preto) fosco, ainda será ajustado, sendo este o fundo, servindo como teste:stop:.

[]'s

Kim
08/11/2011, 21:11
Opa Carlão!

Será fosco?

Se sim, ficará lindo!

Poderia fazer com a capota, e somente a capota preta, da uma aparência de capota de lona!

Parabéns a vc e ao funileiro!

Abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
08/11/2011, 21:11
Aqui, o "mestre" Deco:karate:, observa o "gafanhoto" Biel:karate:, executando o serviço, e a aplicação dos "rebites roscados", para fixação dos alargadores de paralamas.

CARLOS SIQUEIRA
08/11/2011, 21:20
Kim, obrigado em nome da "equipinico"! Será fosco sim, mas a capota, manterei o prata, com os adesivos angariados ao longo do tempo, e colados exatamente aí, para não serem mexidos/perdidos, em caso de reforma. O seu "presente", teve que ser adaptado ao painel, pois possui diâmetro diferente do antigo, depois posto as fotos.

[]'s

leo_rss
08/11/2011, 21:21
ola carlos siqueira, primeiramente parabens pelo belo jeep. Gostaria de saber onde vc comprou a copata de fibra. obrigado

leonardo Santana

CARLOS SIQUEIRA
09/11/2011, 19:16
Leo, obrigado pelo elogio, mas a "saga" ainda não terminou, e a correria continua para finaliza-lo. A capota, com as portas, vendida como "kit", comprei com o Fernando Filoni, da TABATINGA, não tenho o telefone aqui no momento, mas a fábrica fica em Guarulhos, assim que puder passo o telefone.

[]'s

leo_rss
10/11/2011, 13:56
fala cara, vlw, estou no aguardo!!, cara curti muito seu jeep, tenho um e estou reformando tbm.
cara soh por curiosidade que cambio vc está usando?

flw abraço e boa sorte.

estyvybeykr
19/11/2011, 20:28
Carlos parabens pela reforma quase terminada na viatura.

Amigão me diga afinal de contas vc colocou o guincho hidraulico ou não?
Tô pensando na mesma Mercadoria, mas gostaria de saber se deu certo ou se vc desistiu do projeto.

Forte abraço Amigão



Estevão

guilhermeabreu
19/11/2011, 23:28
Carlos parabens pela reforma quase terminada na viatura.

Amigão me diga afinal de contas vc colocou o guincho hidraulico ou não?
Tô pensando na mesma Mercadoria, mas gostaria de saber se deu certo ou se vc desistiu do projeto.

Forte abraço Amigão



Estevão

CARO AMIGO ESTEVÃO

Tenho quase certeza que ele desistiu do hidrálico e já colocou um elétrico , tenho quase certeza disto .


LEO_RSS , vai lá o fone do FERNANDO FILONI ( Capotas Tabatinga ): ( 11 ) 6412-1445 e 9133-7118

Amigo CARLOS , desculpe me intrometer no seu tópico .

ABRAÇO A TODOS

estyvybeykr
20/11/2011, 13:19
CARO AMIGO ESTEVÃO

Tenho quase certeza que ele desistiu do hidrálico e já colocou um elétrico , tenho quase certeza disto .


LEO_RSS , vai lá o fone do FERNANDO FILONI ( Capotas Tabatinga ): ( 11 ) 6412-1445 e 9133-7118

Amigo CARLOS , desculpe me intrometer no seu tópico .

ABRAÇO A TODOS



Guilhermão não esquenta a cabeça não que pelo pouco que conheço do amigão Carlos, ele não ficará aborrecido por termos feito essa visita no topíco dele e do MULO, RSRSRSRSRSRSRS.

Tô com a mesma sindrôme que ele tava, de colocar um guincho biselli tocado pela hidro. Infelizmente poucos sentem esses sintomas e com isso fico sem novas ideias. Mas tem o lado vantajoso: o ar não fica poluido KKKKKKKKKKKK.



Carlão foi mau amigão mas tambem baguncei seu topíco.


Forte abraço.



Estevão

CARLOS SIQUEIRA
23/11/2011, 20:04
Doutorzão, Estevão e demais, fiquem a vontade neste tópico, pois ele é democrático:brinde:. Respondendo aos questionamentos: o contato do Fernando é este mesmo; não tive como acoplar a bomba hidráulica, pois não havia espaço para mais uma via na polia.
Quanto a reffooorrrrmma:freaking:, continua a saga e os ataques do Sr. Jaque:semideia. O tempo ficou ruim, com muita chuva, adiando a evolução da pintura, então aproveitei para:
-substituir as "maledetas" das dobradiças das portas, que emperravam sempre:parede:, por outras em inox, de uso em residencias, bem reforçadas:dance:.
-ajustar as canaletas dos vidros, que por não terem folga nenhuma(a medida dos vidros, era a mesma da canaleta sem a guia de feltro/veludo:putz:), forçavam o motor do vidro elétrico, no final do curso. Além de providenciar um batente "tabajara":chorandoderir:, para que o vidro não despenque, caso solte do braço do elevador.

