Ver Versão Completa : Barulho parecido com pedaço de papel encostando em um ventilador - Embreagem?
claudiano
08/04/2011, 20:14
Nas últimas semanas tenho observado um barulho no motor do meu carro (Pajero 2.8Diesel GLX 1995).
Gostaria se os colegas pudessem me ajudar na identificação das possíveis causas para esse barulho.
Motor: 4M40 Diesel - Manual Transmission
Descrição do barulho: Quando dirigindo, acelerando na faixa de 3000 rpm (e cerca de 100 km/h) um BARULHO SIMILAR A UM PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL ENCOSTANDO NAS PÁS DAS HÉLICES DE UM VENTILADOR DE MESA começa a ser ouvido na região dos pés do motorista.
Localização do barulho: Parece vir de algum lugar no lado esquerdo do compartimento do motor (olhando de dentro para fora), aparentemente nas imediações dos pés do motorista.
Situações onde o baruho pode ser ouvido:
* Carro parado ligado (marcha lenta): Não há barulho
* Carro parado acelerando a 3000 rpm ou mais: Não há barulho. A propósito, em nenhuma situação consegue-se repetir o barulho com o veículo parado.
* Dirigindo e acelerando o carro até 2700 rpm (cerca de 90 km/h): Não há barulho.
* Dirigindo e acelerando até 3000 rpm (cerca de 100 km/h): O barulho mencionado aparece, lembrando o barulho de um papel encostando nas pás da hélice de um ventilador. O barulho pode ser ouvido claramente, mas não é muito alto.
* Acelerando além de 3200 rpm (mais que 120 km/h): Barulho desaparece
* Pressionando-se a embreagem: Barulho desaparece imediatamente.
* Soltando-se o acelerador (desacelerando-se) sem apertar a embreagem: O barulho vai se reduzindo junto da redução da rotação do motor. Perto dos 2700 rpm o barulho desaparece novamente.
DICAS? IDÉIAS? SUGESTÕES?
Carlos A. C. Azevedo
08/04/2011, 21:18
Nas últimas semanas tenho observado um barulho no motor do meu carro (Pajero 2.8Diesel GLX 1995).
Gostaria se os colegas pudessem me ajudar na identificação das possíveis causas para esse barulho.
Motor: 4M40 Diesel - Manual Transmission
Descrição do barulho: Quando dirigindo, acelerando na faixa de 3000 rpm (e cerca de 100 km/h) um BARULHO SIMILAR A UM PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL ENCOSTANDO NAS PÁS DAS HÉLICES DE UM VENTILADOR DE MESA começa a ser ouvido na região dos pés do motorista.
Localização do barulho: Parece vir de algum lugar no lado esquerdo do compartimento do motor (olhando de dentro para fora), aparentemente nas imediações dos pés do motorista.
Situações onde o baruho pode ser ouvido:
* Carro parado ligado (marcha lenta): Não há barulho
* Carro parado acelerando a 3000 rpm ou mais: Não há barulho. A propósito, em nenhuma situação consegue-se repetir o barulho com o veículo parado.
* Dirigindo e acelerando o carro até 2700 rpm (cerca de 90 km/h): Não há barulho.
* Dirigindo e acelerando até 3000 rpm (cerca de 100 km/h): O barulho mencionado aparece, lembrando o barulho de um papel encostando nas pás da hélice de um ventilador. O barulho pode ser ouvido claramente, mas não é muito alto.
* Acelerando além de 3200 rpm (mais que 120 km/h): Barulho desaparece
* Pressionando-se a embreagem: Barulho desaparece imediatamente.
* Soltando-se o acelerador (desacelerando-se) sem apertar a embreagem: O barulho vai se reduzindo junto da redução da rotação do motor. Perto dos 2700 rpm o barulho desaparece novamente.
DICAS? IDÉIAS? SUGESTÕES?
Cara, a embreagem tá muito mole? se voce tiver percebido isso, pode ter sido o cilindro auxilar da embreagem que é o que atua o garfo, que pode está gasto e não segurando a pressão e sedendo, ou o cilindro mestre que ta louco, ou até mesmo o pedal da embreagem que pode está desregulando...:concordo:
claudiano
08/04/2011, 21:22
Cara, a embreagem tá muito mole? se voce tiver percebido isso, pode ter sido o cilindro auxilar da embreagem que é o que atua o garfo, que pode está gasto e não segurando a pressão e sedendo, ou o cilindro mestre que ta louco, ou até mesmo o pedal da embreagem que pode está desregulando...:concordo:
Grato pela resposta, Carlos.
O pedal da embreagem parece estar bem regulado. Não está mole e nem tampouco muito difícil (duro) de apertar.
Carlos A. C. Azevedo
08/04/2011, 22:03
Grato pela resposta, Carlos.
O pedal da embreagem parece estar bem regulado. Não está mole e nem tampouco muito difícil (duro) de apertar.
