Conectar

Ver Versão Completa : Iniciando no Suzuki-Dúvidas

dudacaldeira
12/03/2011, 20:07
Olá pessoal,

Estou entrando agora no 4x4, portanto não sei muita coisa, acabei de comprar um Suzuki Samurai 97, canvas, branco, bem conservado.

Estive vendo alguns tópicos e ví sobre legalização das modificações em jipes de modo geral, inclusive com alguns dizendo ter tido problemas com policiais etc.

Daí como geralmente o Jipe já vem com alguns equipamentos e vou usar ele todo dia e com a família, não gostaria de ter inconvenientes,

Tentei localizar um tópico explicando sobre altura do Jipe, contudo não achei isso bem explicado, e como sou leigo ai vai minha dúvida:

1-meu samurai está com pneu BFgoodrich TA KO 235/75 R 15 104 S e eu medi o jipe para saber se ele está dentro dos padrões ou se está muito modificado. Medidas: do solo ao parachoque traseiro 63 cm, solo ao estribo (laterais) 43 cm e do eixo até o solo tem 25 cm. Do solo até o teto (canvas) tem 1,80 cm. Essas medidas estão muito fora do padrão?

2-Com estas medidas e com este pneu, posso rodar tranquilo em estradas ou pode danificar (forçar o carro no asfalto)?

Desculpem pode ser perguntas fáceis, mas estou no início, forte abraço a todos,

Eduardo

Giovanni Morano
13/03/2011, 08:42
A principio parabens pelo Suzuki, a partir de agora terá uma vida mais feliz!
:pipoca:Bota foto do bicho ai!

Ronaldo B.
13/03/2011, 11:31
A Resolução 292 doi Denatran regulmenta todas as alterações que podem ser realizadas em qualquer tipo de veículo. Essa resolução já teve alterações, o mais correto é acessar o link abaixo e começando pela 292 ver todas as alterações que são permitidas e como fazer para regularizar .

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

[ ]´s

dudacaldeira
13/03/2011, 15:12
Olá Giovanni,

Obrigado e realmente é muito bacana mesmo ter um suzuki, a família toda está curtindo,

Quanto a fotos envio abaixo

http://img269.imageshack.us/i/samurai001.jpg/
http://img560.imageshack.us/i/samurai004.jpg/

forte abraço, obrigado e aguardo sua opinião

Eduardo

dudacaldeira
13/03/2011, 15:26
Oi Ronaldo,

Agradeço também sua resposta e o link, já tinha pesquisado no site do Denatran, lí estas resoluções contudo não existe dados muito específicos quanto a altura é bem genérico, apenas cita o que não pode ser alterado a suspensão,

o mais detalhado é sobre o pneu que nunca poder passar para fora do paralamas,

Bom, daí tirei como conclusão que vai mais de bom senso? (ou seja não deixar o carro um monstro, estou correto?)

ou seja as pessoas que tem problemas nas estradas, são aqueles extremamente alterados?

pelo que ví no original do Suzuki samurai, a medida livre do solo é 24,5 cm, eu medi no meu pelo diferencial é está com 25 cm do solo,

acredito que esteja dentro do normal? estou correto na medida,

Obrigado e realmente é muito bacana mesmo ter um suzuki, a família toda está curtindo,

Ronaldo envio tb os links das fotos do meu jipe para ajudar na opinião,

http://img269.imageshack.us/i/samurai001.jpg/ (http://img269.imageshack.us/i/samurai001.jpg/)
http://img560.imageshack.us/i/samurai004.jpg/ (http://img560.imageshack.us/i/samurai004.jpg/)

forte abraço,

Eduardo

dudacaldeira
14/03/2011, 10:45
A principio parabens pelo Suzuki, a partir de agora terá uma vida mais feliz!
:pipoca:Bota foto do bicho ai!

Olá Giovani, mandei as fotos na página do forum, vc viu? o que achou?

abraço
Eduardo

mairo
14/03/2011, 11:26
cara, parabéns pela bela viatura! jeep é jeep, e todos são altos (para leigos) o anormal numa blitz seria encontrar um jeep rebaixado, acho que vc está no caminho certo, seu samurai da para enquadrar na categoria original, hehehee! dificilmente um policial vai perceber uma modificação leve na suspensão, só vai incomodar se foz estúpida, tipo spoa a pneuzão, ainda mais num suzuki que não é um carro comum, para ter um parâmetro de "certo ou errado"
O que um policial pode se apegar no seu caso seria os pneus para fora, o que vc pode facilmente resolver substituindo as rodas, pode manter os pneus, qualquer um troca essas suas rodas por uma mais estritas e derepente te dando uma volta!

andre veiga
14/03/2011, 11:34
Oi

Seu carro esta muito bonito!! Parabens!!
Não acredito que precise se preocupar com a altura dele, o que acho mais importante é que se vai usa-lo em estradas etc com esses pneus e rodas (tala 8 ou 10?), pode ser que ele esteja muito frouxo, em especial em subidas e com peso, em especial por ser sua familia dentro.

