Ver Versão Completa : Tração dianteira SW4.
Floriano
21/03/2011, 20:16
boa noite, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho uma sw4 97, a traçao dianteira estava funcionando perfeita , mas quando voltou da oficina ( mandei fazer o motor completo ) a traçao nao liga mais nem ascende a luz do painel indicando a traçao, entao gostaria de saber se pode ser parte eletrica , mecanica se pode ser algum sensor ou fusivel?
jacquesfreitas
21/03/2011, 23:03
Sou novo por aqui... e também fiz o motor um dia desses...
Tive que ir em outras oficinas pra achar alguém que resolvesse meu problema.
Vou ali tirar umas fotos e volto já.
jacquesfreitas
22/03/2011, 02:38
Boa noite a todos!
Meu nome é Jacques, sou natural de Natal e residente em Salvador. Registrei-me aqui tem pouco tempo... mas venho explorando esse fórum há quase duas semanas e tenho gostado muito.
Gostei de muitas idéias, overboost, intercooler (ainda estou entre o da maxcooler e adaptar um com scoop), snorkel (já encomendei hoje o da OGZ) e cada dia surge uma idéia nova...
Só vou falar da parte elétrica e de vácuo, foram os problemas que ocorreram comigo.
Vou enviar o arquivo no post, mas como não sou acostumado com esse fórum, por precaução coloquei a imagem no Google Docs aqui: https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLU1E5c1ZTcHVqbDNwUnRGODlSdTBRYzh MN2FBPQ&revision=true
A imagem é essa, são duas fotos uma em cima da outra:
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLU1E5c1ZTcHVqbDNwUnRGODlSdTBRYzh MN2FBPQ&revision=true
Mas vamos ao que interessa:
1) Verifique a caixa de fusíveis interna (foto de cima, fica logo atrás daquela tampinha embaixo do volante à esquerda).
Obs: Não faça como eu fiz, tirando fusíveis na unha ou com alicate de bico, tem um extrator de fusíveis por baixo da tampa da caixa de fusíveis do motor.
Conforme a foto de cima, confira se o fusível indicado (20A) está queimado. A toyota deve vendê-lo bem caro, mas nas auto-elétricas custa R$ 0,25 (só não achei com a amperagem pintadinha como os originais).
O fusível indicado não controla as luzes do painel (é o último embaixo dele - 10A - que faz isso), ele serve para controlar os solenóides da foto de baixo.
Os solenóides, que estão logo embaixo da caixa de fusíveis do motor, controlam a tração (o azul trava e o vermelho destrava), alimentando as linhas de vácuo do ADD.
Cada um possui três bicos: Os dois de cima, ficam com as mangueiras, linha de vácuo (A) e saída para o ADD (B); e o de baixo (C) é livre, mas protegido por uma bujão que impede a entrada de resíduos (os meus anteriores não tinham).
Sem comando elétrico cada solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar o ar atmosférico através do bico "C". Com comando elétrico o solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar a linha do ADD através do bico "B".
2) Tire as mangueiras e os bujões.
O primeiro teste é desligar a chave e verificar se soprando nos bicos "A" o ar sai pelos bicos "C", não deve sair nada pelos bico "B".
O segundo é ligar a chave colocar o câmbio no H2 e verificar se soprando no bico "A" do solenóide vermelho o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no azul tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".
O terceiro é, ainda com a chave ligada, colocar o câmbio em H4 e verificar o inverso: Se soprando no bico "A" do solenóide azul o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no vermelho tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".
Não lembro quanto era o preço dos solenóides na toyota, mas eram caros... o meu azul não estava funcionando, o bico "C" estava entupido (não tinha bujão) o que, a princípio, não era um problema, mas também não estava comutando para o bico "B" (provavelmente porque estava todo entupido por dentro) quando estava em H4, o que caracterizava o problema pois o ADD nunca seria armado. Eu comprei dois solenóides funcionando com bujão e mangueiras numa sucata em Natal por R$ 200,00.
Se estiver tudo funcionando, monte as mangueiras de acordo com a foto de baixo. A linha de vácuo passa por um "T" e é bifurcada para os bicos "A" da cada solenóide. Nos bicos "B" devem ser encaixadas as respectivas mangueiras, elas tem uma faixa pintada da cor do respectivo solenóide, na foto aparece só na linha vermelha porque o encaixe da azul estava folgado e eu cortei a ponta da mangueira azul e junto foi a faixa pintada.
Aconselho que você leia as páginas 8-5 e 8-6 do seu manual, de preferência olhando para as tampas das caixas de fusíveis, pois no manual é meio enrolado, alguns fusíveis não estão marcados na figura, apesar da função deles constar.
jacquesfreitas
22/03/2011, 03:46
Esqueci de uma coisa, como não temos roda livre e (não sei porque acontece isso na minha viatura) a luz da tração acende só em se colocar na posição H4, mesmo sem o diferencial estar travado: Existe uma forma mecânica de testar o funcionamento dos solenóides, que eu inventei e costumo fazer regularmente, apesar de dar trabalho.
Com a tração não engatada (H2) e viatura desligada você consegue girar livremente o cardan que sai da caixa de redução para o diferencial dianteiro.
Ao se colocar na posição H4, ainda com a viatura desligada, você consegue movimentar o cardan alguns graus mais ele trava suavemente para cada lado.
Ao ligar a viatura e andar um pouco pra frente até o ADD bloquear o diferencial, o cardan fica completamente travado. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE AZUL ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai correr o risco de entar na areia sem tração nas quatro rodas).
Se desligar a viatura na posição H4 o cardan ainda vai estar travado. Quase sempre se você colocar na posição H2 com a viatura desligada a caixa de redução vai desacoplar, quando faço esse teste algumas vezes a minha fica travada ainda... Eu volto pra H4, ligo de novo, ando um pouco mais pra frente ou pra trás, desligo e coloco na H2 de novo... Quando a caixa de redução desacoplar (provavelmente vai acontecer se não aconteceu na primeira vez) o cardan vai poder ser movimentado alguns graus também (como no caso de só a caixa está travada), mas agora é diferente, quem está travado é o diferencial dianteiro, no limite do que é possível movimentar é possível ouvir uma batida seca vinda do diferencial dianteiro, não é nada suave... Será que a minha viatura está com o diferencial estourado? Com vocês também é assim???
