Ver Versão Completa : Tração
Oi gente.
Estava usando a tração errado e fudeu tudo.
Tenho uma SW4 07/07 e vou ter que trocar o conjunto completo da engranagem da tração.
Alguém tem uma referência de loja ou ferro velho onde possa achar isso?
Vai ficar caro pra caramba!!!!
Obrigado.
Leo
valeriano
15/03/2011, 13:45
Oi gente.
Estava usando a tração errado e fudeu tudo.
Tenho uma SW4 07/07 e vou ter que trocar o conjunto completo da engranagem da tração.
Alguém tem uma referência de loja ou ferro velho onde possa achar isso?
Vai ficar caro pra caramba!!!!
Obrigado.
Leo
Como assim estava usando a tração errado?
O que vc fez?
Albieri,R.J.
15/03/2011, 14:10
x 2!!!!
Explica melhor isso!
perai explica melhor isso, mesmo usando errado ate quebrar deve ter dado muitos sinais que ia detonar, quem fez o diagnostico???
feitosac
16/03/2011, 00:33
Conta pra gente ????????
Não quebrou... travou... fui puxar da reduzida pro ponto neutro e travou num ponto que não anda... diz o mecânico que gripou a alavanca e vai ser necessário substituir a peça toda.
Uso errado que eu falo é ficar usando a reduzida de forma errada
guilhermeabreu
18/03/2011, 19:09
Não quebrou... travou... fui puxar da reduzida pro ponto neutro e travou num ponto que não anda... diz o mecânico que gripou a alavanca e vai ser necessário substituir a peça toda.
CARO LEO BH
Olha eu aí de novo , fui um dos insentivadores de vc compara um carro deste , mas uma pergunta , vc fez ísto com o carro em movimento ??????????
Outra coisa , aqui em Campos tem um ferro velho muito grande e SEMPRE que vou lá vejo um monte de HILUXs das novas capotadas lá que ele compra de leilão , vou dar uma olhada pra vc , mas preciso de uma informação correta : QUAL É A PEÇA QUE VC PRECISA TROCAR , toda a T-CASE ????? Ou alguma peça interna , se for , qual o nome da peça ou peças .
ABRAÇO
tem que trocar a a caixa de transferencia inteira? nunca ouvi falar de alguem que detonou a ct inteira so por andar reduzido, aida mais de um carro novo....
Sendo bem sincero não entendo nada.. de acordo com o mecânico tem que trocar a caixa de tração... a peça inteira...
Achei uma por 2.800,00.. realmente todos falam que nunca viram isso.. o foda é resolver isso e depois ficar dando problema direto.. mas Deus vai ajudar que não
Tenho ciência que vacilei... tava reduzindo andando e a marcha na hora de entrar dava uma arranhada... devia ter deixado sem tração e olhar com calma. mas enfim... vou ter q trocar...
Mas dos males o menor... na concessionária essa peça é 6.300
Fico meio cismado de estar sendo enganado.. mas creio q o meu mecânico não seja picareta....
guilhermeabreu
19/03/2011, 01:36
Sendo bem sincero não entendo nada.. de acordo com o mecânico tem que trocar a caixa de tração... a peça inteira...
Achei uma por 2.800,00.. realmente todos falam que nunca viram isso.. o foda é resolver isso e depois ficar dando problema direto.. mas Deus vai ajudar que não
Tenho ciência que vacilei... tava reduzindo andando e a marcha na hora de entrar dava uma arranhada... devia ter deixado sem tração e olhar com calma. mas enfim... vou ter q trocar...
Fico meio cismado de estar sendo enganado.. mas creio q o meu mecânico não seja picareta....
LEO BH
NÃO ESTOU ENTENDENDO O QUE VC ESTAVA FAZENDO .
UMA HORA VC DIZ : " fui puxar da reduzida pro ponto neutro e travou num ponto que não anda... " , qdo vc fala ísto VC ESTAVA ANDANDO ? OU ESTAVA PARADO ?????? Pq a gente só passa da reduzida para o neutro qdo o carro esta parado .
OUTRA HORA VC FALA : " Tenho ciência que vacilei... tava reduzindo andando e a marcha na hora de entrar dava uma arranhada... devia ter deixado sem tração e olhar com calma. mas enfim... "
Aí vc estava andando em reduzida e reduziu a marcha de 3ª para segunda , como exemplo , neste caso vc estava ANDANDO .
O QUE REALMENTE ACONTECEU ?, VC ESTAVA ANDANDO OU PARADO , VC ESTAVA ANDANDO E REDUZINDO UMA MARCHA , OU ESTAVA PARADO E PASSANDO DE REDUZIDA PARA NEUTRO .
Sua fula não ficou clara do que vc estava fazendo .
Pq se vc estava parado e tentando passar da REDUZIDA PARA O NEUTRO E TRAVOU TUDO , TENHO CERTEZA QUE NÃO TEVE ESTRAGO PARA TROCAR A CAIXA INTEIRA .
Agora se vc estava andando em reduzida e arranhava ao trocar de marcha e travou tudo , aí sim PODE TER CAUSADO UM ESTRAGO MAIOR , MAS DIFICILMENTE TERIA QUE TROCAR A CAIXA TODA , não me lembro de ter visto um caso deste , a não ser que se vc estivesse a uns 80 km/h em reduzida e foi reduzindo as marchas , aí sim pode ter estourado tudo .
