PDA

Ver Versão Completa : Adeus bomba d'água! Obrigado sensor de nível!

gustavoullmann
16/04/2011, 11:58
Prezados,

Ontem à noite, após uma semana sem ligar o jipe, fui dar uma volta por POA. Antes mesmo de o motor esquentar, o led indicador do nível de água do sistema de arrefecimento começou a piscar bem fraquinho, como se estivesse num curto-circuito. Após pouco tempo, reparei que a luz acendia forte quando eu freiava (a água do reservatório ia para a frente do mesmo, fazendo o sensor que fica parte de trás fechar contato e dar o aviso).

Rodei bem na manha até chegar em um posto, onde verifiquei que estava pingando água pelo rolamento da bomba d'água. Desliguei o jipe, esperei o motor esfriar um pouco e abri a tampa do reservatório bem devagar, permitindo o gradual alívio de pressão existente no sistema. Verifiquei então que havia algo como 0,5 - 1cm de água no reservatório e que a mesma também não havia fervido.

Completei o nível com água e rodei mais 6 quadras até chegar em casa.

Acredito que o rolamento da bomba tenha colapsado parciamente permitindo que a mesma perdesse água, mas ainda mantendo a circulação de água pelo bloco.

Se eu não tivesse o sensor, a água teria baixado até o ponto em que a bomba, mesmo funcionando parcialmente, não teria mais o que bombear pelo bloco. Desse ponto para um motor fundido ou grandes prejuízos teria sido um "abraço"...

Gastei R$ 500,00 (R$ 350,00 da tampa com sensor original da Range Rover + R$ 150,00 do módulo do Krueger).

Quanto eu poupei?! Não gosto nem de pensar no custo e menos ainda em ter que fazer o motor do jipe...

Quem aqui no fórum ainda roda SEM sensor???

Quanto as causas desse colapso, um breve resumo:
- comprei o jipe com 55.000km e ele já veio apenas com água comum no sistema de arrefecimento
- rodei mais 20.000km com essa água, sempre me enrolando pra fazer a troca...
- 1 mês atrás eu fiz a limpeza completa do sistema de arrefecimento numa casa especializada, bem como a troca de todo a água pelo fluido correto. Aliás, semana que vem eu deveria retornar lá para fazer a segunda e definitiva troca do fluido do sistema
- Na penúltima vez que eu usei o jipe, forcei o motor em 3ª marcha para dar uma "limpada" no escapamento, pois reparei num leve aumento de fumaça nos últimos tempo...

Acredito sinceramente que a limpeza do sistema tenha liberado detritos que, no momento que eu forcei o motor para limpeza do escape, tenham colapsado a já fragilizada bomba d'água (por ter rodado muitos mil km apenas com água...)

Fica aqui o relato e o aviso: não tire seu land da garagem sem ter alarme de nível!!!

Agora é estudar os manuais e ver se eu dou conta de fazer a troca em casa mesmo! Só preciso arrumar um torquímetro emprestado... hehehe

Abraços!!!

bello
16/04/2011, 15:14
Também fui salvo pelo sensor. Um dos bujões de plástico estourou em pela ultrapassagem de um caminhão a 2000km de casa..... sorte que tinha outro de reserva, mas teria perdio do motor se não fosse o sensor. Realmente é algo "obrigatório". (bujões de metal também são obrigatórios rsss)
Dá para trocar a bomba d'água tranqüilamente em casa Gustavo, seguindo o manual. Apenas umas dicas.
- cuidado com os parafusos que prendem a bomba no bloco , as vezes eles espanam, use uma boa chave de boca na medida certa. Passar algum desingripante antes pode ser uma boa.
- Muitos trocam também uma junta em forma de "P" que vai direto no bloco também. As vezes quando vc solta os parafusos eles a danificam. Quando troquei a minha, não troquei esta junta e tive que fazer o serviço novamente.
De resto é bem simples. Divirta-se.
Abs
Sergio

gustavoullmann
17/04/2011, 00:21
Sergio,

Antes de mais nada, obrigado pela dicas! Serão muito úteis!

Estou com os bujões metálicos comprados há algumas semanas, mas ainda não fiz a troca. De amanhã não passa!

Pretendo colocar a bomba original LR ou a SKF, ambas com rotor metálico, e também vou trocar a junta...

O que mais me preocupa é o torque de aperto dos parafusos, pois eu não estava muito afim de deixar a bomba solta ou de espanar algum parafuso... Queria mesmo era consegui um torquímetro emprestado para fazer no capricho!

