Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 2.5 4x4, e boa?

cdagouveia
06/03/2011, 09:35
Pessoal, ja tive uma S10 MWM 2.8 4x2 ano 2000, que era um espetaculo de motor. Agora apareceu uma Ranger 2.5 4x4 ano 2000. Muitas pessoas me falaram que esse motor nao e bom e que da muita manutencao. Nao uso o carro no pesado, e pra ir pro sitio no fim de semana. O que vcs podem me dizer a respeito? Aperentemente ao testa-la nao percebi nenhum problema, e de lata esta muito bonita. Se puderem me ajudar agradeco.

Imperador!
06/03/2011, 10:24
Alguns tópicos no fórum são mais que suficientes para dirimir sua dúvida.
Adianto que o 2.5 é um baita motor (se bem cuidado) e com manutenção com preço de carro popular na maioria das peças.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65197&highlight=ranger

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59751&highlight=389.000

Tem outros tópicos... além de um que fizeram exatamente a mesma pergunta, mas não pude localizá-lo.

Edintruder
06/03/2011, 10:45
Pesa apenas a questão da venda futura, pois está ficando ruim de vender picapes com esse motor devido à uma fama duvidosa gerada por pessoas duvidosas...
Pouca manutenção, muito durável e oferece excelente dirigibilidade. Muito superior em condução que o MWM 2.8.
Mas é a questão da futura venda que pesa mais.

FARAUJO70
06/03/2011, 11:29
oi edintruder, eu estou com uma ranger 2001/01 4x4 a 06 meses, ate agora, so tive gasto com troca de oleo e filtro e um pneu que rasquei lt255/75 15 ranger 4x4 xlt. Tenho que fazer umas manutençao esta vazando oleo da caixa da direçao,e trocar a correi dentada, so depois do carnaval.

cdagouveia
06/03/2011, 17:36
Realmente, as pessoas que me passaram essa informacao nao sao chegadas em manutencao. Meu receio e dessa pickup ter o mesmo historico e estar apenas maquiada pra venda, ela esta numa garagem, nao e de particular.
Um mecanico com experiencia consegue me dar uma informacao confiavel do estado dela sem ter que desmontar?

eduardo1968
06/03/2011, 17:46
Se a ranger 2.5 pegar 160 Km/h na estrada, o motor está bom. Caso contrário, tem alguma coisa pra fazer ou no motor ou na BI.:pipoca:

Matagato
08/03/2011, 16:59
Se a ranger 2.5 pegar 160 Km/h na estrada, o motor está bom. Caso contrário, tem alguma coisa pra fazer ou no motor ou na BI.:pipoca:

Cara, isso é motor a diesel, se ficar andando a essa velocidade, vai acabar com ele.

A velocidade final é muito relativa, esse motores tem vária possibilidades de regulagens.

Aumento de débito da Bi, aumento da pressão do turbo, e varias outras modificações.

Eu tenho uma 2.8 que considero que anda muito bem, tem final de 170,00, mas testei isso só uma vez.

Não aconselho a andar mais que 140,00 com uma 2.5, daí que vem os relatos que os motores maxion não são bons.

FARAUJO70
08/03/2011, 18:02
oi se puder, qual o preço da ranger

FARAUJO70
08/03/2011, 18:11
E ai eduardo, tudo bem, você colocou mesmo 160 km, na 2.5? agora a estrada ai deve ser um tapete, eu cheguei nisto com um MAREIA 2.0 estava Recife/Garamhus tem um retão eu 120kms chega um GOLF cola e joga para o lado, minha esposa estava dormindo dei uma pisadinha no acelerador, so vi o GOLF pelo retrovisor.

Imperador!
08/03/2011, 19:11
Cara, isso é motor a diesel, se ficar andando a essa velocidade, vai acabar com ele.

A velocidade final é muito relativa, esse motores tem vária possibilidades de regulagens.

Aumento de débito da Bi, aumento da pressão do turbo, e varias outras modificações.

Eu tenho uma 2.8 que considero que anda muito bem, tem final de 170,00, mas testei isso só uma vez.

Não aconselho a andar mais que 140,00 com uma 2.5, daí que vem os relatos que os motores maxion não são bons.

Cara todo mundo aqui do fórum sabe que não se deve andar acima de 140 em picapes. Mas anda quem quer.
O método da velocidade final é um bom aspecto para saber qual o estado geral do motor (isso se ele estiver nas condições originais).

O 2.5 me disseram que deve alcançar os 150km/h fácil, se a mecânica estiver em dia.

Os ajustes de BI realmente favorecem o desempenho, mas os ajustes de turbina não, pois ou perde-se torque em baixas acelerações (e melhora velociade final) ou ganha-se muita força em baixa aceleração (e prejudica velocidade final).