Realmentefícil ficou dificil de entender.
Vamos lá.
Viajei no carnaval.
Coloquei uma carretinha para ser puxada pelo carro, com dois quadriciclos.. uns 600 kg no total... o que me cismou.. pois nunca tinha puxado carretinha... Será que tem problema e afeta alguma coisa?
Feito isso passei a usar mais a tração.. mas na reduzida... e passei andando... nas primeiras vezes q passei na hora de entrar a tração, parada ou andando, dava uma arranhada... aquela barulho forte "rrrrrrrrrrr"
Na Quarta de carnaval, voltando para BH, estava subindo uma serra levando a carretinha e o carro estava nan reduzida, a uns 70 por hora, pois queria manter o carro firme e estava chovendo muito, além do que tava cismado com a carretinha... mas como o carro tava muito preso resolvi mudar da reduzida para neutro, quando travou a marcha e não saiu de jeito nenhum... tive q voltar rebocado..
Foi essa a história toda.. o problema se manifestou no sábado, mas travou na quarta
Marcelo-HPE
19/03/2011, 07:35
Pelo que entendi ele engatou a reduzida (4L) com o carro em movimento depois a reduzida não desengatou mais .
Realmente desse jeito a C.T vai pro saco .
RogerBand76
19/03/2011, 11:41
Vai pro saco mas ~'e só trocar as engenagens quebradas, só se troca a CT se quebrar a carcaça
Eu acho.:)
Só vendo o estrago, para avaliar o que tem que trocar, mas ter q trocar até a carcaça ?
Agora deixa ver se eu entendi. Vc tava subindo uma serra debaixo de chuva, puxando uma carreta de 600 kg, reduzido e resolveu trocar a tração andando a 70 km/h ?? :shock: Além do sacrifício da caixa, o risco de um acidente é muito grande. De 4X4H para 4X4L e vice versa, somente parado. Eu por via das dúvidas não passo nem de 4X2 p 4X4 andando. a alvanca as vezes trava e só sai na manha, imagina com o carro em movimento.
abs
Você não precisa nem mesmo estar em H4 para rebocar uma carretinha dessas, quanto mais em L4 !!! O meu hobby é o caravanismo e viajo com a minha SW4 3.0 TDI, 1999, em H2, rebocando o meu trailer, que tem quase 6 metros de comprimento e pesa 1.600 Kg !!! Só uso a L4 quando reboco em subidas de terra e esburacadas, geralmente quando estou chegando nos campings de serra. A L4 só pode ser engatada e desengatada com a viatura PARADA, e rodar no máximo a 60 Km/h. A H4 pode ser engatada com a viatura em movimento, desde que esteja abaixo de 80 Km/h. Veja a foto anexa. Um abraço, Delfim.
Desculpe se estou no forum errado.
Sou um feliz novo proprietario de um sw4 2002 diesel. Sugiu uma duvida. O que acontece se nao usar h4 e l4 por um longo periodo ? No manual diz p/ dirigir por 16 km por mes p/ manter a lubrificacao 4x4. E o que posso fazer agoro em diante ?
Grato.
guilhermeabreu
20/03/2011, 02:40
Realmentefícil ficou dificil de entender.
Vamos lá.
Viajei no carnaval.
Coloquei uma carretinha para ser puxada pelo carro, com dois quadriciclos.. uns 600 kg no total... o que me cismou.. pois nunca tinha puxado carretinha... Será que tem problema e afeta alguma coisa?
Feito isso passei a usar mais a tração.. mas na reduzida... e passei andando... nas primeiras vezes q passei na hora de entrar a tração, parada ou andando, dava uma arranhada... aquela barulho forte "rrrrrrrrrrr"
Na Quarta de carnaval, voltando para BH, estava subindo uma serra levando a carretinha e o carro estava nan reduzida, a uns 70 por hora, pois queria manter o carro firme e estava chovendo muito, além do que tava cismado com a carretinha... mas como o carro tava muito preso resolvi mudar da reduzida para neutro, quando travou a marcha e não saiu de jeito nenhum... tive q voltar rebocado..
Foi essa a história toda.. o problema se manifestou no sábado, mas travou na quarta
CARO AMIGO LEO BH
O pessoal já falou , mas vc fez da sua caixa de tração/redução ( T-CASE ) uma micelania danada , fez ela de gato e sapato , praticamente ficou brincando de trocar marchas reduzir ( L4 ) trocar para 4x4 hight ( H4 ) , com o carro em movimento , NADA AGUENTA ÍSTO .
O DELFIM fez o relato dele , no meu caso vou pescar a 1.000 km puxando um barco com todas as tralhas com uns 600kg de peso total , andando a 100/110 km/h em 4X2 tranquilo com chuva e tudo .