Aliás, como tu fez pra dar o aperto dos parafusos? foi na mão ou usou um torquímetro?

Obrigado mais uma vez!

Gustavo.

bello
17/04/2011, 15:12
Gustavo, da primeira vez fiz na intuição, da segunda comprei um torquimetro, é melhor. Da para fazer sem, mas cuidado para não apertar demais os parafusos e rachar o corpo da bomba.
Abs
Sergio

patriciopires
18/04/2011, 14:04
Teria como passar a lista de materiais "kit' para instalação do sensor de nível?
Ouvi falar em outros sensores vcs conhecem?

CGAUER
18/04/2011, 14:46
Caros, vale a pena colocar a bomba original LR, metálica comprada lá fora...

É recomendável também fazer o serviço com muito cuidado para não soltar a junta entre o bloco e a caixa da bomba d'água. Ou seja, separem a bomba de seu alojamento com muita cautela, sem martelar.

Mesmo assim a chance é grande de acontecer um vazamento após a substituição da bomba, uma vez que seus 3 parafusos longos são os mesmos que atravessam e fixam a segunda junta.

Para soltar os parafusos da polia da bomba, apenas deixe a correia no lugar. Se esta rodar em falso, vai uma dica: afrouxe a correia, pinte a polia com spray preto e antes que a tinta seque tensione novamente. Espere alguns minutos e voilá. Nestes parafusos chave 10, usem ferramenta boa (sextavada) e nunca de boca. Espanar um destes é fácil.

Recomendo fortemente pintar o corpo dos 3 parafusos longos com tinta de galvanização a frio, pois é muito comum que estes fiquem inteiramente corroídos. Nas roscas recomendo o uso de pasta de cobre para evitar futura dor de cabeça para remove-los. Parece que é grande a chance deles quebrarem após muitos anos engripados e corroídos no lugar.

Seguindo as dias acima, o futuro proprietário vai ser um cara de sorte, afinal com bomba d'água original e tudo mais, fica difícil ter algum problema tão cedo.

Se um mecânico convencional um dia colocar as mãos no meu carro, vai concluir rapidamente que o dono era um completo maníaco obsessivo... Nem falar as coisas absurdas que tenho que importar, como pasta de cobre, graxa, parafusos, porcas, pinos, etc... rsrsrsr

Abraços

Gustavo, da primeira vez fiz na intuição, da segunda comprei um torquimetro, é melhor. Da para fazer sem, mas cuidado para não apertar demais os parafusos e rachar o corpo da bomba.
Abs
Sergio

gustavoullmann
18/04/2011, 23:20
Sergio,

Torquimetro é caro pra caramba!!! Sabia que não ia ser barato, mas não imaginava que alguns tipos chegassem a custar quase R$ 2000,00...

Achei um do tipo estalo, de 1/2 a 20kg, meio "xing-ling" mas acho que é melhor do que nada... E pelo preço, posso até usar como martelo se não for um bom torquimetro! hehehe...

Dá uma olhada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177200894-torquimetro-estalo-cromo-12-20kg-adaptador-e-prolongador-_JM

__________________________________________________ _____________

Patricio,

Eu usei os seguintes itens:
- tampa com sensor original da Range Rover (código PRC 7925);
- módulo de monitoramento com alarme sonoro e visual (led);
- 5 ou 6 metros de fio (não lembro a espessura, mas comprei igual a dos fios que tinham no módulo);
- 3 metros de conduite plástico para proteção do fio que vai do módulo até a tampa;
- Dois conectores para ligar os fios nos contatos da tampa;
- Tubo termo retrátil para acabamento;
- Cintas hellermann tyton para prender tudo;
- Soldador e solda.

A tampa comprei na concessionária por R$ 220,00 (e não R$ 350,00 como tinha dito antes)

O módulo comprei do Krueger. Procurando melhor, achei esse e-mail como sendo o dele: marcus@o3tec.com.br

Fiz toda a instalação sozinho, não levou mais do que algumas horas!

Qualquer coisa é só perguntar!!!

Clemente,

Cotei a original (importada) na concessionária por R$ 380,00 incluindo a junta, mas vou aguardar a confirmação de que o rotor é metálico pra comprar!

Bem que eu gostaria de comprar lá fora, mas não tô afim de esperar...

Quanto as dicas, estão todas anotadas!!! Vou fazer o possível para segui-las a risca! hehehe

Obrigado a todos pelas informações e pela ajuda!!!

Gustavo!

Fernando da Terra
19/04/2011, 08:07
Se um mecânico convencional um dia colocar as mãos no meu carro, vai concluir rapidamente que o dono era um completo maníaco obsessivo...

