Ver Versão Completa : Escolha de Jipe!!
Pessoal, estou em fase final de reforma do meu Opala 76 6cc, e agora estou querendo pegar um jipe para o meu uso diario e para viajar.
Durante a semana rodo muito pouco, cerca de 2km por dia, mas quando da nos fins de semana dou uma escapada para algum lugar, estou com vontade de começar a fazer umas trilhas leves, ja fiz algumas vezes mas sempre no carona de um Defender ou na fazenda com um Willys velho todo estragado que era de trabalho(o tanque de combustivel era um butijao de gas).
Sempre gostei muito de jipes e de uns tempos para ca tenho conversado muito com o mecanico do meu opala(que é jipeiro roxo) e ele andou me dando umas dicas de o que procurar em um jipe, por exemplo:
-com relaçao de diferencial longa(a partir de um certo ano), pois na estrada ja fica muito melhor
-verificar o chassis do carro, quanto mais furos mais adaptaçoes ja foram feitas
-dar preferencia a jipes ja com motor de Opala 4cc adaptado(nao me recomendou o 6cc devido ao peso)
E me falou de algumas adaptaçoes tranquilas mas que ja ajudam bastante se o jipe tiver:
-caixa de direçao do Gol(segundo ele pneus grandes e caixa original nao da)
-barra estabilizadora dianteira e traseira
-instrumentos como temperatura, nivel de combustivel etc... novos(muito mais precisos que os originais)
Gostaria de ouvir a opniao de vcs quanto a essas coisas que ele disse, e sugestoes de o que procurar na hora da compra.
Onde posso pesquisar atras de mais informaçoes???
engenheiro01
25/03/2011, 08:45
Fala, Caieta! O uso que vc quer fazer do seu jeep é mais ou menos o que eu faço.
Trocando a caixa de direção e instalando freios a disco (pelo menos na dianteira), fica beeem mais seguro! Motor de opala a vantagem é a facilidade de manutenção. A troca dos instrumentos são uma boa pedida!
Procure achar uma viatura já com o máximo de itens que vc quer, pois dai vc já sai aproveitando o prazer de se usar um CJ no dia a dia, sem ter que ficar tempos na oficina arrumando uma coisa ou outra. Depois vc vai personalindo o carro ao seu gosto, beleza?
João Carlos Fonseca
25/03/2011, 09:44
Oi Caieta, tb sou novato aki e concordo com o engenheiro...
Mas a caixa de direção do gol, pelo que pesquisei, é fraca, eu optei pela do opala apesar do corte na grade e a posição pra fora.
Se for usar pneus grandes e bom colocar o eixo flutuante poucas pessoas falam isso, mas já vi relatos de alguns acidentes graves pela quebra do eixo traseiro...
Vai com calma e procuro bem, as vezes é melhor pagar um pouco mais e pegar um com as adaptações que vc precisa...pode sair mais barato que vc colocar...
Fala, Caieta! O uso que vc quer fazer do seu jeep é mais ou menos o que eu faço.
Trocando a caixa de direção e instalando freios a disco (pelo menos na dianteira), fica beeem mais seguro! Motor de opala a vantagem é a facilidade de manutenção. A troca dos instrumentos são uma boa pedida!
Procure achar uma viatura já com o máximo de itens que vc quer, pois dai vc já sai aproveitando o prazer de se usar um CJ no dia a dia, sem ter que ficar tempos na oficina arrumando uma coisa ou outra. Depois vc vai personalindo o carro ao seu gosto, beleza?
Beleza engenheiro!! Pelo visto estou no caminho certo com essas dicas que peguei com o mecanico, qual modelo/ano vc me recomenda???
Vou começar a fazer uma lista do que deve ter o jeep.
Andei dando uma olhada em uns cherokees, o preço nao esta ruim mas acho que a manutençao deve ser muito mais alta que a de um jeep.
Oi Caieta, tb sou novato aki e concordo com o engenheiro...
