Ver Versão Completa : como usar tração 4x4 na SW4 97 / 98 ?
Caros colegas, comprei meu 1º carro 4x4, uma SW4 97 / 98 com 196.000 Km e estou muito satisfeito, contudo, não sei usar a tração manual 4x4, olhei o manual dela e não há informações suficientes.
Por favor, alguém poderia me dar orientação de como usar H2, H4, N e L4 ? Obrigado e abraço a todos que adoram este novo espírito sob 4 rodas
red_camel
27/02/2011, 14:28
olá amigo!
estranho que nao encontrou as informacoes no manual.. elas estao todas la!
mas resumindo...
H2 - "high 2" uso no dia a dia, tracao nas 2 rodas trazeiras podendo ser usada em altas velocidades
H4 - "high 4" uso em situacoes como chuva na estrada, estrada de chao.. garante mais estabilidade ao carro.. tracao nas 4 rodas podendo ser usado em altas velocidades
N - neutro, o carro nao anda mesmo com a marcha engatada
L4 - "low 4" a famosa reduzida, nao deve ser utilizada em altas velocidades (máx. 60 km/h) situacoes onde requer muita forca do motor
para mudar de um pra outro tem os detalhes no manual mas é basicamente o seguinte:
de H2 para H4 - com o carro em "baixa" velocidade (até uns 50 km/h) e de preferencia com o volante reto pare de acelerar (pode ser com a marcha engatada) movimentando a alavanca para a posicao H4, após engatar pode voltar a acelerar normalmente deverá acender uma luz verde no canto direito do painel
de H4 para H2 - a mudanca pode ser realizada a qualquer velocidade com as mesmas etapas (volante reto pare de acelerar, mude a alavanca para H2 e continue a dirigir normalmente) a luz verde deve apagar do painel
de H2/H4 para L4 - o carro deve estar a velocidade baixissima ou parado (eu recomendo parado), com o volante reto mude a alavanca para L4 e continue dirigindo normalmente, a luz verde deve acender no painel
de L4 para H2/H4 - mesmos procedimentos descritos acima
tentei ser claro, mas como falei no manual tem tudo detalhado (e as as velocidades de uso tambem)
seja feliz com a viatura ;)
Valeu, mesmo.
Tinha principalmente dúvidas, quanto a posição N (afinal serve para deixar parado, travado ?! )
Abraço e estou muito satisfeito com minha 1ª viatura.
Léo Gameiro
28/02/2011, 15:57
N é Neutro, livre de tudo! Utilize somente qdo vc estiver sendo rebocado (de quebrado, não de atolado)! Caso ao contrário, nem use!
FDias,
só um alerta: as SW 97/98 não possuem diferencial central, portanto, evite utilizar H4 ou L4 em pisos com boa aderência (asfalto, por exemplo). Ainda que conste no manual o uso de H4 em asfalto molhado, eu evitaria.
Sem o diferencial central, não há compensação nas curvas entre as diferentes velocidades do eixo dianteiro e traseiro, forçando desnecessariamente os componentes da caixa de transferência.
Procure acionar o H4 sempre que possível para manter o sistema de tração dianteiro lubrificado.
[ ]s
red_camel
01/03/2011, 09:08
Boa colocação a do Pitão
lembrando que o manual recomenda utilizar o H4 pelo menos 16 km ao mes para manter o sistema lubrificado!
Valeu, pessoal ! !
Fiquei com uma dúvida: para completar os 16 Km por mês em tração 4x4 em asfalto (boa aderência) deve-se utilizar apenas em retas (por ausência do diferencial central) ?
Obrigado, Léo.
Entendi, devo utilizar N, apenas quando estiver quebrado para ser rebocado. Mas, há problema, nesta situação, em deixar em H2 ?
Valeu, pessoal ! !
Fiquei com uma dúvida: para completar os 16 Km por mês em tração 4x4 em asfalto (boa aderência) deve-se utilizar apenas em retas (por ausência do diferencial central) ?
O Pitão tentou dizer que o uso continuo do h4 em estradas com boa aderência causa o desgaste prematuro da caixa de transferência, o que é IDEAL ser evitado, mas pode utilizar normalmente para lubrificar o eixo dianteiro.
E claro, não precisa ser obrigatóriamente 16 km.
Eu faço o seguinte, como ando diariamente com a minha, pego 1 semana do mês (tem vez que esqueço e fica até mais) e fico em 4x4 depois volto ao normal.
Abs
Valeu, pessoal ! !
É por aí, mas não esquente muito a cabeça com estes 16 Km/mês. Simplesmente ligue toda vez que pegar uma via de terra, nem que seja a cada dois ou três meses.
É melhor não ligar nenhuma vez no mês do que ficar forçando a caixa no asfalto.