Edintruder
08/03/2011, 19:59
Realmente, se o 2.5 não der mais de 150 tem coisa ruim na BI ou bicos pra fazer. Se bater os 160 é porque está muito boa. Qualquer ajuste mal feito a Ranger não chegará nos 160..
para o motor 2.8 ela tem que ir nos 170 sem problemas pra considerar boa.

jrbittar
10/03/2011, 19:16
Amigo o que faz o carro bom é o cuidado do dono.
Da picape que vc tinha para esta vc vai sentir demais a potencia da 2.8 para 2.5 eu tenho as duas só que s-10.Algumas dicas.
1.Não corra muito na estrada com sua diesel, o movimento do pistão diesel é muito grande então imagina a força cinética criada mantenha o normal 100 110km por ai, sem contar que caminhonete é carro de força de trabalho continuo, quem quer correr fica no alcool mesmo.
2. Se for turbo sempre que ligar espere alguns minutos antes de aumentar a rotação do motor, se for parar espere tb para desligar o motor, nunca acelere antes de desligar.
3.Se o oléo for para 10mil km troque com 6mil a trubina agradece.
4.Não fique muito tempo parado com motor ligado, a baixa pressão de óleo pode fazer o mesmo vazar no eixo da turbina lubrificando-a pouco riscando o mancal.
Valeu parceiro, a minha 2.5 s-10 esta com 200mil e nem fuma ainda.

abraço

frio
10/03/2011, 22:10
Da picape que vc tinha para esta vc vai sentir demais a potencia da 2.8 para 2.5 eu tenho as duas só que s-10.Algumas dicas.
1.Não corra muito na estrada com sua diesel, o movimento do pistão diesel é muito grande então imagina a força cinética criada mantenha o normal 100 110km por ai, sem contar que caminhonete é carro de força de trabalho continuo, quem quer correr fica no alcool mesmo.
2. Se for turbo sempre que ligar espere alguns minutos antes de aumentar a rotação do motor, se for parar espere tb para desligar o motor, nunca acelere antes de desligar.
4.Não fique muito tempo parado com motor ligado, a baixa pressão de óleo pode fazer o mesmo vazar no eixo da turbina lubrificando-a pouco riscando o mancal.

abraço

já tinha ouvido que esse motor pode ficar ligado por horas a fio parado sem problemas... Tenho um HSD euro2 e a pressão do oleo fica sempre em 1.1, 1.2 bar, por ficar as vezes com o motor por tempo ligado troco o oleo com 8mk

o item 2 já me protegi porque tenho preguiça e ODEIO ter que explicar pra todo mundo que pergunta pq nao saio do carro assim que chego, instalei um turbo timer... :lol:

eduardo1968
10/03/2011, 22:49

abraço

DA S10 2.5 PARA 2.8 TEM UMA DIFERENÇA DE APROXIMADAMENTE 40 HP, PORÉM DA RANGER 2.5 PRA 2.8 SÃO UNS 20 HP, NÃO SÃO EQUIVALENTES AS DIFERENÇAS. ESSE TIPO DE CONFUSÃO SEMPRE FOI A GRANDE INJÚRIA CONTRA AS RANGERS 2.5, POIS QUEM GENERALIZA ESSA DIFERENÇAS ACHA QUE UMA RANGER 2.5 É A MESMA M. QUE A S10 2.5 EM RELAÇÃO ÀS 2.8.

O QUE O CAMARADA QUER SABER É COMO SE AVALIA UM MOTOR HSD 2.5 EIRO I ou II PARA UMA EVENTUAL COMPRA DA RANGER. NA PRÁTICA É ISSO MESMO, DÁ UM ROLÉ NUMA RODOVIA SEM MOVIMENTO, ASFALTO BOM, NO PLANO, E DÁ UMA ESTICADA ATÉ OS 4000 RPM NA 5ª MARCHA, SE NÃO CHEGAR AOS 150 KM/H NÃO É BOM SINAL, TEM COISA PRA FAZER, É SIMPLES ESSE TESTE E SE FEITO COM OS DEVIDOS CUIDADOS, FAZ EM MENOS DE 3 MINUTOS E É RELATIVAMENTE SEGURO.

ABS

EDUARDO

Walter L. L. Casitta
10/03/2011, 23:13
S10 não serve de referência pra Ranger. Os motores 2.5 da Ranger são bem mais evoluídos que os 2.5 da S10. Como disse o eduardo1968, o 2.5 da Ranger leva a má fama que o 2.5 da S10 criou no mercado...