Cara, você deve ter o mesmo DNA do Portela,
eu acho.....kkkk.....
(queria ter uma memória dessas, pra guardar tanta informação precisa........)

Fernando

Henrique Josino
19/04/2011, 09:41
Gustavo!

Eu tenho torquimetro aqui, se quiser emprestado é só vir pegar!

abraço

Henrique Josino

ka2
19/04/2011, 11:03
Achei a tampa/sensor com bom preço aqui:
http://www.motorcarsltd.com/PRC7925.html
Nunca comprei deles, mas o preço está bom, acho que vou arriscar

abs
ka2

CGAUER
19/04/2011, 11:30
O Portela é o meu Mestre Miyagi....

Meu único medo é acabar andando de Disco 3,4,5... rsrs

Abraçoo

Clemente

Cara, você deve ter o mesmo DNA do Portela,
eu acho.....kkkk.....
(queria ter uma memória dessas, pra guardar tanta informação precisa........)

Fernando

bello
19/04/2011, 11:59
Gustavo, estes top de linha são muito caros mesmo. Eu comprei um daqueles simples de vareta e funcionou. Acho que este do mercado livre também deve funcionar para nosso uso , que é eventual e não necessita de precisão absoluta. Alguém com experiência em torquímetros talvez possa ajudar melhor.
Abs
Sergio

gustavoullmann
20/04/2011, 19:33
Josino,

Li tua mesagem tarde demais! Acabei comprando o torquímetro do Mercado Livre... Agora é torcer pra ser uma boa ferramenta, senão eu vou ter adquirido um martelo beeem caro! hehehe Mas obrigado pela oferta, de qualquer maneira! Qualquer dia vou aparecer aí na oficina com a vermelha, pra fazer orçamento, daí conversamos melhor!

ka2

Essa é exatamente a tampa que eu uso! Acredito ser a melhor compra, pois além de ser uma peça genuína LR, possui o comprimento correto para que não haja alarmes falsos... Mas achei a mesma meio cara, pois US$ 90 não estão muito longe dos R$220,00 que eu paguei na concessionária LR am POA... Na Paddock não encontrei, mas tem na Brit Car por 45 libras: http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=prc7925&submit.x=0&submit.y=0&submit=Search Não que o preço esteja muito melhor, mas sei lá...

Sergio,

Tô torcendo pra que esse torquimetro sirva para este e para muitos outros reparos (tomara que sempre PREVENTIVOS...) que eu ainda farei no land... hehehehe

Assim que eu reunir o material necessário à empreitada, retorno com mais informações e fotos sobre o mesmo!

Obrigado a todos pela atenção e ajuda!

E feliz páscoa pra todos!!!

Gustavo.

patriciopires
25/04/2011, 13:30
Companheiros.
Antes desculpe-me pela redundância.
Onde consigo comprar o sensor aqui no Brasil.
Vcs conhecem alguém que o instale aqui no Rio de Janeiro?
Abraço.

gustavoullmann
02/05/2011, 19:21
Buenas,

Acabei comprando a bomba d'água na revenda LR mesmo... Paguei R$ 380,00 na bomba com rotor metálico mais a junta (PEB500090D), pois tinham uma em pronta entrega.

Hoje chegou o torquímetro que eu comprei do mercado livre... Parece ser uma boa ferramenta, mas só vou poder garantir depois que usar!

Assim que possível coloco fotos dos dois.

Clemente,

Alguma marca ou referência especial para essa pasta de cobre para se passar na rosca dos parafusos?

Sem querer ser chato, mas já sendo... apenas me pergunto se o uso dessa pasta não poderia ocasionar uma eventual "perda de aperto" nesses parafusos devido a vibrações do motor e da própria bomba... Ou será que eu tô exagerando?

Amanhã vou atrás dessa pasta de cobre e de uma chave que eu tô precisando. Assim que tiver com tudo na mão vou encarar o tal serviço e retorno com fotos do mesmo para todos!

Obrigado a todos pela ajuda!

Gustavo.

CGAUER
03/05/2011, 00:29
Gustavo,

também fiquei com este receio... Mas nos foruns ingleses, são categóricos em recomendar o "copperslip" nos 3 parafusos longos, não só na rosca mas em todo o corpo do parafuso. De fato quando removi os três, estavam levemente corroídos.

Site:

300TDI p gasket - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=7547)

Mesmo com a graxa de cobre, percebi que eles pegaram bem o aperto. Acho difícil soltarem pois ambas as juntas fazem pressão sobre a cabeça, mantendo assim o aperto. Mas vou ficar de olho..