SÓ USO 4X4 REDUZIDA QDO TENHO QUE ANDAR DEVAGAR ATÉ 40/50 KM/H EM SUBIDAS MUITO ÍNGREMES OU ESTRADAS COM MUITAS EROSÕES E BURACOS FUNDOS , E QDO MUDO A OPÇÃO DE 4X2 PARA 4X4H OU 4X4L FAÇO " SEMPRE " COM O CARRO PARADO , EMBORA O MANUAL DIZENDO QUE POSSO MUDAR DE 4X2 PARA 4X4 EM VELOCIDADE ATÉ DE 80 KM/H E NO MANUAL DIZ QUE " TODA VEZ QUE MUDAR DE 4X4H PARA 4X4L TEM QUE SER FEITO COM O CARO PARADO .
VC ANDAR EM ASFALTO COM CHUVA PUXANDO CARRETA ATÉ PODE USAR A TRAÇÃO 4X4 EM " H" MAS EM "L" A 70 KM/H É LOUCURA , ESTA POSIÇÃO PELO NOME " L " , ESTE " L " SIGNIFICA DEVAGAR , LENTO , FOI FEITO PARA USAR DEVAGAR , PQ NESTA POSIÇÃO O CARRO FICA COM A VELOCIDADE REDUZIDA E COM MUITA FORÇA .
Vc não leu o manual ??????
Mas agora a " M " já esta feita e não adianta ficar falando mais , mas dificilmente tem que trocar tudo , pede ajuda pro pessoal daí de BH que conheçe outro mecanico bom de confiança para pegar opinião , e no que precisar caso tenha que trocar toda a caixa eu vejo aqui pra vc no ferro velho .
ABRAÇÃO
marciomogli
20/03/2011, 12:25
Fala Guilherme,
vc me deixou uma grande dúvida no seu post:
...VC ANDAR EM ASFALTO COM CHUVA PUXANDO CARRETA ATÉ PODE USAR A TRAÇÃO 4X4 EM " H" MAS EM "L" A 70 KM/H É LOUCURA , ESTA POSIÇÃO PELO NOME " L " , ESTE " L " SIGNIFICA DEVAGAR , LENTO , FOI FEITO PARA USAR DEVAGAR , PQ NESTA POSIÇÃO O CARRO FICA COM A VELOCIDADE REDUZIDA E COM MUITA FORÇA...
Na prática andar em 4x4 H (High), o carro fica mais força, travado mesmo tipo um trator e nesse posição é para andar devagar mesmo em terrenos críticos (lama, areia, barro).
Andar em 4x4 L (Low), a tração utiliza menos força. Aqui neste caso, pode-se andar até em asfalto quando vc estiver trafegando sobre chuva muito forte.
Tá certo?
Vc inverteu as coisas...
Meu amigo Guilherme explicou muitíssimo bem :
Em H4 (H=High) é que vc pode andar em asfalto molhado, em alta velocidade, e o carro não fica travado como um trator, apenas tem a tração distribuída nas 4 rodas.
Em L4 (L=Low) é que o carro parece travado e se transforma em um trator, pois fica com muito mais força para enfrentar os obstáculos, mas nessa posição só se pode trafegar em baixa velocidade.
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
20/03/2011, 20:41
Fala Guilherme,
vc me deixou uma grande dúvida no seu post:
...VC ANDAR EM ASFALTO COM CHUVA PUXANDO CARRETA ATÉ PODE USAR A TRAÇÃO 4X4 EM " H" MAS EM "L" A 70 KM/H É LOUCURA , ESTA POSIÇÃO PELO NOME " L " , ESTE " L " SIGNIFICA DEVAGAR , LENTO , FOI FEITO PARA USAR DEVAGAR , PQ NESTA POSIÇÃO O CARRO FICA COM A VELOCIDADE REDUZIDA E COM MUITA FORÇA...
Na prática andar em 4x4 H (High), o carro fica mais força, travado mesmo tipo um trator e nesse posição é para andar devagar mesmo em terrenos críticos (lama, areia, barro).
Andar em 4x4 L (Low), a tração utiliza menos força. Aqui neste caso, pode-se andar até em asfalto quando vc estiver trafegando sobre chuva muito forte.
Tá certo?
CARO MARCIOMOGLI
Cheguei agora , mas o DELFIM já esclareceu , vc se enganou , inverteu a situação .
marciomogli
20/03/2011, 21:09
Putz, desculpa aí! :(
Troquei tudo, vcs estão certos.
Sds.
Marcelo_Taz
20/03/2011, 21:36
Desculpe me meter mais acho que quem entra nesse mundo 4x4 deveria fazer um curso de técnicas de 4x4, no mínimo voce passa a conhecer o seu carro, os seus limites e até aonde vc pode ir com ele. Essa lenda de que 4x4 pode tudo é triste...............
marciomogli
20/03/2011, 21:50
Desculpe me meter mais acho que quem entra nesse mundo 4x4 deveria fazer um curso de técnicas de 4x4, no mínimo voce passa a conhecer o seu carro, os seus limites e até aonde vc pode ir com ele. Essa lenda de que 4x4 pode tudo é triste...............
Olá Marcelo, discordo de vc. Não sou adepto de que 4x4 pode tudo. Não sou nenhum profissional do ramo 4x4 não, como vc deve ser, parabéns! Apenas possuo um veículo 4x4 (SW4 93) que utilizo para o trabalho e lazer. Atualmente mais trabalho do que lazer pois viajo muito para atender clientes no meu Estado com essa viatura e não tenho do que reclamar. Alguns clientes acham estranho chegar para trabalhar com um tanque de guerra, :) mas no final se amarram no carro. Cansei de trocar de carro zero KM de passeio quase todo ano. Dinheiro jogado fora com esses zero KM de plástico e descartáveis. Sds.
