Ver Versão Completa : Validade dos Pneus - Legislação ou somente bom senso?
claudiano
21/03/2011, 19:53
Estou passando por uma situação no mínimo inusitada.
Comprei uma Pajero 94 a poucas semanas. O carro está ZERADO. Aliás, de tão zerado os pneus que estão instalados tem mais de 8 anos de uso e estão praticamene novos, sendo que o estepe jamais foi ao chão. Ou seja, está com 16 anos e nunca pisou no chão!
O que a princípio me parecer uma ótima notícia, afinal o carro está todo zerado, está me causando uma dúvida muito grande.
De fato, alertado por alguns colegas de trabalho, andei dando umas pesquisadas e descobri que existe a tal da "validade dos pneus". Em teoria seria de 5 anos após a data de fabricação.
Apesar disso, entrei nos sites dos fabricantes, mas não descobri nada.
Pergunta:
Alguém tem alguma informação oficial sobre essa questão? Existe alguma regra ou legislação sobre esse assunto? Alguma portaria do CONTRAN, DETRAN ou mesmo informação oficial dos fabricantes?
Preciso disso como documentação para solicitar ao vendedor (loja) que troque os pneus do meu carro para mim, já que todos eles tem mais de 8 anos de fabricação. Se existe uma lei ou regra sobre isso, eles não poderiam ter me vendido o veículo com pneus "vencidos".
Amigo, o principal ponto a se4r observado é o craqueamento da borracha, ou seja trincas. É causada por raios UV do sol e por produtos derivados de pretroleo passados na lateral como pretinho. Isso é um veneno!
Se o carro estiver sido guardado este tempo em local coberto é bem provável que estejam ok.
Agora caso vc verifique estas trincas no fundo dos sulcos, é prudtente trocar todos.
Quanto ao uso de pneus "vencidos" mesmo que esteja em lei acho muito improvavel alguem te parar e incomodar. Se fosse assim, o patio do Detran estaria entupido com carros equipados com pneus frizados. Essa sim é uma situação 100X pior que pneu vencido.
Jeanilson
22/03/2011, 13:10
Claudiano,
Particularmente desconheço se existe alguma legislação que fale sobre a troca obrigatória dos pneus pelo tempo, mas o prazo de validade de 5 anos é recomendado por todos os fabricantes de pneus.
Se você procurar aqui mesmo no fórum, vai encontrar vários casos de acidentes e estouros de pneus devido à idade, por causa do ressecamento da borracha.
Mesmo que você não consiga pneus novos na loja (o que eu acho difícil, pois as lojas vendem carros até com pneus carecas e nada acontece com elas), recomendo fortemente que você troque os pneus, por questão de segurança :concordo:.
[]'s
Martin Melcop
22/03/2011, 18:05
Atente pois se o carro ficou para por muito tempo, pode ocorrer deformação da borracha, o pneu fica ovalado.
antonio umino
22/03/2011, 18:34
Ei, nas propagandas de pneus, falam em garantia de 5 anos.
A confusão da palavra validade com garantia, tá parecendo coisa de japones.
Pois nos extintores, há uma garantia do serviço executado por um ano a partir da data do serviço executado, portanto lendo o que está escrito no uso do extintor, estando o ponteiro na faixa verde ele está em condições de uso a todo o tempo. Mas quando se faz uma vistoria dizem olhando a data da execução do reenchimento do extintor ser a validade. então as palavras validade (leite, remedio, alimento em geral). e serviços ou materiais tem garantia.
Então se a fabrica dá garantia de 5 anos. e estando em boas condições pode rodar, ai depende da consciencia de cada um......Bom. me atentei a garantia do fabricante de pneus. Ok. abraços.
Nardo4x4
03/10/2014, 16:35
Ressuscitando o tópico, é confiável comprar um pneu novo na loja (com nota fiscal e garantia de 5 anos a partir da data de venda) com data de fabricação de 2011??
Willian Del Piero Rocha
03/10/2014, 22:35
Nardo ,depende de em que carro vc vai usar o pneu e qual utilização ,,carro de passeio se vc roda muito em rodovia ,viagens constantes e longas ,não compraria. Mas se fosse um jeep que usa mais para fim de semana e passeios e trilhas ,compraria na boa. Qualquer carro que usa 80% em cidade ,compraria também .Se o pneu é novo ,nunca foi montado ,estava na loja ,na sombra ,ou seja ,bem armazenado ,compraria sim.
