PDA

Ver Versão Completa : Compra de Pajero TR4 (manual ou automatica)

luizfmello
17/03/2011, 20:39
Ola

Estou querendo comprar uma Pajero TR4 este semestre. Meu uso vai ser 60% na cidade e o restante é em estradas de terra (com ou sem lama), ruas em péssimas condições e estrada. Vou usar ela para ir pescar e trabalhar.

Tenho duas dúvidas:

1) tenho preferência em comprar uma com cambio automático, mas perco alguma coisa com isso? O cambio manual é pior ou melhor para off-road ou estradas com lama?

2) É melhor pegar uma TR4 zero ou uma com no máximo 2 anos de uso?

Abs

Edubica
17/03/2011, 21:18
Tenho lido que cambio automático no uso off-road é muito bom, apesar de muitos acharem que "perde a graça", ou que neste caso "estão de coadjuvante no passeio". A desvantagem que vejo é o maior consumo, desenvoltura/aceleração/retomada, mas principalmente, cuidar para que o câmbio não aqueça demasiado, em situações mais severas de uso, o que não será o seu caso.
Quanto ao 0Km ou usado até 2 anos, se for seu primeiro off-road, com certeza encontrarás veiculos que foram utilizados somente na cidade, e que já depreciaram um pouco. Pena a TR4 ter sido reestilizada recentemente... dois anos de uso pegará a versão anterior.
Eu iria de Automático, com certeza!

diegocabral484
20/03/2011, 20:44
A AT é manca! prefira a manual se vc liga pra retomadas e respostas mais rapidas!

Letto
20/03/2011, 21:11
Estou tentando comprar uma branca mecânica zero. Fiz a encomenda e quando chegou não aceitei porque o capô estava desalinhado e, de dentro do carro, era possível ver a borracha de vedação entre o motor, capô e a área onde ficam os limpadores de para-brisa. Esperei a segunda e a própria concessionária não me deixou ver porque veio com defeito na pintura da porta do lado direito; prometeram a terceira para a próxima semana. Sinceramente, se não vier um carro sem problemas (e vejam que nem liguei os carros para avaliar), desisto da TR4. Pedi à vendedora como era possível ter passado um defeito na pintura e ela disse que "se passar, passou".

DaniloSM
21/03/2011, 18:46
A TR4 é um bom carro. A manual irá consumir menos e as retomadas são melhores. A automática lhe dará mais conforto na cidade. Se for comprar uma usada, segue um check list em anexo para lhe ajudar.

luizfmello
22/03/2011, 18:23
Obrigado pelas resposta, mas fiquei com outra dúvida, em outros carros (sedã, hatch) o modelo automático tem economia de combustivel, porque no caso da TR4 teria aumento?

patto
22/03/2011, 23:40
Obrigado pelas resposta, mas fiquei com outra dúvida, em outros carros (sedã, hatch) o modelo automático tem economia de combustivel, porque no caso da TR4 teria aumento?

o cambio em todos os carros, especialmente os nada modernos como os da TR4, são econômicos quando usados em estradas, quando, por exemplo, a 110km/h na TR4 AT vc estará a 3.200RPM mais ou menos, já na MT, será algo em torno de 3.500RPM.

agora, no anda e para da cidade, considerando que o AT "está sempre engatado" (ao soltar o pedal do freio, o carro anda), acaba gastando mais combustível.

a grande vantagem da MT é, como foi dito, não é "manca"...o cambio AT é meio mal escalonado e a quarta marcha é mto fraca, ele reduz pra terceira a todo momento...isso incomoda um pouco, mas o conforto proporcionado pelo cambio AT vale e supera o MT...opinião de quem está no terceiro carro (diferente) com cambio AT.

By the way, o conforto em questão é em trilha também, quando sua preocupaçao será apenas olhar para a trilha...já com cambio MT, sempre serão duas preocupações, estrada e troca de marchas.

abs

jpuerro
23/03/2011, 00:14
A AT é manca! prefira a manual se vc liga pra retomadas e respostas mais rapidas!

Diego acho que sua tr4 AT tem problemas, ou vc nunca dirigiu uma, já tive 2 (tenho atualmente) AT e são ótimas, o kick down não é instantâneo mas cumpre o que promete!

Luiz as automáticas são bem confortáveis e se precisar usar em situações críticas, engatando a reduzida o câmbio tende a não esquentar.

abs e boa sorte!!

jpuerro

neilsonhenriques
23/03/2011, 11:03
Diego acho que sua tr4 AT tem problemas, ou vc nunca dirigiu uma, já tive 2 (tenho atualmente) AT e são ótimas, o kick down não é instantâneo mas cumpre o que promete!

A Mit deve ter se enganado e colocado o câmbio da Pajero Full nas suas TR4, por isso que você não percebe. :dance:

Infelizmente a AT que tive em 2005 e a que tenho agora AT 2008 vieram com o câmbio perneta da TR4. :cry:

O carro tem muitas qualidades que superam as suas deficiências (pro meu uso), mas o câmbio AT é unanimemente uma porcaria.

