Pessoal navegando na net a procura de respostas para minha duvida, achei uma que é perfeita e cheia de dicas, então resolvi compartilhar com vocês;
A travessia de dunas é considerada um dos desafios mais radicais do mundo off-road. E se não puder evitar a abordagem através de um caminho alternativo, é bom que conheça muito bem seu veículo e suas reações. Treine as técnicas de condução 4x4 antes de sair de casa, estude a região ou contrate um guia, evite fazer o percurso sozinho.

Evite incursões solitárias em desertos e trilhas.
Viagens em grupo são mais seguras (foto: Técnica 4x4)
Se você tiver que enfrentar regiões com dunas, deverá ter pneus adequados para o terreno. Antes de transpor uma duna procure rastros de pneus que indiquem a passagem de algum outro veículo, pois com certeza você terá como referência o trajeto que o outro motorista fez para seguir adiante. Escolha o ponto onde a subida é menos inclinada. Engate asrodas-livres, a tração 4x4 e se tiver o blocante não esqueça de acioná-lo também. Para subir você só tem uma alternativa, pisar com tudo o que tiver direito e seguir duna acima. A aceleração no início da subida é fundamental, portanto, pegue distância e inicie em segunda marcha acelerando e tomando impulso até a última marcha possível, chegue no início da subida com toda velo-cidade que conseguir.

Subida de duna em Natal-RN. Engate, até a última marcha reduzida
Possível, e entre com determinação. (foto:Técnica 4x4)
Durante a “escalada” o 4x4 irá perdendo força, e você deverá compensá-la colocando marchas menores até terminar a subida. A mudança de marchas deve ser rápida para não haver perda de impulso. Ponto para a caixa automática, que fará isto sem a intervenção do motorista. Se ao subir você sentir que os pneus começam a patinar, gire o volante para os lados segurando-o com firmeza, isto auxiliará os pneus a tracionarem o veículo para frente. Não esqueça de manter o veículo sempre em linha reta com o topo da duna.
Quando estiver quase no final da subida, reduza a velocidade até parar lá em cima e evite o uso do freio. Avalie a pé o terreno que lhe aguarda do outro lado, pode ser que a descida exiga outro ângulo de abordagem e você precisará estudar o caminho a seguir.
Feita a inspeção, escolha a marcha de acordo com o comprimento da descida. Use primeira reduzida para uma descida curta e acelere se sentir que o veículo vai sair de lado, mantenha o controle da direção a ser seguida. Para descidas longas e fortemente inclinadas, com areia solta, a frente do veículo poderá se enterrar na areia, o que exigirá mais flutuação e conseqüentemente mais velocidade. Neste caso engrene a segunda ou terceria marcha reduzida.
Para caixas automáticas use a segunda ou terceira reduzida, segure o veículo com o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador para evitar que as rodas travem.

Escolha a marcha adequada para manter o veículo com tração contínua. A primeira marcha reduzida nem sempre é a solução ideal para descer em dunas, experimente a segunda ou terceira.
(foto: Técnica 4x4)
Se após a subida da primeira duna você se deparar com uma seqüência delas, comece a embalar o veículo já no final da primeira descida. Evite perder este embalo, para não com¬plicar a subida da próxima duna. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias.

Descendo dunas, usando trilhas diferentes. (foto:
Troller Veículos - Brasil)
Escolha a travessia da região com dunas pelo período da manhã, o sereno pode ajudar a compactar a areia. Ou após uma chuva, se for em regiões onde o clima permite. Uma coisa é certa: andar em areia não é nada fácil para nossos valentes 4x4!
FONTE: http://www.armazem4x4.com.br/blog/areiadunas