Esse lance de validade de 5 anos é do mercado americano ,como lá a justiça funciona ,as fábricas tem medo de arriscar e sofrerem um processo. Segue uma reportagem mesmo sendo visando caminhões serve .
Pirelli dá dicas sobre validade de pneus (http://www.ocarreteiro.com.br/news.php?recid=7240)
Nardo4x4
04/10/2014, 00:05
Nardo ,depende de em que carro vc vai usar o pneu e qual utilização ,,carro de passeio se vc roda muito em rodovia ,viagens constantes e longas ,não compraria. Mas se fosse um jeep que usa mais para fim de semana e passeios e trilhas ,compraria na boa. Qualquer carro que usa 80% em cidade ,compraria também .Se o pneu é novo ,nunca foi montado ,estava na loja ,na sombra ,ou seja ,bem armazenado ,compraria sim.
Esse lance de validade de 5 anos é do mercado americano ,como lá a justiça funciona ,as fábricas tem medo de arriscar e sofrerem um processo. Segue uma reportagem mesmo sendo visando caminhões serve .
Pirelli dá dicas sobre validade de pneus (http://www.ocarreteiro.com.br/news.php?recid=7240)
Seria no meu Troller. Uso diário. Faço cidade e 15km de rodovia todo dia. Faço viagens (400km) quase todo fds e passeios por trilhas leves com a família. Seria mais por conta da segurança do que pelo risco de apresentar defeitos prematuros, pois estou sempre com minha família abordo. Pneu Goodyear Wrangler MT/R Kevlar. Ainda na dúvida.
guilhermeabreu
04/10/2014, 10:36
AMIGOS E PRINCIPALMENTE NARDO4X4
Esta GARANTIA DE 5 ANOS é valida não importa se é aqui ou no USA . Ou seja o PNEU PERDE A GARANTIA , PERDE A RESISTENCIA , PERDE A SEGURANÇA APÓS 5 ANOS , eu não me importaria se o pneu servisse , se fosse bom , se após 5 anos ele me garantisse que não daria problema , EU COMPRARIA , MAS VOU REALATAR AQUI O QUE ACONTECEU COMIGO :
" ESTA GARANTIA NÃO É A TOA QUE EXISTE "
Comprei um ENGESA num leilão e comprei 3 pneus NOVOS , praticamente ZERADOS , para colocar em meu ENGESA , os pneus havia rodado uns 3.000km e eu rodei com eles uns 15.000km e numa viagem que fiz com minha esposa a serra da Canastra a 1.000 km daqui , aconteceu uma coisa MUITO IMPORTANTE que foi , na volta perto de Lavras-MG estava a 110km/h e BUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM UM ENORME ESTRONDO COMO SE EU TIVESSE SIDO ATROPELADO POR UMA CARRETA DE 40 TONELADAS , empoeirou o ENGESA todo por dentro o carro ficou meio que desgovernado , EU GELEI , O CORAÇÃO FOI A MIL POR CAUSA DA FORTE DESCARGA DE ADRENALINA E EU QUASE QUE ESTÁTICO mas consegui dominar o ENGESA e não sofri nenhum acidente grave , TIREI O PÉ DO ACELERADOR E NÃO FREEI , FUI DEIXANDO O ENGESA PERDER VELOCIDADE ATÉ PARAR E FUI VER O QUE ACONTECEU . Vcs não vão acreditar , TODA A BANDA DE RODAGEM , TODA A BORRACHA do pneu que entra em contato com o chão saiu inteira amassando a caixa de rodas e até o para choque de aço que é muito duro , ficando APENAS A MALHA DE AÇO , SEM TER EXPLODIDO O PNEU , O PNEU FICOU CHEIO MAS SEM NENHUMA BORRACHA , nunca ví isto na vida e como estava cheio fui andando devagar a 20km/h até a cidade pois estava a apenas 10km da cidade , mas ao andar uns 2km o pneu esvaziou .
