Postado originalmente por
claudiano
Nas últimas semanas tenho observado um barulho no motor do meu carro (Pajero 2.8Diesel GLX 1995).
Gostaria se os colegas pudessem me ajudar na identificação das possíveis causas para esse barulho.
Motor: 4M40 Diesel - Manual Transmission
Descrição do barulho: Quando dirigindo, acelerando na faixa de 3000 rpm (e cerca de 100 km/h) um BARULHO SIMILAR A UM PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL ENCOSTANDO NAS PÁS DAS HÉLICES DE UM VENTILADOR DE MESA começa a ser ouvido na região dos pés do motorista.
Localização do barulho: Parece vir de algum lugar no lado esquerdo do compartimento do motor (olhando de dentro para fora), aparentemente nas imediações dos pés do motorista.
Situações onde o baruho pode ser ouvido:
* Carro parado ligado (marcha lenta): Não há barulho
* Carro parado acelerando a 3000 rpm ou mais: Não há barulho. A propósito, em nenhuma situação consegue-se repetir o barulho com o veículo parado.
* Dirigindo e acelerando o carro até 2700 rpm (cerca de 90 km/h): Não há barulho.
* Dirigindo e acelerando até 3000 rpm (cerca de 100 km/h): O barulho mencionado aparece, lembrando o barulho de um papel encostando nas pás da hélice de um ventilador. O barulho pode ser ouvido claramente, mas não é muito alto.
* Acelerando além de 3200 rpm (mais que 120 km/h): Barulho desaparece
* Pressionando-se a embreagem: Barulho desaparece imediatamente.
* Soltando-se o acelerador (desacelerando-se) sem apertar a embreagem: O barulho vai se reduzindo junto da redução da rotação do motor. Perto dos 2700 rpm o barulho desaparece novamente.
DICAS? IDÉIAS? SUGESTÕES?