CARLOS SIQUEIRA
23/11/2011, 20:10
-instalar o velocimetro, enviado pelo mestre Kim:karate:, que depois de revisado, verifiquei não ser de igual tamanho ao que tinha antes:parede:, necessitando de um espaçador.

CARLOS SIQUEIRA
23/11/2011, 20:16
-trocar as molas traseiras originais com calços de 1", pelas da ROTA, com 490mm, com o objetivo de amaciar mais a suspensão. O bicho levantou bastante:shock:, ficando com a frente embicada, vamos ver como vai ser o resultado.

[]'s

guilhermeabreu
23/11/2011, 20:57
-trocar as molas traseiras originais com calços de 1", pelas da ROTA, com 490mm, com o objetivo de amaciar mais a suspensão. O bicho levantou bastante:shock:, ficando com a frente embicada, vamos ver como vai ser o resultado.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA

As minhas molas traseiras tb são de 490mm e as dianteiras com 410mm como as suas , pois retirei as medidas das suas para mandar fazer as minhas , a frente ainda ficou ligeiramente mais alta do que a traseira .

ABRAÇÃO

JOÃO R.
24/11/2011, 01:10
Carlos, seu velocimetro está ruim??? Por que vc trocou???
Estou te perguntando pois o meu acabou de quebrar o ponteiro... será que dá para trocar o ponteiro???
aliás seu projeto está ficando show de bola, estou tirando algumas idéias para hora da minha reforma.
Abração.

estyvybeykr
24/11/2011, 09:57
Agora sim o topíco voltou a ficar movimentado KKKKKKKKK.


Estevão

Eduardo Velo
24/11/2011, 13:04
Siqueira , show heim ... qdo ficar pronto avisa pra gente fazer algum passeio entre RJ e SP ...
Como foi a volta pra casa no feriadão ?? o galetinho veio parar em casa ... rsr ... a Cida pegou da Dani o que sobrou do Churras e eu nem sabia , na 2a devoramos tudo no almoço ... rsrs , ficou campeão ... a prox. vez a gente pode fazer aqui em casa , pro David vri pra cá é fácil ...
Acabei nem vendo a Tracker , mas aquele esquema que fiz de acionar a reduzida em 4x2 acaba tirando de encrenca em certas situações ...
O meu usa molas de 43 cm / 11 elos / 16 mm de bitola na diant. e 49 cm na tras. ( igual ao seu ) , fica praticamente nivelado , a tras. fica um pouco mais alta qdo não tem nada dentro da vtr ... não da pra comparar altura pelo solo pq uso calços originais ...
Nas dobradiças do meu alarguei a furação pouca coisa , fiz rosca no ultimo gomo e coloquei um parafuso , ficou justo e sem agarrar , mas essas dobradiças de inox me ganharam né ... rsrs ...
Me pareceu frágil o limitador do vidro , da impressão que com solavancos de andar na terra vai ceder , colocaria um toco de madeira com uma borracha por cima como limitador pra garantir ... rs
Tem fotos do bocal que vc falou ??

abs ... Edu

CARLOS SIQUEIRA
24/11/2011, 21:06
Valeu galera, pelos elogios!!!! Respostas: O velocimetro original travou, e parece ter moido as estrias da conexão com o cabo, levarei no especialista, para ver se tem como reparar. As molas dianteiras estão um pouco arriadas devido ao guincho, como peso extra, mas só andando pra ver se a diferença diminui, minha preocupação são os amortecedores, que parecem esticados, perto do limite, penso em colocar um lastro de ferramentas e outras tralhas, numa caixa, como o Edu usa em sua viatura. Edu, muito bom o churras, a volta foi tranquila, apesar da chuva, vamos combinar o próximo. Estou aguardando a patroa liberar as fotos da máquina para postar aqui. O bocal ainda não foi confeccionado, e o pior e que o contato com o responsável está complicado, mas esta semana deve rolar.

[]'s

Paulo Cesar
19/12/2011, 16:48
Oi Carlos
Conta pra nós se o Mulo já tá pintado e pronto....
abs.
Paulo

CARLOS SIQUEIRA
21/12/2011, 15:29
Fala PC !!!! O processo de montagem está em "marcha lenta", mas já consegui por combustivel no tanque e fazer roncar o motor, apos trocar o oleo por tempo de "uso" (8 meses). Acredito que semana que vem já estarei em condiçoes de pilota-lo, para verificar a dirigibilidade com as novas molas trazeiras que levantaram o "bicho" para 2,10m. Assim que puder posto mais fotos.

[]'s

Vicente Guimaraes
15/02/2012, 15:37
Fala PC !!!! O processo de montagem está em "marcha lenta", mas já consegui por combustivel no tanque e fazer roncar o motor, apos trocar o oleo por tempo de "uso" (8 meses). Acredito que semana que vem já estarei em condiçoes de pilota-lo, para verificar a dirigibilidade com as novas molas trazeiras que levantaram o "bicho" para 2,10m. Assim que puder posto mais fotos.

[]'s

Olá amigo, parabens pela viatura, está ficando brutona mesmo.