Coloquei o estepe e fui até a cidade para comprar outro pneu para acabar de chegar e qual a minha surpresa , o carinha da loja ao retirar o estepe viu e me mostrou outro pneu que estava formando BOLHAS NA BANDA DE RODAGEM , ao chegar aqui na minha cidade fui na revenda da MICHELLIN para reclamar eles mandaram para Betim para análise e me retornaram com a notícia de que o pneu estava fora da GARANTIA PQ O DOT DO PNEU HAVIA VENCIDO , OU SEJA OS PNEUS JÁ TINHAM MAIS DE 5 ANOS DE FABRICAÇÃO E A MICHELLIN NÃO COBRIRIA A GARANTIA , MUITO PUTO TIVE QUE ENGOLIR , 3 meses depois o 3º pneu estourou , fazendo um RASGO DE UM LADO AO OUTRO E COLOCANDO TODA A MALHA DE AÇO PARA FORA , como se eu tivesse cortado o pneu com uma serra elétrica de fora a fora do pneu no sentido transversal ao pneu ficando com uma cabeleira de aço para fora pena que não tirei fotos de como ficou o pneu , DAÍ NUNCA MAIS COMPREI PNEUS BF GOODRICH .
MAS RESUMINDO :
O pneu TEM GARANTIA DE FABRICAÇÃO DE ATÉ 5 ANOS DA DATA DE FABRICAÇÃO , se a loja quer te vender um pneu com GARANTIA DE 5 ANOS A PARTIR DA DATA DA VENDA , " CORRA DESTA COMPRA " , pq a loja não vai dar pela lei do FABRICANTE DO PNEU esta garantia e na hora a loja vai fugir da responsabilidade dizendo que foi erro de digitação e vc vai ficar a vida toda na justiça e O PIOR DISTO TUDO QUE É NA REALIDADE VC NÃO TERÁ GARANTIA DE QUE ESTE PNEU NÃO VAI ESTOURAR COMO ACONTECEU COMIGO E COLOCAR A SUA VIDA E DE TODA A SUA FAMÍLIA EM RÍSCO .
NÃO COMPRE ESTE PNEU FABRICADO EM 2011 E COM GARANTIA DA LOJA DE 5 ANOS A PARTIR DA DATA DA VENDA , " VC VAI COLOCAR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA EM RÍSCO "
Esta é minha opinião e terá um monte de gente pra te dizer que não tem problema e que já usou um monte de pneus velhos e que nunca aconteceu nada , DAÍ A PARTIR DE AGORA :" É VC QUE DICIDE "
Desculpe por ter me alongado tanto .
E qdo vc pergunta : É LEGISLAÇÃOOU BOM SENSO ????????????
Te respondo : " É LEGISLAÇÃO E LÓGICA " pois depois de 5 anos o PNEU PODE ESTOURAR como aconteceu comigo num pneu praticamente novo com apenas 18.000km rodados MAS COM MAIS DE 5 ANOS DE FABRICAÇÃO .
Abraço
Desnickadu
04/10/2014, 12:07
Não existe legislação para troca de pneus devido a IDADE. A lei fala somente em sulcos [ranhuras, desenho] com espessura mínima marcada pelo TWI [ Threat Warning Indicator].
A validade de 5 anos que os fabricantes dizem é para o composto de borracha, que como qualquer outra borracha perde flexibilidade com o tempo. Como pneu é um item de segurança, uma boa margem é aplicada para o desenvolvimento para que a segurança de quem o use seja garantida durante determinado tempo.
É por segurança e não por força de lei que se troca pneus vencidos e ainda com borracha pra gastar. Ainda assim, pneus que não tenham completado 5 anos de fabricação, mas que tenham fissuras nas laterais ou na banda de rodagem também devem ser trocados.
Guilhermeabreu, vc foi lesado. TODA E QUALQUER GARANTIA é data a contar da data de emissão da nota fiscal por FORÇA DE LEI. o CDC está aí pra isso. Abra o processo e espere que ganhará, aí vc vai poder comprar outro jipinho com a grana da indenização.
guilhermeabreu
04/10/2014, 19:12
Não existe legislação para troca de pneus devido a IDADE. A lei fala somente em sulcos [ranhuras, desenho] com espessura mínima marcada pelo TWI [ Threat Warning Indicator].
A validade de 5 anos que os fabricantes dizem é para o composto de borracha, que como qualquer outra borracha perde flexibilidade com o tempo. Como pneu é um item de segurança, uma boa margem é aplicada para o desenvolvimento para que a segurança de quem o use seja garantida durante determinado tempo.