Isso começou desde quando? tem alguma historia especial? faz quanto tempo que voce trocou o kit? era de boa qualidade?
claudiano
09/04/2011, 14:37
Turma,
Para facilitar as coisas, eu fiz um filme essa manhã para que todos possam melhor entender que barulho é esse ao qual estou me referindo. (link abaixo)
Peço que dêem uma olhada e façam seus comentários.
Em tempo, o barulho já faz algum tempo, e tem aumentado gradualmente nas últimas 6 semanas.
Abraço, Claudiano
http://youtu.be/KIGKMwjnXBc
http://youtu.be/KIGKMwjnXBc
claudiano
10/04/2011, 20:38
Olá,
Postei essa história em alguns forums internacionais específicos para a Pajero/Montero/Shogum. Até agora as seguintes hipóteses foram ventiladas para a possível origem do barulho:
- Embreagem: Mola do disco de embreagem (soltos, quebrados, etc);
- Embreagem: Rolamento de liberar a embreagem com defeito;
- Outros problemas na embreagem;
- Cabo do velocímetro;
- Turbo fan com algum tipo de problema ou defeito;
- Parafusos de suporte do escapamento soltos ou quebrados causando vibração (ressonancia);
- Polia da virabrequim delaminada (quebrada ou tricada).
Alguém tem mais alguma hipótese? Alguma outra idéia?
O vídeo está mostrado no link: http://youtu.be/KIGKMwjnXBc
Eu colocaria aqui como hipotese valvulas.. Parece barulho de valvulas mesmo..
claudiano
11/04/2011, 18:56
Oi Djalma.
Note que quando a embreagem é apertada, o barulho some, mesmo que o motor ainda esteja a 3000 rpm. Isso me leva a crer que não pode ser válvula.
Claudiano
claudiano
22/05/2011, 21:04
Para não ficar sem resposta :)
Aparentemente um dos lados do garfo da embreagem estava amassado ou quebrado.
Esse lado amassado estava de alguma forma tocando levemente no disco de embreagem, causando o barulho mostrado.
(pelo menos foi o que o mecânico me explicou... ou pelo menos foi isso que eu entendi).
Para resolver o problema o garfo da embreagem foi trocado, junto do kit da embreagem.
Agora está tudo bem.
Claudiano
SAPO-BOMBA
22/05/2011, 22:43
Meus palpites são dois: Alguma coisa encostando no volante do motor ( a catraca do motor de arranque folgada, por exemplo ), mas como vc falou que apertando a embreagem o barulho some, então tem cara de ser colar/rolamento da embreagem...
arkretzer
02/01/2012, 10:12
E tive esse problema no Tracker- GM o barulho foi aumentando..... desmontei a cx de tranmissão era os rolamentos da transmissão que estavam fufu....:-( 10 dias de carro parado e uns 1500,00 rolamentos + mao de obra.
Antonio M Costa
02/01/2012, 12:44
Estou com o mesmo problema, esse barulho apareceu ha um mes, o carro foi fazer a revisao e eles disseram que tinham resolvido, mas voltou do mesmo jeito, no meu caso eles disseram que o cambio estava solto/desrregulado e por isso o consumo estava alto e o barulho acontecia.
Agora o carro vai voltar p mais uma semana na raion da barra. Ainda bem que esta na garantia, mas o carrinho saiu zero de lá e ja apresentou varios problemas, hoje tem 11 mil km.
Antonio M Costa
03/01/2012, 17:25
Apenas para complementar, "Pajero sport automatica diesel 2010 - mesmo barulho".
Hoje fui fazer um teste c o mecanico da Mit, ele verificou q ao segurar a alavanca da traçao 4x4, nao acontece o barulho durante a aceleracao.
O carro ficou lá p abrir o console e verificar se as alavancas estao se tocando em algum ponto abaixo do console ou algo parecido.
Para não ficar sem resposta :)
Aparentemente um dos lados do garfo da embreagem estava amassado ou quebrado.
Esse lado amassado estava de alguma forma tocando levemente no disco de embreagem, causando o barulho mostrado.
(pelo menos foi o que o mecânico me explicou... ou pelo menos foi isso que eu entendi).
Para resolver o problema o garfo da embreagem foi trocado, junto do kit da embreagem.
Agora está tudo bem.
Claudiano
Parabéns pelo seu esforço e colaboração com os colegas aqui do forum.
Me diz uma coisa, esse barulho foi iniciando aos poucos? Fazia com o motor frio tb? A minha ta começando a fazer um barulho parecido com este. O motor está com 14 mil km agora, não acredito que seja ali o problema, mas o barulho lembra aquele velho tectec que os carros sem óleo ou com problema nos tuchos fazem.
Voce disse que trocou toda a embreagem, mas precisava? Não era só trocar o garfo?
Valeu!