Ver Versão Completa : Dúvida sobre 2 ou 4 portas!
CRISIVAN
20/02/2011, 11:28
Olá família 4x4!!! Parabenizo a todos pela prestreza em passar as informações dos mais aflitos quanto ao assunto 4x4. Inicio hj como novo membro dessa família, solicitando alguns esclarecimentos:
Pretendo comprar um Vitara. Já vi alguns, mas estou na dúvida se compro de 2 ou 4 portas. O 2 portas é mais jipinho, e o 4 portas mais útil, em razão do seu espaço. Na verdade, não preciso muito de espaço, pois somos eu e minha esposa somente, mas penso em fazer passeios ou trilhas leves apenas, na companhia de amigos que não tem jipes. Fico na dúvida tb quanto ao motor 16V.
Qual devo comprar? Decidido isso, o que devo avaliar no carro no momento da compra, pra saber se não estou caindo numa fria? Comprar um Vitara já preparado pode ser sinônimo de desgaste acentuado, em razão de ter passado em "algumas" trilhas? Tenho a possibilidade de comprar um 4 portas que está parado há 4 anos. Pode ser uma fria, em razão do ressecamento das mangueiras e buchas? Tb vi um 2 portas, que já teve GNV e o proprietário me disse que fez a parte de cima do motor. Liguei o carro e ouvi um barulho de válvulas que me espantou. Enfim, peço esclarecimentos, pois estou há 2 meses na dúvida.
Abç e conto com a ajuda de vcs.
fabio fontoura L 200
21/02/2011, 09:21
Olá Crisivan !!!
2 ou 4 portas , depende somente de vc mesmo...2 portas vai muito melhor na trilha...vc pretende fazer trilhas ?? vc tem outro carro ??? O que usou GNV eu já descartaria...procure um carro de uso urbano...sem batidas , e de um dono cuidadoso que vc só vai se dar bem...não se afobe principalmente...ok ??!!
Abraços e boa sorte !!
CRISIVAN
21/02/2011, 17:20
Valeu Fábio!!!
Eu já descartei o que usou o GNV. Estou pra ver um 2 portas. O 4 portas está parado há 4 anos. To com medo do que terei que trocar.
Tem um todo preparado, 2 portas, mas estou com receio dele estar meio castigado de trilhas.
Forte abraço e valeu pela ajuda. Se puder ajudar mais...rs
Valeu!
CRISIVAN
21/02/2011, 17:21
Ah Fábio, esqueci de dizer. Tenho outro carro sim, pra passeio, mas não descarto passear de Vitara tb.
fabio fontoura L 200
21/02/2011, 17:32
Ah Fábio, esqueci de dizer. Tenho outro carro sim, pra passeio, mas não descarto passear de Vitara tb.
Cara , vá olhando varios sem pressa....sugiro que compre um que nunca fez trilhas pesadas .... procure bem que vc vai achar algo que se encaixe com o que vc quer..
os carros são otimos...já tive vitara 94, samurai 95 e hoje tenho uma GV 2010 zerada e to muito satisfeito....quanto a peças ..na suzucar tem tudo com preços melhores.
abraços e boa sorte..
Andre Sousa
21/02/2011, 18:12
Antes de concluir sua procura, faça uma pesquisa de preços em Grand Vitaras 98 em diante. Vale cada centavo o investimento. Só o fato de poder engatam a 4x4 em movimento já vale a diferença de preço.
Palavra de quem já teve os dois. Na trilha é rigorosamente a mesma coisa. Onde passa um passa o outro. Só tem que levantar o carro com +2" e colocar pneus 235/75/15 ou 235/70/16, dependendo do aro.
Mas segue uma opinião pessoal:
Se for vitara, que seja o 3 portas porque é mais o jeito de jipe e o 4 portas fica muito caido no visual e arrastado com motor 1.6.
Se for Grand Vitara que seja o 4 portas porque é 2.0 e tem um visual ainda bem aceito, igual aos Tracker.
Abraços.
André
trilha doida
21/02/2011, 19:44
Vitaras até 98... : dá para usar pneus 31...
Já andei no 3 portas e hoje tenho um com 5 portas...
O 5 portas anda +, bebe menos, freia mais, pula menos, é mais macio, e tem muito mais estabilidade no asfalto...
O duas portas vai melhor na trilha mesmo...+ pouca coisa a mais...
Eu tenho o 5 portas pelo meu perfil d uso...
uso na roça com 5 pessoas, dentro e ainda bagagem no porta-malas...no 3 portas isto é praticamente impossível...os bancos traseiros do vitarinha são desconfortáveis e de difícil acesso...
já dormi dentro do 5 portas, pois os bancos rebatem e viram praticamente uma cama...hehehe!
e como sou Artista Plástico...uso para transportar meus quadros e as portas traseiras ajudam muito...
+ claro q se a prioridade fosse só trilhas eu ia d 3 portas...ou melhor, um samuka até 95...
Olha ae a bagaça em ação...
http://www.youtube.com/watch?v=K6EgBCplfdk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qvsCGry39Ds
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA
eu vou de 2 portas pela estética mais esportiva, pelo menor peso e tamanho, mais fácil de conduzir em off road e mais fácil no transito urbano!!!
no seu caso, se eu tivesse um automóvel para andar no dia-a-dia, iria de samurai sem duvidas!!!