Marcelo_Taz
20/03/2011, 22:15
Marcio, eu não sou nenhum rato de trilhas, somente fiz um curso quando comprei a minha Toy para entender e me relacionar melhor com ela, independendo do uso casual ou radical acho que precisamos conhecer o que nos leva e trás.
Antes de ter um 4x4 eu tinha um gol 92 levantado e com pneus misto, mais nada se compara a um veículo 4x4.
Desculpe, a minha intenção não era essa.
Abs
marciomogli
20/03/2011, 22:27
Marcio, eu não sou nenhum rato de trilhas, somente fiz um curso quando comprei a minha Toy para entender e me relacionar melhor com ela, independendo do uso casual ou radical acho que precisamos conhecer o que nos leva e trás.
Antes de ter um 4x4 eu tinha um gol 92 levantado e com pneus misto, mais nada se compara a um veículo 4x4.
Desculpe, a minha intenção não era essa.
Abs
Olá Marcelo, eu pretendo quando o trabalho der uma trégua,:(, fazer um curso de mecânica diesel para entender melhor da viatura e até poder se safar em alguma enrascada, que a gente espera nunca se meter, não é! Sempre gostei muito de mecânica de carros mas não é a minha profissão, por isso, pretendo fazer um curso talvez no Senai apenas para ter conhecimento mesmo.
Forte abraço irmão.
marciomogli
20/03/2011, 22:38
Apenas complementando: acho que a idéia de fazer um curso de mecânica diesel vai ser um sonho muito distante pois estou sem tempo e agora com filho pequeno...:?
Marcelo_Taz
20/03/2011, 22:39
Olá Marcelo, eu pretendo quando o trabalho der uma trégua,:(, fazer um curso de mecânica diesel para entender melhor da viatura e até poder se safar em alguma enrascada, que a gente espera nunca se meter, não é! Sempre gostei muito de mecânica de carros mas não é a minha profissão, por isso, pretendo fazer um curso talvez no Senai apenas para ter conhecimento mesmo.
Forte abraço irmão.
Beleza, eu tbm já sonhei um dia fazer um curso de mecânica, mais o que eu tentei falar é que não custa fazer um curso de 4x4 para conhecer o que temos nas mãos, limites e até aonde podemos ir com ele.
hercilio.neto
20/03/2011, 23:04
Beleza, eu tbm já sonhei um dia fazer um curso de mecânica, mais o que eu tentei falar é que não custa fazer um curso de 4x4 para conhecer o que temos nas mãos, limites e até aonde podemos ir com ele.
Ano passado eu participei do "Curso Direção 4x4" oferecido pela DPaschoal e Goodyear.
É um curso muito interessante, e é gratuito inclusive o material (acompanha um DVD e um livro) - Acho que acontece em várias cidades.
Na aula teórica o instrutor Joao Roberto Gaioto deu dicas preciosas sobre o funcionamento da tração, da reduzida e dos diferenciais e da boa funcionalidade de equipamentos como bloqueio, roda livre, guincho, hi-lift e outros.
No dia seguinte, na aula prática, participamos de uma trilha onde em vários pontos parávamos e aplicávamos o que foi dito na aula teórica.
Era pra ser uma trilha leve... mas foi escolhida pelos Jipeiros Tartaruga...(rs) tinha TR4 que nunca tinha visto lama!!!
Foi muito, mas muito legal mesmo.
Se voce tiver oportunidade de participar em sua cidade, não perca.
Eu recomendo.
Marcelo_Taz
20/03/2011, 23:11
Ano passado eu participei do "Curso Direção 4x4" oferecido pela DPaschoal e Goodyear.
É um curso muito interessante, e é gratuito inclusive o material (acompanha um DVD e um livro) - Acho que acontece em várias cidades.
Na aula teórica o instrutor Joao Roberto Gaioto deu dicas preciosas sobre o funcionamento da tração, da reduzida e dos diferenciais e da boa funcionalidade de equipamentos como bloqueio, roda livre, guincho, hi-lift e outros.
No dia seguinte, na aula prática, participamos de uma trilha onde em vários pontos parávamos e aplicávamos o que foi dito na aula teórica.
Era pra ser uma trilha leve... mas foi escolhida pelos Jipeiros Tartaruga...(rs) tinha TR4 que nunca tinha visto lama!!!
Foi muito, mas muito legal mesmo.
Se voce tiver oportunidade de participar em sua cidade, não perca.
Eu recomendo.
O Gaioto tbm foi o meu instrutor no curso de 4x4. Muito bom.
guilhermeabreu
21/03/2011, 13:54
AMIGOS
Concordo com todos vcs , sou médico como devem já saber , mas sou apaixonado por mecanica , dese qdo comprei meui 1º fusquinha 63 que acompanho todos os serviços feitos com ísto concluíndo :
PARA TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE MECANICA E 4X4 , MESMO SEM CONHECER NADA PQ NUNCA TIVERAM UM , " A MELHOR ESCOLA É A DA PRÁTICA " qdo vc vai usando , vendo os outros fazerem , perguntando a medida que surgirem os problemas e vendo as soluções que os outros teem e a solução do seu problema qdo der , ASSIM VC APRENDE AO VIVO E VENDO COMO É FEITO , É ASSIM QUE ADQUIRIMOS A EXPERIENCIA QUE MUITOS DAQUI TEM e foi como eu adquirí , NÃO SOU EXPERT EM NADA mas tenho conhecimento de algumas coisas , NINGUEM SABE TUDO DE TUDO , esta é a grande virtude de quem quer aprender sempre .