Mas a caixa de direção do gol, pelo que pesquisei, é fraca, eu optei pela do opala apesar do corte na grade e a posição pra fora.
Se for usar pneus grandes e bom colocar o eixo flutuante poucas pessoas falam isso, mas já vi relatos de alguns acidentes graves pela quebra do eixo traseiro...
Vai com calma e procuro bem, as vezes é melhor pagar um pouco mais e pegar um com as adaptações que vc precisa...pode sair mais barato que vc colocar...
Blz, caixa de direçao e motor de Opala.
Vou pesquisar sobre esse eixo flutuante.
Agora começa a procura né, mas nao tenho pressa nao, ja estou reformando meu Opala a 2 anos sem pressa nenhuma, rsrsrsrs
Mais uma coisa pessoal...
estou procurando em varios lugares e tenho vistos muitos CJ com 6cc de Opala, o mecanico me disse que o 6cc em trilhas pesadas como atoleiros e rios é ruim devido ao peso, mas sera que no dia-a-dia o 4cc nao fica muito fraco??? O que vcs acham de Jeep 6cc??
engenheiro01
25/03/2011, 10:56
Caieta, a manutenção (preço de peças e serviços) do cherokee com certeza é mais alta pois muitas partes mecanicas dos CJs podem ser "emprestadas" de outros carros, facilitando a manutenção.
Agora ano e modelo vai muito do gosto pessoal: tem os mais antigos CJ2, CJ3 (até 1950 e pouco)e depois vai pros CJ5 (até 1983). Como vc tem a intenção de trocar a mecanica, só vai importar mmo a aparencia, que vai do gosto de cada um...
Mas procura o que tiver em melhores condições, veja sem pressa!
engenheiro01
25/03/2011, 10:59
Mais uma coisa pessoal...
estou procurando em varios lugares e tenho vistos muitos CJ com 6cc de Opala, o mecanico me disse que o 6cc em trilhas pesadas como atoleiros e rios é ruim devido ao peso, mas sera que no dia-a-dia o 4cc nao fica muito fraco??? O que vcs acham de Jeep 6cc??
o meu é BF 6 cc, muito forte nas trilhas...
o 6 cc do opala não é muito usado, pois o 4 cc dá conta muito bem do recado.
Marcelo Godoy
25/03/2011, 11:27
Pessoal, estou em fase final de reforma do meu Opala 76 6cc, e agora estou querendo pegar um jipe para o meu uso diario e para viajar.
Durante a semana rodo muito pouco, cerca de 2km por dia, mas quando da nos fins de semana dou uma escapada para algum lugar, estou com vontade de começar a fazer umas trilhas leves, ja fiz algumas vezes mas sempre no carona de um Defender ou na fazenda com um Willys velho todo estragado que era de trabalho(o tanque de combustivel era um butijao de gas).
Sempre gostei muito de jipes e de uns tempos para ca tenho conversado muito com o mecanico do meu opala(que é jipeiro roxo) e ele andou me dando umas dicas de o que procurar em um jipe, por exemplo:
-com relaçao de diferencial longa(a partir de um certo ano), pois na estrada ja fica muito melhor
-verificar o chassis do carro, quanto mais furos mais adaptaçoes ja foram feitas
-dar preferencia a jipes ja com motor de Opala 4cc adaptado(nao me recomendou o 6cc devido ao peso)
E me falou de algumas adaptaçoes tranquilas mas que ja ajudam bastante se o jipe tiver:
-caixa de direçao do Gol(segundo ele pneus grandes e caixa original nao da)
-barra estabilizadora dianteira e traseira
-instrumentos como temperatura, nivel de combustivel etc... novos(muito mais precisos que os originais)
Gostaria de ouvir a opniao de vcs quanto a essas coisas que ele disse, e sugestoes de o que procurar na hora da compra.
Onde posso pesquisar atras de mais informaçoes???