[ ]s
É por aí, mas não esquente muito a cabeça com estes 16 Km/mês. Simplesmente ligue toda vez que pegar uma via de terra, nem que seja a cada dois ou três meses.
É melhor não ligar nenhuma vez no mês do que ficar forçando a caixa no asfalto.
[ ]s
Obrigado, Pitão. Para iniciante, orientação muito importante.
O Pitão tentou dizer que o uso continuo do h4 em estradas com boa aderência causa o desgaste prematuro da caixa de transferência, o que é IDEAL ser evitado, mas pode utilizar normalmente para lubrificar o eixo dianteiro.
E claro, não precisa ser obrigatóriamente 16 km.
Eu faço o seguinte, como ando diariamente com a minha, pego 1 semana do mês (tem vez que esqueço e fica até mais) e fico em 4x4 depois volto ao normal.
Abs
Valeu, Herbs ! Vou adaptar a minha rotina.
JPPONTES SW4 4040
09/03/2011, 17:59
Pessoal,
Tive a satisfação de colocar minha viatura pela primeira vez na areia ,foi um trecho pequeno na Prainha aqui em Fortaleza... Acionei o 4x4 com ela andando assim q entrei na areia....Senti o carro muito pesado...e foi ai q me lembrei q não tinha esvaziado os pneus......Outra coisa foi q eu senti a embreagem "feder"... Nesse caso devo trocar o KIT de Embreagem???? Quanto custa em média????
Devo utilizar por enquanto a reduzida que força menos a embreagem???
Fico no aguardo e desde já agradeço as explicações..
Grande Abraço..!!
Para trafegar na areia, vc deve antes de tudo, baixar a pressão dos pneus da viatura (eu uso 18 libras). Cuidado para não baixar demais a pressão, pois existe o risco de destalonar, ou seja, o pneu sair da roda.
Em seguida, e antes de entrar na areia tb, vc deve escolher a marcha (sempre em L4, ou seja, 4x4 REDUZIDA) que vai usar, pois a pior coisa que vc pode fazer é trocar de marcha durante o percurso.
Bom, pelo menos foi assim que aprendi e é como procedo, mas se falei alguma bobagem peço aos companheiros experts que me corrijam.
Um abraço, Delfim.
JPPONTES SW4 4040
09/03/2011, 21:15
Para trafegar na areia, vc deve antes de tudo, baixar a pressão dos pneus da viatura (eu uso 18 libras). Cuidado para não baixar demais a pressão, pois existe o risco de destalonar, ou seja, o pneu sair da roda.
Em seguida, e antes de entrar na areia tb, vc deve escolher a marcha (sempre em L4, ou seja, 4x4 REDUZIDA) que vai usar, pois a pior coisa que vc pode fazer é trocar de marcha durante o percurso.
Bom, pelo menos foi assim que aprendi e é como procedo, mas se falei alguma bobagem peço aos companheiros experts que me corrijam.
Um abraço, Delfim.
Olá Delfim,
Obrigado pela dica...:concordo:
E em relação a embreagem..tem alguma sugestão?:?:
Thank's.
necesio neto
09/03/2011, 21:24
Obrigado, Léo.
Entendi, devo utilizar N, apenas quando estiver quebrado para ser rebocado. Mas, há problema, nesta situação, em deixar em H2 ?
poderiam me ajudarem relaçcao ao N do cambio manual, devo usar para ser rebocado junto com N cambio automatico ou nao é necessario?
grato
neto
Oi galera.
Dentro do assunto vivi uma situação dias desses.
Vinha usando a tração de forma errada e a a marcha travou na sw4. Não o câmbio automático, mas sim a alavanca de tração.
Vai ficar caro né? hehe tô chateado!!!
Quem tiver uma dica agradeço!!!
Depois desse vacilo cheguei a conclusão que só usarei tração em casos extremos e na terra somente
Helder Costa
14/04/2012, 19:50
Olá pessoal,
sou novo no fórum, recentemente adquirimos uma Hilux Sw4 98/99, carro unica dona com 120mil km nunca pegou estrada de terra ou trilhas e por isso gostaria de saber, sou leigo no assunto 4x4, não sei nada além do que o manual do veiculo diz, como funciona a reduzida? já vi casos em que o sujeito usava o L4 em 2ª, 3ª marcha como que sei qual marcha usar, só com a experiencia para aprender ou tem alguma regra?
Muito Obrigado!
Helder Costa
14/04/2012, 19:52
Olá pessoal,
sou novo no fórum, recentemente adquirimos uma Hilux Sw4 98/99, carro unica dona com 120mil km nunca pegou estrada de terra ou trilhas e por isso gostaria de saber, sou leigo no assunto 4x4, não sei nada além do que o manual do veiculo diz, como funciona a reduzida? já vi casos em que o sujeito usava o L4 em 2ª, 3ª marcha como que sei qual marcha usar, só com a experiencia para aprender ou tem alguma regra? Devo pressionar a embreagem ao engatar o L4?
