Ver Versão Completa : Barulho no motor da SW4
feitosac
06/03/2011, 00:41
Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
Obrigado pela ajuda.
Abraços.:concordo:
Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
Obrigado pela ajuda.
Pela quilometragem e tipo de carro, não é problema do motor propriamente dito.
Todavia, seria o caso de verificar pressão do óleo e filtro, para ver se não há perda de capacidade de lubrificação.
E boa sorte!:concordo:
feitosac
07/03/2011, 11:27
Obrigado Glaicon, óleo e filtro foram trocados tem 200km, sao novos , a lampada do painel apaga normalmente, só notei que o óleo esta um pouco acima do máximo talvez 1/2 litro, não sei se pode ser isso ????
Abraços,
Leia o texto abaixo:
Nível de óleo do motor acima do recomendado
O problema que se tem é um só: excesso na pressão de óleo. O sistema de lubrificação é dimensionado para uma certa quantidade média de óleo, de modo que o óleo seja bombeado e retorne dentro de um certo tempo. Mas a bomba de óleo tem uma capacidade de recalque maior que essa velocidade de aspersão e retorno do óleo, e com isso, acaba aspirando um pouco de ar prá dentro do circuito de lubrificação. Isso é intencional, pois o ar aspirado funcionará como um amortecedor de pressão, impedindo que a pressão possa atingir picos que rompam retentores e vedações, além de criar borrifos nos bicos de lubrificação, ao invés de lançar o óleo em forma jato compacto, que é menos eficiente em distribuir o lubrificante.
Se o nível do óleo ficar acima do nível indicado, a bomba de óleo recalcará o excesso de lubrificante ao invés de aspirar ar, elevando a pressão e criando jatos de aspersão, podendo danificar retentores e facilitar a queima de óleo através da aspiração das hastes das válvulas e do excesso na parede do cilindro não controlado pelo anel de óleo do pistão.
Autor: Gryphon
guilhermeabreu
07/03/2011, 20:18
Obrigado pela ajuda.
CARO AMIGO FEITOSA
Realmente teria que verificar a pressão da bomba de óleo , mas pela minha experiencia este barulho , não é bom sinal infelizmente .
Este barulho é característico de qdo existe falta de lubrificação inicial + pequena folga nos casquilhos fixos e móveis .
Aí ao invez de ajudar , acabo colocando minhoca em sua cabeça , como vc comprou esta SW4 de 2ª 3ª mão , vc acaba não sabendo o que fizeram com ela antes , como por exemplo a respeito do velocímetro , não estou afirmando que foi adulterado , mas existe a possibilidade .
Na minha opinião vc teria que levar ela num EXPERT em motores a díesel para te dar uma opinião mais correta , aqui em Campos tem o mecanico que fez o motor da minha e tenho muita confiança nele , é um coroa +- 70 anos e já foi para Argentina se aperfiçoar , é muito criterioso , valeria até a pena em vc vir aqui para pegar uma opinião com ele .
Como vc tem que vir aqui esporadicamente , poderia ír neste mecanico , mas este barulho tenho certeza que não impedirá de vc andar com ela por um bom tempo , abaixa óleo de uma troca para outra ?
ABRAÇO
feitosac
08/03/2011, 10:41
Obrigado Dpab e Guilherme,
Bom esclarecendo um pouco mais, o barulho só faz se o carro ficar sem uso uns 3 dias, de um dia pro outro não tem o barulho, só preciso completar 0,5 lt de óleo depois dos 4.000km rodados, troco óleo e filtro a cada 5.000km, uso Top Turbo da Petrobras.
Como faço pra medir a pressão da bomba de óleo ????
Abraços.
Leonardo Dic
08/03/2011, 15:36
Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
Leoanardo esse motor 1KZT usa tucho mecânico.
Como disseram os nssos amigos acima, o melhor é medir a pressão de óleo. Na minha eu adaptei um T, junto com o interruptor de óleo original, que é facilmente encontrado em casa de conexões.