Logo ninguem precisa de ficar com vergonha de perguntar nada aqui neste forum , o que souber responder , respondo e o que não souber , peço ajuda aos UNIVERSITÁRIOS rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .
ABRAÇÃO
Entao surgiu uma duvida. O que acontece se nao utilizar a traçao h4 e l4 por um longo tempo ? Como faço para nao danificar o conjunto ?
Abs.
INZAO.
Novo proprietariode sw4 2002 td
Tudo que não é usado estraga hehehe. Tem que usar pelo menos a cada 15 dias para lubrificar as engrenagens e evitar o desgaste irregular.
pedro coneza
23/03/2011, 02:18
Toyoteiros de plantão, eu tenho um land rover defender 110 o qual é 4x4 full time com diferencial central com a opçao de bloqueio (50%frente X 50%tras ficando nessa opção como um troller na opçao 4x4) ..na alavanca tem... H- H block L- l block . Podendo o block ser engatada em movimento até 80, a reduzida até 5km/hr..... Agora conto com os amigos da toyota, como funciona a tração e roda livre de uma HILUX CD 2.8 4x4 1995??. E o que se deve ser notado na avaliação de uma usada, tem algum ponto muito critico? No caso do defender é a tração, motor susp tudo resolve muito facil agora a t case e cambio é o mais embaçado. Vou receber uma hilux como parte de pagamento. Abraço
guilhermeabreu
23/03/2011, 22:51
AMIGO LEO BH
hoje estive no ferro velho daqui e ele me disse que tem 6 conjutos de caixa de marcha + caixa de tração , só que são da HILUX automática , não me lembro se a sua é automática .
Caso tenha que trocar mesmo e se for automática ele falou que tem que trocar o conjunto todo , achei que queria empurrar a caixa de marcha e o preço estaria entre R$6.000,00 e R$8.000,00 , esta mais cara esta com 150 km de uso .
Logo acho este preço que vc arrumou aí dev estar bom , mas mesmo assim ainda acho que não tem que trocar tudo .
Qualquer coisa é só falar .
E como esta a situação agora , vc levou em outro lugar ???????????
guilhermeabreu
23/03/2011, 23:05
Toyoteiros de plantão, eu tenho um land rover defender 110 o qual é 4x4 full time com diferencial central com a opçao de bloqueio (50%frente X 50%tras ficando nessa opção como um troller na opçao 4x4) ..na alavanca tem... H- H block L- l block . Podendo o block ser engatada em movimento até 80, a reduzida até 5km/hr..... Agora conto com os amigos da toyota, como funciona a tração e roda livre de uma HILUX CD 2.8 4x4 1995??. E o que se deve ser notado na avaliação de uma usada, tem algum ponto muito critico? No caso do defender é a tração, motor susp tudo resolve muito facil agora a t case e cambio é o mais embaçado. Vou receber uma hilux como parte de pagamento. Abraço
PEDRO CONEZA
A HILUX CD 2.8 4X4 95 tem o sistema tração 4x4 + reduzida da maneira mais SIMPLES E ROBUSTA que existe , ela tem a RODA LIVRE lá nas rodas dianteiras , toda vez que vc quiser usar a tração , primeiro vc tem que parar o carro descer e girar um botão no centro de cada roda mudando da posição FREE ( livre ) para a posição BLOCK ( bloqueado ) , com ísto vc entra no carro e muda a posição da 2ª alavanca de marcha tirando ela da posição H2 ( que esta em 4x2 ) puxando ela para tras para ficar na posição H4 ( 4x4 normal ) aí ela fica em tração 4x4 para alta velocidade , caso vc precise da reduzida , vc move a alavanca que esta para tras em H4 fazendo um movimento para a direita e depois para cima para ficar na posição L4 ( 4x4 reduzido ) que estando nesta posição a HILUX estará em 4x4 reduzida .
É o sistema mais confiável que existe até hoje , para vc saber se esta bom é só fazer ísto e se o carro fucionar nestas posições e não tiver nenhum barulho extranho é pq esta bom .
MAS O CERTO É VC LEVAR EM UM MECANICO DE CONFIANÇA ANTES DE NEGOCIAR .
E não tem nenhum ponto crítico neste sistema de tração , pq como falei é o sistema mais robusto que existe até hoje e simples de resolver os problemas se por acaso um dia vier a ocorrer . Tenho uma SW4 93 2.8 e nunca mexí ou consertei um problema sequer neste sistema de tração e ela esta com 315.000 km rodados .
Vc esta falando de uma TOYOTA , a fama de durabilidade e robustez NÃO É A TOA .