Prezados, gostaria de dar meu depoimento:
Comprei meu Jeep a 11 anos na época todo original mas judiado (motor, cambio 3m, direção, freios, suspensão, ponta de eixo) e fiz as seguintes alterações:
Motor BF-161 (6cil): troquei filtro de ar banhado a óleo para filtro seco, instalei ignição eletrônica e retifiquei. Resultado: motor funciona feito um "reloginho" e ando tranquilamente (exceto consumo - rsrs!!);
Direção: a caixa original não tinha folga - tinha férias!! Troquei a original pela caixa VW. Resultado: direção leve e precisa, mesmo usando pneus 265x75R16. O próximo passo é instalar DH (só pq não tenho o que inventar e quero fazer algo!!);
Freios: ainda tinha freio tambor nas 4 rodas. Quando tinha que parar, precisava começar frear c/força e muito tempo antes e após travessias de água ficava impraticável. Troquei para freio a disco na dianteira, pedaleira suspensa e servofreio. Resultado: frenagens mais leves (menos força no pedal), mais precisas, ou seja muito mais seguras;
Suspensão: tinha os feixes originais e logo troquei pelo jogo de molas da Toyota. Resultado: confortável (considerando que é Jeep), maior durabilidade (cerca de 10 anos e somente troquei as buchas dos jumelos);
Ponta de eixo: eram originais, porém certa oportunidade quebrou e a roda foi para um lado e o carro para outro. Felizmente, estava em velocidade baixa (cerca de 40 km/r), a estrada era de terra. Como não tinha mais o controle do carro (freio e direçã), o que nos salvou foi um barranco onde paramos atravessado. Na ocasião, estávamos somente eu e namorada (atual esposa). Nunca mais andei tranquilo até a instalação de eixo flutuante (Enfer). Agora fico mais seguro, principalmente pq a família foi aumentada e os pequenos adoram andar de Jeep (estou ensinando o bom caminho!!).
Uso somente para passeios e viagens e baseado neste uso ainda tem alterações que gostaria de fazer (colocar caixa 4m, bloqueio de diferencial entre 70% e 90%, guincho elétrico, caixa de direção hidráulica), mas a verba anda meio curta e tenho que andar na medida do possível.
A verdade é que quando comprei o meu Jeep (chassis e documentos), adquiri o "direito" de ter um Jeep pois "construí" um. Aliás, algo muito prazeiroso (mesmo que caro!!! - rsrs!!).
Isto é a experiência que gostaria de passar e espero ter ajudado.
Grande abraço,
Sds.
Pablo.pinto2007
25/03/2011, 11:45
Bem a minha história é diferente do amigo aí, mas vou dar a minha opinião também...
Primeiro que quando esse bichinho te morder, você nunca mais vai querer saber de outra coisa (se é que já não mordeu), chamado trilha...
Muitos dizem que motor AP é motor de dentista... fraco e pequeno.
As vantagens e desvantagens:
- Motor AP 1.8: bom para alto giro, tipo subir dunas, torque baixo em baixas rotações o que atrapalha um pouco em trilhas de lama, mas nada que uma reduzida não amenize. Na estrada sinto que falta esse torque quando passo a quinta marcha (niva - parecida com chevette), com diferencial 8:43. Essa é a minha configuração.
- Motor opala 4cil: bom torque em baixas rotações, vantagem para trilhas de lama/erosões, motor leve (comparado ao 6cil), com caixa de chevette deve ficar um bom conjunto.
- Motor opala 6cil: na minha opinião esse seria o melhor motor para jeeps e rurais adaptados (pneus grandes, eixos reforçados), tem um baita torque em baixas rotações, um bom final e é tudo de bom, porém para uma robustez bem maior, pneus grandes (35 - 37), câmbio tem que acompanhar a robustez (tipo um clark 5 marchas), sistema de direção, eixos tudo reforçado, para pancadão mesmo...