Cara,
Sobre os motores 16V dos vitaras e sidekicks de amigos que possuem e utilizam tanto para trilhas, passeios, viagens, dia a dia....
TODOS apresentaram problemas no cabeçote. Coisa que nos 1.6 8V é menos comum de ocorrer, e pelo custo da manutençao, eu já nao arriscaria em comprar um 1.6 16V.
Para trilhas leves e passeios, como voce disse ser o propósito do carro, e nao havendo problemas de espaço, eu ficaria com um Vitara 3P 1.6 8V, é certeza de muita diversao a um custo x beneficio excelente!!!
Caso resolva arrepiar nas trilhas, ai seria interessante pensar em um jipe um pouco mais resistente, como o Samurai...
Eu já tive um vitara 97 preparado para trilhas e passeios... Ótimo jipe, como resolvi ficar só nas trilhas mesmo e deixar os passeios de lado, troquei o vitara por um samurai canvas tambem preparado para trilhas.... Estou gostando muito do novo brinquedo... Perde muito em conforto comparando ao vitara mas isso nao pesou na minha decisao.
Sugiro que procure bastante, faça muito test drive, leve sempre o carro em vista a um mecanico de confiança antes de fechar qualquer negócio!!!
Abraço e boa sorte na compra!!!
Léo
CRISIVAN
23/02/2011, 17:27
Amigos, obrigado pelas dicas.
Mairo, fiz um teste drive no Samuca e, realmente, não gostei muito. Vou ficar no Vitara mesmo.
Leo, adotarei totalmente a sua dica quantos ao motores 16V. Vou ficar no 8V. Os vitaras que tenho pra ver e os que já vi, até agora, já foram produto de trilha e todos são fora da minha cidade, o que dificulta levar a um mecânico. Tem um que o dono parece ser gente boa, inclusive me garantiu o motor por 3 meses, como nas lojas. Só fico com medo de ser surrado. Ele é totalmente preparado para trilha, o que me causa um certo medo de entregar os 18 mil que ele pede. Enfim, agradeço muito a atenção e vou seguir as orientações da família.:dance:
trilha doida
23/02/2011, 23:47
Amigo Crisivan...
Eu ñ descartaria a possibilidade de pegar um já preparado para trilha...ainda + se já estiver com 2+2 e pneus 31...e com fama d ser bem cuidado pelo dono...pois já é uma economia a +...
Tem muito zuki d trilha q é bem mais cuidado do q d pessoas q usam apenas o carro para o dia a dia...
Cada caso é um caso...
Por ex, eu tenho vontade d ter um samurai canvas até 95, só para trilhas...eu adoraria comprar um já bem preparado... com pneus 31 motor AP e caixa d chevete...! ai só ia faltar os bloqueios e o guincho...
TRILHADOIDA.
O LESMA
fabio fontoura L 200
24/02/2011, 09:18
Amigo Crisivan...
Eu ñ descartaria a possibilidade de pegar um já preparado para trilha...ainda + se já estiver com 2+2 e pneus 31...e com fama d ser bem cuidado pelo dono...pois já é uma economia a +...
Tem muito zuki d trilha q é bem mais cuidado do q d pessoas q usam apenas o carro para o dia a dia...
Cada caso é um caso...
Por ex, eu tenho vontade d ter um samurai canvas até 95, só para trilhas...eu adoraria comprar um já bem preparado... com pneus 31 motor AP e caixa d chevete...! ai só ia faltar os bloqueios e o guincho...
TRILHADOIDA.
O LESMA
Ainda prefiro o motor e caixa do samurai original .... mais confiabilidade....no meu ponto de vista...
Amigos, obrigado pelas dicas.
Mairo, fiz um teste drive no Samuca e, realmente, não gostei muito. Vou ficar no Vitara mesmo.
Leo, adotarei totalmente a sua dica quantos ao motores 16V. Vou ficar no 8V. Os vitaras que tenho pra ver e os que já vi, até agora, já foram produto de trilha e todos são fora da minha cidade, o que dificulta levar a um mecânico. Tem um que o dono parece ser gente boa, inclusive me garantiu o motor por 3 meses, como nas lojas. Só fico com medo de ser surrado. Ele é totalmente preparado para trilha, o que me causa um certo medo de entregar os 18 mil que ele pede. Enfim, agradeço muito a atenção e vou seguir as orientações da família.:dance:
eu fiz exatamente isto e comprei um vitara, jurava de pé junto que era só para dar uma brincadinha de vez em quando e para pescaria, dai a gente se apaixona pelo off road, a coisa fica séria, e se arrepende, no momento tenho muita vontade de trocar meu vitara por um samurai, por ir melhor que o vitara em situações mais extremas!
OBS: O SAMURAI E VITARA TEM QUE SEREM TESTADOS EM SITUAÇÃO OFF ROAD, AI VC VE QUEM É QUEM!!!!
boa sorte!!!!!!!
CRISIVAN
25/02/2011, 15:36
Valeu pela força amigos.
O LESMA, ainda não descartei o preparado, até porque pensei nessa economia aí de acessórios. Já está com suspensão de 2", snorkel, inclinômetro, faróis de milha, rack, rodas, etc. E o dono me vende por 18 mil. Teria alguma coisa pra melhorar no interior, tipo estofamento e forros de porta. Ainda estou pensando.