Eu tb sou do RJ e queria algumas dicas de profissionais para mecher com Engesa, principalmnte mecanicos, lanterneiros, etc. Ficaria grato se o amigo pudesse me ajudar.

CARLOS SIQUEIRA
15/02/2012, 19:39
Obrigado pela visita Vicente, ainda estou na empreitada de terminar a montagem, mas a viatura já está em casa. Para contato, ligue-me no 9648-0143.

Abraços,

Eduardo Velo
16/02/2012, 20:15
Opa , já ta gastando diesel nesse Q20B aí Siqueira ... rs
Vai estar de folga no fds depois do carnaval ?? vou pra Lambari MG , vamu nessa ???

abs ... Edu

CARLOS SIQUEIRA
16/02/2012, 21:17
Fala aí Edu!!! A viatura ainda precisa de ajustes e conclusão da montagem:parede:! Você comentou por aqui, que teve que trocar o rolamento da coluna de direção, e colocou a do Palio. Estou com uma baita folga nela, pois na ofina a bateria deu "pau" e giravam o volante com o motor desligado, forçando o "bendito" que já não estava lá grande coisa. Tenho a dica de substitui-lo por uma bucha de bronze, o que acha? Segue fotos, com detalhes do bocal, aletas do capot, alargadores de paralamas, suporte do estepe, lanternas dianteiras com led, compradas nas férias nas terras do "Tio Sam", lampadas "cristal vision" nos farois, isolamento termoacustico do capot e inclusive da garagem, montada neste fim de semana, especialmente para receber o "MULO":cool:.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
16/02/2012, 21:20
Mais fotos!!!

Eduardo Velo
16/02/2012, 23:04
Tá chick o troço heim ... vai levar noiva pra igreja ??? ... rsrs
E aí , vai estar de folga depois do carnaval ?
E a Tracker , tem feito viagens com ela ? o bixinho é bom de estrada ...

Eduardo Velo
18/02/2012, 13:31
Siqueira no meu tópico tem o rolamemto agulha que uso na coluna de dir. e uma tabela se não servir o que estou usando ... não sei se é de Premio ou Palio , mas é de carro da Fiat , o bom é pedir pelo código mesmo ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/2222-engesa-f3-edu-jabiraca-37.html#post1632517

estyvybeykr
19/02/2012, 12:11
Tá um luxo mesmo hem Carlão.

Me diga se o suporte de estepe foi feito onde havia me falado (proximo ao SMTU) se puder posta umas fotos dele com mais detalhes, quem sabe brotam umas ideias pro meu tambem.


Estevão

estyvybeykr
28/03/2012, 16:07
Vou fazer a exumação deste topíco por que se depender do Carlão ele só quer andar no Mulo.

Carlão eu vi com meus proprios olhos, mas a rapaziada tambem quer ver como ficou a Vtr.


Forte abraço.


Estevão

CARLOS SIQUEIRA
29/03/2012, 01:25
Valeu Estevão!!! O tempo está curto, mas logo o "Mulo" estará montado. As fotos, ficarei devendo, pois o PC de casa, não está conectando a "net", e o do trabalho, é temporizado, caindo varias vezes, durante as postagens longas. Sua "Band" está simplesmente um luxo, parabéns pela perseverança e paciência, que com certeza foram fundamentais para a restauração. Vamos batizá-la em breve.

[]'s

Eduardo Velo
29/03/2012, 10:25
Falae Siqueira , to de férias ... mas a muié não , então vou curtir as férias por aqui mesmo ... rs
Se vier pra SP me avisa que a gente faz um churras aqui no barraco ...

abs ... Edu

CARLOS SIQUEIRA
05/12/2012, 10:40
Finalmente consegui rebocar a viatura para o "estaleiro" do Rogério(ROGER NUNES), que estava "arrendado" pelo "Hulk" do Vicente, e o "Monstro" do Ney, para revisão geral. Está por lá desde de sábado, aguardem!!!

[]'s

Eduardo Velo
05/12/2012, 11:10
Poxa , até que enfim ... vai ter até comemoração ... rsrs ...
Da uma olhada nas fotos da Canastra no meu tópico Siqueira , volto a trampar amanhã a tarde , esse fds é corujão , assim que o Mulo e o Hulk estiverem prontos , avisem , vamos marcar algo em Conservatória na pousada do Celso ou em Ibitipoca ...

CARLOS SIQUEIRA
05/12/2012, 12:43
Fechado!!!!

[]'s

RogérioNunes
12/01/2013, 15:16
Algumas fotos dos serviços


389287389288389289

Engrenagem de ligação cambio/tração solta.389290

389291

Casa da transmissão4x4
12/01/2013, 15:22
Algumas fotos dos serviços


389287389288389289389290389291

E isso ae, revisar tudo e bom !!!

CARLOS SIQUEIRA
13/01/2013, 03:14
Agora, com certeza, não soltará mais!!! Rogério, muito boas as fotos.

[]'s

Casa da transmissão4x4
13/01/2013, 08:17
Agora, com certeza, não soltará mais!!! Rogério, muito boas as fotos.

[]'s

Você usa o dana30 na dianteira ??