ABRAÇO , espero em ter ajudado .
pedro coneza
23/03/2011, 23:32
PEDRO CONEZA
A HILUX CD 2.8 4X4 95 tem o sistema tração 4x4 + reduzida da maneira mais SIMPLES E ROBUSTA que existe , ela tem a RODA LIVRE lá nas rodas dianteiras , toda vez que vc quiser usar a tração , primeiro vc tem que parar o carro descer e girar um botão no centro de cada roda mudando da posição FREE ( livre ) para a posição BLOCK ( bloqueado ) , com ísto vc entra no carro e muda a posição da 2ª alavanca de marcha tirando ela da posição H2 ( que esta em 4x2 ) puxando ela para tras para ficar na posição H4 ( 4x4 normal ) aí ela fica em tração 4x4 para alta velocidade , caso vc precise da reduzida , vc move a alavanca que esta para tras em H4 fazendo um movimento para a direita e depois para cima para ficar na posição L4 ( 4x4 reduzido ) que estando nesta posição a HILUX estará em 4x4 reduzida .
É o sistema mais confiável que existe até hoje , para vc saber se esta bom é só fazer ísto e se o carro fucionar nestas posições e não tiver nenhum barulho extranho é pq esta bom .
MAS O CERTO É VC LEVAR EM UM MECANICO DE CONFIANÇA ANTES DE NEGOCIAR .
E não tem nenhum ponto crítico neste sistema de tração , pq como falei é o sistema mais robusto que existe até hoje e simples de resolver os problemas se por acaso um dia vier a ocorrer . Tenho uma SW4 93 2.8 e nunca mexí ou consertei um problema sequer neste sistema de tração e ela esta com 315.000 km rodados .
Vc esta falando de uma TOYOTA , a fama de durabilidade e robustez NÃO É A TOA .
ABRAÇO , espero em ter ajudado .
Agradeço e muito a ajuda, só mais uma, é ruim engatar 4x4 L e deixar a roda livre desbloqueada, tendo um 4x2L .... as vezes pra não forçar a embreagem e com preguiça de descer do carro???
Abraço
guilhermeabreu
25/03/2011, 22:48
Agradeço e muito a ajuda, só mais uma, é ruim engatar 4x4 L e deixar a roda livre desbloqueada, tendo um 4x2L .... as vezes pra não forçar a embreagem e com preguiça de descer do carro???
Abraço
PEDRO CONEZA
Em caso de vc estar usando o carro em 4x2 normal sem tração e tiver de usar a posição " L " = REDUZIDA , É PQ VC TERÁ QUE FAZER MAIS FORÇA , e se vc vai fazer mais força e vc não BLOQUEAR A RODA LIVRE vc terá uma situação que seria o 4X2L que vc citou , COM CERTEZA SE VC ESTA USANDO MAIS FORÇA QUE DEVERIA E PRECISOU DE USAR A POSIÇÃO L , A EMBREAGEM E O CAMBIO FICARÁ FAZENDO MENOS FORÇA SIM MAS ESTA FORÇA EXTRA ESTARÁ SENDO TRANSMITIDA SOMENTE PARA O EIXO TRASEIRO E PODE DANIFICAR A COROA/PINHÃO TRASEIRA , é por por ísto que vc não consegue acionar a REDUZIDA SEM ESTAR A ALAVANCA EM POSIÇÃO DE 4X4 , exatamente para evitar quebrar de engrenagens por forçar demais apenas um eixo , e vc BLOQUEANDO A RODA LIVRE , VC ESTARÁ DISTRIBUÍNDO ESTA FORÇA EXTRA NOS DOIS EIXOS . Evitando assim quebras desnecessárias .
TCHEIGOR
26/03/2011, 09:35
Perfeito Guilherme!
Mas no caso de uso de 4x2L para uma descida de serra, por exemplo, só pra otimizar o freio motor e evitar o aquecimento dos freios não tem maiores problemas, estou certo?
um abraço!
Igor
PEDRO CONEZA
Em caso de vc estar usando o carro em 4x2 normal sem tração e tiver de usar a posição " L " = REDUZIDA , É PQ VC TERÁ QUE FAZER MAIS FORÇA , e se vc vai fazer mais força e vc não BLOQUEAR A RODA LIVRE vc terá uma situação que seria o 4X2L que vc citou , COM CERTEZA SE VC ESTA USANDO MAIS FORÇA QUE DEVERIA E PRECISOU DE USAR A POSIÇÃO L , A EMBREAGEM E O CAMBIO FICARÁ FAZENDO MENOS FORÇA SIM MAS ESTA FORÇA EXTRA ESTARÁ SENDO TRANSMITIDA SOMENTE PARA O EIXO TRASEIRO E PODE DANIFICAR A COROA/PINHÃO TRASEIRA , é por por ísto que vc não consegue acionar a REDUZIDA SEM ESTAR A ALAVANCA EM POSIÇÃO DE 4X4 , exatamente para evitar quebrar de engrenagens por forçar demais apenas um eixo , e vc BLOQUEANDO A RODA LIVRE , VC ESTARÁ DISTRIBUÍNDO ESTA FORÇA EXTRA NOS DOIS EIXOS . Evitando assim quebras desnecessárias .
guilhermeabreu
26/03/2011, 19:15
Perfeito Guilherme!