Pra completar, eu ligo a viatura, já na posição H2 e espero o ADD destravar, às vezes tem que movimentar a viatura pra frente ou pra trás, mas sempre dá pra ouvir o estalo de quando ele desarma. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE VERMELHO ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai desnecessariamente andar com o diferencial dianteiro bloqueado).
jacquesfreitas
22/03/2011, 03:48
Pra finalizar minhas respostas, se acontecer de você entrar na areia e atolar: Abra o capô, tire a mangueira que bifurca para os solenóides da linha de vácuo principal e conecte a mangueira que está no bico "B" do solenóide azul diretamente lá, pois ela vai travar o ADD quando o diferencial passar pela posição de encaixe - o difícil é fazer a roda dianteira se movimentar na areia pra o ADD acoplar no diferencial...
jacquesfreitas
22/03/2011, 11:12
Opa... a foto que está no google docs é essa: https://doc-14-24-docs.googleusercontent.com/docs/secure/ha0ro937gcuc7l7deffksulhg5h7mbp1/h7o86isb7fvlu2plh800jdnv174j6eqs/1300795200000/06572700546247855491/*/0B9Ze8bLim9PLZjhmZGFhODYtMDAxOC00Y2MzLTg0YTMtMjEzZ WU5NmY0ZDgw?authkey=CIyultIP
jacquesfreitas
22/03/2011, 11:15
Aproveito pra fazer uma pergunta: tem algum jeito de fazer com que a luz do painel só acenda quando o diferencial dianteiro estiver realmente bloqueado?
Alguém sabe explicar esse esquema que tem na página da toyota surf: http://www.toyotasurf.asn.au/techsite/add.htm
http://www.toyotasurf.asn.au/techsite/Images/add8.jpg
Deixei também uma cópia no Google Docs: https://doc-10-24-docs.googleusercontent.com/docs/secure/ha0ro937gcuc7l7deffksulhg5h7mbp1/i5pl01a9b5kai9rbeojplrrk1r0fcgib/1300795200000/06572700546247855491/*/0B9Ze8bLim9PLOGU3MDYyNzItNGE4ZS00NzZlLTg4MTktNGQ3O TY3OGI2OWY2?authkey=CIOZ08YD
Pergunto isso porque se eu simplesmente colocar na posição H4, com o motor desligado (sem vácuo nas linhas) a luz da tração acende. O que é foda pois acho que só deveria acender se o ADD estivesse bloqueando o diferencial dianteiro.
Marcos Carvalho
20/08/2013, 20:09
Colegas, anteriormente eu já tinha testado a tração 4x4 da viatura várias vezes, hoje me encontrando em viagem, tive que pegar um longo trecho de lamaçal, porém desta vez fiquei no meio de uma ladeira com muita lama e não consegui subir foi quando percebi que só estava com a tração apenas nas duas rodas traseiras, mesmo com a posição H4 acionada.
Então coloquei na posição reduzida foi aí que houvi um estalo (ferro com ferro) e a tração voltou e a viatura graças ao bom Deus subiu (o local é tão ermo que se eu ficasse atolado não havia como puxar a viatura, diria impossível) depois que subi coloquei na posição H4 novamente e nada, coloquei novamente na L2 (reduzida) e nada ou seja não volta a tração de nenhum jeito.
Agora me encontro literalmente preso.............rs pois não tenho como passar por outro caminho , sem tração 4x4 vou ter que esperar secar a lama e tentar voltar; fiz os seguintes testes antes de escrever este post já para adiantar alguns dados aos colegas que puderem me ajudar com suas opniões:
1 - Pedi par uma pessoa ficar olhando e verificou-se que o cardã dianteiro gira normalmente quando engato a H4 ou L2
2- Com a L2 engatada o veículo fica lento e amarrado provando que mesmo estando só com a tração traseira a redução funciona nas traseiras o que excui ser a caixa de marcha
3- Percebi em alguns momentos que só girava uma das rodas traseiras, a direita (passageiro) e as vezes as duas traseiras, era fácil perceber isso pois quando era uma só a viatura começava a sair de traseira como se fosse girar 360º
4- Só me resta agora, esperar o sol aparecer para que eu consiga voltar, o pior é que está chovendo muito na região; não sei se estou certo mais só resta agora examinar o sistema de váculo portanto ,gostaria que algum colega se possível mostrasse aonde fica a solenóide e a tal mangueira de vácuo, para se for o caso ir atrás das peças, na tentativa de sanar o problema.
Fico no aguardo, atolado de esperanças.................rs
RicardoSW
20/08/2013, 20:48
Fala Marcos
eu ja tive esse problema e era o vacuo mesmo...so' n me lembro onde era a peca...
o diferencial tras tem bloqueio de discos e funciona muito bem!!!fiz algumas trilhas c a minha e se n fosse isso certamente teria enroscado...
Abs
Ricardo
"4- Só me resta agora, esperar o sol aparecer para que eu consiga voltar, o pior é que está chovendo muito na região; não sei se estou certo mais só resta agora examinar o sistema de váculo portanto ,gostaria que algum colega se possível mostrasse aonde fica a solenóide e a tal mangueira de vácuo, para se for o caso ir atrás das peças, na tentativa de sanar o problema.
Fico no aguardo, atolado de esperanças.................rs"
Uma vez perguntei pro mecânico onde ficava o tal sistema a vácuo da tração. Ele me mostrou uma peça com mangueiras no cofre do motor, do lado esquerdo, perto da caixa de fusíveis/relés. Na net achei uma foto.
Rapinheiro
20/08/2013, 23:36
Boa noite!