O que pode estar acontecendo, porém não estou afirmando, é uma possível folga de válvulas. A minha estava assim. Ficava parada uns 3 dias parada e o motor fazia o tal barulho. Preocupado fui logo medir a pressão da bomba de óleo, que estava normal.
Então no meu caso, resolvi fazendo a correção das folgas de válvulas mais a troca dos tuchos. É um serviço fácil de fazer, porém requer ferramentas especiais tais como micrometro para medida a espessura da pastilha da válvula e um calibre de lámina para medição da folga, as demais ferramentas são as normais.
No meu caso, de tanto a pastilha bater no tucho, acabou desgastando o ressalto que tem no tucho que fica em contato com a pastilha, como eu tinha desmontado, acabei trocando os tuchos também.
Resultado: O motor agora está sem nenhum barulho, parece barulho de zero km.
Obs.: Lembrando que a pressão do óleo tem que ser medida com o carro em temperatura normal de funcionamento. Quando o carro está frio a pressão fica muito elevada e na medida que o carro vai esquentando a pressão diminui até atingir o que determina o fabricante.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Rubens
feitosac
08/03/2011, 23:54
Ok, Rubens ajudou sim, qual a pressão da bomba de óleo na temperatura normal de funcionamento ???
Abraços.
Carlos,
Segue abaixo as informações solicitadas:
Em macha lenta = 0.3 kgf/cm2, 4.3 psi, 29 kPa ou mais
Com 3000 rpm = 2.5 kgf/cm2, 33 psi, 245 kPa ou mais
Abraços,
Rubens
feitosac
11/03/2011, 17:03
Rubens,
Obrigado pelas informações.
Fui ontem em uma Retifica aqui de Resende e a pressão apresentada foi de 1,5 a 2kg/cm2, cheguei ja com o motor quente, só que depois de algum tempo caiu para 1kg/cm2, fiquei intrigado mas pela suas medidas esta normal, o cara da retifica disse que tambem esta normal, só que o ponteiro do relógio fica variando entre 1,5 e 2 a maior parte do tempo, é normal esta variação ou tem que ficar parado ??? ai ele falou que tem uma valvula equalizadora de pressão na base do filtro de óleo, fui no meu mecanico, ele tirou a valvula e ela aparentemente tem um leve desgaste no copinho que vai na ponta da mola, pode ser isso ???? ( meu mecanico nao é especializado em Hilux, ele sempre mexeu na minha Band), liguei para a Toyomec no Rio, eles são especializados em Toyota, e o chefe da oficina disse que pode ser despressurização nos bicos injetores ai da o barulho ate encher de diesel, pode ser filtro de diesel ou n problemas no sistema de injeção. agora tenho duas linhas de pesquisa totalmente diferentes.
Abraços.
Rubens,
Obrigado pelas informações.
Fui ontem em uma Retifica aqui de Resende e a pressão apresentada foi de 1,5 a 2kg/cm2, cheguei ja com o motor quente, só que depois de algum tempo caiu para 1kg/cm2, fiquei intrigado mas pela suas medidas esta normal, o cara da retifica disse que tambem esta normal, só que o ponteiro do relógio fica variando entre 1,5 e 2 a maior parte do tempo, é normal esta variação ou tem que ficar parado ???
Carlos respondi pelo e-mail. Qualquer dúvida é só avisar.
Abs,
Rubens
guilhermeabreu
13/03/2011, 18:37
AMIGO CARLOS FEITOSA
Vivo enchendo a bola da minha SW4 93 , mas nesta última 5ª feira estava na praia e pela manhã fui para o plantão em Cardoso Moreira , 100 km distante da praia , só que perdí a hora para acordar e tive que andar forte , 130/140 km/h , RESULTADO :
Ao chegar lá apresentou um barulho no motor , aquele barulho característico da castanhola ficou bem alto , voltei andando normal a 100 km/h e fui direto no meu mecanico , ele não gostou do barulho e pediu para que eu não andasse mais com ela , deixei ela lá na hora , agora vou aguardar até 3ªf para saber o que houve .
