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  • #1
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    Frontier na praia - Natal/RN




    Bom dia meus amigos.

    Sou novo por aqui, tenho uma Frontier 2006, porém não tenho muita experiência com o fora de estrada, o máximo que peguei foi pequenas trilhas em fazendas (coisa simples). Como sempre gostei muito do fora de estrada estou me dedicando mais, só que quando fui realmente colocar o carro para andar (no fora de estrada) fui pego de surpresa. Estava nas dunas de Genipabu Natal/RN, quase enterro o meu carro, pensei que era mais fácil, porém é MUITO difícil, muito mesmo. Fiquei com algumas duvidas segue abaixo:

    1 - Em qual situação usar a tração reduzida?

    2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?

    3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?

    4 - Qual a calibragem correta dos pneus?

    5 - Alguém aqui da minha cidade que ande nas praias?


    Bom meus amigos acho que isso já vai ser uma luz, desde já muito agradecido a todos.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Kedson Pereira Ver Post
    Bom dia meus amigos.

    Sou novo por aqui, tenho uma Frontier 2006, porém não tenho muita experiência com o fora de estrada, o máximo que peguei foi pequenas trilhas em fazendas (coisa simples). Como sempre gostei muito do fora de estrada estou me dedicando mais, só que quando fui realmente colocar o carro para andar (no fora de estrada) fui pego de surpresa. Estava nas dunas de Genipabu Natal/RN, quase enterro o meu carro, pensei que era mais fácil, porém é MUITO difícil, muito mesmo. Fiquei com algumas duvidas segue abaixo:

    1 - Em qual situação usar a tração reduzida?

    2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?

    3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?

    4 - Qual a calibragem correta dos pneus?

    5 - Alguém aqui da minha cidade que ande nas praias?


    Bom meus amigos acho que isso já vai ser uma luz, desde já muito agradecido a todos.
    KEDSON PEREIRA

    1- Vc usa tração + reduzida , TODA VEZ QUE TIVER QUE FAZER FORÇA , ex: DUNAS com areia fofa , lamaçal com facão fundo com obstáculos , e outros com extrema dificuldade em transpor .

    2- A tração com redução vc pode andar na velocidade que é nescessária para transpor os obstáculos , NA MAIORIA DAS VEZES EM BAIXA VELOCIDADE , caso tenha que usar uma velocidade mais alta como acima de 60 km/h , vc não nescessitaria de reduzida .

    3- O segredo para subir dunas longas e íngremes , é ír de reduzida com o pé ATOLADO NO FUNDO DO ASSOALHO em 3ª marcha ou 2ª . Foi assim que conseguí subir a duna de IBITIPOCA , lembrando que poucos conseguiram subir , mas por falta de motor .

    4- Em dunas vc deve sempre andar com uma libragem bem baixa de 8 a 14 libras , se tiver com pneu com camara até 4 libras pode usar .

    5- Infelizmente não sou daí , mas já estive aí nesta maravilha de cidade .

    Esta é minha opinião e experiencia , outros tb vão opinar e podem tb ter opiniões diferentes da minha .

    Esta minha opinião foi muito simplificada e reduzida , existe uma variedade de situações que tem que usar outras medidas faladas por mim aqui , cada caso é um caso e para cada caso tem que uzar uma estratégia diferente da outra , mas só com o tempo e experiencia vc vai adquirindo e vendo os outros e analizando o que fizeram para sair de um enrosco para vc tomar a sua decisão de como fazer .

    BOAS TRILHAS E DUNSA PRA VC .

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

  • #3
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    1 - Em qual situação usar a tração reduzida?
    Em dunas. Se tiver amor a sua embreagem sempre.

    2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?
    Pode ir até o limite da viatura e utilizar a 5ª. A restrição seria seu bom senso em avaliar se está forçando demais o motor/embreagem/transmissão da mesma forma que faria sem a redução. E como o colega disse aí em cima, se vc estiver conseguindo andar rápido não está precisando da redução.

    3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?
    Os "segredos" são muitos: calibragem correta dos pneus, avaliar se sua viatura consegue subir, enfrentar o obstáculo de frente, manter o giro do motor alto em toda a subida (não trocar marchas) ...


    4 - Qual a calibragem correta dos pneus?
    Eu costumo usar 15 PSI.

  • #4
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    Olá amigo, sou de Natal e a minha viatura é um pouco diferente da sua, mas vou falar do que costumo fazer.

    1 - Em qual situação usar a tração reduzida?

    Sempre que for passar e aréia muito flouxa. Na beira da praia quase sempre não é necessário, a vezes vc anda no 4x2 tranquilo.

    2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?

    A reduzida é como as outras relações de marcha sendo que voltada para baixa velocidade e muito torque, o limite de velocidade vc vai descobrir o do seu carro.