Marcos, acho que o problema eh de vácuo mesmo, mas talvez seja melhor vc resolver isto na oficina. Tenta sair deste lugar no 4x2 mesmo, solicite ajuda de alguém com uma enxada, caso venha a atolar. Eu já tive caminhonete 4x2, e as vezes eu atolava, mas com a ajuda de outras pessoas eu sempre saia. Em ultimo caso, um trator pode te puxar. Procure alguém na região que tenha um para caso de vc precisar.
Sei que meus conselhos não são muito técnicos, e também não sei muito da sua realidade aí, mas no interior sempre há pessoas com boa vontade para ajudar. E depois que vc consertar não vai precisar mais disto.
Em que cidade vc esta? Será que existe outra forma de te ajudar?
abraco,
Rodrigo
Marcos Carvalho
21/08/2013, 00:22
Fala Marcos
eu ja tive esse problema e era o vacuo mesmo...so' n me lembro onde era a peca...
o diferencial tras tem bloqueio de discos e funciona muito bem!!!fiz algumas trilhas c a minha e se n fosse isso certamente teria enroscado...
Abs
Ricardo
Beleza Ricardo, então é normal ficar girando uma só traseira?
Uma vez perguntei pro mecânico onde ficava o tal sistema a vácuo da tração. Ele me mostrou uma peça com mangueiras no cofre do motor, do lado esquerdo, perto da caixa de fusíveis/relés. Na net achei uma foto.[/QUOTE]
Obrigado Clandio, só assim descobria onde fica esse febrento.
Boa noite!
Marcos, acho que o problema eh de vácuo mesmo, mas talvez seja melhor vc resolver isto na oficina. Tenta sair deste lugar no 4x2 mesmo, solicite ajuda de alguém com uma enxada, caso venha a atolar. Eu já tive caminhonete 4x2, e as vezes eu atolava, mas com a ajuda de outras pessoas eu sempre saia. Em ultimo caso, um trator pode te puxar. Procure alguém na região que tenha um para caso de vc precisar.
Sei que meus conselhos não são muito técnicos, e também não sei muito da sua realidade aí, mas no interior sempre há pessoas com boa vontade para ajudar. E depois que vc consertar não vai precisar mais disto.
Em que cidade vc esta? Será que existe outra forma de te ajudar?
abraco,
Rodrigo
Rodrigão, estou no interior de Bezerros PE, distrito de Serra Negra, num caminho mais usado por trilhas de moto o acesso é bem difícil, pelo que estou vendo então deve ser a solenóide mesmo e não há muito que eu possa fazer, já estou hospedado e vou ficar esperando o tempo melhorar, valeu pela ajuda, obrigado.
sandro_ventania
21/08/2013, 07:36
Marcos, tente subir o giro do motor para umas 3.000rpm e aí acionar o 4x4.
Se for um problema de vácuo insuficiente para acionar o sistema, acelerar deve aumentar o vácuo. tente dar umas marteladas no cubo enquanto tenta engatar, pode estar sujo o sistema e ficar emperrando.
Boa sorte amigo!!
Marcos Carvalho
21/08/2013, 08:32
Marcos, tente subir o giro do motor para umas 3.000rpm e aí acionar o 4x4.
Se for um problema de vácuo insuficiente para acionar o sistema, acelerar deve aumentar o vácuo. tente dar umas marteladas no cubo enquanto tenta engatar, pode estar sujo o sistema e ficar emperrando.
Boa sorte amigo!!
Muito obrigado pelo macete, Sandro vou tentar nessas horas temos que tentar tudo.
Muito obrigado pelo macete, Sandro vou tentar nessas horas temos que tentar tudo.
Marcos, se eu conhecesse essa área eu ia tentar te ajudar...
Clandio,
Essa foto é exatamente das solenoides que controlam o acionamento da tração dianteira. Se o problema for somente no acionamento a vacuo, existe a possibilidade de você acionar a tração manualmente.
Você precisa fazer o seguinte:
Localizar as duas mangueiras que saem dessas solenoides e descem para o diferencial;
Localizar a mangueira de onde vem o vácuo (pela foto parece cer essa que tem um detalhe amarelo);
Ligue a mangueira de onde vem o vácuo em uma das mangueiras que descem para o diferencial. Veja se a tração dianteira funciona. Se não funcionar, ligue a mangueira do vácuo na outra mangueira que desce para o diferencial. Em algum dos casos a tração vai engatar. Pronto!
Esse sistema de acionamento é conhecido como A.D.D. (desconexão automática do diferencial). Aqui no fórum existem alguns tópicos que tratam desse assunto. Dê uma pesquisada.
É normal quando estamos atolados, uma das rodas do eixo girar e a outra ficar parada. É um comportamento padrão do diferencial. Você só consegue "anular" isso instalando um bloqueio de diferencial.
sandro_ventania
21/08/2013, 11:05
Clandio,
Essa foto é exatamente das solenoides que controlam o acionamento da tração dianteira. Se o problema for somente no acionamento a vacuo, existe a possibilidade de você acionar a tração manualmente.
Localizar as duas mangueiras que saem dessas solenoides e descem para o diferencial;
Localizar a mangueira de onde vem o vácuo (pela foto parece cer essa que tem um detalhe amarelo);
Ligue a mangueira de onde vem o vácuo em uma das mangueiras que descem para o diferencial. Veja se a tração dianteira funciona. Se não funcionar, ligue a mangueira do vácuo na outra mangueira que desce para o diferencial. Em algum dos casos a tração vai engatar. Pronto!
Esse sistema de acionamento é conhecido como A.D.D. (desconexão automática do diferencial). Aqui no fórum existem alguns tópicos que tratam desse assunto. Dê uma pesquisada.
É normal quando estamos atolados, uma das rodas do eixo girar e a outra ficar parada. É um comportamento padrão do diferencial. Você só consegue "anular" isso instalando um bloqueio de diferencial.
