PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor e jumelo

rafael.hypólito
23/02/2011, 14:27
olá!
tenho um jeep willys CJ5 1958, e estou acabando de reformar.....
estava pensando em adaptar um jumelo articulado.:)
Porém, é necessário a modificação dos amortecedores......
Queria saber quais amortecedores são melhores para o meu jeep.
Abraços!

M-Beltrame
23/02/2011, 14:45
Cara eu queria saber a mesma coisa.:pensativo::pensativo:
Pq provavelmente alguem vai sugerir os amortecedores da ranger antiga que um pouco maior mas ele só é um POUCO maior então o curso ainda vai ficar limitado pelo amortecedor:parede::parede: e se colocar uma maior q o da ranger vai ter q reposicionar o suporte do amortecedor para ñ dar fim de curso fechado:putz: então alguem provavelmente vai sugerir o amortecedor do MB 608 q bem maior. Ai eu pergunto o amortecedor do 608 da conta do recado? ele é muito duro?Tem outra opção alem dele?

Rafael vc vai colocar os jumelos articulados na frete e atras? Se for colocar na frente vc vai ter q almentar a espiga e a luva do cardã(mais fácil) ou passar o jumelo para a frente do eixo alem de almentar todos os flexíveis:concordo::concordo:

T+:concordo:

chinelao4x4
23/02/2011, 14:56
olá!
tenho um jeep willys CJ5 1958, e estou acabando de reformar.....
estava pensando em adaptar um jumelo articulado.:)
Porém, é necessário a modificação dos amortecedores......
Queria saber quais amortecedores são melhores para o meu jeep.
Abraços!
rafa
pra colocar os jumelos articulados, não é necessariamente colocar amortecedores maiores, a não ser que vc faça trilhas pesadas ... pois pode sim o curso do amortecedor ser menor que a articulaçao do jumelo
No meu caso, uso os da tt4, só na traz, neste meu jipe ainda nao testei, mais no antigo, tive q arrumar dois amortecedores velhos, cortei a argola da bucha e soldei ela no meu armortecedor original , resovido a altura do amortecedor.
PRA COLOCAR ARTICULADOS NA DIANTEIRA . SÓ COM MOLAS DA TOYOTA
sempre tive vontade de por , mais os meus mechanicos não deixarao,
TEM ALGUEM QUE TEM NA DIANTEIRA NAS MOLAS ORIGINAIS?

rafael.hypólito
23/02/2011, 15:10
obrigado as resposta de todos!:wink:

M-Beltrame
23/02/2011, 15:12
Chinelão eu concordo q para colocar jumelos articulados ou revolver ñ é uma obrigação mudar o amortecedor mas ñ vejo a lógica disso pq sem mudar o amortecedor o ganho de curso vai ser minimo.
E pq só da com mola de toyota ???

T+

Robertux
23/02/2011, 15:32
Não sou expert, então talvez fale alguma bobagem mas para colocar os jumelos articulados na suspensão dianteira, os jumelos precisam necessariamente ir para frente (como é feito quando se adapta a suspensão da Toyota), senão, em função do aumento de curso na suspensão o cardan dianteiro vai escapar.
Jogando os jumelos para frente o suporte fixo da mola fica para o lado do cardam evitando o aumento excessivo de curso do cardam.

Jacke vai gastar (olha o francês aí) com alteração na suspensão enfia de vez o pé na jaca e compra os amortecedores Rancho.

Se vai colocar somente na trazeira eu colocaria os Rancho, custam por volta de R$ 300,00 cada, você gastaria R$ 600,00 em vez de R$ 200,00 com amortecedores comuns. Você vai gastar por volta de R$ 400,00 a mais mas vai ficar com o sistema funcionando direitinho. Colocar jumelos articulados e limitar o curso pelo amortecedor realmente não vale a pena.