É por segurança e não por força de lei que se troca pneus vencidos e ainda com borracha pra gastar. Ainda assim, pneus que não tenham completado 5 anos de fabricação, mas que tenham fissuras nas laterais ou na banda de rodagem também devem ser trocados.
Guilhermeabreu, vc foi lesado. TODA E QUALQUER GARANTIA é data a contar da data de emissão da nota fiscal por FORÇA DE LEI. o CDC está aí pra isso. Abra o processo e espere que ganhará, aí vc vai poder comprar outro jipinho com a grana da indenização.
CARO AMIGO DENISKADU
Obrigado pela força , mas da maneira que coloquei vc passou batido , pois não falei com bastante clareza , mas observa só : eu comprei 3 pneus que já tinha sido usado por 3.000km eu relatei que comprei 3 pneus NOVOS , mas foram novos na maneira de dizer , mas eram usados e não comprei em loja com nota fiscal , comprei de um cara que capotou com o carro que tinha estes pneus e um deles estourou no acidente os outros 3 estavam intactos , como comprei sem nota fiscal eu fui lesado eu sei , mas legalmente eu não tinha pegada jurídica .
E pela minha fala eu tb quis dizer que a GARANTIA DE 5 ANOS não é por medida legal e sim POR MEDIDA DE SEGURANÇA , por isto citei o ocorrido comigo pois os pneus só tinham rodado 18.000km e tinha muita borracha pra gastar ainda MAS SOLTOU TODA A BANDA DE RODAGEM POR CAUSA DO TEMPO DE FABRICAÇÃO DELE QUE HAVIA PASSADO DOS 5 ANOS .
Obrigado pela força , mas naqueles pneus eu FUI LESADO E NÃO TIVE PRA ONDE CORRER , MORRÍ NO PREJÚ SOZINHO .
Abraço
Troller-a-vista
04/10/2014, 19:30
pneu aquece, dilata, leva pancada a todo isntante, um pneu velho, mesmo visualmente perfeito nao tem a mesma elasticidade, e portanto, nao tem a mesma capacidade tambem de aquecer e esfriar rapidamente, logo ele explode facilmente ou perde partes sem o menor aviso. nas frenagens cria-se bolhas por descolagem como o que aconteceu no relato acima.
o problema eh q temos a tendencia de achar q os problemas vem imediatamente acontecer algo, ou seja, passar num buraco, pegar uma guia, uma frenagem mais forte, uma calibragem ruim e for pra pista, etc.... nao eh assim, muitas vezes a bolha demora dias para aparecer, pois as camadas de aço dentro do pneu vao se partindo ou movendo aos poucos, ai qdo vc ta la tranquilao, bum explode e vc nao sabe o pq... as vezes passou num buraco ha 15 dias atras e nem se lembra.
pneu é a UNICA parte do carro que esta em contato com o solo, portanto, é a parte mais importante entre sua alma permanecer em terra ou la nas nuvens pertinho de Deus ou em algum lugar mais quentinho...
Nardo4x4
06/10/2014, 00:02
Guilhermeabreu e DENISKADU.
Agradeço as lições, e infelizmente passou na pele o quê eu não estou disposto a passar.
Pesquisando eu não achei esse prazo de validade de 5 anos dos fabricantes de pneus em legislação brasileira ou internacional, somente a norma do TWI como citou. Acredito ser mais um bom senso de segurança e margem para garantir o produto que os fabricantes dos pneus mencionam os 5 anos a partir da data de fabricação. DOT.
Pela segurança vou partir em busca de um pneu com data de fabricação mais atual, pois acredito que em 2 anos eu não consiga gastá-los ao ponto de trocá-los por uso e sim pelo prazo de validade. Ai um pneu que teria vida útil de 5 anos teria que utilizá-lo somente por menos de 2 anos. Realmente não compensa.
andre_agostinho
06/10/2014, 03:16
Ola pessoal...o que dirá a lei...se eh que diz...sobre pneus remold, recapados, recauchutados e etc? Eles não passam pelo processo de produção testes e vulcanização padrão das fábricas.como bf, goodyear, michelin, etc..logo...teoricamente não agüentam 5 anos .....
e nesses casos? Alguém teve alguma experiencia pra contar?