Essa É a dica de ouro...Obrigado Rodrigo...a minha é manual, mais saber disso é importante para poder ajudar melhor os amigos!
calhiandro
21/08/2013, 12:06
Bora Marcos carvalho estou aqui na sua terra, cheguei domingo, vou embora na sexta-feira. Olha um amigo meu tem uma sw4 dessa sua e estava sem traçar então ele levou para um amigo lá dele e ele começou a mexer nessas mangueiras de vácuo e dependendo da combinação de ligação dessas mangueiras o carro traça sim, ele inclusive pegou a minha emprestado para olhar essa ligação, so que a minha é 2001 e é diferente, inclusive tenho uma dúvida: A transmissão da minha sempre gira, não importa o modo:4x2;4x4 normal e 4x4 reduzida, pergunto é normal a transmissão girar mesmo o 4x4 não estando engatado, nos modelos 2001? Ele esta traçando normal: 4x4 e 4x4 com reduzida. No modo 4x2 ele não traciona, mas gira a transmissão!
Clandio,
Rodrigo,
Muito obrigado pelas informações.
Marcos,
Faz uns testes com essas informações que o Rodrigo passou.
Manda notícias.
Marcos Carvalho
21/08/2013, 12:22
Clandio,
Rodrigo passei parte da manhã embaixo da viatura procurando a tal solenóide, achei uma bem grande que fica no corpo do diferencial dianteiro onde entra uma mangueirinha que depois de sair desta solenóide volta novamente para o corpo do cardã, pois achava que ela subia para essa outra solenóide que ficava no cofre do motor, fiquei sem entender, a não ser que essa não seja a tal mangueira do vácuo...............procurei também no cofre do motor, algo parecido com a foto que o Clandio mostrou mais não encontre nada parecido, deve ser em outro local no modelo de minha viatura.
Parou de chover na região e vou tentar sair com ela assim mesmo e se conseguir tentarei ir num mecânico em um município mais próximo, pois pretendo ficar mais um ou dois dias na região, só que se chover não poderei me arriscar novamente e deixarei a viatura estacionada em um local distante e irei a pé mesmo. De qualquer forma agradeço a todos os colegas que me ajudaram, vou tentar usar todos os conhecimentos aqui postados e se não funcionar pelo menos não chegarei no mecânico sem entender nada e ficar totalmente a mercê dele.
Marcos
a minha VTR tem motor 1KZ-TE, porém é Hilux CD, portanto acho que pode ter alguns itens localizados em posições diferentes.
Tirei umas fotos. Olhando de frente, com o capô aberto, as supostas mangueirinhas estão do lado esquerdo, preso ao pára lamas no cofre do motor. Na minha fica perto do filtro de combustível. Nas fotos aparece umas conexões na cor verde.
Ali chega uma mangueira que vem daqueles canos metálicos que ficam fixados na parede corta fogo e saem duas para o diferencial.
Só pra ajudar. O meu motor tem filtro de ar do lado direto e já vi motor 1KZ-T (acho que de SW4) com filtro de ar no lado esquerdo. Pode ser que esse sistema ADD, como disse o Rodrigo, pode estar localizado em posição diferente.
Vou mandar umas fotos da minha pra ver se ajuda.
Abraços.
Marcos Carvalho
21/08/2013, 21:40
Marcos
a minha VTR tem motor 1KZ-TE, porém é Hilux CD, portanto acho que pode ter alguns itens localizados em posições diferentes.
Tirei umas fotos. Olhando de frente, com o capô aberto, as supostas mangueirinhas estão do lado esquerdo, preso ao pára lamas no cofre do motor. Na minha fica perto do filtro de combustível. Nas fotos aparece umas conexões na cor verde.
Ali chega uma mangueira que vem daqueles canos metálicos que ficam fixados na parede corta fogo e saem duas para o diferencial.
Só pra ajudar. O meu motor tem filtro de ar do lado direto e já vi motor 1KZ-T (acho que de SW4) com filtro de ar no lado esquerdo. Pode ser que esse sistema ADD, como disse o Rodrigo, pode estar localizado em posição diferente.
Vou mandar umas fotos da minha pra ver se ajuda.
Abraços.
Obrigado Clandio pela grande ajuda, realmente o seu motor tem peças em posições diferentes da minha mais o toque que você deu anteriormente sobre as solenóides e mangueiras ajudaram bastante; hoje como falei no post anterior parou de chover então criei coragem e fui na 4x2 mesmo, graças a Deus consegui chegar no município mais próximo e fiquei a procura de um bom mecânico só que por essas bandas do interiorzão isso é bem difícil, na minha procura vi uma SR5 antiga e aí procurei junto ao dono onde ele fazia a manutenção da viatura e pimba, descobri um mecânico que é muito bom só que tive que esperar todos os clientes serem atendidos pois a oficina só atende com hora marcada, cheguei no meio da tarde e entrei na noite na espera, mais como não poderia mais voltar sem ter a tração 4x4 esperei por longas horas e acabo de chegar.
O problema realmente foram as duas solenóides que fazem parte do conjunto de vácuo que estavam ruins, as malvadas se localizam no cofre do motor bem embaixo entre a caixa de fusíveis e o filtro de combustível (olhando de frente com o capô aberto do lado direito) fizemos o teste que o Rodrigo indicou antes de trocá-las unindo as mangueiras e parte da tração voltou, o mecânico conseguiu duas solenóides de partida a frio ( ele indicou que poderia colocar sem problemas do Corsa, Celta ou S-10) primeiro ele trocou uma e depois quando não ficava bom (só funcionando uma das trações), chegamos a conclusão que a outra solenóide também estava ruim, trocadas as duas a tração voltou ao normal 100%, obrigado a todos os colegas pela grande ajuda.
Beleza Marcos. Ainda bem que tá resolvido.
Abraços
Clandio
Rapinheiro
22/08/2013, 11:05
Ótima notícia! Resta agora aproveitar o frio da serra negra e abrir um vinho para comemorar o sucesso do conserto.
Abraço!
