Conectar

Ver Versão Completa : onde?? Coletor dimensionado vitara e + preparação

mairo
09/03/2011, 16:33
Pessoal, onde encontro para comprar o coletor dimensionado para o vitara? preferencialmente no "RS" ou arredores, ou terei que mandar fazer direto com o pessoal que trabalha com escapamentos???

Li aqui no fórum que ganha de 2 a 3 CV em alta, mas se colocar silencioso perde-se este ganho certo?? caso sim, não poderia colocar um silenciador de encaixe preso por braçadeira para o di-a-dia e retira-lo para trilhas???

Outra coisa, com este coletor, associado a uma preparação de carburação (meu vitara carburado) deve gerar mais de 3 cv de ganho????

meu vitara (auto, pneus 235/75 recape cross e snorkel) está com carburador webber do voyagem 1.6, e quando ando com ele num trecho de barro um pouco pesado, areia bem fofa ou trecho alagado, mesmo em 1ª reduzida ele morre e apresenta difícil ou nenhuma reação, será que este carburador está enforcando ele, ou o escapamento com dois silenciadores está fazendo isto ou a soma dos dois? dependendo das opinioes vou colocar os gicles do 1.8, fácil substituição, ou precisa mais que isto, tipo do 2.0? estou com vontade de tirar o snorkel tbm e colocar um filtro esportivo embaixo do painel, pois o carburador puxaria o ar com mais facilidade!!!

AlemãoRS
09/03/2011, 16:50
Em relação a adaptação do carburador e ajustes não posso ajudar, mas ele não deveria morrer em 1ª reduzida, mesmo nessa situação que você citou.
O lado ruim do coletor é que você só ganha potência em alta rotação.
Mas vai eliminando as alternativas, anda sem o snorkel para ver se faz diferença (eu não notei no meu isso), depois passa para o carburador e ai vai indo..pelo menos eu deixaria a opção do coletor para o final.

mairo
09/03/2011, 17:00
pois é alemão, ta dificil a situação, quando a situação pesa, e não é muito, coisa que para quem faz trilha é leve, ele morre, cai para uns 3000 rpm, raramente ele reage para uns 3500

AlemãoRS
09/03/2011, 17:14
O Nanito que acabou de vender do vitara dele usava pneus 235 e era carburado tb, chegou a falar com ele de como se comportava o vitara dele nessas situações?

mauricioalan32
09/03/2011, 23:13
Mairo, da uma conferida se teu vitara nao esta com a porcelana do catalisador quebrada, isso causa entopimento e perde força, meu irmao teve esse problema na gran vitara dele e consequentemente ferrou com o cabeçote, pois a pressao toda saia pela tampa do oleo e pelos retentores do virabrequim, da uma conferida nisso, ou p garantir elimina ele...
abrass

mairo
10/03/2011, 11:24
Eu não tenho catalisador, quando comprei o vitara, estava com cano reto, dai adaptei um cano novo, com dois silenciadores, e tem um com uma boca bem estreita! também estava com os gicles 1.8 e troquei para 1.6 pela economia!

no caso queria fazer estes updates para dar mais um gas no vitara!!! quero melhorar a entrada de gasolina, de ar e saida de gases! é obrigado a dar um ganho na potência!!! ai estou procurando o tal coletor dimensionado!!!

vou falar com nanito tbm!!!

AlemãoRS
10/03/2011, 11:33
Já li aqui no fórum que quem colocou o coletor dimensionado fez toda tubulção em 2" e usou apenas o silenciador do chevete.

mauricioalan32
10/03/2011, 17:49
entendi... eu eliminei toda a tubulação do meu, coloquei um abafador de kadett logo depois do catalisador e nada mais... sentei uma leve melhora no desempenho dele, mas vou ter q eliminar o catalisador, o meu qndo vibra faz barulho e as vezes ele da uma abafada violenta..
abrass

mairo
11/03/2011, 07:40
agradeço a ajuda dos companheiros, lendo coisas aqui pelo fórum e outros lugares estou decidido a fazer estas modificações, qualquer coisa eu desfaço! carburador e snorkel facim facim!
só o Q da parada é o coletor dimensionado, andei lendo ai que talvez tenha lugar que venda pronto, só achei um no mercado livre por 370!

AlemãoRS
11/03/2011, 09:43
Acho que tu vai ter que procurar alguma oficina de preparação para tentar descobrir onde eles mandam fazer.

mairo
11/03/2011, 10:13
Acho que tu vai ter que procurar alguma oficina de preparação para tentar descobrir onde eles mandam fazer.

vai ser o jeito, aqui perto de minha cidade, em pelotas, tem uma fabrica de surdinas, a Guarani, vou dar uma passada la, acho que eles fazem, dai pego um orçamento!!!

mauricioalan32
11/03/2011, 20:32
Mairo, em Caxias do Sul tem duas casas especializadas nisso q eu conheço... tem o Cabeludo Surdinas e coletores que praticamente só faz coletores e dimensionados sob medida em td qnto é carro, o fone dele é (54) 3222-8892.... e tem tbm a AN Surdinas, nesse ultimo um amigo meu mandou fazer coletor e dimensionado 4 em 1 com cano de 2" no Samurai, o fone dele é (54) 3212-3765. O único ruim é q é longe p vc d Osório até Caxias... Mes q vem eu vou mandar fazer pro meu Vitara tbm p ver s tiro um pouco mais d potencia...
Abração e espero ter ajudado!!

nanito
11/03/2011, 22:34
www.arko4x4.com.br (http://www.arko4x4.com.br)

LeoPOA
12/03/2011, 17:42
E ai Mairo, td legal?

Tche,

Antes de procurar/comprar um 4x1 para teu vitara, dá uma boa regulada no carburador!!!

Sabe que essa simples baixada de giclegem buscando economia já é capaz de deixar o carro mais xoxo....

Sugiro que leve o vitara a alguma oficina que mexa em carburadores, faça uma revisao no bura, teste a abertura do 2o estágio, agulha.... uma geral mesmo.... Depois confira o ponto do carro, olhe as velas, bobina e cabos, e vale conferir tbm o filtro de combs... Pode ter certeza que com esses ajustes e um bom acerto de giclegem e ponto, o ganho em "potencia" será bem superior a instaçao de um 4x1....

Tive um vitara com 4x1 e escape direto, sem abafadores, catalizador.... o que ganhava era só dor de cabeça no final das trilhas por causa da zuera hahahaha Alem do pessoal que andava junto comigo ficar tudo de cara feia por causa do barulho!!

Hoje nao compraria um 4x1 em busca de desempenho... o custo x beneficio nao vale a pena....

Esse teu vitara bem acertadinho vai super bem na trilha.... O antigo dono é meu amigo e companheiro de trilhas e passeios, já puxei ele e fui puxado algumas vezes.... heheh

Abração e boa sorte com o Vitara !!!

mairo
14/03/2011, 07:40
Mauricio e Nanito, ótimas informações, valeu!!!

Leo, blz, to com dó de colocar o tal coletor, pois não gosto de barulho muito forte, a idéia é fazer o que vc falou no carburador + o coletor, mas vou fazer o que disse, dependendo do resultado, não vou mexer no escape!!

fndpoli
22/10/2013, 16:52
Meu coletor ta rachado mas aparentemente sem vazamento e já fiz todo o escapamento menos a curva que sobe para o coletor, entao estou pensando em colocar o dimencionado. No meu caso não é por busca de potência pois estou bastante satisfeito, é por nao encontrar coletor de jeito algum, o mais fácil no meu caso parece mesmo fazer um 4x1. Tem um cara que meche com surdinas aqui na minha cidade que manda muiito bem.
Vou manter o silencioso do opala 4c que uso agora, será que nessa configuração: dimencionado + silencioso opala 4c, perco muita potencia em baixa?

Valeu gurizada!

diegotmc
22/10/2013, 19:46
Aproveitando o tópico... alguma recomendação pra refazer o escape? O meu tá quase rachando tudo na parte superior do abafador, onde tem o suporte. Vou aproveitar pra tirar o catalisador.

É um 95, 3D, 1.6 8v injetado. A idéia é não deixar barulhento, pra não incomodar em viagens. Mas um ganho em desempenho é bem vindo.

fndpoli
23/10/2013, 10:38
Aproveitando o tópico... alguma recomendação pra refazer o escape? O meu tá quase rachando tudo na parte superior do abafador, onde tem o suporte. Vou aproveitar pra tirar o catalisador.

É um 95, 3D, 1.6 8v injetado. A idéia é não deixar barulhento, pra não incomodar em viagens. Mas um ganho em desempenho é bem vindo.

Olha, estou procurando a mesma solução que tu, entao por isso tinha pensado em por um dimencionado + o abafador de opala 4c, eu uso o 1 abafador de opala 4c, aquele que fica no meio do carro, agora estou pensando em por o segundo do final para abafar mais o ronco. Quanto a potencia nao sei se vai ajudar, mas o ronco é bem agradavel. Meu único medo é o dimencionado deixar o carro xoxo, pois estou bem satisfeito com o rendimento dele. Mas nao tenho muita escolha pois o coletor original desisti de procurar.

valeuu

Caio Tessa
23/10/2013, 12:45
Galera, tirando o catalisador há aumento no consumo ? Ja tirei o abafador original e coloquei um esportivo no final que ja é junto com a ponteira.. Agora estou pensando em tirar o catalisador, será que compensa ?!

Abraços

tjflorindo
23/10/2013, 13:54
Fala Caio! To meio sumido ultimamente, não tem dado tempo pra andar ou dar uma atenção pra viatura :\

O meu escape tem só o abafador dianteiro do opala 4cc....sem catalizador e segundo abafador.
Depois que resetaram e reprogramaram o módulo de injeção, mudou o consumo rodoviário....urbano é o mesmo.
Na cidade, o meu não faz mais que 6,3 km/l (km aferido gps) e na estrada em um trecho de 200 km na semana passada, fiz 9,2 km/l. (lembrando que o meu é AT 3 marchas, tem bloqueio direto, snorkel e pneu 255/75 - tudo influencia para gastar mais).

Uma curiosidade, o de vcs....quando pisa fundo no acelerador, ele arranca como se fosse um segundo estágio da injeção? O meu não fazia isso, mas depois que mexeram no módulo isso parece carro turbinado quando abre a turbina.....

Inté!

Galera, tirando o catalisador há aumento no consumo ? Ja tirei o abafador original e coloquei um esportivo no final que ja é junto com a ponteira.. Agora estou pensando em tirar o catalisador, será que compensa ?!

Abraços

fndpoli
23/10/2013, 16:42
Fala Caio! To meio sumido ultimamente, não tem dado tempo pra andar ou dar uma atenção pra viatura :\

O meu escape tem só o abafador dianteiro do opala 4cc....sem catalizador e segundo abafador.
Depois que resetaram e reprogramaram o módulo de injeção, mudou o consumo rodoviário....urbano é o mesmo.
Na cidade, o meu não faz mais que 6,3 km/l (km aferido gps) e na estrada em um trecho de 200 km na semana passada, fiz 9,2 km/l. (lembrando que o meu é AT 3 marchas, tem bloqueio direto, snorkel e pneu 255/75 - tudo influencia para gastar mais).

Uma curiosidade, o de vcs....quando pisa fundo no acelerador, ele arranca como se fosse um segundo estágio da injeção? O meu não fazia isso, mas depois que mexeram no módulo isso parece carro turbinado quando abre a turbina.....

Inté!

Véio na real tenho apenas o abafador dianteiro do opala 4c e antes tinha um catalizador + abafador exportivo e nunca senti mudança no consumo, o meu faz +- 10 km/L na cidade e 14.3 na estrada, isso com pneus mud 31", parece mentira mas não é! hehehe

Quanto a impressão de ter um segundo estágio já senti isso em especial na primeira marcha, e já dei umas galoparas loucas por causa disso, mas acho bem legau, o meu é 1.6 8v manual.

hoje comprei um dimencionado da marca Truck e mandei vir a junta pela suzucar, quando eu montar aviso como ficou, espero que nao fique xoxo.

valeu gurizada!

diegotmc
23/10/2013, 17:26
Manda também o canal pra comprar esse dimensionado! ;)

Augusto Schimidt
23/10/2013, 18:59
o meu faz +- 10 km/L na cidade e 14.3 na estrada, isso com pneus mud 31", parece mentira mas não é! hehehe
valeu gurizada!

Caracas, fiquei de cara com o seu consumo:shock:. O meu é manual e com muita força faz 5km/l na cidade e 7 km/l na estrada, tenho pneu 31' recapado. Mas como só uso ele para trilhas nem esquento com o consumo.

Pra ajudar a definir sobre o ronco, segue um link que foi debatido.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117241-vitara-escape-barulhento.html

[]'s

mairo
24/10/2013, 09:24
Caracas, fiquei de cara com o seu consumo:shock:. O meu é manual e com muita força faz 5km/l na cidade e 7 km/l na estrada, tenho pneu 31' recapado. Mas como só uso ele para trilhas nem esquento com o consumo.

Pra ajudar a definir sobre o ronco, segue um link que foi debatido.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117241-vitara-escape-barulhento.html

[]'s

Cara o que tem que levar em consideraçao na hora de fazer a media é que um 31" recapado deve ser quase 20% maior que o pneu original do vitara, então a distancia percorrida tbm será 20% maior!

rodrigo.hoffman
24/10/2013, 09:46
Véio na real tenho apenas o abafador dianteiro do opala 4c e antes tinha um catalizador + abafador exportivo e nunca senti mudança no consumo, o meu faz +- 10 km/L na cidade e 14.3 na estrada, isso com pneus mud 31", parece mentira mas não é! hehehe
valeu gurizada!

Pode até não ser mentira, mas é difícil de acreditar.. hehehehe

O meu não chega a ser tão gastão como o do Augusto, mas não fica muito longe não..

Nos mantenha informado sobre o coletor

[ ]´s

fndpoli
24/10/2013, 10:03
Pode até não ser mentira, mas é difícil de acreditar.. hehehehe

O meu não chega a ser tão gastão como o do Augusto, mas não fica muito longe não..

Nos mantenha informado sobre o coletor

[ ]´s

Pois é tenho o carro e faço uso diário, trabalhar, viajar, passear, meter no mato, quero o carro mais eclético possível. É o meu único carro e não sinto necessidade de ter outro, sinto o conforto de um carro e força de um jeep, creio que vai valer a pena voces buscarem os motivos para o consumo exagerado, por que se economizar no gás ganha em cerveja mais tarde, hehehe.

Assim que chegar o dimencionado vou dar retorno sim.

Valeu gurizada!!!

Augusto Schimidt
24/10/2013, 10:13
Cara o que tem que levar em consideraçao na hora de fazer a media é que um 31" recapado deve ser quase 20% maior que o pneu original do vitara, então a distancia percorrida tbm será 20% maior!

Pode crer Mairo, eu faço esta correção mas faço com 10%, está aí meu erro, na próxima medição vou fazer com 20% a mais na km para ver como fica, com certeza melhora um pouco.

Valeu.

mairo
24/10/2013, 13:28
pela conta exata do calculador de medidas de pneu da 22% de diferença!

tjflorindo
25/10/2013, 00:52
É bem isso mesmo....
No meu, o 255x75x15 da 12% a mais de km do que no odometro aferido no GPS
Já com os 255x75x15 repadado colossus max da 18% a mais no gps.

Com os recapados, a média é entre 5 e 6 km/l

pela conta exata do calculador de medidas de pneu da 22% de diferença!

Augusto Schimidt
25/10/2013, 09:41
Com os recapados, a média é entre 5 e 6 km/l

Então estou na média da galera...hehehe....muito bom.

tjflorindo
25/10/2013, 13:55
Então estou na média da galera...hehehe....muito bom.

Augusto, vc já mediu a altura do seu pneu?
O meu dá 82,4 cm....acho que devem ser quase da mesma altura, a diferença acho que deve ser mais na largura...uns 2 cm

Augusto Schimidt
25/10/2013, 14:57
Augusto, vc já mediu a altura do seu pneu?
O meu dá 82,4 cm....acho que devem ser quase da mesma altura, a diferença acho que deve ser mais na largura...uns 2 cm

Tjflorindo,

o meu dá 82,5 cm de altura mas ainda não medi a largura creio que seja quase a mesma também, quando medir posto aqui......tenho um amigo que colocou o mesmo pneu que o nosso no willys dele depois que viu o meu na trilha e usou a medida 265\75\16 e aparentemente ficou mais fino que o meu, não sei se é devido ao tamanho do willys ou sei pq mas olhando para eles parece que o meu é mais largo. Vou medir para tirar a dúvida.

fndpoli
13/01/2014, 12:11
coletor dimencionado bombando, usei os 2 silenciosos de opala 4cc, não senti perda na potencia, o ronco esta bonito e discreto, aconselho o uso do coletor dimencionado, até arrisco que o funcionamento do motor melhora, sinto mais potencia, mas como nao tive um coletor original inteiro nao sei como se comportaria. de qualquer forma esta tudo correndo bem. o coletor é da marca truck,creio que nao exista mais novos, mas se achar pode instalar com tranquilidade por que encaixa perfeito!

valeu

diegotmc
19/03/2014, 18:50
Originalmente, o Vitara tem 1 ou 2 abafadores?