RogérioNunes
13/01/2013, 12:54
=Casa da transmissão4x4;1848331]Você usa o dana30 na dianteira ??[/QUOTE]

Danilo, o Mulo usa eixo dianteiro D44 com cubo,manga,rolamentos e freio completo da Band
que adaptei em 2009.


389384389385389386[QUOTE

RogérioNunes
19/01/2013, 13:27
Mais problemas...a engrenagem de ligação que da tração quando soltou danificou a rosca do eixo.
Depois de remover a carcaça da caixa de tração para retificar a rosca do eixo entalhado do câmbio e remover a junta, apareceu na flange espaçadora do "kit´s espera" ,que é de alumínio fundido, uma trinca que vai da extremidade até o meio e uma rosca espanada.

390605

CARLOS SIQUEIRA
19/01/2013, 21:26
Este "kitspera" da Piradiesel é bom pela engrenagem fundida, mas esta flange em alumínio sempre foi "suspeita". Na vespera do segundo encontro em Ibitipoca, quando "trabalhou" e contribuiu para o afrouxamento dos parafusos, vazando grande parte do óleo da caixa. Vamos então para o AÇO!!!!

[]'s

Casa da transmissão4x4
19/01/2013, 21:31
Este "kitspera" da Piradiesel é bom pela engrenagem fundida, mas esta flange em alumínio sempre foi "suspeita". Na vespera do segundo encontro em Ibitipoca, quando "trabalhou" e contribuiu para o afrouxamento dos parafusos, vazando grande parte do óleo da caixa. Vamos então para o AÇO!!!!

[]'s

Mas a engrenagem deles não e fundida não, outro dia eu mandei uma engrenagem do engesa fase1 para um pessoal de SP especializado, me disseram que este tipo de engrenagem fica inviavel fazer ela inteira, logo o pessoal afirmou que a engrenagem do engesa fase 1 e feita em 2 partes e depois soldada, do mesmo modo a engrenagem da piradiesel que vai no kit reduzida da toyota para engesa e feita com solda tambem. A engrenagem soldada pela ENFER tambem fica tão bem feito que parece inteira !

estyvybeykr
20/01/2013, 11:57
Roger e Carlos Siqueira, se necessitar de alguma engrenagem da tração de Band eu tenho aqui, não são novas mais guentão muito. Só corre o risco de ficar com a sinfônia que tinha na minha Band kkkkkk.

CARLOS SIQUEIRA
20/01/2013, 16:55
Danilo, comprei com a indicação que seria fundida, e o Rogério, que está com ela nas mãos confirmou, mas devido ao acabamento, teriam se esmerado no mesmo em caso de soldagem, pois não tem falhas ou marcas na superfície. Estevão, tá sumido!!!!! Obrigado pela ajuda, mas as engrenagens estão perfeitas, só a flange que não aguentou o tranco.

[]'s

guilhermeabreu
23/01/2013, 19:44
CARLINHOS

Lembra qdo vc chegou com o seu KIT comprado na PIRADÍESEL , ou seja no mesmo lugar que comprei o meu e logo extranhei a FLANGE ser de alumínio , pois a minha era de aço feito pela ENFER assim como veio a engrenagem no meu KIT que achei que era fundido e o ROGERIO falou que era soldado , mas estou já meio gagá e não me lembro direito se a minha engrenagem era fundida ou soldada , na minha cabeça tenho a imagem dela ser fundida , mas ano passado o ROGERIO me reiterou que era soldada , talvez por a solda ter sido muito bem feita eu achei que era fundida , mas a flange era de aço e a sua era de alumínio e muito mal acabada e eu achava que não aguentaria , o que esta sendo confirmado agora . Logo assim que vc foi pro Rio , na semana seguinte folgou os parafusos e vazou todo o óleo , PODE TER CERTEZA QUE O MATERIAL DA FLANGE CEDEU E PERMITIU A FOLGA DOS PAAFUSOS , pq qdo o ROGERIO instalou o meu KIT até hoje esta normal sem nenhuma folga de parafusos .

Caberia uma ação contra a PIRADÍESEL , mas passou muito tempo e acho que é causa perdida e o consumidor mais uma vez é que vai ficar com o prejú .

Agora eu não entendo o pq que a PIRADÍESEL tinha o KIT para vender e quem fabricava era a ENFER e este que vc comprou com a flange de alumínio será que foi a ENFER que fabricou tb a sua flange ? Ou a PIRADÍESEL mandou fazer esta flange em outro lugar ?????? Fica a dúvida , pois os outros componentes do seu KIT eram ENFER . E vejo a ROTA vendendo este KIT com a flange em aço , será o pq que só o seu KIT veio com a flange de alumínio ??????

ABRAÇÃO

RogérioNunes
12/02/2013, 18:42
Na Quinta feira da semana passada recebí da PIRADIESEL outra flange em ferro fundido em troca pela flange de alumínio, que trincou, depois de quase 3 anos em uso.
A peça recebida tem ótimo acabamento e com todas as medidas dentro do padrão não neessitando nenhuma intervenção de usinagem para montagem.
Aproveito para parabenizar a PIRADIESEL na pessoa do Sr. Wilsom pela atenção, pelo respeito ao consumidor, pela responsabilidade com os produtos que vende,coisa muito rara hoje em dia!
A peça foi trocada sem nenhum custo...
Notem o cuidado para identificar os parafusos que prendem a flange no cambio e os parafusos que prendem a caixa de tração ao resto do conjunto.
Os 4 parafusos que prendem a flange ao cambio tem rosca em polegadas e os outros em milímetros.