Engels Kbça
22/08/2013, 15:17
Bora Marcos carvalho estou aqui na sua terra, cheguei domingo, vou embora na sexta-feira. Olha um amigo meu tem uma sw4 dessa sua e estava sem traçar então ele levou para um amigo lá dele e ele começou a mexer nessas mangueiras de vácuo e dependendo da combinação de ligação dessas mangueiras o carro traça sim, ele inclusive pegou a minha emprestado para olhar essa ligação, so que a minha é 2001 e é diferente, inclusive tenho uma dúvida: A transmissão da minha sempre gira, não importa o modo:4x2;4x4 normal e 4x4 reduzida, pergunto é normal a transmissão girar mesmo o 4x4 não estando engatado, nos modelos 2001? Ele esta traçando normal: 4x4 e 4x4 com reduzida. No modo 4x2 ele não traciona, mas gira a transmissão!
Chaliandro
O eixo cardan (transmissão) dianteiro não gira em 4X2, quando equipada com diferencial ADD, já os semi-eixos giram. Se a sua está girando é porque não está desacoplando o 4X4.
Engels
Marcos Carvalho
22/08/2013, 22:37
Chaliandro
O eixo cardan (transmissão) dianteiro não gira em 4X2, quando equipada com diferencial ADD, já os semi-eixos giram. Se a sua está girando é porque não está desacoplando o 4X4.
Engels
Concordo com Engels, tem coisa errada aí, no meu caso o mecânico teve muita dificuldade em acertar a combinação das mangueirinhas mais também só depois da troca da primeira solenóide ele voltou a pegar tração só que não da forma correta, só com a troca da outra solenóide é que voltou ao normal, mais mesmo assim a posição das mangueiras de vácuo tem que estar corretas e estando corretas na posição 4x2 realmente o cardâ dianteiro não deve girar, no seu caso ele está girando mais não está acoplando a 4x4 nesta posição, tem que ver isso logo para evitar desgaste prematuro do sistema.
calhiandro
23/08/2013, 11:28
Concordo com Engels, tem coisa errada aí, no meu caso o mecânico teve muita dificuldade em acertar a combinação das mangueirinhas mais também só depois da troca da primeira solenóide ele voltou a pegar tração só que não da forma correta, só com a troca da outra solenóide é que voltou ao normal, mais mesmo assim a posição das mangueiras de vácuo tem que estar corretas e estando corretas na posição 4x2 realmente o cardâ dianteiro não deve girar, no seu caso ele está girando mais não está acoplando a 4x4 nesta posição, tem que ver isso logo para evitar desgaste prematuro do sistema.
Pois é colegas, então está com problemas, por que inclusive a luz que acende quando a tração dianteira está ligada, esta permanentemente ligada, Eu pergunto e agora que em Garanhuns não tem mecânico capacitados para tal? Será que a tal da solenoide? Estou em Recife gostaria que você me indicasse um bom mecânico, não me incomodo de ir até, caruaru, bezerros ou Recife para resolver os problemas, aceito indicação de mecânicos.
Desde de já obrigado a todos.
Rapinheiro
23/08/2013, 12:13
Pois é colegas, então está com problemas, por que inclusive a luz que acende quando a tração dianteira está ligada, esta permanentemente ligada, Eu pergunto e agora que em Garanhuns não tem mecânico capacitados para tal? Será que a tal da solenoide? Estou em Recife gostaria que você me indicasse um bom mecânico, não me incomodo de ir até, caruaru, bezerros ou Recife para resolver os problemas, aceito indicação de mecânicos.
Meus mecânicos em Recife: Elias e Robson, f. 81-3471-0845. São especialistas em Toyota e a oficina fica perto do viaduto tancredo neves.
Abraço
Meus mecânicos em Recife: Elias e Robson, f. 81-3471-0845. São especialistas em Toyota e a oficina fica perto do viaduto tancredo neves.
Abraço
Rapinheiro, estes tb são meus mecânicos.
Se vc pegar a Av. Recife, vc passa da entrada da Av. Jean Emile Favre e entra na primeira à direita após o primeiro posto BR que aparecer. Fica na rua Antônio Guedes de Araújo.
O nome é Revi Auto e o número é o 71. Não tem erro!
Qualquer coisa manda uma mensagem inbox pra mim que eu te dou meu celular. Quiser, dependendo do dia, apareço por lá pra te apresentar ao pessoal.
Outra coisa: os caras geralmente têm todas as peças para nossos carros (peças essenciais eles têm inclusive originais e no mesmo preço da autorizada).
Marcos Carvalho
23/08/2013, 20:01
Quem me quebrou o galho em Bezerros PE foi o Anderson da CARFLEX, procure a rua Torta próximo ao caminho de quem sai de Bezerros indo para Serra Negra, fone: 3728 0949.
Boa Sorte!
calhiandro
23/08/2013, 22:23
Mas rapaz estava hospedado bem perto da AV. Recife passei todos os dias por ela, teve uns dias que tive tempo livre. Raciocinando sobre o problema será que não é algum problema elétrico que fica enviando informação direto, para acionar a transmissão? O engraçado é que não traciona o 4x4 mesmo com a transmissão girando direto no modo 4x2, apenas a transmissão gira, no 4x4 traciona as 4 rodas e 4x4 com reduzida também. será que é algum problema na caixa de transferência que faz com que não desengate a transmissão.
Marcos Carvalho
24/08/2013, 02:50
Mas rapaz estava hospedado bem perto da AV. Recife passei todos os dias por ela, teve uns dias que tive tempo livre. Raciocinando sobre o problema será que não é algum problema elétrico que fica enviando informação direto, para acionar a transmissão? O engraçado é que não traciona o 4x4 mesmo com a transmissão girando direto no modo 4x2, apenas a transmissão gira, no 4x4 traciona as 4 rodas e 4x4 com reduzida também. será que é algum problema na caixa de transferência que faz com que não desengate a transmissão.
Pensei tudo isso também..........com certeza é elétrico, mais como te falei foi só trocar as solenóides e tudo foi resolvido, tenho quase certeza que é o seu caso, problema de transmissão neste carro só se o ex dono de sua viatura tenha sido um relaxado total, não creio que seja isso.