Achei a graxa de cobre somente nos EUA. Tinha em uma revenda da Lumobras aqui em SP, da Marca Molycote, mas custava uma pequena fortuna. Preferi esperar outros 15 dias equanto despancava o tubinho dos EUA. Mas acho que se fizer um pó de cobre e misturar com graxa preta, deve dar quase na mesma. O cobre funciona evita a eletrolise e logo previne contra a corrosão e eventual travamento da rosca.

Abraços e boa sorte.

Buenas,

Acabei comprando a bomba d'água na revenda LR mesmo... Paguei R$ 380,00 na bomba com rotor metálico mais a junta (PEB500090D), pois tinham uma em pronta entrega.

Hoje chegou o torquímetro que eu comprei do mercado livre... Parece ser uma boa ferramenta, mas só vou poder garantir depois que usar!

Assim que possível coloco fotos dos dois.

Clemente,

Alguma marca ou referência especial para essa pasta de cobre para se passar na rosca dos parafusos?

Sem querer ser chato, mas já sendo... apenas me pergunto se o uso dessa pasta não poderia ocasionar uma eventual "perda de aperto" nesses parafusos devido a vibrações do motor e da própria bomba... Ou será que eu tô exagerando?

Amanhã vou atrás dessa pasta de cobre e de uma chave que eu tô precisando. Assim que tiver com tudo na mão vou encarar o tal serviço e retorno com fotos do mesmo para todos!

Obrigado a todos pela ajuda!

Gustavo.

gustavoullmann
05/05/2011, 19:53
Prezados,

Segue link para as fotos do serviço que eu tire até o momento. Assim que tirar mais faço a atualização!

Link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1946009658961.2115366.1504127439&l=a4ac114de0

Até o momento, posso resumir tudo no seguinte:

1- tomei uma surra pra soltar os parafusos que prendem as polias, mas foi mais por falta de jeito do que por excesso de aperto! Depois que se faz uma vez, fazer a segunda fica mais fácil...

2-A idéia de cortar a junta da bomba com um estilete, para separá-la de seu alojamento funcionou perfeitamente! Não precisei fazer força nenhuma sobre a mesma, portanto não corri o risco de danificar a junta que fica entre o alojamento e o bloco. Recomendo!

3-Acredito que o melhor seja fazer um serviço completo no sistema de arrefecimento, assim como eu estou tentando fazer: fiz a limpeza do sistema de arrefecimento e troquei o fluido, agora estou trocando a bomba d'água e os bujões originais por metálicos e pretendo trocar preventivamente a termostática. Depois disso ainda será feita mais uma troca do fluido (na loja onde fiz a limpeza são incluidas duas trocas no orçamento) e aí sim vou considerar o serviço pronto.

4-Sensor de nível, bomba d'água com rotor metálico e bujões de metal são equipamentos obrigatórios em land de quem não quer fundir motor: foi o meu sensor de nível que me fez ver que a bomba d'água tava vazando. Agora na troca desta é que eu vi que o rotor plástico estava trincado, assim como um dos bujões plásticos estava podre e não ia demorar muito pra explodir...

Nas próximas fotos a sequência do serviço...

Abraços!

gustavoullmann
15/05/2011, 19:52
Buenas,

Já finalizei o serviço há alguns dias e já coloquei mais fotos no link anterior.

Até agora nada de vazamentos visíveis pela junta bomba, seu rotor, mangueiras, bujões de dreno, alojamento da bomba ou qualquer outro lugar. Também tenho monitorado o nível da água desde que fiz a troca e este só baixou um pouco após a primeira volta com o jipe, mas só foi necessário completar o nível novamente e até agora não baixou mais nada. Já rodei pouco menos de 500km após a troca e até agora tudo certo! Vamos ver se se mantém assim...

Agora fiquei com vontade de fazer um outro serviço...

Tô afim de retirar o bujão que fica no alojamento da termostática e colocar no lugar um sensor de temperatura do fluido da VDO (ainda preciso encontrar o código).

Para fazer a leitura desse novo sensor, teria duas opções:

1- Usar o indicador original para fazer uma leitura direta, sem nenhum tipo de estabilização da leitura como é no sistema original;
2- Usar outro indicador em paralelo (Console da MUD UK + Indicador VDO ou botar de uma vez um MADMAN).