FARAUJO70
11/03/2011, 09:45
Oi se você puder informar qual o preço de Ranger.

cdagouveia
12/03/2011, 20:57
Faraujo070, esta pedindo 25 mil. Mas eu acho que como nao vou conseguir levantar o historico dela nao vou comprar. Tem muita gente que so faz uma meia sola no motor e repassa pra estourar na mao de outro, Esse e o meu receio. Porque eu iria usar so no fim de semana e sem exigir muito

cdagouveia
12/03/2011, 21:08
Obrigado pelo esclarecimento Eduardo. Eu realmente achava que eram iguais os motores 2.5 da S10 e da Ranger. Realmente os maus comentarios que escutei eram em relacao a S10, por isso estranhei que quando andei na ranger achei que era um 2.8 pois tem uma puchada bem parecida com a S10 2.8 que eu tinha. Meu receio e de terem feito so uma meia sola e de estourar na minha mao.
Obrigado
Leonardo

cdagouveia
15/03/2011, 20:57
Pessoal, hoje estava passando pela garagem onde esta a pick up e fui dar uma olhada. Tinha um papelao debaixo, de tanto oleo que esta vazando do motor. Mesmo sem saber nada de mecanica da pra imaginar que a coisa nao esta boa. Alguem sabe me dizer quanto se gasta se tiver que mexer MUITO no motor? Com mais esta constatacao, provavelmente nao vai dar negocio.
Grande abraco a todos

NGDaniel
15/03/2011, 21:14
Vazamento, por si só, nao condena nada.. pode ser uma mera junta em que o gasto maior é com mao de obra..

agora, acredito que se a coisa estiver feia a retifica desse motor nao é lá tão caro assim não..

eduardo1968
15/03/2011, 23:07
Pessoal, hoje estava passando pela garagem onde esta a pick up e fui dar uma olhada. Tinha um papelao debaixo, de tanto oleo que esta vazando do motor. Mesmo sem saber nada de mecanica da pra imaginar que a coisa nao esta boa. Alguem sabe me dizer quanto se gasta se tiver que mexer MUITO no motor? Com mais esta constatacao, provavelmente nao vai dar negocio.
Grande abraco a todos

Vazamento é uma coisa chata, mas não dá o diagnóstico preciso da saúde do motor. Como disse o NGDaniel, pode ser somente um retentor que se foi...Se for comprar a viatura, exija no mínimo, que esteja sem vazamentos:discordo:

Abs

Eduardo

Edintruder
15/03/2011, 23:20
Motor diesel que não vaza óleo não é motor diesel! ahahah!
Fala sério, isso é coisa do passado, pois a minha Ranger vazava óleo no retentor dianteiro do virabrequim, e o MWM da F1000 é sequinho por fora.

O vazamento de óleo pode ser uma simples mangueira ressecada como na pior das hipóteses pode ser o retentor traseiro do virabrequim gasto. Na minha ex ranger, tive um vazamento no retentor do alternador, que botava óleo fora pra dedéu.
Olha direitinho de onde vem o vazamento e pede pra baixar uns 500,00 do valor, que deve ser mais ou menos o custo máximo desse reparo se for retentor traseiro.

eduardo1968
16/03/2011, 23:42
Vazamento no retentor do alternador da ranger, vc vai gastar R$ 40,00 de mdo pra tirar, trocar o retentor e recolocar o alternador e mais R$ 30,00 pelo retentor novo. A minha ranger também teve esse vazamento e gastei isso há 1 ano atrás.

duardobruno
17/03/2011, 09:40
Motor diesel que não vaza óleo não é motor diesel! ahahah!
Fala sério, isso é coisa do passado,

Concordo!!! A minha não pinga uma gota se quer. Depois que fiz o motor, a garagem nunca mais ficou suja de óleo.

Corpaulo
17/03/2011, 10:20
Vazamento no retentor do alternador da ranger, vc vai gastar R$ 40,00 de mdo pra tirar, trocar o retentor e recolocar o alternador e mais R$ 30,00 pelo retentor novo. A minha ranger também teve esse vazamento e gastei isso há 1 ano atrás.
Há dois anos comprei o meu primeiro caro 4x4 diesel, uma ranger 1999 argentina, não sei se a km é original estava na época com 92.000, hoje está com 130.000, já fiz diversas trilhas e passeios longos. Tomei um susto qdo a pickup estava super acendo em velocidades altas, levei a vários mecânicos e o diagnóstico era bloco do motor rachado, os mechanicos, (pensei que eram mecânicos) cometeram erros lastimáveis pois o defeito era em dos estágios do radiador. Foi qdo todos malaram que o motor era uma porcaria, falavam horrores do Maxion, pois bem rodo cerca de 300 km por dia cas trabalho e ainda faço trilhas (até radicais) e gosto muito dessa ranger, algumas manutenções já faço em casa, no caso do vazamento da bomba de vácuo gastei 5,00 o preço do retentor novo.
Quase não escrevo aqui no forum uso-o muito para aprender é aqui que tirei muitas dúvidas.
Um grande abraço a todos do forum.