RicardoSW
27/08/2013, 21:17
Fala Marcos!
Entao ela roda uma so' mas o LSD ou LDS n sei que e' o bloqueio original delas entra e deve comecar a rodar as duas ao mesmo tempo saindo do obsta'culo...testei mais de uma vez e funcionou perfeitamente...show mesmo!
Beleza Ricardo, então é normal ficar girando uma só traseira?
Uma vez perguntei pro mecânico onde ficava o tal sistema a vácuo da tração. Ele me mostrou uma peça com mangueiras no cofre do motor, do lado esquerdo, perto da caixa de fusíveis/relés. Na net achei uma foto.
Obrigado Clandio, só assim descobria onde fica esse febrento.
Rodrigão, estou no interior de Bezerros PE, distrito de Serra Negra, num caminho mais usado por trilhas de moto o acesso é bem difícil, pelo que estou vendo então deve ser a solenóide mesmo e não há muito que eu possa fazer, já estou hospedado e vou ficar esperando o tempo melhorar, valeu pela ajuda, obrigado.[/QUOTE]
Marcos Carvalho
27/08/2013, 21:22
[QUOTE=RicardoSW;1993940]Fala Marcos!
Entao ela roda uma so' mas o LSD ou LDS n sei que e' o bloqueio original delas entra e deve comecar a rodar as duas ao mesmo tempo saindo do obsta'culo...testei mais de uma vez e funcionou perfeitamente...show mesmo!
Obrigado Ricardo, cada vez aprendendo mais e mais com todos os colegas aqui do fórum.
Sou da mesma opinião do Marcos. Problema mecânico é pouquíssimo provável. Chance grande ser bronca elétrica e simples de resolver.
calhiandro
28/08/2013, 08:28
Sou da mesma opinião do Marcos. Problema mecânico é pouquíssimo provável. Chance grande ser bronca elétrica e simples de resolver.
Para semana, vou tentar resolver isso, e posto o resultado. Muito obrigado pela atenção e informações que os conterrâneos me passaram.
Grande abraço
calhiandro
03/01/2014, 19:51
Pessoal, estou muito feliz, finalmente consegui resolver o problema da tração dianteira da minha hilux sw4 2001.:euforico:. Depois de procurar diversos mecânicos, e se negarem a pelo menos analisar o problema, consegui um aqui na minha cidade que resolveu. O problema era o seguinte: A minha hilux sw4 girava tanto a transmissão dianteira quanto a traseira, igual a s10, ficava a luz de tração acesa, o problema era elétrico, fio quebrado, ele refez tudo e agora funciona que é uma beleza.
Obrigado a todos pela ajuda.
Pessoal, estou muito feliz, finalmente consegui resolver o problema da tração dianteira da minha hilux sw4 2001.:euforico:. Depois de procurar diversos mecânicos, e se negarem a pelo menos analisar o problema, consegui um aqui na minha cidade que resolveu. O problema era o seguinte: A minha hilux sw4 girava tanto a transmissão dianteira quanto a traseira, igual a s10, ficava a luz de tração acesa, o problema era elétrico, fio quebrado, ele refez tudo e agora funciona que é uma beleza.
Que bom calhiandro! Chegasse a levar na Revi? Se levou e não mexeram vou falar com eles!
calhiandro
03/01/2014, 20:14
Não levei na Revi dorderf. De qualquer forma muito obrigado, conterrâneo.
Grande abraço.
Graças à Deus! Dos males o menor, agora a VTR tá pronta pra lama! Hehehheheheh:cool:
Rapinheiro
04/01/2014, 14:16
Que bom calhiandro! Chegasse a levar na Revi? Se levou e não mexeram vou falar com eles!
Boa tarde a todos! E por falar em Revi, a minha está lá, mas não e problema de tração, mas sim retifica de motor, revisão geral dos freios, limpeza do tanque de combustível, etc. Quase tudo peça original. Fica pronta esta semana. Não vejo a hora de ver o resultado.
Abraço!
Boa tarde a todos! E por falar em Revi, a minha está lá, mas não e problema de tração, mas sim retifica de motor, revisão geral dos freios, limpeza do tanque de combustível, etc. Quase tudo peça original. Fica pronta esta semana. Não vejo a hora de ver o resultado.
Abraço!
Amigo, ali é certeza de serviço bem feito. Podes até voltar pra ajustes, mas fica bom. Pq tás limpando o tanque de combustível?
Rapinheiro
04/01/2014, 19:25
P
Amigo, ali é certeza de serviço bem feito. Podes até voltar pra ajustes, mas fica bom. Pq tás limpando o tanque de combustível?
Pois eh, também gosto do serviço de la. Quanto ao tanque, estou fazendo limpeza pois me foi recomendado para poder utilizar tranquilamente o diesel s10, que eh mais solvente que os anteriores, e também pelos quase 20 anos de uso da caminhonete. E acredite, o tanque estava podre de tanta sujeira por dentro.
Abraco!
EvandroSTM
09/03/2014, 18:45
Boa tarde, tive ontem esta infelicidade de precisar da traçao e nao ter, busquei informaçoes aqui e lendo estes posts resolvi me aventurar na busca da soluçao, comecei pelo mais simples, o fusivel, mas estava tudo certo, resolvi checar as selenoides e logo de cara notei que uma delas estava sem o mini filtro de impuresas, como nao entendi bem as explicaçoes do amigo acima, fiz do meu modo, retirei as selenoides fora e com dois fios com terminais elitricos de um chicote eletrico velho, testei dieretamente nos polos da bateria e justamente a que estava sem filtro estava travada, desmontei e limpei, motei novamente e tudo estava como novo, para evitar nova dor de cabeça providenciarei o maia rapido possivel um filtro para o local, fica meu relato e agradecimento a este importante site.
Gustavo_Barreto
18/03/2015, 15:03
Valeu amigos!!!!