Ele fez o motor ha 4 anos e rodei 90.000 km pouco tempo para ter problema com o motor . Desde que fiz o motor , fiz a 1ª revisão com 60.000 km ( ele me pediu pra fazer aos 5.000 km ) e estava tudo OK gastei R$60,00 na revisão e ainda me falou que as válvulas continuavam com a mesma regulagem que deixou qdo fez o motor .
SÓ QUE TEM UM DETALHE MUITO IMPORTANTE , COMO JÁ HAVIA FALADO AQUI , EU TINHA QUE TROCAR O RADIADOR HA 2 ANOS QDO APRESENTOU UM PEQUENO VAZAMENTO E EU VINHA SEMPRE COMPLETANDO A ÁGUA E VEZ POR OUTRA DAVA BOBEIRA E AQUECIA MAIS DO QUE DEVIA , MAS NUNCA FOI AO VERMELHO , ACHO QUE ESTAS ALTERAÇÕES DE TEMPERATURA PARA MAIS DO QUE O NORMAL FOI O PRINCIPAL MOTIVO PARA ESTE PROBLEMA QUE APRESENTOU AGORA .
Só espero que não dê uma porrada$$$$$$$$$$$$ muito alta .
Assim que tiver notícias posto aqui .
Estamos na torcida para que seja um problema de baixo custo e de fácil solução.
Mantenha-nos informados e se precisar de alguma coisa aqui do Rio de Janeiro estamos à disposição para ajudar. Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
13/03/2011, 21:37
Estamos na torcida para que seja um problema de baixo custo e de fácil solução.
Mantenha-nos informados e se precisar de alguma coisa aqui do Rio de Janeiro estamos à disposição para ajudar. Um abraço, Delfim.
CARO AMIGO DELFIM
Muito obrigado pela torcida e apoio nesta horas que angustiam a gente , nunca esperava que pudesse ter um problema maior com esgte motor , pq apesar te ter sido feito , foi muito bem feito , visto que nestes 4 anos não apresentou nada que pudesse sugerir um serviço mal feito .
O mecanico já é um coroa 70 anos me pergintou por 3 a 4 x se havia acendido a luz de óleo , respondí que não , hora nenhuma , nem aumento de temperatura nem abaixar o nível de óleo , MAS NÃO FALEI que estava ha 2 anos com radiador com pequeno vazamento e que as vezes faltava água e assim que percebia , parava o carro e completava a água e o ponteiro NUNCA FOI NO VERMELHO , mas o pontrio tb pode não estar marcando direito correto ??????? Ainda acho que eu fui o MAIOR RESPONSÁVEL POR ÍSTO .
É que meu ENGESA estava na reforma e não poderia parar a SW4 , como parei e mandei o radiador para a PACCINI em São Paulo , refizeram outro radiador e AGORA esta beleza , talvez tarde demais .
Fico numa dúvida atroz , caso tenha que fazer o motor inteiro , ha 4 anos ficou em R$10.000,00 , por este preço penso em tirar a originalidade da minha BONEQUINHA e colocar um MWM nela . Acho que o MWM aguenta mais pau do que o motor TOYOTA 2.8 dela . E em caso de ter que fazer um MWM acho que fica bem mais barato .
feitosac
13/03/2011, 23:07
Calma amigo Guilherme, vamos esperar o diagnostico do mecanico, torço para que nao seja algo grave.
Vai dar tudo certo.
Posta pra gente as novidades.
Abraços.
Feitosa.
guilhermeabreu
13/03/2011, 23:30
Calma amigo Guilherme, vamos esperar o diagnostico do mecanico, torço para que nao seja algo grave.
Vai dar tudo certo.
Posta pra gente as novidades.
Abraços.
Feitosa.
COM CERTEZA AMIGO CARLOS FEITOSA
Ele me disse que terei notícias só na 3ªf , mas estarei de plantão fora neste dia , mas na 4ªf próxima já posto notícias aqui .
ABRAÇÃO
feitosac
26/03/2011, 23:20
Amigo Guilherme,
Como ficou a situaçao do seu motor ????