Mas ao amigo que está em dúvida:

1) Se você vai usá-la no trânsito, que seja automática, sem dúvida.

2) Pensei a mesma coisa e cheguei a conclusão que é melhor pegar usada. Comprei a minha por R$ 52.000 e 18.000 km. Tenho coisa melhor pra fazer com R$ 26.000. :stop:

diegocabral484
23/03/2011, 13:20
È como o neilsonhenriques disse.. Sua TR4 deve ter vindo com cambio AT de Full ou vc nunca dirigiu um carro AT moderno! O AT da TR4 é extremamente antigo e mal programado,com aquela 4º marcha muito longa fazendo o carro ter que reduzir toda hora.. Ja a manual é bem mais rapida nas respostas e proporciona melhor conduçao NO CASO DA TR4!

AACL
24/03/2011, 01:02
Quando comprei a minha fiz test drive na automática e achei o cambio uma bosta. Pode ser mais confortável não teer que mudar de marcha, mas o cambio da TR4 não é dos mais modernos e acho que não dá co controle completo do carro. Preferi o manual.

Os modelos zero e de dois anos de uso tem poucas diferenças. Hoje eu teria comprdo uma usada, pq o preço compensa. Desde que vc pegue um carro bem cuidado, é claro. Os modelos anteriores a 2008 são diferentes, motor a gasolina, tanque menor foram os intens que me fizeram escolher o modelo 2009 zero na época.

Sobre o carro sempre digo que não tem nenhum similar no mercado pelo mesmo preço.

O meu carro tem que ter: tração 4x2, tração 4x4 integral, engate da tração mecanico, reduzida, freios a disco nas 4 rodas, air bag duplo, abs e ebd e o resto (vidros eletricos, banco de couro. ar, dir, etc).

Se v encontrar algum carro com essa configuaração além da TR4 e da Dakar, me avise!

Abs

Lindóia

Marcelo Sobral
12/11/2014, 01:05
Boa noite
pretendo começar a fazer trilhas e gostaria de uma carro que me atenda no dia a dia e nas trilhas.
Pajero tr4 é uma boa opção? Automático serve para trilha? Escuto muito que tem que ser manual só que automático para o dia a dia é mais confortável. Pretendo comprar uma usada 2011 a 2013. Tem algum curso para iniciantes em trilha?

David Spiegel
12/11/2014, 21:41
Boa noite.

Já tive a oportunidade de dirigir e muito as duas versões em trilhas de todo tipo como lama, rios, dunas e cascalho e hoje tenho uma AT, que te da tranquilidade e confiança pois não morre em outras palavras nunca te deixa na mão principalmente em situações de pura adrenalina. como travessia de rios muito extenso e subidas longas.

AT é a melhor opção.

Agrotox
15/01/2017, 22:52
Estou a procura de um TR. Experimentei AT e MT. A conclusão que tive é de que só vai optar pela AT quem nunca experimentou outros carros com cambio automático ou quem nunca experimentou a TR manual. Quem já andou nas duas, sinceramente, só vai de AT se tiver algum problema nas ideias ou não se importa de andar num carro 2.0 que consome como um 2.0 que é, porém tem desempenho inferior a um fiat mille. E olha que as ATs que andei eram praticamente ZERADAS e a manual estava meio ferradona.
Faço essas considerações para um uso "social", pra quem não pretende entrar dentro d'água ou enfrentar situações muito extremas, aí já é outra história onde não tenho "bagagem" pra dar pitaco. Pra quem pretende apenas subir morro esburacado e chegar onde não chegaria sem um 4x4, a melhor opção é mesmo o manual.
Minha esposa não é muito boa motorista e ficou irritada por eu ter descartado as ATs. Mandei ela aprender a dirigir! Não vou comprar e manter um 2.0 e me sentir num mille AT só pelo conforto.
Bem que me avisaram que não era pra comprar AT senão eu iria passar raiva...

KAIOTR4
03/03/2017, 10:47
automática

sem dúvida! confiança no 4x4 e conforto na estrada! passar trabalho pra que?????????????

DouglasAugsten
15/12/2017, 18:09
Boa tarde meus caros, visito esporadicamente o fórum a muito tempo lendo sobre as viaturas que gostaria de comprar.. No momento estou pensando em uma tr4 2008, ainda na dúvida se pego manual ou automática mas já muito tendencioso a pegar uma AT. Fiz um teste em uma alguns dias atrás porém muito rápido e não pude conhecer bem o carro. Tenho uma dúvida que não prestei atenção no teste, O câmbio AT dela é daqueles que segura o carro em morro acima se tirar o pé do freio? Outra coisa, a que dirigi, notei que tinha uma diferença grande de profundidade entre o pedal de freio e de acelerador, então impossibilitava fazer a troca rápida do pé de um pedal para o outro, dava a impressao que o freio estava muito baixo! São todas assim ou havia algo errado nesta? Obrigado desde já.