O melhor desse grupo é compartilhar as tristezas e alegrias vividas.
O meu diff nã desacoplava.
Era a posição das mangueiras.
Obrigado a todos mesmo, e u grande abraço.
calhiandro
18/03/2015, 16:46
Que ótima noticia amigo Gustavo Barreto, muito feliz com a boa notícia.
Abraços e boa sorte com a viatura.
3 climas
21/04/2015, 18:33
Pois é galera estou com esse mesmo problema e não tenho a menor noção de como concertar isso, comprei a minha sw4 3.0 97 motor 1kzt com o motor recém reparado mas o mecânico que fez o motor deixou tudo que foi mangueiras e muitos fios partidos e outros desligados e agora eu não sei nem por onde começar a desfazer esse engodo, procurei alguns mecânicos aqui na minha cidade e todos são leigos nesse assunto do sistema de vácuo, procurei na internete algum diagrama que explicasse isso mas também não encontrei nada que explicasse isso de forma clara por isso resolvi vir pedir ajuda aqui, será que alguém aqui pode me dar uma luz? ha algum tópico mostrando um diagrama com a distribuição das mangueiras do sistema de vácuo e da parte elétrica desse sistema? até encontrei um tópico falando nisso mas como o meu sistema esta muito comprometido eu preciso de dicas mais completas para poder reparar todo esse sistema a partir do zero, desde já agradeço por qualquer ajuda.
Geralmente dentro do capo tem um adesivo com o diagrama de conexão.
Diego Goulart
15/08/2015, 01:23
Sou novo no fórum alias esta é a minha primeira postagem. Alguma dica de como utilizar o 4x4 da sw4 97 3.4 v6?
Floripage
25/08/2015, 22:38
Olá amigo 3 climas,
Lendo teu post, se já não desse jeito no problema da tração, veja o que diz Jacques Freitas sobre o assunto, com certeza darás jeito, caso persista o problema, me envie uma mensagem que trocaremos uma idéia e creio poder te ajudar, informo que ja tive o mesmo problema e resolvi, está ok, funcionando perfeitamente.
Saudações,
Paulo, Florianópolis.
Floripage
25/08/2015, 22:51
Olá Diego, não tenho muita prática com tua viatura, mas seria qual exatamente tua dúvida, talvez possa te ajudar!
Saudações,
Paulo Florianopolis.
Diego Goulart
27/08/2015, 00:28
Olá Diego, não tenho muita prática com tua viatura, mas seria qual exatamente tua dúvida, talvez possa te ajudar!
Saudações,
Paulo Florianopolis.
Sou novo no mundo 4x4 e não tenho noção alguma de como utilizar a tração. Toda dica será de grande ajuda.
Prezado calhiandro,
beleza? Tenho há quatro meses uma Hilux SW4, ano 2000, modelo 2001, motor KZTE, 3.0 Turbo Diesel, e a tração 4x4 não funciona. Consultei dois mecânicos aqui em Salvador: um falou que o motor elétrico para acionar a tração está "em curto", o outro falou que a tração é acionado por vácuo, porém no motor faltam as mangueiras (solenóides) … Você sabe como é o acionamento de 4x4 neste modelo, precisa de mangueiras e um motor elétrico, ou só um dos dois?
Numa cessionária aqui em Salvador não têm informações sobre o acionamento de 4x4.
Valeu qualquer informação.
Abraços.
Normalmente o atuador funciona com vácuo, porém parece que nas ultimas ele veio elétrico.
Tenta tirar uma foto do atuador que fica no diferencial dianteiro.
http://www.bajataco.com/arblocker/arbfrontlocker04.jpg
Valeu Rodrigo, muito obrigado, vou verificar estes dias.
Abraços.
Normalmente o atuador funciona com vácuo, porém parece que nas ultimas ele veio elétrico.
Tenta tirar uma foto do atuador que fica no diferencial dianteiro.
http://www.bajataco.com/arblocker/arbfrontlocker04.jpg
calhiandro
27/08/2015, 18:24
Olá amigo tarski, acho que o sistema é puramente el3trico, não tem bomba de vácuo,nem solenóide. O motor elétrico é quem acopla e desacopla o diferencial dianteiro.
Só uma sugestão na maioria dos casos o problema está no chicote elétrico,a minhmesmo era isso, dá uma olhada nos fios que vão ligados no motor. Tira o motor elétrico e testa também. No meu caso foi trocada a tomada que liga o motor elétrico.
Abraços e boa sorte.
RicardoSW
27/08/2015, 18:54
Na minha 97 era vacuo e tinha uma mangueira desconectada…so' isso
Abs
Ricardo
Oi calhiandro, valeu a sua sugestão, muito obrigado. Como mesmo faltam os componentes solenóide no motor, parece que é um motor elétrico que acopla a tração. No seu modelo é assim?
Vou verificar chicote, fios, motor elétrico - acredito que um bom eletricista pode concertar, caso seja defeituoso.
Abraços.
Olá amigo tarski, acho que o sistema é puramente el3trico, não tem bomba de vácuo,nem solenóide. O motor elétrico é quem acopla e desacopla o diferencial dianteiro.
Só uma sugestão na maioria dos casos o problema está no chicote elétrico,a minhmesmo era isso, dá uma olhada nos fios que vão ligados no motor. Tira o motor elétrico e testa também. No meu caso foi trocada a tomada que liga o motor elétrico.
Abraços e boa sorte.
calhiandro
27/08/2015, 21:43
É bem rápido e prático para testar o motor. Nessa versão não existe solenóide, nem bomba de vácuo.
Era isso a minha dúvida e a do meu mecânico, sobre bomba de vácuo e solenóide.