abs
guilhermeabreu
06/10/2014, 19:54
Ola pessoal...o que dirá a lei...se eh que diz...sobre pneus remold, recapados, recauchutados e etc? Eles não passam pelo processo de produção testes e vulcanização padrão das fábricas.como bf, goodyear, michelin, etc..logo...teoricamente não agüentam 5 anos .....
e nesses casos? Alguém teve alguma experiencia pra contar?
abs
ANDRE_AGOSTINHO
Eu tenho caro amigo , a ÚNICA VANTAGEM DE VC FICAR VELHO COMO EU , é que o tempo que já viví deu para ver muitas coisas acontecerem tanto coisas boas como as ruins , mas vc fez uma pergunta muito interessante e te digo de cadeira :
Qdo eu vivia a época das vacas magras só usava recapado/remold , pneus velhos , usados pelos outros e aproveitava o finalzinho para economizar a compra e outro E JÁ PASSEI POR VÁRIAS SITUAÇÕES QUE NEM GOSTO DE LEMBRAR , as pessoas de poucas posses$$$$$$$$$ não vai poder comprar um pneu novo daí vai ter que morrer num REMOLD DA VIDA e vai levar a família dele para o rísco de estourar , mas é a vida .
MORAL DA HISTÓRIA :
SE PUDER$$$$$$$$$$ COMPRE UM PNEU NOVO E SE NÃO PUDER GUARDA O CARRO JUNTE O DINHEIRO E COMPRE UM PNEU NOVO , ASSIM VC ESTARÁ AUMENTANDO A SEGURANÇA DA SUA FAMÍLIA .
Abraço
guilhermeabreu
06/10/2014, 19:55
Guilhermeabreu e DENISKADU.
Agradeço as lições, e infelizmente passou na pele o quê eu não estou disposto a passar.
Pesquisando eu não achei esse prazo de validade de 5 anos dos fabricantes de pneus em legislação brasileira ou internacional, somente a norma do TWI como citou. Acredito ser mais um bom senso de segurança e margem para garantir o produto que os fabricantes dos pneus mencionam os 5 anos a partir da data de fabricação. DOT.
Pela segurança vou partir em busca de um pneu com data de fabricação mais atual, pois acredito que em 2 anos eu não consiga gastá-los ao ponto de trocá-los por uso e sim pelo prazo de validade. Ai um pneu que teria vida útil de 5 anos teria que utilizá-lo somente por menos de 2 anos. Realmente não compensa.
NARDO4X4
Sábia decisão , PARABENS .
andre_agostinho
06/10/2014, 21:44
ANDRE_AGOSTINHO
Eu tenho caro amigo , a ÚNICA VANTAGEM DE VC FICAR VELHO COMO EU , é que o tempo que já viví deu para ver muitas coisas acontecerem tanto coisas boas como as ruins , mas vc fez uma pergunta muito interessante e te digo de cadeira :
Qdo eu vivia a época das vacas magras só usava recapado/remold , pneus velhos , usados pelos outros e aproveitava o finalzinho para economizar a compra e outro E JÁ PASSEI POR VÁRIAS SITUAÇÕES QUE NEM GOSTO DE LEMBRAR , as pessoas de poucas posses$$$$$$$$$ não vai poder comprar um pneu novo daí vai ter que morrer num REMOLD DA VIDA e vai levar a família dele para o rísco de estourar , mas é a vida .
MORAL DA HISTÓRIA :
SE PUDER$$$$$$$$$$ COMPRE UM PNEU NOVO E SE NÃO PUDER GUARDA O CARRO JUNTE O DINHEIRO E COMPRE UM PNEU NOVO , ASSIM VC ESTARÁ AUMENTANDO A SEGURANÇA DA SUA FAMÍLIA .
Abraço
Muito bom....concordo plenamente com vc...juntei 1 ano de grana pra colocar BF s novos na viatura....