- Motor diesel (MWM 2.8): muito pesadão, teria que mecher nas relações de diferenciais, reforçar eixos, bom câmbio também, páreo para os 6 cil (opala), porém o reforço do chassis deverá ser bem feito pois o motor pesa demais, a suspensão também deverá ser trabalhada, dentre outros fatores.
Então assim, você tem que pesar o que quer fazer no jeep, viajar, trilhas leves / médias, pneus medianos (31 - 33), consumo razoável (para jeeps), sem muita adaptação pesada (tipo caixa de direção robusta, câmbio robusto), eu iria ou de motor AP 1.8 (o 2.0 tem um bom torque em baixa, mas dizem que não é tão resistente), ou de motor de opala 4cil (que não é minha praia mas é famoso sim).
Jeep é único... é a cara do dono... é o que o dono é!
Você deve saber disso, tem um opala que passou 2 anos reformando... sabe o que é ficar namorando o carro sair da oficina para dar um passeio...
Outras opções de 4x4 realmente seria as cherokees sport, se eu tivesse onde quardar iria fazer um esforço para ter uma preparada, acho muito lindo e bom esse carro... dentre outros... vitara (antigo), samurai (é um bom jeep, embora seja mais baixinho), o próprio troller, que é um canhão (de bom) de motor e mecânica - muito boa a combinação - o que pesa é o preço. Mas se a paixão é andar num CJ vá em frente... se eu não tivesse um, compraria um já quase pronto, com o que tivesse em mente já adaptado, tipo, já com o motor que queria, o câmbio, pneus, bancos legais.. é claro que você não irá achar o jeep ideal, mas o mais próximo do objetivo... assim economiza tempo e dinheiro, mas preste bastante atenção, pois tem adaptações que seria melhor que não tivesse, de tão mal feitas que são...
Abração e bem vindo ao mundo 4x4...
andretomasi
25/03/2011, 11:54
Caleta, antes de mais nada, tu quer comprar um jeep e sair andando, ou quer comprar um e reformá-lo? Dependendo do que você quer fazer, é melhor procurar por uma coisa ou outra, até pelo preço de um já adaptado ou um baleado todo original.
João, a caixa de Santana é "fraca" se for usar pneus muito grandes, 33", 35", 37".. pra pneu 31" funciona que é uma maravilha, tive um CJ por 9 anos e nunca deu problema na caixa, com pneus 31" recapados pra off-road, e aqui no fórum tem dezenas usando com pneu 33", todos que deram problema foi pela adaptação mal-feita (sem o devido eixo de reforço, tem um tópico no fórum sobre isso).
Pelo que entendi, o Caleta não quer montar um monstro das trilhas, então pneu 31" e caixa de Santana é uma boa escolha pra ele, até pela caixa ser mais confortável e precisa, dá menos voltas e não tem problema de folga como as de Opala. E tem que furar a grade do CJ.
Eixo flutuante é uma boa sim, mas custa uma pequena fortuna, assim como freio a disco nas quatro rodas, guincho, amortecedores especiais, gaiola "de verdade", etc, etc.. se ele quer um jeep "simples" pra brincar de vez em quando, como disse antes: não precisa um monstro devorador de trilhas, a não ser que esteja di$po$to a isso :D
Motor 6cc é uma boa, a força compensa o peso extra, mas se ele tem um motor mais forte, significa que foi adaptada outra transmissão, teria que ver se a adaptação foi bem feita.
Quem gosta de motorzinho é dentista, mas se não quiser gastar muito, tanto em adaptação como em combustível depois, um 4cc vai bem, especialmente se for um mais moderno e confiável.
Sobre Cherokee, só digo que a manutenção não é tão alta quanto se imagina, a maioria das peças tem paralelo nacional ou peça equivalente em outros carros nacionais, é mais questão de saber aonde procurar e não aceitar o primeiro espertinho querendo cobrar o olho da cara.
[ ]'s
João Carlos Fonseca
25/03/2011, 17:47
Oi Caieta...