394693394694394695

CARLOS SIQUEIRA
13/02/2013, 09:31
Agora vai!!!!! Realmente o atendimento "pós venda" da Piradiesel, é diferenciado, o Sr. Wilson atendeu prontamente e solicitou o envio da flange avariada, independente da causa, propondo a substituição por outra nova, com novos parafusos, demonstrando comprometimento e profissionalismo com seus produtos e clientes. Reintero a recomendação desta empresa e seus produtos a todos.

[]'s

JOÃO R.
13/02/2013, 22:35
Que bom que se resolveu desta forma, sorte sua Carlos, e honestidade da Piradiesel...
Quando voltar ao RJ, vou te ligar pra conhecer sua vtr... Abraço.

RogérioNunes
06/03/2013, 12:18
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RogérioNunes
06/03/2013, 14:39
Na sequencia:

Fotos 1 e 2 nova porca castelo no entalhado do cambio com trava.
Demais fotos do novo freio traseiro com disco da band e pinça do gol.

Kim
06/03/2013, 17:23
Essas imagens são um colírio para meus olhos!!!!

Parabéns!

CARLOS SIQUEIRA
06/03/2013, 17:28
Rogério e Kim, realmente as fotos são "tudo de bão", agora é por o "Mulo" para andar e testar!!!!

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
13/03/2013, 17:45
Rogério, fotos, footos, foooootos!!!!

[]'s

RogérioNunes
20/03/2013, 13:57
Reparos na tração e novo cilindro de embreagem da L200.

401678401679401680401681401682

RogérioNunes
20/03/2013, 14:40
Diferencial dianteiro com muita ferrugem.
No primeiro teste ontem, 19/03, de 30KM o pedal de freio estava oscilando "tipo" ABS e puxando a direção para o lado direito. Desmontando a pinça de freio encontrei os pinos engrimpados e um deles quebrou na desmontagem.fotos 1 e 4.

401689401690401691401692

tuna
20/03/2013, 16:55
Beleza de serviço, queria ter metade do capricho do Roger...

[]´s acompanhando

Eduardo Velo
20/03/2013, 21:45
Ué ... como que o Siqueira freava esse treco , será que o freio ficava por conta das rodas dianteiras ??
Rogerio , o dif. diant. do Engesa do Doc não deu pra salvar , mas esse foi salvo pelo gongo heim ... rs . com certeza a lubrificação era a base de H2O ... rs
Siqueira , consegue as permutas pra ir em Imbé ???

abs ...

RogérioNunes
20/03/2013, 22:21
Edu, a pinça do freio que estava travada era do eixo dianteiro, do traseiro que agora são do gol eu revisei antes de montar. Como apareceu esse problema nem pude ter impressão sobre as novas pinças da traseira pois se freasse com mais força, o Mulo queria comer a grama do acostamento.


Ué ... como que o Siqueira freava esse treco , será que o freio ficava por conta das rodas dianteiras ??

Rogerio , o dif. diant. do Engesa do Doc não deu pra salvar , mas esse foi salvo pelo gongo heim ... rs . com certeza a lubrificação era a base de H2O ... rs

Pelo Gongo mesmo, mais algum tempo e os rolamentos iriam fazer aquele estrago!

Siqueira , consegue as permutas pra ir em Imbé ???

abs ...

RogérioNunes
20/03/2013, 22:22
Valew tuna!

QUOTE=tuna;1890511]Beleza de serviço, queria ter metade do capricho do Roger...

[]´s acompanhando[/QUOTE]

CARLOS SIQUEIRA
21/03/2013, 20:41
Rogério, finalmente a saga chegou ao fim. O freio sempre foi "tipo ABS", suspeitava que algo estava errado, mas ainda não puxava para nenhum dos lados. Relataram em algum lugar, deste problema com as pinças da Band/S10, se não me engano com o Franslana e com o Dimasi, sendo este último verificado pelo meca que me ajuda aqui no Rio. Ele teve que deixar "de molho" em desingripante por vários dias. Quanto ao diferencial dianteiro, a tampa "maledeta" sempre deixava vazar um pouco, principalmente depois de instalada a proteção, devido a não aceitar aperto em alguns parafusos, que devem ter sido corrigido agora. Ainda bem que uso muito pouco o 4x4, pois o bloqueio já me ajuda quando necessário. Acredito que esta água toda, veio de Bananal, como aconteceu com o Doutorzão.
Edu, negociei sim, mas ainda não tive confirmação, além disto, estou de férias.
Tuna, por este motivo é que tenho agendado com ele, revisão anual no "Mulo".
Bom, agora é esperar até o início da semana, para buscar o "bruto", que está fazendo muita falta.