No meu a valvula de alivio chega semana que vem, ai posto alguma coisa.
Abraços.
guilhermeabreu
26/03/2011, 23:54
Amigo Guilherme,
Como ficou a situaçao do seu motor ????
No meu a valvula de alivio chega semana que vem, ai posto alguma coisa.
Abraços.
AMIGO CARLOS FEITOSA
Como já falei , este mecanico é muito bom e a oficina dele esta SEMPRE lotada , ele só tem um GRANDE DEFEITO que é ser MUUUUUUUUUIIIIIIIIIIINNNNNNNNTO ENROLADO .
Até hoje , ele tirou o motor do lugar e não desmontou para dar o diagnóstico , já estou começando a ficar meio nervoso , pq qdo ele fez o motor , só demorou 9 meses para me entregar .
Mas semana que vem dou notícias .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
30/03/2011, 09:53
FEITOSA
Diagnóstico feito :
Como falei , meu ENGESA estava em reforma e não poderia parar a SW4 , com ísto o vazamento de água foi postergado por mais de 1 ano , eu SEMPRE completava a água e por último tinha que colocar água todos os dias , MAS POR VÁRIAS VEZES aconteceu de SUPERAQUECER MAS NUNCA CHEGANDO NO VERMELHO , mas com certeza este foi o motivo do problema , ,pq o marcador de temperatura pode estar marcando errado e VÁRIAS VEZES a água ferveu .
RESUMINDO :
Superaqueceu um pistão e arranhou o mesmo fazendo o material do pistão ser depositado na camisa = FERRO NA BONECA .
Esta lá para ele fazer o conserto , o mecanico vai optar por arranjar um pistão usado , eu prefiro novo , e retirar o depósito do matrial da camisa e aproveitá-la , eu prefiro colocar uma camisa nova , pois pelo esquente que deu , pode ser que a camisa esteja ovalizada segundo o ROGERIO NUNES .
Mas vamos aguardar e posto o resultado final .
Mas vai mais de 2 contos nesta brincadeira , SÓ POR CAUSA DE R$750,00 DO RADIADOR NOVO , mas não podia parar para torcar , não tenho do que lamentar , fazer o que .
ABRAÇO
Meu amigo Dr. Guilherme,
O painel de indicação de temperatura da SW4 não é tão confiável. Para amenizar o problema instalei um mamometro digital de temperatura e com isso consigo monitorar a temperatura da agua na entrada do motor, evitando assim surpresas desagradáveis de superaquecimento.
Lembrando que a minha já tem radiador maior e Intercooler.
Abs,
Rubens
feitosac
30/03/2011, 19:37
Guilherme,
Sinto muito pelo prejú, mas como voce disse, voce nao tinha como parar.
Já estou providenciando uma revisão preventiva geral no meu radiador, valvula termostatica e mangueiras, e vou instalar um medidor de temperatura digital como o Rub fez.
No meu caso, continuo , com a pesquisa, hoje troquei a valvula de alivio e coloquei um filtro de oleo novo original, vou esperar uns dias para poder testar o carro.
Abraços.
guilhermeabreu
02/04/2011, 13:46
Guilherme,
Sinto muito pelo prejú, mas como voce disse, voce nao tinha como parar.
Já estou providenciando uma revisão preventiva geral no meu radiador, valvula termostatica e mangueiras, e vou instalar um medidor de temperatura digital como o Rub fez.
No meu caso, continuo , com a pesquisa, hoje troquei a valvula de alivio e coloquei um filtro de oleo novo original, vou esperar uns dias para poder testar o carro.
Abraços.
FEITOSA E RUB
Obrigado pelo apoio e tb vou providenciar este termometro digital .
Este relógio digital de temperatrua ficou externamente instalado no painel ???????
Qual a marca , onde comprou e se lembrar do preço agradeço , estarei providenciando logo mais este dado de segurança , APESAR DE A CASA JÁ TER SIDO ARROMBADA , só pra lembrar , SOU BRASILEIRO NÉ ????????? Rsrsrsrsrssrsrsrsrss , mas este sorriso saiu meio amarelo e doído .
