Ver Versão Completa : COLOCAR HIDRAULICA DE F 1000 COMO????
8)Ai pessoal BLZ!!!
estou montando um cj5 e vou fazer algumas adapitacões
como direção hidraulica e pedaleiras suspença :x :x
vou colacar a hidraulica da F1000 alguem sabe como fazer :? :? qual coluna de direcão ficaria melhor :? :?
onde colocar a caixa e a bomba de oleo, :? :?
meu CJ5 e 57 motor huricane 4cc :roll: :roll:
favor não dar opinião se for mandar pesquisar não tem
nada sobre essa direção so o Cripitonita, :twisted: :twisted:
AGRADESSO DESDE JÁ
Beto Lacerda
09/05/2005, 15:43
tomboly , pelo visto vc esta manjado da pesquisa :lol: , então vamos lá , tudo que vc achar sobre como instalar cx de opala serve p/ de F-1000, elas vão no mesmo lugar , com as mesmas adptações ... , a de F-1000 só é mais parruda.
a caixa vai na mesma posição que a hidro de opala ou a de maverick , a bomba vc vai ter que fazer um suporte , ela vai pendurada no motor , (como o alternador por ex. ) , as colunas de direção é gosto , mas ja que vai adaptar que seja uma escamoteavel ...
[]'s e boa sorte
:wink: Beto, valeu pelas respostas :D :D
:cry: :cry: :cry: Já vi que vou ter que desenbolsar $$$$, mandar fazer o
trampo todo, não vou brincar com minha direção :cry: :cry: :cry: :twisted: :twisted:
:? Beto, você falou para optar pela escamotiavel, você tem idei
qual o modelo que funciona melhor no CJ5 :?:
Quantas latinhas $$ para conciguir uma dessas colunas :( :(
Tem ideia de quantas latinhas $$$ vai so mão de obra com minhas peças :?: :?: :?:
Beto Lacerda
09/05/2005, 18:24
:wink: Beto, valeu pelas respostas :D :D
sussa tamo ai pra ajudar
:cry: :cry: :cry: Já vi que vou ter que desenbolsar $$$$, mandar fazer o
trampo todo, não vou brincar com minha direção :cry: :cry: :cry: :twisted: :twisted: é num é o lugar p/ começar a aprender mas num é tão caro não ...
:? Beto, você falou para optar pela escamotiavel, você tem idei
qual o modelo que funciona melhor no CJ5 :?:
Quantas latinhas $$ para conciguir uma dessas colunas :( :( a mais usada é dos opalas modernos, eu uso da Ranger , é mais complicado um pouco de adaptar mas fica lindona , paguei uns 350 pilas na epoca (completa com volante chave de seta , miolo e chave) , uma de opala num sai por mais de 200
Tem ideia de quantas latinhas $$$ vai so mão de obra com minhas peças :?: :?: :?: mão de obra é complicado cara depende muito de mecanico p/ mecanico , de região p/ região ...
[]'s
:shock: e a barra da direção, como é que fica a direção escamotiavel
creio eu que num cj, vai ter que ficar inclinada pacas, por onde
chega ate caixa d direção, como e que vai perder angulo para chegar ate a hidralica :? :roll:
Beto Lacerda
09/05/2005, 19:05
xii ta confundindo as coisas , a coluna original até dá p/ usar mas é mais dificil que adaptar uma de opala , a coluna fica menos inclinada com a cx lá na frente , o lance de ser escamoteavel é só p/ permitir regular a altura do volante ...
