Ver Versão Completa : RPM Ideal para Estrada HSD 2.5?
Rafael Junior
09/05/2005, 17:19
Estava lendo a discussão aqui no fórum sobre os motores higt e low speed.
Possuo uma Engesa com motor HSD 2.5, e gostaria de saber qual o giro do motor ideal para viagens longas sem comprometer durabilidade e consumo.
Obrigado a todos.
Eriksom Teixeira Lima
09/05/2005, 20:26
Coloque exatamente na metade do giro entre o torque máximo e a potência máxima especificada para esse motor. Pelo menos é o que todo dono de Sprinter faz e dizem que funciona. Eu fazia assim na minha S-10 2.5.
Eriksom
lucas.sanches
09/05/2005, 22:12
E quanto era o da sua s-10 2.5?esse motor eh o mesmo da blazer turbodiesel?
abraços
Eriksom Teixeira Lima
10/05/2005, 09:01
2.500 rpm, forçando um pouco mais nas serras - 2.800/3000 rpm.
Eu tive de andar uns 200km para sair dos Lençois Maranhenses em direçao a Tutóia, o tempo inteiro com o pé embaixo (3500rpm em 1 e 2a.) e era obrigado a parar em cumes de areia dura a cada 20 minutos, pois o motor fervia. :evil:
O Maxion 2.5 equipava as antigas S-10, as Ranger e as Land. É o pior motor a diesel produzido no Brasil, na minha experiência e opinião. Os atuais são o MWM 2.8, mais robustos, mas não o suficiente. Eu prefiro os Toyota 14B ou os Maxion S4T (a Maxion só sabe fazer motor decente se for de grande porte, o que ela faz nos EUA)
Eriksom
Na 110 acho que são 1700 o troque e 4500 a maxima.
O que daria 3000 na sugestão feita aqui.
Na cidade vou normalmente até 2000, quando preciso esticar um pouco até 2500 e quando estico muito 3000, mas nunca 3000 em primera.
Na estrada troco normalmente aos 2500, quando preciso esticar um pouco até 3000 e quando estico muito 3500 (normalmente só em retomadas no pedagio), mas nunca 3000 ou mais em primera ou segunda.
A 120 km/h fica em 3000 rpm em quinta marcha. Acho um pouco exagerado e o torque cai com a rotação mais alta, mas acho que pode manter numa boa.
A pressão do turbo fica normalmente no 1 kg no plano a 120 km/h (pisando fundo o máximo chega a 1,1 kg).
GuTo_Cerulli
10/05/2005, 12:16
Ptza,
Esse motor é bem...safado. :lol: Antes de roubarem a minha Ranger (motor 2.5 diesel cabine dupla) :? andei bastante com ela, na estrada...a 100 KM/h a rotação era de 2.500a 2.700, com quase 1kg na turbina, nunca passou de 1,2 Kg, e a velocidade só 160 Km/h com o pé furando o assoalho a uns 4.000 e poucos RPM.
O maior sofrimento é nas subidas...do 2.5 pro 2.8 tem um diferença asurda...MAs o píor mesmo é ouvir o barulho do motor o tempo inteiro... :roll:
Rafael Junior
10/05/2005, 16:28
A escolha pela adaptação do Maxion 2.5 se deu por basicamente dois motivos: Preço e pelo motor ser silencioso.
Na minha opinião ele é silencioso mesmo, eu acho que ficou legal.
A minha duvida é com relação ao desempenho e velocidade de cruzeiro.
Meu Jeep está com as relações originais do diferencial (4,89) pneus Bf 33" e cambio com da 5º over drive de 0,81.
Será que com essas configurações o comportamento em estradas vai ficar parecido com uma ranger, s 10, land rover ou outros que também utilizam esse motor?
A intençào é fazer viagens longas em que o desejavel é manter uma velocidade média entre 100 e 120 km/h, será possivel?
Agradeço as respostas e a participaçào de todos nesse tópico.
Acho que não pela suspensão!
Rafael Junior
11/05/2005, 09:22
Wallace e outros;
Acho que por eu disponibilizar de amortecedores rancho a suspensão chega a ficar razoavel na estrada.
A minha preocupaçào é com relação ao giro do motor, diferencial 4,89, e relação da 5º de 0,81.
Com esse conjunto de relações é possivel andar entre 100 e 120 em viagens longas?
Rafael Junior
11/05/2005, 09:24
Wallace e outros;
Acho que por eu disponibilizar de amortecedores rancho a suspensão chega a ficar razoavel na estrada.
A minha preocupaçào é com relação ao giro do motor, diferencial 4,89, e relação da 5º de 0,81.
Com esse conjunto de relações é possivel andar entre 100 e 120 em viagens longas?
GuTo_Cerulli
11/05/2005, 11:06
Rafael,
Acho que vai ser possível, mas, a única limitação fica pela suspensão mesmo...será que chega a ser um problema? Mas que vai ficar um putsa Jipe isso vai... :lol:
120 ou mesmo 100 é muito rápido para quase todos os jipes 4x4.
Quando o asfalto é perfeito tudo bem, mas pega um bom buraco, desnivel na pista ou curva...
Na Land que é alta não gosta nada de curvas ou de movimentos rapidos na direção, buracos preocupa mas até encara bem sem grandes desvios de trajetoria.
A Cherokee Sport devora curvas para um 4x4, mas tem que ser bom para não se perder em movimentos rápidos, Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez :D
Mas os feixes traseiros da Cherokee Sport acabam causando desvios de trajetoria quando se pega burraco grande em uma unica roda traseira ou em alguns tipos de desnivel.
Num CJ com feixes em ambos o eixos a coisa deve ficar pior.
Já a relação tem que calcular, mas acho que vai dar os 3000 a 120.
Edintruder
11/05/2005, 21:34
No HSD 2.5, a rotação ideal para viagens longas é 3000 rpm, dá os 117 km/h, mas raramente eu sigo isso, sempre acabo andando nos 3500, 3700 rpm.
O torque máximo fica nos 3500 rpm, e a faixa rubro avermelhada começa nos 3800 rpm, é só olhar no painel das F1000 HSD, pois na Ranger é tudo preto. Se fincar o pé ela morre nos 160 km/h a 4000 rpm onde entra a faixa vermelha contínua, mas só passa desse giro se tiver a favor de vento forte ou na descida. As ranger 3.0 andam mais devido a caixa mais longa assim como as S-10 que demoram mais mas também páram nos 4000 rpm em 5a marcha porque a bomba corta o combustível. Para passar de 4000 rpm só em primeira marcha ou com o motor solto que vai até 4500 rpm, em segunda também estaciona nos 4000.
Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez :D .
:shock: :shock:
foi soda mesmo.............
:o :lol:
Abraços,
Alexandre X
11/05/2005, 23:56
Bill, Edvado e Regis pode confirmar isso de um desvio rapido que tive que fazer uma vez :D .
:shock: :shock:
foi soda mesmo.............
:o :lol:
Abraços,
He he foi o dia que uólace foi ver o submarino e o gringo perdeu a fala por 1/2 hora :lol:
Fernando Figueiredo
12/05/2005, 00:50
Rafael, entra neste site:
http://www.picapesgm.com.br
Vá na seção dicas e cálculo de marchas.
Coloque as mediads de pneus, relação, etc que vai te dar uma tabela legal.
Rafael Junior
12/05/2005, 11:29
Edintruder e outros;
Putz, não imaginava que dava pra andar o tempo todo nessa faixa de giro entre 3.500 e 3.700, e com relação ao consumo como fica?
Com esses numeros acho que meu jeep vai andar legal, assim não preciso mexer nas relações do diferencial, já que são originais, legal!!!!
Como eu estarei de jeep, e é claro que a estabilidade é outra, andar a 100, 110 e em algumas descidas e ultrapassagens chegar a 120, está legal
Entrei no site para calcular a velocidade, só não sei como colocar as alturas e largura do pneu, uso o bf 33"..........
Obrigado a todos.....
Eriksom Teixeira Lima
12/05/2005, 13:14
Rafael
Eu acho que houve erro de digitação, pois eu não acredito que você consiga andar mais do que meia hora com o motor nessa rotação de 3,5 a 3,7 mil rpm :evil:
Rotação de torque máximo é quando o motor produz o máximo de força (medida em kgfm, Nm, entre outras), ou quando atinge o volante do motor atinge a velocidade inercial, seja lá o que isso quer dizer :roll:
Rotação de potência máxima é mais alta (medida em cv ou hp, entre outras), e é dada pela limite de capacidade do motor em realizar trabalho, idem ao anterior.
OUTRA coisa é rotação máxima, que é dada pelo máximo giro possível do motor, definido pela sua configurção mecânica, material usado, virabrequins, material e tamanho de bielas, válvulas etc.
Para calcular velocidade em cada rotação é simples, matemática básica :twisted:
A= Altura do pneu
D= relação do diferencial
M= relação da marcha usada
Pi = 3,1416
Multiplique A por Pi e você terá o perímetro do seu pneu, ou seja, quantos metros ele roda em 1 volta.
Depois divida 1.000 pelo número encontrado e você terá quantas voltas o pneu terá de dar para rodar 1.000m.
Depois multiplique esse valor por D e você terá quantos rpm tem de ser gerados na saída da caixa para rodar a 01km/MINUTO (60km/h)
Depois multiplique pela relação da marcha desejada para saber em quantos RPM o motor tem de estar para rodar a 01km/MINUTO naquela marcha.
Depois .......
Ah, sim! Um pneu 33 tem 33 polegadas de altura, pode variar um pouco por causa do tamanho dos gomos. Já um 285/75R15 tem [(285mm*2*0,75)+15 polegadas].
Eriksom
Edintruder
14/05/2005, 00:44
Rafael
Eu acho que houve erro de digitação, pois eu não acredito que você consiga andar mais do que meia hora com o motor nessa rotação de 3,5 a 3,7 mil rpm
Não houve erro nenhum! :evil:
Putz, não imaginava que dava pra andar o tempo todo nessa faixa de giro entre 3.500 e 3.700, e com relação ao consumo como fica?
Sem problemas. Viajei trechos de 385 Km com velocidades médias de 145Km/h com 5 ocupantes mais bagagem com um consumo de 8,9Km/l e RPM sempre acima de 3500.
O HSD tem uma resistência e performance muito elogiáveis por sinal. O que se sente é que quando passa dos 3500 rpm as retomadas e desempenho caem bastante e finaliza nos 4000 rpm onde entra na faixa vermelha contínua acima da rpm de potência máxima que fica em 3800 rpm.
A última vez que peguei estrada viajei de Rio Grande ao Chuí 245 km em 1h e 45 min, mantendo velocidades constantes de 150 km e chegando em vários trechos a andar a 160 km/h (vel máxima) porém nesse regime com o pé colado o ponteiro do combustível baixa vertiginosamente! :shock: :twisted: Na volta vim na manha pois voltei pela beira da praia até o Cassino.
Faz um tempinho que eu ando com a bomba injetora com uma volta a mais no óleo diesel e com a válvula Waste Gate isolada (não abre) :twisted: !
Em rotações muito baixas fumaceia preto, mas em rpm mais altas ela some.
A Vel máxima não aumentou pois a bomba corta o diesel nessa rpm quando entra no vermelho, mas as retomadas melhoraram muito.
No dia 21 de maio vou voltar ao Chuí para o casamento do meu irmão... mais uma usinadinha no HSD! :twisted:
Quem diz que não agüenta é porque nunca teve um, não conhece ou é puxa saco do MWM!
Só para explicar melhor, eu não ando sempre esmerilhando, no dia a dia eu ando feito um velho, pois tem muito buraco aqui no balneário, troco as marchas sem embreagem engatando todas elas na lenta do motor, e a minha esposa anda mais que eu com a caminhonete, o caso é só estrada, em terrenos arenosos ou lamacentos mesmo! Ah! E de vez em quando numa sinaleira... :D
Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 14:23
Edintruder,
Você tem toda a razão, ... se não puder ajudar, atrapalhe :!: :lol: :lol: :lol:
Como eu NUNCA tive MWM, só dirigi veículos que o usam. Agora, entre nós, fala sério, do Rio Grande ao Chuí a 150km/h, só com vento a favor. (eu já andei muito por aí a trabalho e sei da força do ventos).
Sua sugestão realmente funciona, o motor pega mais torque (velocidade final maior só se você alongasse o diferencial :twisted: ). Agora, eu não faria isso, pois como eu rodo muito em viagens (a de férias foram 8 mil km), esse motor não aguentaria 150 mil km. Para ser verdadeiro, a minha s-10 eu vendi rapidinho com 120 mil km, morrendo de medo que ela explodisse o motor. :|
Volto ao que escrevi: depende do uso que se faça, o motor pode ser adequado. Para viagens como você descreve, os pequeninos são bons (ou ótimos).
Para uso misto (trilhas médias/pesadas + viagens longas), eu prefiro o Toyota 14B, que alia robustez e versatilidade, ou um Cummins que eu uso todo dia e gosto (talvez em trilha ele não funcione bem, nunca testei, pois a merda do Dodge Ram é pesada e larga pra k7).
Agora, se eu só fizesse trilhas pesadas (e eventualmente viagens), não tenha dúvidas, tascaria um 4 ou 6 bocas de opala e seria muito feliz. :twisted:
Eriksom