Já conseguiu definir algo???
É complicado temos muita informação e várias opcões...
Oi Andre, desculpe a expressão "fraca" e sim "mais fraca que a do opala"...
Se o jeep e para passeio até pode usar, mas geralmente a gente começa com pneus
31 e depois já queremos 33, 35 e por ai vai...
Quando falei a do opala ou alguma similar e para fazer algo mais definitivo...
Mas mesmo assim é legal essas divergências para chegarmos no melhor pro jeep..
abraços
andretomasi
25/03/2011, 17:54
João, entendo sim, escrevi aquilo porque normalmente o pessoal entra aqui e o pessoal, acostumado a já querer partir pra upgrades mais definitivos, acaba recomendando matar mosca com bazuca, quando às vezes o cara só precisa de algo mais simples e não tão dispendioso, mesmo que não seja tão resistente. Vide as discussões de eixos Dana 30 / 44 / 60, caixas de DH, freios a tambor vs. a disco duplo ventilado nas 4, e por aí vai. Mas é bom mesmo a discussão, até pra quem tem dúvida saber de todas as possibilidades, atuais ou futuras :D
[ ]'s
zé dedão
25/03/2011, 18:13
Opinião de quem tem XJ: a manutenção só é cara quando envolve eletrônica. De resto é semelhante aos carros nacionais.
Para ter ideia um kit completo de amortecedores para o palio fire aqui em Niterói custava há 6 meses 1200,00 dilmas, enquando da cherokee custava 780,00 dilmas - ambos instalados da marca Monroe.
Se achar uma realmente inteira eu acho um bom investimento para o uso que vc vai ter.
Lembrando que um CJ para o uso urbano bebe igual uma Cherokee.
Pessoal, resolvi que vai ser um Jeep mesmo!!
estive pensando, estou procurando um com mais ou menos essas caracteristicas:
-motor opala 6cc
-caixa de direçao do santana
-instrumentos modernos(velocimetro, temperatura da agua, rpm, etc)
-modelo(ainda esta em aberto, me falaram do CJ-5 por ter o diferencial mais longo e melhor para andar na rua)
-freio a disco pelo menos nas rodas da frente
Mais alguma recomendaçao???
Robertux
28/06/2011, 22:50
Caieta,
De uma olhada nesse Jeep, está mais ou menos com a configuração que você quer e está excelente.
Eu conheço esse Jeep, está zero Km pode comprar de olhos fechados. Eu só não comprei porque quando ele colocou à venda eu já havia gasto uma boa grana no meu e a reforma já estava no final, senão teria vendido o meu e comprado esse.
O motor é da última série do Opala 6cc , original a alccol, com ignição eletrônica original, totalmente feito no início deste ano e não rodou nem 500 km ainda, o câmbio é o Clark 260F 4 marchas, na reduzida ele colocou o pino chorão roletado. O Jeep foi totalmente reformado durante o ano passado e a reforma terminou no início deste ano. Depois da reforma ele não fez nenhuma trilha está guardado para venda.
6cc OPALA | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=25057&cat=1&item=2&titulo=6cc%20OPALA%20)
Não tenho interesse nenhum no negócio, estou apenas tentando ajudar aos dois, um amigo que está precisando vender o Jeep por problemas financeiros e você que está procurando um em bom estado para comprar.
celso.delcol
01/07/2011, 10:32
Sou novo aqui e no mundo 4x4. Com os mesmos problemas do nosso amigo Caieta para a escolha do meu primeiro 4x4.
Assim vendo este tópico tive a idéia de fazer um questionario em Excel na tentativa de ajudar na escolha ou reforma da viatura por parte dos novatos como eu.
Conto com sugestões, criticas, opiniões de todos para que este trabalho melhore e facilite minha escolha e se possível ajude outros neste dificil começo.
Arquivo ZIP contendo duas versões de Excel: 1997/2003 e 2007.