VOVÔ DO TROLLER
21/06/2015, 22:39
Pela informação, dá para usar o pneu por até 10 anos, portanto, se dá para usar no caminhão que trabalha com bem mais peso, dá para automóveis tranquilamente. Abs
Uma coisa que aprendi quando pude comprar o meu primeiro 4x4 de verdade, foi ter cuidado com pneus; uma vez um jeepeiro antigo e experiente me disse: "nunca faça rodízios dos pneus invertendo o seu sentido de rotação" (Álvaro Cortes), o que acontece se mudar o sentido de rotação é que a borracha da banda de rodagem descola por completo, ( isto aconteceu com os pneus do Guilherme Abreu?) talvez; quando retido pneus em condições de uso para vender tenho o cuidado de marcar nos mesmos o lado e a posição em que os mesmos estavam. Tive na minha Band dois jogos de pneus MUD da BF onde o primeiro rodou 90milkm, e o segundo vendi a Band com 60milkm e estava com quase metade da borracha. Até hoje só faço rodízios mudando os pneus de frente para trás e vice versa, sem mudar o lado.
Espero ter dado a minha contribuição.
Tenho uma JEEP-SW que está com pneus ATX Firestone com mais de dez anos de uso, como rodo pouco com este carro, os pneus estão com mais de meia vida, e em ótimo estado, o que faço é manter a calibragem e fazer rodízios a cada 10milkm.
Carolino
23/11/2017, 12:28
Ressucitando esse topico hehehe.
entao, to olhando uns pneus militares pra caminhão militar, cara tem 10 pneus Pireli MT85 novos, nunca rodaram, estão guardados num barracao, estão com pelinhos, so que o DOT é de 2012, eles tem 18 ou 20 lonas, o preco deles e 22000, novos na loja seria 50000, será que tem algum perigo? caminhão so anda a 70 km/h. Mesmo sendo novos e bem guardados eles ja deterioraram? Obrigado.
Rodrigo Baratti
23/11/2017, 12:51
Sim, pneus se deterioram mesmo guardados.
Comprei um jogo de Kumho 33x12,5 de 2010 novos, não andei nem 3.000km e 2 já estouraram a lona.....o barato saiu caro.
Nunca mais compro usado ou fora do DOT.
Em caminhões não sei ao certo, mas deve seguir o mesmo racional.
[]'s
Sergioporto
23/11/2017, 16:51
Outra coisa que vejo com bastante frequência é o anuncio : Sobressalente é novo ,nunca rodou.Fiquem atento à validade.
Comprei um carro ano 2005 lá pelos idos de 2002.Sobressalente novo ,beleza .Numa viagem um pneu traseiro furou mas até parar ,foi-se o pneu.Na cidade iria comprar dois novos ,casualmente encontri pneu com mesmo desenho e marca ,pensei ,estepe é novo ,vou comprar só um,vou economizar.
Maior besteira ,o estepe que nunca rodou, não durou um terço do outro novo.
Então a pessoa vai vender o carro e alega: Estepe nunca rodou ,besteira,se venceu prazo não confie neste pneu,troque.
Abs
Sergioporto
23/11/2017, 16:51
Outra coisa que vejo com bastante frequência é o anuncio : Sobressalente é novo ,nunca rodou.Fiquem atento à validade.
Comprei um carro ano 2005 lá pelos idos de 2002.Sobressalente novo ,beleza .Numa viagem um pneu traseiro furou mas até parar ,foi-se o pneu.Na cidade iria comprar dois novos ,casualmente encontri pneu com mesmo desenho e marca ,pensei ,estepe é novo ,vou comprar só um,vou economizar.
Maior besteira ,o estepe que nunca rodou, não durou um terço do outro novo.
Então a pessoa vai vender o carro e alega: Estepe nunca rodou ,besteira,se venceu prazo não confie neste pneu,troque.
AbsErrei data de compra ,é 2012.
Sydney66
23/11/2017, 19:51
Minha pampa 4x4 1994 comprei em 2002, os pneus estavam na validade, mas o estepe era o original que saiu de fábrica, a data correspondia ao ano do carro, nunca foi ao chão, até os pelinho tem, nunca coloquei para rodar e se precisar será para uma emergência até chegar ao borracheiro e sem passar dos 40 km/h. Ela está há 4 anos parada na garagem, com pneus que comprei em 2007, recentemente um dos pneus simplesmente se abriu, ainda com meia-vida de rodagem. Portanto acho o seguinte, 5 anos é um parâmetro de garantia, não quer dizer que com 5 anos e 1 dia vai se desmanchar, esses de 2007 rodaram até 2013 até pararem, nem perder pressão perdiam, então o ideal é rodar até chegar na marcação de troca sem passar muito tempo do prazo "teórico" de 5 anos, que para mim seria uns 6 ou pouco mais.