[]'s

RogérioNunes
25/03/2013, 07:07
Após reparar a pinça que estava engrimpada os sintomas de freio "ABS" ainda persistiram, porém, em menor dimensão. Removí o disco de freio e para verificação e encontrei um empeno de 0,36 mm. Parece pouco mas é o suficiente para fazer vibrar o pedal causando instabilidade na franenagem.
A oscilação máxima permitida para disco de freio em automóveis é de 010mm, pick-ups 0,13. Ainda devem ser verificados a folga axial dos rolamentos que deve ser de, no máximo, 0,054mm e a oscilação lateral do conjunto disco/cubo/rolamento de 0,05mm.*
Depois de instalar o novo disco o problema foi resolvido.

402467402469402468



* Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/informativo_disco_de_freio_2007.pdf

CARLOS SIQUEIRA
29/03/2013, 17:07
Rogério, finalmente a viatura está em casa, com um retorno previsto para amanhã a Campos, num "bate-volta", para resolver problemas pessoais. A volta na segunda feira(25/03), foi debaixo de muita chuva, o que complicou mais por ser noite e com muitos caminhões na estrada. O "Mulo" estava meio "chucro" acima dos 90km/h, mas os freios tornaram-se extremamente seguros e confiáveis, bem como a embreagem muito mais macia. O mecânico daqui, já amansou o "bicho", corrigindo o alinhamento, agora vamos ao teste final no "bate-volta". Mais uma vez agradeço a dedicação e empenho em corrigir e sanar os problemas crônicos e melhorar aida mais a viatura.

Abraços.

Walter da Camper
30/03/2013, 11:03
Rogério, pode dar mais detalhes sobre essa adaptação da pinça traseira? O disco de Band teve que ser usinado? A pinça de Gol é muito diferente da de Kadett quanto à fixação? Precisou usar redutores de pressão para equalizar?

Abraços,
Walter


Na sequencia:

Fotos 1 e 2 nova porca castelo no entalhado do cambio com trava.
Demais fotos do novo freio traseiro com disco da band e pinça do gol.

Vicente Guimaraes
30/03/2013, 12:16
Valeu Siqueira !!

Me chama para os testes :)

Agora já tenho carona para os passeios no Imbé ;) Eu acho que o Hulk não vai ficar pronto tempo...

CARLOS SIQUEIRA
31/03/2013, 10:56
Valter, a adaptação não é complicada, e o custo benefício é muito grande, pois por ter maior área de contato as do Gol, são mais eficientes que as do Kadet, não precisa de redução na linha e as pastilhas são baratas. O freio de mão, que nunca funcionou a contento, será substituido pelo original da Band, falta apenas adaptar o cabo.
Vicente, não deu para te chamar pois tive que resolver problemas pessoais em Campos, com certa urgência, mas quando puder te chamo para um "teste-etilico-drive-tru".

Abraços

CARLOS SIQUEIRA
31/03/2013, 11:07
Acabei, não comentando o teste "bate-volta". Rodei +/- 1000 km, após corrigido o alinhamento, a viatura comportou-se como antes, firme e estável, os freios estão ótimos, sem vibrações e precisos, a embreagem macia. Falta agora adaptar o cabo do freio de mão, a coifa da alavanca de tração e tapetes para reduzir ruido e calor no interior. O Rogério não teve tempo de levar no bombista para ajustar a pressão do turbo, ficará para uma próxima oportunidade, pois está andando bem e com consumo na casa dos 9 e 10 km/l, o que é normal no Q20b.

[]'s

Dimasi
31/03/2013, 11:16
Até que enfim vou ver esse Engesa rodando :cool:. Vamos marcar um teste numa trilinha básica. Tb preciso estrear a Band nova com o Ekron e os mud 33". No final ainda tem um sonzão para animar a festa hahahahaha.
Abs

CARLOS SIQUEIRA
31/03/2013, 11:22
Com a viatura na mão é só coincidir uma folga no trampo, solicitar liberação por escrito e registrada em cartório da patroa:chorandoderir:!!!!

[]'s

RogérioNunes
01/04/2013, 18:29
Walter, não é nada de complicado não mas quando se trata de adaptação quase nunca é tarefa fácil...Tive que confeccionar outra chapa que foi soldada ao suporte que existia, alinhar a pinça e tornear o disco.
O disco da band precisou ser diminuído no seu diâmetro externo para se adequar as dimensões da pinça, algo em torno de 5mm.
A questão da equalização é caso particular, se a viatura usa pneu 33,por exemplo, se comportará diferente de outras medidas. Na viatura do Siqueira,na minha avaliação, ficou quase perfeito e numa frenagem progressiva as rodas não travam.


Rogério, pode dar mais detalhes sobre essa adaptação da pinça traseira? O disco de Band teve que ser usinado? A pinça de Gol é muito diferente da de Kadett quanto à fixação? Precisou usar redutores de pressão para equalizar?