    3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?

    Vou falar o que eu faço, reduzida em 3ª marcha e pé embaixo mas sempre de olho no giro do motor.

    4 - Qual a calibragem correta dos pneus?

    Não sei qual pneu vc usa mas para as dunas eu utilizo em torno de 10Psi, já cheguei a andar com 5 mas foi uma extrema necessidade.

    5 - Alguém aqui da minha cidade que ande nas praias?

    Bom, eu andava quando estava morando aí.


    Espero ter ajudado.
    Chip de Potência para seu Veículo, Camionete ou Caminhão é na CHIPBRAS FORTALEZA
    chipbrasfortaleza@gmail.com
    www.facebook.com/chipbrasfortaleza

  • #5
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    Recomendo que leia este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26471

    Tem muita informação concentrada sobre condução na areia.
    Grand Vitara 2.0 16v Mecânico

  • #6
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    KEDSON PEREIRA

    1- Vc usa tração + reduzida , TODA VEZ QUE TIVER QUE FAZER FORÇA , ex: DUNAS com areia fofa , lamaçal com facão fundo com obstáculos , e outros com extrema dificuldade em transpor .

    2- A tração com redução vc pode andar na velocidade que é nescessária para transpor os obstáculos , NA MAIORIA DAS VEZES EM BAIXA VELOCIDADE , caso tenha que usar uma velocidade mais alta como acima de 60 km/h , vc não nescessitaria de reduzida .

    3- O segredo para subir dunas longas e íngremes , é ír de reduzida com o pé ATOLADO NO FUNDO DO ASSOALHO em 3ª marcha ou 2ª . Foi assim que conseguí subir a duna de IBITIPOCA , lembrando que poucos conseguiram subir , mas por falta de motor .

    4- Em dunas vc deve sempre andar com uma libragem bem baixa de 8 a 14 libras , se tiver com pneu com camara até 4 libras pode usar .

    5- Infelizmente não sou daí , mas já estive aí nesta maravilha de cidade .

    Esta é minha opinião e experiencia , outros tb vão opinar e podem tb ter opiniões diferentes da minha .

    Esta minha opinião foi muito simplificada e reduzida , existe uma variedade de situações que tem que usar outras medidas faladas por mim aqui , cada caso é um caso e para cada caso tem que uzar uma estratégia diferente da outra , mas só com o tempo e experiencia vc vai adquirindo e vendo os outros e analizando o que fizeram para sair de um enrosco para vc tomar a sua decisão de como fazer .

    BOAS TRILHAS E DUNSA PRA VC .

    ABRAÇO
    Muito obrigado e quando vinhar a minha cidade avise para colocarmos os carros para andar!

  • #7
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Em dunas. Se tiver amor a sua embreagem sempre.


    Pode ir até o limite da viatura e utilizar a 5ª. A restrição seria seu bom senso em avaliar se está forçando demais o motor/embreagem/transmissão da mesma forma que faria sem a redução. E como o colega disse aí em cima, se vc estiver conseguindo andar rápido não está precisando da redução.


    Os "segredos" são muitos: calibragem correta dos pneus, avaliar se sua viatura consegue subir, enfrentar o obstáculo de frente, manter o giro do motor alto em toda a subida (não trocar marchas) ...



    Eu costumo usar 15 PSI.
    Amigão vc é da minha cidade? amanhã (11 de março) as 08:00h estou indo com mais alguns amigos de Natal a Touros pela praia, se tiver afim de ir ligue-me (84) 8835-0101

  • #8
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    Citação Postado originalmente por BTMEC Ver Post
    Olá amigo, sou de Natal e a minha viatura é um pouco diferente da sua, mas vou falar do que costumo fazer.

    1 - Em qual situação usar a tração reduzida?

    Sempre que for passar e aréia muito flouxa. Na beira da praia quase sempre não é necessário, a vezes vc anda no 4x2 tranquilo.

    2 - Na tração reduzida posso ir até que macha e qual velocidade máxima (recomendada) ?

    A reduzida é como as outras relações de marcha sendo que voltada para baixa velocidade e muito torque, o limite de velocidade vc vai descobrir o do seu carro.

    3 - O segredo para subir um morro (dunas) é pegar distancia e empurrar o pé (alta velocidade)?

    Vou falar o que eu faço, reduzida em 3ª marcha e pé embaixo mas sempre de olho no giro do motor.

    4 - Qual a calibragem correta dos pneus?

    Não sei qual pneu vc usa mas para as dunas eu utilizo em torno de 10Psi, já cheguei a andar com 5 mas foi uma extrema necessidade.

    5 - Alguém aqui da minha cidade que ande nas praias?