Muito Obrigado!
Edu - Gladtur
23/08/2012, 22:48
Ola, acabo de me inscrever no FORUM e gostaria de tirar uma dúvida em relação a tração 4x4 da Hilux 1997 Sw4.
A caixa de transferencia esta com vazamento de oleo a partir do rolamento que recebe o cardan traseiro e o carro tem apresentado trepidação na alavanca do cambio após os 90km/h.... recentemente tem aparecido um barulho (grilante) frequente da caixa de fusiveis/reles de trás do porta luvas..no manual essa caixa refere-se apenas a reles e fusiveis do ar condicionado, mas o barulho relaciona-se diretamente com o acendimento intermitente da luz de indicação de tração 4x4 acionada no painel e é possível sentir um tranco na roda dianteira, como se a H4 estivesse engatada mesmo com a alavanca estando na posição de H2. Ao mover a alavanca para H4 a luz se fixa acesa e a 4x4 é acionada normalmente.
Minha duvida é se a tração 4x4 é acionada somente pelo movimento da alavanca para h4 ou se existe alguma relação eletrica acionada pelo rele após o acionamento da alavanca. Havendo curto ou falha de operação do rele a tração pode realmente ser acionada independente da posição da alavanca ?
FDias,
só um alerta: as SW 97/98 não possuem diferencial central, portanto, evite utilizar H4 ou L4 em pisos com boa aderência (asfalto, por exemplo). Ainda que conste no manual o uso de H4 em asfalto molhado, eu evitaria.
Sem o diferencial central, não há compensação nas curvas entre as diferentes velocidades do eixo dianteiro e traseiro, forçando desnecessariamente os componentes da caixa de transferência.
Procure acionar o H4 sempre que possível para manter o sistema de tração dianteiro lubrificado.
[ ]s
Ola, acabo de me inscrever no FORUM e gostaria de tirar uma dúvida em relação a tração 4x4 da Hilux 1997 Sw4.
A caixa de transferencia esta com vazamento de oleo a partir do rolamento que recebe o cardan traseiro e o carro tem apresentado trepidação na alavanca do cambio após os 90km/h.... recentemente tem aparecido um barulho (grilante) frequente da caixa de fusiveis/reles de trás do porta luvas..no manual essa caixa refere-se apenas a reles e fusiveis do ar condicionado, mas o barulho relaciona-se diretamente com o acendimento intermitente da luz de indicação de tração 4x4 acionada no painel e é possível sentir um tranco na roda dianteira, como se a H4 estivesse engatada mesmo com a alavanca estando na posição de H2. Ao mover a alavanca para H4 a luz se fixa acesa e a 4x4 é acionada normalmente.
Minha duvida é se a tração 4x4 é acionada somente pelo movimento da alavanca para h4 ou se existe alguma relação eletrica acionada pelo rele após o acionamento da alavanca. Havendo curto ou falha de operação do rele a tração pode realmente ser acionada independente da posição da alavanca ?
Chara, primeiro acho bom vc trocar o retentor da caixa de redução para parar o vazamento. O óleo vc verificou se não está baixo?
O 4x4 não aciona efetivamente sem colocar a alavanca no H4 ou L4. O que pode estar ocorrendo é que o sensor ou outra coisa do sistema de roda livre automática (a sua é automática certo?) esteja atuado sem ser acionado pelo câmbio. Ao o cardã dianteiro fica girando e parando conforme o sistema de vácuo atua. E isto deve interferir na luz do painel tb.
Eu começaria procurando ai!
Boa sorte e se descobrir o defeito poste aqui pra galera
Complementando a resposta anterior: o sistema de tração é acionado por vácuo, quando a alavanca é jogada para o 4X4.
O que aciona esse vácuo é uma solenóide que se abre, fazendo o acionamento da tração nas rodas.
É possível ocorrer vazamento nas mangueiras de ar ou na própria solenóide, fazendo o sistema tentar acionar sozinho a tração.
Você ouvirá barulho metálico na dianteira ou até sentirá sacões das tentativas involuntárias de tracionar.
Minha antiga Sportage diesel teve este problema e foi resolvido com o uso da solenóide de acionar o ar quente do monza.
São coisas fáceis de resolver.:concordo:
toyotero sr5
31/08/2012, 00:32
Blz glaicon
Estou querendo trocar a correia dentada e esticador da viatura você tem alguma oficina de confiança que possa recomendar aqui na ilha, pois aqui na região do santinho / ingleses é complicado alguem que trabalhe com 4x4 diesel valeu abraço
brunodut
31/08/2012, 01:00
toyotero aqui no continente tem algumas como a pickup company, tem outra ali no estreito que o glaicon me indicou uma vez, o adam 4x4 mas ele mexe mais em land, e tem uma no roçado 2 ruas antes da dominik mas não lembro o nome se é central da pickup algo assim
Blz glaicon
Estou querendo trocar a correia dentada e esticador da viatura você tem alguma oficina de confiança que possa recomendar aqui na ilha, pois aqui na região do santinho / ingleses é complicado alguem que trabalhe com 4x4 diesel valeu abraço
Pode ir na Pickup Company.