Mas na vida não tem só sucesso , se fosse assim não teria graça , é com os nossos erros que aprendemos a não errar mais , e olha que eu sempre falo aqui para os outros que tem que fazer de tudo para prevenirmos os contratempos , no ENGESA mesmo já coloquei o vaso expansor do TEMPRA com sensor de nível de água , qdo abaixa 500ml de água , TOCA UMA SIRENE ALTÍSSIMA dentro do carro , NÃO TEM JEITO DE ESQUECER OU SUPERAQUECER POR FALTA DE ÁGUA , eu coloquei no ENGESA pq ele estava na reforma e a SW4 estava andando com o radiador vasando e sem este sensor , aí FERRO NA BONECA .
Mas tudo bem , vamos em frente .
Brigadão pelo apoio de todos .
ABRAÇOS
jacquesfreitas
25/09/2011, 00:01
Carlos Feitosa e demais,
Olha o som do meu motor (SW4 1997), estou achando muito ruidoso... alguém pode dar opinião?
Por favor comparem com o barulho de seus motores...
PS: Acabei de fazer ajuste de vávulas.
Jacques Freitas.
--
Motor ligado:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Motor Ligado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=f0zz-7flEzI)
Saindo de casa, dá pra ouvir bem o barulho ao baixar o vidro do passageiro:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Saindo de Casa - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PwGi4VCF2Jc)
Retornando com o vidro aberto, barulho pode ser ouvido da esquerda:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Vidro Aberto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=agMxXQKgUpo)
Acelerando da 2ª a 4ª marcha com os vidros fechados:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Vidros Fechados - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xa6YlN-hDnA)
feitosac
25/09/2011, 00:20
Jaques,
Realmente seu motor nao está normal, está mais barulhento que o meu, eu ia falar das valvulas, mas como ja regulou, nao sei dizer o que é.
No meu caso, após intensa pesquisa, descobri que o barulho era da correia/polia do ar condicionado que tinha um desgaste e causava o barulho.
Vamos aguardar a opniao de outros amigos do forum.
Abs.
Jacques, completando o que falei no outro tópico que vc postou este vídeo, pode ser o assentamento das válvulas e folga na guia das mesmas. Pelo barulho, tipo batida, parece não ser correias e polias, mas como eu disse, é a impressão que dá pelo som do vídeo.
Vc fala que fez ajuste das válvulas. Se foi a regulagem de altura de válvula, ou seja, a regulagem comum de válvulas, isto acredito que não tire folga da guia e assentamento de válvula, apenas ajusta o quanto ela abre. É uma regulagem em que só se tira a tampa de válvulas e regula-se a folga (ou abertura). A retifica do cabeçote tem que tirar o cabeçote que é encaminhado para um oficina especializado, ou retifica de cabeçote, desmonta tudo e ajunta. Agora, dai a ter que retificar o cabeçote tem que se avaliar melhor a real necessidade. O carro tá bom de força, ta pegando bem sedo, não assopre muito na tampa do óleo ..... tem que ver se vale a pena mexer. No caso do meu, estava empenado com vazamento de pressão na junta, ai tive que mexer.
É bom ir em um mecânico de confiança que ele ira avaliar. Isto vai gastar uns 400 para desmontar e montar, 150 da junta que tem que trocar, mais 600 a 1000 no cabeçote dependendo de ter que trocar válvulas.
jacquesfreitas
25/09/2011, 18:48
Jacques, completando o que falei no outro tópico que vc postou este vídeo, pode ser o assentamento das válvulas e folga na guia das mesmas. Pelo barulho, tipo batida, parece não ser correias e polias, mas como eu disse, é a impressão que dá pelo som do vídeo.