Agradeço a todos e espero poder ajudas-los como tenho sido ajudado.
Grande abraço.
johnnyjeepeirosp
07/07/2011, 00:18
Amigo , vc pediu um pitaco , entao aqui vai...
Compra um cj lindao , pronto , c tudo isso que os caras ja falaram... E ateh um py... Console... Bancos legais, guincho etc...
Vi um na feira do jeep do pacaembu\sp por 25 paus... Lindao... C tudo embarcado... Soh pegar e rodar !!! O cara gastou bem mais de 35 !!!! E ainda teve o trampo , a paciencia ,a espera !!! Sei la , se o objetivo eh curtir , um desses eh pegar e rodar ... O meu ja ta em reforma ha uns 4 anos... Em etapas... E quantos tapas !!!
E olha que eu fui avisado na epoca.... Mas a teimosia foi determinante...
Agora ele esta a caminho da pintura... Ficou show , mas ja parei de somar...
Abc
joao spsp
celso.delcol
18/07/2011, 09:55
Talvez aqui não seja o melhor lugar para perguntar mas como também estou pesquisando para compra do primeiro 4x4 tenho algumas dúvidas.
1) Motores a Diesel nos CJs, fica bom?
2) Como fica um carro com este tipo de modificação na inspeçào veicular?
3) Mecânica Band ou L200???
Já vou agradecendo a ajuda.
Robertux
18/07/2011, 17:56
Talvez aqui não seja o melhor lugar para perguntar mas como também estou pesquisando para compra do primeiro 4x4 tenho algumas dúvidas.
1) Motores a Diesel nos CJs, fica bom?
2) Como fica um carro com este tipo de modificação na inspeçào veicular?
3) Mecânica Band ou L200???
Já vou agradecendo a ajuda.
1-) O CJ, na minha opinião, não é o jipe ideal para motor diesel, porque:
- Ele tem o entre-eixos muito curto, então você terá dificuldade com a transmissão. A transmissão original é fraca para o torque do diesel, para colocar uma mais forte, ou você fica nos câmbios Clark das D-20 ou F1000, que são velhos e não foram projetados para os motores modernos de alta rotação ou terá que alongar o chassi para caber uma transmissão mais moderna. O ideal seria colocar o Power train completo do veículo que vai ceder a mecânica, mas nenhum caberá no CJ5 sem alongar o chassi ou adaptações mirabolantes que lhe darão muita dor de cabeça futuramente.
- Por ser muito duro de suspensão provavelmente ele não será seu veículo do dia a dia, então, motor diesel parado=dor de cabeça.
- Se você roda pouco (novamente porque a suspensão é muito dura), a economia feita no combustível não justificará o investimento.
- Por ser aberto (capota de lona), por mais que você faça sempre entra cheiro do combustivel queimado que sai do escapamento, o cheiro da gasolina já é ruim, imagine o do diesel.
2-) A inspeção veicular, a meu ver não teria problemas, porque a mecânica que você usaria seria mais moderna que a do CJ, que poluiria menos e estaria dentro das regras, e se o documento estiver regularizado os parâmetros serão de um veículo diesel da época do CJ, mas você terá muitos problemas para regularizar o documento do CJ para diesel porque, embora ele atenda a todos os critérios para adaptação, eles estão barrando ao máximo a transformação do CJ para diesel, se não me engano a principal alegação seria quanto à segurança, pois com o aumento de torque proporcionado pelo motor díesel ele teria problemas de estabilidade em função do entre-eixos muito curto.
3-) O motor da Band é muito pesado para o CJ e o da L 200 dizem que não aguenta água e barro, então, na minha opinião seria o MWM 2.8 do Troller ou o Maxion 2.5 da Ranger.
Se quiser um diesel compre um Troller ou um JPX com os motores que lhe falei, ou mesmo uma Band.
Isso é a minha opinião, que não tem a mínima pretensão de ser verdade absoluta e nem de ser unanimidade.