Indo do sentido Estreito>Centro, uns 100/200 metros depois do exército, à direita.
O recepcionista é o Gilson.
O dono, Paulo, trabalhou vários anos em concessionária Toyota, o que considero útil, pois peja junto no serviço.
48 3244-3837, 9927-7202:concordo:
AlfredoB
02/05/2013, 08:32
Complementando a resposta anterior: o sistema de tração é acionado por vácuo, quando a alavanca é jogada para o 4X4.
O que aciona esse vácuo é uma solenóide que se abre, fazendo o acionamento da tração nas rodas.
É possível ocorrer vazamento nas mangueiras de ar ou na própria solenóide, fazendo o sistema tentar acionar sozinho a tração.
Você ouvirá barulho metálico na dianteira ou até sentirá sacões das tentativas involuntárias de tracionar.
Minha antiga Sportage diesel teve este problema e foi resolvido com o uso da solenóide de acionar o ar quente do monza.
São coisas fáceis de resolver.:concordo:
Glaicon, pode explorar melhor este assunto?
isto porque a alguns dias fiquei atolado na areia, e mesmo com o 4x4 acionado, as rodas dianteiras não tracionavam. Estranhei pois até onde sei as SW4 não tem diferencial central. Será que o problema é o tal acionamento via solenoide/vacuo.
Obriagado pela ajuda.
tiagosapucaia
02/05/2013, 15:47
Amigos, li este tópico e gostei muito das informações
Queria tirar uma dúvida (besta), mas só por descargo de consciência: qualquer 4x4 tem uma configuração similar a essa? Por exemplo: Pajero?
Agradeço a atenção
isto porque a alguns dias fiquei atolado na areia, e mesmo com o 4x4 acionado, as rodas dianteiras não tracionavam. Estranhei pois até onde sei as SW4 não tem diferencial central. Será que o problema é o tal acionamento via solenoide/vacuo.
Obriagado pela ajuda.
Glaicon, diferencial centras acho que só tem nas 2013. Se não é o caso certamente tem algo errado, provavelmente o sistema de roda livre mesmo. Sistema de vácuo, ou solenoide.
Amigos, li este tópico e gostei muito das informações
Queria tirar uma dúvida (besta), mas só por descargo de consciência: qualquer 4x4 tem uma configuração similar a essa? Por exemplo: Pajero?
Agradeço a atenção
Existem vários sistemas. Manual (acionamento na roda), elétrico e vácuo. Não sei falar sobre a pajeiro, e talvez tenha diferença entre os diversos modelos de pajero.
jorge.duarte
02/05/2013, 23:49
Glaicon, diferencial centras acho que só tem nas 2013. Se não é o caso certamente tem algo errado, provavelmente o sistema de roda livre mesmo. Sistema de vácuo, ou solenoide.
Ezahn,
Tem sim. Tive a mesma duvida, olhe que um amigo postou:
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado.
Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.
na SW4 temos o seguinte:
4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial
Best Cars Web Site - Avaliao - Hilux SW4 (http://bestcars.uol.com.br/testes2/hilux-sw4-2.htm#b)
Abs
Obriagado pela ajuda.
Oi, Alfredo.
A sua dúvida é sobre o vazamento do sistema de vácuo?
Sugiro que vá a um mecânico, pois pode ser problema na solenóide, que não está abrindo, ou nas mangueiras.
Qual o ano da sua viatura?
AlfredoB
03/05/2013, 08:47
Oi, Alfredo.
A sua dúvida é sobre o vazamento do sistema de vácuo?
Sugiro que vá a um mecânico, pois pode ser problema na solenóide, que não está abrindo, ou nas mangueiras.
Qual o ano da sua viatura?
é 97, por sinal, muito parecida com a sua.
é 97, por sinal, muito parecida com a sua.
Então os sistemas são iguais.
Um mecânico honesto saberá mexer, com certeza. :concordo:
Ezahn,
Tem sim. Tive a mesma duvida, olhe que um amigo postou:
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado.
Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.
na SW4 temos o seguinte:
4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial
Best Cars Web Site - Avaliao - Hilux SW4 (http://bestcars.uol.com.br/testes2/hilux-sw4-2.htm#b)
Abs
Ops! Acho que confundi! Será que é nas caminhonetes que vem com diferencial central em 2013?
Valeu pelo esclarecimento:concordo:.