Mas no caso de uso de 4x2L para uma descida de serra, por exemplo, só pra otimizar o freio motor e evitar o aquecimento dos freios não tem maiores problemas, estou certo?
um abraço!
Igor
CARO TCHEIGOR
CORRETÍSSIMO , ontem depois que postei a mensagem pro PEDRO CONEZA , estava na cama antes de pegar no sono , esquecí de mencionar que EXISTE situações que vc pode usar a REDUÇÃO estando em 4X2 , que são as situações em que vc não esteje fazendo força como a que vc citou e havia lembrado que eu mesmo usei esta situação qdo estava fazendo um passeio em comboio com mais de 15 jipes em subidas íngremes e decidas íngremes e o comboio andava muito devagar a 15 km/h as vezes 20 km/h e parava na subida , NESTE CASO VC NÃO ESTARÁ FAZENDO FORÇA e poupa bastante a embreagem .
No meu caso em que adaptei em meu ENGESA a T-CASE ( caixa de transferencia = caixa de tração ) da BAND que tm tração e redução e nesta adaptação , NÃO COLOQUEI A CHAPA QUE NÃO DEIXA A BAND FAZER A REDUÇÃO EM 4X2 , mas no meu ENGESA eu consigo fazer a REDUÇÃO sem ter que passar pelo 4x4 .
CONCLUSÃO :
Nestes casos específicos como vc citou o seu e no meu exemplo , não tem importancia , ou seja não terá problema em vc utilizar a REDUÇÃO estando o carro em 4X2 , NÃO IRÁ DANIFICAR NADA , PELO CONTRÁRIO , IRÁ POUPAR O EQUIPAMENTO .
Ela ainda está na oficina.
Devem me entregar essa semana.
O conserto com a mão de obra vai ficar uns R$ 3.500,00.
Mudando de assunto.
A suspensão da SW4 é diferente da Hilux caminhonete? Sabem as diferenças.
Abraços.
Leo
guilhermeabreu
26/03/2011, 23:56
Ela ainda está na oficina.
Devem me entregar essa semana.
O conserto com a mão de obra vai ficar uns R$ 3.500,00.
Mudando de assunto.
A suspensão da SW4 é diferente da Hilux caminhonete? Sabem as diferenças.
Abraços.
Leo
LEO BH
Sim , nas picapes na traseira tem feixe de molas e nas SW4 são molas helicoidais .
Obrigado pela resposta.
Isso na prática significa que a SW4 é menos dura que uma caminhonete? Ou como diz o dito popular. Pulam menos?
Quanto ao conserto a caixa já foi instalada, mas o câmbio quando passa pra posição P dá uma arranhada. O que pode ser?
guilhermeabreu
28/03/2011, 19:31
Obrigado pela resposta.
Isso na prática significa que a SW4 é menos dura que uma caminhonete? Ou como diz o dito popular. Pulam menos?
Quanto ao conserto a caixa já foi instalada, mas o câmbio quando passa pra posição P dá uma arranhada. O que pode ser?
LEO BH
As SW4 são bem mais macias do que as picapes , a SW4 esta com a maciez mais para automóvel do para jipe/picape , MAS TÃO RESISTENTES QTO .
Qto ao cambio não sei te dizer . O certo seria abrir o cambio ,pois se estragou a caixa de transferencia , já estava desmontado baixaria o custo em conferir o cambio no mesmo tempo .
Boa noite.
Com a graça de Deus eu carro ficou pronto nesse sábado, 17.04.11. Foram 33 dias de espera. hehehe
Parece ter ficado bom. Rodei 150 km em dois dias. Bom teste né.
Estou me readaptando ao barulho do diesel, mas como diz meu amigo Guilherme é um excelente carro.
Obrigado a todos.
Pablo RR
18/04/2011, 11:52
Se tá raspando é melhor baixar e verificar,
E também procure um amigo 4x4 para lhe explicar melhor o funcionamento. Na dúvida o forúm é sempre uma fonte de conhecimento (sabendo selecionar o que se lê).
Não use Reduzida se não precisar de muita força. Os 600kg rebocado, não precisaria de de reduzida em nenhuma situação. Já andei com 1.000kg por 800km numa L200 Sport e ela vai muito bem.
Seu carro já é 4x4 permanente (ou seja, já está sempre com tração nas 4 rodas), com sistema Torsen. Com certeza não precisa ficar mexendo na alavanquinha por qualquer coisa. Nem em chuva nem nada.
Se numa subida cumprida ela sair de 130km/h para ~90km/h, por exemplo, por causa do reboque é limitação do motor mesmo. Diminua o ritmo, mas não coloque a reduzida nessas situações.
Bom dia a todos!!!
Depois de uma longa temporada volto aqui.
Após o conserto já andei quase 6.000 KM e devo ter viajado umas duas vezes com a carretinha, mas sem o uso de tração.
Depois vou colocar umas fotos aqui.
Vocês tem razão!!! Os 600 KG que pesam os quadriciclos não fazem nem cosquinha no carro.
Nelmont França
17/06/2011, 12:45
Srs,
Estamos com um problema na Hilux 2006 de um amigo que ao acionar a tração acende a luz no painél, chega a girar o cardâ dianteiro mas as rodas dianteiras não giram....
O que pode ser isso?
Dê uma olhada no acionamento da roda livre.