Vc fala que fez ajuste das válvulas. Se foi a regulagem de altura de válvula, ou seja, a regulagem comum de válvulas, isto acredito que não tire folga da guia e assentamento de válvula, apenas ajusta o quanto ela abre. É uma regulagem em que só se tira a tampa de válvulas e regula-se a folga (ou abertura). A retifica do cabeçote tem que tirar o cabeçote que é encaminhado para um oficina especializado, ou retifica de cabeçote, desmonta tudo e ajunta. Agora, dai a ter que retificar o cabeçote tem que se avaliar melhor a real necessidade. O carro tá bom de força, ta pegando bem sedo, não assopre muito na tampa do óleo ..... tem que ver se vale a pena mexer. No caso do meu, estava empenado com vazamento de pressão na junta, ai tive que mexer.
É bom ir em um mecânico de confiança que ele ira avaliar. Isto vai gastar uns 400 para desmontar e montar, 150 da junta que tem que trocar, mais 600 a 1000 no cabeçote dependendo de ter que trocar válvulas.
Obrigado pelas dicas Ezahn. Eu só regulei folga das pastilhas das válvulas. Amanhã vou procurar saber o que é, talvez não valha a pena retificar. Ele pega cedo, tem força... só vou fazer o serviço se for algo que comprometa mais pra frente.
guilhermeabreu
27/09/2011, 21:26
Finalmente hoje fui lá no meu mecanico da minha BONEQUINHA ( SW4 93 ) é o velho que esta fazendo o motor desde fevereiro deste ano e me enrolando ao extremo , mas finalmente ví ela fora do lugar de onde ficou este tempo todo e sem a poeira de um dedo de altura em cima dela , PUTZGRILA ele terminou de montar o motore colocou para andar .
Me pediu para que pegasse só amahã a tarde , é porque ele normalmente qdo faz um motor gosta de andar pelo menos uns 50 km para ver se ficou bom o serviço .
Ele relatou que este dia era muito importante para ele pq ele estava precisando de dinheiro , e perguntou se eu havia combinado com ele o preço da mão de obra , disse que não , ele disse que sim , eu disse que não , mas daí ele falou que o preço dele é de ACREDITEM R$3.000,00 e que para mim deixaria por R$2.500,00 , quase caí de costas , pois o outro mecanico que fez o motor do meu ENGESA ( com MWM 2.8 ) me cobrou R$850,00 de mão de obra .
É MOLE OU QUER MAIS ????
Mas ficou pronto e vou pegar e NUNCA MAIS ELE VAI VER A MINHA CARA , negócio é negócio e negócio bom é aquele que se COMBINA ANTES como não combinei me ferrei , mas vamos em frente que atrás vem gente , se tudo fosse só dinheiro .
guilhermeabreu
27/09/2011, 21:26
Erro , duplicidade de post
feitosac
27/09/2011, 23:56
Caraca amigo Guilherme de bobo o veinho nao tem nada eheheh ....
Espero que pelo menos o serviço fique bom.
Abs.
Amigo Guilherme,
Lamento a "facada" que esse mecânico inescrupuloso te deu, mas a essa altura da coisa o mais importante é que o serviço tenha ficado perfeito.
Que a situação sirva como experiência e lição para o futuro.
Sempre recomendo aos meus amigos: ORÇAMENTO PRÉVIO POR ESCRITO !!!
Um abração, Delfim.
guilhermeabreu
30/09/2011, 14:04
Que o serviço vai ficar bom eu tenho certeza , pois foi ele que fez o motor da outra vez e demorou exatos 9 meses , eu é quem fui o idiota da coisa , pois sabia que ele era enrolado e deixei lá de novo , mas da outra vez , peguei o carro num dia e no dia seguinte fui a Natal-RN rodei 6.000km sem problema algum , fui fazer a 1ª revisão depois do motor feito aos 60.000 km e ele cobrou apenas R$30,00 e disse que estava tudo como ele fez e o motor ficou 100% mesmo , só batí o motor de novo pq estava com o radiador furado e o meu ENGESA estava na reforma e não podia parar e por mais de 10 x esquecí de colocar água , aí nenhum motor aguenta né ??? .
Mas agora vou colocar o sensor de nível de água do TEMPRA para poder me avisar qdo a água abaixar no reservatório e não passar por este dissabor novamente .
ABRAÇÃO A TODOS