Ver Versão Completa : ajuda na mecanica, direção
mauro duca
17/02/2011, 07:36
galera,
comprei recentemente um cj5 61 6cc, a direção tá dura pra caramba, verifiquei o carro por baixo e as ponteiras estão lubrificadas, pretendo resolver este problema, alguém teria idéia do que pode ser e como avaliar o problema?
muito obrigado,
Curupira
17/02/2011, 10:05
Olá Mauro bom dia,
Bom tudo isso depende de que pneu vc está usando,se o sistema de direção ainda é original,e por aí vai,se vc realmente quer resolver esse problema a solução vai ser trocar o sistema de direção,e para isso, vc fazendo uma busca no site vc vai achar varios tipos de direção que o pessoal instalou e varios modelos,no meu caso tenho a do santana mecanica e ficou muito macio,mas logo vou partir para a hidraulica pois minha namorada dirige muito ele e para ela ainda é um pouco dura para manobrar,mas mesmo assim ela dirige ele muito bem com esse tipo de direção.:concordo:
Abraços.
chinelao4x4
17/02/2011, 10:47
galera,
comprei recentemente um cj5 61 6cc, a direção tá dura pra caramba, verifiquei o carro por baixo e as ponteiras estão lubrificadas, pretendo resolver este problema, alguém teria idéia do que pode ser e como avaliar o problema?
muito obrigado,
BEM VINDO A TURMA
Mauro, se caso sua caixa de direçao for original, nela tem uma regulagem, que se for muito apertado elá ficará dura, esta regulagem serve pra tirar a folga que ocorre com o tempo,
dá uma olhada, vc verá uma porca com uma fenda no meio, afroxe a porca e vire essa fenda com uma chave, segure a fenda pra apertar a porca.
provalvelmente é isso que esta ocorrendo, o vendedor deve ter dado uma 'GARIBADA" no jipe pra vender e apertou demais a fenda..
fico no aguardo , blz ?
:pipoca:
mauro duca
17/02/2011, 20:56
curupira, meu pneu é o militar, é bem fino, o jipe está dando duro em teresópolis e no momento não posso pensar em fazer adaptação de outra caixa de direção. aproveitando, se for vender a do santana diga quanto quer, quando puder faço a troca.
chinelão, acho que vc deve ter razão, o cara para tirar a folga de ter apertado demais a regulagem, vou checar isso.
valeu galera, muito obrigado
mauro
Boa Tarde mauro duca! Concordo com o chinelão. Se for o sistema de direção original, é quase certo o ex-dono ter dado um aperto maior para tirar alguma folga.
Um abraço e boa sorte!
Glauco Silva..
Uma possibilidade é a carroceria estar apoiada em cima da coluna de direção, talvez mudaram as calços da carroçeria, o assoalho esta meio torto, etc.
Experimenta afouxar os parafusos que prendem o tubo no painel e depois os parafusos que prendem a caixa de direção na longarina.
Veja que a coluna da direção deve estar perfeitamente alinhada com os parafusos do painel soltos ! para ajustar o alinhamento para cima e para baixo, a caixa de direção tem uns furos oblongos.
Para ajustar para a direita e esquerda, tem umas arruelas em forma de U que se coloca entre a longarina e a caixa de direção.
Com a coluna da direção alinhada, aperte os parafusos do painel, mas veja que ao apertar, não puxe a coluna para o lugar !
Aproveita e da uma olha se tem oleo na caixa....oleo 140 ! e logico, como ja disseram, regula a direção no parafuso de regulagem. É bastante critico, com folga e macio, sem folga fica duro ! o ideal é um ajuste bem no meio termo !
eliasFerreira
19/02/2011, 19:59
Boa noite!
Onde fica esse parafuso de regulagem? Alguém pode colocar uma foto indicando esse parafuso?
O meu tem uma boa folga, e talvez dê pra melhorar através dessa regulagem.
Valeu!
coelhofilho
19/02/2011, 21:18
Elias,
Na caixa de direção original o parafuso de regulagem (chanfrado) fica no centro da tampa também há no mesmo parafuso uma porca para deixá-lo travado no ponto desejado.
Postei aí uma página do manual do cj 5 com detalhe da caixa de direção.
Rodolfo Ourique
20/02/2011, 09:00
Outra possibilidade é que o pino central onde distribui as barras de direção esteja com as buchas apertadas demais, este pino fica no meio da travessa embaixo do radiador, no meu troquei por um sistema com 2 rolamentos cônicos, a direção fica macia e diminui a folga no local.
rspuglia
20/02/2011, 09:39
cara ... num entendo mto de cj5, mas pelo que sei ele original tbém tem terminais
no meu cj3 os terminais tavam todos fudidos e "travavam" o giro ...
dá uma checada nisso
eliasFerreira
20/02/2011, 19:10
Valeu Coelho!
Vou olhar lá.
Rodolfo, lembra o numero destes rolamentos conicos ? Aproveitou o mesmo parafuso da bucha ? É tirar a bucha e botar os rolamentos ?
Rodolfo Ourique
21/02/2011, 10:42
Rodolfo, lembra o numero destes rolamentos conicos ? Aproveitou o mesmo parafuso da bucha ? É tirar a bucha e botar os rolamentos ?
Edgar, esta adaptação foi feita em meu Jeep ainda em 2001, assim que comprei o mesmo, não fui eu que a fiz e infelizmente não tenhos os dados da adaptação, sei que o "chifre de veado" aquela peça em "L" vai para um torneiro e ele faz ali uma sede onde entram dois rolamentos cônicos e uma base com rosca onde fica um pote com pino graxeira para lubrificação, depois desta adaptação não tive mais folgas naquele ponto (crítico) e a direção ficou bem macia. Acredito que aqui no Forum alguém deva ter este esquema de confecção, vou ver se tiro algumas fotos e posto pra vc em MP.
Abraços.
homerohermida
21/02/2011, 11:31
Edgar, esta adaptação foi feita em meu Jeep ainda em 2001, assim que comprei o mesmo, não fui eu que a fiz e infelizmente não tenhos os dados da adaptação, sei que o "chifre de veado" aquela peça em "L" vai para um torneiro e ele faz ali uma sede onde entram dois rolamentos cônicos e uma base com rosca onde fica um pote com pino graxeira para lubrificação, depois desta adaptação não tive mais folgas naquele ponto (crítico) e a direção ficou bem macia. Acredito que aqui no Forum alguém deva ter este esquema de confecção, vou ver se tiro algumas fotos e posto pra vc em MP.
Abraços.
O meu Jeep tem este sistema usando dois rolamentos de roda de Fusca.
Robertux
21/02/2011, 15:05
Eu coloquei um sistema assim no meu também há menos de um mês, comprei na Jipebras um sistema pronto que não requer adaptação é retirar o pino com bucha e colocar o pino com rolamentos, ficou ótimo.
Rodolfo Ourique
21/02/2011, 19:51
O meu Jeep tem este sistema usando dois rolamentos de roda de Fusca.
Homero, quem fez o meu na época foi o Zezinho do CVMARJ, talvez seja o mesmo sistema, se for passe a especificação pro Edgar. Fica mt bom.
homerohermida
21/02/2011, 20:07
O meu também é do Zezinho, mas o número do rolamento é o de menos... O problema é o eixo do braço angular que é feito no torno, com aço forjado e as medidas eu não possuo.
mauro duca
23/02/2011, 20:48
então pessoal, agradeço as dicas, na primeira oportunidade vou checar estas possibilidades que vcs deram, muito obrigado, depois posto o resultado da inspeção.