PDA

Ver Versão Completa : Velocimetro Horasa 6 ou 12 volts?

ZEQUINHA8100
03/03/2011, 15:23
Boa tarde amigos,venho aqui levantar de novo uma polemica, depois de ler muitos topicos não consegui chegar a uma conclusão.O marcador Horasa funciona com 6 ou 12 volts?O meu jeep e 1961, naquele ano o marcador era o Horasa e a voltagem do jeep nesse ano era 6 volts, então acho eu que o Marcador Horasa é 6 volts, acho Não TENHO CERTEZA,mas ai as duvidas,o pessoal diz nos topicos que quando for trocar o Horasa pelo VDO, tem que se colocar o regulador de voltagem transformando de 12volts para 6, mas pensem bem, se os jeeps mais antigos foram transformados de 6 volts para 12 volts ainda com o marcador Horasa, ou o marcador funcionava com 12 volts, ou se ele fosse 6 volts ja teria que ser instalado o regulador de voltagem para não queimar o marcador, então como nos topicos o pessoal fala para instalar o regulador quando for por o VDO?E o Horasa que estava no lugar antes? Ja não teria que ter esse regulador de 12volts para 6 volts?ja que o marcador Horasa é 6 volts! ,Se tem que colocar o regulador para colocar o VDO então o Horasa que estava antes era 12 volts,por que se ele fosse 6 volts ja teria que ter o regulador, não precisando assim colocar quando for por o VDO então ai é que ta , o Horasa é 6 ou 12 volts? vamos la pessoal, me ajudem a chegar a uma conclusão para pelo menos termos um topico sobre esse assunto que tenha uma resposta concreta, porque sei que essa duvida não é so minha, e como ja procurei por varios topicos e não tem a conclusão em nem um, continuo com a duvida, conto com a ajuda da turma do forum!!!!!!!!!!!!!

rossirr
03/03/2011, 23:23
fiquei zonzo... uhauauahauhahuha

vladimirsilva
03/03/2011, 23:47
Não se preocupe, pode ligar o velocímetro em 12 VCC. No marcador de combustível têm um relé que faz o papel de regulador de voltagem (abre seus contatos quando ocorre uma elevação da tensão). Veja essa explicação melhor na MANUAL DO MECÂNICO WILLYS (pág. 91).

rodrigo.hoffman
03/03/2011, 23:56
O meu é Horasa e tá ligado no 12v direto ja ta fazendo um ano e até agora nao queimou nada e funciona certinho, tanto a temperatura como o combustivel..

[ ]´s

Robertux
04/03/2011, 21:49
Meu Jeep é 1976, portanto já era 12v, o velocímetro é Horasa e é o original que veio de fábrica e não tem regulador de voltagem, funciona em 12 volts direto. O marcador de combustível está desligado na bóia, mas o marcador de temperatura funciona normalmente, portanto acho que o Horasa, pelo menos dos Jeeps mais novos é 12v.

ZEQUINHA8100
04/03/2011, 22:15
Rodrigo qual o ano do seu jeep?

rodrigo.hoffman
05/03/2011, 00:34
Rodrigo qual o ano do seu jeep?

Opa

O meu jeep é 1973, mas esse painel é de um caixote de um jeep 1970 que foi transplantado pro Fênix :mrgreen:..

[ ]´s

André Luiz Rossetim
06/03/2011, 13:15
Na verdade a tensão do marcador de combustivel não varia pr causa da tensão do sistema todo (bateria), é sempre 5V, para no caso de um mal contato, diminuir o risco de faiscas dentro do tanque.
Na entrada deste marcador deve ser instalado um regulador de voltagem, para manter a tensão em 5V.

fmsJeep75
22/08/2012, 09:56
Na verdade a tensão do marcador de combustivel não varia pr causa da tensão do sistema todo (bateria), é sempre 5V, para no caso de um mal contato, diminuir o risco de faiscas dentro do tanque.
Na entrada deste marcador deve ser instalado um regulador de voltagem, para manter a tensão em 5V.

O meu jeep é 1975 6 cil. 12v e possui velocimetro horasa, não sei se original ou não, sei que já comprei com ele. Ele já veio também com o regulador de voltagem para 5 ou 6v sei lá. Sei que troquei o chicote dele e o ignorante do eletricista retirou o regulador por não saber para que servia, a sorte é que guardei tudo que foi tirado do jeep e encontrei este regulador no meio das tralhas. Reinstalei o regulador e hoje ele só marca a metade. Ex: Temperatura no máximo ele marca meio, temperatura normal ele marca 1/4. Gasolina tanque cheio ele marca meio tanque. É ISTO....SE ALGUÉM SOUBER DE UMA DICA DE COMO RESOLVER ISTO...AGRADEÇO. Ah, já comprei um kit completo com voltimetro, vacuometro, pressão do óleo, temp. da agua e contagiros para instalar no painel, assim terei controle total sem depender deste marcador original.

fmsJeep75
06/09/2012, 15:29
E aí ?? alguém tem alguma informação sobre a voltagem do velocimetro???