Será que ele esta com a cx de transferência original? Não teria um kit de redução?

Cuidado em ultrapassagens pois se estiver original está com a relação final muito longo por causa do pneu grande, muito maior que o original. (195/75/15)

Giovanni Morano
14/03/2011, 14:18
Olá Giovani, mandei as fotos na página do forum, vc viu? o que achou?

abraço
Eduardo

NOSSSA!!! o bicho ja veio pronto garoto!!:palmas::dance:
Lindo d+! parabens!

dudacaldeira
14/03/2011, 15:52
Olá mairo,

está bonito mesmo né, então na foto o pneu sai um pouco mas acho que está com a roda virada, eu colocando certinho a roda, me parece que está dentro pois o ex dono até colocou um alargador no paralama, não sei se estou certo, mas é isso né?
abraço

eduardo

dudacaldeira
14/03/2011, 16:20
Olá André,

obrigado, tá legal o carro né, e todos estão curtindo muito, então em relação a tala eu não entendi, na verdade nem sei como ver isso, mas pelo que vc falou de frouxo, o motor dele é AP (VW-1.8) não sei se é disso que vc falou,

Mas eu achei que ele está bom na pista,

E esse kit também não sei se ele tem, tem alguma dica é fácil descobrirw

abração
Eduardo

dudacaldeira
14/03/2011, 16:31
Olá Giovanni,

valeu pelo elogio, demorou mas achei também que o bichinho está legal,

pelo que vi nos comentários, não se tem um padrão de certo ou errado em altura para jipe né?

é dificil pois passam por nós na pista algumas comionetes (hillux, triton etc) que são bem altas, e mesmo o troller também é alto né, então pelo jeito altura não é problema...

se vc tiver alguma experiência nisto ou se alguém souber alguma coisa a mais, acho legal comentar, pois é dificil padronizar isso né.

forte abraço

Eduardo

Giovanni Morano
14/03/2011, 18:34
Caro Eduardo, nunca ouvi ninguem relatar sobre a altura ou multa adquirida quanto a isso... Relaxa e vai andando!

:concordo:

andre veiga
14/03/2011, 18:44
Olá André,

obrigado, tá legal o carro né, e todos estão curtindo muito, então em relação a tala eu não entendi, na verdade nem sei como ver isso, mas pelo que vc falou de frouxo, o motor dele é AP (VW-1.8) não sei se é disso que vc falou,

Mas eu achei que ele está bom na pista,

E esse kit também não sei se ele tem, tem alguma dica é fácil descobrirw

abração
Eduardo

A tala é a largura das rodas e pelas fotos penso que seja uma 8 com off set -25, não se preocupe com isso...

AP 1.8!!! vc não vai sentir o carro frouxo, acho que nunca!!
Esse motor tem uns 20hp ou mais que o 1.3 original e muito mais torque em baixa rotação.

Por isso, possivelmente vc não sentirá falta de força, mas como ele já é bem mexido, pode ser que tenha um kit de redução, mas não sei como te falar para verificar a não ser andando comparando com outro.

Só de curiosidade pois tenho um igual, mas mais "original", qto pagou por ele?

dudacaldeira
14/03/2011, 21:43
Olá Andre,

então o negócio foi assim, procurei muito e acabei com uma indicação que tinha um médico querendo vender este samurai, pois ele ia pegar um Land Rover, daí eu tinha uma strada adventure 2005 completa e bem conservada, que eu precisava colocar no negócio.

mostrei e ele gostou muito dela, e acabou pegando na troca, foi como dizíamos quando crianças foi na orelha! elas por elas,

acho que no fim foi um bom negócio, pois ficamos os dois contentes, ele gostou muito da pick up, me parece que ele já teve uma e gostava muito,

quanto a altura de jeep acho que é isso mesmo, seria estrando um jeep rebaixado, inclusive pelo que ví o problema maior é rebaixar os carros, cortar molas etc...

apenas fiquei pensando em outra coisa que comentaram, nesse negócio da roda, será mesmo necessário trocar a roda? devido ao meu pneu BF neste tamanho? não entendi isso muito bem, para montar o pneu a roda não é compatível? pelos comentários achei que vcs acharam o meu pneu muito grande, fiquei em dúvida.

e outra coisa, um pouco da altura do samurai acho que também deve ter a ver com esse pneu então né?

abraço

Eduardo

mairo
15/03/2011, 08:27
duda, esta sua roda não tem o que fazer, só substituindo ela por outra mais estreita, e com offset zero, ai o pneu não ficará mais para fora do paralama, a policia costuma incomodar por causa disso, inclusive em carros!!!

dudacaldeira
15/03/2011, 11:00
Olá mairo,

entendi,

eu estou sem câmera aqui agora, mas até a noite eu vou postar uma foto do pneu e paralama, bem focado para vc dar uma sugestão, pois eu achava que o pneu estava dentro do limite.... pois o ex dono colocou um alargador da suzuki para evitar ficar de fora,

mas com a foto bem esquadrinhada, quero sua opinião Ok

vou postar a noite,

forte abraço
duda

mairo
15/03/2011, 11:25
Olá mairo,

entendi,

eu estou sem câmera aqui agora, mas até a noite eu vou postar uma foto do pneu e paralama, bem focado para vc dar uma sugestão, pois eu achava que o pneu estava dentro do limite.... pois o ex dono colocou um alargador da suzuki para evitar ficar de fora,

mas com a foto bem esquadrinhada, quero sua opinião Ok

vou postar a noite,

forte abraço
duda

tudo bem, na foto que tu postou da pra ver que o pneu está no limite, tendendo a sair fora do segundo alargador, de borracha, que alias eu acho muito feio (meu vitara veio e tirei na hora), pq o original não deixa de ser um alargador tbm! substituindo a roda, tu pode até retirar este alargador preto que aparece ali, só dei a sugestão pq tu falou que não queria ter incomodações com policia em viagens! tu acha que está bom, mas é um prato cheio pra um policial de mal com a vida num determinado dia, ai tu vai contestar ele e ele vai querer achar outras modificações no jeep, vai virar tudo do avesso pra encontrar algo!!! pode gerar um aborrecimento desnecessário!! hehehe
mas é só opinião ou sugestão, a decisão é sua

dudacaldeira
15/03/2011, 12:26
Olá Mairo,

gostei sim das suas dicas, mas é que não posso gastar agora, e trocar a roda ficaria caro né?

e não sabia que este alargador não vale muita coisa,

e além de ser feio,

vc teria uma dica mais barata noa paralama mesmo?

abraços aguardo suas dicas

mairo
15/03/2011, 12:44
duda, quanto aos alargadores, é uma opinião particular, tem muita gente que gosta, estas suas rodas são bem valorizadas por jipeiros, deve ter 8" ou 10" de largura e offset -25, o que significa que elas trazem o pneu mais pra fora do paralama que rodas com offset zero ou positivo, facilmente vc troca com alguém por uma mais estreita (com o mesmo estado de conservação da sua), com largura entre 5,5" (original do suzuki) até umas 7", com um offset zero, ai o pneu ficara mais para dentro e dai se voce quiser poderá retirar o tal alargador que foi instalado, se bobear voce pede uma volta em R$ para o pretendente, tente procurar uma loja de pneus e rodas em sua cidade, para fazer uma consulta!!

andre veiga
15/03/2011, 13:47
Concordo com o Mairo, mas tem uma pequena questão que é colocar uma roda original 5.5, num pneuzão desse.

Pode também ser que ao "chegar para dentro' o pneu passe a arrastar no chassis.
talvez a mesma troca se for numa roda com tal 7 e offset - 12 resolva o problema, mas sinceramente eu não mecheria não parece estar assim tão para fora.

A questão com a polícia é certa mas ja fui parado com o vitara e nunca me deram dor de cabeça, tanto meu GV e o samurai atuais as rodas também estão um pouco para fora e nunca me deram dor de cabeça, a não ser a sujeira que fica o carro...

Com relação à altura possivelmente é apenas por causa dos pneus mesmo.

dudacaldeira
15/03/2011, 17:13
Olá Mairo e Andre,

suas dicas foram muito boas, preciso pensar nisso, mas de qualquer forma vou mandar a noite uma foto mais em detalhe do pneu e paralamas Ok,

mairo, vc citou loja de pneus e rodas, será que qq uma tem esses ou precisa ser específico de 4x4? essa fiquei em dúvida,

abraço e obrigado pelas dicas

Duda

dudacaldeira
15/03/2011, 17:14
Olá Mairo e Andre,

suas dicas foram muito boas, preciso pensar nisso, mas de qualquer forma vou mandar a noite uma foto mais em detalhe do pneu e paralamas Ok,

mairo, vc citou loja de pneus e rodas, será que qq uma tem esses ou precisa ser uma loja específica de 4x4? essa fiquei em dúvida,

abraço e obrigado pelas dicas

Duda

dudacaldeira
15/03/2011, 19:55
Olá pessoal,

para ajudar um pouco na opinião de vcs, estou enviando os links das fotos em detalhe do paralama em relação ao pneu,

espero opiniões,

abraços

Duda

http://img232.imageshack.us/i/pneueparalamadianteiro1.jpg/

http://img827.imageshack.us/i/pneueparalamadianteiro2.jpg/

http://img17.imageshack.us/i/pneueparalamatraseiro1.jpg/

http://img543.imageshack.us/i/pneueparalamatraseiro2.jpg/

dudacaldeira
15/03/2011, 20:02
Olá pessoal,

para ajudar um pouco na opinião de vcs, estou enviando os links das fotos em detalhe do paralama em relação ao pneu,

espero opiniões,

abraços

Duda

http://img232.imageshack.us/i/pneueparalamadianteiro1.jpg/

http://img827.imageshack.us/i/pneueparalamadianteiro2.jpg/

http://img17.imageshack.us/i/pneueparalamatraseiro1.jpg/

http://img543.imageshack.us/i/pneueparalamatraseiro2.jpg/

mairo
16/03/2011, 07:43
é ta bem no limite, não deve ter problemas!!!
quanto as rodas, serve qualquer uma com a mesma furação, tipo todas de suzuki, todas de willys, rural e da linha ford F1000!

dudacaldeira
17/03/2011, 15:27
Olá André,

O Mairo viu as fotos da relação pneu X paralama, e achou que esta dentro,

vc viu? o que achou? se der dê sua opinião.

hoje estava lendo um tópico e achei uma coisa que fiquei pensando também;

o pessoal indicava o pneu para Samurai no máximo 215/75/r15 daí o meu está com 235/75/r15 e vcs também falaram que é um pneuzão, estou pensando...será que o meu pneu pode danificar o carro, será? putz não entendo nada, mas conta com a experiência de vcs,

e lendo mais, ví só um tópico em que um cara falou sobre medidas de altura, ele cita que o Samurai dele está com Spoa e o espaço do solo até a altura do farol baixo está com 98 cm,

eu não tenho o manual do meu jipe, estou até pensando em pegar na internet ou passar na suzucar...mas acho que nem tem sobre isso no manual,

Bom, pessoal do mais estou gostando disso, inclusive pode até ser dúvidas fáceis, mas é bacana demais, participar aqui.

E é só alegria o Samurai, inclusive para quem entrar neste tópico Suzuki, o carro é demais, estou gostando mesmo,

Vcs acreditam que eu já estou com dificuldade de dirigir o carro da minha esposa!!!! quero só sair com o jipe! e faz só uma semana que estou com ele,

abraço

mairo
18/03/2011, 07:37
é como falei no ultimo post, ta bem no limite,não deve ter problemas não!!!! eu uso pneus 235 para asfalto (liso) nas rodas originais do vitara, que são iguais as rodas do samurai, e tenho outro jogo maior para off road!
Duda, o pessoal usa pneu até 31" no samurai sem problemas, o seu 235 só aumenta um pouquinho o consumo e uma bem pequena perda de potencia, nada significativo.

dudacaldeira
18/03/2011, 10:10
Olá Mairo,

entendi, e obrigado pelas suas opiniões, acredito que não deva alterar nada então,

hoje o jipe está no mecânico, vou dar uma geral nele (correia dentada, óleo etc)

alguém do forum ou vc mairo, já comprou itens do jipe pela loja Suzucar? será que é confiável comprar on line, se vcs já compraram por favor me dê uma dica, se foi tudo bem sem problemas,

pois estou pensando em pedir um extra de farois, pois estes sealed-beam, são difíceis de achar e depois se queimar a lâmpada é bom ter um sobressalente,

se tiverem outra opinião ou dica, estou no aguardo

obrigado e forte abraço

Duda

andre veiga
20/03/2011, 17:02
Oi Duda,

Só via as fotos agora...
Nâo esquenta, meu gv esta coms rodas realmente para fora do para lamas e nunca me deu problemas, já fui parado N vezes e nada até agora.

Com relação ao 235, discordo do Mairo, ao menos nas "Serras Gerais" e em especial na minha região, acho que se estivesse com o carro todo original e pneus 235 no lugar dos originais do samurai, ja teria trocado de carro, qualquer uno 1.0 dos 1os modelos anda - não estou falando de velocidade - MUITO mais que ele... Mas com ap 1.8 e possivel redução... o papo é outro.

feliperay
21/03/2011, 22:48
Olá gente.. sou viciado por trilhas (geralmente mais leves.. mesmo de praias.. e passando por uns rios as vezes)

Tinha ficado em dúvida na compra de um suzuki samurai ou vitara.. Mas qdo vi o GV e o conforto dele.. foi paixão a primeira vista.. rs xD

Mas então.. encontrei um GV aqui em fortaleza.. ano 99 com 97.000km rodados. Aparentemente o carro está impecável e o dono pedindo 25.000

Venho aqui pedir a ajuda de vcs sobre oq olhar no carro.. para saber se está tudo ok mesmo. Oq pedir para o mecânico olhar? Que parte elétrica devo dar mais atenção? Enfim.. quais as partes que devo dar uma maior observância para ter certeza de não estar entrando numa fria. xD

dudacaldeira
22/03/2011, 20:42
Olá Felipe,

Também há pouco comprei um Samurai e posso lhe dizer que é muito bom, acredito que o GV também seja,

Cara, só me arrependo de não ter comprado antes...,

Uma coisa importante de se observar (isso já vi acontecer com colegas) além da parte técnica, é a numeração do motor. As vezes nessa de trocar peças ou bloco, muda numeração do motor ou altera e é complicação na vistoria, então fique atento,

As vezes está tudo OK no documento, motor novo etc e tem problema assim mesmo,

bom para qualquer carro acho legal fazer uma vistoria cautelar, e os caras também são peritos e podem te dar um toque se o motor tem algo errado,

O pessoal aqui (André, Mairo, Ronaldo) tem mais experiência e podem ajudar também, e acho que eles tb indicaram isso!

abraço e mantenha-nos informados,

mas curta mesmo a compra pois é muito bom,

Duda

feliperay
23/03/2011, 17:27
Pois é dudacaldeira..

Encontrei um tópico sobre o check list que deve ser feito antes de efetuar a compra.. Só fico imaginando que metade do que tem lá eu não sabia nem que existia.. rsrs

Como que faz então? Levo a "listinha" p mecânico ?

Abs,
Felipe.

mairo
24/03/2011, 13:19
Olha eu aqui de novo dando pitaco! vamo la: o ideal é pegar o veiculo e levar numa oficina que mexa em 4x4, pedir uma revisão, o mecânico vai saber quais itens analisar, tem gente que paga a revisão, mas evita um prejuízo maior depois!! (caminhao é assim), não faz como eu que a mais de um ano estou tentando deixar meu vitara em dia, por falta de experiência! ja gastei uns quantos R$ e ainda falta coisa!
depois de estar tudo em ordem no mecânico, leve o carro no detran e pague a taxa de vistoria, isto serve para qualquer veiculo que voce for comprar!! existe muito falcatrua, carro clonado, motor remarcado, nº de chassis apagado, etc, etc!! se o carro passar na vistoria, ok, os caras vão te dar um documento com o resultado, depois que voce concretizar a compra, pode ir no detran transferir com o papel que recebeu anteriormente para se certificar que nao será reprovado depois!!!

dudacaldeira
26/03/2011, 22:11
É isso mesmo Mairo, boas dicas

ví estes itens quando peguei meu samurai também,

agora acabei reparando que no meu painel, não está marcando a bateria quando ligo o carro,

vi e o cabo está desligado (não está conectado no alternador),

bom mas a bateria está carregando bem, pois não tenho tido problema, e é nova,

fui até ver isso mas me disseram que precisam abrir o alternador e é demorado....

acho que enquanto estiver assim não preciso pensar nisso,

abraço

RevS
20/05/2011, 03:23
Belo exemplar, parabens.... sao pneus grande porem nada de monstruosos principalmente por nao serem pneus "agressivos" entao o uso nao vai trazer problemas o que o povo fala que limita um pouco ouso de pneus maiores nos samurais é devido ao motor 1.3 de 69cv com pneus maiores fica "xoxo" porem pra vc nao teria esse problema se ele esta equipado com motor ap 1.8, so ter pe leve pq costumam dizer que o cambio nao ta acostumado com tanta força, no meu esta original, e vou manter, enquanto durar.... (quase a eternidade)