Tô em fase de pesquisa sobre como e o que fazer, mas o objetivo é simples: melhorar a precisão e confiabilidade da leitura da temperatura do motor, nesse caso através da temperatura do fluido de arrefecimento, alterando o menos possível a originalidade do jipe ou pelo menos fazendo mudanças que possam ser facilmente desfeitas.

Toda e qualquer sugestão é muito bem-vinda!

Obrigado a todos que me ajudaram com as mensagens anteriores e com as próximas!!

Abraços!

P.s.: http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/90787-ii-encontro-sul-brasileiro-e-iii-catarinense-de-land-rovers.html
Eu vou!!!

Loras
15/05/2011, 20:46
Coloque o Madman.

Acabei de comprar um para a Land Cruiser.

Me arrependo de não ter instalado um na 200tdi que tive antes.

Não tira originalidade nenhuma. Pode fixá-lo no parabrisas com um suporte de GPS genérico.

Abraço,

rafaelfernandez
15/05/2011, 21:29
Coloque o Madman.

Acabei de comprar um para a Land Cruiser.

Me arrependo de não ter instalado um na 200tdi que tive antes.

Não tira originalidade nenhuma. Pode fixá-lo no parabrisas com um suporte de GPS genérico.

Abraço,

Loras,

Quanto saiu o Madman? Posso perguntar?

[]´s
Rafael

Loras
06/12/2011, 13:25
Rafael,

Caro.

Paguei em torno de 450 dólares + imposto de importação. Comprei via Ebay.

Não fechei a conta para não ficar bravo! Arrisquei esperando passar "batido" pela receita.

Seria mais barato instalar um kit de nível e relógios de pressão de óleo, etc. nacionais!

A principal vantagem do Madman é que ocupa pouco espaço no painel.

Abração,

HelFel
29/12/2011, 19:49
Loras,

Tenho procurado o Madman para comprar e não consigo achar. Fiz uma busca no EBay e não achei também. Você ainda teria o link de onde comprou o seu? Queria instalar na minha Defender. Por sinal, você furou algum componente de sua preciosa Land Cruiser para colocar o sensor de nível? No 300 Tdi é necessário furar o vaso de expansão e talvez até o coletor de escape para instalar os sensores, não?

Abs,

Helio Felix

Rafael,

Caro.

Paguei em torno de 450 dólares + imposto de importação. Comprei via Ebay.

Não fechei a conta para não ficar bravo! Arrisquei esperando passar "batido" pela receita.

Seria mais barato instalar um kit de nível e relógios de pressão de óleo, etc. nacionais!

A principal vantagem do Madman é que ocupa pouco espaço no painel.

Abração,

Loras
29/12/2011, 21:43
Helio,

O Madman.

info@madman.co.za (fabricante)

info@nata.net.au (vendedor)

Se não conseguir contato com o vendedor (J.Dippenaar) me avise que escrevo um email com vocês em cópia.

Paguei via Pay Pal e as taxas no Correio quando chegou.

Sim, pode ser necessário furar o reservatório de água. Mas existem outras opções (tampa Range Rover / Omega). Instalar um reservatório já com sensor. Instalar uma flange na magueira superior do radiador.

O coletor tem que ser furado para medir o EGR. Mas você pode escolher medir temperatura de outro lugar se preferir.

Qualquer coisa, estamos por aqui.

Abraço,

HelFel
30/12/2011, 06:47
Obrigado pelo retorno! Vou tentar entrar em contato. Valeu mesmo.

Abs

Helio,

O Madman.

info@madman.co.za (fabricante)

info@nata.net.au (vendedor)

Se não conseguir contato com o vendedor (J.Dippenaar) me avise que escrevo um email com vocês em cópia.

Paguei via Pay Pal e as taxas no Correio quando chegou.

Sim, pode ser necessário furar o reservatório de água. Mas existem outras opções (tampa Range Rover / Omega). Instalar um reservatório já com sensor. Instalar uma flange na magueira superior do radiador.

O coletor tem que ser furado para medir o EGR. Mas você pode escolher medir temperatura de outro lugar se preferir.

Qualquer coisa, estamos por aqui.

Abraço,

Djalma Inoue
10/01/2012, 23:06
O que vem a ser este tal de Medman fiquei curioso?? Outra coisa comprei na Brits o sensor de nivel para instalar em minha Land e andei lendo no forum que tem que instalar com um modulo, que módulo é este?? Eu levei meu sensor de nível em uma loja de auto elétrica comprei um led e uma campainha e fiz um deste la na hora conectei na bateria e levantei a boia e arriei o sensor funcionou perfeitamente acendendo o lede e tocando a campainha, tem que colocar mais coisas ai?? Ainda não instalei no carro e gostaria de tirar estas dúvidas para não fazer besteira.:semideia

Sem mais, agradeço a atenção.