Abraços,
Walter

RogérioNunes
01/04/2013, 18:39
Siqueira, alguns minutos depois que vc saiu daqui desabou um dilúvio pra noé não botar defeito.
Apesar do tempo extremamente exagerado que a viatura ficou em Campos devido as complicações de saúde que tive no começo do ano, ainda faltaram alguns detalhes para finalizar as modificações e uma delas que estou curioso pra ver finalizada é quanto ao freio de estacionamento se vai ficar eficiente.
No mais, eu que agradeço pela sua paciência de esperar esse tempo todo pra ter a viatura de volta e pela confiança!

abraço



Rogério, finalmente a viatura está em casa, com um retorno previsto para amanhã a Campos, num "bate-volta", para resolver problemas pessoais. A volta na segunda feira(25/03), foi debaixo de muita chuva, o que complicou mais por ser noite e com muitos caminhões na estrada. O "Mulo" estava meio "chucro" acima dos 90km/h, mas os freios tornaram-se extremamente seguros e confiáveis, bem como a embreagem muito mais macia. O mecânico daqui, já amansou o "bicho", corrigindo o alinhamento, agora vamos ao teste final no "bate-volta". Mais uma vez agradeço a dedicação e empenho em corrigir e sanar os problemas crônicos e melhorar aida mais a viatura.

Abraços.

uxio69
01/04/2013, 21:08
Apesar do tempo extremamente exagerado que a viatura ficou em Campos...No mais, eu que agradeço pela sua paciência de esperar esse tempo todo pra ter a viatura de volta e pela confiança!
abraço

Meu deus, que absurdo! :shock:

Como vc pode chamar apenas 4 meses de tempo extremamente exagerado???? :screwy:

Isso aqui na Bahia é só pra fazer a chaparia! :mrgreen:

Ô inveja d'ocês! :drool:

O Galego ficou 4 meses na primeira oficina, e nesse tempo todo só tiraram o antigo motor e colocaram os amortecedores, molas e calços. Devido à letargia, em março/12 troquei de oficina. Agora o galego tá hibernando, pois já passou 1 ano que está lá. Cada semana o meca aperta um parafuso!:evil:

Siqueira, disfrute bastante do Mulo, e lembre-se que Engesa não é carro de shoppis! :mrgreen:

Abs,

Uxío

PS.: Mandei uma MP pra vc!

CARLOS SIQUEIRA
03/04/2013, 20:25
Rogério, estes pequenos detalhes e ajustes, serão realizados no seu devido tempo, o que importa é que a viatura está rodando com confiabilidade maior que antes.
Uxio, não me aventurei muito nestes quase 7 anos que possuo o "Mulo", pois não tinha plena confiança nele, mas agora tendo oportunidades e com os amigos que tenho por perto, com certeza curtirei mais.

Ps: MP respondida.

Vicente Guimaraes
05/04/2013, 10:16
Siqueira, lembre-se que Engesa não é carro de shoppis! :mrgreen:


Não é carro de shoppis mas pode ser, olha o projeto que fiz para o Engesa do Siqueira: SIQ´s TUNING I

https://lh3.googleusercontent.com/-B6MC-FYc3Ao/UV7NhSI3Y0I/AAAAAAAAA-g/kPOEnj94Y1Y/s725/engesa%2520siqueira%2520tuning%25202.png

CARLOS SIQUEIRA
05/04/2013, 17:23
Vicente, este projeto está mais para os "Trolhas", inclusive já postaram vídeo de um, em uma estrada com rodas gigantes. Quero ver quando o "hulk" entrar na fase dos acabamentos, com esta ferramenta, criatividade e "din-din", irá longe...

[]'s

Vicente Guimaraes
05/04/2013, 23:59
hahahahahahhaha

Eu sei... eu sei... estava de brincadeira...... ficou bem cafona este meu desenho, isso eu admito... :) hahaha

Mas podexá que o Hulk vai ficar brutão :) A criatividade ajuda mas o "din-din" apertado atrapalha que é uma beleza...

RogérioNunes
06/04/2013, 00:23
E aí Vicente, como anda a obra do Hulk? Vai ficar pronto pro Imbé?

Vicente Guimaraes
06/04/2013, 11:02
Acho que não ficará pronto... ainda tá na fase de acertos na lataria... falta capota, portas, montagem e pintura.

Victor Sulz
03/12/2013, 00:23
Carlos sou novo aqui no grupo e estou tentando coletar informações para por A/C no meu engesa? seus componentes vieram de que carro? sua capota é de lona?
Grato

CARLOS SIQUEIRA
03/12/2013, 01:55
Seja bem vindo Vitor, a instalação foi feita por um conhecido, que trabalha em casa, próximo a minha residencia. O compressor é do Santana, conhecido como 8 orelhas, a caixa evaporadora é universal, encontrada em casa do ramo ou M.L., o suporte do compressor e alternador foi fabricado por um torneiro que tinha o desenho original das D20, o condensador é que não sei te informar pois o instalador encomendou e não disse-me de que carro era.

[]'s

CARLOS SIQUEIRA
03/12/2013, 02:07
Esqueci de comentar que no meu a capota é de fibra. Sendo o seu de lona, a melhor receita é a que o Guilherme te passou no outro tópico, pois é identico ao que o Dimasi colocou na Antiga Band dele e era considerada um verdadeiro frigorifico de tão gelada.