[]'s
Rogério Tortato
09/05/2005, 22:05
Tomboly
cuidado, existem dois modelos de caixa hidraulica de direção de f1000, isso das mais modernas.
eu aprendi isso da pior maneira possível.
meu meca, que já tinha instalado uma de f1000 em um jeep disse que instalaria também no meu cj, bastava eu conseguir a caixa.
um amigo comprou uma de f1000 para mim em um ferro velho.
depois do serviço todo feito, o desastre, na hora de funcionar (ele não testou antes) a caixa virava para o lado oposto, ou seja, se esterçasse para a direita, o carro virava para a esquerda e vice-versa.
ele acabou fazendo uma "gambiarra" nas barras de direção para inverter a rotação e eu rodei assim por algum tempo.
um outro mecanico me explicou que o setor de direção da f1000 hsd é que roda invertido, por isso cuidado.
nem é preciso dizer que precisei trocar a caixa pela da f1000 mwm, mais parruda, esta sim vira para o lado certo, com o pitman voltado para frente.
quanto à instalação, o meu setor fica na longarina esquerda do chassi, do lado interno, logo abaixo do radiador, totalmente escondido. o pitman fica virado para frente, de modo que encaixa perfeitamente a barra menor da direção (ambas são da band, assim como os terminais).
veja que a caixa da f1000 hsd é bem mais barata e é muito boa também, porém, para ficar naquele exato lugar do chassi, haveria este inconveniente de virar para o lado contrário, com o pitman para frente.
existiriam duas soluções, ou intalá-la mais adiante com o pitman para tras, aí sim encaixaria nas barras da direção, mas ficaria praticamente na grade dianteira e, certamente aparecendo na frente, o que eu nao acho legal (como aqueles setores do opala).
a outra opção: adaptar, na coluna de direção, um jogo de engrenagens para inverter o giro do volante, corrigindo assim o defeito. esse conjunto de engrenagens pode ser uma bomba hidráulica velha adptada, ou uma bomba de óleo do motor, que receberia a barra do volante no eixo de uma das engrenagens e, do eixo da outra engrenagem partiria outra barrinha (coluna) para a caixa de direção, numa inversão de giro.
optei por trocar a caixa toda, embora advertido de que muitos onibus com setor adaptado usem tal artificio para corrigir tal problema de inversão de giro.
apenas para complementar, uso coluna da linha volks, acho que de gol ou santana, mas tenho o volante adaptado no painel, ou seja, a coluna quase não tem ângulo para chegar ao setor (caixa).
nesse caso, tive de adaptar na coluna, aquele eixo (coluna) da f1000, que aparenta um mini cardãn e tem duas cruzetinhas e movimenta no meio (como a espiga e a luva do cardãn) a fim de tirar o movimento de torção do chassi e evitar q a coluna empurrasse o volante no painel, fazendo com q ele trabalhasse.
espero ter ajudado.
abraços.
Rógerio,
Tem fotos da adaptação.
Adaptei a do Opala mecanica mais não gostei da estetica.
Abraço.
BLZ, Rogerio
:shock: :shock: essa caixa que esterça ao contrario como e o formato dela...
pois a minha é cilindrica na direita, pelo lado esquerdo sai uma parte meio que quadrada onde sai o eixo que pega o pitman a fixação e do lado esquerdo do chassis... ela pesa uns 15kl :roll: :roll:
8) :shock: Ai você não consegue algumas fotos dessa adaptação como
solicita nosso amigo ribon :? :?
Marcos ET
10/05/2005, 15:40
Saudações All
Um amigo instalou a coluna do Vectra... ficou muuuuito boa! (deu até pra montar a chave de seta e botão de buzina originais na coluna!) mas pode ser também a do Corsa GSi (mais complicada de encontrar)...
Rogério, então eu q tenho a caixa de direção do Opala, pra instalar a da F.1000 tem q ser da "hsd" nao eh mesmo? mas estive observando, este setor nao fica preso à esquerda da longarina? entre o chassis e a roda? se for preso assim, como fica pra esterçar o pneu, nao pega na caixa de direção?