    Bom, eu andava quando estava morando aí.


    Espero ter ajudado.
    Obrigado amigo pela resposta. Me ajudou muito!!!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Kedson Pereira Ver Post
    Muito obrigado e quando vinhar a minha cidade avise para colocarmos os carros para andar!
    KEDSON PEREIRA

    Beleza , qdo estiver por aí de novo dou um toque pra vc .

    ABRAÇO

  • #10
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    Rsposta perfeita

    Pessoal navegando na net a procura de respostas para minha duvida, achei uma que é perfeita e cheia de dicas, então resolvi compartilhar com vocês;

    A travessia de dunas é considerada um dos desafios mais radicais do mundo off-road. E se não puder evitar a abordagem através de um caminho alternativo, é bom que conheça muito bem seu veículo e suas reações. Treine as técnicas de condução 4x4 antes de sair de casa, estude a região ou contrate um guia, evite fazer o percurso sozinho.


    Evite incursões solitárias em desertos e trilhas.
    Viagens em grupo são mais seguras (foto: Técnica 4x4)

    Se você tiver que enfrentar regiões com dunas, deverá ter pneus adequados para o terreno. Antes de transpor uma duna procure rastros de pneus que indiquem a passagem de algum outro veículo, pois com certeza você terá como referência o trajeto que o outro motorista fez para seguir adiante. Escolha o ponto onde a subida é menos inclinada. Engate asrodas-livres, a tração 4x4 e se tiver o blocante não esqueça de acioná-lo também. Para subir você só tem uma alternativa, pisar com tudo o que tiver direito e seguir duna acima. A aceleração no início da subida é fundamental, portanto, pegue distância e inicie em segunda marcha acelerando e tomando impulso até a última marcha possível, chegue no início da subida com toda velo-cidade que conseguir.



    Subida de duna em Natal-RN. Engate, até a última marcha reduzida
    Possível, e entre com determinação. (foto:Técnica 4x4)

    Durante a “escalada” o 4x4 irá perdendo força, e você deverá compensá-la colocando marchas menores até terminar a subida. A mudança de marchas deve ser rápida para não haver perda de impulso. Ponto para a caixa automática, que fará isto sem a intervenção do motorista. Se ao subir você sentir que os pneus começam a patinar, gire o volante para os lados segurando-o com firmeza, isto auxiliará os pneus a tracionarem o veículo para frente. Não esqueça de manter o veículo sempre em linha reta com o topo da duna.
    Quando estiver quase no final da subida, reduza a velocidade até parar lá em cima e evite o uso do freio. Avalie a pé o terreno que lhe aguarda do outro lado, pode ser que a descida exiga outro ângulo de abordagem e você precisará estudar o caminho a seguir.
    Feita a inspeção, escolha a marcha de acordo com o comprimento da descida. Use primeira reduzida para uma descida curta e acelere se sentir que o veículo vai sair de lado, mantenha o controle da direção a ser seguida. Para descidas longas e fortemente inclinadas, com areia solta, a frente do veículo poderá se enterrar na areia, o que exigirá mais flutuação e conseqüentemente mais velocidade. Neste caso engrene a segunda ou terceria marcha reduzida.
    Para caixas automáticas use a segunda ou terceira reduzida, segure o veículo com o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador para evitar que as rodas travem.



    Escolha a marcha adequada para manter o veículo com tração contínua. A primeira marcha reduzida nem sempre é a solução ideal para descer em dunas, experimente a segunda ou terceira.
    (foto: Técnica 4x4)

    Se após a subida da primeira duna você se deparar com uma seqüência delas, comece a embalar o veículo já no final da primeira descida. Evite perder este embalo, para não com¬plicar a subida da próxima duna. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias.


    Descendo dunas, usando trilhas diferentes. (foto: Troller Veículos - Brasil)

    Escolha a travessia da região com dunas pelo período da manhã, o sereno pode ajudar a compactar a areia. Ou após uma chuva, se for em regiões onde o clima permite. Uma coisa é certa: andar em areia não é nada fácil para nossos valentes 4x4!


    FONTE: http://www.armazem4x4.com.br/blog/areiadunas

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Faltou uma dica que é +- padrão aqui pelo NE e complementa o seguir o rastro de outras viaturas. Os pontos para subir da praia para as dunas quando não explícitos (rastros fortes, placas, pissarro quase até a beira-mar, etc) são marcados. Depois de perder a subida certa algumas vezes você fica com o olho treinado e começa a ver essas "placas". É bem sutil mas é só desconfiar de troncos, tábuas, etc que não estariam ali naturalmente.

    PS:
    Tudo bem que é para isso que servem os guias, mas sou muito orgulhoso e prefiro me perder 6x a pagar um guia.
    4X4 Brasil

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