[]'s

Marcus Brandão
03/12/2013, 09:31
Bem vindo, Victor.
Pense em um compressor da marca Sanden. São usados em caminhões frigoríficos e conhecidos por sua alta durabilidade. Trabalham nos caminhões por horas seguidas sem apresentar problemas.
Esses compressores "8 orelhas" da marca Denso são excelentes para adaptar mas são menos resistentes que o outro e pelo mesmo valor.
Lembre-se que quem manda na temperatura é o condensador e a caixa de evaporação (dentro do carro). Se a hélice do seu motor não for de refrigeração forçada, coloque uma ventuinha no condensador pois aí em Manaus quando bater um inverno daqueles de 45 na sombra e você parar no trânsito, não tem como esfriar o condensador com o radiador fervendo de um lado e o ambiente serrano de Manaus do outro.
Se vc já tem um compressor na mão, use ele. O Siqueira e eu falamos dos melhores mas qquer um atende se já estiver na mão. Se for investir, gaste um pouco mais e pegue um dos dois.
Condensador o maior possível.
Caixa universal gigante.
Boa sorte!

Marcus Brandão
03/12/2013, 09:31
Siqueira, desculpe a invasão.
Victor, abra um tópico pro seu carro que vamos pitacando.

Victor Sulz
25/03/2014, 01:12
Siqueira, desculpe a invasão.
Victor, abra um tópico pro seu carro que vamos pitacando.

Marcus como abro um novo tópico?

Marcus Brandão
25/03/2014, 14:53
Putz, taí um negócio que não sei responder. Tem tanto tempo que fiz isso. Procure o Uxio aí de Salvador que ele vai poder te dar muita ajuda na montagem da sua viatura. Daqui a pouco aparece alguém pra te ensinar a abrir um tópico.


Marcus como abro um novo tópico?

Victor Sulz
25/03/2014, 16:10
Marcos consegui criar
No momento estou sem fotos, assim que tirar tento postar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136622-engesa-fase-ii-laranja-mecanica.html

CARLOS SIQUEIRA
25/05/2014, 17:10
Limpando a poeira!!!! Estou terminando alguns detalhes no Mulo, para o encontro em Itamonte. Instalei a o kit da tampa do cambio Clarck 240V, da Casa da Transmissão (Danilo), que permite engates mais suaves e precisos. Segue fotos do sistema de molas abaixo da alavanca, que faz toda a diferença.

[]'s

Eduardo Velo
26/05/2014, 10:46
Siqueira , nem sabia que precisava amaciar as trocas de marcha do Clarck ... rs . Qdo peguei o Engesa levei um tempo pra acostumar , mas agora já to bem acostumado com as trocas quase secas ...

To levando as proteções da Tracker pra Itamonte na sexta OK ... da pra ir no chão da vtr ...

Devo fazer permuta pra sexta a noite , se der certo pretendo sair cedo da capital da fumaça ...

abs ...

CARLOS SIQUEIRA
22/01/2015, 09:49
Depois de adiar por um bom tempo, consegui sanar o vazamento de óleo no suporte do alternador e compressor do ar condicionado. A causa básica foi um estojo quebrado, que já veio assim quando instalei o motor, e quando da instalação do ar não foi percebido, ou não comunicado pelo torneiro responsável pela obra. Devido a base ser de alumínio e os estojos muito curtos, das três furações, fiquei apenas com uma, que por terem comunicação direta com a parte interna(furo passante), vazava bastante. O serviço foi rápido, bastando repassar a rosca danificada(3/8" grossa) e remover o pedaço do estojo quebrado, substituindo por parafusos, mas para isso, precisei desmontar tudo, incluindo a descarga e subir um pouco o motor, após soltar os calços, para ganhar espaço, tomando quase a semana, pois dependia do mecânico, por ter sido feito em minha casa. Pra variar, o tal do "Jaque" passou por aqui e trouxe uma hélice de 6 pás com ele. Viatura pronta para o encontro em Tiradentes.

[]'s

guilhermeabreu
22/01/2015, 18:52
É CARLINHOS , agora ví um serviço de primeira nesta área , com esta hélice o motor vai ficar fresquinho , ou melhor trabalhando com folga com a termostática , mesmo em esforço extremo vai estar com a temperatura nos conformes .

Parabéns e até Tiradentes .

Abração

CARLOS SIQUEIRA
23/01/2015, 20:50
Guilhermão, na verdade "atualizei" a configuração com as D20, que saíram com ar já com esta hélice, e para um próximo incremento que pretendo fazer. Mês que vem estarei aí pelas suas bandas, pois deixei a "Criôla" com o Rogério para uma revisão geral.

[]'s

Lauro Paiva
28/01/2015, 12:23
Carlos,

Acabei de ler a história do seu Engesa, muito interessante!
O pior que aqui no Prado encontrei um mineiro que me ofereceu um fase 1 com motor a álcool, e confesso que balancei bastante.
Aguardamos mais posts da obra!!!!
abçs

uxio69
12/02/2015, 02:54
Acabei de ler a história do seu Engesa, muito interessante! Resumeaê! :mrgreen:

Acompanhando! :concordo: