Ver Versão Completa : Frontier na praia - Natal/RN
Kedson Pereira
09/03/2011, 08:33
Bom dia meus amigos.
Sou novo por aqui, tenho uma Frontier 2006, porém não tenho muita experiência com o fora de estrada, o máximo que peguei foi pequenas trilhas em fazendas (coisa simples). Como sempre gostei muito do fora de estrada estou me dedicando mais, só que quando fui realmente colocar o carro para andar (no fora de estrada) fui pego de surpresa. Estava nas dunas de Genipabu Natal/RN, quase enterro o meu carro, pensei que era mais fácil, porém é MUITO difícil, muito mesmo. Fiquei com algumas duvidas segue abaixo:
1 - Em qual situação usar a tração reduzida?
2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?
3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?
4 - Qual a calibragem correta dos pneus?
5 - Alguém aqui da minha cidade que ande nas praias?
Bom meus amigos acho que isso já vai ser uma luz, desde já muito agradecido a todos.
guilhermeabreu
09/03/2011, 09:46
Bom dia meus amigos.
Sou novo por aqui, tenho uma Frontier 2006, porém não tenho muita experiência com o fora de estrada, o máximo que peguei foi pequenas trilhas em fazendas (coisa simples). Como sempre gostei muito do fora de estrada estou me dedicando mais, só que quando fui realmente colocar o carro para andar (no fora de estrada) fui pego de surpresa. Estava nas dunas de Genipabu Natal/RN, quase enterro o meu carro, pensei que era mais fácil, porém é MUITO difícil, muito mesmo. Fiquei com algumas duvidas segue abaixo:
2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?
3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?
Bom meus amigos acho que isso já vai ser uma luz, desde já muito agradecido a todos.
KEDSON PEREIRA
1- Vc usa tração + reduzida , TODA VEZ QUE TIVER QUE FAZER FORÇA , ex: DUNAS com areia fofa , lamaçal com facão fundo com obstáculos , e outros com extrema dificuldade em transpor .
2- A tração com redução vc pode andar na velocidade que é nescessária para transpor os obstáculos , NA MAIORIA DAS VEZES EM BAIXA VELOCIDADE , caso tenha que usar uma velocidade mais alta como acima de 60 km/h , vc não nescessitaria de reduzida .
3- O segredo para subir dunas longas e íngremes , é ír de reduzida com o pé ATOLADO NO FUNDO DO ASSOALHO em 3ª marcha ou 2ª . Foi assim que conseguí subir a duna de IBITIPOCA , lembrando que poucos conseguiram subir , mas por falta de motor .
4- Em dunas vc deve sempre andar com uma libragem bem baixa de 8 a 14 libras , se tiver com pneu com camara até 4 libras pode usar .
5- Infelizmente não sou daí , mas já estive aí nesta maravilha de cidade .
Esta é minha opinião e experiencia , outros tb vão opinar e podem tb ter opiniões diferentes da minha .
Esta minha opinião foi muito simplificada e reduzida , existe uma variedade de situações que tem que usar outras medidas faladas por mim aqui , cada caso é um caso e para cada caso tem que uzar uma estratégia diferente da outra , mas só com o tempo e experiencia vc vai adquirindo e vendo os outros e analizando o que fizeram para sair de um enrosco para vc tomar a sua decisão de como fazer .
BOAS TRILHAS E DUNSA PRA VC .
ABRAÇO
TylerNTL
09/03/2011, 09:51
Em dunas. Se tiver amor a sua embreagem sempre.
Pode ir até o limite da viatura e utilizar a 5ª. A restrição seria seu bom senso em avaliar se está forçando demais o motor/embreagem/transmissão da mesma forma que faria sem a redução. E como o colega disse aí em cima, se vc estiver conseguindo andar rápido não está precisando da redução.
Os "segredos" são muitos: calibragem correta dos pneus, avaliar se sua viatura consegue subir, enfrentar o obstáculo de frente, manter o giro do motor alto em toda a subida (não trocar marchas) ...
Eu costumo usar 15 PSI.
Olá amigo, sou de Natal e a minha viatura é um pouco diferente da sua, mas vou falar do que costumo fazer.
Sempre que for passar e aréia muito flouxa. Na beira da praia quase sempre não é necessário, a vezes vc anda no 4x2 tranquilo.
A reduzida é como as outras relações de marcha sendo que voltada para baixa velocidade e muito torque, o limite de velocidade vc vai descobrir o do seu carro.
Vou falar o que eu faço, reduzida em 3ª marcha e pé embaixo mas sempre de olho no giro do motor.
Não sei qual pneu vc usa mas para as dunas eu utilizo em torno de 10Psi, já cheguei a andar com 5 mas foi uma extrema necessidade.
Bom, eu andava quando estava morando aí.
Espero ter ajudado.
Recomendo que leia este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26471
Tem muita informação concentrada sobre condução na areia.
Kedson Pereira
11/03/2011, 14:54
KEDSON PEREIRA
1- Vc usa tração + reduzida , TODA VEZ QUE TIVER QUE FAZER FORÇA , ex: DUNAS com areia fofa , lamaçal com facão fundo com obstáculos , e outros com extrema dificuldade em transpor .
2- A tração com redução vc pode andar na velocidade que é nescessária para transpor os obstáculos , NA MAIORIA DAS VEZES EM BAIXA VELOCIDADE , caso tenha que usar uma velocidade mais alta como acima de 60 km/h , vc não nescessitaria de reduzida .
3- O segredo para subir dunas longas e íngremes , é ír de reduzida com o pé ATOLADO NO FUNDO DO ASSOALHO em 3ª marcha ou 2ª . Foi assim que conseguí subir a duna de IBITIPOCA , lembrando que poucos conseguiram subir , mas por falta de motor .
4- Em dunas vc deve sempre andar com uma libragem bem baixa de 8 a 14 libras , se tiver com pneu com camara até 4 libras pode usar .
5- Infelizmente não sou daí , mas já estive aí nesta maravilha de cidade .
Esta é minha opinião e experiencia , outros tb vão opinar e podem tb ter opiniões diferentes da minha .
Esta minha opinião foi muito simplificada e reduzida , existe uma variedade de situações que tem que usar outras medidas faladas por mim aqui , cada caso é um caso e para cada caso tem que uzar uma estratégia diferente da outra , mas só com o tempo e experiencia vc vai adquirindo e vendo os outros e analizando o que fizeram para sair de um enrosco para vc tomar a sua decisão de como fazer .
BOAS TRILHAS E DUNSA PRA VC .
ABRAÇO
Muito obrigado e quando vinhar a minha cidade avise para colocarmos os carros para andar!
Kedson Pereira
11/03/2011, 14:55
Em dunas. Se tiver amor a sua embreagem sempre.
Pode ir até o limite da viatura e utilizar a 5ª. A restrição seria seu bom senso em avaliar se está forçando demais o motor/embreagem/transmissão da mesma forma que faria sem a redução. E como o colega disse aí em cima, se vc estiver conseguindo andar rápido não está precisando da redução.
Os "segredos" são muitos: calibragem correta dos pneus, avaliar se sua viatura consegue subir, enfrentar o obstáculo de frente, manter o giro do motor alto em toda a subida (não trocar marchas) ...
Eu costumo usar 15 PSI.
Amigão vc é da minha cidade? amanhã (11 de março) as 08:00h estou indo com mais alguns amigos de Natal a Touros pela praia, se tiver afim de ir ligue-me (84) 8835-0101
Kedson Pereira
11/03/2011, 14:56
Olá amigo, sou de Natal e a minha viatura é um pouco diferente da sua, mas vou falar do que costumo fazer.
Sempre que for passar e aréia muito flouxa. Na beira da praia quase sempre não é necessário, a vezes vc anda no 4x2 tranquilo.
A reduzida é como as outras relações de marcha sendo que voltada para baixa velocidade e muito torque, o limite de velocidade vc vai descobrir o do seu carro.
Vou falar o que eu faço, reduzida em 3ª marcha e pé embaixo mas sempre de olho no giro do motor.
Não sei qual pneu vc usa mas para as dunas eu utilizo em torno de 10Psi, já cheguei a andar com 5 mas foi uma extrema necessidade.
Bom, eu andava quando estava morando aí.
Espero ter ajudado.
Obrigado amigo pela resposta. Me ajudou muito!!!
guilhermeabreu
13/03/2011, 19:42
Muito obrigado e quando vinhar a minha cidade avise para colocarmos os carros para andar!
KEDSON PEREIRA
Beleza , qdo estiver por aí de novo dou um toque pra vc .
ABRAÇO
Kedson Pereira
20/03/2011, 07:14
Pessoal navegando na net a procura de respostas para minha duvida, achei uma que é perfeita e cheia de dicas, então resolvi compartilhar com vocês;
A travessia de dunas é considerada um dos desafios mais radicais do mundo off-road. E se não puder evitar a abordagem através de um caminho alternativo, é bom que conheça muito bem seu veículo e suas reações. Treine as técnicas de condução 4x4 antes de sair de casa, estude a região ou contrate um guia, evite fazer o percurso sozinho.
http://www.armazem4x4.com.br/media/upload/image/LRdunas-02.jpg
Evite incursões solitárias em desertos e trilhas.
Viagens em grupo são mais seguras (foto: Técnica 4x4)
Se você tiver que enfrentar regiões com dunas, deverá ter pneus adequados para o terreno. Antes de transpor uma duna procure rastros de pneus que indiquem a passagem de algum outro veículo, pois com certeza você terá como referência o trajeto que o outro motorista fez para seguir adiante. Escolha o ponto onde a subida é menos inclinada. Engate asrodas-livres (http://www.armazem4x4.com.br/roda-livre-avm.html), a tração 4x4 e se tiver o blocante (http://www.armazem4x4.com.br/blocantes.html) não esqueça de acioná-lo também. Para subir você só tem uma alternativa, pisar com tudo o que tiver direito e seguir duna acima. A aceleração no início da subida é fundamental, portanto, pegue distância e inicie em segunda marcha acelerando e tomando impulso até a última marcha possível, chegue no início da subida com toda velo-cidade que conseguir.
http://www.armazem4x4.com.br/media/upload/image/LRdunas-01.jpg
Subida de duna em Natal-RN. Engate, até a última marcha reduzida
Possível, e entre com determinação. (foto:Técnica 4x4)
Durante a “escalada” o 4x4 irá perdendo força, e você deverá compensá-la colocando marchas menores até terminar a subida. A mudança de marchas deve ser rápida para não haver perda de impulso. Ponto para a caixa automática, que fará isto sem a intervenção do motorista. Se ao subir você sentir que os pneus começam a patinar, gire o volante para os lados segurando-o com firmeza, isto auxiliará os pneus a tracionarem o veículo para frente. Não esqueça de manter o veículo sempre em linha reta com o topo da duna.
Quando estiver quase no final da subida, reduza a velocidade até parar lá em cima e evite o uso do freio. Avalie a pé o terreno que lhe aguarda do outro lado, pode ser que a descida exiga outro ângulo de abordagem e você precisará estudar o caminho a seguir.
Feita a inspeção, escolha a marcha de acordo com o comprimento da descida. Use primeira reduzida para uma descida curta e acelere se sentir que o veículo vai sair de lado, mantenha o controle da direção a ser seguida. Para descidas longas e fortemente inclinadas, com areia solta, a frente do veículo poderá se enterrar na areia, o que exigirá mais flutuação e conseqüentemente mais velocidade. Neste caso engrene a segunda ou terceria marcha reduzida.
Para caixas automáticas use a segunda ou terceira reduzida, segure o veículo com o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador para evitar que as rodas travem.
http://www.armazem4x4.com.br/media/upload/image/LRdunas-04.jpg
Escolha a marcha adequada para manter o veículo com tração contínua. A primeira marcha reduzida nem sempre é a solução ideal para descer em dunas, experimente a segunda ou terceira.
(foto: Técnica 4x4)
Se após a subida da primeira duna você se deparar com uma seqüência delas, comece a embalar o veículo já no final da primeira descida. Evite perder este embalo, para não com¬plicar a subida da próxima duna. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias.
http://www.armazem4x4.com.br/media/upload/image/LRdunas-05.jpg
Descendo dunas, usando trilhas diferentes. (foto: Troller (http://www.armazem4x4.com.br/acessorios-por-veiculo.html?cat=258)Veículos - Brasil)
Escolha a travessia da região com dunas pelo período da manhã, o sereno pode ajudar a compactar a areia. Ou após uma chuva, se for em regiões onde o clima permite. Uma coisa é certa: andar em areia não é nada fácil para nossos valentes 4x4!
FONTE: http://www.armazem4x4.com.br/blog/areiadunas
TylerNTL
20/03/2011, 08:13
Faltou uma dica que é +- padrão aqui pelo NE e complementa o seguir o rastro de outras viaturas. Os pontos para subir da praia para as dunas quando não explícitos (rastros fortes, placas, pissarro quase até a beira-mar, etc) são marcados. Depois de perder a subida certa algumas vezes você fica com o olho treinado e começa a ver essas "placas". É bem sutil mas é só desconfiar de troncos, tábuas, etc que não estariam ali naturalmente.
PS:
Tudo bem que é para isso que servem os guias, mas sou muito orgulhoso e prefiro me perder 6x a pagar um guia.