Ribon, vc usa o mesmo setor que eu... como ele tá funcionando no teu jeep? que pneus vc tá usando? a caixa tá aguentando bem, ou tá "abrindo" a folga com o tempo de uso??? por acaso, na medida que você vai andando com o jeep, ela vai ficando mais dura? que óleo vc tá usando dentro dela? tenho duas caixas de opala, guardo uma de reserva, mas as duas comportam-se da mesma forma, ficando mais "pesada" na medida que vou andando, e abrindo a folga depois de uma trilha (tou sempre tendo que regular ela!)
grande [] pro 6
BLZ, Marcos
leia com mais atenção hsd pelo que entendi e a tranquera que
vai direita quando quer ir para esquerda
:lol: Ate mais
Rogério Tortato
10/05/2005, 20:31
gente, infelizmente eu não tirei nenhuma foto qd da reforma e agora, pra variar, meu jeep tá no mecanico.
vajam, a caixa não fica à esquerda da longarina e sim na longarina esquerda, porém à direita desta, ou seja, por dentro, abaixo do radiador.
eu não sei dizer se a caixa da hsd substitui a do opala, acho que há alguma direrença entre elas, justamente no comprimento do eixo que acopla ao pitman, mas não tenho certeza.
pelo que me lembro, a caixa da hsd tem sim o fundo cilindrico, mas já faz tempo que me desfiz dela e não posso dar maiores detalhes.
abraços.
Vamos lá,
Caixa adaptada – Opala mecânica.
Barras – Toyota Bandeirantes.
Pivô – Todos de Bandeirantes.
Coluna – Opala abaixo de 78 ou 80 (não me lembro)
A caixa foi instalada na extremidade da travessa direita do chassi (todas as referencias serão olhando de frente para o jipe), por dentro. Esta instalação não ficou boa, a caixa ficou muito alta, pois se tivesse colocado mais baixo o pitman teria pego no feixe de mola, tive de cortar o pitmam e fazer uma gambi para ele ficar um pouco mais baixo (só a ponta dele), caso contrario o cônico do pivô que liga nele pegaria no chassi (este pitmam é provisório, pois não gostei do serviço), outro problema é que o cônico do pivô do munhão esquerdo (onde eu ligo o pivô que vai para a caixa), fica para baixo deixando a barra muito próxima ao feixe de molas, muito provavelmente ela vai pegar (tenha que achar uma solução para isso).
Recomendo instalar a da VW.
Marcos ET
11/05/2005, 11:52
BLZ, Marcos
leia com mais atenção hsd pelo que entendi e a tranquera que
vai direita quando quer ir para esquerda
:lol: Ate mais
Isso mesmo, "atenção prestada" :lol: :lol: vai pra direita quando quer ir pra esquerda quando instalada ANTES do radiador... nao é meu caso! hehe
só tou querendo saber o tamanho da encrenca, deve ser mais pesada que um guincho elétrico :lol: :lol: :lol:
Ribon, blz? cara, ce nao me falou se o teu setor tá suportando bem as solicitações do jeep.... principalmente em trilhas!
grande abraço!
Marcos,
Não sei... Se tudo der certo eu poderei falar isso para vc na segunda.
Essa adaptação terminei no ultimo domingo e pretendo testar pesado neste.
Na segunta eu lhe falo.
Abraço.
Rogério Tortato
11/05/2005, 13:51
gente, por favor me entendam.
em nenhum momento eu falei que a caixa da hsd é tranqueira. acho até que ela é muito boa.
o problema, no meu caso, é que queria deixar a caixa escondida, ao lado do motor e, neste caso, o pitman para frente, aí ela girava invertido.
se se colocar ela a mostra, a frente da grade, como nas fotos acima, o pitman fica virado para tras, aí, sem problemas, não há nenhuma inversão.
ocorre que, originalmente, algumas caixas giram de forma invertida, isso dependendo de onde serão instaladas de acordo com o projeto original de cada veículo, o hsd é uma delas.
quanto ao peso não é exagerado, acho até que é bem leve, e, com certeza é mais leve que um guincho.
abraços.
8) 8) pessoal dei uma olhada na minha caixa para tirar as duvidas que o Rogerio
deixou, minha caixa e a tranquera que vai para direita quando você quer ir
para direita :D :D
consegui ela por R$ 150,00 latinhas + frete R$ 30,00 latinhas, veio la do RJ, e por
uma Transportadora de um amigo do cara...
o cara que me vendeu falou que tem umas 10 dessa :twisted: ops agora é 09
dessas :wink:
8) 8) pessoal dei uma olhada na minha caixa para tirar as duvidas que o Rogerio
consegui ela por R$ 150,00 latinhas + frete R$ 30,00 latinhas, veio la do RJ, e por
dessas :wink:
Tem como mandar uma foto?
Até.
[quote="tomboly"]8) 8) pessoal dei uma olhada na minha caixa para tirar as duvidas que o Rogerio
dessas
Rogerio, me desculpe palas palaavras, mas quando digo tranqueira e porque não e original do carro, são adaptações feitas sem normas tecnicas nenhuma ou seja nossos cj são as cobaias para melhorias
futuras, você coloca mas so vai ver resultado quando montado e nem
sempre nos ficamos felizes com o que realizamos algo melhora e outro piora :shock: :shock: e sua mãe ta perto, e você so pode falar que tranquera :x :x
ABRAÇOS
:oops: :oops: Não tenho maquina digital mas vou ver se consigo com um amigo,
tiro a tranquera da foto e coloco ai proce, BLZ!!! acaixa não e veia não 8) 8)
Rogério Tortato
11/05/2005, 20:11
Tomboly
meus parabéns, acho que voce pagou barato por um bom produto.
essa caixa tem muita força, escolha uma boa bomba.
agora você tem duas opções.
ou instala ela na longarina do chassi, à frente da grade, como nas fotos do ribon, porém com o pitman virado para tras, aí sim o giro dela estará correto, porém há o inconveniente de ficar à mostra e talves atrapalhando o "berço" de um futuro guincho. eu não quis esta opção.
a outra alternativa é instalá-la de forma escondida, na mesma longarina do chassi (longarina esquerda - do motorista é claro - do lado interno, ou seja, entre a longarina e o motor, logo abaixo do radiador) neste caso, obrigatóriamente o pitman fica virado para frente, a fim de encaixar as barras da direção - a barra menor - que no meu caso é de band.
porémmmmm...... o giro ficará invertido, mas voce pode corrigir isso com uma velha bomba hidráulica, que voce consegue de graça em qualquer mecânica especializada no ramo, já que voce vai pegar uma que não presta mais. vai montar a carcaça com duas engrenagens, ambas com uma das extremidades mais longa, ou seja, as duas engrenágens terão um alongamento para fora da bomba, uma para a esquerda e a outra para a direita (ou melhor, uma para frente e outra para tras). voce vai adaptar uma engraxadeira na carcaça para manter a lubrificação.
o "alongamento" de uma das engrenagens vai se ligar ao volante e o da outra vai se ligar à caixa.
assim, quando você vira o volante, você na verdade estará virando uma dessas engrenágens que, conectada a outra, fara esta girar para o lado oposto e este giro oposto é que será transmitido para a caixa, anulando a inversão desta.
espero não ter sido muito complicado ao explicar.
a disposição sempre.
vou tentar alguma foto (da caixa).
abraços.
Elmer_Jeep
12/05/2005, 17:05
Ribon, tive olhando suas fotos, aqui na minha oficina agente faz essa adaptação de caixa do opala e maverick mecanica e também a do opala hidráulica.
Vou postar minhas considerações sobre esse serviço, espero q vc entenda pelo lado positivo.
Esta instalação não ficou boa, a caixa ficou muito alta, pois se tivesse colocado mais baixo o pitman teria pego no feixe de mola, tive de cortar o pitmam e fazer uma gambi para ele ficar um pouco mais baixo (só a ponta dele)
Porque não puxou a caixa mais pra perto da grade? Vc teria mais espaço pra baixar ela mantendo uma distancia segura do feixe e continuaria com o pitman original, além de manter as barras mais próximas uma da outra (paralelas).
Sinceramente, essa tua caixa ficou muito na frente do chassi, as que agente faz aqui ficam com um pedaço do corpo pra dentro da grade e não fica tão feio assim como dizem.
caso contrario o cônico do pivô que liga nele pegaria no chassi (este pitmam é provisório, pois não gostei do serviço)
ok, se tivesse aproximado a caixa da grade, baixado ela um pouquinho podia deixar a rosca q sobra do pivô raspando o chassi, depois era só serrar essa ponta de rosca que sobra acima da porca. Nas que agente adapta aqui o pitman trabalha lá em baixo da travessa frontal do chassi.
outro problema é que o cônico do pivô do munhão esquerdo (onde eu ligo o pivô que vai para a caixa), fica para baixo deixando a barra muito próxima ao feixe de molas, muito provavelmente ela vai pegar (tenha que achar uma solução para isso).
Essa é a parte mais fácil.
Desmonta as carcaças de munhão e leva numa tornearia junto com o pivô e manda embuchar os alojamentos pra montar os pivôs de cima pra baixo, faz isso pros dois lados q é o mais correto(não é atoa q a galera fala tanto em High Steer), quanto mais próximas as barras ficarem melhor :wink:
Recomendo instalar a da VW.
Recomendo vc reformular o seu sistema de direção.
No Prateado mesmo, foi a primeira q agente adaptou(opala hidráulica) aqui na oficina, depois de tudo soldado a caixa ficou quase no lugar do pisca pisca de tão alta, meu pai dizia q tava bom, um dia de domingo vim escondido pra oficina e mandei a lixadeira pra cima da solda, arranquei chapa, reforço, tudo e soldei de volta do meu jeito em uma posição que virou padrão nas adaptações q são feitas em outros CJs aqui dentro.
Vou já tirar umas fotos pra vc ver a posição da caixa no meu CJ.
[]'s
TRARBACH
12/05/2005, 17:26
Dizem que DH fica leve demais e gasta muita gasosa,porém Adorei manobrar um jeep com DH de landau,ficou delicioso de dirigir,pelo menos para manobrar,assim acho que pode ser colocado de f1000 até dentro do cfre do motor ,pois a do landau que ví ficava dentro,e com BF161.
By the way,alguem tem umas fotos bem mastigadas de pedaleiras suspensas,pensei nas do Uno(uma das fotos postadas aí pra cima)ou Opala até del rey,mas o bom é fazer em casa,assim se alguem tiver tudo mastigado em fotos ou qual o çink por aí que tem isso,no momento a pesquisa não tá querendo abrir.
Obrigado!
Janilson
Marcos ET
13/05/2005, 09:42
Resumindo:
...veja que a caixa da f1000 hsd é bem mais barata e é muito boa também... ...optei por trocar a caixa toda, embora advertido de que muitos onibus com setor adaptado usem tal artificio para corrigir tal problema de inversão de giro.
espero ter ajudado.
abraços.
Fala Rogério, blz? cara, cê pagou quanto na caixa? oq fez com ela?
[]'s
Elmer_Jeep
13/05/2005, 10:16
to tentando postar essas fotos desde ontem mas não consigo, parece q agora anexou, vou colocar uma e depois edito a mensagem acrescentando a outra pois já é a 3ª vez q tento agora pela manhã.
Rogério Tortato
13/05/2005, 11:30
Marcos ET
já faz quase um ano que fiz essa troca e não me lembro direito.
eu paguei a diferença para trocar a caixa da hsd pela outra da f1000 mwm. acho que só a diferença ficou em torno de R$ 200,00.
valendo lembrar que moro em Mato Grosso e aqui, alguns produtos podem estar inflacionados, o que foi o caso, porém, na falta de opção temos que nos sujeitar, em alguns casos, a preços maiores.
abraços.
Dennis Figueiredo
13/05/2005, 14:15
A minha é completamente diferente dessas..... fica dentro do jipe e é deitada, vou tentar bater fotos
Rogerio, agradecido pelas informaçoes, a minha caixa fica com o pitman
para frente, se esterce para direita o pitman tambem segue a direita
sendo assim pelo que entendi ela vai ficar escondida no cofre serto...
:roll: A bomba de oleo da f1000 seria de facil fixação ou teria uma mais simples com mesmo efeito, compativel com a caixa... :?: :?:
e onde fixar a bomba... :?: :?: meu motor é o huricane 4cc :oops:
:oops: alguem pode fazer um esqueminha para ajudar anexar algumas fotos, já temtei mas não concigo...
tenho algumas adaptação de Pedaleiras e Direção, gostaria de anexar para ajudar o galera...
Abraços...
ATT: Marcio
A minha é completamente diferente dessas..... fica dentro do jipe e é deitada, vou tentar bater fotos
14/05/2005, 22:26
Tomboly.
então, talvez a sua caixa seja a da f1000 mwm.
veja, não importa muito de que carro seja, desde que funcione bem.
seria bom descobrir o carro exato em que era instalada, para comprar a bomba própria, seria melhor, embora qualquer bomba sirva, desde que tenha a pressão apropriada e isso pode ser regulado.
se ela deve ficar com o pitman adiante para virar do lado certo, então, se estiver usando o sistema de barras tipo da band, realmente a caixa deve ficar no cofre, entre o chassi e motor, bem em cima do eixo, de modo que o pitman, projetado para frente, coincida a posição para receber a barra menor da direção.
no meu caso a minha caixa está montada bem embaixo do radiador.
abraços.
a outra opção: adaptar, na coluna de direção, um jogo de engrenagens para inverter o giro do volante, corrigindo assim o defeito. esse conjunto de engrenagens pode ser uma bomba hidráulica velha adptada, ou uma bomba de óleo do motor, que receberia a barra do volante no eixo de uma das engrenagens e, do eixo da outra engrenagem partiria outra barrinha (coluna) para a caixa de direção, numa inversão de giro.
BOA TARDE, VOCE TERIA COMO ANEXAR FOTOS DESSAS ENGRENAGENS ?
ESTOU TENTANDO INSTALAR A CAIXA DA A-20 DENTRO DO COFRE DO MOTOR POR CAUSA DO GUINCHO, E SE EU VIRAR O PITMAN PARA FRENTE, VOU TER ESSE PROBLEMA DE INVERSSÃO
EU ENTENDI AS EXPLICAÇÕES, SÓ NAO SEI COMO FUNCIONA ESSA BOMBA HIDRÁULICA POR DENTRO. ( PODE SER QUALQUER BOMBA OU EXISTE ALGUMA ESPECÍFICA ? )
leopoldo
08/06/2005, 19:01
Ribon
esse braço pitman cheio de solda para fazê-lo um dropped arm..........
tá pra lá de feio e hein !
tem 2 problemas ai:
- se um guarda experto pega isso...
- que garantia você tem que não vai desmanchar essa solda ?
eu teria feito um S a quente.
PARA O PESSOAL QUE PENÇA EM ADAPTAR...
Rodrigo Sella
31/01/2017, 23:22
Boa noite parceiros adaptei a caixa no meu jeep 75.coloquei no lugar da caixa original.usei uma cruzeta na coluna para corrigir o angulo do volante.a caixa tbm girava ao contrario daí desloquei o suporte do pino da frente 11cm para a esquerda e inverti o L .tive que aumentar um braço 11cm e encurtar o outro. Me agradou muito parece que é original do carro.ficou como se fosse a toyota bandeirantes
Rodrigo Sella
31/01/2017, 23:23
A caixa é da f1000
antonio umino
01/02/2017, 21:06
A caixa é da f1000
Posta fotos desta adpatação..
a proposito é hidraulica??