Loras,

Tenho procurado o Madman para comprar e não consigo achar. Fiz uma busca no EBay e não achei também. Você ainda teria o link de onde comprou o seu? Queria instalar na minha Defender. Por sinal, você furou algum componente de sua preciosa Land Cruiser para colocar o sensor de nível? No 300 Tdi é necessário furar o vaso de expansão e talvez até o coletor de escape para instalar os sensores, não?

Abs,

Helio Felix

vwinit
11/01/2012, 10:01
Djalma, o Madman é um aparelhinho que vai monitorar não apenas o nível da água (precisa utilizar o sensor que você comprou), mas também monitora temperatura de água, óleo, carga do alternador, etc...
Assim, você configura os valores padrões das medições e o que estiver fora disso, ele vai avisar.

Eu optei por uma solução nacional, o Sukys WatchDog. Não achei caro o aparelho, e ainda não o instalei...
Se quiser conferir:
SUKYS - Tecnologia Eletrônica (http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html)

Abraço!

Djalma Inoue
11/01/2012, 12:51
Hailton, vc vai instalar o Watchdog ?
Agora me responda uma coisa, eu posso ligar por exemplo o meu sensor de nivel direto na campainha e no led a partir de um ponto na caixa de fusíveis sem estes acessórios mais sofisticados ou é necessário eles para que o mesmo venha a ser eficiente?

Um abração.

vwinit
11/01/2012, 13:19
Djalma, sim ... vou instalar o sukys. Já comprei e está comigo em casa. No post da reforma do meu carro tem fotos dele.
Ainda não instalei pq ainda não chegou tudo para o painel do carro. A mexida ali vai ser grande e quero desmontar e montar tudo uma vez só!
;)

Dá para ligar o sensor com a campainha do jeito que você quer fazer. Tem uns detalhes para essa ligação que o Ary nos explicou aqui no fórum. Dá uma olhadinha neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html

Com certeza você vai tirar suas dúvidas...

Abraço!

Loras
11/01/2012, 14:37
Djalma,

Você pode ligar direto, sem problemas.

A vantagem do módulo são duas:

- Auto teste do sistema toda vez que você liga a ignição (se instalar apenas o relê... ele pode queimar... a água abaixar e você não perceberá nada no painel pois nem sabia que o sistema estava inoperante).

- O alarme só dispara após determinado tempo com o sensor acionado. Dependendo da altura da bóia e a situação (inclinação, aceleração, etc) a luz pode piscar de forma intermitente pela variação normal do nível de água.

Existem inúmeras formas de monitorar o nível de água. Resta saber qual delas se encaixa melhor nas suas expectativas.

Abraço,

Djalma Inoue
11/01/2012, 23:03
Valeu Ricardo agora eu entendi dei uma olhadinha no esquena que foi feito pelo Ary e entendi como funciona o negócio, vc me disse que se usar apenas o relé que o Ary mostra poderá ser que ele queime e eu não venha perceber ou se eu usar o esquema de ligação direta como estava imaginando isso poderá acontecer?? Pois pelo que eu notei o relé que o Ary indicou sempre liga por cerca de 2 segundos para testar o sistema "alarme e led".

Ai valeu pela informação pretendo instala-lo na semana que vem.

Um forte abraço,

Loras
12/01/2012, 00:14
Djalma,

Não conheço o relê em questão.

Se ele executar um auto teste, ok! Funciona.

Nunca vi relê que executa um auto teste sozinho.

Você pode montar o circuito fora da viatura e testar antes de montar! Aí saberá exatamente como ele funciona.

O relê pode deixar de funcionar por vários motivos... vida útil, oxidação, trepidação, etc.

Se não tiver um sistema de auto teste, o circuito não funcionará se necessário.

Abraço,

HelFel
12/01/2012, 23:39
Olá, Djalma

O Madman, como explicou o Hailton, é um sensor multiparâmetros que informa em tempo real (um bom diferencial em relação a alguns outros) inúmeros valores relacionados ao funcionamento do veículo. Assim, é possível ao observador arguto entrever tendências viciosas de alterações de determinado parâmetro, mesmo antes do sistema "descompensar" completamente e ajustar-se a elas. Além disso, pode-se adequar seu modo de dirigir a uma otimização de valores possíveis (mesmo que todos dentro do normal) e encontrar, com algum tempo, a melhor maneira de se levar seu carro. Isso parece ser interessante, por exemplo, em veículos cheios de "manhas", como a Defender. Seu preço é um pouco elevado, mas pode se diluir pelos anos de utilização e de satisfação, penso eu. O outro extremo (o da simplicidade) seria o relé isolado, mas com as limitações citadas pelo Loras.