Nelmont França
29/06/2011, 16:59
Srs,
Estamos com um problema na Hilux 2006 de um amigo que ao acionar a tração acende a luz no painél, chega a girar o cardâ dianteiro mas as rodas dianteiras não giram....
O que pode ser isso?
Amigos,
Meu amigo ainda não conseguiu resolver o problema da tração na Rilux dele... Segundo ele, essa caixinha da foto não esta acionando as rodas dianteiras (empurrando o garfo), porém ao retirá-la e testada em uma eletrônica ela funciona perfeitamente, mas quando é instalada no local não funciona mais... O que será? Nela tem seis fios, será que pode ser ligação errada?
299724
Nelmont França
01/07/2011, 14:08
Ninguém pra dar uma luz galera?
O leo, acompanhei a tua função desde a compra. Boa sorte aí...
Não se chateie, pq dps o tempo passa e essas coisas ficam como aprendizado.
Qdo alguem for fazer uma arte dessas tu vai poder corrir com propriedade.
DaviBatista
27/08/2011, 18:11
Aprendi muito hoje lendo o fórum. Sou um novo proprietário de uma sw4 94 gasolina, e descobri que tenho que apreender muito mais sobre o carro.
Sou um usuário predominantemente de asfalto, porém a primeira vez que tive a necessidade de usar a tração, a camionete não funcionou. Tratava-se de um obstáculo muito simples: uma ladeirinha de uns 3 metros com inclinação leve com grama e um pouco de barro, aconteceu que a roda traseira esquerda estava patinando, tentei sair ligando tanto a h4 como a l4 na alavanca interna do veículo. Porém a roda traseira esquerda continuou a patinar e as rodas dianteiras nem se mexiam.
Minha viatura não tem acionamento do blocante nas rodas dianteiras. Não sei o que tem de errado, vou levá-la no mecânico pra dar uma olhada.
Alguém pode me ajudar?
Abraços!
elmestizo
27/08/2011, 18:58
Ops...
Não tem nada de errado em sua viatura.
O diferencial funciona exatamente do modo que você relatou... se uma roda gira em falso, a outra não se move. Veja o video:
Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0)
E as rodas da frente tracionavam?
abraço
Rodolfo40c
28/08/2011, 08:34
Muito bom o vídeo, sou franco que nao sabia desses detalhes do funcionamento do diferencial.:eek:
Legal o video. Mto didático
guilhermeabreu
28/08/2011, 12:51
QUE AULA !!!!!!!!!!!!!! , QUE BELÍSIMA AULA DE MECANICA
Muito didática e com dicção perfeita mesmo não entendo nada de inglês .
ELMESTIZO , só vc mesmo para arranjar ísto no fundo do baú , obrigado pela bela aula .
Amigo ELMESTIZO , a aula foi excelente mas vc não reparou na fala do DAVIBATISTA qdo cita : QUE A RODA TRASEIRA ESQUERDA CONTINUAVA A PATINAR E AS RODAS DIANTEIRAS NEM SE MEXIAM , neste caso : A RODA LIVRE DELE QUE É AUTOMÁTICA ESTA COM PROBLEMA , nas SW4 deste ano a díesel a RODA LIVRE é mecanica e manual , tem que ír lá na roda para acinonar/bloquear/CLOCK e desacionar/liberar/FREE , e na dele não tem este acionamento/dispositivo manual , logo é AUTOMÁTICA e não esta funcinando , tem que levar no mecanico para fazer esta correção .
Entendeu DAVIBATISTA ????????????
Boa Tarde galera!!!
Olha eu aí de novo!!!
Graças a Deus depois do concerto está mil maravilhas!!
É um carro sensacional e acho dificil querer troca-la um dia.
Abraços e feliz ano novo!!! Vou viajar agora e pegar uma terrinha!!
Fuiii
Bom 2012 para todos. elmestizo obrigado pelo vídeo. Muito bom.
Oi pessoal..
Olha eu aí de novo!!!
Continuo com o meu carro.. SW4 07/07 e está ótimo..
O problema da tração não era do carro e sim problema entre o banco e o volante hehehe
Estou pensando em trocar meu carro por um Full 09/10.. Acham que é bom negócio?
elmestizo
27/02/2012, 23:21
Estou pensando em trocar meu carro por um Full 09/10.. Acham que é bom negócio?
Não...............
zenzen 4x4
28/02/2012, 09:44
Pergunta pro SR. Elmestizo!
Tô com medo de detonar a caixa de tração:
Tenho uma Grand Cherokee Limited 97:Motor MWM 2.8(S-10 /2005 com BI)
Câmbio e tracão SW4 2001:
A minha Pergunta:A ZJ não tem Roda Livre, por conseguinte o sistema trabalho sempre:
Não tem risco de moer a CT?Já estava pensando em colocar Roda Livre, mas dá um custo muito alto.
Que Vc. me diz?
Não...............
A sua objetividade, junto ao entendimento do Guilherme me surpreenderam e me deixaram com receio de me desfazer da minha SW4, pois em uma troca pela Full 09/10 teria de desembolsar uns 50-60 mil e não tô rasgando dinheiro... Tb fico cismado.. A full é japa e falam super bem, mas os mitlixo fabricados no Brasil nem de graça.