Paulo Leit
07/09/2012, 19:36
E aí ?? alguém tem alguma informação sobre a voltagem do velocimetro???

Olá amigo,

No meu jipe o velocímetro não marca que é horasa, mas eu coloquei um estabilizador com saída de 10,2 volts, isso só no relógio da temperatura e marca em condições normais no meio da escala , Há vale lembrar que o estabilizador tem a carcaça aterrada.

Abraço.

eliasFerreira
07/09/2012, 20:41
Olá amigo,

No meu jipe o velocímetro não marca que é horasa, mas eu coloquei um estabilizador com saída de 10,2 volts, isso só no relógio da temperatura e marca em condições normais no meio da escala , Há vale lembrar que o estabilizador tem a carcaça aterrada.

Abraço.

10,2V vai queimar o mostrador.
Tanto para o painel Horasa quanto para o VDO, a tensão é de 5,2V.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/63014-marcador-de-temperatura-e-de-gasolina-de-jeep.html

Paulo Leit
08/09/2012, 11:29
10,2V vai queimar o mostrador.
Tanto para o painel Horasa quanto para o VDO, a tensão é de 5,2V.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/63014-marcador-de-temperatura-e-de-gasolina-de-jeep.html

Olá amigo,

Tenho meu jipe desde 2008 ,e veio sem essa peça ,funcionava um pouco e a temperatura já subia , tudo esse tempo funcionando assim ,coloquei o estabilizador ano passado sem problemas.

Abraço.

fmsJeep75
18/09/2012, 10:46
Olá amigo,

Tenho meu jipe desde 2008 ,e veio sem essa peça ,funcionava um pouco e a temperatura já subia , tudo esse tempo funcionando assim ,coloquei o estabilizador ano passado sem problemas.

Abraço.

Ehhhhh!!! tá dificil chegar em um acordo hein!!!

afinal alguém tem alguma idéia de porque o meu marcador só marca a metade?

tanque cheio marca meio tamque...temperatura agora, depois que coloquei a válvula termostática marca meio...mas não sei se ele está aquecendo demais e só marcando a metade ou se está marcando corretamente.

obs: estou com tudo original e usando regulador de voltagem original não sei a voltagem dele, mas sempre esteve no jeep.

fmsJeep75
04/12/2013, 10:03
Ehhhhh!!! tá dificil chegar em um acordo hein!!!

afinal alguém tem alguma idéia de porque o meu marcador só marca a metade?

tanque cheio marca meio tamque...temperatura agora, depois que coloquei a válvula termostática marca meio...mas não sei se ele está aquecendo demais e só marcando a metade ou se está marcando corretamente.

obs: estou com tudo original e usando regulador de voltagem original não sei a voltagem dele, mas sempre esteve no jeep.

Acho que consegui entender o ocorrido. O velocímetro Horasa utilizado no jeep ano 1975 funciona com 12v, apenas o relógio marcador do combustível funciona com 5 ou 6v, por isto utiliza-se este regulador de voltagem que é ligado diretamente nele. No meu caso o eletricista retirou o regulador de voltagem e rodei uns tempos sem ele, queimando parte dos filamentos que existem na base da bóia de combustível que é elétrica, pois ao invés de funcionar com 5 ou 6v ela funcionou com 12v e como queimou parte dos filamentos ela só marcava a metade mesmo com o tanque cheio. Finalmente coloquei uma bóia nova e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

eliasFerreira
04/12/2013, 10:14
Acho que consegui entender o ocorrido. O velocímetro Horasa utilizado no jeep ano 1975 funciona com 12v, apenas o relógio marcador do combustível funciona com 5 ou 6v, por isto utiliza-se este regulador de voltagem que é ligado diretamente nele. No meu caso o eletricista retirou o regulador de voltagem e rodei uns tempos sem ele, queimando parte dos filamentos que existem na base da bóia de combustível que é elétrica, pois ao invés de funcionar com 5 ou 6v ela funcionou com 12v e como queimou parte dos filamentos ela só marcava a metade mesmo com o tanque cheio. Finalmente coloquei uma bóia nova e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

:curtir:

Ainda bem que queimou só da bóia, e não dos instrumentos.