Ver Versão Completa : TR4 AT Flex vs Atacama/Uyuni - Experiencias?
Joao Paulo
16/02/2011, 22:14
Olá,
planejo fazer Sao Paulo/San Pedro/Uyuni/Sao Paulo - atravessando os salares - rodando uns 8mil km em 2 semanas em abril.
Alguem ja encarou de TR4 AT Flex?
Preciso de pneus mais parrudos (BF AT)?
Tanques extras?
Gasolina facil no caminho?
3 adultos no carro é demais?
Concessionarias (assist tecnica) / mecanicos no caminho?
Alguma outra dica/sugestão?
Ja fiz Sao Paulo/Ushuaia/Pucon/Santiago/Mendoza/Sao Paulo de L200 - me preocupo com dicas sobre o comportamento da TR4 para este tipo de viagens.
Grato,
Joao Paulo
Jimny Formiguinha
(ex L200)
Caro,
Não conheço aquela região, mas posso dizer que a TR4 vai bem no asfalto e fora dele. Já fiz Uruguai, Argentina, Jalapão e Sul com ela. Já fui sozinho, em dois e em três. Três adultos é a capacidade máxima dela. O carro vai bem, mas como o amortecedor traseiro tem curso curto aquelas famosas pancadas na traseira ficam mais frequentes quando o carro está muito carregado. Tb tem o lado de os 130 cv não serem suficientes pra muita estripulia no asfalto e com três adultos a travessia dos Andes vai ser um pouco sofrida. Mas acho que dá pra ir numa boa em três adultos.
Acredito que vc vá precisar de galóes extras de gasolina. Para o Jalapão levei três galoes de 20L (coube tudo no porta mais mais bagagem de três adultos e tralha de camping) mas no fim não seriam necessários. Mas vc fica com maior autonomia e mais segurança.
Uma dica, retire a tampa que recobre o porta malas e os batentes laterais. A capacidade do porta malas vai triplicar.
Abs e boa expedição!
Lindóia
Eu fui agora em Janeiro para o Atacama, região de Puna, Paso San Francisco. Andei 4x naquela estrada em construção do Chile até Maricunga (ruta 31) totalizando 700Km em 4x4, subi até 5200m por um leito de rio de degelo seco com 4 areais, no Vulcão Ojos del Salado (4LLc o tempo todo). Deixei o carro a -15 graus. E, nenhum problema, a TR4 é um tanque em miniatura. Abastecimento realmente é um problema. Sugiro fortemente levar gasolina extra. Eu ja fui até a aduana da Bolivia a caminho do Uyuni e ali pelo menos não vendia combustível. Sugiro fortemente levar ou tentar negociar com alguém (agências) para levar e pagar por esse transporte. Pelo menos essa táctica de transporte de gasolina existia no Ojos del Salado.
Pois, acho que no seu caso o último e único posto é o Copec que fica em San Pedro de Atacama.
Sobre o rendimento, com gasolina pura e carregado, eu fazia uma média de 10km/l contra 9km/l da nossa "mistura" nacional.
Outro detalhe para assustar, eu via todas as picapes bolivianas com 4 steps no teto. Não sei se era algum contrabando de pneus, mas eles ficavam carregando e descarregando com as vans que levavam os turistas assim que chegavam a aduana boliviana.
Kappa GB
23/02/2011, 14:39
E como fica a segurança de levar esse combustivel dentro do carro?
Não seria melhor botar algum rack no teto, tipo l200 savana, e carregar o combustivel lá?
[]´s
Paulo
Carregar dentro do carro é ilegal e não é muito seguro. Ainda sim acho menos perigoso que levar fora. Digamos que o galão se desprenda do teto ou que vaze derramando combustível no capo ou escapamento, já era.
Eu levei 20L extras dentro do porta-malas usando um galão de metal próprio, que não deixa nem cheiro/gases sairem.
Claro que o fato de carregar combustível é uma condição excepcional, se não fizer isso nem tem como ir e voltar do Uyuni sozinho. E o trajeto rodoviário será curto para ele, somente de San Pedro de Atacama até a aduana da Bolívia, depois é só off-road onde não tem "transito" e se andará em baixa velocidade.
Novamente, levar dentro do carro ainda é mais seguro, numa batida/capotamento/etc será mais dificil ocorrer uma deformação até o fundo do porta-malas e perfurar o galão.
E outra, use um galão próprio, preferencialmente de metal, fazer gambiarra vai tornar impossível levar combustível dentro do carro por conta do cheiro.