Floripage
28/08/2015, 21:01
Caro Diego,
Caso já saibas, favor desconsiderar,mas 1ª dica mais importante é a utilização de pneus com o mesmo diâmetro e a 2ª é o uso da tração em pisos que não sejam sêcos e nem antiderrapantes, tendo em vista que nossas viaturas não contam com diferencial central, onde sempre há despejo de potência de 50x50% de força no eixo dianteiro e no trazeiro simultâneamente, logo o ideal é usar a tração nos locais onde realmente será necessário, ou seja, na falta de aderência das rodas trazeiras, onde as dianteiras entran em ação fazendo o veículo se movimentar. É importante teres a certeza de que teu diferencial trazeiro está funcionando o LSD (Sistema de travamento do diferencial). Levante as rodas trazeiras simultaneamente e force, com o cambio em neutro, uma das rodas, para frente ou para traz, se estiver bom, a outra roda rodará no mesmo sentido, lógicamente poderá haver já um certo desgaste nos discos que fazem essa operação, que poderás observar o perfeito funcionamento de preferencia naquela grama molhada, onde observarás que as duas rodas trazeiras deverão tracionar derrapando juntas e não somente uma, de preferencia com a tração em 4x2. Fique atento que o óleo usado não é o 90 comum, ele tem que ser especial para diferencial LSD. Quanto ao diferencial dianteiro, caso não tenha sido adaptado, estando original, o mesmo não conta com esse "LSD", patinando uma ou outra roda alternadamente conforme a aderência do piso ou as duas juntas, é pra ser assim, à menos que tenha algum defeito.
Espero ter colaborado,
Estou à disposição para outros esclarecimentos, embora não tenha muita experiência com tua viatura.
Saudações,
Paulo,
Diego Goulart
09/09/2015, 00:53
Obrigado Floripage, vou fazer uns testes esta semana, é o meu primeiro 4x4, espero ser o primeiro de muitos outros, os pneus são todos iguais pirelli scorpion, vou testar depois posto aqui o resultado. Se puder dar mais informação como inicio o uso e em qual posição de marcha é o ideal? Sou grato.
Floripage
11/09/2015, 19:31
Caro Diego,
Segundo nossos manuais, podemos engatar o 4x4 com o veículo andando, apenas a reduzida deve ser totalmente parado.
Importante observar o tipo de piso, pois pisos com super aderencia, não é aconselhavel, pois nossas viaturas não contam com o diferencial central, que fica junto à caixa de cambio, fazendo com que possa ser corrigida a diferença de rotação entre o eixo dianteiro e trazeiro, evitando o quebra do sistema. Podes usar tanto a tração quanto a reduzida em qualquer marcha, inclusive a ré.
Espero poder ajudar no que for preciso, e se algum colega forista tiver algo à acrescentar, tambem agradeço, pois nunca se sabe tudo, principalmente num universo tão bacana como o 4x4.
Saudações,
Paulo-Floripa.
pitesdeliz
16/09/2015, 08:08
Alguém tem por favor esquema do diferencial dianteiro da Toyota Hilux SW4 98 e lista de peças do mesmo? Preciso dos rolamentos e retentores do diferencial e das mangas laterais de saída (homocinéticas dianteiras).
Alguém tem por favor esquema do diferencial dianteiro da Toyota Hilux SW4 98 e lista de peças do mesmo? Preciso dos rolamentos e retentores do diferencial e das mangas laterais de saída (homocinéticas dianteiras).
Olá Pitesdeliz,
Seja bem vindo ao 4x4Brasil.
Nestes links abaixo estão os diagramas do diferencial e das mangas.
Apenas confere o código do chassis, que neste caso (KZN185L) é O da modelo 2000, e pode ter alguma diferença para a 1998:
http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2000/4runner/kzn185l-gkmsx/5_671360_001_/powertrain-chassis/4301_front-axle-housing-differential/1
http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2000/4runner/kzn185l-gkmsx/5_671360_001_/powertrain-chassis/4302_front-drive-shaft
Um abraço,
Edu
Diego Goulart
13/07/2016, 20:15
Ola boa noite. Comprei um a SW4 97 V6 a um ano e estou bem satisfeito com o carro é o meu primeiro 4X4 e o primeiro carro automático que utilizo diariamente. Ocorre que sábado estava dirigindo na BR 101 e de repente acendeu a luz A/T P temp, não andei mais que 200 metros e estacionei e esperei uns minutinhos e liguei novamente o carro o luz apagou mas o a marcha embora mexesse o carro não desenvolvia, chamei o guincho e na segunda feira foi colocado o scaner e nada acusou, levei novamente no guincho em uma oficina especializada em automáticos, novamente colocado o scaner e nada, foi sugerido lavar o filtro e trocar o óleo eu autorizei, sem pressão no mecânico, hoje foi realizado o serviço e não resolveu o problema, de forma que amanhã terá que retirar a caixa e ver o que tem de problema nela. Alguém pode me dar uma dica. O óleo dela estava dentro da especificação e no nível. O veiculo não era de pegar estrada de chão era de um senhor a mais de 7 anos e eu estou a um ano com o carro. A caixa nunca deu problema, nos últimos dias é que para pegar ele estava demorando pra desenvolver, mas em questão de alguns minutos já estava normal.
Éderschumann
18/11/2016, 17:53
Onde fica o relé que aciona as solenóides?, Minha caixa de fusíveis está com as inscrições apagadas...
santiagoniva
12/10/2018, 22:06
Pessoal;
fiz o motor,embriagem e abriram o cambio para frezar a 1ra e trocar sincronizador da 3ra... apos isso minha 4x4 nao esta entrando como carro em movimento, o entra arranhando muito... alguem sabe o que pode ser???
enioSw42001
14/09/2019, 23:45
Bom dia, amigos. Por gentileza, me indiquem onde posso comprar o chicote(fiação) completo da minha SW4 2001. Os fios estão bem quebradiços, vez por outra rompendo...
miguelzamberlan
09/02/2021, 14:35
Pessoal, recentemente tive problemas com minha viatura na questão da tração e acoplamento e desacoplamento. O tópico aqui ajudou muito e acabei fazendo um vídeo para deixar as coisas registradas do processo de solução!
Segue: Manutenção Tração Dianteira SW4 1998 - YouTube (https://youtu.be/V6U0I7HtodE)