Abs

O que vem a ser este tal de Medman fiquei curioso?? Outra coisa comprei na Brits o sensor de nivel para instalar em minha Land e andei lendo no forum que tem que instalar com um modulo, que módulo é este?? Eu levei meu sensor de nível em uma loja de auto elétrica comprei um led e uma campainha e fiz um deste la na hora conectei na bateria e levantei a boia e arriei o sensor funcionou perfeitamente acendendo o lede e tocando a campainha, tem que colocar mais coisas ai?? Ainda não instalei no carro e gostaria de tirar estas dúvidas para não fazer besteira.:semideia

Sem mais, agradeço a atenção.

Loras,

Entrei no site que você me indicou (http://www.nata.net.au/) e vi muita coisa interessante. Há os dois modelos de Madman à venda (EMS1 e EMS2), além de alguns kits de adaptação dos sensores (para 300 Tdi, Td5 etc), sensores de baterias (simples e duplos), controladores de baterias e até um kit para confecção de chicote para instalar faróis mais potentes na Defender (algo discutido em outro tópico). Um pouco caro o Madman com o kit de adaptação, mas mantive meu interesse e mandei um email perguntando sobre o envio ao Brasil.

Obrigado de novo pela dica!

Abs,

Helio Felix

Existem inúmeras formas de monitorar o nível de água. Resta saber qual delas se encaixa melhor nas suas expectativas.

Abraço,

Djalma Inoue
13/01/2012, 13:36
Senhores muito obrigado, já deu para entender o funcionamento eu tinha muitas dúvidas mas agora já estou ficando fera rsrsrs vou ver o que se encaixa melhor na Land e no bolso.

Um abração a todos.

ary nunes
13/01/2012, 17:12
Oi Djalma,

Se,por acaso,optares por montar o alarme de falta de agua com o relé DNI me da,depois,uma reportagem sobre ele.

Abraço.

Ary

Defender 110 2004

claytonaguiar
14/01/2012, 00:32
Djalma,

Eu tenho o sukys (http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html). Posso garantir que além de ser um excelente vigia do nivel de agua do radiador, ele realmente monitora. O meu começou a alertar no auto-teste, sendo alternador, coloquei o voltimetro e ele só ficava entre 11,5 e 12,5 volts. Troquei o relé do alternador, que já começava a pifar e pronto, não precisei ficar no prego de bateria para descobrir que o alternador tinha pifado.

Oi Djalma,

Se,por acaso,optares por montar o alarme de falta de agua com o relé DNI me da,depois,uma reportagem sobre ele.

Abraço.

Ary

Defender 110 2004

Carlosmnb
14/01/2012, 13:36
Boa tarde!
Recentemente comprei uma DEFENDER 110 2001, como não entendo muita coisa levei-a em um especialista (LAND OEST do LEANDRO), alem de me dar uma aula de Land Rover, fez uma revisão geral, instalou um alarme de nível d'água. Mesmo assim, fico de olho na água.

Djalma Inoue
25/01/2012, 15:41
:euforico:Ary acabei de montar agora ficou show de bola, quando vc liga a chave ele toca o alarme por cerca de 5 segundos depois para, testei com a boia fora d'agua, com a boia dentro d'agua e ficou muito bom, só tenho uma curiosidade como aquela boia faz para enviar o sinal?? aparentemente não tem nenhum fio interno da vontade desmontar para ver rsrsrs.

ary nunes
25/01/2012, 18:17
Oi Djalma,

Fico feliz em saber que o alarme que montastes ficou ótimo.
A boia,na realidade,é composta por um material flutuante e um imã permanente em forma de anel.No interior da haste está um interruptor,chamado "reed switch"em série com um resistor, que é acionado quando o imã permanente,leia-se boia, se desloca ao longo da haste enviando o sinal aos terminais na parte superior da tampa
Sem mistério rss...

Abraço

Ary

Defender 110 2004

Djalma Inoue
27/01/2012, 10:22
Oi Djalma,

Fico feliz em saber que o alarme que montastes ficou ótimo.
A boia,na realidade,é composta por um material flutuante e um imã permanente em forma de anel.No interior da haste está um interruptor,chamado "reed switch"em série com um resistor, que é acionado quando o imã permanente,leia-se boia, se desloca ao longo da haste enviando o sinal aos terminais na parte superior da tampa
Sem mistério rss...