M-Beltrame
23/02/2011, 16:20
Roberto eu tambem nao sou expert e to bem longe de ser:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Colocar o jumelo na frente do eixo como nas toyotas e so uma das opcoes a outra e almentar o tamanho da espiga e da luva do carda:concordo:

O texto ta todo errado pq nao tem assento nesse pc:parede:

Lucas Nassif
23/02/2011, 16:58
Pq provavelmente alguem vai sugerir os amortecedores da ranger antiga que um pouco maior mas ele só é um POUCO maior então o curso ainda vai ficar limitado pelo amortecedor:parede::parede: e se colocar uma maior q o da ranger vai ter q reposicionar o suporte do amortecedor para ñ dar fim de curso fechado:putz:

Exato!
Usava JR no meu CJ com feixes originais e amortecedores da Ranger antiga - Cofap 12343. São praticamente P&P no CJ, mas ele ainda limita a abertura dos jumelos. O ideal mesmo era colocar um maior (o da ranger nova é uma boa), mas teria que reposicionar os suportes. :concordo:

rafa
pra colocar os jumelos articulados, não é necessariamente colocar amortecedores maiores, a não ser que vc faça trilhas pesadas ... pois pode sim o curso do amortecedor ser menor que a articulaçao do jumelo

Negativo! :discordo:
Se o amortecedor ficar limitando o curso, não demora muito e ele vai pro saco. Quem tem que limitar curso são os batentes ou o jumelo mesmo.

PRA COLOCAR ARTICULADOS NA DIANTEIRA . SÓ COM MOLAS DA TOYOTA

Lógico que pode colocar com feixes Willys.
Na dianteira o único porém é que dá mais trabalho (cardã, canduítes, barras de direção, etc..).

[]`s

M-Beltrame
23/02/2011, 18:37
Na dianteira o único porém é que dá mais trabalho (cardã, canduítes, barras de direção, etc..).

Lucas já q vc tocou no assunto vc sabe uq tem q mudar referente a direção para colocar jr na dianteira, ou ñ tem q mudar nada só tem que observar se as barras estão encostando em algum lugar e arrumar:?::?:

Lucas Nassif
24/02/2011, 00:08
Lucas já q vc tocou no assunto vc sabe uq tem q mudar referente a direção para colocar jr na dianteira, ou ñ tem q mudar nada só tem que observar se as barras estão encostando em algum lugar e arrumar:?::?:

Até onde que eu sei, tem que observar a inclinação "natural" das barras. Se já forem inclinadas (tipo o sistema original do Jeep com 2 barras), corre o risco das ponteiras de direção não aguentarem e quebrar quando o JR abrir.

Neste caso, imagino eu, teria que instalar um HS e/ou reposicionar as barras.

[]`s

Sergio Rocha
24/02/2011, 10:09
Exato!
Usava JR no meu CJ com feixes originais e amortecedores da Ranger antiga - Cofap 12343. São praticamente P&P no CJ, mas ele ainda limita a abertura dos jumelos. O ideal mesmo era colocar um maior (o da ranger nova é uma boa), mas teria que reposicionar os suportes. :concordo:

Se o amortecedor ficar limitando o curso, não demora muito e ele vai pro saco. Quem tem que limitar curso são os batentes ou o jumelo mesmo.

Lógico que pode colocar com feixes Willys.

[]`s

x2

[]´

Marcelo Leitão Oliveira
24/02/2011, 10:54
Existem duas opções interessantes de amortecedores para Jeep.

O Cofap a gás (turbogás) da F-1000 4x4, que é do tamanho original 54 cm aberto, olhau-olhau, só instalar. A vantagem é que ele é a gás de dupla ação. Ou o Copaf Super Rally também a gás olhau-olheu para quem precisa de um amortecedor maior. 69 cm aberto. É o maior de todos.

São um pouco difíceis de achar. mas procurando acha.

Elmer_Jeep
24/02/2011, 11:00
Srs, tem um tópico onde muitas das duvidas postadas aqui ja foram esclarecidas, recomendo a leitura:

Amortecedores para o CJ5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2057)

[]'s