Abraço

Ary

Defender 110 2004

Ary que maravilha, me transportei para o meu período da adolescência e lembrei do professor Pardal rsrsrs, vc fez o que eu te falei que estava querendo fazer rsrsrs. Obrigado pelas Informações já vou economizar uma grana em não quebrar para ver o que tem dentro.

Um abração

gustavoullmann
22/05/2012, 00:15
PUTZ!

Tinha escrito um puta post, super completo com detalhes bacanas, blablabla... Fui carregar as fotos e perdi todo o texto! PQP!

Bom, pelo menos o post fica mais enxuto, pois tõ sem saco para reescrever...

Meu o led do sensor de nível começou a piscar bem fraquinho uma noite, eventualmente piscando mais forte. Parei e vi que a água estava no nível normal. Voltei pra casa fuçando descobri que a causa era mal contato do negativo (ponto de massa) do sensor. Eu havia instalado o negativo no parafuso da coluna de direção do land e, após 4 anos, o parafuso afrouxou e deu mal contato.

Aproveitei e refiz toda a instalação com material novo e de melhor qualidade!

Seguem fotos!

348885348886348887348888348889348890

Abraços!!!

Loras
22/05/2012, 16:59
É por isso que eu sempre escrevo no word primeiro... depois apenas colo aqui e incluo as fotos!!!

Abração,

Camilo JR
05/10/2012, 10:07
Bom dia...

Comprei a tampa PRC7925G, vou instalar esse final de semana.

comprei também um modulo que emite som quando fica alguns segundos sem agua no sensor, e tambem pode controlar um led.

Pretendo usar um dos leds do painel que estao sem uso, provavelmente o de 120Km/h.

Minha pergunta é, esta instalaçao requer uso de reles, fusivel, etc ? ou só tenho q fazer as ligaçoes conforme a cor dos fios e o manual que veio junto com o modulo ?

a unica observaçao que tem no manual que veio junto é que se for utilizar led externo ( nao do painel ) usar resistor de 4k7 ohm, 1/2 watt em serie com um dos fios de alimentaçao.

abraços e muito obrigado.

gustavoullmann
07/10/2012, 16:40
Bom dia...

Comprei a tampa PRC7925G, vou instalar esse final de semana.

comprei também um modulo que emite som quando fica alguns segundos sem agua no sensor, e tambem pode controlar um led.

Pretendo usar um dos leds do painel que estao sem uso, provavelmente o de 120Km/h.

Minha pergunta é, esta instalaçao requer uso de reles, fusivel, etc ? ou só tenho q fazer as ligaçoes conforme a cor dos fios e o manual que veio junto com o modulo ?

a unica observaçao que tem no manual que veio junto é que se for utilizar led externo ( nao do painel ) usar resistor de 4k7 ohm, 1/2 watt em serie com um dos fios de alimentaçao.

abraços e muito obrigado.

Camilo,

Na minha land eu usei o módulo do Krueger e acabei optando por usar um led externo. Na minha humilde opinião quanto menos mexermos na já delicada elétrica do defender, melhor! Dessa maneira segui as instruções que vieram com o módulo para proceder com a instalação desse led. Fui numa casa de componentes eletrônicos com o módulo e seu manual em mãos e pedi ajuda pros vendedores sobre como fazer. Lembro de ter comprado fios, leds e uma espécie de soquete para leds que serviu perfeitamente naquelas frestas que existem sobre o velocímetro. Na época eu improvisei um fio sem nenhum tipo de terminal para ligar o negativo do módulo ao parafuso da coluna de direção, mas com o tempo o mesmo soltou. Ao fazer o conserto optei por usar um terminal de prensagem do tipo olhal para ligar o fio ao mesmo parafuso. Ficou bem melhor! No meu caso não precisei de nada além da tampa, fios, led, terminais, e módulo. O pessoal que usa relés é para não precisar comprar o módulo que você já tem.

Não manjo "lhufas" de elétrica, mas sempre uso fios bem dimensionados, solda ou terminais de prensagem (ou ambos), conduítes termo-retráteis, conduítes de isolamento (aqueles pretos iguais aos dos chicotes originais) e tento prender tudo muito bem para minimizar o atrito. Só uso fita isolante para "selar" as pontas ou junções entre conduítes. Fazendo isso já se elimina uma série de prováveis barbeiragens elétricas... hehehe

Se precisar de fotos, prende o grito!

Espero ter ajudado!

Grande abraço!

fpc3
28/04/2013, 23:52
vou de Sukys...